News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 08/07

Started by JotaCC, 08 de July de 2017, 07:03

Previous topic - Next topic

JotaCC

'Final four' da Taça da Liga de Futebol disputa-se em Braga

Braga foi a Cidade escolhida para ser o palco da 'final four' da Taça da Liga de futebol do próximo ano. O anúncio foi feito pelo presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, Pedro Proença, na gala do sorteio da Liga, que se realizou ontem, no Terminal de Cruzeiros de Matosinhos. O estádio municipal de Braga vai receber os jogos das meias-finais e da final que irão decorrer entre 20 e 27 de Janeiro.

Num ano em que Braga ostenta o título de Cidade Europeia do Desporto, este será mais um evento que vai contribuir para a contínua afirmação nacional e internacional de Braga e da Região. Para Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, este será mais um marco na vida da Cidade e o reconhecimento do trabalho desenvolvido ao longo dos últimos anos. "Temos vindo a colocar Braga na rota dos grandes eventos desportivos. Ao longo dos últimos anos, a Cidade tem sido palco de diversos acontecimentos que orgulham os Bracarenses e esta será mais uma oportunidade para mostrarmos todo o nosso dinamismo", referiu o Autarca, esperando que a 'final four' da Taça da Liga redunde numa "festa do futebol e que atraia milhares de visitantes à Cidade".

Após a distinção de Braga como Capital Ibero-Americana da Juventude em 2016, da realização da 'Braga Street Stage', a super especial do Rally de Portugal em 2017, da eleição para Cidade Europeia do Desporto em 2018, e da escolha de Braga para 

organizar a XIII edição dos Jogos do Eixo Atlântico em 2019, a Cidade abraça agora um novo desafio com a realização da 'final four' da Taça da Liga. "2018 será mais um ano marcante para Braga e certamente estaremos à altura de uma prova deste prestígio, mostrando ao país e à Europa toda a capacidade de Braga na organização de eventos desportivos", salientou Ricardo Rio.

Segundo o Autarca, esta distinção é a "prova que a Braga está no rumo certo", uma vez que a Cidade que vive o Desporto de forma intensa durante todo o ano. "O Desporto tem um papel cada vez mais importante na sociedade Bracarense, sendo inúmeros os agentes desportivos que elevam o nome de Braga ao mais alto nível, contribuindo para que sejamos conhecidos como uma 'Cidade de Campeões'", enalteceu Ricardo Rio, considerando que esta eleição vem confirmar todo o potencial da Cidade e o trabalho desenvolvido nos últimos anos.

Por seu turno, o presidente da Liga de Clubes reconheceu que Braga tem todas as condições para organizar a 'final four' neste novo formato e explicou a escolha da Cidade para organização do evento. 'Este novo modelo permite a descentralização da prova e tem a envolvência com os municípios. Braga já provou que é capaz de organizar eventos de enorme dimensão e dá-nos todas as garantias de sucesso", esclareceu Pedro Proença, esperando que a prova seja "uma festa para a família".

CORREIO DO MINHO

JotaCC

"Se for preciso sangrar, sangrarei..."
O Braga oficializou a contratação de Bruno Viana, que chega para completar o quarteto de defesas-centrais do plantel. Brasileiro agradece a oportunidade e garante que vai dar o máximo

"É uma oportunidade que quero agarrar com unhas e dentes. A adaptação vai ser fácil"
"Estou ciente de que tenho de melhorar algumas coisas, o que é normal num atleta de 22 anos"
Bruno Viana
Defesa-central


Bruno Viana foi o escolhido para reforçar o centro da defesa.

