News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 12/09

Started by Bruno3429, 12 de September de 2017, 08:32

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Melhores na Europa sem pensar no dérbi
Duelo em Hoffenheim é de exigência máxima e Abel Ferreira vai apostar nos habituais titulares

A derrota em Setúbal fez soar os alarmes em Braga, com a turma de Abel Ferreira a somar o terceiro desaire no campeonato em apenas cinco jogos. O registo não é brilhante e no horizonte já está um sempre escaldante dérbi com o Vitória, que ganha agora ainda mais importância para os arsenalistas. Contudo, antes disso arranca a fase de grupos da Liga Europa, com a deslocação ao terreno do Hoffenheim, o que impede a possibilidade de qualquer tipo de poupanças a pensar na Liga.

Depois de ter atuado no Sado sem Esgaio, Raúl Silva, Vukcevic e Hassan de início, Abel Ferreira deixou antever que vai lançar os habituais titulares no encontro da Alemanha, até porque o Hoffenheim é uma equipa de grande valor e que vai exigir o melhor da formação arsenalista. Portanto, o dérbi com o Vitória, marcado para o próximo domingo, terá de esperar e, aí sim, o treinador dos minhotos poderá apostar novamente na rotatividade.

Abel Ferreira já assumiu publicamente que o plantel que orienta lhe dá totais garantias e, à imagem do que aconteceu depois dos jogos com o Elfsborg e o Hafnarfjordur, é provável que faça alterações na receção ao vizinho de Guimarães.

Dúvida na baliza

Quem está à espreita de uma oportunidade é André Moreira. Até agora, o técnico não tem apostado na rotatividade na baliza, mas o início da fase de grupos da Liga Europa pode alterar esta tendência. Matheus não esteve bem com o V. Setúbal e o jovem português pode ser lançado.

Autor: José Miguel Machado

Record

JotaCC

Matheus totalista à prova na Alemanha

O guarda-redes Matheus, que anteontem cometeu no Bonfim um penálti que ditou o primeiro golo do Vitória de Setúbal na derrota minhota por 2-0 tem merecido a confiança de Abel Ferreira, que o utilizou, em todos os jogos desta época.
Com André Moreira como principal alternativa, Matheus estará à prova depois de amanhã (18 horas, SportTV1), na Alemanha, na estreia do Braga fase de grupos da Liga Europa, frente ao Hoffenhein. Curiosamente , na época passada, Matheus só fez o primeiro jogo a 15 de setembro, no arranque europeu...
Entetanto, o Braga prescindiu do treino de adaptação ao Rhein-Neckar-Arena. A equipa treina amanhã (9 horas), ainda na pedreira, segue (13 horas), em voo charter, de Pedras Rubras para Frankfurt e a antevisão jogo será, ao fim da tarde, num hotel alemão.

JN

JotaCC

Pecados defensivos ainda por eliminar em Braga
A derrota em Setúbal evidenciou os problemas defensivos da equipa que, como admitiu Abel, tem acumulado momentos de "desconcentração". Segue-se um teste de exigência máxima com o Hoffenheim.

No final do jogo com o V. Setúbal, e depois de ter sido convidado a explicar os golos sofridos nesta época, Abel Ferreira atribuiu boa parte deles a "falhas de concentração", mais até do que a uma deficiente "organização defensiva". Aceitamos o desafio do treinador e detalhamos os 13 golos consentidos até ao momento (em dez jogos), e a verdade é que cinco surgiram na sequência de erros individuais flagrantes. Os dois de Setúbal foram os últimos (Matheus e Bruno Viana), mas também já houve um penálti cometido de forma infantil por Pedro Santos logo no arranque da época (empate com o AIK) e mais duas falhas de Rosic (receção ao AIK) e Raúl Silva (visita à Luz). Sendo esta uma análise com pingos de subjetividade, os restantes oito golos foram antecedidos por erros coletivos no processo defensivo, ainda que, em alguns casos, tenham começado por uma falha individual - não tão evidentes como os relatados anteriormente.
No entanto, há dois problemas gritantes neste Braga: as entradas em falso e a incapacidade evidenciada durante as primeiras partes. Relativamente ao primeiro ponto, sublinhe-se o facto de o Braga ter começado a perder em oito (!) dos dez jogos já realizados - as exceções foram as visitas ao AIK e ao Aves. Abel Ferreira tem falado em "aspetos circunstanciais", mas a amostra começa a ser demasiado grande para se falar num mero acaso. Aliado a essas entradas em falso, estão também as dificuldades evidenciadas durante as primeiras partes: dez dos 13 golos sofridos foram antes do intervalo, e se os jogos acabassem aos 45 minutos o Braga teria somado cinco empates e outras tantas derrotas.


Guarda-redes nas mãos de Vital

O Braga deu ontem início à nova época da sua Escola de Guarda-Redes, projeto de formação específica que voltará a ter como coordenador Jorge Vital, treinador de guarda-redes da equipa principal. Com cerca de meia centena de inscritos, a apresentação de ontem contou com a presença de Matheus, André Moreira e Tiago Sá, do plantel principal, Filipe Ferreira e Ricardo Velho, da equipa B, e Ana Rita Costa, da equipa feminina.


