News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 28/07

Started by JotaCC, 28 de July de 2017, 08:14

Previous topic - Next topic

JotaCC

Empate em terra viking deixa as decisões para a 'pedreira'

Um SC Braga ainda em construção, e que realizou o seu primeiro jogo oficial da temporada 2017/2018, demonstrou que falta ainda entrosamento e capacidade física, para além de vários pormenores que têm que ser trabalhados e arestas por limar. Mas conseguiu um empate que é importante para as aspirações dos Guerreiros do Minho na Liga Europa. O empate a uma bola contra o AIK, que realizava o seu 21.º jogo oficial da temporada, portanto bem mais adiantado na época, acaba por deixar os Guerreiros do Minho com uma curta vantagem na eliminatória e tudo completamente em aberto para o duelo da segunda mão.

Em terra de vikings, os bracarenses até entraram muito bem e conseguiram colocar-se em vantagem, logo aos dez minutos de jogo, com um golo pleno de oportunidade apontado pelo defesa central que continua a confirmar os seus créditos de goleador, Raúl Silva. Um pontapé de canto apontado por Pedro Santos levou o esférico à medida da cabeça de Raúl Silva, que saltou mais que os adversários e não deu hipóteses ao guarda-redes Linner, colocando os arsenalistas em vantagem no marcador.

E a vantagem bracarenses podia, pouco depois, ter sido ampliada quando, aos 16 minutos, Danilo, após excelente combinação com Pedro Santos, tirou um adversário da frente e rematou cruzado, com a bola a passar um pouco ao lado da baliza dos suecos, também com os seus companheiros a chegarem atrasados para empurrar com sucesso para o segundo golo.
E, pouco depois, a velha máxima do futebol que diz que "quem não marca, se arrisca a sofrer" voltou mesmo a aplicar-se, com o AIK a chegar ao golo do empate. Aos 18 minutos, Pedro Santos pressionou, dentro da grande área, o experiente Ishizaki, que aproveitou o lance e 'cavou' o penálti que parece não existir. O árbitro não hesitou e, na marcação, Sundgren não falhou, empatando a partida.

Até ao final do encontro, o resultado não sofreu mais alterações, mas o jogo sim, com o AIK, a espaços, a assumir mais as iniciativas ofensivas, perante um SC Braga que demonstrava, ainda, alguma falta de entrosamento e também de intensidade entre os seus jogadores.
Ainda assim, os bracarenses acabam por ter razões de queixa quando o árbitro, que não hesitou no lance do penálti para os suecos, fez vista grossa a novo lance que tem Pedro Santos como protagonista. Aos 64 minutos, o extremo bracarense fez um cruzamento que foi cortado com as mãos por um adversário. O árbitro nada assinalou.

Mesmo assim, durante o segundo tempo, o domínio esteve dividido e as duas equipas conseguiram criar perigo e chegaram mesmo a marcar, mas em dois lances em que o golo foi anulado. Primeiro foi o AIK que, aos 81 minutos, viu um golo ser anulado, por fora de jogo de Stefanelli. Depois, aos 89 minutos, após um belo cruzamento da direita, Rui Fonte desvia ao primeiro poste e Hassan empurra para o fundo das redes ao segundo, mas em posição irregular.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

ABEL FERREIRA: «ERA FUNDAMENTAL SEGURAR O EQUILÍBRIO»
Técnico minhoto gostou do que viu na Suécia, mas lembrou que a eliminatória está a meio

