News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 24/07

Started by Bruno3429, 24 de July de 2017, 08:15

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Abel quer encerrar o pesadelo sueco
Mensagem para o grupo tem salientado que há qualidade para se fazer história em Estocolmo

Já só faltam três dias para o primeiro jogo oficial da nova temporada do Sp. Braga. O sorteio da 1ª mão da 3ª pré-eliminatória da Liga Europa ditou uma deslocação à Suécia, onde os arsenalistas perderam sempre. Para além deste fator histórico, o AIK já leva 22 partidas disputadas. O andamento é maior, o entrosamento quase perfeito, mas, mesmo assim, Abel Ferreira tem transmitido ao grupo uma mensagem positiva, vincando o objetivo de entrar na nova temporada com uma proeza inédita: vencer em solo sueco e dar um passo de gigante rumo à fase seguinte da Liga Europa.
Otimista por natureza, o novo treinador dos guerreiros quer fazer aquilo que Jorge Costa e Domingos Paciência bem tentaram, mas não conseguiram. O primeiro mediu forças, em 2007/08, com o Hammarby, precisamente em Estocolmo na 1ª mão, e saiu de lá com uma derrota por 2-1. A goleada por 4-0 em Braga abriu as portas da fase de grupos, onde só ficariam atrás de um Bayern Munique recheado de craques como Oliver Kahn, Toni Kroos, Schweinsteiger e Ribéry, entre tantos outros.

Pedreira abalada

Dois anos depois, Domingos Paciência sucedeu a Jorge Jesus e estreou-se na Liga Europa. O Elfsborg veio ao Minho vencer por 2-1 e todos acreditavam numa reviravolta em Boras. Pura ilusão... Nova derrota, desta vez por 2-0, e Domingos esteve com o lugar em risco na Pedreira. António Salvador lá o segurou e ambos festejariam, meses mais tarde, um inesquecível 2º lugar no campeonato.
De lá para cá, o Sp. Braga continuou a crescer, somou experiência e troféus e tem, agora, objetivos renovados após uma temporada passada pouco conseguida. Abel Ferreira saltou dos B em finais de abril com a missão de reerguer uma equipa. Mudou mentalidades, arrumou a casa, desenhou um novo plantel e através do discurso faz sonhar adeptos e o próprio presidente.
A primeira grande demonstração de classe terá de ser dada já dentro de três dias. Em Estocolmo, diante de um AIK com mais andamento, os arsenalistas querem provar que o investimento não foi em vão. O 4x4x2 promete dar muitas alegrias.

Só cinco vitórias a começar fora

Não se pense que jogar na Suécia é mais complicado do que em qualquer outro país europeu. O historial dos arsenalistas nas provas europeias demonstra bem as dificuldades de atuar fora de casa, nomeadamente na 1.ª mão. Os sorteios ditaram 19 eliminatórias a começar no terreno do adversário e o Sp. Braga venceu apenas por cinco vezes: AEK Atenas (1966/67), Sivasspor (2007/08), Zrinjski (2008/09), Pandurii (2013/14) e Sion (2015/16).

Como se disse, Abel Ferreira quer fazer bem melhor do que os seus antecessores e tem um plantel praticamente inteiro à sua disposição. Ricardo Ferreira, Vukcevic e Hassan inspiram alguns cuidados médicos, mas podem ser convocados.

Autor: Ricardo Vasconcelos

Sp. Braga tentou levar Francisco Geraldes
Rio Ave, V. Guimarães e Chaves estão interessados no médio

Depois do interesse do Rio Ave em Francisco Geraldes, nome colocado na lista de jogadores a emprestar, Record sabe que o Sp. Braga se juntou à corrida pelo português, de 22 anos. Porém, o intuito dos minhotos seria a transferência em definitivo do médio, cenário que o Sporting de pronto recusou.

A este propósito, segundo foi possível apurar, também V. Guimarães e Chaves estão interessados na cedência do internacional sub-21.

Record

JotaCC

Trio em suspenso para o playoff

O plantel regressa hoje ao trabalho e está totalmente focado no compromisso europeu com o AIK, da Suécia, relativo à terceira pré-eliminatória da Liga Europa. A primeira mão joga-se na próxima quinta-feira, às 18 horas, e os minhotos apostam num resultado que lhes permita fechar a eliminatória no segundo encontro, na Pedreira, a 3 de agosto. O treinador Abel Ferreira tem algumas dúvidas para formar o onze que vai atacar o primeiro jogo oficial da temporada, uma vez que Ricardo Ferreira, Vukcevic e Hassan estão a recuperar de lesão: o defesa tem efetuado reforço muscular, o montenegrino fraturou o nariz no particular com o Belenenses e o atacante egípcio ainda cumpre um programa específico de recuperação depois de ter sido operado à região abdominal. A comitiva minhota segue viagem para a Suécia, depois de amanhã.