O jogador brasileiro, de 22 anos, chega emprestado pelo Olympiacos, ficando o Braga com uma opção de compra de aproximadamente três milhões de euros. Internacional sub-20, Bruno Viana fez a formação no Cruzeiro, onde se destacou, em 2016, como uma das principais revelações do campeonato brasileiro.Ontem, chegou a Portugal para realizar os habituais exames e assinou contrato, antes de se ter apresentado aos adeptos. "Considero-me um jogador rápido e com qualidade técnica. Estou ciente de que tenho de melhorar algumas coisas, o que é normal num atleta de 22 anos. Quero crescer e aproveitar a oportunidade que o Braga me está a dar", afirmou.
Contratado no início da última época pelo Olympiacos, a pedido de Paulo Bento (já o tinha treinado no Cruzeiro), Bruno Viana realizou 23 jogos pelo campeão grego (marcou um golo), ainda que tenha deixado de fazer parte das opções iniciais a partir do momento em que o treinador português foi despedido. Por ser considerado estrangeiro (na Grécia só podem jogar cinco), acabou agora dispensado, tendo surgido a oportunidade de prosseguir a carreira no Braga. "É uma oportunidade que quero agarrar com unhas e dentes. Trabalhar forte para poder jogar, que é o que mais quero. A adaptação vai ser fácil, também porque Portugal é mais parecido com o Brasil. Falei com jogadores que passaram por aqui e que jogaram noutras equipas portuguesas. Fiquei com uma boa impressão, que acabou por se confirmar mal cheguei aqui. Acredito que vai ser uma grande época", revelou o defesa-central, que já estava a treinar com o Olympiacos há quase um mês. "Apesar de tudo, a minha passagem pelo Cruzeiro foi muito boa. Tive a oportunidade de representar a seleção brasileira e de jogar num clube como o Olympiacos. Agora, estou aqui e vou dar o meu máximo. Se for preciso sangrar, sangrarei. Quero ajudar a equipa da melhor maneira possível", concluiu.


Conheceu a equipa e hoje já treina

Bruno Viana revelou que já conversou com Abel Ferreira – "Fiquei muito satisfeito com a forma como me recebeu", disse – e, depois de ter tratado todos os assuntos relacionados com a transferência, ainda se juntou ao plantel do Braga, que se encontra instalado numa unidade hoteleira da cidade. O defesa-central já jantou com a equipa e, hoje, vai começar a treinar, ainda que à parte dos companheiros, que têm dois jogos de preparação para disputar. Bruno Viana vai ter a concorrência de Ricardo Ferreira, Rosic e Raúl Silva.



DOIS TESTES PARA AFINAR A EQUIPA
Braga desloca-se, de manhã, a Penafiel e recebe, ao final da tarde, o Aves. Abel Ferreira vai dar minutos a todos os jogadores

A equipa do Braga vai ser hoje testada por duas vezes, frente ao Penafiel (10h00) e o Aves (19h00). O primeiro jogo está agendado para o Estádio 25 de Abril, em Penafiel, enquanto o segundo será no 1.º de Maio, sendo ambos abertos ao público. Depois da derrota (0-1) com o Varzim, Abel Ferreira vai aproveitar o duplo compromisso de hoje para continuar a dar minutos de competição a todos os jogadores do plantel, com exceção dos lesionados e de Bruno Viana, que só ontem se juntou à equipa. Estas duas partidas vão fechar o estágio de pré-temporada, que decorreu em Braga, estando prevista uma folga para amanhã. Entretanto, ontem, o guarda-redes Tiago Pereira foi operado ao menisco do joelho esquerdo (vai estar afastado dos relvados durante três meses), juntando-se a Mauro e Marafona na lista de lesionados.


"PANA" ESPERA POR STOJILJKOVIC

O Panathinaikos ainda não desistiu de garantir o empréstimo de Stojiljkovic (na foto). Segundo relatos da Imprensa grega, a formação helénica continua à espera de receber uma resposta afirmativa de António Salvador, que é, neste momento, o único entrave à concretização do negócio. O Panathinaikos já fez saber que não tem capacidade para comprar o passe do avançado sérvio, mas dispôsse a pagar uma "verba interessante" pela cedência de um ano, oferecendo também ao jogador um "ordenado substancialmente superior" ao que aufere em Braga.