O treinador Abel Ferreira abordou o empate averbado na Suécia com pragmatismo e, apesar de garantir que o desempenho dos seus jogadores será mais consistente dentro de uma semana, reconheceu que vai ser preciso muita cautela em Braga.
"Acontecesse o que acontecesse, a eliminatória estaria sempre aberta, mas era importante segurar o equilíbrio nos momentos fundamentais do desafio, pelo que este é um resultado que aceito, até porque estamos melhor do que quando cá chegámos", confidenciou o responsável bracarense, convicto no sucesso do seu modelo de jogo: "Seguramente vamos melhorar a cada semana que passa e em nossa casa, todos juntos, seremos mais fortes. Também é por isso que nos vamos manter fiéis à estratégia, até porque neste jogo inicial algumas decisões não foram as melhores, por força da ansiedade."
Uma avaliação positiva, contudo, que não impediu Abel Ferreira de admitir as dificuldades naturais de índole física, bem como a esperada amplitude dos suecos. "Aqui pesaram mais a luta e o caráter. O relvado não estava nada fácil, mas para primeiro jogo oficial estou muito satisfeito com o empenho e desempenho da equipa", referiu Abel Ferreira, garantindo que "era importante entrar no ritmo competitivo do adversário": "Conforme o jogo foi decorrendo, a equipa soltou-se, começou a querer dividir a iniciativa e chegou mesmo a controlar as operações."
Concentração
Apesar de o empate com golos ser favorável aos minhotos, Abel Ferreira já emitiu um alerta no balneário e esclareceu que "vai ser preciso ter muita inteligência e serenidade na 2ª mão. O AIK é muito forte e já leva 24 jogos nas pernas, o que é uma grande vantagem nesta fase da época", concluiu.

RECORD

JotaCC

Bom empate com o golo fora
Liga Europa Cabeçada de Raul Silva dá vantagem ao Braga

Sabíamos que ia ser difícil. Estamos melhor do que quando cá chegámos. Nada está resolvido"
Abel Ferreira
Treinador do Braga

Podíamos ter ganho. Para a semana estaremos mais fortes e com mais condições de passar"
Raul Silva
Defesa do Braga


À falta de melhor, até de andamento para jogar mais na pré-época, o Braga fez o que bastou para sair da Suécia com um empate prometedor (1-1). O golo fora, na primeira mão da terceira pré-eliminatória da Liga Europa, deixa a equipa minhota mais próxima do "play-off" de acesso à fase de grupos, mas a ideia que também ficou do jogo de ontem foi que o AIK Solna é rival para mais e melhor e que ainda dará muito que fazer aos Guerreiros na segunda mão, marcada para a próxima quinta-feira, no Estádio Municipal de Braga.
O defesa Raul Silva, um dos seis reforços que entraram no "onze" do Braga para o primeiro jogo oficial da época, marcou o primeiro golo em Solna. O ex-jogador do Marítimo subiu à área, num canto, e disparou, de cabeça, uma bola indefensável.
O Braga ainda esteve perto do 2-0 (remate de Danilo ao lado), mas deixou-se empatar, num penálti que teve tanta ingenuidade de Pedro Santos como teatralidade do sueco Ishizaki, que caiu gentilmente. Sandgren não perdoou e fez o 1-1.
Os suecos voltaram a ameaçar (Lindkvist ao poste, 48 m), mas o Braga também podia ter marcado, se Esgaio fosse mais expedito ou se o árbitro tivesse marcado um penálti claro cometido por Nyholm. Já nos "descontos", foi Matheus a salvar os móveis, com uma defesa de gato ao que seria um autogolo de Raul Silva.

JN

JotaCC

Abel Ferreira "Fomos inteligentes"
O treinador do Braga aceita o empate, num jogo difícil que a equipa encarou com grande atitude

"Para primeiro jogo, estou muito satisfeito. O desempenho irá melhorar com o avançar dos dias e dos jogos"

Para Abel Ferreira, "aconteceu aquilo que já esperava. O AIK é uma equipa forte, muito bem organizada, e tem a melhor defesa do campeonato". O treinador do Braga destacou o facto de os seus jogadores terem sido "inteligentes, equilibrados e respeitando o adversário, que joga bem e leva 24 jogos nas pernas", reconhecendo "dificuldades, porque foi o primeiro jogo". "Era importante entrar no ritmo competitivo. A partir da barreira dos vinte minutos, a equipa começou a soltar-se e a ficar com a bola. Agora, estamos melhor do que quando cá chegámos", acrescentou o técnico. A atitude da equipa perante as dificuldades que o tapete do Friends Arena provocou também foi elogiada ."No primeiro jogo, ainda mais neste contexto a eliminar, era fundamental termos equilíbrio quando tínhamos a bola e luta e carácter quando não a tínhamos. O relvado não estava fácil e sentimos dificuldades. Para primeiro jogo, estou muito satisfeito, o desempenho irá melhorar com o avançar dos dias e dos jogos. É um resultado que aceito", analisou.


