News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 20/08

Started by JotaCC, 20 de August de 2017, 12:51

Previous topic - Next topic

JotaCC

"Com espírito guerreiro"
Três dias depois da vitória na Islândia, os braguistas viram-se para o campeonato com o objetivo de prolongar o bom momento
É no intervalo da decisiva eliminatória europeia com o FH Hafnarfjordur que o Braga vai tentar somar a terceira vitória seguida, a segunda na Liga. Três dias depois da ida vitoriosa à Islândia, os braguistas empolgam-se numa viagem bem mais curta, mas nem por isso mais tranquila.
"O Aves tem um treinador que conheço bem, um conjunto muito organizado e com reforços de grande qualidade, que comprovam que o procura algo mais que a permanência. É um adversário forte, organizado e que em sua casa será um grande obstáculo", perspetivou Abel Ferreira, acrescentando que "só com muita qualidade, inteligência e organização" será possível ser feliz no reduto da equipa recém-promovida à Liga.
Ao ritmo de dois jogos por semana, é provável que o onze do Braga, amanhã, apresente com outra cara, nada que coloque o treinador em sobressalto. Pelo contrário. "Temos um espirito forte e toda a gente está disponível para jogar. Vejase o Stojiljkovic, o Fábio Martins. sempre com compromisso. Comigo a estrela é a equipa e o estatuto é o rendimento. Todos estão com espírito guerreiro", enalteceu Abel Ferreira.


Ricardo Soares "Temos equipa mais compacta"
O técnico dos avenses, Ricardo Soares, está confiante que a equipa poderá hoje, em casa, frente ao Braga, estrear-se a vencer no campeonato, aludindo à evolução que os seus pupilos têm demonstrado. "Temos uma equipa mais compacta e com índices de confiança maiores do que quando iniciámos a época", analisou o técnico, que, apesar de garantir um Aves focado na vitória, reconheceu as dificuldades que o adversário irá criar: "O Braga é uma equipa forte, bem orientada e com bons jogadores".

JN

JotaCC

ERICK CONTRATADO PARA CRESCER NAS MÃOS DE ABEL
A contratação do avançado do Náutico, de apenas 19 anos, vai ser oficializada na próxima semana. Erick custou aos cofres da SAD cerca de 600 mil euros

Foi uma das principais revelações da Série B durante os últimos seis meses e chega a Braga para oferecer mais opções ao ataque. Erick tem viagem marcada para Portugal no início da semana



O primeiro golo de Erick Arruda na Série B, a segunda divisão brasileira, tem menos de um mês – aconteceu a 29 de julho, na derrota (1-2) do Náutico frente ao Criciúma –, mas chegou em modo de pontapé de bicicleta, num momento que serve para mostrar o melhor que o novo jogador do Braga tem para oferecer: "criatividade, versatilidade e inteligência", nas palavras de Márcio Galuppo, um dos últimos treinadores a trabalhar com o jogador de apenas 19 anos. "Hoje em dia, é difícil encontrar um avançado com estas características. É muito rápido, finaliza bem e é forte no drible", acrescentou Galuppo.
Pois bem, a história do Erick é igual à de tantos outros meninos brasileiros: nascido de uma família pobre, em Recife, mudou-se cedo para São Paulo na companhia da mãe para jogarnascamadasjovensdoSantos; no entanto, aos 14 anos, acabou dispensado, foi parar ao Náutico, onde completou a formação como jogador com um empréstimo pelo meio ao Cruzeiro, clube pelo qual se sagrou campeão mineiro de sub20. Apesar disso, foi no Santos que Erick foi buscar o estilo atrevido, à imagem de Neymar. "Cheguei a conhecêlo... Mas a verdade é que acabei por aprender mais no Santos. Este estilo de jogo que eu tenho, de ir para cima dos adversários, é algo que os treinadores do Santos incentivam muito", contou recentemente o jogador.
Depois disto tudo, chegou a aposta na equipa principal do Náutico no início deste ano. Ao todo, pelas mais diversas competições, Erick realizou 39 jogos e marcou 12 golos. A última partida que fez foi na quarta-feira, ainda antes de os dois clubes terem selado o princípiodeacordoquepermitirá a mudança do avançado para o futebol europeu. Neste momento, faltam acertar apenas alguns pormenores para que a transferência seja oficializada, e pela qual o Braga pagará, segundo fonte da SAD, cerca de 600 mil euros pelos 70% do passe que pertenciam ao Náutico (os restantes 30% são do jogador), sendo que o clube brasileiro ficará ainda com 15% da mais-valia de uma futura venda. Está previsto que o jogador viaje para Portugal já no início da próxima semana, para realizar os habituais exames médicos e começar a trabalhar com o plantel.
Apesar da enorme expectativa que o jogador criou no Brasil ao longo dos últimos meses – havia vários clubes interessados na sua contratação, que acabaram por motivar este ataque definitivo do Braga–,Erick chega a Portugal ainda longe de ser um jogador feito, sendo visto pelos responsáveis arsenalistas como um diamante que Abel Ferreira terá de lapidar. O treinador foi questionado sobre o assunto na conferência de Imprensa de ontem, mas, como é normal, preferiu desviar as atenções para o jogo de hoje. "Aceito a pergunta, mas não vou fazer qualquer comentário... pelo menos para já. O meu foco está na preparação destes guerreiros para o jogo com o Aves", contou.
Tendo em conta as características de Erick, que tem no pé esquerdo o seu preferido, poderá jogar sobre o lado direito ou como segundo avançado no atual esquema do Braga.



