News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 27/09

Started by Bruno3429, 27 de September de 2017, 08:22

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Muralha da Pedreira abre caminho aos 16 avos-de-final da Liga Europa
Joana Russo Belo

Consolidar o primeiro lugar do grupo, manter o ciclo invicto e dar um passo de gigante rumo aos 16 avos-de-final da Liga Europa. É com o foco nestas metas que os Guerreiros do Minho vão entrar em campo, amanhã, frente aos turcos do Istanbul Basaksehir, a partir das 20.05 horas, no jogo da 2.ª jornada do Grupo C. Pedreira é um bom presságio na Europa quando no horizonte estão dois jogos em casa: é que, na muralha dos guerreiros, nenhuma das duas últimas equipas turcas conseguiu vencer e, esta época, o factor casa tem sido determinante, já que apenas o FC Porto conseguiu levar a melhor, nos cinco jogos já disputados.

Vencer os dois próximos jogos do grupo, em casa, deixará, assim, escancarada a porta milionária dos 16 avos-de-final.
Konyaspor e Fenerbahçe foram os últimos turcos a visitar a Pedreira e ambos perderam, numa vantagem do SC Braga quando analisados os dez enco

ntros anteriores frente a emblemas da Turquia: seis vitórias, um empate e três derrotas. Em casa, os bracarenses somam três triunfos e dois empates diante de turcos, duas das vitórias conquistadas nas duas anteriores campanhas na Liga Europa: 4-1 ao Fenerbahçe, em 2015/16, e 3-1 diante do Konyaspor, no ano passado.

A juntar ao factor casa, está o triunfo épico na Alemanha, na estreia da fase de grupos, que permite ao SC Braga liderar o grupo C e ainda o ciclo de quatro jogos sem perder, entre campeonato, Europa e Taça da Liga, sendo que destes encontros três dos adversários foram o eterno rival Vitória SC, Hoffenheim e Benfica.
Na Europa, os guerreiros estão também numa série de quatro vitórias seguidas e vão medir forças com um Basaksehir - actual 6.º classificado do campeonato turco - que se estreia contra equipas portuguesas e não soma qualquer triunfo fora de portas.

Correio do Minho

Bruno3429

Paulinho: dos 20 mil euros a 'rei' da Europa
É o melhor marcador arsenalista, mesmo na prova da UEFA

Os bons jogadores deixam sempre saudades, mas quase todos são substituíveis. Rui Fonte e Stojiljkovic saíram do Sp. Braga já com a temporada em curso, mas as alternativas internas estão a dar conta do recado, nomeadamente Paulinho. O avançado, de 24 anos, leva cinco golos, é o melhor marcador da equipa e também na Europa é ele quem mais vezes tem festejado: três remates certeiros.

Quem o via carregar o Gil Vicente às costas nas últimas épocas, não tinha dúvidas de que Paulinho ia singrar em Braga, mas terão sido poucos a perspetivar uma afirmação tão rápida. Antigo médio-ofensivo do Santa Maria, pequeno emblema de Barcelos que também viu crescer Hugo Vieira e Nélson Oliveira, Paulinho chegou ao Trofense pelas mãos do professor Neca. A contratação deixou alguns responsáveis do clube desconfiados e após 11 golos a direção deixou-o sair por apenas... 20 mil euros. A chegada ao Gil Vicente também não terá agradado a todos as pessoas que rodeavam António Fiúsa, mas o presidente quis mesmo 'dar' o avançado a João de Deus. O caminho de Paulinho foi longo... Apenas quatro golos em duas épocas, mas a sua importância no grupo era tão grande que, com apenas 22 anos, foi nomeado capitão de equipa.

Na área, nos corredores ou até mesmo como médio-ofensivo, o jogador nunca desistiu de lutar e os golos lá apareceram. Foram 20 na época passada. Pedro Caixinha quis levá-lo para o Rangers, mas o convite do Sp. Braga faltou mais alto. Em boa hora!

Autor: Ricardo Vasconcelos

Record

Bruno3429

UEFA Futsal Cup: os horários de Sporting e Braga na fase de grupos
Sporting inicia com ucranianos do Kherson, bracarenses abrem diante Ricardinho
Redação
   
O Sporting e o Sp. Braga/AAUM já conhecem o calendário da ronda principal da UEFA Futsal Cup. Ambas as equipas iniciam a prestação a 11 de outubro.
No grupo 3, que se disputará na Sérvia, o Sporting, de Nuno Dias, inicia a participação ante os ucranianos do Kherson. Segue-se o Nikars Riga - equipa letã orientada por Orlando Duarte – a 12 de outubro - e, por fim, o Ekonomac Kragujevac, anfitrião, dois dias depois.
Já o Sp. Braga/AAUM, de Paulo Tavares, arranca o grupo 2 frente ao Inter Movistar, do português Ricardinho. Na segunda jornada, os minhotos defrontam o Maribor e, a fechar, o adversário é o Dina Moscovo. A ronda que inclui os bracarenses disputa-se na Eslovénia.
O primeiro classificado de cada grupo apura-se para a final a quatro da competição.

