News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 24/08

Started by JotaCC, 24 de August de 2017, 12:44

Previous topic - Next topic

JotaCC

Não deixar fugir o primeiro objetivo
Liga Europa Abel Ferreira pede à equipa inteligência para afastar FH

O nome do adversário é mais difícil de pronunciar do que a tarefa que, previsivelmente, espera o Sporting de Braga, mas, mesmo que esteja otimista quanto à qualificação, o treinador Abel Ferreira pediu ontem que a sua equipa seja "equilibrada e inteligente" para eliminar hoje (19.45 horas, SportTV1), os islandeses do FH Hafnarfjordur e alcançar a fase de grupos da Liga Europa.

Técnico dos arsenalistas projetou jogo com os islandeses, na companhia do médio brasileiro Danilo
O triunfo por 2-1 no jogo da primeira mão, na Islândia, dá conforto aos minhotos, que até podem perder, desde que seja apenas por 1-0 e assegurar a qualificação. Ainda assim, o técnico dos bracarenses realçou que "os jogadores têm noção da responsabilidade e estão alerta", rejeitando facilidades.
Após o quinto lugar na Liga da época passada, a entrada na fase de grupos da prova europeia é um objetivo há muito na mente do Braga e está perto de se tornar realidade. "Este é um objetivo comum dos 11 que vão entrar e de todo o grupo. Sabemos que vamos ter dificuldades durante o jogo, mas, respeitando o adversário, vamos lutar pela vitória do primeiro ao último segundo", realçou Abel Ferreira, na antevisão do encontro.
O jogo com os islandeses antecede a receção de domingo ao F. C. Porto, para o campeonato, mas o técnico disse ter "a certeza" de que os jogadores "estão só focados" no desafio europeu.


À margem
Danilo frisa ambição
Danilo promete um Braga a entrar "com muita ambição e focado" na receção de hoje ao FH. O médio brasileiro, que domingo marcou um golo no reduto do Aves, admitiu ter perdido "alguma confiança" nos últimos anos, mas o regresso à pedreira "tem ajudado" a recuperar os níveis anímicos.
Só 20% de hipóteses
O técnico do FH, Heimir Gudjónsson, considera que a sua equipa tem só 20% de hipóteses de afastar o Braga. "A eliminatória está complicada", admitiu, prometendo, contudo, "tentar" a qualificação.

JN

JotaCC

"TENHO JOGADORES FAMINTOS"
Abel Ferreira elogiou o espírito coletivo da equipa antes da receção ao FH Hafnarfjordur. Mas também houve um alerta para os jogadores

"Não se fazem bons marinheiros em mares calmos. Vamos ter dificuldades e é importante passar essa mensagem" "FC Porto? Estamos com muita vontade e energia para estar na fase de grupos da Liga Europa"
Abel Ferreira
Treinador do Braga


Abel Ferreira fez questão de colocar pressão nos jogadores perante um quadro de aparente facilidade para o fecho da eliminatória com o FH Hafnarfjordur. Primeiro objetivo da época à vista...



