News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 17/10

Started by Bruno3429, 17 de October de 2017, 08:21

Previous topic - Next topic

Bruno3429

SC Braga: Ataque demolidor leva nove golos em dois jogos
Joana Russo Belo

Nove golos em dois jogos, num ataque que se revela demolidor, num mês intenso nas três frentes de competição: Liga, Taça de Portugal e Liga Europa. O SC Braga prepara o jogo europeu de quinta-feira - com os búlgaros do Ludogorets, a contar para a 3.ª jornada do Grupo C - embalado pela continuidade na prova rainha do futebol nacional e com o registo ofensivo deste mês de Outubro como factor motivacional.

A juntar à meia dúzia do triunfo ao Estoril Praia, no encontro da 8.ª jornada da I Liga - golos de Dyego Sousa, Raúl Silva, Fábio Martins, Xadas e Ricardo Horta (bis) - os arsenalistas marcaram três tentos na Taça de Portugal, frente ao São Martinho, com Dyego Sousa em destaque ao bisar na partida e Fábio Martins a apontar um golaço.

São guerreiros de veia goleadora, confirmando a tendência que se verifica no campeonato, onde o SC Braga é o quarto melhor ataque, quando estão cumpridas oito rondas da competição: soma 15 golos marcados, só ultrapassado pelo Benfica e Sporting, com 16, e FC Porto, que lidera com 19.
A contribuir para este sucesso atacante está o bom momento de forma de Paulinho e Dyego Sousa - os melhores marcadores da equipa, com cinco golos cada, seguindo-se Hassan, com quatro, Fábio Martins (3), os mesmos de Raúl Silva.

Após ter estado afastado das competições nacionais devido a castigo, Dyego Sousa voltou em força e leva três golos nos últimos dois jogos, no entanto, o avançado sofreu um traumatismo ilíaco no passado sábado e mantém-se a dúvida quanto à recuperação para a Liga Europa.

Correio do Minho

Bruno3429

Hassan espreita a vaga europeia
Lesão de Dyego deve significar regresso do egípcio para formar dupla com Paulinho

Está em aberto a oportunidade para Hassan regressar à titularidade no ataque, aproveitando a lesão que deixa Dyego Sousa ainda em dúvida para o confronto europeu desta quinta-feira, frente aos búlgaros do Ludogorets. O brasileiro, recorde-se, sofreu um forte traumatismo na bacia no jogo da Taça de Portugal, com o S. Martinho, no último sábado, mas apesar de ser recuperável deve ficar de fora, até porque Abel Ferreira não terá necessidade de arriscar a sua utilização.

Isto porque a opção pela dupla Hassan/Paulinho acaba por ser consensual e até foi a que alinhou precisamente no último confronto da Liga Europa, com os turcos do Basaksehir.

Ainda por cima, o avançado egípcio está numa fase boa em termos de confiança, depois de ter voltado a ser titular da sua seleção ao fim de cerca de seis meses, contribuindo no jogo decisivo do apuramento para o Mundial da Rússia, frente ao Congo. Esse foi, de resto, o último jogo de Hassan, no passado dia 8, ou seja há mais de uma semana, pelo que o avançado está também com bons índices físicos, já que nem sequer saiu do banco no jogo da Taça de Portugal, tal como tinha sucedido na última partida do campeonato, na goleada imposta ao Estoril, por 6-0.

Hassan tem 12 jogos realizados esta época em todas as competições e marcou quatro golos, enquanto Paulinho e Dyego Sousa já levam cinco no pecúlio.

