News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 23/07

Started by Bruno3429, 23 de July de 2017, 08:13

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Dyego alimenta a dúvida
Há abundância no ataque dos minhotos

Mesmo tendo deixado Paulinho fora da lista de jogadores inscritos na Europa, Abel Ferreira conta com quatro homens de área para a estreia em competições oficiais e ainda com o jóquer Wilson Eduardo. As opções são mais alargadas face à autorização que Dyego Sousa teve para atuar nas provas da UEFA e resta saber se o treinador vai levar toda a artilharia pesada ou se deixa alguém em terra. Hassan, por exemplo, poderá ainda não se apresentar nas melhores condições físicas e assim Dyego Sousa pode levar vantagem na convocatória. Rui Fonte, Stojiljkovic e Wilson Eduardo são nomes seguros no check-in de quarta-feira de manhã.
Ensaio no 1.º de Maio

Do dia de ontem, registo para a derrota da equipa B bracarense, no 1º de Maio, diante do Vizela. O dianteiro Manuel Namora marcou os dois golos dos arsenalistas num desaire por 2-3.

Rosic à espreita
Central pode beneficiar do estado físico de Ricardo Ferreira para ser titular na Suécia

O Sp. Braga vai atacar a 3ª pré-eliminatória da Liga Europa com três reforços na defesa e Abel Ferreira bem queria ter um líder no eixo para facilitar a integração das caras novas. Ricardo Ferreira era esse elemento, mas o central só na sexta-feira se treinou sem limitações, após um longo período em que esteve a fazer reforço muscular. Nesse sentido, Rosic parte em vantagem para ser titular na deslocação ao terreno do AIK Estocolmo, já na próxima quinta-feira.
O sérvio escapou por pouco a uma verdadeira revolução na defesa arsenalista e terá um teste de fogo que poderá ditar muito do seu futuro na hierarquia dos centrais, isto numa temporada em que a margem de erro é bastante mais reduzida. O Sp. Braga aposta tudo na consistência defensiva do reforço Raúl Silva e num regresso rápido de Ricardo Ferreira ao nível exibicional revelado em 2015/16. Depois há Rosic e Bruno Viana, um brasileiro também ainda bastante novo – 22 anos – e que na última época fez 21 jogos ao serviço do Olympiacos.

Após quase duas mãos-cheias de testes, Esgaio, Jefferson e o referido Raúl Silva já solidificaram o seu lugar no onze arsenalista e a eles deve-se juntar Rosic no primeiro jogo oficial, que se vai realizar na Suécia. Do Minho parte uma equipa mais atrasada na preparação, é certo, mas com expectativas bem mais elevadas na Liga Europa.
Abel Ferreira foi o treinador escolhido para devolver o Sp. Braga aos bons resultados e começou logo por revolucionar a defesa: Artur Jorge e Velázquez saíram, Paulinho, Baiano e Djavan foram dispensados e a estes ainda se tem de juntar André Pinto, que já veste as cores do Sporting.
O romeno Marius Avram será o árbitro em Estocolmo.

Autor: Ricardo Vasconcelos

Record

Bruno3429

Marius Avram nomeado pela UEFA

A UEFA nomeou o romeno Marius Avram para dirigir o AIK x SC Braga, que se disputa na próxima quinta-feira, a partir das 18 horas portuguesas. O encontro da 1ª mão da 3ª pré-eliminatória da UEFA Europa League contará com os também romenos Gabriel Avram e Mircea Orbulet como árbitros assistentes, sendo Andrei Chivulete o 4º árbitro.
Marius Avram, de 37 anos, está no principal escalão da arbitragem romena desde 2007, tendo recebido as insígnias da FIFA em 2010. No seu percurso internacional, que inclui sobretudo jogos disputados entre seleções jovens, nunca se encontrou com o SC Braga.