Calendário Sporting*:
1.ª jornada (11 outubro, 17h00): Sporting – Kherson
2.ª jornada (12 outubro, 17h00): Nikars – Sporting
3.ª jornada (14 outubro, 19h30): Sporting – Ekonomac

Calendário Sp. Braga/AAUM*:
1.ª jornada (11 outubro, 16h30): Inter Movistar – Sp. Braga/AAUM
2.ª jornada (12 outubro, 19h00): Maribor – Sp. Braga/AAUM
3.ª jornada (14 outubro, 16h30): Sp. Braga/AAUM – Dina Moscovo

*hora portuguesa

Maisfutebol

JotaCC

Jogos em casa ditam qualificação
Braga Duas últimas épocas mostram importância de não desperdiçar pontos na "pedreira"

Após o triunfo na Alemanha, no arranque da fase de grupos, o Sporting de Braga tem amanhã (20.05 horas, Sport TV1), a hipótese de cimentar a liderança no Grupo C da Liga Europa.

Wilson Eduardo e Ricardo Horta marcaram, no único triunfo europeu em casa, da época passada
A equipa orientada por Abel Ferreira poderá aproveitar a circunstância de receber os turcos do Istambul Basaksehir, que na ronda inaugural empataram em casa com os búlgaros do Ludogorets, para cavar um fosso significativo para os demais adversários, antes mesmo do final da primeira volta da prova.
O triunfo (2-1) sobre os alemães do Hoffenheim, no primeiro jogo, aumentou claramente as chances de o Braga se apurar para os dezasseis avos de final, sendo que os encontros na pedreira podem valer o apuramento.
A equipa minhota jogará em casa em três dos próximos quatro encontros. Além do adversário turco, na próxima jornada será a vez dos búlgaros do Ludogorets jogarem no Minho. Depois, os braguistas vão à Bulgária e de seguida recebem o Hoffenheim. O percurso conclui-se na Turquia, a 7 de dezembro, na visita ao mesmo opositor que amanhã joga na capital minhota.
Basta ir buscar os exemplos relativos às duas últimas épocas para se perceber a importância de somar o máximo pontos possíveis em casa. Em 2015/16, o Braga fez nove pontos no seu reduto (máximo possível) e qualificou-se para os dezasseis anos de final, numa prova em que só caiu nos quartos de final. Depois, em 2016/17, perdeu cinco pontos em casa, sendo que apenas venceu perante os turcos do Konyaspor (3-1). Acabou eliminado...

Por dentro

Treino e conferência
Sem novidades clínicas,o Braga volta a treinar esta manhã, sessão que será seguida de conferência de Imprensa de antevisão do jogo com os turcos e da divulgação dos convocados.
Talvez meia casa
As previsões apontam para que o público ocupe meia casa, no jogo de amanhã. Da Turquia viajará um número diminuto de apoiantes do Basaksehir.
Estreia turca com lusos
O Basaksehir vai defrontar amanhã pela primeira vez uma equipa portuguesa. Os turcos chegam esta manhã a Pedras Rubras e treinam ao fim da tarde na pedreira.
Mossoró de volta
O brasileiro Mossoró, 34 anos, faz parte da equipa turca e está de volta a Braga. O português Manuel da Costa e o brasileiro Júnior Caiçara são outros jogadores do vice-campeão turco.

JN

JotaCC

FÓRMULA ALEMÃ PARA ABATER TURCOS
Dyego Sousa vai ser uma das novidades do onze para a receção ao Basaksehir; Esgaio e Danilo também apontam à titularidade

Abel Ferreira deve repetir, amanhã, o onze que venceu (2-1) o Hoffenheim. Dyego Sousa tem brilhado no pouco tempo de utilização e vai voltar a merecer a confiança do treinador

Para uma equipa "agressiva" como a do Basaksehir (o adjetivo é de Stojiljkovic, agora a jogar nos turcos do Kayserispor), Abel Ferreira preparase para responder com um acrescento de nervo através dos regressos ao onze de Danilo (no lugar de Fransérgio), Esgaio (Fábio Martins) e Dyego Sousa (Hassan). Em resumo, o Braga deve começar o jogo de amanhã com a mesma equipa que fez história na Alemanha, no arranque da fase de grupos da Liga Europa, inclusivamente com Matheus na baliza, apesar da intermitência do brasileiro nos últimos jogos – e da boa resposta de André Moreira no jogo com o Benfica.
Sendo assim, a maior de Dyego Sousa, e leque se estreou no campeonato no jogo de domingo, frente ao Tondela, depois de ter visto suspenso o castigo interno que estava previsto prolongar-se até 14 de outubro. Foram apenas 12 minutos em campo, que se somaram aos 80 que o avançado já tinha contabilizado nos confrontos europeus com o Hafnarfjordur e o Hoffenheim. Em três jogos, um como titular, o brasileiro, de 28 anos, apresenta um registo impressionante de dois golos marcados (nos únicos remates efetuados esta época) e ainda uma assistência. A agressividade de Dyego Sousa (bem evidente no jogo com o Hoffenheim), em contraponto com menor combatividade de Hassan, é apenas mais um fator que vai levar, ao que tudo indica, Abel Ferreira a apostar no brasileiro para o importante jogo de amanhã. Depois da vitória na Alemanha, um novo triunfo frente ao Basaksehir lançará definitivamente o Braga na rota dos 16 avos de final da Liga Europa.