JN

JotaCC

RICARDO AFINADO PARA DURAR MAIS
Central não fez nenhum jogo na pré-época, mas Abel inscreveu-o na Europa. O JOGO explica-lhe porquê

Depois de uma época marcada por lesões, o central aproveitou a prétemporada para realizar um trabalho específico de fortalecimento muscular. Objetivo? Ter o melhor ano da carreira

Ricardo Ferreira está a treinar? A pergunta foi sendo feita sempre que a comunicação social podia assistir a um treino do Braga. A resposta variava entre o sim e o não. Oficialmente, o defesa-central não estava lesionado nem tão pouco com problemas físicos. A questão era outra: os responsáveis do Braga definiram um programa de trabalho diferenciado para Ricardo Ferreira, com o objetivo de não verem repetidos os problemas físicos que afastaram o central de parte significativa da última temporada.
O defesa teve de ser operado durante a última pré-época depois de ter sofrido uma lesão no ligamento colateral interno do joelho direito; as primeiras previsões apontavam para um regresso em outubro, mas Ricardo Ferreira só fez a estreia a 18 de dezembro, e logo na vitória (1-0) frente ao Sporting em Alvalade. E aí começaram os problemas. A importância do jogador na equipa levou a uma utilização contínua (fez quatro jogos num espaço de 15 dias), tendo acabado por se ressentir.Nova paragem,novo regresso, três jogos consecutivos a titular e mais uma recaída (receção ao Benfica a 19 de fevereiro), antes de um final de época com presença contínua nos últimos sete jogos do campeonato (sempre com 90 minutos em campo). A verdade é que, fruto das necessidades da equipa na última época (houve sempre muitas dificuldades para montar o centro da defesa), Ricardo Ferreira nunca foi devidamente protegido fisicamente, algo que está a acontecer agora.
Ricardo Ferreira tem dividido o treino de campo na companhia dos companheiros de equipa com um trabalho suplementar de reforço muscular no ginásio. A ausência dos jogos de pré-temporada foi apenas para o proteger desse trabalho mais intenso, uma vez que o objetivo passa por tê-lo durante toda a... época. Agora, Ricardo está pronto para competir, e a prova disso é que Abel Ferreira o inscreveu na lista para a pré-eliminatória da Liga Europa.



Seis jogadores ainda por colocar

Resolvido o empréstimo de Artur Jorge à equipa belga do Mouscron (o negócio deve ser oficializado durante o dia de hoje), a SAD do Braga tem pelo menos mais seis jogadores ainda por colocar. Baiano, Djavan, Arghus, Tiago Gomes, Román e Érick Moreno têm contrato com o clube, mas não integram os trabalhos de pré-temporada com o plantel às ordens de Abel Ferreira. Deste lote de jogadores, apenas o avançado colombiano se encontra a trabalhar no clube, ainda que de forma individualizada, e com o objetivo de recuperar da lesão que o impediu de jogar na segunda metade da última temporada.



EUROPA UEFA ESCOLHE ÁRBITRO COM MÃO PESADA

A UEFA nomeou o árbitro Marius Avram, de 37 anos, para o jogo de quinta-feira com o AIK. O romeno recebeu as insígnias da FIFA em 2010, mas nunca apitou partidas com equipas portuguesas. Marius Avram já esteve em vários torneios de seleções jovens, ainda que o que mais se destaque do seu currículo seja a facilidade com que costuma mostrar cartões vermelhos...



SUÉCIA EQUIPA VIAJA NA VÉSPERA DO JOGO
Depois de mais um treino durante o dia de ontem, o plantel do Braga não vai parar até ao confronto com o AIK. O programa da viagem para a Suécia também já está definido, com a equipa arsenalista a viajar na manhã de quarta-feira, véspera do dia do jogo, para Estocolmo, capital da Suécia, tendo ainda agendado um treino de adaptação ao relvado do Friends Arena ao final da tarde.

