News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 22/11

Started by Bruno3429, 22 de November de 2017, 08:19

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Guerreiros do Minho de olhos postos nos 16 avos-de-final da Liga Europa
Joana Russo Belo

Olhos postos em selar o apuramento para os 16 avos-de-final da Liga Europa. É com este pensamento que o SC Braga vai entrar em campo, amanhã, frente aos alemães do Hoffenheim, em jogo da 5.ª jornada do Grupo C. O mote é festejar como na jornada inaugural, na Alemanha - arsenalistas fizeram história ao vencerem por 1-2, com golos de João Carlos Teixeira e Dyego Sousa - e a noite memorável de Sinsheim, a 14 de Setembro, é para repetir na Pedreira, até porque, a ambição é clara entre os arsenalistas: garantir o apuramento para a próxima fase da prova europeia, naquela que será a quarta presença em 16 avos-de-final da Liga Europa.

Pela frente, vai estar um Hoffenheim que procura ainda a primeira vitória fora nas provas europeias de clubes e uma esta- tística dos últimos duelos em nada favorável aos bracarenses, derrotados nas duas últimas recepções a equipas alemãs: 2-3 diante do Wolfsburg, em 2008, e, no mesmo ano, 0-1 frente ao Werder Bremen.

O triunfo sela, garantidamente, o apuramento da equipa de Abel Ferreira, mas os Guerreiros do Minho também carimbam o passaporte para a próxima fase da prova se empatarem e o Basaksehir não vencer no terreno do Ludogorets, líder do grupo, no outro jogo desta quinta jornada do Grupo C. Já o Hoffenheim, fica fora da luta do apuramento se perder, ou se empatar e o Ludogorets não perder, uma vez que terá desvantagem no confronto directo com o SC Braga.

Recorde-se que o embate da primeira jornada deste Grupo C foi o primeiro da história entre os dois clubes. Foi também a primeira vitória de sempre do SC Braga sobre equipas alemãs nas provas de clubes da UEFA, ao fim de sete jogos.

Apuramento traduz encaixe mínimo de 800 mil euros

A meta definida dos 16 avos-de-final da Liga Europa está perto de se concretizar e, a confirmar-se, traduz um forte encaixe financeiro para os cofres da SAD do SC Braga. Uma vitória frente ao Hoffenheim, no jogo de amanhã, da 5.ª jornada do Grupo C, garante, desde logo, a fase seguinte da prova e uma verba que pode chegar aos 1,1 milhões de euros.
Se selarem o apuramento e vencerem o grupo, os Guerreiros do Minho garantem um bónus de 600 mil euros, valor que passa para metade se terminarem o agrupamento na segunda posição.

A somar a estes números estão ainda mais 500 mil euros, que cada equipa presente nos 16 avos-de-final recebe da UEFA.

A juntar ao prestígio europeu, está assim, uma importante fatia financeira nunca inferior a 800 mil euros.
Finalista da Liga Europa em 2010, o SC Braga está pela terceira época consecutiva na fase de grupos da prova europeia. A época passada foi a primeira em que não conseguiu ultrapassar esta fase da competição, colocando assim um ponto final numa série de cinco apuramentos em cinco presenças em fases de grupos da Taça UEFA/Liga Europa.

Correio do Minho

Bruno3429

Novo sistema 'pede' velhos resultados
Abel mudou a estratégia, elogiou comportamento da equipa, mas falta... ganhar um jogo!

Um empate, uma derrota. O Sp. Braga adotou um novo figurino tático nos dois últimos jogos, tendo Abel Ferreira deixado Alvalade e Vila do Conde com rasgados elogios à sua equipa, mas a verdade é que, em 4x3x3, ainda não conseguiu festejar uma vitória. Com o regresso da Liga Europa, é pertinente os adeptos estarem na expectativa para saber com que sistema vai jogar a sua equipa. E manter a supremacia na Pedreira é obrigatório para impedir que o Hoffenheim ameace o 2º lugar.

O treinador dos guerreiros voltou ao palco onde se deu muito bem na sua estreia no banco da equipa principal e ensaiou nuances diferentes das habituais para ver se voltava a tramar Jorge Jesus. Com Vukcevic, Danilo e Fransérgio na intermediária, o Sp. Braga controlou os pontos fortes do adversário, somou doze remates à baliza de Rui Patrício e entrou nos minutos finais da partida em vantagem no marcador. O empate surgiu apenas de penálti e embrulhado em enorme polémica.