ELOGIOS PARA FÁBIO E STOJILJKOVIC
Abel Ferreira confessou que a sequência de muitos jogos tem afetado o rendimento da equipa neste arranque de época

Abel Ferreira começou a conferência de Imprensa pelos elogios ao Aves – "pelos reforços que tem, vai procurar algo mais do que a permanência", disse –, antes de transformar algumas críticas pelas exibições da equipa em elogios à atitude dos jogadores neste arranque de temporada. "Temos tido muitos jogos, sem uma semana 'limpa', e a verdade é que se tem notado isso. No entanto, há um espírito de grupo forte, estão todos disponíveis para ajudar. Veja-se os casos do Stojiljkovic ou do Fábio Martins, que passaram do banco para a bancada e, apesar disso, responderam sempre bem. A estrela é a equipa e o estatuto é o rendimento. É importante que todos se sintam parte do projeto, que contempla 24 jogadores e mais três guarda-redes", contou o treinador, que recordou o facto de o Braga estar a jogar "com uma defesa nova".


HASSAN NÃO JOGA E FONTE ATÉ CHOROU
Na lista de convocados, e para além do regresso de Pedro Neto, destaque ainda para a estreia do lateral-esquerdo Sequeira e para a ausência de Hassan, que não recuperou da lesão sofrida na Islândia. Abel explicou que Assis não tem sido convocado porque a "concorrência é forte" e comentou ainda a saída de Rui Fonte para o Fulham. "Foi um jogador respeitado e admirado por todos. Agradecemos tudo o que fez por nós e até posso confidenciar que saiu em lágrimas... Mas temos de procurar soluções e quem jogar vai tentar fazer a sua história no clube", afirmou o treinador.


Miguel Pedro
Urge colmatar falhas para ter jogo interior mais eficaz
Não se consegue fazer este jogo interior se não tivermos bons meios de reagir à pressão do adversário

1 O jogo contra o Portimonense da jornada passada trouxe para o SC Braga os seus primeiros pontos. Um jogo muito complicado e que voltou a pôr a nu algumas das fragilidades que este Braga de início de época ainda tem. Aliás, o treinador Abel Ferreira, na flash interview após o jogo, fez uma análise bastante lúcida daquilo que foi o jogo. Uma primeira parte muito, mas muito fraca. A equipa opta por um jogo interior bastante acentuado, que é, ao que nos vamos apercebendo, uma imagem de marca deste treinador. Só que este tipo de jogo pressupõe grande precisão de passe e muita mobilidade dos alas e dos laterais, o que ainda se tem mostrado deficitário. Não se consegue fazer este jogo interior se não tivermos bons meios de reagir à pressão do adversário. E, para já, as coisas estão longe de estar afinadas. Daí se perceber porque é que – apesar de termos ganho o jogo – a exibição foi bem inferior à do jogo contra o Benfica: é que neste jogo coube ao Benfica a iniciativa do jogo e ao Braga fazer a pressão para retirar espaços. Ora, a questão é que grande parte do campeonato estaremos nos jogos como "favoritos", pelo que urge colmatar as falhas para termos um sistema de jogo interior mais eficaz, pois qualquer sistema é bom desde que funcione. Mas o jogo teve alguns outros aspetos que merecem uma referência: o golo da Xadas, claro, a fazer esquecer a má primeira parte da equipa e a permitir uma segunda parte mais bem jogada e com outro moral para a procura da vitória, que veio a acontecer. E o facto de o golo da vitória ter sido o último que Rui Fonte marcou pelo Braga, antes de iniciar a sua aventura por terras anglosaxónicas. Depois de Alan e de Pedro Santos, mais um "capitão" braguista que sai neste início de época. São as coisas do futebol.