O JOGO

JotaCC

Braga sobe pela primeira vez ao pódio da I Divisão de ar livre

O clube do Minho foi a grande surpresa do Nacional de Clubes deste ano, conquistando o primeiro pódio nacional masculino de ar livre na I Divisão. Em relação a anos anteriores, o clube investiu em atletas como Edi Sousa (velocidade), Ricardo Lima (400 barreiras), Valter Pinto (comprimento) e Ricardo Jaquité (triplo salto). O investimento compensou e o Braga obteve a melhor classificação de sempre a nível nacional e subiu a um pódio que permanecia igual há seis anos. "O pódio de pista coberta deu-nos boas indicações e já viemos para Leiria a querer o pódio de ar livre. O mérito é de todos os atletas, que foram autênticos guerreiros"
Manuel José Tsnako Arnaudov (Peso) e António Vital e Silva (Martelo) festejam o heptacampeonato das águias

O JOGO

Bruno3429

SC Braga faz história no Nacional de Clubes

O SC Braga subiu pela primeira vez ao pódio, em masculinos, no Campeonato Nacional de Clubes de Atletismo, desta vez realizado na cidade de Leiria. Com atletas de referência a nível nacional como Edi Sousa (velocidade), Ricardo Lima (400m barreiras), Valter Pinto (salto em comprimento), Ricardo Jaquité (triplo salto) e Mário Marques (lançamento do dardo), o SC Braga atingiu a classificação mais alta da sua história a nível coletivo no Nacional de Clubes.
No que toca às classificações individuais, Ricardo Lima (na foto) ficou em 1º lugar nos 400m barreiras. Mario Marques também subiu ao ponto mais alto do pódio no lançamento do dardo. Ricardo Jaquité ficou em segundo lugar no triplo salto. Nos 200m livres Eduardo Sá alcançou a terceira posição. Por último, no Lançamento do Martelo, João Venade conquistou o terceiro lugar.

Dolores eleita melhor jogadora em campo

Dolores Silva foi eleita a melhor jogadora em campo na partida entre Portugal e a Escócia, que marcou a primeira vitória da seleção lusa num Campeonato da Europa.
A atleta do SC Braga, em declarações à comunicação social, mostrou-se muito satisfeita pelo feito histórico da seleção portuguesa . "O que vai no meu coração é um misto de emoção muito grande. É um feito muito histórico já estar no Europeu e hoje fizemos história outra vez, conseguir os três pontos numa fase final, com uma vitória merecida e agora vamos desfrutar deste momento. Desde o momento em que conquistámos este espaço sempre dizemos que é um feito de todas as jogadoras portuguesas que sonharam e lutaram muitos anos para chegar a um Europeu. Conquistámos os primeiros três pontos. Não é só uma vitória das que estão cá, mas das que passaram por aqui e das que por infelicidade não puderam estar connosco."
No que diz respeito ao prémio de melhor jogadora em campo, Dolores salientou que a conquista do mesmo só foi possível graças ao empenho de toda a equipa. "Deixa-me feliz, mas é um prémio coletivo, a equipa esteve toda bem. Qualquer uma de nós podia sair com este prémio", concluiu.

SCBraga

Bruno3429

Joan Román é caso para resolver

Joan Román, avançado espanhol que esteve cedido na época passada pelo SC Braga aos polacos do Slask Wroclaw, regressou ao emblema minhoto para resolver o futuro.

Com contrato até junho de 2019, o jogador não entra nos planos de Abel Ferreira e a inclusão no plantel principal está, por isso, descartada.

Os cenários mais prováveis passam ou por novo empréstimo ou pela rescisão amigável do contrato, já que uma possível venda do passe ficou comprometida pela lesão que o espanhol sofreu no clube polaco.

Nas últimas 12 semanas Joan Román esteve em recuperação e, aparentemente, estará apto para voltar a competir.

A Bola

JotaCC

Braga e Marítimo já conhecem árbitros para a Liga Europa

A estreia das equipas portuguesas nas competições europeias de 2017/18 está marcada para quinta-feira.

A UEFA já deu a conhecer os árbitros escolhidos para a terceira pré-eliminatória da Liga Europa, na qual marcam presença duas equipas portugueses.

O Braga, que defronta o AIK, da Suécia, terá o romeno Marius Avram a apitar, enquanto o sueco Bojan Pandzic estará na deslocação do Marítimo ao terreno dos búlgaros do Botev Plovdiv.