O JOGO

JotaCC

Bruno Viana promete o máximo

BRAGA O central brasileiro Bruno Viana, ontem oficializado como reforço dos bracarenses para 2017/18, cedido pelos gregos do Olympiacos, prometeu empenho total, para se afirmar na equipa.
"Vou dar o máximo. Se for preciso sangrar, sangrarei", disse o defesa, de 22 anos, ao site do Braga, após a oficialização da aquisição.
"É uma oportunidade que quero agarrar com unhas e dentes", acrescentou Bruno Viana, que foi emprestado por um ano, período após o qual o Braga poderá acionar a opção de compra, fixada em três milhões de euros.
A contratação de Bruno Viana fecha o naipe de defesas centrais para 2017/18, que será ainda formado por Ricardo Ferreira, Rosic e Raúl Silva (ex-Marítimo).
Para o Braga, a prioridade passa agora pela aquisição de um guarda-redes, pois, com Marafona e Tiago Pereira lesionados, só Matheus e Tiago Sá estão em condições de jogar.
Entretanto, no âmbito da pré-época, o Braga disputa hoje dois jogos-treino. De manhã (10 horas) visita o Penafiel, da LigaPro. À tarde (19 horas), recebe, no Estádio 1.º de Maio, o Desportivo das Aves.

JN

JotaCC

Benfica inicia defesa do título com recepção ao Sp. Braga

Primeiro clássico é um Sporting-FC Porto, à 8.ª jornada, numa época que irá fechar uma semana depois de um Sporting-Benfica. Final da Taça da Liga será disputada no Minho
O Benfica vai iniciar, a 9 de Agosto, a defesa do título de campeão com a recepção ao Sp. Braga, o adversário mais cotado de entre os que arrancam para a época 2017/18 frente aos "grandes" — o Estoril apresenta-se no Dragão e o Sporting "apadrinha" o regresso do Desportivo das Aves à Liga Nos.
Com todas as condicionantes que presidiram ao sorteio realizado pela Liga na cerimónia que decorreu ontem no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, em Matosinhos, os confrontos entre os tradicionais candidatos à conquista do título de campeão nacional ficaram, assim, reservados praticamente para o fim, com o primeiro clássico a surgir à 8.ª jornada, colocando frente a frente Sporting e FC Porto, em Alvalade, a 1 de Outubro deste ano.

Respeitando a norma de que os "grandes" terão que alternar os jogos em casa e fora com os respectivos rivais, os "leões" apresentam-se na Luz à 16.ª jornada, a 20 de Dezembro, já depois de o Benfica ter defrontado o FC Porto, no Dragão, a 3 de Dezembro, três jornadas antes.

Este alinhamento confere uma carga ainda mais "dramática" para os últimos capítulos da prova, adensada pelo Sporting-Benfica da penúltima ronda, altura crítica no que respeita a decisões relativamente ao título. E como num campeonato normalmente decidido pela regularidade o importante não é como começa, mas antes como acaba, refira-se que o Benfica receberá o Moreirense na última jornada, enquanto o FC Porto defronta, em casa, o V. Guimarães, com o Sporting a deslocar-se à Madeira para fechar as contas ante o Marítimo.
Já o Portimonense, campeão da Liga Ledman e um dos emblemas promovidos ao primeiro escalão, estreia-se perante o público algarvio com a recepção ao Boavista. Contudo, um dos grandes destaques vai para o arranque do Sp. Braga, que depois do jogo na Luz na jornada inaugural, terá apenas duas jornacerimónia das para poder respirar um pouco antes de novo embate com um grande, na recepção ao FC Porto, na quarta jornada. Pelo meio fica a visita do campeão da II Liga (Portimonense) a Braga e a deslocação a casa do outro promovido (Desp. Aves). Os "guerreiros" encontrarão logo depois (à sexta ronda) o vizinho V. Guimarães, na "Pedreira", tendo que esperar até Novembro (11.ª jornada) pelo reencontro de Abel Ferreira com o Sporting.

