News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 03/07

Started by JotaCC, 03 de July de 2017, 07:16

Previous topic - Next topic

JotaCC

XADAS NÃO QUER DESILUDIR SALVADOR
Líder deu a cara pelo potencial do médio que aos 19 anos tenta fixar-se no plantel principal

A formação do Sp. Braga tem três meninos bonitos: Francisco Trincão, Pedro Neto e Xadas. Este último parece ser a grande aposta de António Salvador para a nova temporada ao ponto de o líder arsenalista já ter dito que o médio-ofensivo será um dos principais reforços de Abel Ferreira.
Aos 19 anos, Xadas saltou da equipa B, onde marcou onze golos e somou seis assistências em 2016/17, e tem esta pré-época para provar que tem talento para ombrear no onze com Pedro Santos, Wilson Eduardo, Fábio Martins e Ricardo Horta.
O internacional sub-20, que tal como Rafa cresceu como número 10, é aposta para os corredores do ataque e está empenhado em fazer estragos com o seu pé esquerdo na 1ª Liga e na Liga Europa. Abel Ferreira confia nele e já o lançou em quatro jogos na reta final da última época, num dos quais a titular. "Aqui ninguém parte em vantagem. Todos partem do zero e estamos a trabalhar para conseguir um lugar na equipa. Sabemos o que o treinador pretende e a nossa ambição é fazer melhor do que no ano passado", assumiu ontem Xadas, que até pode atuar mais recuado no terreno. "Também me sinto confortável na posição '8'. Estou preparado para corresponder em qualquer lugar", reforçou.
Sensação do último Mundial sub-20, o médio-ofensivo não escondeu a ambição de vingar no Minho para dar um salto ainda maior na carreira: "Sou jovem, quero evoluir e ambiciono outros patamares, mas agora estou focado em ajudar o Sp. Braga."

RECORD

JotaCC

Vaná entra nas contas da baliza

BRAGA Gorada a transferência de Makaridze – o guardaredes georgiano do Moreirense inviabilizou o trespasse com exigências de última hora, julgadas incomportáveis –, a SAD braguista procurou imediatamente nova solução, que encontrou no Feirense. Problema: Vaná, "goleiro" brasileiro distinguido na última época, é mais caro e obriga a contas bem mais esforçadas.
Vanailson é agora o desejado para a vaga de Marafona (lesionado para longo termo) e para o tandém com Matheus. A SAD minhota já sabe o preço de Vaná, como o guarda-redes é conhecido no mundo da bola, mas pretende regatear, com a troca de jogadores e também nos acertos devidos pela transferência de Rafa para o Benfica. O Feirense reclama 1,6 milhões, relativamente a 10% do passe, e o Braga diz que é para pagar às fatias, até 2019.

JN

JotaCC

XADAS: PROPOSTAS, ELOGIOS E AMBIÇÃO
Internacional sub-20 teve ofertas para sair, mas Salvador não deixou. Ganhar lugar no onze é o objetivo

"Ambiciono outros patamares, mas agora só penso em ajudar o Braga"
Xadas Médio-ofensivo do Braga


É uma das principais esperanças do Braga para o ataque à nova temporada: Xadas está firme no plantel de Abel Ferreira e não se assusta com a forte concorrência para um lugar no onze