O JOGO

JotaCC

SC Braga prepara-se para a Liga Europa com pré-época razoável, mas sem brilho
Conheça os resultados dos minhotos e as opções ao dispor de Abel Ferreira para os jogos com o AIK

O SC Braga entra em campo de forma inicial já esta quinta-feira para disputar um lugar no playoff de acesso da Liga Europa. A equipa vai encontrar o AIK e já é conhecida a lista escolhida por Abel Ferreira para as duas mãos contra os suecos, depois de uma pré-temporada com cinco vitórias e três derrotas onde foi possível perceber quem conta mais ou menos para o técnico do SC Braga.

Com um início dos trabalhos madrugador, menos de um mês depois da última jornada do campeonato 2015/16, o primeiro jogo do SC Braga aconteceu a 1 de julho, contra a equipa B. Os mais velhos venceram por 3-2, com os golos a serem apontados por Luther Singh, Didi e Stojiljkovic.

Mais 'a sério', seguiu-se o Varzim SC quatro dias depois. Os poveiros levaram a melhor e Mário Sérgio, de livre direto, deu o triunfo e inflingiu a primeira derrota aos minhotos, que no dia 8 de julho realizaram um jogo de manhã e outro à tarde.

No primeiro, contra o Penafiel, Bakic e Raúl Silva foram os marcadores dos golos da vitória por 2-1. Já no segundo, o defesa-central Raúl Silva voltou a faturar, juntamente com Fábio Martins e Wilson Eduardo, quando o SC Braga bateu de forma confortável o recém-promovido Desportivo das Aves.

Depois, nova derrota para os arsenalistas, desta feita contra o Belenenses e por 2-1 no Troféu Município de Melgaço. O autor do único golo do SC Braga foi Raúl Silva. O brasileiro foi mesmo o melhor marcador bracarense nesta pré-temporada. Dois dias depois, no embate com o Nacional, a estrela foi outra: Paulinho, avançado contratado ao Gil Vicente, onde brilhou na Segunda Liga, bisou contra os insulares. No mesmo dia, e repetindo o plano utilizado uns dias antes, novo jogo e novamente contra madeirenses. O adversário foi o Marítimo e o SC Braga voltou a vencer. 2-1 foi o resultado final com tentos de Stojiljkovic e Rui Fonte.

Por último, e no derradeiro teste para a equipa de Abel Ferreira antes dos embates com o AIK, os franceses do Angers SC, que castigaram os 'guerreiros' com uma derrota por 2-0.

Na baliza, e com a lesão de Marafona, Matheus parece ser a primeira opção, ainda que a utilização do reforço André Moreira não seja de descartar. Também eles reforços, os laterais Ricardo Esgaio e Jefferson agarraram o lugar e Abel tem em Marcelo Goiano uma opção também bastante válida para os dois lados. No eixo central, Rosic e o goleador Raúl Silva não deverão perder a titularidade tão cedo.

Duas caras novas aparecem no meio-campo, sendo eles Danilo, regressado de empréstimos, e Fransérgio, contratado ao Marítimo. No banco, o jovem Xadas e Vukcevic são as alternativas mais óbvias. No ataque, Fábio Martins e Pedro Santos parecem partir na linha da frente no que às alas diz respeito, tendo Wilson Eduardo e Ricardo Horta, que recentemente assinou em definitivo, como soluções que também merecem atenção.

Por fim, os dois avançados. Será aqui que Abel terá a maior dor de cabeça quando olhar para as quatro principais opções que tem a seu dispor. Rui Fonte e Stojiljkovic foram os titulares com o Angers, mas Dyego Sousa e Hassan não estão em Braga para passarem férias. No entanto, o português e o sérvio foram os eleitos para a última partida e parecem partir à frente.

Onze provável do SC Braga para defrontar o AIK: Matheus, Ricardo Esgaio, Rosic, Raúl Silva, Jefferson, Danilo, Fransérgio, Pedro Santos, Fábio Martins, Rui Fonte e Stojiljkovic.

Opções válidas: André Moreira, Marcelo Goiano, Xadas, Vukcevic, Ricardo Horta, Wilson Eduardo, Dyego Sousa e Hassan.

BANCADA

JotaCC

Artur Jorge renovou e segue para o Mouscron

O SC Braga anunciou, esta segunda-feira, a cedência de Artur Jorge por uma época aos belgas do Mouscron. Tal como A BOLA já tinha noticiado a 3 de julho, o defesa, porém, renovou contrato antes de acertar este empréstimo.

Formado no clube bracarense, Artur Jorge, de 22 anos, foi utilizado na época passada em 27 jogos.

