News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 01/07

Started by JotaCC, 01 de July de 2017, 06:53

Previous topic - Next topic

JotaCC

Rui Fonte: "Quero retribuir a confiança que depositaram em mim"

Ambição é palavra de ordem no SC Braga. Rui Fonte é o espelho desse espírito que reflecte esse sentimento no grupo de trabalho.
Rui Fonte mostrou-se satisfeito e preenchido por continuar em Braga, apesar de ter sido alvo de cobiça de outros clubes. "As propostas chegam e cabe ao presidente decidir, estou cá é para ajudar o Sporting Braga, que é o que tenho feito. Sem dúvida [que me preenche], o presidente revelou a sua ambição durante o ano passado e para mim é um orgulho poder fazer parte dela", afirmou o futebolista.

O jogador manifesta uma palavra de gratidão, ao partir para a terceira temporada ao serviço dos Guerreiros do Minho. "Quero fazer parte deste projecto e tentar retribuir tudo que o Braga me deu ao longo destes dois anos, porque foi o que o Braga fez, foi ajudar-me e confiar em mim nestes dois anos que estive aqui, das duas vezes cheguei lesionado e o Braga confiou em mim e acreditou. O mínimo que posso fazer é tentar retribuir essa confiança com o meu trabalho", salientou o futebolista.

Rui Fonte comentou, ainda, o facto de António Salvador ter recusado a possibilidade de sair por acreditar que o futebolista é uma peça fulcral no plantel. "Cabe a mim fazer o que posso, a minha parte. Depois as propostas chegam e cabe ao presidente decidir, estou cá é para ajudar o Sp. Braga, que é o que tenho feito", constatou.

O jogador foi o eleito para falar à comunicação social no arranque dos trabalhos, sinal de "maior responsabilidade" numa altura em que está por definir quem será o capitão da equipa, depois da saída de Alan. "É uma questão que ainda tem de ser resolvida pelo grupo, o mister ainda tem que decidir isso, mas dentro das minhas capacidades quero é ajudar os meus colegas naquilo que puder", apontou o futebolista.

O jogador destaca "grande ambição" do treinador e comentou a relação que está a ser estabelecida com o grupo de trabalho. "A sua intenção é jogar um bom futebol, de fazer-nos entender a sua ideia de jogo e fazer com que entendemos a sua própria. Acho que isso também é importante, fazer passar a sua ideia e os jogadores saberem o que têm de fazer em campo. É a principal mensagem que ele tem feito passar", comentou o atleta do SC Braga.

"Todos os reforços têm impressionado"

Rui Fonte assume uma papel de destaque no balneário do SC Braga. Neste início de época, o jogador apontou que os trabalhos decorrem "dentro da normalidade" e estabelece como objectivo "entrar na fase de grupos da Liga Europa). O sorteio da terceira pré-eliminatória realiza-se a 14 de Julho, altura em que o SC Braga fica a conhecer quem será o adversário que vai disputar o acesso à fase de grupos. Para já impera "ansiedade" nos jogadores. Numa avaliação ao plantel, Rui Fonte enalteceu a chegada de jogadores jovens e com capacidade para ajudarem através da "irreverência".

"Acho que todos têm estado bem, todos têm impressionado", disse Rui Fonte sobre os reforços. "Os jovens com a sua irreverência e com a sua vontade também têm demonstrado muita qualidade e acho que é de realçar tanto os reforços como os jovens da equipa B", sublinhou o avançado.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Fonte aposta no recorde de golos
Avançado diz que as expectativas para este ano são grandes

