News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 27/07

Started by JotaCC, 27 de July de 2017, 08:12

Previous topic - Next topic

JotaCC

António Salvador: "Honrar o nosso passado recente"

Na bagagem até Estocolmo foi uma elevada dose de optimismo, mesmo perante os números de um histórico negro na Suécia, numa terra onde nunca o SC Braga venceu. António Salvador quer contrariar essa estatística e trazer um bom resultado da Escandinávia, frente ao AIK, que permita aos Guerreiros do Minho o acesso ao play-off da Liga Europa.

"Temos de assumir, claramente, as responsabilidades que temos perante a Europa, somos o terceiro clube português no ranking da Europa e temos de honrar o nosso passado recente. Para isso, temos de seguir em frente, passar esta eliminatória, chegar ao play-off e depois alcançar a fase de grupos. Depois veremos até onde podemos ir", sublinhou o presidente do SC Braga, em declarações aos jornalistas no aeroporto do Porto, antes da partida para a Suécia.

Para ultrapassarem esta primeira etapa, Salvador diz ser preciso "jogar com muita alma e coração, sendo guerreiros em campo". Até porque, pela frente, está um adversário que não irá facilitar a tarefa: "é uma equipa difícil, que já leva 23 jogos no campeonato, vai em segundo lugar e não perde há nove jogos".

Essa será, na perspectiva do dirigente arsenalista, a grande dificuldade que o SC Braga vai encontrar no jogo de hoje, a contar para a terceira pré-eliminatória da prova europeia.
"O andamento e competitividade do AIK serão a principal dificuldade. Uma equipa muita aguerrida e com andamento forte", alertou Salvador.

Apesar de o SC Braga nunca ter vencido fora de portas diante de adversários suecos, o presidente está confiante. "Nunca vencemos na Suécia, sempre que fomos lá ficámos pelo caminho, mas estamos confiantes e preparados. Conhecemos bem o adversário. Toda a estrutura está avisada para as dificuldades que vamos encontrar", frisou.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

"Agora é que vamos ver quem é quem"
Liga Europa Abel Ferreira, treinador do Braga, apela à superação no jogo com o AIK



O Braga entra a frio para a Liga Europa, ainda na pré-época. Nos arredores de Estocolmo, o AIK Solna, rival de hoje, na terceira pré-eliminatória (segunda mão a 3 de agosto, na "pedreira"), vai já lançado na liga sueca, com 15 jornadas nas pernas. A diferença de ritmos pode ser vital, como foi noutra eliminatória perdida na Suécia, em 2009. Mas a desdita dos tempos de Domingos Paciência só redobra os cuidados. Em jogo está um dos objetivos mais importantes do clube minhoto, pelo penacho europeu e pelas receitas da UEFA. "Agora é que é a doer, agora é que vamos ver quem é quem", diz Abel Ferreira.

O Braga perdeu nas duas deslocações anteriores à Suécia, mas volta, dez anos depois, ao mesmo sítio onde apesar de ter sido batido pelo Hammarby (2-1) começou a única de duas eliminatórias ganha com oposição sueca (4-0 na "pedreira"). Dessa primeira ronda da Liga Europa de 2007-08, sobram as fundações do que foi o Rasunda, agora alicerce do Friends Arena, a casa do AIK. E se a coincidência do palco é bom presságio, o Braga não diz o mesmo da agenda, porque se a eliminatória de 2007, com o Hammarby, foi jogada em setembro, com a liga em marcha, desta vez, ainda na pré-época, a equipa minhota apanha um rival rotinado na liga sueca. O AIK é segundo (menos nove pontos e menos um jogo) e segue o rival Malmoe.
O panorama recorda outra pré-eliminatória, a de 2009, perdida com o Elfsborg. Nesse ano, também o Braga estava a aquecer os motores quando apanhou um rival sueco já muito adiantado na época nórdica e que venceu os dois jogos (2-1 e 2-0). Domingos Paciência esteve por um fio, mas acabou a época em "ombros", lutando até à última pelo que seria um título inédito, finalmente perdido para o Benfica.

"Temos de ser capazes de dar resposta às dificuldades. Estamos muito mais preparados hoje do que há umas semanas. Máxima motivação, máxima força, máxima intensidade", diz Abel Ferreira.