2 E no jogo contra os islandeses do HF voltamos a ter a tendência de oferecer a primeira parte do jogo ao adversário: nos cinco jogos oficiais desta temporada, pelo menos em três oferecemos a primeira parte, o que nos obrigou a três "remontadas", servindo a segunda parte para corrigir erros e aumentar os índices de sofrimento dos adeptos. Urge corrigir esta tendência. A primeira parte deste jogo revelou as fraquezas da equipa na tentativa de impor o seu jogo: deficit de eficácia no passe ao meio-campo, dificuldade em lidar com a pressão, má articulação com as alas e muitos erros acumulados. Mas na segunda parte a equipa transfigura-se e joga bem. E o resultado dá todas as garantias de que, se cumprirmos minimamente o nosso papel de favoritos, estaremos na fase de grupos da Liga Europa. Para acabar, uma pergunta: como é possível que o árbitro não tenha marcado grande penalidade no lance em que Hassan é violentamente pontapeado na cabeça dentro da pequena área, ao ponto de ter de ser substituído? "Ele há coisas..."

O JOGO

JotaCC

"Expectativa muito alta"
Abel Ferreira aponta capacidade de "superação tremenda" como um trunfo coletivo

HASSAN FALHA PARTIDA, DEVIDO À LACERAÇÃO NO SOBROLHO ESQUERDO SOFRIDA FRENTE AO FH. STOJILJKOVIC DEVE IR A JOGO

Ao cabo de três vitórias, um empate e uma derrota neste início de temporada, Abel Ferreira diz estar "muito satisfeito" com a produção do seu Sp. Braga. O treinador foi confrontado com críticas à sua equipa e respondeu assim: "Gostava de ver escrito que esta é uma equipa com superação tremenda, que cria e é capaz de lidar com adversidades, sem se desviar do compromisso coletivo. A expectativa é muito alta, mas estamos no início da época." Um comentário que surge na antevisão ao duelo com o Aves, entre os dois jogos do playoff da Liga Europa com o FH Hafnarfjördur. "Queria ter uma equipa internamente competitiva e forte. Todos sabem o que têm de fazer e todos têm de estar disponíveis para jogar", referiu o técnico, que destacou o "espírito forte no grupo". "Veja-se o caso do Stojiljkovic e do Fábio Martins, que passaram pelo banco e bancada e responderam sempre com compromisso", disse, ainda antes de confirmar a ausência de Hassan, devido à laceração no sobrolho esquerdo sofrida na Islândia. O que significa que Stojiljkovic tem via aberta para ser titular.


Extremo Erick está a caminho

Erick está muito perto de ser confirmado como reforço do Sp. Braga para esta época. Trata-se de um extremo, de 19 anos, que alinha no Náutico, do Brasil. Record já havia noticiado, em finais de junho, que o Sp. Braga tinha apresentado uma proposta pelo jovem jogador e, segundo apurámos, a transferência deverá ser concretizada por 600 mil euros, mais uma verba por objetivos. O talento de Erick, que também pode atuar no corredor central, não passou despercebido aos arsenalistas, que não queriam perder a corrida para outros clubes brasileiros. Ontem, Abel respondeu assim sobre o jovem: "Aceito a pergunta, mas não vou comentar... pelo menos para já."

Rui Fonte em lágrimas
Ainda a propósito de mercado, a saída de Rui Fonte para o Fulham mereceu um comentário mais longo do técnico: "Foi respeitado e admirado por todos. Até vos posso confidenciar que saiu em lágrimas, mas temos de procurar soluções internas e quem vier vai tentar fazer a sua história." Noutro âmbito, diga-se que António Salvador esteve ontem presente no primeiro jogo dos juniores na Cidade Desportiva.

RECORD

JotaCC

Santa Clara mantém pé no acelerador
"SAIO COM UMA CONFIANÇA AINDA MAIOR NESTES JOGADORES. É UMA DERROTA TREMENDAMENTE INJUSTA"

O Santa Clara continua invencível na 2ª Liga e ontem somou a terceira vitória na competição em outros tantos jogos, graças aos golos de Thiago Santana e Rashid, ambos marcados depois do intervalo.
É certo que o Sp. Braga B entrou melhor e mais dominador na partida e enviou uma bola ao poste num cabeceamento de Ogana (9'), mas a partir dos 20' os açorianos mostraram por que são líderes. Thiago Santana isolou-se perante Filipe Ferreira por duas vezes, Fernando Andrade atirou ao poste pouco antes do descanso e no reinício os insulares abriram o marcador, numa boa jogada pelo corredor direito e concretizada por Thiago Santana (48').
O Sp. Braga B, ainda sem vencer no campeonato, acusou o golo adversário e sofreu o segundo, agora na sequência de um canto (60'). Trincão ainda tentou a reação (68'), mas Serginho (bela exibição do veterano guarda-redes) negou com segurança qualquer esperança aos guerreiros.

RECORD