Rui Fonte revelou, ontem, o desejo de superar a marca dos 15 golos, obtida na época passada, ao serviço do Sporting de Braga. "O objetivo é sempre melhorar, tenho essa ambição e é isso que vou tentar", disse o avançado, antes do treino.
Rui Fonte lembra que o primeiro objetivo da época é a qualificação para a fase de grupos da Liga Europa
Rui Fonte, de 27 anos, apontou 15 golos em 2016/17, entre Liga, Taça da Liga e Taça de Portugal, o melhor registo da sua carreira no escalão principal, só superado pelos 18 golos no Benfica B, em 2014/15.
Se, individualmente, a época lhe correu bem, já o Braga esteve abaixo do esperado."Foi um ano de aprendizagem. Não só os jogadores como todo o clube conseguiram aprender e, por isso, as expectativas para este ano são grandes", disse o atacante.
O jogador reforçou que o primeiro objetivo da equipa "é entrar na Liga Europa", que o Braga começa a disputar no dia 27 desde mês, ao entrar na terceira préeliminatória. "Estamos a trabalhar para isso e está tudo dentro da normalidade", realçou.
Rui Fonte sente-se satisfeito pela confiança demonstrada pelos dirigentes na sua continuidade, isto apesar de alguns convites que surgiram. "As propostas chegam e cabe ao presidente decidir, estou cá é para ajudar o Braga", frisou.
No plantel minhoto, uma questão em aberto é a da contratação de um guarda-redes, após o desacordo com Makaridze. Rui Silva, que se destacou no Nacional e esteve nos últimos seis meses nos espanhóis do Granada, é mais uma hipótese ventilada, a par do brasileiro Vaná, do Feirense.



Chaves Paulinho oficializado e Nuno André Coelho renova

Os flavienses oficializaram, ontem, o regresso anunciado do defesa direi- to Paulinho, de 25 anos, que alinhou no Braga nos últimos seis meses. O lateral assinou contrato válido por três temporadas. Também no setor recuado está garantida a continuidade do defesa central Nuno André Coelho, que renovou por duas épocas.

JN

JotaCC

"Saída? Presidente que decida, eu estou em dívida"
Rui Fonte sente-se identificado com o projeto do clube e, apesar de ter recebido boas propostas, não admite abandonar os arsenalistas. Avançado quer retribuir confiança de Salvador

Rui Fonte abordou a questão da braçadeira de capitão, sublinhou a importância da irreverência dos mais novos e elogiou a capacidade de Abel Ferreira em passar a mensagem


Ao longo das últimas semanas, o Braga recusou propostas de vários milhões de euros para vender Rui Fonte

No primeiro dia de estágio, Rui Fonte foi também o primeiro jogador do plantel a falar sobre a nova época. "É uma responsabilidade estar aqui a representar o grupo, mas acredito que consigo passar a mensagem de confiança de todos", começou por dizer. No fundo, Rui Fonte assumiu o papel que costumava ser de Alan. Mas será que o avançado também vai ser o próximo capitão? "Essa é uma questão que terá de ser resolvida por todos, treinador e jogadores. Mas, dentro das minhas capacidades, quero é ajudar os meus colegas", prosseguiu.
Nesse contexto, Rui Fonte também não se mostrou incomodado pelas várias propostas que recebeu, de alguns milhões de euros, e que foram recusadas por António Salvador. "O presidente é que tem de decidir essas situações, eu só estou aqui para ajudar. Para além disso, sinto-me realizado com este projeto e quero tentar retribuir tudo o que o Braga me deu ao longo dos últimos dois anos. Não me esqueço que cheguei das duas vezes lesionado e, mesmo assim, as pessoas acreditaram e confiaram em mim. Agora, o mínimo que posso fazer é tentar retribuir essa confiança com o meu trabalho", disse.
O avançado considerou que estes primeiros dias de trabalho estão a decorrer "dentro da normalidade", já com o pensamento no "objetivo" de chegar à Liga Europa, tendo ainda falado dos reforços e... não só. "Todos têm estado bem, todos têm impressionado, os reforços, mas também os jogadores que vieram da equipa B. Eles têm demonstrado muita qualidade e irreverência, e isso tem ajudado bastante o grupo", vincou, antes de deixar as últimas palavras para o trabalho de Abel Ferreira. "Ele tem uma grande ambição, quer a equipa a jogar um bom futebol. Mas, mais importante do que isso, é o facto de estar a passar bem a mensagem. Ele insiste nisso, porque quer que todos os jogadores saibam exatamente o que têm de fazer em campo", rematou.



RENDIMENTO Um olho no passado, outro no futuro

Rui Fonte não concorda com a ideia de que a equipa possa estar mais pressionada pela má campanha da última época, que considerou ter servido de "aprendizagem para todos". "Não vamos cometer os mesmos erros. As expectativas são grandes", assegurou. Do ponto de vista individual, o avançado quer "fazer ainda melhor", tendo como objetivo "marcar mais" do que os 15 golos da época passada.