Por dentro

Stojiljkovic ao ataque
Se não divulgou o "onze", Abel Ferreira sempre deixou uma certeza. O treinador ga- rantiu que Stojiljkovic será titular na equipa minhota., muito provavelmente ao lado de Rui Fonte. Este, não estranha: "Seja com quer for, com o Nikola [ndr: Stojiljkovic], com quem quer que seja, estou sempre à vontade. Acredito nos meus colegas e o importante é marcar, independentemente de quem marque. Sabemos a importância que tem este jogo. E queremos ganhar a eliminatória".
Suecos em 3x5x2
O Braga juntou vídeos do AIK na liga sueca e a equipa técnica de Abel Ferreira pas- sou os últimos dias a estudar as variantes táticas do rival na Liga Europa, que joga com três defesas. Para o jogo de hoje, o Friends Arena (50 653 lugares) deverá ter cerca de 15 mil espectadores, o que ronda a média de afluência nos jogos da liga sueca, como se verificou no último desafio, com o Noorkoeping (16273).


António Salvador "Honrar o nosso passado recente"

"Nunca vencemos na Suécia e todos estão avisados para as dificuldades que vamos encontrar", disse o presidente do Braga, no lançamento do jogo de hoje. António Salvador não gostou do sorteio – "O AIK é uma equipa difícil, muito rotinada e muito aguerrida, que já leva 23 jogos oficiais nesta temporada" –, mas não pondera outra saída que não seja o apuramento para o "playoff". "Assumimos claramente o objetivo de passar esta eliminatória e depois alcançar a fase de grupos. Temos de honrar o nosso passado recente e, atendendo a que somos o terceiro clube português no ranking da Europa, teremos de jogar com muita alma e coração, sendo guerreiros em campo", afirmou Salvador, acrescentando que "a base do plantel está feita", mas observando que "até ao fecho do mercado muito pode acontecer".

JN

JotaCC

Salvador exige defesa da honra
O presidente recordou o histórico europeu do Braga e apontou à fase de grupos


António Salvador vincou pergaminhos europeus

Alertado para um AIK "com andamento forte", que segue em segundo lugar no campeonato ao cabo de "23 jogos" e "não perde há nove", António Salvador partiu moderadamente otimista para a Suécia. "Somos o terceiro clube português no ranking da Europa e devemos honrar o nosso passado recente jogando com muita alma e coração, sendo guerreiros. Queremos passar esta eliminatória, discutir o play-off e, por fim, alcançar a fase de grupos da Liga Europa. Depois veremos o que acontece", apreciou o presidente do Braga, esperançado num resultado histórico. "Nunca vencemos na Suécia. Sempre que fomos lá, ficámos pelo caminho, mas estamos confiantes e preparados. Conhecemos bem o adversário. Toda a estrutura está avisada para as dificuldades que vai encontrar", juntou.
Pelo que apreciou nos jogos da pré-época, a máquina arsenalista está bem afinada e com os reforços "completamente integrados". "A preparação correu dentro da normalidade. Houve muitas alterações. Chegaram vários jogadores novos, embora conheçam bem o futebol português. Nesta altura, estão preparados para os desafios desta equipa", comentou o dirigente, dando conta de um plantel consolidado. "Contamos com estes jogadores. A base está feita e este é o número de jogadores desejado pelo treinador", destacou. A volatilidade do mercado de transferências ditará o resto. O fecho só acontecerá no fim de agosto e, por isso, António Salvador não descarta mudanças de última hora, abrangendo este âmbito tanto entradas como saídas. "Nunca sabemos o que pode acontecer, mas acreditamos que será com estes jogadores que vamos enfrentar esta época", referiu.


JOGO OSTERSUNDS DEIXOU O AVISO

O AIK ocupa a segunda posição do campeonato, tendo já realizado, esta época, na Liga 15 jogos: venceu oito, empatou quatro e perdeu três, marcou 15 golos e sofreu apenas nove. Mas há mais perigos para o Braga; o Ostersunds, que ocupa apenas o sexto lugar na liga sueca, eliminou na segunda pré-eliminatória o todo poderoso Galatasaray. Fica o aviso para a equipa de Abel.



LOTAÇÃO SUECOS PREFEREM AS FÉRIAS

A venda de bilhetes para o jogo de hoje não está a ser famosa, sendo esperados, no máximo, 10 mil adeptos nas bancadas do Friends Arena, que tem capacidade para 55 mil. A maior parte dos suecos "está de férias e longe de Estocolmo", explicou uma assessora do AIK. Também não serão muitos adeptos do Braga, até porque o clube nem sequer vendeu bilhetes em Portugal.



