News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 07/11

Started by Bruno3429, 07 de November de 2017, 08:12

Previous topic - Next topic

Bruno3429

SC Braga quer que seja revelado o áudio entre Xistra e o VAR
Joana Russo Belo

Um dia depois de António Salvador ter surgido na sala de imprensa de Alvalade criticando a arbitragem de Carlos Xistra e exigindo esclarecimentos - na sequência do empate a duas bolas frente ao Sporting, em jogo da 11.ª jornada da I Liga -, o SC Braga, através de um comunicados, reforçou a ideia da necessidade de discusão da "razoabilidade da nomeação do mesmo árbitro para os jogos disputados pelo SC Braga, em 11 jornadas de Liga, com Benfica, FC Porto e Sporting", "a bem da credibilidade do futebol português e das suas instituições".

"É igualmente imperioso, que se reflita sobre a prudência, ou falta dela, na nomeação para a função de VAR [vídeoárbitro] de um árbitro tão publicamente exposto na sequência da sua última actuação perante um dos emblemas contendores, no caso o Sporting", pode ler-se no documento.

O SC Braga "entende ser essencial que se conheçam as consequências do grosseiro erro do árbitro Carlos Xistra quando, ao minuto 47, e ao arrepio de todas as recomendações do Conselho de Arbitragem (CA), apitou no preciso momento do remate de Fransérgio, impedindo, como pede o CA, que tais lances sejam apreciados em colaboração com o VAR", acrescentando "que esta é a segunda falha flagrante partilhada por Carlos Xistra e o seu assistente Jorge Cruz na época em curso".

Considerando que não foi "prontamente reportada qualquer falha nas comunicações", o SC Braga pretende a divulgação do áudio entre o árbitro e o VAR, no decurso dos 58 segundos que intervalam o momento do remate de Fransérgio e a indicação de Carlos Xistra para que seja retomado o encontro.

"É também premente, em benefício da apregoada transparência, que se conheça o áudio entre o árbitro e o VAR, nos 52 segundos entre a decisão de Carlos Xistra de apitar para a marca de penálti, ao minuto 90+4, e a conversão do castigo por Bruno Fernandes. Sendo este um lance ao abrigo do protocolo, é fundamental que se perceba que indicação foi dada sobre a evidente infração de Doumbia sobre Ricardo Ferreira no decurso da jogada e o porquê de tal incidente capital nem sequer ter merecido, da parte de Carlos Xistra, o recurso às imagens através do monitor de que dispõe ao nível do relvado", esclarece a nota.

Para o clube arsenalista, o "esclarecimento destas questões é absolutamente fulcral": "exigimos respostas, porque é tempo de dizer basta a um futebol que só se explica em função de três clubes, mas se fecha em obscurantismo e opacidade perante todos os outros, calando e consentindo".

Entendendo ser "imperiosa uma profunda reflexão sobre o futebol", o clube questiona, por fim, "se valerá a pena o esforço, a dedicação e o investimento feitos ao longo dos anos para que este clube, mesmo com armas tremendamente desiguais, continue a crescer a nível nacional e a orgulhar este país na representação internacional".

Correio do Minho

Bruno3429

Carlos Xistra já é um caso antigo
Desde 2015 que os arsenalistas se andam a queixar do árbitro de Castelo Branco

Poucas horas depois do jogo de Alvalade, a SAD do Sp. Braga voltou a pronunciar-se sobre a arbitragem de Carlos Xistra uma vez que as entidades competentes permaneciam em... silêncio. A atuação do juiz de Castelo Branco indignou os minhotos e o grito de revolta foi bem mais forte por se tratar de alguém que há muito anda na mira do Sp. Braga. As razões de queixa arrastam-se, pelo menos, desde 2015.

Do embate de anteontem, os arsenalistas não perdoam o golo limpo anulado a Fransérgio e ainda a falta de Doumbia sobre Ricardo Ferreira segundos antes da grande penalidade que viria a dar o empate final. Mas esta época, Carlos Xistra e o seu assistente Jorge Cruz já terão errado ao anular um golo a Ricardo Horta no Estádio da Luz. Seria o 3-2...

"É absolutamente necessário, a bem da credibilidade do futebol português, que se discuta a razoabilidade da nomeação do mesmo árbitro para os jogos disputados pelo Sp. Braga com Benfica, FC Porto e Sporting em apenas onze jornadas", pode ler-se no comunicado divulgado ontem.

