News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

O protesto de AS e o G15

Started by ric, 19 de November de 2017, 23:58

Previous topic - Next topic

ric

Esta questão do G15 , agora colocada nas páginas dos jornais, vem na sequência das " denúncias" de AS e da sua recente entrevista ao Record e anterior comunicado da SAD.
Comecemos por analisar as coisas com alguma retroatividade...
ASalvador soube ao longo dos seus mandatos gerir, de forma economicamente positiva para o clube , as relações com os 3G. Fruto de amizades pessoais e de parcerias empresariais na área da CC ( sobretudo) AS consegui obter reais mais valias quer com vendas interessantes quer com empréstimos de atletas oriundos dos 3G. Muitas vezes até obtendo "preferência" nas dispensas. O SCB era uma clube " simpático" até que lhes começamos a "morder os calcanhares". ..
E então surgem as criticas das " aberturas de pernas" , leia-se "menor esforço" no confronto directo. Mas a coisa era tão caricata que na mesma época passávamos de "dar tudo " ao FCPorto quando perdíamos no Dragão a "lutar como se fosse o último jogo" quando defrontavamos o benfica na Luz... e na semana passada até BdC  comentou a indignação bracarense no jogo em alvalade com a indiferença sentida aquando do jogo na Luz... continuávamos no meio da tempestade, a guinar para onde mais convinha....
Confesso que AS lá vai dando um "xito" aos seus parceiros e vai conseguindo passar por entre as pingas da chuva. Mas vai fazendo a sua mossa e os 3 estarolas vão acordando e começaram a dar "valor" aos minhotos que se vão levantando com pezinhos de lã... Esta campanha já vai com anos, sempre a morder os calcanhares até que atualmente o SCB passou de um "bom companheiro" a um " sério adversário"...
E dispararam-se os primeiros tiros dos canhões dos defensores do establishment... O sistema estremece, refila e fecha a sua carcaça para voltar à proteção dos do " costume" penalizando o "atrevido SCB" como se viu ontem em Vila do Conde...
O "contem connosco" foi ameaçado com um verdadeiro " voem de novo baixinho"...

Alertados pelo " atrevimento" do Braga e de AS, alguns clubes sentiram que as indignações do SCB eram legitimas e eram sofridas também pelos próprios.
Surgem noticias do G15 e do "campeonato a três"... parece que algo vai mudar... que vai haver um novo 25 de abril no futebol...
Desenganem-se...
Não considero que haja força para mudar o sistema de beneficio constante e alternativo para os 3G.
E eu explico o meu pensamento:

Quem está neste momento a sentir-se injustiçado face aos investimentos efetuados e com as expectativas criadas no sucesso desportivo? O SCBraga...
Quem está em condições de morder os calcanhares aos 3G e ter expectativas concretas de poder ser campeão? Apenas o SCB...
Quem tem conseguido manter uma pressão constante sobre os 3G e qual a equipa que mais pontos e objetivos tem conquistado aos 3G? O SCBraga...

Só o Braga tem interesse em deixar que termine o campeonato a 3 . Porque se vê com possibilidade de ter um campeonato a 4! porque , para além dos 3G, só o SCB pode ter este tipo de objetivo num curto prazo.

Os restantes clubes até podem estar de acordo com a perpectiva do Braga. Até podem estar sensibilizados para os problemas da arbitragem, do favoritismo dos mesmos, das comanditas nas Ligas e conselho de arbitragem e disciplina. Até podem estar de acordo com os ignóbeis modelos de sorteios condicionados. Mas na hora de serem chamados a ser confrontados com os DDT ( donos disto tudo) do futebol, temo que a coragem falte... e porquê?
Porque, claramente, jogam noutro campeonato.
Porque , claramente, as suas ambições são limitadas num breve prazo.
Porque, a maioria joga para não descer.
Porque, a maioria, vive de benesses dos 3G.
Porque, a grande maioria, procura, ano após ano, o emprestimozito.
Porque , a grande maioria, costuma andar de chapéu estendido aos 3G no final do campeonato.
Porque, a grande maioria, vai precisando da "influenciazita" mais cedo ou mais tarde , dos do costume na "arvitrage"  ou na disciplina para garantir a sobrevivência na 1ª Liga.
Porque, estão claramente a competir na 1liga ...dos últimos.
E porque, claramente, muitos dos seus presidentes vestem a camisola desses clubes mesmo quando jogam entre si...