Jordão, Assis, Bakic e o estatuto

Pela primeira vez, Abel Ferreira foi convidado a explicar os motivos que o levaram a escolher o jovem Bruno Jordão (18 anos) em detrimento de Assis e Bakic para esta primeira lista europeia. "Aqui não há estatuto, a estrela é a equipa. A minha função passa por tomar decisões e escolher os jogadores que, neste momento, estão mais bem preparados para dar uma boa resposta. Se pudesse, tinha inscrito todos, mas como sabem há restrições e só tivemos a oportunidade de escolher 23 jogadores para esta pré-eliminatória", disse.



Stojiljkovic confirmado

Aproveitando a presença de Rui Fonte na conferência de Imprensa, foi perguntado a Abel Ferreira quem acompanharia o avançado português no centro do ataque. A resposta foi pronta: "Vai jogar o Nikola [Stojiljkovic]." Não houve um "mas", nem mais explicações, apenas a informação que coloca o internacional sérvio entre a equipa titular. Ao que tudo indica, e para além destes dois avançados, que transitaram da última época, o Braga vai contar com seis reforços no onze inicial, três deles na defesa (Esgaio, Raúl Silva e Jefferson). A zona central do meio-campo também está renovada com as entradas de Danilo e Fransérgio, enquanto o regressado Fábio Martins está apontado à equipa titular. Em termos absolutos, haverá três estreantes nas competições europeias, os brasileiros Raúl Silva e Fransérgio e o português Fábio Martins. Diga-se ainda que a comitiva regressa a Braga logo após o final da partida, estando a chegada a Portugal prevista para as duas da manhã.



VIAGEM REGRESSO LOGO APÓS O JOGO

A comitiva arsenalista regressa a Portugal logo após o final da partida de hoje, começando desde logo a preparar o desafio da segunda mão, agendado para a próxima quinta-feira, na estreia desta época no Estádio Municipal de Braga. Pelo meio, o AIK ainda terá de receber o Kalmar, atual 14.º classificado da liga sueca, durante a tarde (15h30) do próximo domingo.

O JOGO

JotaCC

Treinador do AIK em "dificuldades"

Por entre elogios à "maior experiência" do Braga, Rikard Norling confessou que não tem um conhecimento profundo da equipa de Abel Ferreira. "Como devem compreender, não tivemos grandes oportunidades de ver o adversário, pois este será o primeiro jogo oficial do Braga na época. E os jogos de preparação não são propriamente os ideais para ficarmos com uma ideia clara do que são capazes. Nesse aspeto, estamos em desvantagem", afirmou o treinador do AIK. "Apesar disso, acredito que a eliminatória será equilibrada, até porque nós temos mais jogos realizados", concluiu.

O JOGO

JotaCC

"Agora é que será a doer"
Abel Ferreira com a "perfeita noção da responsabilidade" na sua estreia europeia