Hassan acelera na recuperação
Avançado já trabalha parcialmente integrado. Ricardo Ferreira faz programa especial

O plantel do Braga contou com dois reforços de peso no arranque do estágio de pré-temporada, que se prolonga até ao dia 8. Hassan e Wilson Eduardo passaram ontem ao regime de "treino integrado condicionado", ou seja, já cumprem a quase totalidade dos exercícios propostos ao plantel. Ainda assim, Abel Ferreira não pôde contar com cinco jogadores nesta fase da preparação: Mauro e Marafona (ainda têm vários meses de recuperação pela frente), Sequeira (continua a trabalhar à parte, de forma a eliminar uma lesão no joelho esquerdo trazida do último jogo realizado pelo Nacional), Artur Jorge (fadiga muscular) e ainda D'Alberto (mialgia de esforço na coxa direita).
Para além destes casos, destaque ainda para a ausência, no treino matinal de ontem, de Ricardo Ferreira. O defesa central, que passou parte significativa do último ano entregue ao departamento médico, está a realizar um "programa de recondicionamento muscular" com o objetivo de evitar mais lesões.
Esta manhã, a partir das 9h00, o Braga vai realizar o primeiro teste da pré-temporada frente à equipa B, numa partida que vai decorrer à porta fechada.

O JOGO

JotaCC

ELI JÚNIOR CONTRATADO

Eli Júnior é o mais recente reforço do Futsal Azeméis, que se prepara para a segunda temporada na Liga de Futsal. Na época anterior, ao serviço do Braga, o atleta brasileiro de 33 anos faturou um total de 15 golos em 38 jogos. No currículo, conta com passagens por Anorthosis (Chipre), Nikars Riga (Letónia), Ko Wong Meng (China) e Tulpar (Cazaquistão).



Brito e Coelho três anos no Benfica

Tiago Brito e André Coelho são reforços do Benfica, tal como O JOGO adiantara. A dupla, que assinou um contrato válido para as próximas três temporadas, foi contratada ao Braga/AAUM, onde deu nas vistas nos últimos anos, tendo ambos chegado à Seleção Nacional e contribuído para, esta época, os minhotos terem chegado à final da Liga de Futsal. Tiago Brito, ala de 25 anos, enfatizou o "orgulho" em poder representar os encarnados. "Cumpro um grande objetivo de carreira. Venho para o Benfica para conquistar títulos", referiu.
Já André Coelho, fixo de 23 anos, partilhou a satisfação do colega de equipa. "É um orgulho representar um clube como o Benfica, com estes adeptos e estes títulos, que já conquistaram nesta modalidade e não só", atirou.


Paulinho é oficial

O lateral-direito Paulinho, que no mercado de inverno se tinha transferido para o Braga, acompanhando, na altura, o treinador Jorge Simão, é oficialmente reforço do Chaves para os próximos três anos, contrato celebrado ontem. O regresso do defesa encontrava-se pendente de acertos contratuais. O central Nuno André Coelho, tal como estava previsto, renovou o contrato por mais duas épocas. Ao plantel do Chaves ficam a faltar agora três contratações: mais umdefesa-central,casoCarlos Ponck não regresse a Trás-osMontes, se o Benfica concretizar a sua transferência, um lateral-esquerdo, sendo Rúben Ferreira uma possibilidade, e um médio-defensivo, pelo menos enquanto não se confirma a entrada de Filipe Melo, que na época passada esteve no Paços de Ferreira.