Autor: António Mendes

Alan e Salvador deram ajuda no combate aos incêndios
Fogo afetou Braga

Os incêndios atacaram em força a cidade de Braga no dia de anteontem e Alan teve o fogo relativamente perto da sua residência. O antigo capitão de equipa dos arsenalistas vive na Falperra e acabou por ter alguma sorte pelo facto de a zona circundante à sua habitação estar limpa de vegetação. Num momento mais crítico, entre as 19 e as 23 horas, o brasileiro e a família chegaram a sair de casa, tendo como maior preocupação ajudar os vizinhos que, com mangueiras e baldes, iam regando os terrenos para evitar que o fogo se alastrasse. O receio era que o vento mudasse repentinamente ou que uma qualquer faúlha originasse um novo foco de incêndio. Perto da meia-noite, a situação acalmou e Alan e a família conseguiram regressar a casa.

Ali bem perto, na zona de Lamaçães, António Salvador também andou na rua a ajudar alguns vizinhos sobressaltados. O presidente do Sp. Braga vive numa zona onde o fogo rondou, mas, felizmente, não chegou às habitações.

Autor: Ricardo Vasconcelos

Record

JotaCC

Italiano arbitra jogo com Ludogorets

A UEFA nomeou Davide Massa para dirigir o Braga-PFC Ludogorets, da terceira jornada do Grupo C da Liga Europa, depois de amanhã (20.05 horas), no Estádio Municipal de Braga.
Massa, que apitará um jogo do Braga pela primeira vez, pertence ao principal escalão da arbitragem italiana desde 2012 e tem as insígnias da FIFA desde 2014. Aos 36 anos, este bancário, que dirigiu a Supertaça de Itália, em agosto, estreia-se na Liga Europa desta temporada. Mauro Tonolini e Alberto Tegoni serão os árbitros assistentes.
Entretanto, pela "pedreira", a equipa minhota prossegue a preparação para o jogo que lhe poderá dar a terceira vitória em três jogos e a liderança destacada. O Ludogorets entrará em campo com quatro pontos (uma vitória e um empate) e também ambiciona chegar ao comando do Grupo C.
Lesionado (traumatismo num osso da anca) durante o jogo da Taça, ganho ao S. Martinho (3-2), Dyego Sousa é a única dúvida na equipa de Abel Ferreira.

JN

JotaCC

ABEL PASSOU JARDIM E JÁ PERSEGUE FONSECA
A campanha (quase) perfeita nas competições europeias desta época coloca Abel Ferreira entre os treinadores com mais vitórias internacionais ao serviço dos arsenalistas



Abel Ferreira está em alta e já persegue os registos dos treinadores mais consagrados da história do Braga

Abel Ferreira tem cinco vitórias consecutivas nas competições europeias e persegue agora o recorde estabelecido por Jorge Jesus no Braga – sete triunfos seguidos em 2008/09

Seis jogos, um empate (logo a abrir com o AIK Estocolmo) e cinco vitórias são o registo de Abel Ferreira nas competições europeias em ano de estreia ao mais alto nível. O registo coloca-o, desde já, no quarto lugar do ranking de treinadores com mais vitórias internacionais pelo Braga, seguindo atrás de Jorge Jesus (nove triunfos), Domingos Paciência (9) e Paulo Fonseca (6). No entanto, todos eles têm o dobro ou mais do dobro de jogos do que Abel Ferreira, que só precisará de mais um triunfo para alcançar o agora treinador do Shakhtar Donetsk. Para trás, já ficaram, entre outros, Leonardo Jardim, que venceu quatro dos 10 jogos disputados pelo Braga nas competições europeias.
Há, no entanto, um recorde por alcançar nos dois confrontos que se seguem com o Ludogorets, o de sete triunfos consecutivos nas provas da UEFA. Aconteceu com Jorge Jesus, que garantiu esse registo, em 2008/09, graças aos triunfos com o Sivasspor (dois na Taça Intertoto), Zrinjski Mostar (dois na qualificação para a Taça UEFA),MFK Petrzalka (dois na primeira eliminatória da Taça UEFA) e ainda frente ao Portsmouth, na primeira jornada da fase de grupos.
Se conseguir igualar Jorge Jesus, Abel Ferreira garante outro registo inédito na história do Braga, ao conseguir qualificar a equipa numa fase de grupos com apenas quatro jogos realizados.