É por isto que o SCB continuará só. Porque vai surgir o momento em que o que atrás enumerei vai fazer fé. Porque so assim se compreende como tudo o que se combate agora, nunca foi seguido, com ou sem estratégia, na sede da Liga ou da Federação.
Porque os demais estão concordantes com a "inevitabilidade" de perderem 6 jogos todos os campeonatos...

Mas , enquanto há vida há esperança e o famoso G15 pode fazer algo pelo futebol e pela igualdade competitiva.
è com esta esperança que podemos seguir em frente. Mas , o caminho vai continuara  ser trilhado com exigência, disciplina, capacidade e eficácia . Criando condições para crescer. E motivos para sermos mais fortes.

Para já, caminhava internamente na busca dos porquês á capacidade de não sermos capazes de atrair adeptos mesmo á custa de equipas competitivas e de condições dia a dia melhores.
Mete-me alguma "impressão" que AS ainda na última assembleia geral tenha como que baixado os braços na impossibilidade de termos mais adeptos. Como que a responsabilizar os associados e os bracarenses por esta falha.
Entendo de forma diferente.
Para mim, tivemos medidas importantes mas que não tiveram os objetivos estimados.
Como qualquer empresa, não basta estar ciente de ter o melhor produto.
Se o "melhor produto" não vende , busca-se uma resposta, procura-se encontrar o que falha. Não continuamos a culpar os clientes como se fossem eles os culpados pela ausência de vendas.
para além de um problema comercial , existe no SCB claramente um problema sociológico, de afirmação, de mudança de paradigma.
Dispomos na cidade de uma universidade multifacetada. Que certamente poderia tentar encontrar razões para que a mensagem não passe. Porque o produto SCB não vende.Como devia. Como a direção da SAD entende face ao "melhor produto" que dispõe.
Fechar-se numa atitude de "nada há a fazer" e da sua inevitabilidade é uma posição que não pode ser seguida. Saiba o clube pedir apoios de quem abe. De sociólogos, marketeers, gurus comerciais. Utilizando entrevistas, análises.. procurando essencialmente razões e tentado encontrar caminhos.

Só assim podemos crescer. Porque nos falta ... adeptos!

VERMELHO MAGICO

G15.

1º - Cuidado com os espiões. Estão por todo o lado.
2º - Não comecem uma coisa se não tiverem a certeza que tem pernas para andar.
3º - Negoceiem as transmissões televisivas em bloco (os anos seguintes aos já comprometidos). Se cada jogo nas antas, na luz ou em alvalade pode valer 2 milhões, pelo menos os jogos destes 3 em cada visita fora devia valer o mesmo. Ou não?
4º - Não percam tempo a discutir nomeações ou sorteio de árbitros. O resultado será sempre o mesmo pois os "ditos" estudam pela cartilha.
5º - Se nenhum dos 15 tiver telhados de vidro, sejam honestos uns com os outros. Só assim se pode criar um grupo forte. Em cima de dúvidas e desconfiança nada vinga.
6º - Combinem um "blackout" total ou falem todos e sempre. Não atirem A ou B ás feras sozinho.
COM RAÇA E LEALDADE
DEFENDO OS CLUBES DA MINHA CIDADE

rpo.castro

A subserviência aos 3 grandes só funciona a curto prazo. Veja-se o histórico Setúbal que todos os anos se encosta ora a este ora aquele e neste momento corre sérios riscos (exercício de 2015 continua por ser aprovado), como outros clubes satélites que por aí andavam e que agora nem futebol profissional têm.

A médio prazo é extremamente prejudicial, barra-lhes os acessos a receitas, trava-lhes a competitividade que acaba por levar ao afastamento de adeptos.
Quem não sente não é filho de boa gente.