As queixas em relação a Carlos Xistra são, como já se disse, bem mais antigas. Em dezembro de 2016, os arsenalistas perderam no Estádio do Dragão num jogo em que ficaram reduzidos a dez jogadores logo ao minuto 35. José Peseiro contestou a expulsão de Artur Jorge. Alguns meses antes, em maio de 2015, o árbitro de Castelo Branco voltou a ser figura principal em... Alvalade. O Sp. Braga ganhava por 1-0 e um penálti 'inexistente' deu o empate aos leões, que viriam a ganhar o jogo.

Autor: Ricardo Vasconcelos

Wilson Eduardo acelera
Avançado recupera de lesão

Está cada vez mais próximo o regresso de Wilson Eduardo à competição. O avançado já iniciou trabalho no relvado e não faltará muito para que volte ao contacto com bola nos exercícios onde estão envolvidos todos os outros companheiros de equipa. Operado ao adutor direito por um especialista inglês, em agosto, Wilson Eduardo tem ultrapassado todas as etapas da recuperação praticamente como ficou estabelecido e só falta mesmo o treino com bola para que Abel Ferreira volte a contar com o experiente avançado.

De resto, o treinador dos minhotos também não deverá ficar muito mais tempo sem Sequeira e sem Bakic. Para um pouco mais tarde, estão reservados os regressos de Marafona e de Rosic.

Aproveitando a paragem do campeonato, os arsenalistas realizam hoje a segunda de duas folgas, retomando amanhã os treinos para a deslocação a Vila do Conde da Taça de Portugal.

Record

JotaCC

Estatuto "decorativo" rejeitado

SAD questiona razoabilidade da escolha de Xistra frente ao Sporting

A SAD pediu ontem o áudio do videoárbitro (VAR), em dois lances do jogo frente ao Sporting (22), cuja arbitragem liderada por Carlos Xistra já tinha merecido duras críticas por parte do presidente António Salvador, logo a seguir ao desafio de Alvalade.
Em causa estão um fora de jogo assinalado ao minuto 47, em que Carlos Xistra apita no momento do remate de Fransérgio, e um penálti, no período de descontos, que deu o 2-2 aos leões.
Em comunicado, o Braga questionou a "razoabilidade da nomeação" do juiz de Castelo Branco, que já apitara os jogos da Liga com o Benfica (1-3) e F. C. Porto (01), em face das "incidências da arbitragem".
"É imperioso que se reflita sobre a prudência, ou falta dela, na nomeação para a função de VAR de um árbitro [Rui Costa] tão publicamente exposto na sequência da sua última atuação perante um dos emblemas contendores, no caso o Sporting", referiu a SAD.
Os responsáveis braguistas solicitam que se faça uma "profunda reflexão sobre o futebol que queremos" e rejeitam que tudo seja dominado pelos considerados três grandes, que "secam e incendeiam o ambiente em seu redor, fazendo de todas as outras instituições meras figuras decorativas".
O clube questiona, ainda, "se valerá a pena o esforço, a dedicação e o investimento feitos ao longo dos anos", com armas "tremendamente desiguais".
Entretanto,o Braga apresentou queixa ao Conselho de Disciplina federativo contra Nuno Saraiva, devido às declarações do diretor de comunicação do Sporting no Facebook. No mesmo âmbito, o clube e o presidente António Salvador também decidiram apresentar queixa crime contra o responsável leonino.


Regresso a casa após cinco dias fora

Cinco dias e dois empates depois, o Braga voltou a casa. A equipa partira na manhã de quarta-feira, rumo à Bulgária, tendo em vista o jogo do dia seguinte, frente ao Ludogorets (1-1), para a Liga Europa, e o regresso a Portugal, na sexta-feira, foi por Lisboa, cidade onde a equipa se concentrou, a pensar no desafio com o Sporting. Após o jogo de Alvalade, deu-se finalmente o regresso a casa, que aconteceu na madrugada de ontem. Entretanto, o técnico Abel Ferreira deu dois dias de folga e agendou o regresso aos treinos para amanhã à tarde, já sem Ricardo Ferreira (seleção A), Xadas (sub-21) e Hassan (Egito).