Depois de um candidato a capitão de equipa (Rui Fonte), ontem foi a vez de um candidato a revelação na próxima temporada (Xadas) falar sobre as expectativas da equipa. Xadas regressou a Braga, depois de três semanas de férias, embalado por uma excelente participação no Mundial de sub-20 – foi elogiado por Pablo Aimar, que o incluiu nos melhores da competição –, mas também pelas palavras de António Salvador, que o apontou como "um dos grandes reforços" para esta época. Precisamente por isso, a SAD recusou mesmo várias propostas para o vender no atual mercado – o Milan, por exemplo, estava na disposição de oferecer cinco milhões de euros, ainda que com a perspetiva de o emprestar por um ano –, algo que não preocupa Xadas, que aponta a outras prioridades. "O Mundial sub-20 correu-me bastante bem, mas nesta altura só penso no presente e o presente é o Braga. Estou focado no trabalho, o futuro não me interessa. Claro que sou jovem e quero evoluir, ambiciono outros patamares, mas atualmente estou no Braga e só penso em ajudar a equipa", assegurou o médio ofensivo, de apenas 19 anos, que na época passada foi utilizado por quatro vezes na equipa principal – na II Liga, ao serviço da equipa B, marcou 11 golos e fez sete assistências em 34 jogos.
O conhecimento que Abel Ferreira tem de Xadas, pela convivência na equipa B, não o faz acreditar que parte em vantagem sobre a concorrência – "aqui todos começam do zero", disse –, mesmo que tenha encontrado precisamente o "mesmo treinador" com quem trabalhou no último ano e meio. "Ele não mudou nada, continua com os mesmos métodos e filosofia de jogo. Estamos todos a trabalhar para conseguir um lugar na equipa. A luta vai ser intensa", rematou.



Polivalência para "ajudar o míster"

Como é normal nestas ocasiões, Xadas garante que a pré-temporada está a "ser positiva", ainda que o trabalho agora desenvolvido tenha um objetivo de longo prazo. "A última época não correu bem, não há como esconder isso. Temos de lutar sempre pelos primeiros quatro lugares. Aprendemos com os erros e estamos com ambição de fazer bem melhor", assegurou Xadas, que falou ainda da possibilidade de jogar na zona central do meio-campo. "Posso desempenhar essa função, sem problemas. Estou aqui para ajudar o míster nas várias posições que posso fazer", disse.



TREINO SEQUEIRA EM ESTREIA ABSOLUTA

Sequeira trabalhou pela primeira vez sem limitações e integrado no plantel. O lateral recuperou de uma lesão no joelho esquerdo e abandonou o departamento médico, que tem agora Marafona, Mauro e Artur Jorge (fadiga muscular). D'Alberto e Ricardo Ferreira também treinaram integrados, tal como Wilson e Hassan, ainda que estes dois com algumas limitações.



SAÍDA OTO'O ASSINA PELO WESTERLO

O defesa-direito Junior Oto'o, de 23 anos, desvinculou-se do Braga para assinar um contrato de longa duração com o Westerlo, último classificado do campeonato belga que vai atuar na segunda divisão na próxima época. O internacional gabonês (14 jogos) estava desde 2012 em Braga, com passagens pelos sub-19, equipa B, Leixões e ainda Tondela.

O JOGO

JotaCC

Mesquita suspeito de gestão danosa no estádio do Braga
PJ investiga contrato em que a Câmara recebeu 54 mil euros de rendas, mas pagou 900 mil em despesas

