News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 29/12

Started by JotaCC, 29 de December de 2017, 08:50

Previous topic - Next topic

JotaCC

Jogo a feijões mas nos limites

Jogo "para cumprir calendário", como diz o treinador da equipa algarvia, verificada que está a eliminação de ambos na Taça da Liga. Mas Vítor Oliveira também logo afirma que "é para disputar nos limites das capacidades". Para o homólogo de Braga, Abel Ferreira, "a maior motivação é a paixão por aquilo que se faz".
"Quando se representa um clube como o Braga, temos de estar sempre motivados", diz Abel Ferreira, que escalou quatro jogadores (Rosic, Sequeira, Assis e Wilson Eduardo) que acabam de recuperar de longos períodos de lesão e que poderão reentrar imediatamente no onze titular.
"Vimos de miniférias e é imperioso recuperar rapidamente o ritmo", atalha o treinador do Portimonense, que tem muitas baixas: Ricardo Pessoa, Paulinho e Chidera, que estão lesionados; e Hebling e Tabata, que só voltaram anteontem aos treinos. Ricardo Ferreira, Jadson e Ryuki ficam de fora por opção.

JN

JotaCC

Rosic e Assis estão de volta

As inclusões de Lazar Rosic e Rafael Assis foram as principais novidades na lista de convocados do Braga para o último jogo de 2017 na Pedreira. Operado à clavícula esquerda a 1 de outubro, o central sérvio não joga desde o dia 24 de setembro, data em que o Braga defrontou o Tondela, para o campeonato; já o médio brasileiro contabilizou apenas 25 minutos nesta temporada, frente ao S. Martinho, na Taça de Portugal. Com Marafona ainda a apurar a forma física, o jovem guarda-redes Tiago Sá também foi chamado.


GESTÃO RICARDO E VUKCEVIC DE FORA

Indispensáveis no centro da defesa e no meio-campo do Braga, o central Ricardo Ferreira e o médio Vukcevic não vão entrar em cena contra o Portimonense. Em gestão de esforço, ambos foram dispensados da última sessão de treinos e acabaram por não entrar na convocatória, estando entregues ao departamento médico arsenalista, tal como Fransérgio e Paulinho.



JUVENIL SCHURRLE ASSINA CONTRATO

Sempre atenta às pérolas que vão despontando no sector da formação, a SAD do Braga ofereceu um contrato profissional ao médio ofensivo Eduardo Soares, mais conhecido por Schurrle. Com sete golos apontados em 14 partidas disputadas pelos juvenis, o internacional jovem, de 16 anos, assinou um compromisso válido até 2020, extensível por mais três temporadas.


GUARDIÃO ÚLTIMO TREINO DE MOREIRA

André Moreira cumpriu ontem o último treino em Braga. Utilizado em apenas três jogos e excluído da convocatória para o Portimonense, o guardião cedido pelo Atlético de Madrid teve autorização da SAD para procurar clube e tem tudo acertado com o Belenenses. A rescisão será assinada amanhã, podendo o jogador apresentar-se em Belém no mesmo dia.


PARTIZAN PENSOU EM STOJILJKOVIC

Em busca de um avançado para janeiro, o Partizan chegou a equacionar a contratação de Stojiljkovic, emprestado pelo Braga ao Kayserispor, conforme avançou a Imprensa turca. O segundo classificado da principal liga da Sérvia desistiu porém da ideia ao perceber que o jogador não poderia ser utilizado por já ter atuado nesta época pelo Braga e pelo Kayserispor...

O JOGO

JotaCC

ABEL GARANTE MOTIVAÇÃO CONTRA O PORTIMONENSE

"A partir do momento em que se representa um clube como este, temos de estar motivados. A maior motivação é a paixão por aquilo que se faz", disse ontem Abel Ferreira, treinador do Sp. Braga, na antevisão do jogo de hoje (16h00) com o Portimonense, na última jornada do Grupo A da Taça da Liga. O técnico voltou a frisar que a derrota em Setúbal, que ditou o afastamento dos minhotos, "foi o pior momento da época". Tudo porque a final four da competição se realiza entre 23 e 27 de janeiro precisamente em Braga.

CM

JotaCC

Abel e a pior derrota

O Sp. Braga já tinha sido eliminado da Taça de Portugal, mas o golpe de ficar pelo caminho na Taça da Liga foi ainda mais duro. Abel Ferreira concorda que a derrota de Setúbal foi o pior momento da época para os arsenalistas. "Nada fazia prever o mau jogo que fizemos. A equipa tem tido atitude, qualidade... Doeu, mas o que nos faz doer também nos faz crescer. Temos de continuar a trilhar o nosso caminho, a nossa história, até porque vamos entrar num período difícil devido à abertura do mercado de transferências."


André Moreira de fora

Para o embate com o Portimonense desta tarde, André Moreira ficou de fora por opção. Tal como Record avançou em primeira mão, o guarda-redes está a caminho do Belenense e não conta para Abel Ferreira.Ricardo Ferreira e Vukcevic também não foram convocados, por acusaram desgaste físico.
Noutro âmbito, a SAD arsenalista chegou, ontem, a acordo com Schurrle, médio de 16 anos, para a assinatura de um contrato profissional até 2020 e extensível por mais três temporadas.