Ataque sem proveito

No palco 'maldito' de Vila do Conde era preciso espantar os fantasmas do passado e, acima de tudo, superiorizar-se a uma equipa que tem fama de saber jogar à bola. Abel Ferreira voltou a povoar o meio-campo com as mesmas três unidades de Alvalade e o jogo até foi equilibrado. Guedes inclinou a eliminatória e a resposta dos minhotos foi a esperada. Só aos 79' Paulinho entrou para atuar mais perto de Hassan. Nenhum dos nove remates deu golo e a Taça de Portugal deixou de ser um dos objetivos...

Revistas as crónicas e os comentários do treinador após este empate e esta derrota, o Sp. Braga não se portou mal em 4x3x3, muito embora tenha tido, nos dois encontros, menos posse e menos remates do que Sporting e Rio Ave. Diante do Hoffenheim, uma formação que traz na bagagem a bem conhecida alta intensidade da Bundesliga, seria lógico Abel Ferreira manter o sistema, mas não quererá o treinador voltar a surpreender com a 'antiga' estratégia que tão bons resultados tinha dado até então?

Autor: Ricardo Vasconcelos

Record

JotaCC

Plano antisseca para Paulinho

O avançado Paulinho está há dois meses sem marcar, mas deve reaparecer na frente de ataque do Sporting de Braga, na receção de amanhã (20.05 horas, SportTV1), aos alemães do Hoffenheim, em jogo da quinta e penúltima jornada da fase de grupos da Liga Europa.
Apesar do período de seca, em termos de golos, o atacante português ainda é o melhor marcador dos minhotos nas competições europeias, com três tentos, todos apontados no playoff da Liga Europa. Já na fase de grupos, e cumpridas quatro rondas, está ainda em branco.
Raúl Silva, Franségio e Dyego Sousa, todos com dois tentos contabilizados, são os marcadores de serviço que se seguem a Paulinho, isto enquanto Hassan tem apenas um golo.
Paulinho, contratado ao Gil Vicente, da LigaPro, leva 11 jogos oficiais sem faturar, dado que o último golo que apontou foi na receção ao Vitória de Guimarães (2-1), na sexta jornada da Liga, a 17 de setembro.
Certo é que, em caso de triunfo, o Braga garantirá já o apuramento para os dezasseis avos de final da Liga Europa. A equipa voltou ontem a treinar, no âmbito da preparação para este jogo, sessão sem novidades do ponto de vista clínico.
Esta manhã, o técnico Abel Ferreira orienta mais um treino, seguido da conferência de Imprensa de antevisão do jogo.
Em termos de público, o cenário mais otimista aponta para meia casa no Estádio Municipal, com a presença de quase um milhar de adeptos alemães.


Clubes querem o fim dos empréstimos
G15 Centralização dos direitos televisivos, composição da Direção da Liga e criação de um fundo solidário foram outros dos temas quentes

Propostas discutidas só serão votadas na próxima reunião

Os empréstimos, os direitos televisivos, a composição da Direção da Liga de Clubes e a criação de um fundo solidário foram os principais temas em cima da mesa na primeira reunião do G15, o movimento que congrega os clubes do principal campeonato, à exceção de F. C. Porto, Sporting e Benfica, com o objetivo de encontrar soluções para a credibilização do futebol português.
Na ressaca de novas trocas de acusações entre os três grandes, e no dia em que os árbitros foram notícia pelo pedido de dispensa para a próxima jornada dos campeonatos profissionais [ver p. 47], os temas quentes do futebol português mereceram, naturalmente, a atenção dos dirigentes, mas grande parte das quatro horas de reunião foram passadas a discutir propostas de futuro.
Uma delas passa pelo fim dos empréstimos entre clubes do mesmo escalão. Ao que o JN apurou, junto de fonte próxima do processo, a sugestão foi apresentada pelo Braga e aplaudida pelos restantes clubes.
A medida visa acabar com o que os emblemas entendem ser mais uma forma de influência dos grandes e parar a inflação do mercado interno, que complica a vida aos pequenos na hora das contratações e até das renovações.
Em cima da mesa estiveram também a centralização dos direitos televisivos – vários clubes têm contratos de longa duração negociados diretamente com as operadoras, mas o facto de estar em aberto um veredicto da Autoridade da Concorrência quanto à validade dos mesmos pode mudar o paradigma – e a alteração da composição da Direção da Liga, para que todos os emblemas possam estar representados. Ambas as propostas foram apresentadas pelo Boavista.
Também a criação de um fundo solidário, para garantir liquidez aos clubes que descem de divisão (sugestão do Belenenses), foi amplamente discutida.
V. Guimarães, V. Setúbal, Portimonense e Moreirense falharam a reunião, mas os porta-vozes do movimento justificaram a ausência com indisponibilidades de agenda, pelo que, garantiram, o G15 não está em causa. A próxima reunião está agendada para dia 29 e nela serão votadas as propostas discutidas ontem.