O Ministério Público (MP) e a Polícia Judiciária (PJ) de Braga estão a investigar, por suspeita da prática dos crimes de prevaricação e de gestão danosa, o contrato assinado, em 2004, entre a Câmara Municipal e o Sporting Clube de Braga, para a gestão do novo estádio municipal, construído aquando do Euro 2004, numa altura em que Mesquita Machado presidia à Autarquia.
Fonte judicial adiantou ao JN que o inquérito se deve ao facto de o contrato ter permitido ao clube passar a usufruir do estádio pagando, à época, 500 euros mensais à Câmara (seis mil euros por ano), enquanto esta arcava com as despesas de eletricidade e outras, que somavam cerca de 100 mil euros. Ou seja, entre os anos de 2004 e de 2013 a Câmara recebeu 54 mil euros de rendas e pagou de despesas, a favor do clube, quase 900 mil. O que pode ser visto – suspeita o MP – como favorecimento em prejuízo do erário público.
Em 2013, após auditoria pedida pelo atual autarca, Ricardo Rio, o relatório final foi enviado para a Procuradoria-Geral da República, que extraiu certidões para inquéritos, alguns deles ainda em curso. O contrato foi, então, revisto pela Câmara, tendo o clube começado a pagar a sua própria despesa, depois da colocação de um contador de eletricidade autónomo. A luz do recinto é paga pelo Braga e a das zonas circundantes fica a cargo da Câmara. Sobre este caso, Mesquita Machado esteve incontactável e o clube de António Salvador não quis comentar.
Mais investigações
Ao que o JN soube, a PJ tem em mãos, por determinação do MP, outros inquéritos como os do prolongamento do túnel da Avenida da Liberdade, em 2013, ainda no mandato anterior do socialista Mesquita Machado. Nos últimos meses, e tal como sucede com outros inquéritos, têm sido ouvidos antigos vereadores e pedidos documentos ao Município.
No caso do prolongamento do túnel, foi o vereador socialista Hugo Pires, agora na Oposição, quem se queixou de Ricardo Rio por este ter pago 700 mil euros de obras a mais reclamadas pela construtora Britalar. A empresa, gerida por António Salvador, presidente do Sporting de Braga, pedia 1,1 milhões. As partes, baseadas num parecer de técnicos municipais, acordaram o pagamento daquele montante para evitar um processo judicial.
A PJ investiga, agora, se terá havido financiamento partidário ao PS, estando o inquérito em fase avançada.
Em análise judicial, estão, também, a parceria público-privada (PPP) dos equipamentos desportivos, uma opção política do mandato anterior que Rio considera "ruinosa", e o pagamento das obras do campo de tiro do Clube de Caçadores, um caso de permuta de terrenos que obrigou a Câmara a despender centenas de milhares de euros.

JN

JotaCC

MOUSCRON INTERESSADO EM ARTUR JORGE

O defesa central Artur Jorge, que ontem falhou o treino do Braga por fadiga muscular, está nos planos do Mouscron - equipa que disputou o playoff da Liga Europa na última edição do campeonato belga, e pode chegar por via de empréstimo do emblema minhoto. O jogador de 22 anos, filho de Artur Jorge, um histórico dos minhotos, estava ligado ao clube arsenalista desde a temporada 2004/05.


Pity Martínez só com parceiro
SAD quer satisfazer pedido de Jorge Jesus, mas o River Plate não abdica do valor da cláusula de rescisão

Dirigentes leoninos têm procurado investidores que lhes permitam ir ao encontro das pretensões dos argentinos. Acuña e Fábio Martins são outros nomes em cima da mesa da SAD
O Sporting está disponível para avançar com o pagamento de 16,5 milhões de euros que constam na cláusula de rescisão do extremo argentino do River Plate, Gonzalo Pity Martínez, mas isso, sabe O JOGO, está dependente da angariação de um parceiro económico que viabilize o negócio, dado que neste momento a SAD não possui capacidade financeira para ir ao encontro da intransigência dos responsáveis pelos millonarios. Esse é um dos desideratos que os dirigentes do Sporting têm de momento, encontrar um investidor/parceiro que permita continuar a dotar em qualidade o plantel que estará às ordens de Jorge Jesus na próxima temporada, isto, claro, sem contemplar uma eventual folga financeira que possa surgir na sequência da transferência de uma das referências do elenco verde e branco. Isto depois de uma primeira proposta de 13 milhões de euros feita pelo Sporting ter sido recusada pelo River Plate.
Pity Martínez é o extremo esquerdo que figura nas preferências do técnico Jorge Jesus, ainda que em Alvalade tenham sido e estejam a ser considerados outros nomes. Desde logo, Acuña, que implica igualmente um esforço financeiro avultado, pois, além da cláusula de rescisão de oito milhões de euros, será preciso assumir despesas de impostos e intermediação que podem elevar o negócio para os 11 milhões de euros – os direitos económicos são repartidos por Racing e Ferro Carril Oeste. Pavón, do Boca Juniors, também foi equacionado, mas a possibilidade de negócio foi diminuindo com o interesse de outros emblemas como o Zenit e FC Porto, sendo que os russos estão mesmo a negociar a transferência do extremo.
Também Fábio Martins, pertencente aos quadros do Braga, está na mira dos leões, que abordaram os arsenalistas com a possibilidade de um negócio a troco de dinheiro e jogadores, mas foi-lhes pedido 15 M€.