Dyego Sousa continua ausente; avança Hassan

Ainda não foi ontem que Dyego Sousa voltou a treinar no relvado. O avançado sofreu um traumatismo na zona da bacia durante o jogo com o São Martinho, uma lesão que, não sendo grave, o tem impedido de trabalhar com o plantel. O cenário, ao que tudo indica, vai repetir-se no treino matinal de hoje, havendo a expectativa, pelo menos nos responsáveis do Braga, de que Dyego Sousa consiga ultrapassar este problema físico até amanhã, véspera da receção ao Ludogorets. No entanto, mesmo que o brasileiro recupere a tempo do importante confronto da Liga Europa, o lugar de ponta de lança estará reservado para Hassan, que, tal como aconteceu no jogo frente ao Basaksehir, deverá ter a companhia de Paulinho na frente de ataque.

O JOGO

JotaCC

Sp. Braga não pode jogar em Madrid

A UEFA revelou ontem os quatro organizadores da Elite. Para além do Sporting, os anfitriões são o Inter Movistar (Espanha), ETO Györ (Hungria) e Pescara (Itália). Os regulamentos impedem que as equipas que estão nos potes 2 e 3 encontrem o vencedor do grupo que integraram na Ronda Principal. Assim, o Sp. Braga não pode jogar em Madrid. Os arsenalistas, o Kherson – ucranianos que defrontaram os leões– e o Knooppunt – holandeses que vieram da Ronda Preliminar – são os estreantes na Elite.
novo pavilhão, dois deles com lotação praticamente esgotada, e isso foi algo que impressionou a UEFA e que pesou a nosso favor. Os nossos adeptos mereciam ver a equipa jogar em casa a nível internacional", concluiu.

RECORD

Bruno3429

Ludogorets: do domínio interno à Europa

A difícil caminhada do SC Braga no Grupo C da UEFA Europa League vai de vento em poupa. Depois de um sensacional triunfo no terreno do TSG 1899 Hoffenheim e de uma importantíssima vitória caseira sobre o İstanbul Başakşehir, o conjunto bracarense aponta agora baterias à receção aos búlgaros do PFC Ludogorets. Dois jogos, duas vitórias e a liderança do grupo... Mas Gverreiro que é Gverreiro quer sempre mais e a turma de Abel Ferreira aposta tudo em vencer mais uma batalha europeia e dar um passo de gigante rumo ao apuramento para a fase seguinte.

Falar de futebol na Bulgária é, por estes dias, falar do PFC Ludogorets. "Mas e CSKA e Levski de Sófia, que sempre dominaram o futebol búlgaro?", pergunta certamente o leitor. Por agora, esqueça essas 'velhas' potências, porque no país de Stoichkov, Berbatov ou Balakov 'só dá' Ludogorets. Aperte o cinto e acompanhe-nos em mais uma viagem... desta vez até aos escaldantes Balcãs.

O PFC Ludogorets é mais um jovem clube – depois de Hoffenheim e Başakşehir – que o SC Braga tem pela frente. Fundado no ano de 2001, viu-se obrigado a fechar portas logo em 2006 devido a problemas financeiros. Depois de algumas épocas nas divisões inferiores do futebol búlgaro, dias melhores acabariam por chegar na temporada 2009/2010, quando conseguiu promoção aos campeonatos profissionais. Em setembro de 2010, o clube foi adquirido pelo milionário búlgaro Kiril Domuschiev, sendo que selou a subida ao escalão máximo nessa mesma época. Com a venda, o clube aumentou naturalmente o seu poder de compra, começando a garantir jogadores de qualidade superior, numa aposta fortíssima no mercado brasileiro. Os frutos não tardaram a ser colhidos, pois na primeira época de sempre na primeira divisão o PFC Ludogorets conquistou a dobradinha, vencendo o campeonato e Taça da Bulgária. Era o início de um domínio avassalador que se estende até hoje. Hexacampeão búlgaro e vencedor de duas taças, tem surpreendido a Europa com prestações respeitosas na UEFA Champions League e na UEFA Europa League. Agora, é esperar para ver onde podem chegar, na certeza que de que o SC Braga tem pela frente um adversário experiente, ganhador e com perfume brasileiro.