SCB.GUERREIRO

Isto vai ser apenas verbo de encher. Vejam os jogadores emprestamos que aí andam, os clubes não tem hipóteses contar o grande polvo que gere o futebol, onde apenas 3 marrecos podem e querem mandar, pois são detentores de 90% da massa adepta e o liga, fpf e governo não querem tirar esse poder aos marmanjos, senão eles também vão acabar por sofrer. Vejam o caso dos árbitros ( nomeações, classificações e desproporções - VERGONHA ABSOLUTA  ), castigos ( dualidade gritante de critérios ). SÃO MUITOS MILHOESA ROLAR.
No final vai haver um rebuçado e a coisa fica por aí.
Mas o SCBRAGA muito bem com esta luta.

eumesmo

Diz-se que de clube ninguém muda, mas é uma treta, conheço vários que mudaram, que sentem agora o clube mais que ninguém, é necessário continuar os esforços de crescimento, ja referi anteriormente que o facto de porem os menores a pagar foi um erro, erro esse que aparentemente vai ser corrigido, deveriam ser tomadas continuadas de chamar pessoas ao estádio que não são associadas, o caso dos bilhetes de acompanhante é um bom exemplo do que pode ser feito, pode até nem ter o impacto pretendido, mas não se pode desistir à primeira contrariedade, devemos ter sempre bilhete de acompanhante com a excepção dos jogos com os Eucaliptos, e permitir aos menores, não pagantes ( num futuro próximo), adquirir esses bilhetes para que os familiares os acompanhem.
Temos que dar condições aos sócios para angariarem novos sócios, até promoções por referenciação, uma oferta de um cachecol, uma quota de oferta por cada associado, etc.
Porque quando mais formos maior será o barulho, só assim seremos escutados!


@braços
Eumesmo
"Até desmaio quando vejo que estão a roubar o Sporting de Braga" por D. Rosa

eumesmo

Quote from: SCB.GUERREIRO on 20 de November de 2017, 12:18
Isto vai ser apenas verbo de encher. Vejam os jogadores emprestamos que aí andam, os clubes não tem hipóteses contar o grande polvo que gere o futebol, onde apenas 3 marrecos podem e querem mandar, pois são detentores de 90% da massa adepta e o liga, fpf e governo não querem tirar esse poder aos marmanjos, senão eles também vão acabar por sofrer. Vejam o caso dos árbitros ( nomeações, classificações e desproporções - VERGONHA ABSOLUTA  ), castigos ( dualidade gritante de critérios ). SÃO MUITOS MILHOESA ROLAR.
No final vai haver um rebuçado e a coisa fica por aí.
Mas o SCBRAGA muito bem com esta luta.


Cheira-me que o nosso rebuçado vai ser permitirem que cheguemos à Final da Taça da Liga que se disputa no nosso estádio.
O G15 devia impor algumas alterações, nomeadamente a questão dos empréstimos de jogadores não puderam jogar, colocando em vantagem quem tem capacidade económica para emprestar, e as condicionantes dos sorteios que não fazem sentido.
Estas são as questões mais urgentes e que podem ser resolvidas a curto prazo, as outras, como a questão dos direitos será mais difícil, esperemos para ver se os "pequenos" se mobilizam!
@braços
Eumesmo
"Até desmaio quando vejo que estão a roubar o Sporting de Braga" por D. Rosa

Arsenalista

#6
Não sei ao certo o que estará em agenda, mas a questão dos empréstimos parece-me das mais importantes para levar a debate. No entanto também deve ser das mais difíceis de solucionar e gerar consensos, isto porque existem muitos clubes a sobreviver disso, mas é o que tem permitido aos 3G secar o mercado, pois tem sempre onde os colocar, além de prejudicar os clubes pequenos a longo prazo pois não estão a rentabilizar os seus activos.
O problema é que existem sempre formas de dar a volta ao texto, como contratações a custo zero, com clausulas de recompra, o que basicamente vai dar ao mesmo... Actualmente a regra é 3 atletas por emblema, o que no limite pode levar a que equipas incorporem uns 9 atletas oriundos dos 3G... é muito... 3 atletas deveriam representar o máximo, não por emblema, mas na sua totalidade.
Importante será também perceber até que ponto os intervenientes conseguem colocar de lado os seus interesses particulares, em prol da causa que vai a discussão, porque muitas vezes para ganhar a longo prazo é preciso perder algo no curto prazo.
Estou convencido que votando em uníssono nas assembleias poderiam ter uma palavra importante na definição das regras de jogo, e também na eleição dos órgãos que dirigem o futebol em Portugal.