CONFRONTOS
10

O Braga já defrontou equipas turcas em 10 ocasiões, tendo um saldo francamente favorável: seis vitórias, um empate e três derrotas, com 17 golos marcados e oito sofridos


PEDEIRA MOSSORÓ REGRESSA JÁ HOJE

O Braga treina esta manhã pela última vez antes do jogo com o Basaksehir (20h05), que também vai experimentar o relvado do Municipal de Braga ao final da tarde de hoje, com uma sessão de trabalho agendada para as 19h00. Será o regresso do brasileiro Mossoró, agora na equipa turca, a um palco que pisou entre 2008 e 2013. De referir ainda que a partida de amanhã terá como árbitro o esloveno Matej Jug, de 37 anos, que se estreia em jogos do Braga.


Adebayor: entre a dúvida e a promessa para Braga
Clube turco tem escondido a situação clínica do avançado, que falhou o último jogo por lesão

Adebayor está em dúvida para o jogo de amanhã. O avançado de 33 anos, que jogou no Real Madrid, Arsenal e Manchester City, entre outros grandes clubes europeus, não participou na derrota (0-1) do Basaksehir frente ao Gençlerbirligi, depois de se ter lesionado na partida anterior, realizada a 17 de setembro, que resultou num empate (2-2) com o Trabzonspor. Os responsáveis turcos optaram por não revelar a lesão do internacional togolês e têm escondido a situação clínica do jogador, de forma a aumentarem a dúvida em torno da sua utilização em Braga. Ontem, porém, fizeram questão de acrescentar mais uma curiosidade para adensar o mistério: partilharam, nas redes sociais, fotos do treino do Basaksehir, tendo mostrado uma de Adebayor no relvado, de chuteiras, mas completamente sozinho; nas restantes, do grupo, nunca se vê o avançado. Certo é que o goleador prometeu, em declarações ao site da UEFA, uma equipa "mais forte" do que aquela que empatou (0-0) com o Ludogorets. "Tivemos um arranque em falso, mas foi a primeira vez que a nossa equipa jogou na Europa. Estamos a melhorar e vamos estar mais fortes frente ao Braga. Ainda está tudo em aberto", afirmou.

O JOGO

JotaCC

Golo na Islândia valeu-lhe o onze

Por opção técnica, Paulinho não foi inscrito na 3.ª pré-eliminatória da Liga Europa e a estreia pelo Sp. Braga teve lugar apenas no campeonato. Saltou do banco nas duas primeiras jornadas e foi chamado ao onze no terreno do FH Hafnarfjördur, já no play-off europeu. O golo marcado deu-lhe estatuto de titular. Seguiram-se nove partidas e mais quatro golos.


Contextos distintos em dérbi minhoto

SP. BRAGA B É ÚLTIMO

Hoje há dérbi do Minho em Famalicão, com a equipa de Dito e o Sp. Braga B a viverem momentos de forma completamente diferentes. Os famalicenses vêm de três vitórias e um empate nas últimas quatro partidas oficiais, ao passo que os arsenalistas ainda não venceram esta temporada. Apesar de o Sp. Braga B ser o último classificado, Dito lembra que o Famalicão "precisa de estar em alerta".