A BOLA

Bruno3429

Artur Jorge cedido ao Mouscron

A SC Braga, SAD acertou com o Royal Mouscron, da Bélgica, a cedência do jogador Artur Jorge, que vai representar aquele clube durante a temporada 2017/18. Artur Jorge, de 22 anos, é um produto da formação do SC Braga e que continua ligado ao emblema, tendo estendido o seu vínculo contratual antes de rumar, por empréstimo, ao futebol belga.
O SC Braga deseja a Artur Jorge as maiores felicidades pessoais e desportivas para a temporada que agora se inicia.

SCBraga

Bruno3429

OFICIAL: Artur Jorge renova com o Sp. Braga e é cedido ao Mouscron
Central vai ter a sua primeira aventura no estrangeiro

O Sp. Braga oficializou esta segunda-feira o empréstimo de Artur Jorge por uma temporada ao Mouscron, da Bélgica.
Em comunicado no seu site oficial, os gverreiros informaram ainda que o atleta renovou o seu vínculo contratual antes de consumar o empréstimo, sem, no entanto, esclarecer os detalhes da renovação.
Artur Jorge, defesa-central de 22 anos, fez a sua formação no emblema minhoto e na temporada passada estreou-se ao serviço da equipa principal, pela qual disputou 28 jogos.
Vai, agora, jogar pela primeira vez no estrangeiro, depois de também ter somado empréstimos ao Vilaverdense e ao Freamunde.

Maisfutebol

joaomf

Natação / Mundial: Tamila Holub 10.ª nos 1500 metros com recorde nacional


A portuguesa Tamila Holub bateu o recorde nacional sénior de 1500 metros livres, ao fazer 16.24,05 minutos no Campeonato Mundial que decorre em Budapeste, na Hungria.

Este tempo valeu à nadadora do SC Braga o sexto lugar na terceira série e o 10.º posto no geral das eliminatórias, nas quais participaram 22 nadadoras.

Tamila Holub ficou muito perto da húngara Ajna Keselsy (16.20,98), oitava classificada e última nadadora a conseguir o apuramento direto para final.

«Se me perguntarem se podia fazer melhor, direi que dei o meu máximo e neste momento não deu para mais. Noutras circunstâncias poderei melhorar. (...) Este 10.º lugar em estreia num mundial de piscina longa abre-me perspetiva na minha evolução. E isso é motivador», disse em declarações à Federação Portuguesa de Natação.

A Bola

Bruno3429

Tamila 10º lugar no Campeonato do Mundo

Tamila Holub terminou no 10º lugar no Campeonato do Mundo, em Budapeste. A atleta do SC Braga obteve a melhor classificação de sempre de uma nadadora portuguesa, numa distância olímpica, em Mundiais. De realçar que nesta prova bateu o recorde nacional sénior por 10 segundos.
A nadadora do SC Braga está a cumprir o seu primeiro ano de sénior, sendo de louvar esta conquista.

Sub-15 iniciaram temporada 2017/2018

Os Sub-15 do SC Braga apresentaram-se, esta segunda-feira, na Cidade Desportiva para o arranque da temporada. No primeiro treino respirou-se ambição e o desejo de uma época de sucesso. Artur Jorge, novo técnico dos Sub-15 do SC Braga, afirmou que esta aposta do clube na formação traz grandes vantagens, mas também acarreta grandes responsabilidades. "É um privilégio estarmos a inaugurar estas instalações e acredito que pode ser também uma responsabilidade poder usufruir de condições como as que temos aqui. Quando digo responsabilidade, falo sobretudo em potenciar ao máximo estes atletas e atingir todos os objetivos coletivos propostos. Hoje começamos a nova época com miúdos que vêm de outra realidade e tenho a certeza que ao chegarem aqui à Cidade Desportiva é, por si só, uma grande alegria vestir esta camisola para todos eles."
O técnico defendeu que, aliado aos objetivos desportivos, parte para esta época com o objetivo de incutir valores aos seus jovens atletas. "A minha responsabilidade é incutir alguns valores como a lealdade, o companheirismo e a competitividade que serão cruciais no futuro destes jovens."
A fechar, Artur Jorge, interpelado sobre quais são os objetivos da época, admitiu que esta temporada as expectativas passam por atingir a Fase Final do Campeonato Nacional. "O SC Braga é um clube que está habituado a vencer e nós sentimos essa responsabilidade. Queremos ultrapassar as duas primeiras fases e disputar a fase final, que é o nosso principal objetivo. Queremos muito lutar com as grandes equipas pelo título nacional."

SCBraga