e já agora um ponto de vista interessante sobre o assunto:
http://www.jornaleconomico.sapo.pt/noticias/como-os-emprestados-na-liga-portuguesa-escondem-relacoes-perigosas-entre-clubes-207138
Bracara Avgvsta Fidelis et Antiqva

rpo.castro

O problema não são os jogadores emprestados, até porque se tentou colocar 3 emprestados apenas e os clubes tiveram de voltar atrás (limitar os emprestados, apenas os levaria para outra Liga). Nem o facto de não poderem jogar, o que até protege os jogadores.

Um clube, seja ele qual for, é que não pode comprar todo o jogador que lhe apareça tem de haver limites para o nº de jogadores que um clube pode ter contrato. Se quiser contratar, terá de libertar outros.
Quem não sente não é filho de boa gente.

Eskol

Tudo começa nos direitos televisivos. A centralização era o ideal, mas os 3 palhaços nunca estariam de acordo com algo do género.
Assim sendo os outros 15 têm de se juntar e negociar juntos. Os 15 juntos têm muito mais força e têm controlo total nas negociações. São 45 jogos em casa contra eucaliptos que equivalem a praticamente metade dos jogos que os ditos cujos irão fazer para o campeonato. Só esses deviam ser pagos a peso de ouro e ainda se acrescentam todos os outros jogos do campeonato entre não-eucaliptos.

Melhores e mais justos contratos televisivos ajudam bastante os orçamentos do clubes mais pequenos e permitem que seja mais fácil o desmame da dependência dos eucaliptos.

Os contratos celebrados à cerca de 2 anos foram um autêntico tiro nos pés. Os clubes deslumbraram-se com os milhões e não pararam para pensar um bocadinho.
Não sei como ficou a questão porque nunca mais ouvi falar do assunto, mas não surgiu na altura a dúvida de que a lei só permitia que estes contratos tivessem duração máxima de 3 anos apesar de terem sido noticiados para 10? Se assim for, estamos a chegar à altura perfeita para forçar a alteração dos mesmos quando chegar ao fim o primeiro triénio.



Outra questão importante são os horários dos jogos. Se os clubes estiverem mesmo interessados em trazer mais público para as bancadas, não podem deixar a SportTv ter controlo total sobre os horários.
Acho que teríamos muito a ganhar se houvesse um modelo geral para os horários, semelhante ao que faz a NFL, que fosse utilizado todas as jornadas com pequenas alterações aqui e acolá dependendo da necessidade e das competições europeias.
Se a ideia é continuar a evitar ao máximo a sobreposição de jogos (que até não sou contra) algo do género funcionaria bem:
1 jogo à sexta à noite - 20h30
4 jogos ao Sábado - 14h, 16h15, 18h30, 21h
3 jogos ao Domingo - 15h, 17h15, 19h30
1 jogo à segunda à noite - 20h30

NightHawk

Não é costume, mas concordo totalmente com o post do Ric.

Acho que vai ficar tudo em águas de bacalhau. E temo que vamos ser cada vez mais prejudicados até nos calarmos e nos resignarmos...

Vai ser muito difícil esta luta porque tal como o Ric disse, os outros 14 acham que apenas o Braga tem a ganhar com isto.

eumesmo


A questão de os jogadores emprestados não poderem jogar desvirtua a competição ja de si mais que desvirtuada.
Não se pode permitir que os jogadores que por norma são titulares no clube, defrontem todas as outras equipas menos 1, na taça de portugal isso não acontece, ja que quem dita a regra é a federação e não os clubes ( os eucaliptos no caso)
Isso de proteger os jogadores é para a mentalidade tuga, se querem proteger os jogadores que impeçam que um clube tenha 100 jogadores contratados, como referes, que ja se sabe são para emprestar, e que não sejam emprestados a clubes do mesmo escalão e assim podem continuar com a regra de não defrontar o clube.