O JOGO

JotaCC

"Temos de aprender com erros do passado"
Rui Fonte eleva ambições dos arsenalistas após uma última temporada de "aprendizagem"

O Sp. Braga já está em estágio e Rui Fonte foi o primeiro jogador a dar a cara pelo grupo de trabalho sobre a ambição do clube para a nova temporada. Sem querer traçar objetivos concretos, o ponta-de-lança não escondeu que os arsenalistas querem fazer melhor do que em 2016/17. "Não estamos mais pressionados do que na última época. Na minha opinião, o último ano foi de aprendizagem, para que não venhamos a cometer os mesmo erros do ano passado no futuro. Não só os jogadores como todo o clube, e acredito que todos conseguimos aprender com tudo o que se passou na época passada. Por isso, as expectativas para este ano são grandes", apontou. Abel Ferreira foi o treinador escolhido por António Salvador para recolocar os arsenalistas no topo da tabela e Rui Fonte aplaude a aposta. "Tem uma grande ambição. A sua intenção é jogar um bom futebol. Tem-nos passado a sua ideia de jogo, e entender o que ele pretende é uma das nossas prioridades. Sabermos o que ele quer de nós em campo é muito importante. Tem sido essa a primeira mensagem que ele tem passado ao grupo", revelou Rui Fonte. Aos 27 anos, o avançado tem ficado agradado com os primeiros dias de trabalho: "Os reforços têm impressionado e os jovens da equipa B têm mostrado qualidade, irreverência e vontade."
Por fim, o antigo jogador do Benfica falou um pouco sobre si. "Cheguei aqui duas vezes lesionado e o Sp. Braga acreditou sempre em mim. O mínimo que posso fazer é tentar retribuir essa confiança com o meu trabalho. O meu objetivo é fazer mais golos [15] do que na época passada."



Trabalho de pré-época já fez três baixas


É o habitual por esta altura da época: o regresso aos treinos e as cargas típicas da pré-temporada provocam várias baixas. Por Braga já foram três, mas nenhum dos casos é grave. Ontem, Sequeira foi poupado e trabalhou à parte dos restantes colegas com o fisioterapeuta do clube; Artur Jorge, com fadiga muscular, nem sequer subiu ao relvado; assim como o jovem D'Alberto, que parou devido a uma mialgia na coxa direita. Afastados dos treinos estão ainda Marafona e Mauro, Ricardo Ferreira, Wilson Eduardo e Hassan. O central está a cumprir um programa de recondicionamento muscular, enquanto os avançados vão integrando parcialmente os exercícios com bola.

RECORD

JotaCC

Tive propostas de todo o lado - Alan
Aos 37 anos, o extremo brasileiro terminou a carreira e entendeu que era a altura certa para fazer várias revelações. A cobiça, as saídas atribuladas do FC Porto, a convivência com Jorge Jesus e Sérgio Conceição e ainda a fama pelos lados da Disneyland

"FALARAM-ME DO PSG E DO BORUSSIA DORTMUND. HOUVE O SPORTING E O BENFICA. PENSEI EM SAIR [DO SP. BRAGA]"