Falhar a presença na fase de grupos da Liga Europa seria um enorme revés nos objetivos do Braga para esta temporada; falhar esse objetivo perante um adversário praticamente desconhecido e depois de ter vencido fora (2-1) seria um verdadeiro desastre. Foi com este quadro de aparente facilidade que Abel Ferreira teve de trabalhar os jogadores, fazendo-se valer do discurso da sala de Imprensa para reforçar publicamente o alerta que já havia sido feito internamente. "Não se fazem bons marinheiros em mares calmos. Vamos ter dificuldades e é importante continuar a passar a essa mensagem de superação. Acredito que vamos voltar a ver a evolução desta equipa", começou por afirmar, antes de negar, no entanto, um avolumar das responsabilidades provocado pelas circunstâncias que dão total favoritismo ao Braga. "Sinto a mesma responsabilidade desde que assumimos este objetivo. É um objetivo comum, que queremos muito, mas também temos de fazer por ele. Temos de ser inteligentes e fiéis à nossa forma de jogar. Há um conhecimento mútuo das equipas e temos de estar alerta. Somos o Braga e sabemos o que queremos... Queremos conquistar o primeiro objetivo da época. Sabemos que isso implicará dinheiro, prestígio, valorização do clube e dos jogadores. Sabemos também a responsabilidade que temos e é por isso que temos de estar no máximo das nossas capacidades", acrescentou.
Tal como aconteceu no jogo da primeira mão, Abel Ferreira está convicto de que o FH Hafnarfjordur vai voltar a "apostar nas bolas paradas e no jogo em profundidade" para tentar reverter a eliminatória, mas acredita que a sua equipa também vai manter a atitude dos últimos jogos, altura
em que demonstrou sempre uma enorme capacidade para "ultrapassar obstáculos", como aconteceu durante a eliminatória frente ao AEK Estocolmo. "Sabemos o que temos de fazer e esta equipa já deu provas de que sabe ultrapassar as dificuldades. Tenho jogadores famintos para jogar e isso é o melhor que um treinador pode ter. Quando se sente esta energia, esta força, este compromisso coletivo, tudo fica mais fácil. Todos vão torcer para que corra bem, porque este é um compromisso coletivo", disse.
Neste jogo de perguntas e respostas, faltou saber se haverá poupanças a pensar no confronto de domingo com o FC Porto. "Sempre disse que queria uma equipa competitiva e os onze que vão entrar vão lutar até ao último segundo pelo sonho dos restantes colegas." E o FC Porto? Repetiu-se a questão. "Vamos estar focados no plano de jogo, que é muito importante para nós. Vamos estar todos focados: os onze, os suplentes e os que estarão de fora. Estamos com muita vontade e energia de estar na fase de grupos da Liga Europa", repetiu. E mais não disse.



Regresso Ricardo Ferreira trabalha para ser "opção credível no futuro"

O treino de ontem de manhã, que foi parcialmente aberto à comunicação social, trouxe uma novidade para a equipa: o regresso ao trabalho sem limitações do defesa central Ricardo Ferreira, que, no entanto, se mantém de fora da lista de convocados. Abel Ferreira explicou a situação do defesa central, de volta após se ter lesionado antes do arranque oficial da temporada. "É mais um jogador do nosso plantel. Neste momento, parte atrás dos restantes colegas, mas estou certo de que será uma opção credível no futuro", afirmou o treinador, que tem apostado na rotação entre Raúl Silva, Rosic e Bruno Viana no centro da defesa.


PRÉMIO
2,4

No caso de garantir o apuramento para a fase de grupos da Liga Europa, o Braga encaixa mais 2,4 milhões de euros só com o prémio de participação na competição


MERCADO VILLAGRÁN REFORÇA EQUIPA B

O Braga confirmou ontem a contratação de Felipe Villagrán, médio chileno que representava o Varzim. Na última época, o jogador, de apenas 20 anos, realizou 27 jogos ao serviço da equipa poveira (onze como titular), tendo apontado um golo na II Liga. Villagrán assinou um contrato válido para os próximos quatro anos e vai juntar-se à equipa B, orientada por João Aroso.


Danilo com o mesmo ataque

Médio confirmou, com a permissão de Abel, que vai ser titular. Paulinho e Stojiljkovic repetem dupla

"Os últimos anos foram difíceis. É importante voltar a desfrutar do futebol"
Danilo
Médio do Braga


Danilo marcou o primeiro golo da vitória com o Aves e diz ter recuperado "alegria de jogar futebol" em Braga. Hassan e Dyego Sousa regressam diretamente para o... banco