"Que tenham a coragem de parar com os grandes"

Os anunciados pedidos de dispensa dos árbitros para a próxima jornada [página 47] também mereceram uma reação por parte de António Salvador, presidente do Braga e um dos porta-vozes do movimento G15, no final da reunião. "Falam de paragem, mas então que tenham coragem de parar os jogos com os três grandes", sugeriu. Já Álvaro Braga Júnior, presidente da SAD do Boavista, pôs a tónica no bom senso. "Estou certo que não vamos ter jornadas paradas e aquele número ridículo de ir buscar árbitros à bancada. Creio que os árbitros e os seus responsáveis vão perceber isto e vamos ter jogos no próximo fim de semana."

JN

JotaCC

Minhotos realistas mas atrevidos

Segundo capítulo da aventura europeia do Braga/ AAUM. Os minhotos partem hoje para Madrid onde vão disputar até domingo a Ronda de Elite da UEFA Futsal Cup, sendo que Paulo Tavares, treinador arsenalista aponta como meta "fazer com que a equipa cresça competindo com os melhores do mundo".Destacando que o Braga/AAUM está inserido num grupo com "três equipas profissionais",nomeadamente o campeão em título, o Inter Movistar, onde atua o português Ricardinho,os cazaques do Kairat Almaty e os romenos do Deva, Paulo Tavares assume que os minhotos têm de ser realistas. "Ninguém diz que vai para perder, mas sabemos as dificuldades que nos esperam", disse, não pondo de lado a possibilidade de surpreender. O capitão André Machado sublinha a vontade que o grupo transporta de"mostrar que o futsal português tem qualidade", já Nilson é da opinião que "apenas o coletivo" pode travar um jogador com a qualidade de Ricardinho.

O JOGO

JotaCC

Hassan tenta apanhar o comboio

UM MÊS SEM SER TITULAR

Em 4x3x3 ou em 4x4x2, Hassan espera voltar a apanhar o comboio da rotatividade de Abel Ferreira e ser titular no embate de amanhã contra o Hoffenheim. O ponta-de-lança egípcio anda arredado das opções iniciais do treinador e no último mês não foi mesmo titular.
Hassan e Paulinho entraram fortes na nova temporada, mas ambos caíram de rendimento, principalmente no que aos golos diz respeito. O internacional africano marcou apenas quatro golos nos 17 jogos já realizados, somando, neste momento, 332 minutos sem conseguir um remate certeiro. O último golo foi alcançado na derrota caseira diante do Basaksehir. Seguiram-se dois jogos sem sair no banco para recuperar as forças e o regresso natural, à titularidade que estava habituado, teve lugar, precisamente, na Liga Europa diante do Ludogorets. Os 90 minutos não lhe devolveram a pontaria e o mesmo se iria verificar em Moreira de Cónegos. Mais 69 em campo. Seguiram-se 67 em Chaves... No reencontro com os búlgaros do Ludogorets, Hassan foi para o banco e entrou a 12 minutos do fim para ajudar a chegar ao empate. Em Alvalade não foi utilizado e contra o Rio Ave somou 31 minutos. O bom rendimento dos treinos será decisivo para defrontar o Hoffenheim.