RECORD

Bruno3429

İstanbul Başakşehir: uma força crescente

Depois de um fundamental e moralizador triunfo no terreno do TSG 1899 Hoffenheim, o SC Braga arregaça agora as mangas para a primeira batalha caseira na UEFA Europa League 2017/2018. Após o embate com a nova coqueluche da Bundesliga, os Gverreiros do Minho têm agora pela frente a mais recente sensação do futebol turco.
O İstanbul Başakşehir Futbol Kulübü é um jovem clube fundado no ano de 1990, na altura com o nome de ISKI SK. Após uma temporada nas competições amadoras, ascendeu à TFF Second League (segunda divisão turca), alterando desde logo a sua denominação para Istanbul BB. Depois de 15 anos no escalão secundário, chegava a tão esperada estreia no topo do futebol turco: a Süper Lig. Após uma mão cheia de temporadas relativamente tranquilas, o conjunto da capital voltou a cair para o segundo escalão, tendo regressado na temporada seguinte – 2013/2014 – ao convívio dos grandes. Em junho de 2014 adotou a forma como o conhecemos hoje, passando-se a chamar İstanbul Başakşehir Futbol Kulübü. Nas duas temporadas que se seguiram terminou num espetacular quarto lugar, assinando mais tarde um importante patrocínio com a Medipol Education and Health Group. A partir desse momento – e com a contratação de jogadores de qualidade reconhecida – o conjunto turco deu um claro salto qualitativo. Nesse sentido, o segundo lugar alcançado na temporada – a quatro pontos do campeão Besiktas – só foi uma surpresa para os mais distraídos.
Chegavam, então, as emoções da UEFA Champions League. Depois de eliminado o Club Brugge, na 3.ª pré-eliminatória, o İstanbul Başakşehir 'viu-se' mais perto da fase de grupos da liga milionária. Contudo, o sorteio do play-off colocou o poderoso Sevilha no caminho do conjunto turco... e os sevilhanos fizeram-se valer de toda a sua qualidade e experiência. Porém, e depois de ter perdido 2-1 na primeira mão, o İstanbul Başakşehir foi capaz de discutir a eliminatória fora de casa... onde esteve a apenas um golo de seguir em frente, em virtude do empate a dois que se registou na segunda mão.
Caía por terra o sonho da 'Champions', mas foram muitos os benefícios do apuramento para a principal competição europeia de clubes... Os ventos do crescimento e do sucesso trouxeram jogadores como Elia, Chedjou, Gökhan Inler, Gaël Clichy, Mevlüt Erdinc, Manuel da Costa... que assim se juntaram a Adebayor, Mossoró, Júnior Caiçara, Emre Belözoglu...
 
O Momento

SC Braga e İstanbul Başakşehir chegam a este embate em momentos ligeiramente distintos. Nos últimos quatro embates a equipa orientada por Abel Ferreira soma três vitórias e um empate, entre Liga NOS, Taça CTT e UEFA Europa League. Os Gverreiros do Minho surgem confiantes após uma reviravolta (2-1) – mais uma – diante diante do CD Tondela, que lhes permitiu escalar mais alguns lugares na classificação da Liga NOS.
Por sua vez, o conjunto liderado por Abdullah Avci soma três encontros sem vencer – dois empates e uma derrota – entre Liga Turca e UEFA Europa League. O İstanbul Başakşehir vem de uma derrota (1-0) fora de casa, perante o modesto Gençlerbirliği. Na Süper Lig, os turcos ocupam o 6.º posto com 10 pontos, estando a apenas seis pontos do primeiro classificado Galatasaray.
 
Os Dados

– SC Braga e İstanbul Başakşehir encontram-se pela primeira vez na história, sendo que é também o primeiro encontro do conjunto turco perante opositores portugueses.
– O SC Braga tem mostrado 'aptidão' para defrontar clubes turcos. Nos 10 jogos disputados soma 6 vitórias, 1 empate e 3 derrotas (3 vitórias e 2 derrotas em Braga). Defrontou adversários turcos nas duas últimas edições da UEFA Europa League, os quais derrotou nos dois jogos disputados no Estádio Municipal: Fenerbahçe (4-1 em 2015/16) e Konyaspor (3-1 em 2016/2017).
– A vitória por 2-1 sobre o Hoffenheim – na jornada inaugural – prolongou para quatro a série de vitórias consecutivas na Europa para o SC Braga.
– Na estreia na fase de grupos da UEFA Europa League, o İstanbul Başakşehir empatou a zero – no seu reduto – com o Ludogorets.
– O SC Braga marcou dois ou mais golos em sete dos seus últimos oito jogos na UEFA Europa League. Por outro lado, sofre golos há 17 encontros europeus.
– O İstanbul Başakşehir ainda procura a primeira vitória fora de casa nas competições europeias. Nos cinco jogos disputados soma três empates e duas derrotas. Não conseguiu, também, terminar qualquer encontro sem golos sofridos, concedendo pelo menos dois golos em cada partida.
– Finalista vencido da UEFA Europa League em 2010/11, o SC Braga disputa a fase de grupos da competição pelo terceiro ano consecutivo.
– Eliminado pelo Sevilha nos play-offs da UEFA Champions League, o Istanbul Başakşehir estreia-se na fase de grupos de uma competição europeia.
 
Curiosidades

– As cidades de Braga e Istambul estão separadas por cerca de 3100 km.
– Mossoró, atleta do İstanbul Başakşehir, foi jogador do SC Braga entre 2008 a 2013. O médio brasileiro disputou a final da UEFA Europa League em 2010/2011.
– Júnior Caiçara, um de dois brasileiros do İstanbul Başakşehir, também jogou em Portugal, ao serviço do Gil Vicente FC entre 2010 e 2012.
– Bruno Viana (SC Braga) e Manuel da Costa (İstanbul Başakşehir) foram companheiros de equipa no Olympiacos na temporada passada.

Crespo: "Estudámos bem o adversário"

O SC Braga B regressa, esta quarta-feira, às emoções da Ledman LigaPRO. Em jogo referente à 8.ª jornada da prova, a equipa liderada por João Aroso tem uma curta deslocação ao terreno do FC Famalicão, equipa que surge motivada por uma série de quatro encontros sem perder (três vitórias e um empate). Crespo foi porta voz do grupo no lançamento da partida, assegurando um SC Braga B conhecedor do adversário e extremamente motivado para vencer.