O sorteio das competições organizadas pela Liga não escapou a uma ameaça de "boicote" a envolver a arbitragem. Jorge Sousa e Rui Licínio, respectivamente melhor árbitro e melhor "assistente" do último campeonato, não compareceram na de entrega dos prémios. O líder da APAF, Luciano Gonçalves, confirmou a justificação apresentada pelos árbitros a Pedro Proença — imponderável de última hora. Com isto, não foi feita qualquer referência aos premiados durante a entrega dos troféus.

Braga recebe final-a-quatro

O presidente da Liga, Pedro Proença, que conta poder anunciar um grande patrocinador e prepara, juntamente com a Federação Portuguesa de Futebol, a implementação do videoárbitro, pediu tempo para os homens do apito e a compreensão de todos, mostrando-se confiante na erradicação de decisões grosseiras, que quer sanar.
A final-a-quatro da Taça da Liga — que passa desde a última edição a decidir o "título" de campeão de Inverno —, vai esta época ser disputada em Braga, cidade que disputou com Coimbra a possibilidade de receber os finalistas para saber quem sucederá ao Moreirense.
A Taça da Liga terá nas duas primeiras fases, antes da entrada em cena dos cinco primeiros classificados do escalão principal, uma selecção que "premiou" o recém-promovido Real Massamá com a isenção na primeira fase, contemplando ainda o Feirense e o vencedor do Leixões-Ac. Viseu como isentos na segunda fase.

PUBLICO

JotaCC

Braga vai receber a final four da Taça da Liga
A competição tem início com duas fases e jogos a disputar em julho. Os três grandes só entram na fase de grupos em janeiro

ESCOLHA O Minho sucede ao Algarve como anfitrião da final four da Taça da Liga. A cidade bracarense, escolhida em detrimento da finalista Coimbra, vai acolher as meias-finais, a 23 e 24 de janeiro, e a final da prova, a 27, para a qual se qualificam os vencedores dos quatro grupos, na qual já têm presença assegurada Benfica, FC Porto, Sporting e Vitória de Guimarães.

A cidade minhota sucede a Loulé, onde o Moreirense levantou a época passada o troféu. Na corrida estava também Coimbra, que já acolheu por cinco ocasiões a final da Taça da Liga. Para a decisão final muito terá contribuído o estatuto de Braga enquanto Cidade Europeia do Desporto em 2018.

Para já, estão emparelhadas as duas primeiras fases (ver quadro ao lado), que decorrerão a um só jogo, nos fins de semana de 23 e 30 deste mês. Na ronda inaugural só entram formações da II Liga, à exceção das equipas B.

Já a segunda eliminatória é disputada por 26 emblemas, incluindo 12 primodivisionários e os recém-promovidos Portimonense e Desportivo das Aves. Entre dez desafios, destaque para um embate entre Boavista e Sporting de Braga no Bessa.

Na ronda seguinte estarão os dez clubes que vencerem os respetivos jogos da 2.ª fase, bem como o isento Feirense e o vencedor do duelo entre Leixões e Académico de Viseu. É aí que Benfica, FC Porto, Sporting eV. Guimarães vão juntar-se à festa, na condição de cabeças-de-série. A fase de grupos arranca no final de novembro, formando quatro séries de quatro equipas cada.

O Moreirense é o atual detentor da Taça da Liga, competição que já foi conquistada pelo Benfica em sete ocasiões. Sporting de Braga e Vitória de Setúbal venceram as outras duas edições.
Além dos sorteios dos campeonatos e Taça da Liga, foram entregues vários prémios, com destaque para o de melhor jogador (Pizzi) e treinador do ano (Rui Vitória).

DN

Bruno3429

Salvador diz que Josué está difícil

Há acordo com FC Porto, mas líder bracarense admite que médio tem propostas mais tentadoras.

«Josué é um jogador muito querido em Braga», afirmou ontem António Salvador, confirmando «acordo com o FC Porto» para a mudança do médio para a Pedreira. «Foi muito importante em 2015/2016, mas perdeu muito dinheiro quando veio para Braga e tem propostas financeiramente mais vantajosas», juntou.