TREINADOR PROMETE "MÁXIMA MOTIVAÇÃO E INTENSIDADE" E UMA EQUIPA CAPAZ DE RESPONDER ÀS DIFICULDADES

Abel Ferreira encara com "naturalidade e tranquilidade", mas também com a "perfeita noção da responsabilidade", a sua estreia europeia. Um jogo obviamente marcante para uma carreira ao mais alto nível que está a começar, mas "ainda mais importante" para o que pode representar na época dos guerreiros do Minho. O treinador sabe bem do que está a falar quando admite tudo isto e mais alguma coisa. "Vocês sabem que por muito fantástica que seja a pré-época, agora é que será a doer. Agora é que vamos ver quem é quem", destacou Abel Ferreira, registando as premissas para o eventual sucesso: "Temos de ser capazes e dar resposta a todas as dificuldades. Estamos muito mais preparados hoje do que há duas semanas, disso não tenho dúvidas. Com máxima motivação, máxima força e máxima intensidade." Mas perante um adversário sueco a fazer lembrar outros que até surpreenderam, a expressão 'obrigação de ganhar' faz sentido? O técnico não concordou e disparou: "Os guerreiros do Braga têm a obrigação clara de darem o melhor de si. Não prometemos títulos, mas entrega total e o nosso foco é só este jogo. Estamos ansiosos para que comece e com ambições renovadas."
Sobre o facto de Rikard Norling, treinador do AIK, ter admitido favoritismo para o Sp. Braga, que vai fazer hoje o primeiro jogo oficial da época, Abel Ferreira não foi em cantigas, apresentando a "certeza de que ele sabe como o Sp. Braga joga", tal como o timoneiro dos minhotos focou um adversário a jogar "em 5x3x2 no momento defensivo e num 3x5x2 a atacar".
Prontos para tudo
"Estaremos preparados para este desafio. Sabemos que o nosso adversário vai numa fase adiantada da época e isso tem a ver com o ritmo de jogo. É mais um obstáculo a superar", prometeu Abel Ferreira, com a garantia de uma equipa que "terá de ser muito inteligente e emocionalmente equilibrada", percebendo que esta "é só a primeira parte da eliminatória". "Os jogadores estão plenamente conscientes da responsabilidade que têm e todos assumiram que o primeiro objetivo é passar a eliminatória", registou ainda o técnico, recordando a "atitude competitiva que tem de ser extremamente agressiva" perante um adversário que "tem uma filosofia de jogo muito positiva".


Salvador pede muita alma e coração

Com o Sp. Braga prestes a dar o pontapé de saída oficial na nova temporada, António Salvador mostrou-se, como sempre, cheio de ambição. "Assumimos claramente o objetivo de passar esta eliminatória, chegar ao playoff e depois alcançar a fase de grupos. Para honrarmos o nosso passado recente e atendendo a que somos o 3º clube português no ranking da Europa, teremos de jogar com muita alma e coração, sendo guerreiros em campo", afirmou o presidente, avisando para os perigos que o AIK pode representar. "É uma equipa difícil, que já leva 23 jogos no campeonato, vai em 2º lugar e não perde há nove jogos. O andamento e competitividade do AIK serão as nossas principais dificuldades", prosseguiu. O Sp. Braga nunca venceu na Suécia, Salvador sabe bem disso, mas acredita numa resposta positiva: "Os jogadores estão preparados para os desafios desta equipa."



Rui Fonte dá nota 10 à importância

AVANÇADO NÃO FOGE À RESPONSABILIDADE

Rui Fonte nem pestanejou quando a pergunta de Record na conferência de imprensa versou a importância a dar a este jogo. Numa escala de 0 a 10, o avançado deu a nota máxima, algo com que Abel Ferreira concordou, mesmo ao seu lado, com um aceno de cabeça em sinal de confirmação... "É o primeiro jogo da época, mas todos sabemos a importância que tem. O Braga não pode fugir à sua história e às ambições que tem", lembrou Rui Fonte, bebendo de um passado "muito importante" e que quase obriga os arsenalistas a seguir em frente. "Queremos chegar à fase de grupos e esse é o primeiro grande objetivo da época. Queremos dar já uma boa imagem neste jogo e passar a eliminatória, sabendo que as coisas não vão ser fáceis", destacou aquele que é agora o novo capitão de equipa, "uma grande responsabilidade perante os companheiros, mas acima de tudo para com o clube". Confirmado no onze e com Stojiljkovic ao lado, o avançado registou que se sente "bem com qualquer companheiro", focando o assunto no coletivo, pois, "independentemente de quem joga, já todos sabem que o trabalho tem de ser bem feito para a equipa ter resultados". Neste caso, bom mesmo seria já "uma vitória" e até não importa o nome do marcador.

RECORD

JotaCC

Jogadores do Sp. Braga recebem aviso presidencial
António Salvador lembrou que equipa foi sempre eliminada quando se deslocou à Suécia. Marítimo voou finalmente para a Bulgária