Expetativas: "Sabemos que vai ser mais um jogo complicado para nós. O FC Famalicão tem um boa equipa, joga em casa e certamente vai criar-nos muitas dificuldades. Sabemos quais são os pontos fortes do adversário... mas também as suas fragilidades. Vamos tentar explorá-las ao máximo para trazermos os três pontos para Braga".

A importância da paragem: "Claro que foi uma paragem importante para nós. É sempre bom ter mais tempo para preparar os jogos, para podemos "afinar" as nossas armas ao máximo e consolidar processos. Trabalhámos nos limites para vencer".

O primeiro ano como profissional: "Dei o primeiro passo, cheguei onde queria, ser profissional... é um mundo completamente diferente mas que eu estou a adorar... agora é continuar a trabalhar forte para poder ajudar ao máximo os meus colegas e trazer vitórias para este grande clube".

Ludgero e Tiago Fernandes chamados aos sub-21

Ludgero Lopes e Tiago Fernandes, reforços do SC Braga/AAUM esta época, foram convocados por José Luís Mendes para o estágio de preparação da seleção nacional sub-21, que terá lugar no Centro de Estágios de Rio Maior, entre os dias 1 a 4 de outubro.
Segundo o programa disponibilizado pela Equipa das Quinas, os sub-21 lusos irão realizar dois jogos de treino, diante da formação do Olho Marinho e do CD Burinhosa.

Eis a lista de convocados:
ADCR Caxinas Poça Barca: Diogo Gonçalves, João Fonte e José Martins;
CS São João: Leandro Costa;
CRC Quinta dos Lombos: Manuel Mesquita;
Futsal Azeméis by Noxae: Rúben Freire e Tiago Sousa;
GCR Ossela: Vítor Pacheco;
SL Benfica: Afonso Jesus, André Correia, Carlos Fonseca e Silvestre Ferreira;
SC Braga/AAUM: Ludgero Lopes e Tiago Fernandes;
Sporting CP: José Machado.

SCBraga

Bruno3429

Jefferson entre os convocados para a receção ao Basaksehir
Lateral brasileiro de regresso às convocatórias
Redação
   
Abel Ferreira, técnico do Sporting de Braga, anunciou os 20 jogadores convocados para a receção ao Basaksehir, numa partida a contar para a segunda jornada da Liga Europa.
Jefferson, que não foi opção na recente visita a Tondela para o campeonato, volta a integrar a lista de convocados do clube minhoto, ao passo que Marafona, Mauro e Wilson Eduardo permanecem ausentes por lesão.
O Sporting de Braga, atualmente na liderança do grupo C com três pontos, defronta o emblema turco amanhã, no Estádio Municipal de Braga, pelas 20h05.

Convocados do Sporting de Braga

Guarda-redes: André Moreira e Matheus;
Defesas: Ricardo Esgaio, Rosic, Marcelo Goiano, Ricardo Ferreira, Raúl Silva, Nuno Sequeira e Jefferson;
Médios: Danilo, Xadas, Fábio Martins, Fransérgio, André Horta, Vukcevic e João Carlos Teixeira;
Avançados: Hassan, Ricardo Horta, Dyego Sousa e Paulinho.

Abel Ferreira: «Queremos dez pontos o mais rapidamente possível»
Técnico ambicioso em relação à prestação da equipa Liga Europa apesar de esperar dificuldades na receção ao Istambul Basaksehir
Bruno José Ferreira

Abel Ferreira espera uma «tarefa difícil» esta quinta-feira na receção ao Istambul Basaksehir no jogo referente à 2ª jornada da fase de grupos da Liga Europa. O técnico do Sp. Braga recordou o trajeto dos turcos, nomeadamente as dificuldades causadas ao Sevilha no play-off de acesso à Liga dos Campeões, para perspetivar o que os bracarenses terão pela frente.

«Vai ser uma tarefa difícil, diante duma equipa que criou muitos problemas ao Sevilha, três vezes campeão da Liga Europa, que disputou uma pré-eliminatória da Liga dos Campeões, que empatou 2-2 em sua casa e teve uma bola no ferro aos 90 minutos. Foi vice-campeã da Turquia, foi ganhar a casa do Fenerbahçe e tem jogadores experientes, de qualidade, como Clichy, Visca ou Adebayor», referiu o técnico na conferência de imprensa de lançamento do jogo.

Assumindo que a sua equipa está «confiante, mas realista», o treinador aponta como objetivo atingir os dez pontos no grupo para, dessa forma, seguir em frente. «É um contexto de grande dificuldade, mas o objetivo é claro: queremos passar a fase de grupos, fazer 10 pontos o mais rápido possível. Para isso temos de jogar para vencer. Sabemos o que temos de fazer e estamos preparados para uma batalha difícil. Vai requerer da nossa parte o melhor de nós para levar de vencido o nosso adversário», vincou.