O JOGO

Bruno3429

SC Braga em grande nos Regionais

O SC Braga dominou a toda a linha o Campeonato Regional de Infantis, Juvenis e Absolutos que decorreu, no passado fim de semana, nas Piscinas Municipais de Ponte da Barca e que contou com a presença de 131 nadadores em representação de sete clubes da Associação de Natação do Minho.

Os Gverreiros do Minho conquistaram um total de 55 Títulos Regionais num total de 109 pódios.
O grande destaque recai sobre o nadador Lucas Pereira, que estabeleceu um novo recorde regional nos 100 metros mariposa no escalão de infantil A.

Destaque ainda para José Fernandes (ouro nos 400 metros estilos), Juliana Freixo (ouro nos 100 e 200 metros costas), Ana Fernandes (ouro nos 100 metros bruços), Madalena Silva (ouro nos 50 metros mariposa e 200 metros estilos) e para estafeta feminina (ouro nos 4×100 metros livres e 4×50 e 4×100 metros estilos), que se sagraram Campeões Regionais Absolutos.

Os novos Campeões Regionais Juvenis são os seguintes: João Pereira (400 metros livres, 100 metros mariposa e 400 metros estilos), João Costa (1500 metros livres), Nuno Vieira (200 metros costas), Ivo Pinho (100 e 200 metros bruços e 200 metros estilos), Fábio Carneiro (200 metros mariposa), Jéssica Lima (800 metros livres e os 200 metros estilos), Inês Carvalho (200 metros bruços) e estafeta masculina (4×100 e 4×200 metros livres e os 4×100 metros estilos).

Os novos Campeões Regionais Infantis "A" são os seguintes: Lucas Pereira (400 e 1500 metros livres, 100 metros mariposa e 200 e 400 metros estilos), Alexandre Pereira (200 metros bruços), Bárbara Monteiro (100, 400 e 800 metros livres e os 200 metros estilos), Júlia Barros (200 metros livres, 100 metros costas e 100 metros mariposa), estafeta mista (4×100 e 4×200 metros livres e 4×100 metros estilos).
Os novos Campeões Regionais Infantis "B" são os seguintes: David Cruz (400 metros livres, 200 metros mariposa e 200 e 400 metros estilos), Maria Bizarro (100, 200 e 400 metros livres), Adriana Hutty (800 metros, 100 metros costas e 200 e 400 metros estilos), Maria Neves (200 metros costas) e estafeta mista (4×100 e 4×200 metros livres e 4×100 metros estilos).

O SC Braga liderou, ainda, a tabela de melhor performance por pontos. Adriana Hutty no escalão de infantil B feminino, Bárbara Monteiro no escalão de infantil A feminino, Lucas Pereira no escalão e infantil A masculino e João Pereira no escalão de Juvenil masculino;
Foram ainda estabelecidos vários recordes pessoais que fizeram aumentar as comitivas bracarenses que participarão nos diferentes campeonatos nacionais que se avizinham.

SCBraga

Bruno3429

Artur Jorge renovou e vai ser cedido

Com mais um ano de contrato e renovação quase fechada até 2020, o futuro de Artur Jorge fica definido esta semana. Bastante cobiçado por vários clubes da Liga e também com uma proposta do estrangeiro, irá ser cedido para evitar a estagnação da carreira, nota A BOLA.

JotaCC

Sequeira integrado pela primeira vez

Abel Ferreira contou, no dia de ontem, com mais um reforço. Sequeira, lateral-esquerdo que se mudou do Nacional para Braga, há muito que andava pelo Minho, mas apenas na última sessão de trabalho se apresentou sem condicionalismos. O defesa vinha a fazer recuperação de uma lesão traumática num joelho. Também D'Alberto integrou os exercícios com bola, ele que tinha parado devido a uma mialgia na coxa direita.