Desaire no teste com o FC Vizela

O SC Braga B perdeu, este sábado, com o FC Vizela por 2-3, num jogo de caráter particular realizado no Estádio 1.º de Maio. Os Gverreiros do Minho até foram a vencer para o intervalo (2-1), mas no segundo tempo 'permitiram' a reviravolta ao conjunto vizelense.
Manuel Namora, com um bis (3′ e 32′), apontou os golos da equipa orientada por João Aroso. Para o FC Vizela marcaram Panin (22′), Correia (49′) e Cann (77′).
O SC Braga alinhou de início com: Velho, Chico, Lotitto, David Carmo, Nuno Namora, Reko, Crespo, Rúben Alves, Denisson, Leandro e Manuel Namora.
Jogaram ainda: Filipe Ferreira, Rui Silva, Lucas, Inácio, Didi, Edelino Ié, Luther Singh, Ogana, Midana, Kiki e Saná

Léo e Bê Martins brilham na vitória lusa

Portugal conquistou, este sábado, a segunda vitória no Mundialito de Futebol de Praia. O conjunto liderado por Mário Narciso venceu a Rússia por três bolas a uma.
Madjer e os Gverreiros Bê Martins e Léo Martins fizeram os golos que deram a vitória à Equipa das Quinas. Viktor Kryshanov fez o golo da seleção russa.
A seleção lusa volta a jogar este domingo, pelas 16 horas, frente ao Brasil em jogo correspondente à terceira e decisiva jornada do Mundialito de Futebol de Praia.
 
Ficha de jogo
Mundialito Futebol de Praia
2.ª jornada
Praia de Carcavelos
 
Portugal 3-1 Rússia
 
Portugal: Elinton Andrade, Ricardinho, Bruno Torres, Madjer (cap.) e José Maria
Suplentes: Rui Coimbra, Tiago Petrony, Bê Martins, Jordan e Léo Martins
Treinador: Mário Narciso
Golos: Madjer (3P), Bê Martins (3P) e Léo Martins (3P)
Disciplina: Cartão amarelo a Léo Martins (1P)
 
Rússia: Ostrovskii, Ilinskii, Paporotnyi, Kartashov e Romanov
Suplentes: Rogovskii, Shkarin, Viktor Kryshanov, Zharikov e Nicolai Kryshanov
Treinador: Mikhail Likhachev
Golos: Viktor Kryshanov (1P)
Disciplina: Cartão amarelo a Ilinskii (2P).

SCBraga

JotaCC

Artur Jorge despede-se do Braga

O empréstimo de Artur Jorge ao Mouscron, da Bélgica, está confirmado. O defesa despediu-se do clube através das redes sociais com um "Até já, Braga", numa frase que seguiu acompanhada de uma foto do final de um jogo da época passada. Alguns jogadores do plantel, como Wilson Eduardo ou Fábio Martins, fizeram questão de deixar mensagens de incentivo, antecipando um regresso na próxima época. Antes de ter assinar pelo Mouscron, Artur Jorge prolongou o contrato com o Braga, que terminava em junho do próximo ano

O JOGO

JotaCC

Estreia europeia projeta revolução
Braga Abel aposta em menos de metade das opções de Peseiro

A divulgação da lista de 23 futebolistas que o Sporting de Braga inscreveu na UEFA, tendo em vista a participação da terceira préeliminatória da Liga Europa confirma a mudança radical nas opções, em comparação com a época passada.
Abel Ferreira incluiu na listagem 11 dos 23 futebolistas que, em setembro do ano passado, José Peseiro escolheu, para começar a representar o Braga, na fase de grupos da Liga Europa.
Desta feita, por força do quinto lugar na Liga, os minhotos estão obrigados a passar duas eliminatórias para alcançar a fase de grupos, mas, em termos de opções, são notórias as diferenças.
As principais alterações sentem na defesa e no meio-campo. No primeiro caso apenas subsistem Marcelo Goiano e Rosic, enquanto no miolo só Vukcevic permanece na lista. Já no ataque, seis das sete opções da temporada passada continuam, apenas com Dyego Sousa a substituir Oscar Benítez. Quanto à baliza e com Marafona lesionado, a novidade é a inclusão do reforço André Moreira.
Outra conclusão das opções prende-se com uma ligeira renovação, em termos de média de idades. Aos 25,1 anos de 2016/17, surge agora 24,3 anos, sendo que aqui, a saída de Alan, que era o mais velho (36 anos), acaba por ser relevante. Agora, os mais experientes são Marcelo Goiano, Pedro Santos e o reforço Jefferson, todos com 29 anos.
Entretanto, a UEFA nomeou o romeno Marius Avram, de 37 anos, para dirigir o AIK-Braga, que se disputa na quinta-feira, a partir das 18 horas portuguesas, em Solna, Suécia. Embora ainda não seja certo, é provável que a SportTV venha a assegurar a transmissão do jogo.