MOMENTO DO JOGO
0-1 VANTAGEM CHEGOU DO CÉU.
Depois de um remate perigoso de Fransérgio que acabou desviado por um defesa do AIK, Pedro Santos teve ordem para bater o canto e encontrar a cabeça de Raúl Silva, bem lá no alto. O defesa cabeceou com violência e ainda fez a bola bater na barra antes de entrar, oferecendo uma vantagem que poderá vir a ser decisiva na eliminatória.


A Figura
Raúl Silva 8
Um poste de alta tensão na defesa

Raúl Silva chegou ao Braga já com um vasto currículo de golos, o que para um central é um extraordinário trunfo, e ontem voltou a mostrar os dotes de goleador. Marcou um golo importantíssimo, numa decisão rápida em que a capacidade de elevação sobre a defesa do AIK ditou leis, finalizando com um cabeceamento. O Braga ficava em vantagem e com a certeza de que a sua defesa estava bem guarnecida com a prontidão e agilidade de Raúl Silva para compensar alguns lapsos dos seus companheiros.


UM A UM BRAGA

Matheus 6 Uma intervenção instintiva, quase ao cair do pano, marcou de forma decisiva a exibição do guarda-redes.
Esgaio 5 Acusou algumas dificuldades para estancar as progressões de Goitam e Lindkvist. Esteve um pouco mais à vontade nas ações ofensivas.
Rosic 5 A falta de coordenação com Raúl Silva criou algumas vulnerabilidades, valendo-lhe, na maioria das vezes, a prontidão do brasileiro que o acompanhou no eixo.
Jefferson 5 Exibição inconstante. Nos momentos de acerto conseguiu sair em apoio ao extremo e ainda ensaiou alguns remates.
Danilo 7 Um dos pilares do meiocampo, pela confiança transmitida à equipa ao agarrar as rédeas do jogo. Muito interventivo também junto à zona de remate e até como criativo, inspiração que beneficiou Fábio Martins.
Fransérgio 7 Foi aumentando a sua influência para se afirmar na segunda parte, quando se mostrou mais solto e confiante em ações defensivas.
Pedro Santos 5 Fez a assistência para o golo de Raúl Silva que abre excelentes perspetivas ao Braga, mas depois provocou, escusadamente, o penálti que deu o empate.
Fábio Martins 6 Despontou após o intervalo, quando lhe foi permitido jogar pelo corredor central, e causou perigo com uma série de bons remates.
Stojiljkovic 5 Nunca desistiu de procurar espaços na bem arrumada defesa dos suecos.
Rui Fonte 6 Entregou-se com determinação à construção de ocasiões de golo. Lutou muito.
Hassan 4 Uma solução que não reanimou o ataque.
Wilson Eduardo 4 Precipitado a decidir.
Xadas - Refrescou as alas na parte final do jogo.



Raúl Silva "Vamos estar ainda melhor..."
Defesa explica capacidade goleadora e promete ainda mais para o jogo da próxima semana

"Por aquilo que fizemos, podíamos ter garantido um resultado ainda melhor"

O primeiro golo da época do Braga chegou pela cabeça de Raúl Silva, uma imagem de marca do central que já tinha sido ensaiada com sucesso durante a pré-época. No final do jogo, o brasileiro explicou o segredo para tantos golos, que já vinha do último ano no Marítimo. "Neste caso, tenho tido sorte por ter companheiros que batem muito bem as bolas paradas. Depois, resta-me ficar ali na área a brigar pela bola... O segredo é esse", contou, pouco depois do final da partida, e enquanto rasgava um sorriso de felicidade pela estreia auspiciosa. "Empatámos, foi um jogo difícil, o primeiro da época, e logo contra um adversário com outro andamento e que já realizou 24 jogos. Apesar disso, e por aquilo que fizemos, podíamos ter garantido um resultado ainda melhor. Agora, é continuar a trabalhar", afirmou o defesa, por entre a crença de que o Braga acabará por apurar-se. "Temos condições para seguir em frente. Estamos no início da época, a melhorar a cada dia que passa, e estaremos ainda melhor no jogo da próxima semana", rematou.