JN

JotaCC

SALVADOR EXIGE RESPOSTAS
POLÉMICA Presidente do Braga não gostou do "silêncio das instâncias responsáveis" sobre a arbitragem de Alvalade

O Braga pretende que a comunicação entre o árbitro Carlos Xistra e o VAR em dois lances do jogo de Alvalade seja divulgada publicamente. Nomeação do árbitro de Castelo Branco contestada

Depois de António Salvador e Abel Ferreira terem criticado o trabalho da equipa de arbitragem liderada por Carlos Xistra – e do VAR Rui Costa – logo após o final da partida com o Sporting, a administração da SAD sentiu necessidade de emitir um comunicado, durante o dia de ontem, "em função do ensurdecedor silêncio das instâncias responsáveis" nas horas que se seguiram ao confronto de Alvalade. O Braga começou por pedir que se discuta "a razoabilidade da nomeação do mesmo árbitro [Carlos Xistra] para os jogos disputados pelo Braga, em 11 jornadas de Liga NOS, com Benfica, FC Porto e Sporting", antes de exigir uma "reflexão sobre a prudência, ou falta dela, na nomeação para a função de VAR de um árbitro tão publicamente exposto na sequência da sua última atuação" num jogo do Sporting, numa alusão ao trabalho do árbitro Rui Costa na receção dos leões ao Chaves – não assinalou uma grande penalidade a favor do Sporting, por falta sobre Gelson Martins, inclusivamente depois de ter consultado o videoárbitro.
Posto isto, o Braga entende "ser essencial que se conheçam as consequências do grosseiro erro do árbitro Carlos Xistra quando, ao minuto 47 e ao arrepio de todas as recomendações do Conselho de Arbitragem (CA), apitou no preciso A conta oficial do Conselho de Arbitragem para a partilha de informação sobre o projeto videoárbitro não é atualizada desde 1 de novembro momento do remate de Fransérgio, impedindo, como pede o CA, que tais lances sejam apreciados em colaboração com o VAR", exigindo ainda que sejam conhecidas as comunicações entre o árbitro e o VAR em dois lances capitais da partida. "O Braga aguarda, ainda assim, e considerando que não foi prontamente reportada qualquer falha nas comunicações, pela divulgação do áudio entre o árbitro e o VAR no decurso dos 58 segundos que intervalam o momento do remate de Fransérgio e a indicação de Carlos Xistra para que seja retomado o encontro. (...) É também premente, em benefício da apregoada transparência, que se conheça o áudio nos 52 segundos entre a decisão de Carlos Xistra de apitar para a marca de penálti ao minuto 90+4' e a conversão do castigo por Bruno Fernandes.
Sendo este um lance ao abrigo do protocolo, é fundamental que se perceba que indicação foi dada sobre a evidente infração de Doumbia sobre Ricardo Ferreira no decurso da jogada e o porquê de tal incidente capital nem se quer ter merecido, da parte de Carlos Xistra, o recurso às imagens através do monitor de que dispõe ao nível do relvado", pode ler-se no comunicado.
A concluir, a administração da SAD liderada por António Salvador questiona se "valerá a pena o esforço, a dedicação e o investimento feitos ao longo dos anos", e pede uma "profunda reflexão" para o facto das competições em Portugal serem "assoberbadas por três clubes que, com o beneplácito geral, secam e incendeiam o ambiente em seu redor, fazendo de todas as outras instituições meras figuras decorativas".


AS QUEIXAS

Golo mal anulado a Fransérgio por fora de jogo (47')
Penálti por assinalar por falta de Battaglia sobre Danilo (55')
Segundo cartão amarelo para André Pinto (90'+3')
Falta de Doumbia sobre Ricardo Ferreira antes do penálti (90'+4')


AS PRETENSÕES

Divulgação do áudio do VAR nos lances de Fransérgio (47') e no penálti do Sporting (90+4')
Discutir a nomeação de Carlos Xistra para os jogos com os três grandes Refletir sobre a nomeação de Rui Costa para VAR


PARAGEM TRÊS NAS SELEÇÕES

Três jogadores do plantel do Braga já seguiram para as respetivas seleções: Ricardo Ferreira prepara-se para fazer a estreia pela Seleção Nacional nos jogos amigáveis com a Arábia Saudita e os Estados Unidos, enquanto Hassan voltou a ser chamado para representar o Egito (já qualificado para o campeonato do mundo) e Xadas está novamente com a seleção portuguesa de sub-21.


TREINO ABEL DEU DUAS FOLGAS

Depois de um ciclo de grande intensidade competitiva, os jogadores do Braga tiveram direito a duas folgas (ontem e hoje), estando o regresso ao trabalho agendado apenas para amanhã, altura em que Abel Ferreira vai começar a preparar a deslocação a Vila do Conde, para defrontar o Rio Ave na quarta eliminatória da Taça de Portugal. Esse jogo está marcado para as 20h30 de 18 de novembro.