O Sporting de Braga partiu ontem de manhã para a Suécia, onde nesta tarde (18.00) irá defrontar o AIK Estocolmo, em partida da terceira pré-eliminatória da Liga Europa. Este é um jogo para o qual António Salvador, presidente dos bracarenses, já deixou um alerta: "Assumimos o objetivo de passar esta eliminatória, chegar ao play-off e depois alcançar a fase de grupos. Para isso é preciso ultrapassar o AIK, uma equipa difícil, que já leva 23 jogos no campeonato, vai em segundo lugar e não perde há nove jogos."
E, nesse contexto, avisou os jogadores para todo os perigos desta eliminatória: "Para honrarmos o nosso passado recente e atendendo a que somos o terceiro clube português no ranking da Europa, teremos de jogar com muita alma e coração, sendo guerreiros em campo." É que, bem vistas as coisas, os minhotos "nunca" venceram em território sueco, com uma agravante: "Sempre que fomos lá ficámos pelo caminho, mas estamos confiantes e preparados."
Na lista de convocados pelo treinador Abel Ferreira, ficou de fora o defesa central Ricardo Ferreira, que sentiu uma dor numa coxa e ficou por isso em Braga, tal como os outros lesionados: Marafona, Tiago Pereira e Mauro. "Por muito que a pré-época seja fantástica, agora é a doer e é aqui que vamos ver quem é quem. Temos de ser capazes e dar resposta a todas as dificuldades", referiu o treinador Abel Ferreira.

Por sua vez, o Marítimo partiu ontem de manhã para a Bulgária, onde irá medir forças com o Botev Plovdiv a partir das 18.30. A equipa de Daniel Ramos era para ter iniciado viagem na terça-feira, mas não conseguiu devido aos ventos fortes sentidos na ilha e que impediram que vários aviões levantassem voo. "Tenho a equipa titular na cabeça mas não sei se será esta. Os 19 jogadores que vieram estão disponíveis e acredito que nesta primeira mão nada ficará fechado. A eliminatória será resolvida na Madeira. Espero que nos possamos adaptar o mais rapidamente possível após estas contrariedades todas que tivemos", referiu o treinador Daniel Ramos.

DN

JotaCC

Cinismo de vice-campeão

SÃO NOTÓRIAS AS DEBILIDADES DO AIK NO MOMENTO DA TRANSIÇÃO DEFENSIVA

Defrontar um clube que se encontra a meio da sua temporada, com cinco meses de competição, processos bem assimilados e uma dinâmica vitoriosa – bem expressa numa sequência de nove jogos oficiais sem derrotas –, é o principal obstáculo do Sp. Braga para o jogo de estreia na nova época. Apesar de possuírem claras mais-valias no capítulo individual, os bracarenses irão digladiar-se com o AIK, vice-campeão sueco e atual segundo classificado. Orientado, desde maio de 2016, por Rikard Norling, técnico que resgatou, em 2005, o clube da segunda divisão, o
AIK mostra-se fiel ao 3x5x2 como estrutura tática preferencial, apresentando um estilo cínico: muita preocupação em defender bem – são já cinco os jogos oficiais consecutivos em que não sofre golos –, o que faz com que muitas vezes parta de uma estrutura em 5x3x2 e se apresente num bloco médio-baixo, e enorme sagacidade no proveito das debilidades do adversário.
Laboratório. Para isso, indaga incessantemente os lances de bolas paradas, com Ishizaki a assumir um papel determinante nos livres frontais, e Olsson – secundado por Affane, Sundgren e Ishizaki – a revelar-se exímio na execução das laterais, buscando o poderoso jogo aéreo dos avançados e dos centrais. Além disso, é uma equipa capaz de alternar com fluência uma construção interior (curta/média ou longa), onde Olsson, Ishizaki, Thern, Blomberg e Affane assumem um papel de relevo; a exploração do jogo exterior, procurando a largura e a profundidade oferecidas pelos falsos laterais – Sundgren revela-se muito ativo à direita; e os cruzamentos direcionados à área, buscando o poder de fogo no ataque à primeira ou segunda bola de Markkanen e Goitom, as habituais referências ofensivas, mas também de Advic ou Stefanelli, as alternativas. Uma das principais dificuldades de Norling tem sido a de conseguir coexistir os criativos Ishizaki e Simon Thern – filho de Jonas Thern – no mesmo onze, sem perder consistência na reação à perda. Também se debate com o mesmo problema em relação a Olsson – ex-Arsenal – e Affane – ex-Chelsea –, dois médios com boa leitura de jogo.
Limitações. São notórias as debilidades do AIK no momento de transição defensiva, nomeadamente nos espaços entre falso lateral e defesa-central, como também na definição da última linha, fruto de algumas carências a nível da velocidade e do posicionamento. O recurso a uma estrutura centralizada faz com que os falsos laterais sejam expostos, várias vezes, a situações de 1x2, aspeto que o Sp. Braga deverá explorar exaustivamente, até porque o AIK tende a colocar muitos jogadores dentro da área, o que desprotege a zona à entrada desta.