JN

JotaCC

TAMILA, A NADADORA PORTUGUESA QUE QUER UMA FINAL OLÍMPICA

Tamila Holub é a mais nova dos sete nadadores portugueses que a partir de hoje competem nos mundiais de natação em Budapeste, na Hungria, mas já não é uma figura anónima das piscinas. A atleta, de apenas 18 anos, bateu dezenas de recordes nacionais ao longo dos últimos anos e, em 2016, deu mesmo a Portugal um raro título europeu de juniores na natação (o primeiro desde 2005), ao sagrar-se campeã continental nos 1500 metros livres, a sua prova de eleição.
Nascida na Ucrânia mas a viver em Portugal desde os 3 anos, a nadadora do Sporting de Braga é uma das maiores promessas de futuro da natação portuguesa, que procura reduzir o fosso histórico que a tem separado da elite mundial ao longo de décadas – nesse sentido, no ano passado deixou outros bons sinais, com a grande referência lusa da atualidade, Alexis Santos, a somar duas meias-finais olímpicas e uma medalha de bronze nos Europeus. Agora, no fecho da sua primeiro época como sénior, os mundiais de Budapeste marcam também uma importante viragem de ciclo na carreira de Tamila Holub, que decidiu mudar-se, já a partir de agosto, para os Estados Unidos, onde vai prosseguir a carreira (e os estudos) na Universidade da Carolina do Norte.
A aposta é clara: Tamila quer dar à carreira a projeção que o seu título europeu de juniores prometeu. E para isso sente necessidade de passar a testar-se diariamente com as melhores, de mente focada em Tóquio, onde em 2020 vão realizar-se os próximos Jogos Olímpicos. "Quero aproveitar as diferenças de treino que existem nos EUA para poder continuar a evoluir", explica ao DN a jovem nadadora, muitas vezes apontada como a Katie Ledecky portuguesa por, tal como a campeã olímpica norte-americana, ser especialista nas distâncias mais longas das piscinas: 800 e 1500 metros livres, dos quais detém os recordes nacionais absolutos. A prova mais longa, a sua preferida, vai passar a integrar o programa olímpico em Tóquio, o que serve para reforçar a ambição. Tamila Holub, que já teve a sua primeira experiência olímpica no ano passado, no Rio 2016, quer comprovar o potencial que sente já ter dentro dela. "A ideia é essa. Sei que provavelmente valho tempos a nível de uma final, sinto-o nos treinos. Mas provavelmente falta desenvolver mais alguns aspetos técnicos e é disso que vou à procura para evoluir. E também, claro, porque lá vou poder conciliar a natação e os estudos como em Portugal não conseguiria", justifica esta minhota de adoção (chegou a Braga com 3 anos), que vai cursar Medicina na Carolina do Norte.
O uniforme de médica, contudo, pode esperar, pois de momento Tamila está mesmo "muito focada na natação", diz, ela que começou a nadar aos 6 anos como terapia contra as recorrentes doenças respiratórias que a afetavam e quer agora provar a si própria que fez bem em abraçar o sonho da alta competição quando tinha 12 anos.
A aposta não é inédita na história da natação portuguesa. Vários foram já os atletas que atravessaram o Atlântico à procura de impulsionar a carreira. Alguns voltaram desiludidos. Para Tamila, e para os pais, a decisão foi fácil, garante. "Muito fácil, porque era mesmo isto que eu queria. Sair da minha zona de conforto. Aqui já é tudo muito confortável, preciso de maiores desafios. Em Portugal já consegui vários recordes, nos 1500 continuo a nadar sozinha e, se quero evoluir, tenho de ter competitividade", refere, explicando que dos cinco convites que recebeu de universidades americanas escolheu o da Carolina do Norte precisamente devido "ao grupo forte" com que vai treinar. "Há lá uma atleta que tem melhores tempos do que eu e outra mais ao menos ao meu nível, e isso pode ser bom para puxar por mim", diz.
A Federação Portuguesa de Natação também a apoia na decisão. "Julgo que é uma boa aposta da Tamila. É uma aposta refletida da parte dela e do seu enquadramento, o grupo de trabalho na universidade é bom, por isso penso que tem condições para evoluir. Vamos monitorizar de perto essa evolução", refere ao DN o presidente António José Silva, que reconhece em Tamila Holub "uma das fortes esperanças" para o próximo ciclo olímpico e para o futuro da natação portuguesa. Foco nos mundiais Apesar do entusiasmo evidente quanto ao futuro, a jovem de ascendência ucraniana garante que tem nesta altura "a atenção totalmente focada nos mundiais" que hoje arrancam e nos quais vai competir nas provas de 800 e 1500 livres. O objetivo "é bater os recordes pessoais [e nacionais] em ambas as provas". "Seria um bom balanço final da época", diz, sobre o seu primeiro ano como sénior. O futuro, esse, reserva planos mais grandiosos e começa já a seguir.