"Danilo, vai ser titular?" A pergunta surgiu logo a abrir a conferência de Imprensa do médio brasileiro. A resposta, como sempre, começou com os habituais ziguezagues sobre a questão levantada. "Seja ou não titular, o pensamento é sempre positivo. Temos de estar sempre preparados para tudo", contou. Nesse momento, Abel Ferreira piscou o olho a Danilo, que se sentiu confortável para revelar a segunda titularidade consecutiva no Braga. "Sim, vou estar no onze", acrescentou, devendo ter a seu lado, desta vez, o compatriota Fransérgio, que poderá ocupar o lugar de Vukcevic. Além da "ambição", individual e coletiva, para o jogo de hoje, Danilo falou ainda da "confiança recuperada" com este regresso a Braga. "Os últimos [dois] anos foram difíceis. Tive algumas contrariedades, mas agora sinto o apoio de todos. Para mim, é importante voltar a jogar e a desfrutar do futebol com alegria", prosseguiuomédio,recordando as passagens menos conseguidas pelo Benfica (cinco jogos) e Standard Liège (seis), e ainda Valência.
Danilo é um dos 20 jogadores convocados para a partida de hoje, que conta a ausência, por opção, de Sequeira, e ainda com os regressos de Hassan e Dyego Sousa. Apesar da chamada dos dois avançados, que falharam o jogo com o Aves (lesão e castigo, respetivamente), Abel Ferreira vai manter a dupla Paulinho e Stojiljkovic no ataque, ainda que sejam previsíveis várias mexidas nos outros sectores da equipa.


Agarrados a 20 por cento de hipóteses

Heimir Gudjónsson, treinador do FH Hafnarfjordur, acredita que a sua equipa tem "20 por cento de hipóteses" de passar a eliminatória. "Está complicada porque perdemos o primeiro jogo e penso que temos uma pequena hipótese.Daremos o nosso melhor, tentaremos fazer um bom jogo, frente a uma equipa difícil. Vamos lutar, tentar fazer o melhor possível", afirmou o técnico, que não obstante a derrota acha que a equipa fez um "bom jogo" na primeira mão. O problema, disse, foram os "vários erros cometidos contra uma boa equipa como o Braga", algo que pretende não repetir. Definiu ainda o futebol do Braga como "atrativo", enquanto o médio Davíd Vidarsson mostrou-se "confiante nas capacidades da equipa". "Não precisamos de um milagre, mas de um jogo perfeito", acrescentou.

O JOGO

JotaCC

"JOGADORES FAMINTOS"

O Sp. Braga está muito perto de garantir a presença na fase de grupos da Liga Europa e joga hoje a 2ª mão do play-off (19h45), diante do Hafnarfjordur, com a confortável vantagem conquistada na 1ª mão, na qual venceu por 2-1, na Islândia. Ainda assim, Abel Ferreira, treinador dos minhotos, alerta a equipa para ter "noção da responsabilidade" do momento e promete um Sp. Braga na máxima força. "Sabemos o que temos de fazer. Temos jogadores famintos de ter oportunidade de jogar e isso é o melhor que um treinador pode ter. Sabemos que a Liga Europa implica dinheiro, prestígio, valorização do clube e dos jogadores", acrescentou.

CM

JotaCC

Desafiar hipóteses em Kiev e saciar minhotos na Pedreira
Marítimo procura completar uma surpresa na Ucrânia. Treinador do Sp. Braga fala em "jogadores famintos"

Marítimo e Sp. Braga decidem hoje o futuro na Liga Europa, com testes de resistência em Kiev e de paciência na Pedreira. Os madeirenses enfrentam às 17h45 um desafio de elevado grau de exigência na deslocação à Ucrânia, para reencontrar o Dínamo, competindo aos minhotos a tarefa aparentemente simples de confirmar a vantagem trazida da Islândia, diante do FH.