Com 10 mil já seria bom

O belo Friends Arena impressionou os bracarenses, mas o ambiente do jogo de hoje não será de uma grande noite europeia. Os responsáveis do AIK esperam pouco mais de 8 mil adeptos e dizem que uma lotação de 10 mil já seria muito bom. Por isso mesmo, apenas o primeiro anel do estádio, com capacidade para 50.653 em jogos da UEFA, será aberto...

RECORD

JotaCC

SALVADOR LANÇA AVISO À EQUIPA
EUROPA Dirigente lembra que bracarenses nunca venceram na Suécia CONFIANÇA Abel Ferreira garante ter estudado bem o AIK de Solna

AVANÇADO RUI FONTE É O NOVO CAPITÃO DA EQUIPA ARSENALISTA

António Salvador, presidente do Sp. Braga, alertou ontem para as dificuldades que os minhotos poderão vir a encontrar hoje diante dos suecos do AIK, em jogo da 3º pré-eliminatória da Liga Europa. "Nunca vencemos na Suécia, sempre que fomos lá ficámos pelo caminho, mas estamos confiantes e preparados. Conhecemos bem o adversário. Toda a estrutura está avisada para as dificuldades que vamos encontrar. Assumimos o objetivo de passar esta eliminatória, chegar ao play-off e depois alcançar a fase de grupos", disse o dirigente, à partida para a Suécia.
Já Abel Ferreira, técnico dos bracarenses, elogiou o adversário e assegurou ter estudado bem o AIK: "É uma equipa positiva. Estou ansioso pelo início do jogo e pela estreia na Liga Europa e espero que todos nós vivamos este momento com alegria". O treinador revelou ainda que vai apostar nos avançados Stojiljkovic e Rui Fonte, que é o novo capitão dos arsenalistas
Para o jogo diante da formação sueca, Abel deve apostar no onze composto por: Matheus; Esgaio, Rosic e Raul Silva; Jefferson, Fransérgio, Danilo, Fábio Martins e Pedro Santos; Rui Fonte e Stojiljkovic.

CM

JotaCC

Sp. Braga e Marítimo entram em acção na Liga Europa
Minhotos e madeirenses jogam fora a primeira mão da terceira pré-eliminatória da prova europeia

António Salvador, presidente do Sporting de Braga, disse tudo antes da partida da equipa minhota para a Suécia onde, hoje, dá início oficial à sua época, com um jogo da primeira mão da terceira pré-eliminatória da Liga Europa, frente ao AIK.
"Assumimos o objectivo de passar esta eliminatória, chegar ao play-off e depois alcançar a fase de grupos. Para isso é preciso ultrapassar o AIK, uma equipa difícil, que já leva 23 jogos no campeonato sueco, vai em segundo lugar e não perde há nove jogos. Para honrarmos o nosso passado recente e atendendo a que somos o terceiro clube português no ranking da Europa, teremos de jogar com muita alma e coração, sendo guerreiros em campo", declarou António Salvador no Porto, antes da viagem da comitiva "arsenalista".
Na verdade, os números não são bem aqueles, mas não deixam de ser um aviso. O AIK já efectuou 20 encontros oficiais nesta temporada, entre campeonato, Liga Europa e Taça da Suécia, tendo 10 vitórias, seis empates e quatro derrotas. Nos últimos sete jogos, não perdeu nenhum e nas quatro partidas europeias já disputadas (os suecos afastaram o KÍ Klaksvík, das Ilhas Feroé, na primeira pré-eliminatória, e o Zeljeznicar da Bósnia-Herzegovina, na segunda) não sofreram qualquer golo.
E os alertas do líder dos bracarenses não se ficaram por aqui. Salvador lembrou que os minhotos nunca venceram na Suécia. "Sempre que fomos lá ficámos pelo caminho", avisou.
O Sp. Braga vai defrontar o AIK depois de ter realizado sete jogos de preparação, tendo ganho cinco e perdido dois. Os bracarenses terão por isso, bem menos ritmo do que o seu opositor e contam com algumas ausências. Vukcevic e Dyego Sousa, por opção, são duas baixas algo surpreendentes, enquanto Ricardo Ferreira, Marafona, Mauro e Tiago Pereira não viajaram devido a problemas físicos. Mas o treinador Abel Ferreira não abdicou de vários reforços que chegaram ao Minho esta temporada, levando consigo oito: André Moreira, Jefferson Esgaio, Danilo, Fransérgio, Raul Silva, Bruno Viana e Fábio Martins.
Já o Marítimo teve uma longa e atribulada viagem até à Bulgária, onde defrontará o Botev Plovdiv. Os insulares foram obrigados a adiar por um dia a partida da Madeira. O Botev também está numa fase inicial da temporada, tendo apenas dois jogos na Liga búlgara, enquanto nas eliminatórias anteriores da Liga Europa afastou primeiro o Partizani Tirana e depois o Beitar Jerusalém.