Três defesas em risco

O Sp. Braga sonha ir longe na Liga Europa, mas, por enquanto, os seus responsáveis estão apenas focados nestas duas últimas jornadas da fase de grupos. Nesse sentido, a receção ao Hoffenheim acarreta um perigo extra: Marcelo Goiano, Ricardo Ferreira e Raúl Silva estão a um cartão amarelo de serem automaticamente suspensos.
Os três defesas estão em risco de falhar a deslocação ao terreno do Basaksehir, mas esse jogo até poderá não ser importante para a passagem à fase seguinte se amanhã a vitória voltar a sorrir diante do Hoffenheim. Ricardo Esgaio e Bruno Viana são as alternativas para o caso de existir uma suspensão e o cenário só fica 'negro' se os dois centrais forem amarelados, já que Rosic está lesionado.


Como se diz Hoffenheim?

Longe dos relvados, Alan continua bem presente no dia a dia dos arsenalistas, quer dos jogadores quer dos adeptos. Ainda anteontem, o antigo capitão de equipa foi para a rua desafiar os bracarenses a soletrar o nome do adversário de amanhã. Hoffenheim é, realmente, uma palavra complicada e todas as formas engraçadas como os adeptos a disseram foi registada em vídeo e partilhada nas redes sociais dos guerreiros. Para finalizar, um vocábulo bem mais fácil: ganhar! Aí todos acertaram, fazendo votos que a equipa também a pronuncia no final do jogo de amanhã com os tais alemães do Turn-und Sportgemeinschaft 1899 Hoffenheim.

RECORD

JotaCC

É
Zoom
Marcar
Partilhar
Imprimir
Ouvir
Traduzir
urgente debater o estado atual do futebol português". António Salvador falou em "viciação", ontem, no Porto, depois da reunião de quatro horas do G15, movimento de clubes da Liga que não inclui os três grandes.
"Não podemos continuar a ouvir falar só de três clubes, de arbitragens e de corrupções. Assim é impossível continuar", disse o presidente do Sp. Braga. "As pessoas que envergonham e insultam o futebol nacional devem ser erradicadas do dirigismo", disse. Apesar de não  terem sido discutidas, o Sp. Braga tem uma série de propostas a apresentar (serão discutidas dia 29 em Vila do Conde), entre elas está a proibição dos grandes emprestarem jogadores a clubes da Liga, antecipação do fecho da janela de transferências, entidade própria para gerir a arbitragem, divulgação dos áudios entre os árbitros e os VAR, entre outras medidas.


Quatro ausentes
Vitória de Guimarães, Vitória de Setúbal, Moreirense e Portimonense não se fizeram representar na reunião, mas justificaram a ausência.

Salvador deixa aviso
O presidente do Braga referiu várias vezes os três grandes. "Esse clubes têm que perceber de uma vez por todas que sem nós não há campeonato. Os três ditos grandes têm que estar em contacto com os outros", disse.

CM

JotaCC

G15 debateu estado do futebol

Carlos Pereira e António Salvador foram os presidentes que falaram à comunicação social logo após a primeira reunião dos G15 realizada ontem no Porto. Uma reunião levada a cabo pela maioria dos clubes da I Liga sem os três grandes, mas a que faltaram quatro emblemas: Vitória de Setúbal, Vitória de Guimarães, Estoril e Portimonense.
António Salvador, presidente do Braga, sublinhou ser impossível continuar assim. "Os três grandes do futebol português têm de perceber, de uma vez por todas, que sem os restantes 15 clubes não há campeonato. É preciso que seja feito um debate profundo com todos os clubes, da II Liga também. É importante debater o estado do futebol português. Os outros clubes são tão importantes como os três grandes", sublinhou o presidente do Braga.
"Queremos também os três grandes do nosso lado, mas esses clubes têm de perceber que os outros 15 fazem igualmente parte do campeonato", reforçou o dirigente.
Salvador considerou ainda "o estado do futebol português preocupante". E avançou: "O que debatemos aqui é o estado actual do futebol nacional. Todos os dias lemos notícias dos três grandes que envergonham o futebol. Queremos todos, governo incluído, que as pessoas que envergonham o futebol português sejam, de uma vez por todas, erradicados do dirigismo".