REENCONTRO SODERSTROM VISITOU AMIGOS DO BRAGA

Fredrik Soderstrom, médio sueco que representou o Braga em 2003/04, depois de passagens pelo V. Guimarães e FC Porto, assistiu ao jogo de ontem no Friends Arena, tendo também aproveitado a estadia dos arsenalistas em Estocolmo para fazer uma visita. Aos 44 anos, Fredrik é empresário de jogadores, representando dois do AIK, o guarda-redes Linner e o médio Blomberg.



ALMOÇO ESTREIA EUROPEIA DE ALAN NAS NOVAS FUNÇÕES

Como é da praxe nestes jogos europeus, os dirigentes dos dois clubes reuniram-se no dia do jogo para um almoço de confraternização, que não contou com a presença de António Salvador. Desta vez, no entanto, a novidade foi outra, a presença de Alan. O agora diretor das relações institucionais estreou-se desta forma nas suas novas funções, depois de ter colocado um ponto final na carreira.


RUMORES INTERNACIONAL ROMENO APONTADO AOS ARSENALISTAS

A Imprensa romena avançou com a possibilidade de o Braga contratar Romario Benzar, médio-direito de 25 anos (também pode jogar a lateral-direito), que representa o Viitorul Constanta. Aos 25 anos, o internacional romeno (sete jogos pela seleção), que é treinado por Gheorghe Hagi, tem o seu passe avaliado em aproximadamente dois milhões de euros.



DISCURSO TREINADOR DO AIK ELOGIA JOGADORES DO BRAGA

Rikard Norling, treinador do AIK, elogiou a equipa do Braga, que considerou favorita para seguir em frente na eliminatória. "Foi um bom jogo, frente a um excelente adversário, e que tem grandes individualidades. Podíamos ter marcado mais golos, ainda que eles também tenham rematado algumas vezes. É uma missão difícil, mas não impossível, ainda que o Braga seja o grande favorito", afirmou.

O JOGO

JotaCC

Sp. Braga fez ao AIK o que ninguém tinha conseguido
Raul Silva furou muralha sueca e deixou o Sp. Braga no bom caminho rumo à terceira presença consecutiva no play-off

Bom augúrio para o Sporting de Braga neste início de "cruzada europeia", precisamente no palco onde, há dois meses, José Mourinho foi declarado vencedor da Liga Europa. Desta feita, no Friends Arena, não brilharam Pogba ou Mkhitaryan. Os nomes mais sonantes — algo que os adeptos escandinavos poderão, naturalmente, contestar — estavam na equipa portuguesa, mais forte em termos de individualidades.
O Sp. Braga de Abel Ferreira apresentou-se, aliás, com seis caras novas — quatro reforços e dois regressos — em relação à estrutura da época anterior e fez o que nenhuma equipa lograra frente a este AIK de Estocolmo nos quatro jogos das duas anteriores pré-eliminatórias: marcar um golo. O central brasileiro Raul Silva descobriu, ao fim de dez minutos, a até então imperceptível brecha na muralha sueca e ofereceu aos minhotos a oportunidade de anular toda e qualquer vantagem teórica do AIK, construída à volta dos cinco meses de competição nas pernas, com resultados objectivos como a vice-liderança da Liga sueca. O Sp. Braga simplificava, assim, uma eliminatória que até poderá estar bem encaminhada, mas que dispensa erros como o cometido por Pedro Santos, incapaz de resistir à tentação de usar as mãos para condicionar os avanços adversários em plena grande área. Em bom rigor, o médio que instantes antes oferecera o golo a Raul Silva, permitiu da forma mais ingénua que Ishizaki, um sueco de ascendência japonesa, mergulhasse na zona de penálti e colocasse os minhotos numa situação instável mesmo até ao apito final. O jogo, que poderia perfeitamente ter pendido para qualquer dos lados (com bolas no poste e defesas de recurso tanto de Linner como de Matheus), teve ainda dois golos anulados e um penálti perdoado aos suecos, mais uma vez com Pedro Santos por perto, embora o protagonismo deva ser creditado ao juiz romeno, incapaz de — à falta de melhor tradução ou de videoárbitro — perceber que Blomberg travara com a mão o cruzamento do médio arsenalista. Marius Avram, que ainda na primeira parte decidira bem uma falta de Rosic mesmo em cima da linha da grande área, anulou ainda um golo a cada equipa, frustrando as intenções de Stefanelli e, mesmo a acabar, do egípcio Hassan. Indicadores suficientes de que, apesar de este empate a um golo ser teoricamente favorável aos bracarenses, o resultado conseguido na Suécia está longe de garantir algum tipo de favoritismo, muito menos a passagem pela terceira vez consecutiva à fase de grupos da prova.