Para levar de vencida a equipa turca Abel Ferreira diz que o seu conjunto tem de ser vertical e sabe jogar com as incidências do jogo. «Esta equipa sabe o que tem de fazer, tem de ser agressiva nos duelos individuais, vertical e viver com as vicissitudes do próprio resultado. Não jogamos sozinhos, temos um adversário que quer tanto vencer coo nós, mas esta união, este espírito de família tem sido bem vincado e traduzido em resultados positivos, pois o clube exige ter esta cultura de vitória», atirou o treinador.

Depois do Istambul Basaksehir o Sp. Braga volta a jogar no municipal bracarense, diante do Ludogorets. Abel Ferreira diz que esta fase não será determinante para o futuro da sua equipa em prova, pensando jogo a jogo.

«Temos de pensar num jogo de cada vez e o mais importante é o de amanhã. Temos de respeitar o adversário, temos de manter o equilíbrio emocional e ter consciência das dificuldades que vamos ter. Queremos, também, lutar pelos 3 pontos em todos os jogos», afirmou o técnico.
O jogo entre o Sp. Braga e o Istambul Basaksehir está agendado para as 20h05 desta quinta-feira e terá arbitragem do esloveno Matej Jug.

Sp. Braga: Paulinho e a seleção que de «sonho» passou a «objetivo»
Atacante do Sp. Braga espera dificuldades na receção ao Istambul Basaksehir, uma equipa «sem pontos fracos»
Bruno José Ferreira

A maior experiência do Sp. Braga em jogos europeus não dá vantagem aos arsenalistas no embate desta quinta-feira com o Istambul Basaksehir. Quem o diz é Paulinho, avançado do emblema arsenalista que já marcou três golos esta época na Liga Europa.
«Estão recheados de bons jogadores, internacionais, e se houver vantagem é para eles. É um jogo de qualidade, eles têm qualidade, nós também e temos de trabalhar e sacrificar para chegar à vitória», referiu o avançado de 24 anos, ladeado por Abel Ferreira, na antevisão ao jogo da 2ª jornada do Grupo C da Liga Europa, acrescentando que os turcos têm poucos pontos fracos.
A rubricar um excelente início de época, o jogador proveniente do Gil Vicente diz que sempre trabalhou para merecer as oportunidades que está a ter: «Vir da II Liga nunca me intimidou ou fez sentir inferior. Trabalhei para ser opção, para jogar, ser alguém em quem o treinador confiasse. Deu-me a oportunidade, agarrei-a, mas tenho de continuar a trabalhar diariamente porque não conquistei nada», atirou.
Com um total de cinco golos em doze jogos nos arsenalistas, Paulinho já olha para a Seleção Nacional como um sonho que virou objetivo. «É um sonho, mas, estando num clube como o Braga, onde jogo e estou a marcar, a seleção é um objetivo. Não é fácil, é campeã da Europa, tem jogadores fantásticos, o melhor do mundo, mas vou trabalhar para alcançar esse objetivo», concluiu.

«Vou deixar que o Mossoró resolva», diz treinador do Istambul BB
Abdullah Avci bem-humorado na conferência de imprensa de antevisão ao jogo com o Sp. Braga
Bruno José Ferreira
   
A conferência de imprensa de antevisão de Abdullah Avci, treinador do Istambul Basaksehir, começou de forma animada com o técnico a dizer que Mossoró, antigo jogador do Braga a defender atualmente as cores do Istambul BB, ajudou os turcos com informações importantes. «Vou deixar que o Mossoró resolva este jogo, já que ele conhece bem o Braga», começou por dizer o treinador de 54 anos.

Sobre o jogo propriamente dito, Abdullah Avci diz que a este nível não há jogos fáceis. «O importante é pôr o que estudámos em prática. O Braga tem bastante experiência nas competições europeias, tem uma final da Liga Europa e nos últimos dois anos jogaram com equipas turcas, o que demonstra a experiência europeia. Assistimos ao jogo deles com o Hoffenheim e o Braga é uma equipa compacta e a distância entre linhas é curta. Este é apenas o quarto ano na Liga Europa, o primeiro na fase de grupos, mas temos também alguma experiência a nível internacional. Porém, a este nível, não há adversários fáceis», referiu o técnico.
Sem poder contar com o lesionado Adebayor, uma das estrela da equipa, Avci diz o emblema turco tem «outros jogadores com qualidade», considerando que o Braga é favorito, na medida em que faz parte do Grupo C pertencente do Pote 1.

Mossoró foi o jogador escolhido pelo Istambul Basaksehir para prestar declarações no seu regresso à Pedreira. O brasileiro destacou a agressividade dos bracarenses. «Sabemos que vamos defrontar um adversário muito forte, estreou-se bem na Liga Europa, é forte em casa e uma equipa totalmente diferente da minha época. É uma equipa forte, agressiva, que pressiona e temos de estar no nosso melhor se quisermos vencer. Respeitamos muito o Braga, mas queremos neutralizar os pontos fortes, explorar os pontos fracos, para sair daqui com um resultado positivo», atirou, agradecendo o carinho recebido neste regresso.