DN

JotaCC

Sp. Braga quer uma vitória

O Sp. Braga bem pode queixar-se de infelicidade no sorteio da Ronda de Elite. Depois de ter ficado com o Inter Movistar na Ronda Principal, eis que disputa esta fase no grupo por ele organizado, e que conta com outro semifinalista da época passada, o Kairat Almaty. "Vamos defrontar três equipas profissionais [a outra é o Deva]. Queremos representar bem o clube e as instituições que estão ligadas a nós", começou por dizer o técnico Paulo Tavares, após o último treino antes da partida para Espanha, onde iniciam amanhã a competição, precisamente frente à equipa de Ricardinho. "Temos de pensar jogo a jogo. Quando criamos metas temos de ser realistas. O Inter Movistar e o Kairat são extremamente difíceis. Dizer que vamos perder, nenhum treinador diz, no entanto, sabemos as dificuldades que vamos encontrar", assumiu, rematando: "O nosso principal objetivo é, no mínimo, vencer um jogo."

RECORD

JotaCC

"TENHAM CORAGEM E PAREM JOGOS DOS TRÊS GRANDES"
António Salvador, presidente do Braga, pede que sejam criadas condições e leis para "erradicar do dirigismo quem envergonha o futebol português" e deixa um apelo aos árbitros

"Os grandes é que criam confusão, não são estes 15 clubes que insultam todos os dias"
António Salvador
Presidente do Braga

"Não excluímos os três grandes, a Federação, a Liga e os que não estiveram nesta reunião"
Carlos Pereira
Presidente do Marítimo


A arbitragem foi um dos temas em discussão na primeira reunião do denominado G15. No próximo encontro, em Vila do Conde, serão divulgadas todas as propostas para credibilizar o futebol

Onze dos clubes da I Liga que participaram na primeira reunião do denominado G15 debateram ontem, num hotel do Porto, o futuro do futebol português. Relativamente a propostas concretas, nenhum dos porta-vozes do grupo – Braga, Marítimo e Boavista –, adiantou o que foi apresentado com vista à melhoria e credibilização do futebol, mas ficou a promessa de que serão trabalhadas e analisadas na próxima reunião, dia 29, em Vila do Conde. Um dos temas em discussão foi, naturalmente, a arbitragem. E neste capítulo, depois de saber que os árbitros pediram dispensa dos jogos deste fim de semana, António Salvador, presidente do Braga, lançou um desafio: "A APAF já fez ameaças deste género e acabou por prevalecer o bom senso. É preciso ter coragem para haver mudança. Com estas ameaças todas, com o que sai na Comunicação Social todos os dias, dito pelos três grandes, se têm de fazer alguma paragem, então que tenham a coragem de parar os jogos dos três grandes. São eles que criam confusão, não são estes clubes que estiveram nesta reunião que andam todos os dias a insultar."
Por considerar que "o estado do futebol português é preocupante", Salvador pede medidas concretas e drásticas: "Todos os dias lemos notícias dos três grandes que envergonham o futebol português. Queremos todos, Governo incluído, que sejam criadas condições e leis para que as pessoas que envergonham o futebol português sejam, de uma vez por todas, erradicadas do dirigismo."
Sublinhando que "não estamos contra ninguém nem contra a arbitragem ou contra órgãos que gerem o futebol português", o presidente do Bragaargumentouque"ostrês grandes têm de perceber, de uma vez por todas, que sem os restantes 15 clubes não há campeonato" e que estes são tão "importantes como os três grandes".
Carlos Pereira, presidente do Marítimo, reforçou a ideia de que todos estão unidos para concretizar melhorias no futebol português. "Não estamos sem os três grandes. Queremos que eles estejam connosco. Mas nesta fase, e naquilo que preparamos para o futuro, é importante este grupo mais reduzido mas com as mesmas intenções. Não estamos contra ninguém e não excluímos Federação, Liga, nem os três clubes grandes e os que não puderam estar presentes nesta reunião", como foram os casos de V. Guimarães, Moreirense, Portimonense e V. Setúbal.