ARBITRO ESCOCÊS DE BOA MEMÓRIA

O árbitro escocês Bobby Madden foi nomeado pela UEFA para dirigir o jogo com o Hoffenheim. Madden, de 38 anos, tem as insígnias da FIFA desde 2010 e já dirigiu um jogo do Braga nas competições europeias, precisamente para a Liga Europa, em 2015/16, na vitória em casa sobre o Groningen (1-0). O jogo da Alemanha começas às 18h00 de quinta-feira.


ALEMANHA BRAGA ABDICA DO TREINO

O Braga vai prescindir do habitual treino de adaptação ao Rhein-Neckar-Arena. Isto porque a viagem para a Alemanha realiza-se apenas ao início da tarde de amanhã, já depois de um treino matinal que decorrerá em Braga. A comitiva arsenalista faz escala em Frankfurt, seguindo-se uma viagem de autocarro, de uma hora, até Mannheim, localidade onde a equipa ficará instalada.

O JOGO

JotaCC

Liga Europa: Vitória de Guimarães e Sporting de Braga com vida difícil

Vitória de Guimarães e Sporting de Braga, ambos com inícios de temporada irregulares, vão ter que 'suar' para ultrapassar a fase de grupos da Liga Europa de futebol, com alemães, franceses e turcos no caminho dos emblemas minhotos.

O Guimarães, que teve entrada direta na competição, foi sorteado no grupo I, juntamente Marselha, Salzburgo e Konyaspor, enquanto o Braga, que passou pelas pré-eliminatórias, vai medir forças no grupo C com Hoffenheim, Ludogorets e Basaksehir.

Com apenas duas vitórias nas primeiras cinco jornadas da I Liga e uma pesada derrota caseira com o Sporting (5-0), os vimaranenses estão ainda longe do nível que apresentaram na última época, que valeu o quarto lugar, e terão que melhorar muito para fazer frente ao Marselha, que está a tentar renascer em França, e Salzburgo, que é 'apenas' tetracampeão austríaco.

No 'papel', o Marselha, pela sua história e pelo investimento que efetuou para esta temporada, aparece como o grande favorito do agrupamento, embora vá iniciar a Liga Europa em 'brasas', com duas derrotas seguidas no campeonato francês, incluindo um 6-1 sofrido perante o Mónaco, de Leonardo Jardim.

Com o português Rolando como um dos centrais da equipa, da formação comandada por Rudi Garcia destaca-se o veterano lateral esquerdo Patrice Evra, o médio Dimitri Payet e o avançado grego Mitroglou, que marcou mais de 50 golos nas duas últimas temporadas, ao serviço do Benfica.

Nomes menos sonantes tem o Salzburgo, que visita o Vitória de Guimarães na primeira ronda, e que aparece na Liga Europa depois de não ter conseguido o apuramento para a fase de grupo da Liga dos Campeões. A equipa do alemão Marco Rose tem sido dominante na Áustria, tendo conquistado cinco dos últimos seis campeonatos.

Como 'outsider' no agrupamento, aparece o Konyaspor, equipa vencedora da Taça da Turquia da última época e que este ano já leva três derrotas em quatro jornadas no campeonato.

Tal como o Vitória de Guimarães, o Sporting de Braga vai iniciar a Liga Europa numa altura algo delicada da temporada, depois de um início tremido no campeonato português, em que já leva três derrotas em cinco rondas.

Mesmo sem grande historial europeu, o Hoffenheim deverá ser a "equipa a abater" no grupo I, ainda mais depois de ter batido o campeão Bayern Munique, por 2-0, na última jornada da 'Bundesliga'.

Os alemães, que falharam o acesso à Liga dos Campeões por culpa do Liverpool e recebem o Braga na quinta-feira, têm uma equipa composta maioritariamente por jogadores germânicos, com Sandro Wagner e o avançado croata Kramaric a serem as principais figuras.

Hexacampeão búlgaro, o Ludogorets promete dificultar muito a vida ao Sporting de Braga, com uma equipa com 'sotaque canarinho', já que o plantel inclui 10 jogadores de origem brasileira, incluindo o médio Marcelinho, que, entretanto, passou a ser internacional pela Bulgária.

Tal como acontece com o grupo do Guimarães, o 'outsider' do agrupamento é outro dos representantes turcos na competição, desta vez o Basaksehir, emblema de Istambul que conta com alguns velhos conhecidos do campeonato português e também do futebol europeu.

Na formação de Istambul atuam figuras como Manuel da Costa, antigo internacional sub-21 por Portugal, que agora representa Marrocos, Márcio Mossoró, que deu nas vistas no Sporting de Braga, e Júnior Caiçara, que passou pelo Gil Vicente.

O avançado togolês Adebayor (ex-Arsenal, Real Madrid e Manchester City), o lateral francês Glichy (ex-Arsenal e Manchester City) e o veterano Emre (representou Atlético Madrid, Inter de Milão e Newcastle) são as figuras de destaque.