Instado a comparar este Braga com o do seu tempo, Mossoró diz que há muitas diferenças. «É totalmente diferente, começou agora a época, mas tem jogadores de valor. Falando da nossa equipa, eram jogadores experientes, demorou um ou dois anos para formar a base para chegar forte na Europa e no campeonato. O Braga está mais forte agora do que no início, pois todos se lembram que não foi fácil passar o play-off, depois venceu na Alemanha, estão num bom momento e jogam num esquema totalmente diferente do nosso, concluiu.
O jogo entre o Sp. Braga e o Istambul Basaksehir está agendado para as 20h05 desta quinta-feira no Estádio Municipal de Braga.

Maisfutebol

Bruno3429

SC Braga x Istanbul Basaksehir: convocados

O SC Braga treinou esta quarta-feira pela última vez antes da receção ao Istanbul Basaksehir, agendada para esta quinta-feira, a partir das 20h05, e relativa à 2ª jornada do Grupo C da UEFA Europa League.
No final, o treinador elaborou uma convocatória que contempla 20 nomes: Matheus, Rosic, Jefferson, Sequeira, Hassan, Xadas, Danilo, André Horta, Paulinho, R. Horta, Teixeira, R. Ferreira, A. Moreira, Fábio M., Fransérgio, Raul Silva, Vukcevic, R. Esgaio, M. Goiano e Dyego Sousa.

Abel: "Preparados para uma batalha difícil"

Abel Ferreira, na antevisão da partida correspondente à 2ª jornada da fase de grupos da UEFA Europa League, afirmou que o Istanbul Basaksehir é uma equipa forte e que vai causar muitas dificuldades à formação arsenalista. O técnico dos Gverreiros do Minho aproveitou para salientar, uma vez mais, que o objetivo do SC Braga é passar a fase de grupos.

Análise do adversário: "Vai ser uma tarefa difícil. Esta equipa criou muitos problemas ao Sevilha, que foi duas vezes campeão da europa e isso demonstra bem a qualidade do nosso adversário. No ano passado foi vice-campeão, há bem pouco tempo foi ganhar à casa do Fenerbache. O capitão da equipa é um jogador experiente e com muita qualidade, muitos internacionais, um contexto de grande dificuldade."

Objetivo na competição: "Calharam-nos adversários difíceis, mas o objetivo é muito claro: passar a fase de grupos e fazer 10 pontos o mais rápido possível. Queremos vencer amanhã e sabemos o que temos de fazer. Estamos preparados para mais uma batalha, uma batalha difícil, que vai requerer o melhor de nós para levar de vencido este adversário."

Confiança do grupo: "A equipa está confiante, mas realista. Sabe que o jogo só termina quando o árbitro apita. Temos tido a vicissitude de entrar no jogo e em 50% sofrermos golo primeiro. Prefiro valorizar a qualidade que esta equipa tem. Queremos lutar em todos os jogos até ao último segundo pela vitória. Nós não controlamos o resultado, controlamos as nossas tarefas individuais e coletivas e é isso que temos de fazer, sempre em busca de lutar até ao último segundo para vencer."

Paulinho: "Vamos tentar impor o nosso futebol"

No lançamento da partida frente ao Istanbul Basaksehir, Paulinho teceu fortes elogios à qualidade e aos jogadores da formação turca. O avançado do SC Braga aproveitou, ainda, para afirmar que está feliz pelo seu momento de forma e revelou o sonho de chegar à seleção lusa num futuro próximo.

Análise do adversário: "A equipa está recheada de jogadores com muita experiência e com jogadores que levam muitos jogos nas competições europeias. O jogo de futebol é 11 para 11, temos a nossa qualidade e eles têm as deles. Vamos tentar impor o nosso futebol e sabemos que vamos ter de trabalhar muito. Estamos juntos no espírito de equipa e sabemos que vamos ter de nos sacrificar pelo grupo."

Momento de forma: "Tudo o que nós colhemos é fruto do nosso trabalho. Trabalhei para ser opção e ser alguém que o treinador pudesse confiar. É continuar a trabalhar porque ainda não conquistei nada."
Seleção é um objetivo: "É um sonho para qualquer jogador português. Estar no SC Braga, a jogar e a marcar, claro que é um objetivo chegar à seleção e é para isso que vou trabalhar."

Márcio Mossoró: "Vai ser um jogo complicado"


Quatro anos depois, Márcio Mossoró volta a pisar o Estádio Municipal de Braga – desta vez como adversário. No lançamento da partida, o atleta do Istanbul Basaksehir mostrou-se feliz pelo regresso à cidade dos arcebispos, deixando elogios à formação bracarense. O brasileiro acredita que o conjunto turco pode intrometer-se na discussão do resultado e revelou, ainda, que este plantel é bem diferente do que conheceu nas cinco épocas em que vestiu a camisola arsenalista.