BRAGA QUER FIM DOS EMPRÉSTIMOS
Clube minhoto propõe também a criação de um grupo de ex-árbitros de elite para desempenhar a função de VAR

O Braga apresentou 15 propostas na reunião de ontem, e entre as quais destaca-se o fim dos empréstimos de jogadores entre clubes do mesmo escalão, por considerar que esta possibilidade "é uma forma indireta de exercício de influência e de condicionamento da verdade desportiva". Os bracarenses consideram também "profícua a discussão da proposta de criação de um grupo de ex-árbitros de elite que possa desempenhar a função de VAR, libertando o atual quadro de árbitros para o terreno e inibindo os constrangimentos inerentes à relação entre pares". Propuseram ainda a formação de uma entidade autónoma para gerir a arbitragem, a divulgação dos áudios entre árbitro e VAR, a qual "não pode ser avulsa", e a antecipação do fecho de janelas de transferências de verão, "coincidente com a semana prévia ao arranque oficial dos campeonatos profissionais".

O JOGO

JotaCC

G 15 GANHA FORMA JÁ COM SOLUÇÕES
"Os três grandes sem nós não têm campeonato. É preciso um debate sério", avisou António Salvador

"NÃO É UMA REUNIÃO CONTRA NINGUÉM, MAS SIM CONTRA O ESTADO ATUAL DO FUTEBOL PORTUGUÊS", DISSE SALVADOR

Atenção para a frase mais forte: "Os três grandes sem nós não têm campeonato e é preciso um debate sério. Contamos com todos os clubes para isso." É de António Salvador e serve, ao mesmo tempo, de aviso prévio.
Certo, por agora, é que o G 15 ganhou forma a partir de ontem, num hotel do Porto e com já muitas soluções a debater e que vão ter continuidade no dia 29, em Vila do Conde. Como forma de combater o "clima de guerra que se instalou", o Sp. Braga tomou a iniciativa, com Belenenses, Boavista e Marítimo ao lado, mas ainda sem o V. Guimarães, apesar de Júlio Mendes ter ontem justificado a sua ausência com um telefonema para Álvaro Braga Júnior, líder da SAD axadrezada. Moreirense, Portimonense e V. Setúbal também tiveram falta justificada, pelo que o G 15, literalmente, arrancou apenas com 11 emblemas, mas com a clara demarcação dos históricos três grandes cá do burgo. Mesmo assim, as declarações no final da primeira reunião, que durou exatamente quatro horas, foram no sentido de "não excluir ninguém", como vincou Carlos Pereira. O presidente do Marítimo foi mais longe: "Este grupo serve apenas para o fortalecimento do futebol português e queremos já desmistificar que não estamos sem os três grandes e queremos que eles estejam connosco." Já António Salvador vincou a "reunião muito proveitosa", salientando que quem não esteve "justificou a sua ausência" e que este primeiro encontro serviu essencialmente para "perceber que todos estes clubes se reveem no debate iniciado". "Não é uma reunião contra ninguém, mas sim contra o estado atual do futebol português", reforçou ainda o líder do Sp. Braga. "Apresentamos propostas concretas, pois estamos todos contra uma determinada viciação em que só se fala dos três grandes e dos árbitros", alertou Salvador, concluindo: "Parece que tudo gira à volta dos três grandes e é preocupante o estado das coisas, com todos os dias a saírem notícias que só envergonham o futebol português. É preciso acabar com estes insultos e que quem os faça seja erradicado do dirigismo."

RECORD

Bruno3429

SC Braga x TSG Hoffenheim

O SC Braga treinou esta quarta-feira pela última vez antes da receção ao TSG Hoffenheim (quinta-feira, 20h05). A sessão, que contou com Wilson, Marafona e Rosic no relvado (todos em integração parcial) serviu para ultimar a estratégia para o encontro relativo à 5ª jornada do Grupo C da UEFA Europa League.

Para defrontar os alemães estão convocados os mesmos 19 jogadores que já foram opção para o último encontro oficial. São eles: Matheus, Jefferson, Hassan, Xadas, Danilo, André Horta, Paulinho, R. Horta, Teixeira, R. Ferreira, A. Moreira, Fábio M., Fransérgio, Raul Silva, Vukcevic, Bruno Viana, R. Esgaio, M. Goiano e Dyego Sousa.

"Esta é uma grande oportunidade"

Um SC Braga tão grande quanto a oportunidade de passar à próxima fase é o que Abel Ferreira pretende na receção desta quinta-feira ao Hoffenheim, a contar para a 5.ª jornada do Grupo C da UEFA Europa League. No lançamento de uma partida de elevada importância – mas não decisiva -, o técnico bracarense garantiu um SC Braga equilibrado e a procurar fazer mossa no conjunto alemão.