DN

Bruno3429

Fredrik Soderstrom deixa aviso sobre o AIK

Em declarações que pode ler este domingo em A BOLA, o antigo internacional sueco Fredrik Soderstrom fala sobre o adversário do SC Braga na pré-eliminatória da Liga Europa.

«Em condições normais, o SC Braga é favorito e vence a eliminatória, pois tem mais experiência na Europa. Mas não esperem facilidades. O AIK tem equipa bem chata, muito organizada, que joga num grande estádio. Será renhida a eliminatória. Até porque o AIK já tem 20 jogos oficiais e está com muito ritmo», refere o antigo jogador, que em Portugal representou, além da equipa bracarense, V. Guimarães, FC Porto e Estrela da Amadora.

A Bola

Bruno3429

Gverreiras na vitória inédita de Portugal

A Seleção Nacional venceu, este domingo, a Escócia por duas bolas a uma, num encontro referente à 2ª jornada do Grupo D do Campeonato da Europa 2017.
Carolina Mendes (27′) e Ana Leite (72′) fizeram os golos que deram a primeira vitória à Seleção Nacional num Europeu de Futebol Feminino. Cuthbert (68′) marcou o golo da seleção escocesa.
As Gverreiras Vanessa Marques, Dolores Silva e Sílvia Rebelo atuaram como titulares nesta primeira vitória de Portugal num Campeonato da Europa. Laura Luís foi chamada a jogo nos descontos da partida.
Rute Costa, Andreia Norton e Melissa Antunes não foram utilizadas por Francisco Neto neste encontro.
De referir que Dolores Silva, atleta do SC Braga, foi considerada a melhor jogadora em campo pela UEFA.
A Equipa das Quinas volta a jogar na próxima quinta-feira frente à Inglaterra, pelas 19:45 horas, em jogo referente à 3ª jornada do Grupo D da fase de grupos do Campeonato da Europa 2017.

José Lopes nos Jogos Olímpicos da Juventude
(natação)

Os Campeonatos Nacionais de Juvenis, Juniores e Absolutos realizaram-se, entre os dias 20 e 23 de julho, no Centro Desportivo Nacional do Jamor
José Paulo Lopes, ao fazer a marca de 8.16.79 aos 800m livres, alcançou os mínimos para os Jogos Olímpicos da Juventude 2018, na Argentina. Com esta marca, o nadador do SC Braga ficou na terceira posição no Campeonato Nacional de Absolutos.
Fábio Carneiro também esteve em destaque, conquistando o terceiro lugar no Campeonato Nacional de Juvenis na prova de 200m mariposa.

Brasil vence Mundialito

Portugal perdeu, este domingo, frente ao Brasil, em jogo correspondente à terceira e decisiva jornada do Mundialito de Futebol de Praia. A seleção brasileira derrotou Portugal por 6-4 e venceu a competição.
Neste encontro que decidiu o vencedor deste torneio participaram 9 atletas do SC Braga. Jordan Santos, José Maria, Léo Martins, Bê Martins e Bruno Torres representaram Portugal, enquanto que Mão, Bruno Xavier (na foto), Catarino e Mauricinho vestiram a camisola da seleção canarinha.
Bruno Xavier, Datinha (2), Rodrigo (2) e Mauricinho fizeram os golos que deram a vitória ao Brasil. Léo Martins (2), Coimbra e Ricardinho marcaram os golos da seleção lusa.

SCBraga