Um jogador que não joga não está a ser protegido, está a sem impedido de exercer a sua profissão!


@braços
Eumesmo

Quote from: rpo.castro on 20 de November de 2017, 16:06
O problema não são os jogadores emprestados, até porque se tentou colocar 3 emprestados apenas e os clubes tiveram de voltar atrás (limitar os emprestados, apenas os levaria para outra Liga). Nem o facto de não poderem jogar, o que até protege os jogadores.

Um clube, seja ele qual for, é que não pode comprar todo o jogador que lhe apareça tem de haver limites para o nº de jogadores que um clube pode ter contrato. Se quiser contratar, terá de libertar outros.
"Até desmaio quando vejo que estão a roubar o Sporting de Braga" por D. Rosa

VERMELHO MAGICO

Quote from: eumesmo on 20 de November de 2017, 12:23
Diz-se que de clube ninguém muda, mas é uma treta, conheço vários que mudaram, que sentem agora o clube mais que ninguém, é necessário continuar os esforços de crescimento, ja referi anteriormente que o facto de porem os menores a pagar foi um erro, erro esse que aparentemente vai ser corrigido, deveriam ser tomadas continuadas de chamar pessoas ao estádio que não são associadas, o caso dos bilhetes de acompanhante é um bom exemplo do que pode ser feito, pode até nem ter o impacto pretendido, mas não se pode desistir à primeira contrariedade, devemos ter sempre bilhete de acompanhante com a excepção dos jogos com os Eucaliptos, e permitir aos menores, não pagantes ( num futuro próximo), adquirir esses bilhetes para que os familiares os acompanhem.
Temos que dar condições aos sócios para angariarem novos sócios, até promoções por referenciação, uma oferta de um cachecol, uma quota de oferta por cada associado, etc.
Porque quando mais formos maior será o barulho, só assim seremos escutados!


@braços
Eumesmo
100% de acordo com tudo.
Até porque tenho um exemplo dentro de portas. Uma portista que depois de ir muitas vezes ao n/ estádio tornou-se numa braguista 100% e quer é que o porto perca sempre. Hoje até faz parte das Gverreias e empunha as nossas bandeiras com orgulho. É preciso é levar as pessoas e elas próprias apanham o "virus".
COM RAÇA E LEALDADE
DEFENDO OS CLUBES DA MINHA CIDADE

SCB.GUERREIRO

Para mim pontos fundamentais.

Sorteios ( TAÇA DA LATA E A LIGA ) Apenas com condicionalismo de jogos na mesma cidade no mesmo dia, mais nada.
Direitos televisivos mais justos.
Horários dos jogos iguais para todos ( NÃO É UM JOGAR QUINTA E DOMINGO E OUTRO QUINTA E SEGUNDA, UM QUARTA E SÁBADO OUTRO TERÇA E DOMINGO ) palhaçada geral. Um clube ter de ir jogar a uma quinta a Lisboa a meio da tarde ( FAMALICAO ) para suas excelências terem muito tempo de recuperar. IGUALDADE PARA TODOS.
Acabar com jogadores emprestados, de vez, pois só gera polêmica. ( veja-se os lagartos o ano passado, brincaram com isto - Setúbal, Moreira )
Jogos alto risco ( árbitros externos), só devido à pressão e Hobbys existentes na nossa podridão de futebol.
Isto já mudaria muita coisa.
FAIR PLAY FINANCEIRO - OS ESTAROLAS BRINCAM COM ISTO.
FORÇA SCBRAGA!!!