REAÇÕES DOS JOGADORES













O JOGO

JotaCC

Xistra: erros com Benfica e FC Porto
Braga tinha detetado um golo mal anulado frente ao Benfica e expulsão perdoada a Brahimi

A nomeação de Carlos Xistra para o jogo de Alvalade deixou os dirigentes do Braga desconfiados, mas, num primeiro momento, apenas porqueoárbitrode Castelo Branco já sido sido escolhido para os confrontos com o Benfica (1.ª jornada) e o FC Porto (4.ª jornada). Apesar de não existir nenhum impedimento normativo – o Regulamento de Arbitragem das provas organizadaspelaLigadeclubesrefere que os árbitros podem dirigir jogosdomesmoemblemadesde que com um intervalo de uma jornada ou de dez dias –, António Salvador deu conta dessa estranheza no final da partida de Alvalade, uma vez que o Braga entende que já tinham sido cometidos erros graves por Carlos Xistra nos confrontos anteriores com os outros dois grandes,nomeadamente num golo anulado a Hassan, por alegado fora de jogo, frente ao Benfica e numa expulsão perdoada a Brahimi na receção ao FC Porto.
No entanto, as acusações feitas pelo Braga (ver página 18) não mereceram qualquer comentário oficial por parte de um dos visados, Fontelas Gomes, presidente do Conselho de Arbitragem, que, contactado por O JOGO, se recusou a responder às questões levantadas pela SAD arsenalista.
No jogo com o Sporting, o árbitro Rui Costa foi o escolhido para desempenhar as funções de VAR, repetindo a presença da recente partida com o Chaves (10.ª jornada). Curiosamente, e ao contrário de outros clubes, o Braga já teve vários árbitros designados para serem VAR, sete nos 11 jogos realizados no campeonato: para além do já referido Rui Costa, foram ainda escolhidos João Pinheiro (duas vezes), Bruno Esteves (duas), Fábio Veríssimo (duas), Vítor Ferreira (uma), Hélder Malheiro (uma) e Gonçalo Martins (uma).


Queixa apresentada contra Nuno Saraiva

Na sequência das declarações proferidas ontem por Nuno Saraiva, diretor de comunicação do Sporting, que atacou António Salvador antes de ter levantado dúvidas sobre a "excelente forma física" dos jogadores do Braga durante a partida de Alvalade, a SAD arsenalista apresentou uma queixa formal contra o funcionário do clube de Alvalade. "Tendo tomado conhecimento e analisado as declarações [de Nuno Saraiva], a SC Braga SAD remeteu as mesmas para o Conselho de Disciplina, através de participação disciplinar", anunciou o Braga. Para além da participação da SAD, também o clube e António Salvador vão apresentar uma queixa-crime contra Nuno Saraiva por declarações que podem ser "consideradas lesivas" da honra da instituição, do presidente e dos jogadores.

O JOGO

JotaCC

BRAGA SALVADOR DECIDE DIRETOR

Depois da saída de António Paisana, que chefiava o futsal do Braga/AAUM e que, por ter sido nomeado administrador dos serivços da ação social da Universidade do Minho, deixou, ao fim de 21 anos, a secção dos arsenalistas, a direção dos minhotos vai reunir esta semana para decidir quem irá assumir a pasta, escolha que passará pelas mãos do presidente António Salvador.

O JOGO

Bruno3429

Yan Said nos Sub-16 de Portugal

Yan Said, atleta da formação do SC Braga, foi convocado por Emílio Peixe para representar a Seleção Nacional de Sub-16 num Torneio Triangular, que será realizado, entre os dias 15 e 19 de novembro, na Cidade do Futebol.
A Equipa das Quinas vai enfrentar as seleções da Bélgica e da Ucrânia nesta competição.

Eis a lista de convocados de Emílio Peixe:
SL Benfica – Famana Quizera, Filipe Cruz, Henrique Pereira, Paulo Bernardo, Pedro Silva, Rafael Brito, Rafael Rodrigues e Tomás Araújo.
FC Porto – Fábio Silva, Tiago Ribeiro e Tomás Esteves.
SC Braga – Yan Said
Sporting CP – Bruno Tavares, Daniel Rodrigues, Diogo Almeida, Eduardo Quaresma, João Daniel, Tiago Ferreira e Umaro Baldé
Vitória SC – Sérgio Dutra

Gverreiros medalhados no Open de Cascais

A secção de Karaté do SC Braga esteve em destaque ao conquistar, no passado fim de semana, duas medalhas de prata e duas de bronze no Open de Cascais.
Os atletas de kumite, Ana Rita Ribeiro, em juvenis, e João Ribeiro, em juniores, sagraram-se vice-campeões na prova. Tånia Matos, em séniores, e Guilherme Gonçalves, em juvenis, arrecadaram a medalha de bronze.
Os Gverreiros do Minho foram acompanhados pela treinadora do clube Elisabete Silva nesta competição.

SCBraga