PUBLICO

JotaCC

SC BRAGA E MARÍTIMO COMEÇAM LUTA PELO SONHO EUROPEU NA SUÉCIA E BULGÁRIAOs 'arsenalistas' vão defrontar o AIK enquanto que os maritimistas vão medir forças com o Botev Plovdiv.

O SC Braga e Marítimo iniciam esta quinta-feira a época desportiva, na terceira pré-eliminatória da Liga Europa de futebol, com visitas ao AIK da Suécia e Botev Plovdiv da Bulgária, respetivamente.
Os 'arsenalistas', orientados por Abel Ferreira, procuram regressar aos palcos europeus, onde se têm mostrado nos últimos anos, com destaque para a presença na final desta Liga Europa, perdida para o FC Porto (1-0) em 2011.
Depois de uma época marcada pela instabilidade, com José Peseiro, Jorge Simão e Abel Ferreira a passar pelo banco em época culminada no quinto lugar do campeonato e discreto desempenho europeu, os bracarenses lutam contra a história na UEFA, marcada por duas derrotas em outras tantas visitas à Suécia.
Para atingir o 'play-off', o Marítimo encontra o vencedor da Taça da Bulgária, que já leva alguma vantagem competitiva, tendo afastado os israelitas do Beitar Jerusalém na segunda pré-eliminatória.
Daniel Ramos, que se estreou na Liga a levar os insulares ao sexto lugar, tem o desafio de manter competitiva uma equipa que perdeu vários dos seus elementos nucleares.
O AIK – Sporting de Braga disputa-se às 18:00, horas de Lisboa, com arbitragem do romeno Ionu Marius Avram, enquanto o Botev Plovdiv-Marítimo principia meia hora mais tarde, dirigido pelo sueco Bojan Pandzic.

SAPO DESPORTO

JotaCC

Sp. Braga e Marítimo em busca do sonho europeu

Sp. Braga e Marítimo iniciam esta quinta-feira a época desportiva, na terceira pré-eliminatória da Liga Europa de futebol, com visitas ao AIK da Suécia e Botev Plovdiv da Bulgária.

Os "arsenalistas", orientados por Abel Ferreira, procuram regressar aos palcos europeus, onde se têm mostrado nos últimos anos, com destaque para a presença na final desta Liga Europa, perdida para o FC Porto (1-0) em 2011.

Depois de uma época marcada pela instabilidade, com José Peseiro, Jorge Simão e Abel Ferreira a passar pelo banco em época culminada no quinto lugar do campeonato e discreto desempenho europeu, os bracarenses lutam contra a história na UEFA, marcada por duas derrotas em outras tantas visitas à Suécia.

Para atingir o "play-off", o Marítimo encontra o vencedor da Taça da Bulgária, que já leva alguma vantagem competitiva, tendo afastado os israelitas do Beitar Jerusalém na segunda pré-eliminatória.

Daniel Ramos, que se estreou na Liga a levar os insulares ao sexto lugar, tem o desafio de manter competitiva uma equipa que perdeu vários dos seus elementos nucleares.

O AIK-Sp. Braga disputa-se a partir das 18h00, hora de Lisboa, com arbitragem do romeno Ionu Marius Avram, enquanto o Botev Plovdiv-Marítimo principia meia hora mais tarde, dirigido pelo sueco Bojan Pandzic.

RTP

JotaCC

«Prometemos entrega absoluta e total» - Abel Ferreira

O treinador do SC Braga, Abel Ferreira, está confiante na capacidade da equipa em ultrapassar os suecos do AIK, mas prefere não se comprometer com qualquer tipo de resultado.

«Não prometemos resultados, prometemos entrega absoluta e total. Estamos motivados, preparados e ansiosos para que comece uma nova época. Agora é que é a doer, agora é que vamos ver quem é quem, mas acredito que estamos preparados», afirmou o técnico de 38 anos, na conferência de imprensa de antevisão ao encontro.