O Momento

SC Braga e PFC Ludogorets são dois conjuntos que chegam a este encontro extremamente motivados. Se por um lado a equipa orientada por Abel Ferreira soma seis vitórias e um empate nos últimos sete jogos – entre Liga NOS, Taça CTT, Taça de Portugal e UEFA Europa League -, o PFC Ludogorets vem de seis triunfos consecutivos e de uma impressionante série de 18 jogos sem perder na presente temporada.
Atualmente no 5.º posto da Liga NOS – a apenas sete pontos do líder FC Porto -, o SC Braga vem de mais um moralizador triunfo a contar para a Taça de Portugal. Já o PFC Ludogorets, líder isolado da Liga Búlgara, vem de um triunfo complicado (0-1) no terreno do modesto Cherno More.
 
Os Dados

– SC Braga e PFC Ludogorets encontram-se pela primeira vez na história, sendo que é também o primeiro encontro dos arsenalistas contra equipas búlgaras e do conjunto búlgaro contra adversários portugueses.
– Os confrontos entre equipas portuguesas e búlgaras têm sorrido claramente às cores nacionais. Em 16 encontros nas competições europeias os conjuntos lusos somam 9 vitórias, 5 empates e apenas 2 derrotas.
– O PFC Ludogorets procura tornar-se na primeira equipa búlgara a ganhar um jogo europeu em Portugal. Atualmente, o registo é de um empate e sete derrotas.
– Invicto há seis encontros europeus esta temporada, o SC Braga leva uma série de cinco vitórias consecutivas na UEFA Europa League.
– O PFC Ludogorets não perde há cinco jogos europeus – 3 vitórias e 2 empates -, mas não obteve qualquer vitória nos últimos 9 jogos fora de casa para as competições europeias: 6 empates e 3 derrotas.
– O PFC Ludogorets atingiu os oitavos-de-final da UEFA Europa League em 2013/2014, naquela que foi a sua única participação na fase de grupos da competição.
– Na temporada passada disputou os 16-avos-de-final da UEFA Europa League, depois de ter terminado no terceiro posto do Grupo A da UEFA Champions League.
– Depois do Levski Sófia, o PFC Ludogorets foi a segunda equipa de sempre a atingir uma fase de grupos da UEFA Champions League, em 2014/2015. No decorrer dessa campanha, tornaram-se na primeira equipa búlgara a vencer um jogo na liga milionária, depois de derrotarem em casa o Basileia (1-0).
– Na primeira época na divisão máxima do futebol búlgaro, o PFC Ludogorets tornou-se na primeira equipa da história a conquistar um triplete – Campeonato, Taça e Supertaça – depois da promoção.
 
Curiosidades

– As cidades de Braga e Razgrad estão separadas por cerca de 2850 km.
– Fransérgio completa 27 anos no dia que antecede a partida.
– Caso veja um cartão amarelo, Raúl Silva falha o encontro da 4.ª jornada, na Bulgária.

Karaté com três medalhas em Castelo de Paiva

O Karaté do SC Braga marcou presença, no passado domingo (dia 15 de outubro), no VI Torneio Solidário de Castelo de Paiva. As excelentes prestações dos Gverreiros valeram a conquista de três medalhas de prata.
Guilherme Gonçalves, João Ribeiro e Afonso Silva arrecadaram, cada um, o segundo lugar do pódio, cumprindo, assim, os objetivos com que partiram para este desafio. Este evento permitiu, ainda, que os restantes atletas bracarenses adquirissem ritmo competitivo para as batalhas que se avizinham.

SCBraga