E, de facto, Josué, 26 anos, que atuou no Galatasaray por empréstimo dos dragões, tem clubes na Turquia que lhe pagam 100 mil euros/mês, livres de impostos, situação que condiciona imenso as pretensões dos bracarenses, escreve a A BOLA de hoje.

JotaCC

"Agarrar oportunidade com unhas e dentes"
Bruno Viana chega cedido pelo Olympiacos e diz que se for preciso sangrará pelos minhotos

CENTRAL BRASILEIRO É "RÁPIDO", TEM "QUALIDADE TÉCNICA" E PROMETE "DAR O MÁXIMO" PELO NOVO CLUBE

Bruno Viana é o mais recente reforço do Sp. Braga, conforme Record adiantou na sua edição de ontem. O central chega ao Minho por cedência dos gregos do Olympiacos, válida até ao final da época, e traz consigo uma grande vontade de criar impacto. "Vou dar o meu máximo. Se for preciso sangrar, sangrarei. Quero ajudar a equipa da melhor maneira possível", assumiu o central, de 22 anos, que foi internacional sub20 pelo Brasil.
Produto dos escalões de formação do Cruzeiro, Bruno Viana transferiu-se no verão passado para o crónico campeão grego, onde realizou 23 jogos durante toda a temporada transata. Muda-se para Braga cheio de sonhos e promete dar tudo pela nova camisola. "É uma oportunidade que quero agarrar com unhas e dentes. Trabalhar forte para poder jogar, que é o que mais quero. Vou tentar aproveitar da melhor maneira possível. Já vinha a trabalhar há quase um mês e estou convicto que daqui para a frente surgirão coisas muito boas. A adaptação vai ser fácil, também porque Portugal é mais parecido com o Brasil", referiu o central, que espera dar sequência em Braga a um início de percurso europeu interessante na Grécia: "Fiz alguns jogos no Olympiacos e acredito que agora vou dar seguimento aqui. Falei com jogadores que passaram pelo clube e que jogaram noutras equipas portuguesas. Fiquei com uma boa impressão, que acabou por se confirmar mal cheguei. Acredito que vai ser uma grande época." Bruno Viana diz ser um jogador "rápido e com qualidade técnica", mas tem consciência de que tem "coisas a melhorar". Já conheceu Abel Ferreira e deixou elogios: "Fiquei muito satisfeito com a forma como me recebeu!"



Salvador, um sorteio 'amargo' e... Josué

António Salvador aproveitou a ausência dos homólogos dos três denominados grandes e tomou conta do palco para falar do seu Sp. Braga. E o arranque do campeonato promete não ser fácil com Benfica logo na 1ª jornada, FC Porto na quarta e V. Guimarães na sexta. "Vamos estar preparados para esse grande jogo logo a abrir e para um arranque de época complicado. Para além dessas três jornadas ainda temos de jogar em casa do Boavista para a Taça da Liga e a pré-eliminatória da Liga Europa. Estaremos, certamente, preparados e fortes para o início de temporada. Temos de estar preparados para qualquer adversário", afirmou, mais uma vez reforçando o sonho de se sagrar campeão nacional neste mandato.
O plantel arsenalista não está fechado e Salvador tem a mira em Josué: "Temos acordo com o FC Porto, mas ele tem propostas de fora que são muito mais vantajosas. Já quando esteve em Braga perdeu dinheiro."


Jovem lateral Saná é aposta de futuro

Além da chegada de Bruno Viana, ontem também foi dia de oficializar a contratação de Saná. O lateral-esquerdo, de apenas 17 anos, chega a Braga depois de ter atuado ao serviço da equipa principal e dos sub-19 do U. Leiria e assinou um contrato de longa duração, válido até 2020 mas com mais dois anos de opção. Nascido na Guiné-Bissau, repartiu a sua formação entre o Fontainhas de Cascais, o Estoril Praia, o Chaves e, por fim, o U. Leiria. Na última época, ao serviço dos leirienses, Saná realizou apenas um jogo pela equipa principal, mas foi utilizado em 14 jogos pelos juniores. Segue-se agora o Sp. Braga, onde poderá ser opção tanto na equipa de sub-19 como na formação B.
É visto pelo responsáveis como uma aposta de futuro, com condições para chegar à equipa principal.