A fase de grupos da Liga Europa arranca na quinta-feira e termina em 7 de dezembro, com a sexta e última jornada.

RTP

Bruno3429

Hoffenheim: Um caso de estudo

A espera terminou! Estão aí as verdadeiras emoções da UEFA Europa League. Sabemos que o caminho será difícil, sinuoso e que só está ao alcance de verdadeiros Gverreiros. Arrancamos mais uma aventura europeia com uma visita à Alemanha, para defrontar o TSG 1899 Hoffenheim.

Desconhecido para os mais distraídos e cada vez mais um certeza para os mais atentos, o Hoffenheim é um verdadeiro caso de estudo. Para que se tenha uma noção, estamos a falar de um clube centenário que apenas se estreou na Bundesliga em 2008 (!). Segure-se bem que as novidades não se ficam por aqui. No virar do milénio o clube de Sinsheim militava na – imagine-se – quinta divisão alemã.

Alemães de gema, não se viram gregos para cimentar o seu lugar no topo do futebol alemão. Contratando de forma cirúrgica – o que lhes permitiu construir plantéis extremamente competitivos – foram 'cheirando' os lugares europeus. Mas faltava aquele 'click' que só estaria ao alcance de – aos olhos de muitos dos amantes do futebol – um predestinado. O dia 11 de novembro de 2016 é, sem dúvida, um dos mais marcantes da história recente do Hoffenheim. Confuso? Então, descompliquemos. Na temporada 2015/2016, um dia depois do então treinador Huub Stevens ter pedido demissão por motivos de saúde, o conjunto alemão anunciou Julian Nagelsmann como novo técnico. Aos 28 anos – depois de uma curta carreira futebolística e de orientar os Sub-19 do clube – Nagelsmann chegava à Bundesliga.

Com a chegada do novo técnico tudo mudou. O Hoffenheim garantiu a permanência no principal escalão e na temporada passada deixou a Europa de queixo caído com o quarto lugar na Bundesliga. Chegava a tão esperada estreia nas competições europeias... e logo na UEFA Champions League. No playoff da principal competição europeia de clubes, os alemães 'apanharam' pela frente o Liverpool. E mesmo tendo realizado dois jogos de grande nível, acabaram eliminados e relegados para UEFA Europa League.

Inserido no grupo C, juntamente com SC Braga, İstanbul Başakşehir e Ludogorets, o Hoffenheim nutre – claramente – o respeito de todos. Pelo plantel que possui... pelo trajeto realizado nos últimos anos... mas acima de tudo pela forma de jogar que Julian Nagelsmann privilegia. Do sistema de 3-5-2 implementado pelo técnico, destacam-se uma boa reação à perda de bola e um fortíssimo jogo interior. Um futebol 'virado para frente' que tem deliciado os amantes do desporto rei.

A nível interno, o Hoffenheim soma três vitórias e um empate nos quatros jogos oficiais realizados, entre Bundesliga e DFB Pokal (Taça da Alemanha). No campeonato, destaque para a vitória sobre o Werder Bremen (1-0) e o gigante Bayern Munich (2-0), ao qual juntam um empate a duas bolas com o Bayer Leverkusen. Na DBF Pokal derrotaram o modesto RW Erfurt por 1-0.

O conjunto alemão chega a este jogo extremamente motivado pelo triunfo sobre o penta-campeão alemão Bayern Munich. Dois golos de Mark Uth valeram ainda o segundo lugar da Bundesliga com os mesmos 7 pontos do líder Borussia Dortmund.

Norton chamada por Francisco Neto

A Gverreira do Minho Andreia Norton foi chamada por Francisco Neto para integrar os trabalhos da Equipa das Quinas.

Andreia Norton e Joana Marchão foram convocadas durante o estágio da seleção lusa para substituir Sílvia Rebelo e Melissa Antunes, atletas do SC Braga, que tiveram de abandonar os trabalhos devido a problemas físicos.

De lembrar que a Seleção Nacional irá realizar dois jogos de preparação frente à Finlândia. O primeiro está agendado para dia 16 de setembro, pelas 16 horas, no Estádio Municipal de Arouca. O segundo terá lugar no dia 19 de setembro, pelas 15 horas, no Estádio Marcolino de Castro.

Cartão de época SC Braga/AAUM

O Pavilhão Desportivo da Universidade do Minho está pronto para receber mais uma época dos vice-campeões nacionais de futsal. Esperam-se grandes e emocionantes batalhas, onde não pode faltar o apoio de toda a Legião.

Este sábado, o SC Braga/AAUM realiza o primeiro jogo da época em casa (16h, diante do GD Fabril) e a partir desse mesmo dia será disponibilizado, nas bilheteiras do pavilhão, o cartão de época 2017/2018.

Por apenas 25€, este cartão dá acesso a todos os jogos disputados em casa para as competições nacionais.

Os Gverreiros do futsal querem continuar a fazer história. Vais estar lá para assistir?

SCBraga