PUBLICO

JotaCC

NEM TUDO FOI MAU NESTE EMPATE BOM
Minhotos correram alguns riscos, mas tiveram o jogo minimamente controlado. Falta só selar eliminatória

CRÉDITO DO GOLO DE RAÚL SILVA DUROU POUCO E O MAIOR RITMO DOS SUECOS FEZ MOSSA, MAS O SP. BRAGA É SUPERIOR

Ponto prévio e sem correr grandes riscos: o Sp. Braga é superior ao AIK e, com maior ou menor dificuldade, vai com certeza ultrapassar este adversário.
O empate de ontem no Friends Arena de Estocolmo só foi bom em função das circunstâncias, pois obviamente podia ter sido pior, não só por ser o primeiro oficial da época contra um adversário que já leva 24, mas também porque a equipa de Abel Ferreira correu alguns riscos e expôs-se ao perigo de sofrer um segundo golo que deixaria os suecos com um largo sorriso na face. Aquela bola que bate caprichosamente no poste, aos 49 minutos, é disso o melhor exemplo, mas a grande verdade é que o Sp. Braga acabou por ter este jogo sempre minimamente controlado, mantendo assim também a eliminatória em aberto, mas agora bem mais segura, pois até já está em vantagem para o jogo da 2ª mão, onde um eventual nulo no marcador apura de imediato os arsenalistas para o playoff da Liga Europa.
Durante toda a 2ª parte, de resto, foram até os minhotos a ter o controlo das operações, chegando sempre mais perto da baliza de Linner, com Matheus quase sempre como assistente privilegiado e só a intervir em cima dos 90 minutos, desviando com elasticidade uma bola para canto.
Diferença de ritmo
Mesmo sem conseguir disfarçar a evidente e natural diferença de ritmo competitivo, o Sp. Braga podia até ter ganhado o jogo, deixando já mesmo tudo decidido em Estocolmo. Valeu o golo de Raúl Silva, logo aos 10 minutos, para deixar o sabor doce nesta primeira batalha da época, sendo que a equipa não conseguiu tirar dividendos desse choque elétrico que deu aos suecos na primeira vez que chegou lá à frente.
O problema é que Danilo falhou o que podia ter sido o 0-2, aos 16 minutos, rematando ligeiramente ao lado e logo depois Pedro Santos fez uma falta para penálti sobre o experiente Ishizaki que podia, e devia, ter evitado. Assim de repente, o Sp. Braga não conseguiu 'matar' já a eliminatória e teve de a 'salvar'. Foi isso que fez no que restou do jogo e, nesse importante capítulo, deu um bom sinal de experiência europeia!


Ambiente ainda aqueceu jogo

Ao contrário do que seria de esperar, o ambiente no Friends Arena até foi bastante interessante e chegou a ser muito 'quente', pois os adeptos do AIK vivem os jogos de uma maneira muito peculiar e não é por acaso que são dos mais famosos da Suécia, nem sempre pelos melhores motivos, diga-se... Ontem, tudo correu dentro da normalidade e o número de espectadores até superou as expectativas, ultrapassando os 12 mil adeptos quando na véspera do jogo já era notícia se fossem 10 mil. Seja como for, o primeiro anel do estádio estava bem composto, o segundo tinha apenas alguns camarotes ocupados e o terceiro nem se viu, pois foi tapado com um pano preto, algo que contribuiu para um ambiente mais propício de jogo europeu. Adeptos portugueses eram muito poucos, e entre eles destacavam-se dois que envergavam camisolas do... Sporting.