Expetativas: "É uma grande oportunidade que temos no jogo de amanhã. No início, falamos do equilíbrio que ia existir e se nos dissessem que, à quinta jornada íamos ter a oportunidade de carimbar a passagem, todos assinaríamos por baixo. Estamos conscientes de que faltam dois jogos num grupo extremamente equilibrado... que conta com três equipas provenientes da UEFA Champions League. Estamos na luta e queremos aproveitar esta onda com os nossos adeptos, em que estamos todos juntos em busca dos objetivos. Cada jogo é único e irrepetível e vamos procurar impor a nossa estratégia e jogar para vencer".

Conhecimento mútuo: "Este é um jogo com características diferentes. Hoje somos mais conhecedores do nosso adversário, tal como eles de nós. Jogamos em casa, perante os nossos adeptos. Sabemos do grande valor do Hoffenheim, mas temos que estar focados nas nossas tarefas, pois vamos defrontar um adversário que nos vai obrigar a ser organizados com e sem bola".

Equilíbrio para fazer mossa: "A verdade é que dependemos apenas de nós. Vamos ser fiéis à nossa identidade, procurando ser sempre equilibrados e fazer mossa no nosso adversário. Como disse, reconhecemos o valor e competência do Hoffenheim, mas vamos estar focados única e exclusivamente nas nossas missões".
Lição bem estudada: "Esta equipa já deu provas de que é equilibrada em todos os momentos. Que sabe abrir o livro de cada competição. Agora, estamos perante o livro UEFA Europa League e estudamos bem a lição para passarmos a próxima fase. Traçámos o objectivo dos 10 pontos e agora temos a oportunidade dos alcançar".

"O SC Braga entra sempre para vencer"

À semelhança de Abel Ferreira, também Fransérgio reconheceu a importância de um encontro que pode carimbar a passagem à próxima fase. O médio brasileiro – que tem assumido posições mais adiantadas com reconhecido sucesso – garantiu um grupo unido, equilibrado e na máxima força para lutar pela vitória, à semelhança daquilo que é a mentalidade do "presidente, do treinador e do clube".

Pensamento na vitória: "O SC Braga entra sempre para vencer. Essa é mentalidade do presidente, do treinador e tem de também tem que ser a do grupo. Temos que entrar em todos os jogos para vencer. Independentemente do resultado do outro jogo vamos fazer o nosso... lutando unicamente pela vitória".

Importante mas não decisivo: "Temos dois jogos, não acaba amanhã. Temos que saber jogar este jogo. Se pudermos resolver logo... vamos resolver. Trabalhámos ao máximo para estarmos ao melhor nível".
No lote de capitães: "É sinal da confiança do mister e do grupo. Aumenta a minha responsabilidade dentro e fora de campo. Fico grato pela confiança e espero que possa transmiti-lo dentro e fora das quatro linhas".

Grito de revolta: "O grito de revolta é chegar ao jogo de amanhã e vencer. Fazer o que o mister pede e aquilo que foi trabalhado. Esse é o grito. Fazermos aquilo que temos que fazer e terminar o jogo com uma grande vitória".
Um Fransérgio todo-o-terreno: "No CS Martimo cheguei a fazer esta função. Sou um jogador que chego bastante à área e que ao mesmo tempo ajudo a defender. Se o mister opta por isto só tenho que dar o meu máximo para ajudar os meus colegas... e tentar fazer golo. E se eu não fizer vai estar la alguém para o fazer certamente".

Paulo Tavares: "Queremos surpreender"

Paulo Tavares, na antevisão da Ronda de Elite da UEFA Futsal Cup, afirmou que o seu conjunto parte para Madrid com o objetivo de "representar bem o clube". O técnico dos Gverreiros do Minho disse que os adversários do grupo são muito complicados, mas que a formação arsenalista vai tentar surpreendê-los.

Análise do grupo: "Quando criamos objetivos temos de ser realistas e perceber o que está do lado de lá: o Inter e o Kairat são extremamente difíceis. Dizer que vamos perder, nenhum treinador diz, pois ninguém gosta de perder e nós também não. No entanto, sabemos as dificuldades que vamos encontrar. Como somos uma equipa jovem, é importante aproveitar estas oportunidades para crescer e tentar uma surpresa. Por que não?".