RECORD

JotaCC

TAMILA HOLUB
"No primeiro mês nem conseguia rir"

"A minha bolsa é de 30 mil dólares, (...) as propinas absorvem um terço"
"O treino é intensíssimo (...). No primeiro mês nem me conseguia rir tantas eram as dores abdominais" "Lá [EUA] sou mais uma. Aqui era a Tamila, a melhor nadadora do Braga" "Estes vão ser quatro anos que vou aproveitar a cem por cento"


A fundista nacional, dona dos melhores tempos dos 1500 livres, quer "rebentar com os tempos" no Europeu de Glasgow, que se disputa no próximo verão. Para já, está "a levar coça grossa" nos EUA

"Adorei falar". É assim que a bracarense remata a conversa de hora e meia. Tamila fala como nada ou nada como fala: com fluidez, clareza, de quem realmente sabe o que quer. Em quatro meses de EUA, quais são as primeiras impressões?
—Excecionais. Tive uma adaptação muito fácil. Aquilo vive-se sem respirar. É sempre a fundo. A mentalidade lusoucraniana ajudou?
—Sem dúvida. A minha mãe sempre me preparou para isto. Já no tempo em que tive o convite para ingressar no CAR de Rio Maior ela queria que eu fosse. E, quando surgiu o convite dos EUA, foi quem mais me incentivou. Acho que beneficio muito da educação que tive, entre ser ucraniana e portuguesa. Tenho muito poucos preconceitos, aceito o que a vida me dá com facilidade.
Mas os ritmos não asfixiam?
—Nem tive tempo para pensar. Cheguei lá duas semanas depois de as aulas terem começado. Embora os professores tenham sido extremamente compreensivos, a verdade é que os trabalhos estavam acumulados pelo que passei as primeiras duas semanas enfiada na biblioteca e a fazer exames médicos. Depois, começaram os treinos e doíam tanto que nem tinha possibilidade de me lembrar que não estava em casa. Parecia um zombie.
São assim tão diferentes?
—Em quase tudo. Em primeiro lugar, cada treino é intensíssimo e obriga-nos mesmo a pensar. Todos os exercícios são feitos no máximo, com o treinador a corrigir constantemente. Estamos sempre a trocar de material e tudo é usado. Só o conseguimos cumprir se estivermos cem por cento focadas. Depois, há o treino fora de água, que de início foi violentíssimo para mim porque não estava Convidada pela NCSU, Universidade Estadual da Carolina do Norte, Tamila beneficia de todas as condições essenciais para poder concluir os estudos em biologia – já fez seis cadeiras – com sucesso desportivo: "A minha bolsa é de 30 mil dólares, mas não dá para muito. As propinas absorvem um terço. O alojamento é outra fatia importante. Com a alimentação e manuais não sobra quase nada. Mas sei que é uma bênção poder usufruir disto e, todos os dias, sobretudo quando me exigem que corresponda em treino, procuro lembrar-me disso. Não sai esta sorte a muita gente e vou aproveitá-la ao máximo", remata de forma consciente.
habituada. Nunca peguei em tantas bolas medicinais. Não é exagero:no primeiro mês,nem me conseguia rir tantas eram as dores nos abdominais. Portanto, muito diferente do que tinha cá...
—Muito. Desde logo porque lá sou apenas mais uma. Aqui era a Tamila, a melhor nadadora do Braga. Lá está a fazer-me bem nadar no meio do grupo, com gente melhor do que eu, o que me obriga a constantes superações. Quero ser como elas. Fazer treinos diferentes, como os subaquáticos que são violentíssimos e que nos primeiros tempos eu nem conseguia aguentar. Levar cargas de sete e oito mil metros por treino. Cumprir uma preparação fora de água com um treinador especificamente vocacionado para isso, com muita musculação, cardio-fitness (cá o Braga nem ginásio tem). Mas é assim que eles conseguem ser os melhores do mundo.
E os ritmos?
—É tudo diferente. Para começar, levanto-me às quatro da manhã. O último treino cumpro-o às cinco da tarde. Às vezes às seis da tarde janto e vejo-os a ir para a cama às oito da noite, o que de início me fez muita confusão. Depois, tenho algumas aulas online, que posso assistir quando quero. E depois entrego os trabalhos que os professores – alguns que nem conheço – mandam fazer. É tudo ao contrário.
Ainda não se arrependeu de ter aceitado o desafio?
—De maneira nenhuma. Vão ser quatro anos que vou aproveitar a cem por cento.
Se não fizesse isto aos 18 anos, ia fazer quando?
Depois, quando passarem, espero ter concluído o bacharelato em Biologia e aí regresso a Portugal. Vou tentar as equivalências que puder e cumprir outro sonho: licenciar-me em Medicina. É sabido que é a menina da família.
A distância não pesou?
—Falo e vejo os meus pais todos os dias. Isso aproxima e facilita muito as coisas. Isto agora já não é como antigamente, com cartas [risos]. Salvo a minha avó que quer mesmo que eu lhe escreva longas cartas para guardar. E eu cumpro.
Com esse ritmo, não sobra tempo para mais nada?
—Para pouco. Há dias, fui fazer voluntariado numa ação de luta contra o cancro, que é algo a que eles dão muita importância e é obrigatório para os estudantes. Também já fizemos um fim de semana de campo com a equipa. Mas pouca coisa. Uma coisa é certa: cá em Portugal sabemos divertir-nos muito melhor. As nossas festas são muito melhores do que as deles. Eles vão para a cama às onze da noite!

18
Tamila Hryhorivna Holub, tem 18 anos, nasceu em Cherkasy, Ucrânia. É portuguesa e notabilizou-se pelo Sporting Clube de Braga. Atualmente, estuda na Carolina do Norte.

800
Os 800 metros livres são a especialidade da fundista que, com apenas 17 anos, representou Portugal nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, onde foi 24.ª em 30 participantes.

O JOGO