Fator casa pode favorecer o SC Braga: "Sabemos que vamos enfrentar um adversário muito forte, que nos últimos quatro jogos tem três vitórias e esteve muito bem na Liga Europa, vencendo no terreno do Hoffenheim. O SC Braga é, principalmente, muito forte em casa, pela sua maneira de jogar – sempre agressivo, muito forte e com muita pressão. Vai ser um jogo complicado e temos de estar no nosso melhor".

Análise ao momento do adversário: "É uma equipa mais forte agora do que no início do ano. O play-off foi complicado, mas o clube entrou na fase de grupos com uma vitória importante e no campeonato vem de vitórias. Está num momento bom, a equipa está confiante e os jogadores estão a jogar solto".

Diferenças entre o plantel que conheceu ao serviço dos minhotos e o atual: "Não dá para comparar. Já na nossa equipa, na altura, tínhamos jogadores experientes, e demorou um ou dois anos para termos aquela base. O esquema atual é completamente diferente em comparação com a altura em que joguei aqui. É uma equipa com qualidade e com jogadores de área muito fortes fisicamente".

Resultado positivo frente a um adversário com qualidade: "Acredito que temos condições para vencer, respeitando sempre o SC Braga, sabendo analisar os pontos fortes e explorando os pontos fracos. Queremos sair daqui com um resultado positivo. Sabemos que vai ser difícil, mas estamos preparados para fazer um grande jogo amanhã".

Abdullah Avci: "SC Braga é favorito"

"Deixo o jogo de amanhã para o Mossoró resolver". Foi desta forma – e em tom de brincadeira – que Abdullah Avci, treinador do Istanbul Basaksehir, lançou o encontro desta quinta-feira, a contar para a 2ª jornada do Grupo C da UEFA Europa League. O treinador turco mostrou-se bastante conhecedor do SC Braga e de todo o seu percurso, focando-se na experiência da equipa em competições europeias. Abdullah deixou, também, a certeza de que vai ser um bom jogo e que o Istanbul Basaksehir vai tentar ao máximo vencê-lo.

Análise do SC Braga: "O SC Braga tem 96 anos e tem muita experiência nas competições europeias, tendo já chegado à final em 2011. O SC Braga é uma equipa que joga compacta e a distância entre as linhas é muito curta. Nós estamos no nosso quarto ano na Liga Europa e no primeiro ano na fase de grupos. No nosso primeiro jogo empatamos, mas temos jogadores experientes. Analisamos o adversário muito bem. Neste nível não temos adversários fáceis. Amanhã vamos tentar ao máximo vencer e vai ser um bom jogo."
Favoritismo: "Na hora do sorteio, o SC Braga veio no primeiro grupo, então é o favorito. Nos últimos anos sempre disputou as competições europeias e no plantel tem 13 jogadores brasileiros e a média de idades é 25 anos, mas nós também temos muita experiência, e o jogo vai começar 0-0."

Ausência de Adebayor, por lesão: "Esperamos que ele recupere para o próximo jogo do campeonato. É um jogador importante, mas os outros jogadores também o são e têm experiencia, o outro ponta de lança também é bom. Os dois plantéis têm 11 jogadores e reforço, o jogo vai começar 0-0."

Triunfo caiu com o desperdício

O SC Braga B empatou, esta quarta-feira, a uma bola no terreno do FC Famalicão. Numa exibição de grande nível, os Gverreiros do Minho produziram situações mais do que suficientes para vencer, mas pagaram caro o elevado desperdício.

O jogo começou da melhor forma para os comandados de João Aroso, que após uma série de bons lances de ataque ganhou vantagem com um golo de Arghus (6'). Completamente por cima no jogo, o SC Braga B foi produzindo situações mais do que suficientes para construir um resultado mais dilatado. Luther Singh – em duas ocasiões – André Ribeiro e Thales tiveram nos pés chances clamorosas para marcar, mas faltou a frieza necessária.

O intervalo chegou e o a mudança do sistema tático no FC Famalicão trouxe maiores problemas ao SC Braga B. Contudo, de forma personalizada os Gverreiros foram capazes de cheirar o golo em diversas situações. Caso de Luther Singh que, com a baliza escancarada, atirou ao lado. Mais pressionante, o FC Famalicão esteve perto do golo por Mendes, que viu Tiago Sá travar-lhe uma grande penalidade aos 75 minutos. Três minutos mais tarde o árbitro Manuel Mota voltou a apontar para a marca dos 11 metros, num lance tremendamente duvidoso. Na conversão, Rui Costa não falhou e carregou de injustiça o resultado.

Ficha de Jogo
Onze inicial: Tiago Sá, D'Alberto, Lucas, Arghus, Thales, Didi, Crespo (Edelino Ié, 11′), Trincão (Midana, 65′), Simão, Luther Singh e André Ribeiro (Ogana, 70′)
Suplentes: Velho, Inácio, Edelino Ié, Villagrán, Midana, Ogana e Leandro
Golos: Arghus (6′) e Rui Costa (78′ g.p)

SCBraga