Expectativas para o primeiro embate frente ao Inter Movistar: "Vamos tentar complicar isto tudo, mas temos de perceber que o Inter vai ser muito mais frio do que foi [na Fase Principal], em que acelerou para tentar criar uma grande vantagem, mas não foi capaz porque segurámos o jogo. Mas, depois do 2-1, sentimos a força deles".

Objetivo principal: "Queremos representar bem o clube e as instituições que estão ligadas a nós".
 
Nilson:

Como travar um jogador como o Ricardinho: "Essa será uma missão da equipa toda. Para além do Ricardinho, eles têm jogadores com muita qualidade, mas sabemos os pontos fortes e fracos deles. Queremos fazer um bom jogo, representar bem o país e a região".

Objetivo na competição: "No mínimo queremos ganhar um jogo nesta competição. Esse é o nosso principal objetivo".
 
André Machado:

Finalização é um ponto a melhorar: "Tem sido essa a nossa grande falha e em Madrid vai ser pior porque não vamos ter tantas oportunidades. Estamos a trabalhar para melhorar isso".

Expectativas para a Ronda de Elite: "Vamos dar o nosso melhor para atingir alguma vitória. Queremos mostrar que o futebol português tem qualidade. O jogo que tivemos na outra ronda com o Movistar tivemos um grande comportamento. Queremos continuar a dignificar o futebol português".

Defesa será a chave para as vitórias: "Temos de melhorar a concretização. O ponto defensivo é muito importante, se defendermos bem podemos chegar a vitória".

Prova será importante para o crescimento do SC Braga: "A outra ronda deu para nos conhecermos melhor. Esta também acredito que sim, jogar com os melhores do mundo permite-nos crescer individualmente e coletivamente".

Gverreiros no Campeonato da Europa de Corta-Mato

A Federação Portuguesa de Atletismo divulgou, esta terça-feira, a lista de selecionados para o Campeonato da Europa de Corta-Mato – competição que tem lugar em Samorín (Eslováquia), no dia 10 de dezembro.
Após as provas de apuramento para o Campeonato da Europa, os Gverreiros do Minho selecionados foram os seguintes: Mariana Machado – Júnior Feminina; Francisco Rodrigues – Sub 23 Masculino e Hugo Almeida – Sénior Masculino.

SCBraga

Bruno3429

«Hoffenheim? É uma oportunidade única» - Abel Ferreira
Pedro Lobão

Os guerreiros do Minho podem, esta quinta-feira, carimbar o passaporte rumo aos 16 avos de final da Liga Europa. Para tal acontecer, os bracarenses têm que vencer o Hoffenheim, sendo que o empate até poderá servir desde que o Istambul Basaksehir não triunfe diante do Ludogorets.

Abel Ferreira fez a antevisão do desafio com os alemães, tendo realçado que esta é assim uma excelente oportunidade para concretizarem um dos objetivos da época.

«É uma oportunidade única que temos. Depois de vermos o equilíbrio do grupo no início, se me dissessem que a uma jornada do fim poderíamos garantir o apuramento assinaria logo. Sabemos que vamos defrontar uma equipa com qualidade, mas estamos na luta e queremos aproveitar o facto de jogarmos perante os nossos adeptos para cumprirmos o objetivo de passarmos à próxima fase», sublinhou.

O técnico foi ainda confrontado sobre as polémicas arbitragens dos desafios dos minhotos diante de Sporting e Rio Ave, mas Abel Ferreira mostrou-se conformado.

«A única coisa que disse aos meus jogadores foi para estarem focados naquilo que controlamos. Por muito que me custe, por muito que me custe olhar para aquelas imagens, só me resta concentrar naquilo que posso controlar... Não há outro caminho que não este», finalizou.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Matheus, André Moreira
Defesas: Goiano, Ricardo Ferreira, Raul Silva, Bruno Viana, Jefferson
Médios: Esgaio, João Carlos Teixeira, Xadas, Ricardo Horta, André Horta, Fábio Martins, Fransérgio, Vukcevic, Danilo
Avançados: Dyego Sousa, Paulinho e Hassan

A Bola