No Funchal, o Marítimo impôs um surpreendente empate ao Dínamo Kiev, na primeira mão
Agora em Kiev, depois do nulo registado na primeira mão do play-off, na Madeira, a formação liderada pelo técnico Daniel Ramos promete uma postura determinada, orientada para desafiar a lei das probabilidades. Para mitigar a vantagem consensualmente atribuída ao Dínamo — adversário vindo da pré-eliminatória da Liga dos Campeões —, o Marítimo elege um par de argumentos inabaláveis: o facto de um empate com golos servir os interesses da equipa portuguesa e o surpreendente equilíbrio verificado na primeira mão.
No discurso dos insulares destacase ainda uma premissa fundamental: a de suster o ímpeto inicial dos ucranianos, antecipando assim uma entrada forte do Dínamo a que o Marítimo está disposto a resistir.

Menos problemática, apesar da posição calculista de Abel Ferreira, parece ser a recepção do Sp. Braga ao FH Hafnarordur, campeão islandês que se apresenta na Pedreira em clara desvantagem para tentar garantir um lugar na fase de grupos da Liga Europa. Interessado em evitar quaisquer interferências do jogo com o FC Porto, Abel Ferreira propõe uma legião "equilibrada e inteligente" para atingir os propósitos do clube, tanto desportivos quanto financeiros. Com os avançados Dyego Sousa e Hassan nos convocados, o treinador do Sp. Braga deixa uma advertência aos jogadores, pedindo organização e solidariedade para desarmar um adversário feito de "profundidade, jogo exterior e bolas paradas".
"Sabemos o que temos de fazer. Temos um conjunto de jogadores famintos, à espera de uma oportunidade", revela Abel, levantando um pouco o véu sobre a estratégia que demonstra preocupação com o FC Porto (adversário na Liga, no próximo domingo). Apesar de tudo, o técnico do Sp. Braga acredita que os jogadores estão apenas focados no FH, ideia confirmada por Danilo, autor do primeiro golo na recente vitória sobre o Desp. Aves.
"Ambição e foco" são a chave para o brasileiro, que não se deixa seduzir por teorias como a que deixa os minhotos com um pé na fase de grupos. "Futebol é prática!", garante, alertando para a necessidade de respeitar o FH e dizendo-se feliz e confiante nas próprias capacidades, restauradas neste regresso a Braga, depois de "algumas adversidades".

PUBLICO

JotaCC

Carlos Xistra apita Braga-F. C. Porto

NOMEAÇÕES Duas épocas depois, Carlos Xistra volta a dirigir a deslocação do F. C. Porto a Braga, o jogo grande da 4.ª jornada da Liga. Para além da nomeação do árbitro de Castelo Branco para o duelo no Minho, o Conselho de Arbitragem da FPF entregou a Hugo Miguel, também internacional, a tarefa de dirigir, depois de amanhã, o Rio Ave-Benfica, equipas que estão 100% vitoriosas. Já a receção do Sporting ao Estoril, em Alvalade, terá arbitragem de Luís Godinho. Jorge Sousa fica de fora das nomeações, devido ao castigo de três jogos que lhe foi aplicado.

JN

JotaCC

DANILO AVANÇA CHEIO DE CONFIANÇA
Brasileiro voltou ao Minho e já está a conseguir fazer o que mais gosta: competir

"OS ÚLTIMOS ANOS FORAM DIFÍCEIS PARA MIM. É IMPORTANTE VOLTAR A DESFRUTAR DO FUTEBOL"

Danilo voltou a jogar, a sorrir e esta noite repete a titularidade que conquistou na última jornada do campeonato, na Vila das Aves. O médio brasileiro deverá atuar ao lado de Fransérgio, deixando Vukcevic a descansar, ele que somou os últimos 180 minutos oficiais. "Seja ou não titular, o pensamento é sempre positivo em prol da equipa. Temos de estar preparados, seja para o onze ou para ficar no banco", começou por afirmar o brasileiro. Abel Ferreira sentiu-o algo indeciso, piscou-lhe o olho e colocou-o à vontade para abrir o jogo. "Sim, vou ser titular", confirmou, sorridente.
Após uma passagem pelo Benfica e pelo Standard Liège, onde jogou pouco, Danilo sente-se, agora, um elemento importante e até decisivo. "Temos de ter ambição. Procuro sempre alcançar os meus objetivos pessoais e contribuir para que a equipa consiga os seus. É bom contribuir de forma positiva para a equipa", prosseguiu. Aos 21 anos, o internacional jovem brasileiro assume que recuperou a confiança que foi perdendo ao longo da temporada transata: "Os últimos anos foram difíceis para mim, tive algumas contrariedades, mas agora conto com o apoio de todos. É importante voltar a jogar e a desfrutar do futebol com alegria." Com três vitórias consecutivas, os arsenalistas chegam à 2ª mão do playoff também bastante moralizados: "Em casa ou fora, a nossa ambição é sempre grande. No caso da Liga Europa, temos um objetivo claro e bastante importante para nós."