Viagem pela noite dentro

Como é normal nestas ocasiões, a comitiva do Sp. Braga regressou de imediato a Portugal e tinha prevista a chegada ao Porto às duas da madrugada. O foco dos comandados de Abel Ferreira está já no reencontro com os suecos, marcado para a próxima 5ª feira. Quanto ao AIK, ainda tem de se preocupar pelo meio com o campeonato, pois recebe o Kalmar FF no domingo à tarde.



RAÚL SILVA
"Temos todas as condições para o apuramento"

A cabeçada fulgurante com que o central Raúl Silva abriu o marcador na Suécia deixa o Sp. Braga na frente da eliminatória e o brasileiro não esconde a confiança do balneário no apuramento. "O primeiro jogo oficial da época é sempre difícil, ainda para mais frente a um adversário com outro andamento, mas temos todas as condições para seguir em frente na Liga Europa e acredito que este resultado acaba por ser bom", comentou o central, esclarecendo as circunstâncias que o levaram a marcar mais um golo na sequência de uma bola parada: "Tenho sorte de ter companheiros que batem bem a bola parada, porque estou sempre ali..."


Romeno Benzar está na órbita

Romario Benzar foi ontem colocado na órbita do Sp. Braga, mas a notícia não foi confirmada pelos responsáveis bracarenses, em função da necessidade de ter o foco total no jogo e na eliminatória com os suecos do AIK. Benzar é um médio romeno com estatuto: tem sete internacionalizações A, tornando-se numa referência do Viitorul Constanta, onde é titularíssimo desde 2012.
Aos 25 anos, o polivalente jogador, que também alinha muitas vezes como defesa-direito, espreita uma nova aventura e, segundo os 'media' romenos, o Sp. Braga terá oferecido 2 milhões de euros para contratar o jogador que é orientado por Gheorghe Hagi, antiga estrela do futebol romeno que é também o empresário e... dono do clube.
O Viitorul Constanta está neste momento a disputar a 3ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões e ganhou anteontem, por 1-0, aos cipriotas do APOEL.


Estreia de Alan na nova função

Alan não deixou passar em claro a sua estreia europeia na nova função que ocupa no Sp. Braga, como diretor das relações institucionais.
O antigo jogador postou uma fotografia na sua página do Facebook do momento em que estava no habitual e já tradicional almoço entre as direções dos dois clubes.
Alan foi mesmo um dos primeiros da comitiva bracarense, junto do diretor de comunicação André Viana, a surgir no túnel de acesso ao relvado, fazendo questão de tirar uma fotografia ao belo Friends Arena. Na véspera, o agora diretor dos Guerreiros do Minho ficara boquiaberto quando entrou no estádio que serve de casa à seleção sueca.


Soderstrom visitou comitiva

Fredrik Soderstrom ainda tem casa em Matosinhos e vai a Portugal, pelo menos, seis vezes por ano. O antigo médio que esteve cinco épocas no V. Guimarães, assinando depois pelo FC Porto, esteve emprestado ao Sp. Braga em 2003/04 e não esqueceu os amigos que lá deixou, em particular o fisioterapeuta Francisco Miranda. Agora com 44 anos, Frederik fez questão de visitar a comitiva bracarense, deslocando-se ao hotel na véspera do jogo e prestando até informações sobre o AIK, onde o agora empresário tem dois jogadores que representa: o guarda-redes Oscar Linner e o médio Johan Blomberg.

RECORD

JotaCC

Sp. Braga e Marítimo com via aberta para o play-off
Bracarenses empataram com golos em Estocolmo diante do AIK, insulares não saíram do nulo na Bulgária diante do Botev