RECORD

JotaCC

"SÓ PENSO NO SP. BRAGA"

"O Mundial sub-20 correu bastante bem, mas nesta altura só penso no presente e o presente é o Sp. Braga. Estou focado no trabalho e o futuro, para já, não interessa", disse Xadas, médio da equipa minhota. "Quero evoluir. Só penso em ajudar a equipa", referiu.

CM

Bruno3429

A Gala Guerreiros do Minho

A Secção de Kickboxing, Boxe e Muay Thai realizou, no passado sábado, a Gala Guerreiros do Minho, num evento realizado na Escola Básica Francisco Sanches.
Numa noite onde a modalidade saiu, uma vez mais, engrandecida, e onde foi possível dar maior rotatividade aos atletas, o grande destaque vai para João Carvalho, que conquistou o primeiro cinto 'Guerreiros do Minho' após vencer o combate de 71 kg em K1 Rules.
No ringue, o SC Braga fez-se representar por nove atletas: David Chernenko, João Ferreira, Alexandre Cunha, Dima Huryachkov, Marta Martins, Ricardo Silva, Daniel Rodrigues, João Sousa e João Carvalho. No final, o SC Braga saiu com um saldo positivo de 5 vitórias e 4 derrotas.


Basquetebol premiou os melhores do ano

A coroar uma temporada de elevadíssimo nível realizou-se, no passado sábado, a Gala do Basquetebol do Sporting Clube de Braga. Na Escola Secundária Alberto Sampaio marcaram presença cerca de 200 pessoas, entre atletas, pais e apoiantes da modalidade.
Na cerimónia de reconhecimento dos que mais se destacaram na modalidade, estiveram presentes Sameiro Araújo, Vereadora do Desporto, Fernando Peixoto, secretário da União de Freguesias Nogueira, Fraião e Lamaçães, Sr. Fernando Monteiro, Presidente da Associação de Basquetebol de Braga e João Cunha, Vice-Presidente da Associação de Basquetebol de Braga.

Eis os prémios atribuídos:
Prémio Assiduidade:         
Sub-8 – Gustavo Santos
Sub-10 – Madalena Matos
 
Prémio Desempenho:        
Sub-8 – Fabiano Ferreira
Sub-10 – Gonçalo Ribeiro
 
Atletas Revelação:
Sub-12 Feminino – Beatriz Silva
Sub-12 Masculino – Santiago Pinho
Sub-14 Feminino – Iris Braga
Sub-14 Masculino A – João Reis
Sub-14 Masculino B – Hugo Marques
Sub-16 Feminino A – Cármen Pinho
Sub-16 Feminino B – Sofia Peixoto
Sub-16 Masculino A – Guilherme Pinheiro
Sub-16 Masculino B – Duarte Dias
Sub-18 Masculino A – André Gomes
Sub-18 Masculino B – Gonçalo Almeida
Sub-19 Feminino – Carolina Araújo
Senior Masculino – Ricardo Oliveira
 
Atletas do Ano:
Sub-12 Feminino – Ana Pinheiro
Sub-12 Masculino – Luis Machado
Sub-14 Feminino – Andreia Bargas
Sub-14 Masculino A – Daniel Pereira
Sub-14 Masculino B – Diogo Reis
Sub-16 Feminino A – Catarina Fernandes
Sub-16 Feminino B – Dara Machado
Sub-16 Masculino A – Pedro Jantarada
Sub-16 Masculino B – Tiago Ferreira
Sub-18 Masculino A – João Malheiro
Sub-18 Masculino B – Ivo Marques
Sub-19 Feminino – Filipa Reis
Senior Masculino – Pedro Dias
 
Treinador Revelação: João Miguel Noivo
Treinador do Ano: José Moura
Prémio Carreira: Alexandre Oliveira
 
Menções Honrosas:
Maria Manuela Fortunas (Seccionista)
Bruno Luamba (Colaborador)
João Noivo (Diretor)