Salvador presente

António Salvador quer que o nome do Sp. Braga regresse à alta roda do futebol europeu e ontem fez questão de marcar presença no treino. Hoje espera que os jogadores façam a sua parte e depois chegará mais um reforço que até pode ser importante para a fase de grupos da Liga Europa. "O nosso departamento de scouting acompanhava o Erick há algum tempo. É aquele jogador que nos vai ajudar no lado direito do ataque, pela velocidade e talento que tem. Tem potencial para ser um dos nossos principais jogadores no futuro", afirmou ao Globoesporte.
Quem já assinou pelos arsenalistas foi Felipe Villagrán. O médio chileno, de 20 anos, atuou no Varzim na última temporada e mudou-se para o Minho para começar na equipa B. Assinou até 2021.


Cabeçadas decidiram

Dois cabeceamentos certeiros de Rafa Sousa e Gleison, um em cada parte, deram primeiro triunfo aos durienses frente a um Sp. Braga B que acabou com Loum na baliza, por expulsão de Ricardo Velho. O conjunto de Toni Conceição chegou à vantagem por intermédio de Rafa Sousa (15'). Boa reação visitante com resultado prático aos 69', quando e Namora repôs a igualdade, que durou pouco, pois Gleison de cabeça sentenciou a partida (74').

RECORD

JotaCC

Abel Ferreira quer Braga inteligente

O treinador Abel Ferreira considera que o Sporting de Braga tem que ser equilibrado e inteligente para eliminar o FH Hafnarfjordur e chegar à fase de grupos da Liga Europa, no jogo da segunda mão agendado para esta noite (19h45), em Braga.
Os minhotos estão em vantagem, depois de terem vencido na primeira mão, na Islândia, por 2-1, mas o treinador dos bracarenses frisou que "os jogadores têm noção da responsabilidade e estão alerta".
Abel Ferreira quer uma equipa "equilibrada e inteligente", "junta e organizada" e que seja "fiel" à sua identidade.
Nos convocados bracarenses destaque para a chamada de Dyego Souza (ex-Marítimo), castigado nas provas internas até meados de Outubro, mas disponível na UEFA. Outro avançado, Hassan, também foi chamado por Abel Ferreira.

DN MADEIRA

JotaCC

ENTREVISTA A PAULO FONSECA

"Quem me dera que o Braga fosse campeão, mas o desnível é grande"
Na véspera do Sp. Braga-FC Porto, um dos jogos grandes da próxima jornada (há também o Rio Ave-Benfica), a SÁBADO entrevista (via telefone, que ele está na Ucrânia) o último treinador a ganhar títulos nos dragões (Supertaça de 2013) e nos minhotos (Taça de Portugal)

"A vitória na Taça foi um momento único que se estendeu por várias horas, até sermos recebidos pela multidão"