RECORD


Pé Ligeiro

Artur Jorge com propostas do estrangeiro

O defesa-central Artur Jorge tem várias propostas em carteira e poderá partir do SC Braga, segundo refere A BOLA.

O Mouscron estará entre as hipóteses para o jogador.

ABOLA
BRAGA SEMPRE MAIS!

Bruno3429

SC Braga vence teste em Penafiel

O SC Braga venceu o FC Penafiel (1-2) no primeiro de dois testes agendados para este sábado. Diante do 5.º classificado da edição 2016/2017 da Ledman LigaPRO, os Gverreiros do Minho voltaram a deixar apontamentos interessantes, apresentando um futebol dominador e mostrando capacidade para criar múltiplos lances de perigo.
Ao contrário daquilo que aconteceu no encontro com o Varzim SC, Abel Ferreira optou por definir apenas uma equipa, lançando as restantes cartadas ao longo da segunda parte. O técnico bracarense escalou o seguinte onze: Matheus, D'Alberto, Inácio, Lucas, Marcelo Goiano, Bakic, Bruno Jordão, Xadas, Luther Singh, Paulinho e Stojiljkovic.
O SC Braga recolheu aos balneários em vantagem – depois de um golo de Bakic de livre direto – e foi testando as várias soluções que compõe o seu plantel no segundo tempo. O FC Penafiel acabou por empatar o encontro por Calica (66′), mas o reforço Raúl Silva, aos 88 minutos, acabaria por repor justiça no resultado e oferecer a vitória aos bracarenses. Destaque, ainda, para a grande penalidade defendida por Matheus.
Este sábado, pelas 19h00, há mais um jogo de preparação. O SC Braga recebe, no Estádio 1.º de Maio, o recém-promovido CD Aves.

Ficha de Jogo

Onze inicial: Matheus, D'Alberto, Inácio, Lucas, Marcelo Goiano, Bakic, Bruno Jordão, Xadas, Luther Singh, Paulinho e Stojiljkovic.
Jogaram ainda: Didi, Assis, Neto, Hassan, Wilson Eduardo, Jefferson, Esgaio, Joca, Raúl Silva e Rosic
Golos: Bakic (39′), Calica (66′) e Raúl Silva (88′)


SC Braga B perde duelo em Chaves

O SC Braga B perdeu (3-0), este sábado, no teste com o GD Chaves, num particular que decorreu no Estádio Municipal Engenheiro Manuel Branco Teixeira, em Chaves. Diante de um dos conjuntos sensação da edição 2016/2017 da Liga NOS, João Aroso definiu duas equipas, uma para cada parte.
O primeiro onze foi composto Velho, Rui Silva, David Carmo, Loum, Simão, Edelino Ié, Pedro Matos, Denisson, Rúben Alves, Leandro e André Ribeiro, num primeiro tempo onde o SC Braga B deixou apontamentos interessantes, produzindo diversas situações para marcar. Contudo, o conjunto transmontano revelou-se mais eficaz, recolhendo aos balneários em vantagem, após golos de Jefferson e Tiba.
No segundo tempo, João Aroso fez entrar em campo um segundo onze composto por Filipe Ferreira, Xico, Tiago Dias,  Lotito, Nuno Namora, Crespo, Reko, Midana, Trincão, Ogana e Manuel Namora, sendo que Saná, Miguel Tavares e Kiki foram lançados no decorrer da partida. Com as alterações, o ritmo e a fluidez acabaram por diminuir. Sem a mesma capacidade para criar perigo, os gverreiros viram o GD Chaves dilatar a vantagem por Rúben Ferreira.
No final, e apesar do resultado, ficam os excelentes apontamentos deixados pela equipa liderada por João Aroso.

SCBraga