Abel Ferreira mostrou-se ambicioso para a eliminatória da Liga Europa, salientando que a equipa tem de ser fiel aos seus princípios e jogar com inteligência:

«Este é o primeiro grande objetivo da temporada. Tudo faremos para ganhar, jogaremos para ganhar seja onde for e contra quem for, esse é um princípio que teremos sempre presente. Mas esta é uma eliminatória, somos inteligentes o bastante para o perceber e por isso a chave é sermos equilibrados».

SC Braga e AIK defrontam-se na 3.ª pré-eliminatória da Liga Europa, jogo que terá lugar na Friends Arena, na cidade de Estocolmo.

A BOLA

JotaCC

António Marques: "O Braga tem de fazer ajustes com a história"

O presidente da Assembleia Geral da SAD do Sporting de Braga passa uma mensagem positiva, de crença, perante o desafio da primeira mão da terceira pré-eliminatória da Liga Europa.

É hora de contrariar o fado e a história. Foto: Hugo Delgado/Lusa
O presidente da Assembleia Geral da SAD do Sporting de Braga, António Marques, está ciente de que o histórico dos "arsenalistas" com equipas suecas é negativo, no entanto, acredita que a equipa pode e deve contrariar a história diante do AIK.

A oportunidade chega já esta quinta-feira, diante dos suecos AIK, em jogo da primeira mão da terceira pré-eliminatória de acesso à fase de grupos da Liga Europa. Em declarações a Bola Branca, António Marques assume a ambição de chegar ao "play-off".

"Aquilo que os nossos adeptos, sem excepção, querem é que o Braga vá em frente, portanto com certeza que a equipa vai saber interpretar em campo essa vontade dos adeptos", afirma.

"Esta é a primeira parte, o primeiro jogo, depois para a semana [na segunda mão] com certeza vamos confirmar em Braga. Vamos ver, estamos muito crentes que isso vai acontecer, a equipa está muito motivada, portanto temos tudo para seguir em frente", observa o dirigente minhoto.

O historial "gverreiro" frente a equipas suecas é pouco agradável. António Marques, para quem "tudo vai depender da forma como o Braga entrar" num jogo que se afigura "muito equilibrado, defende que quem quer vencer tem de derrubar as barreiras da história:

"O Braga este ano tem de fazer alguns ajustes com a história. Este será o primeiro. Aqueles que querem ir em frente, que querem ser campeões, têm de [o fazer] e o Braga é uma equipa com uma ambição renovada para este ano, portanto acho que esse dado menos bom da história também vai ser corrigido com esta eliminatória."

Campeonato é prova de resistência

Quanto ao campeonato e restantes provas internas, há mais reservas e um "vamos ver". "[O campeonato] é uma maratona, quase um ano, é muito tempo. A equipa tem de estar bem, depende das lesões", explica.

Ainda assim, é evidente a confiança numa boa época:

"A equipa está equilibrada, tem um plantel seguro, a equipa técnica é boa e a direcção está muito alinhada com os objectivos da equipa técnica. Nesse alinhamento na crença que todos nós temos, começando logo pela equipa técnica, acho que o Braga vai fazer uma boa temporada."

O início da caminhada europeia do Sp. Braga tem pontapé de saída esta quinta-feira, pelas 18h00 (hora portuguesa), na Friends Arena, em Estocolmo.

RR

JotaCC

Manuel Machado aposta na vitória do Sporting de Braga

O presidente da Associação de Futebol de Braga (AFB) acredita que a equipa minhota conseguirá um bom resultado frente ao AIK, da Suécia, esta quinta-feira no jogo da primeira mão da terceira pré-eliminatória da Liga Europa.

Os bracarenses defrontam na Suécia o AIK de Solna, a partir das 18h00.

Na opinião do líder associativo a ambição do Sp. Braga é chegar o mais longe possível defendendo o estatuto europeu alcançado nos últimos anos.

Manuel Machado sublinhou ainda a convicção de que a equipa liderada pelo treinador Abel Ferreira vai ultrapassar os suecos e seguir o caminho que a levará à fase de grupos da competição.

O presidente da AFB concluiu com o desejo e quase certeza de que a equipa bracarense irá fazer um jogo "à Braga".

RTP