Veja lá bem o currículo sensacional deste treinador: duas presenças seguidas nos quartos de final da Taça de Portugal pelo Pinhalnovense, qualificação inédita para a UEFA pelo Paços de Ferreira, uma Supertaça nacional pelo FC Porto, uma Taça de Portugal pelo Sp. Braga e o formidável treble pelo Shakhtar Donetsk nos últimos três meses sem ter feito um único jogo em casa. Eis Paulo Fonseca no seu melhor. Concentremo-nos na parte da Supertaça pelo FC Porto em 2013 e da Taça de Portugal pelo Braga em 2016. Daí para cá, nem um nem outro ganham o que quer que seja. Só por isso, Paulo Fonseca recebe um Whatsapp, primeiro, e um telefonema, depois. Habemus entrevista.
Paulo, boa tarde, tudo bem?
Boa tarde, Rui. Acabámos de chegar ao hotel e partimos daqui a 40 minutos. Quando quiser, comece.
Onde estão?
Em Kiev, a nossa casa. E vão para? Kharkiv, a nossa casa. Hã?
Desde que a guerra rebentou em Donetsk [2014], os jogadores do Shakhtar vivem e treinam em Kiev. E jogam em Kharkiv?
No ano passado até jogávamos em Lviv, ali perto da fronteira da Polónia. Só que isso era no lado oposto de Donetsk e não havia adeptos do Shakhtar por aí além, uns 600. Fomos então para Kharkiv, a meio do caminho entre Donetsk e Lviv, a 300 km. A cidade já não tem o clube Metalist desde 2016, por insolvência, e aproveitámos para dar uso ao seu estádio. Quantos adeptos?
Uns dez mil, porque Kharkiv foi o refúgio de muitos habitantes de Donetsk no pós-guerra. O Paulo Fonseca nunca chegou a jogar em Donetsk?
Nem sequer conheço a cidade, quanto mais o estádio. Vivo em Kiev desde que assinei pelo Shakhtar e treinamos num minicentro à saída da cidade. Agora, por exemplo, vamos viajar para jogar em casa. Como é conviver na cidade do
maior arqui-rival, Dínamo Kiev? É tranquilo, aqui a rivalidade é saudável e não se ouvem bocas ou coisas parecidas. É tudo calmo. E como é que foi a festa de campeão do Shakhtar em Kiev?
Lá está, foi diferente de tudo e nem houve festejos nas ruas. Agora foi uma proeza assinalável para todos os profissionais do Shakhtar, de dentro e fora do campo, que foram obrigados a sair de Donetsk por causa da guerra. O Dínamo tinha sido o campeão nos dois últimos anos e acabámos por interromper o ciclo. Conhecem muitos portugueses?
Agora, só a embaixadora, porque o Antunes, que era do Dínamo Kiev, foi para Espanha durante o Verão. Como é que o Paulo foi parar aí?
Jogámos com o Shakhtar nos quartos de final da Liga Europa e eles gostaram do nosso trabalho no Braga. Contactaram-me através de um agente português chamado Amadeu Paixão, ligado ao Shakhtar, e formularam-me o convite. Como sempre tive a ambição de treinar fora de Portugal, dei o salto. Essa época do Braga foi, aliás, bem boa.
Acabámos o campeonato em quarto
lugar, fomos primeiros na fase de grupos da Liga Europa. Primeiros?
Pela primeira vez, o Braga acabou uma fase de grupos à frente de todos. Quais eram os clubes?
Groningen, Marselha e Slovan Liberec. Aaaaaah, aquele jogo em Marselha sem as chuteiras.
Esse mesmo. Como é que roubaram as chuteiras aos jogadores do Braga.
Tivemos o treino de reconhecimento na véspera e as coisas ficaram no balneário para o dia seguinte, como sempre. Aquilo tem segurança e câmaras por todo o lado. No dia seguinte, os roupeiros vão de manhã ao estádio e comunicam-nos que tinha desaparecido tudo. Por coincidência, o segurança deixou-se dormir e as câmaras deixaram de funcionar. Até à hora do jogo, foi uma azáfama tal com as marcas a enviar chuteiras para os jogadores. Continue, continue, sobre a época bem boa do Braga.
Fomos às meias-finais da Taça da Liga e conquistámos a Taça de Portugal.

REVISTA SABADO