Sporting de Braga e Marítimo têm excelentes perspetivas de alcançar o play-off da Liga Europa, fase da competição que vai definir quem estará na fase de grupos da competição que na passada temporada foi conquistada pelo Manchester United de José Mourinho.
Num sublinhado mais geral, pode dizer-se que as duas equipas portuguesas, apesar dos dois empates, mostraram mais argumentos do que os seus adversários. Seria uma enorme surpresa, pelo que foi dado ver ontem, não ver Sporting de Braga e Marítimo na próxima fase mas, como se sabe, o futebol e a surpresa costumam andar de braço dado.
Os minhotos, agora treinados por Abel e com dois laterais provenientes do Sporting – Esgaio na direita e Jefferson na esquerda –, não podiam ter entrado melhor no jogo, pois o central Raul Silva, reforço que chegou, curiosamente, do Marítimo, inaugurou o marcador à passagem do minuto 10 após canto de Pedro Santos, que esteve no melhor e no pior, visto que oito minutos mais tarde fez penálti sobre o veterano Ishizaki – 35 anos – que Sundgren aproveitou para fazer a igualdade.
Com um meio-campo quase todo remodelado em relação à época passada – a Pedro Santos juntaram-se Fransérgio (Marítimo), Danilo (Benfica) e Fábio Martins (Chaves) –, os bracarenses conseguiram gerir bem as incidências do encontro, mostrando mais qualidade e maturidade. Apenas um remate ao poste de Lindkvist, aos 49', e um remate para a própria baliza de Raúl Silva, em cima do final do jogo, assustaram o Sp. Braga. Ficou, é preciso dizer, por assinalar uma grande penalidade a favor dos minhotos devido a uma mão de Blomberg, que travou ostensivamente um centro de Pedro Santos. O golo do central goleador Raúl Silva (sete remates certeiros na pretérita época) vale ouro e até um empate a zeros em Braga serve para o objetivo de apuramento.
Na Bulgária, o Marítimo foi mais rematador do que o Botev, mas a formação da casa colocou várias vezes Charles, o guarda-redes dos insulares, à prova. Ficou a ideia de que se os homens de Daniel Ramos têm acelerado um pouco podiam ter marcado e vencido o encontro. Ricardo Valente e Éber Bessa, por duas vezes, podiam e deviam ter feito melhor, ou seja, empurrado a bola no fundo da baliza.
Nos Barreiros, um Marítimo apoiado pelo seu público e sem a turbulência que foi a viagem para o Leste europeu pode ajudar a fazer pender a eliminatória para a formação portuguesa.

DN

JotaCC

RAÚL SILVA DÁ VANTAGEM
SUÉCIA Sp. Braga arranca empate importante frente ao AIK de Solna

Raúl Silva, central goleador proveniente do Marítimo, marcou ontem o golo que dá vantagem ao Sp. Braga na 1ª mão 3ª pré-eliminatória da Liga Europa com os suecos do AIK (1-1). Um empate que deixa boas perspetivas na passagem minhota ao play-off da competição.
A equipa portuguesa entrou melhor e marcou logo aos 10', por Raúl Silva, de cabeça, na sequência de um canto. Depois, de forma algo incompreensível, recuou e acabou por sofrer um golo de grande penalidade, aos 18', numa falta que deixa muitas dúvidas .
No segundo tempo o equilíbrio manteve-se, mas ainda assim coube aos homens da casa a melhor chance, com uma bola ao poste aos 48' e uma grande defesa de Matheus ao cair do pano.

CM

JotaCC

Sp. Braga e Marítimo entram bem na Liga Europa

Sp. Braga e Marítimo obtiveram bons resultados fora nos jogos da primeira mão da terceira pré-eliminatória da Liga Europa.

O Sp. Braga, que empatou na Suécia com o AIK (1-1), e o Marítimo, que na Bulgária não saiu do (0-0) com o Botev Plovdiv, conseguiram bons resultados na terceira pré-eliminatória da Liga Europa de futebol.

Na primeira mão, um golo de Raúl Silva, aos 11 minutos, adiantou os minhotos, que viram Sundgren empatar de penálti sete minutos depois, enquanto o Marítimo não saiu do nulo em casa dos búlgaros.

Ambas as equipas procuram confirmar o acesso ao "play-off" em casa, no jogo da segunda mão, marcado para 3 de agosto.

Mais portugueses em ação

Na Roménia, o AC Milan, com André Silva a partir dos 66 minutos, bateu o Universitatea Craiova por 1-0, graças a um golo do reforço alemão Ricardo Rodríguez.

Os escoceses do Aberdeen venceram por 2-1 o Apollon Limassol, clube cipriota que fez alinhar o português João Pedro e que chegou ao golo pelo ex-Olhanense Jander Santana.

O Marselha, com Rolando a titular, venceu por 4-2 os belgas do Oostende.

Com Luís Neto a titular, o Zenit venceu o Bnei Yehuda em Israel, com golos de Criscito e Kokorin.

RTP