Gverreiros no Open Regional de Poznan

O SC Braga vai ser representado por 3 atletas e 3 acompanhantes integrados na Seleção Nacional de Boccia, que irá participar no Open Regional Europeu de Poznan (Polónia), entre os dias 3 e 10 de julho.
Domingos Vieira, José Gonçalves e José Carlos Macedo, acompanhados por Óscar Costa, Paulo Correia e Roberto Mateus vão à conquista dos primeiros pontos na longa caminhada até aos Jogos Paralímpicos de Tóquio'2020, a nível individual e de pares. As provas de pares vão decorrer nos próximos dias 6 e 7, ao passo que as individuais nos dias 8 e 9.
Neste segundo Regional Open do ano vão estar presentes mais de oitenta atletas oriundos de treze países. Este ano serão realizados um total de cinco Regional Open Championships em todo o mundo – 2 na Europa, 2 nas Américas e 1 na Ásia e Oceania. No próximo ano estão previstas mais seis provas de apuramento regionais.
Os atletas partiram esta segunda-feira de manhã e o regresso está previsto para o próximo dia 10.

SC Braga em grande nos Regionais

O SC Braga dominou a toda a linha o Campeonato Regional de Infantis, Juvenis e Absolutos que decorreu, no passado fim de semana, nas Piscinas Municipais de Ponte da Barca e que contou com a presença de 131 nadadores em representação de sete clubes da Associação de Natação do Minho.
Os Gverreiros do Minho conquistaram um total de 55 Títulos Regionais num total de 109 pódios.
O grande destaque recai sobre o nadador Lucas Pereira, que estabeleceu um novo recorde regional nos 100 metros mariposa no escalão de infantil A.
Destaque ainda para José Fernandes (ouro nos 400 metros estilos), Juliana Freixo (ouro nos 100 e 200 metros costas), Ana Fernandes (ouro nos 100 metros bruços), Madalena Silva (ouro nos 50 metros mariposa e 200 metros estilos) e para estafeta feminina (ouro nos 4×100 metros livres e 4×50 e 4×100 metros estilos), que se sagraram Campeões Regionais Absolutos.
Os novos Campeões Regionais Juvenis são os seguintes: João Pereira (400 metros livres, 100 metros mariposa e 400 metros estilos), João Costa (1500 metros livres), Nuno Vieira (200 metros costas), Ivo Pinho (100 e 200 metros bruços e 200 metros estilos), Fábio Carneiro (200 metros mariposa), Jéssica Lima (800 metros livres e os 200 metros estilos), Inês Carvalho (200 metros bruços) e estafeta masculina (4×100 e 4×200 metros livres e os 4×100 metros estilos).
Os novos Campeões Regionais Infantis "A" são os seguintes: Lucas Pereira (400 e 1500 metros livres, 100 metros mariposa e 200 e 400 metros estilos), Alexandre Pereira (200 metros bruços), Bárbara Monteiro (100, 400 e 800 metros livres e os 200 metros estilos), Júlia Barros (200 metros livres, 100 metros costas e 100 metros mariposa), estafeta mista (4×100 e 4×200 metros livres e 4×100 metros estilos).
Os novos Campeões Regionais Infantis "B" são os seguintes: David Cruz (400 metros livres, 200 metros mariposa e 200 e 400 metros estilos), Maria Bizarro (100, 200 e 400 metros livres), Adriana Hutty (800 metros, 100 metros costas e 200 e 400 metros estilos), Maria Neves (200 metros costas) e estafeta mista (4×100 e 4×200 metros livres e 4×100 metros estilos).
O SC Braga liderou, ainda, a tabela de melhor performance por pontos. Adriana Hutty no escalão de infantil B feminino, Bárbara Monteiro no escalão de infantil A feminino, Lucas Pereira no escalão e infantil A masculino e João Pereira no escalão de Juvenil masculino;
Foram ainda estabelecidos vários recordes pessoais que fizeram aumentar as comitivas bracarenses que participarão nos diferentes campeonatos nacionais que se avizinham.

SCBraga