Arsenalista

#13
Quote from: SCB.GUERREIRO on 20 de November de 2017, 17:45
Acabar com jogadores emprestados, de vez, pois só gera polêmica. ( veja-se os lagartos o ano passado, brincaram com isto - Setúbal, Moreira )

Isso seria o ideal, só para recordar que tal já foi tentado, e não há muito tempo, foi para a temporada 2012/2013, na altura a liga até aprovou a proposta(com os votos contra de Benfica e Porto...), mas depois não passou na FPF... aqui a notícia da altura:
http://relvado.aeiou.pt/1-liga/emprestimos-clubes-mesma-divisao-vao-ser-permitidos-429656
Bracara Avgvsta Fidelis et Antiqva

Legião

Quatro clubes ausentes da reunião do G15

Vitória de Guimarães, Vitória de Setúbal, Moreirense e Portimonense foram os clubes ausentes da reunião do G15, que decorre esta terça-feira no hotel Porto Palácio, na cidade Invicta.

Na reunião levada a cabo pela maioria dos emblemas da I Liga, exceção feita a Benfica, FC Porto e Sporting, os clubes e respetivas SAD's vão apresentar propostas e a arbitragem será um dos temas em cima da mesa.

António Salvador (Braga), Armando Silva (Aves), Carlos Pereira (Marítimo), Álvaro Braga Júnior (Boavista) Rui Pedro Soares (Belenenses), Rui Seabra (Paços de Ferreira), António Silva Campos (Rio Ave) e Gilberto Coimbra (Tondela) foram os presidentes presentes.

Em https://www.ojogo.pt/futebol/noticias/interior/quatro-clubes-ausentes-da-reuniao-do-g15-8933190.html
Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva

LS


100%SCB

O presidente do Setúbal demitiu-se hoje, por isso está explicado.
O Vitorinha lá se sabe porquê, mas não estando presente o Moreirenso provavelmente, nunca estaria.
O Portimonense tem excelentes relações com o Porto, mas pode o presidente não ter tido disponibilidade para comparecer.
FORÇA BRAGA

anti-lampioes

os espanhois estao vendidos ao clube da fruta com gente de duas caras nao se pode contar.

recsally

Quote from: eumesmo on 20 de November de 2017, 12:23
Diz-se que de clube ninguém muda, mas é uma treta, conheço vários que mudaram, que sentem agora o clube mais que ninguém, ....

@braços
Eumesmo

Eumesmo, permite fazer uma reflexão sobre esta afirmação...

Presumo que esses que conheces tenham passado de ser adeptos de um dos 3 a serem adeptos do nosso ENORME. Pois eu também conheço alguns... mas essa é a prova da futilidade que é dizer que se é adepto desses 3.
É tudo uma questão da moda e do que mais se ouve. No tempo do hexa dos azuis, os estádios da capital estavam vazios. Agora que são os encarnados que estão na mó de cima... Enfim já se sabe!
A uma dessas pessoas que mudou de clube que eu conheço disse-lhe abertamente que ele nunca tinha sido verdadeiramente adepto do tal clube, o que ele gostava era da ideia de ser adepto de um clube que ganha muitas vezes. Ele concordou comigo e respondeu que quando era miúdo e se falava de futebol no seu entorno era tudo sobre aquele clube e pronto ficou-lhe. Além de que assumiu que nunca "sofria"tanto como agora a ver um jogo que envolva o ENORME. Já foi mais vezes ao estádio ver o seu clube de agora que o de antes e agora os km são bem mais. E como pessoa que conheço haverá milhares e milhares de pessoas que só estão agarradas à ideia do domínio que estes clube teem no futebol português.
Por isso, Eumesmo, os adeptos que mandam de clube são os que despertaram agora, tarde mas ainda a tempo e sim concordo contigo que se queremos aumentar o nosso número o clube não deve descorar as campanhas de angariação de sócios/adeptos e apostar numa comunicação forte e fiel à marca SCBRAGA.



Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Braguismo - Só quem sente sabe o que é!
#VãoTerDeContarConnosco

eumesmo

Exactamente, nem que se consiga angariar um sócio , é mais um e temos que crescer


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
"Até desmaio quando vejo que estão a roubar o Sporting de Braga" por D. Rosa