RECORD- Já teve tempo para fazer um balanço da carreira?
ALAN – Não preciso: foi brilhante. Muita gente diz-me que podia ter saído, que podia ter ido para clubes melhores e é verdade, mas não me arrependo de nada do que fiz e ninguém tem nada a apontar-me. Sempre fui bom profissional e fiz tudo pela minha cabeça e pelo meu coração. Tive muitas oportunidades para sair, mas nunca fiquei triste, nunca deixei de treinar por causa disso ou andei a bater com a cabeça na parede. Penso que decidi sempre o que era melhor para mim.
E essas propostas de que fala eram realmente boas?
A – Ui... Tive propostas de todo o lado. O jogador é quase sempre o último a saber o que se está a passar e na maioria das vezes acabaram por ser os clubes a não chegar a um acordo. Aqui em Braga falaramme do PSG, do Borussia Dortmund, de clubes espanhóis... O Sporting tentou contratar-me algumas vezes. Cheguei a ter alguns amargos de boca, mas passaram rápido. O dinheiro é importante, mas jogar noutros campeonatos europeus teria sido bom. Jogar mais vezes em ambientes fantásticos que só conhecia das competições europeias. Não posso mentir que pensei em sair.
É curioso que nunca se falou em valores para uma possível transferência do Alan. Sabe quanto chegou a 'valer'?
A – Posso dizer que há quatro ou cinco anos, falou-se de uma proposta de 7 milhões de euros. Há três anos, tinha eu 33, tive uma proposta de 3,5 milhões. O presidente disse que só saía por mais. Nunca fui de entrar em guerras, tentava defender os meus interesses, mas sem causar problemas.
Já quando saiu do Marítimo o assédio deve ter sido enorme...
A – Sim, tive imensas propostas. Benfica, Sporting, clubes de Espanha e de Itália. O Marítimo chegou a acordo com o FC Porto e eu concretizei um dos meus maiores sonhos. Já na época anterior, o José Mourinho tinha-me referenciado para lá, mas optou por contratar o Maciel, que conhecia da U. Leiria..
Já agora, e antes de vir para o Sp. Braga?
A – Tinha feito uma época excelente e estava mesmo convencido de que ia para onde queria: Alemanha ou França. Tinha essas duas possibilidades e nesse ano também recebi propostas para fazer grandes contratos no futebol árabe.
É verdade que aos 20 anos esteve perto do Sp. Braga?
A – Essa história por acaso é engraçada. Toda a gente deve pensar que vim para Portugal para assinar pelo Marítimo, mas não. Eu era pretendido pelo Boavista. Cheguei e também houve a possibilidade de ir para o Salgueiros. Enquanto decorriam as negociações, fui fazer uns treinos ao Maia para manter a forma e eles quiseram logo assinar contrato comigo. O meu empresário da altura pediu-me para esperar. Entretanto, surgiu o interesse do Sp. Braga só que eles queriam que eu viesse treinar uns dias à experiência. Eu tinha apenas 20 anos... Lembro-me de estar aqui num hotel, de chover todos os dias e de eu telefonar aos meus pais a chorar a dizer que queria ir embora. Foi aí que surgiu o Marítimo. Assinei e voltei ao Brasil. Ainda joguei pelo Ipatinga durante alguns meses e recebi propostas do Cruzeiro e do Atlético Mineiro. Eram dois bons projetos para um jovem como eu, mas já tinha dado a palavra ao Marítimo.



"O MEU VÍCIO ERA DRIBLAR TRÊS VEZES O MESMO ADVERSÁRIO"

"SAIU UMA NOTÍCIA EM ITÁLIA QUE NUNCA ESQUECEREI: GULLIT VOLTA A SAN SIRO. FOI UMA GRANDE COMPARAÇÃO" "COSTUMO DIZER AO PRESIDENTE QUE O CLUBE [SP. BRAGA] ESTAVA A CRESCER COM ELE, MAS COMIGO AQUI CRESCEU AINDA MAIS"

Que momentos da sua carreira vai recordar mais vezes?
A – Ui... São muitos! Os dois golos em Old Trafford contra o Manchester United na Liga dos Campeões em 2010 foram inesquecíveis. A conquista da Taça da Liga contra o FC Porto também foi especial. Curiosamente, na meia-final, eu tinha falhado um penálti e na final ouve a dúvida de quem marcava o penálti, que acabou por dar a vitória. Eu disse que estavam todos malucos e que era aqui o 'papai' que marcava. E pimba! Há também um jogo contra o Milan para a Liga Europa que me marcou muito porque eles tinham uma equipa cheia de craques, como o Ronaldinho ou o Seedorf. Nessa altura, saiu uma notícia em Itália que nunca esquecerei: Gullit volta a San Siro [risos]. Foi uma grande comparação que me fizeram! A vitória na Taça de Portugal, os dois campeonatos ganhos pelo FC Porto e também o primeiro jogo na Europa, pelo Marítimo. Foram muitas, muitas alegrias.
A final de Dublin fica nas boas ou nas más memórias?
A – Ficámos tristes com a derrota, mas o nosso percurso tem de ser aplaudido de pé. Eliminámos muitas grandes equipas, jogámos sempre taco a taco contra todas elas. Acredito que muitos clubes se tenham surpreendido pela forma como jogávamos. Foi pena termos defrontado o FC Porto na final. Preferia uma equipa que não nos conhecesse tão bem.
No meio de tanta alegria, o que correu menos bem?
A – Felizmente, não tive muitas lesões. Perdi uma final da Taça de Portugal contra o Sporting, algumas eliminações da Liga Europa custaram bastante e depois as lesões de amigos. Naqueles momentos pensava como é que iria reagir se fosse comigo. Nunca me esqueço da lesão no tendão de Aquiles do Pedro Emanuel no aquecimento de um jogo de pré-época contra o Manchester City ou o Ricardo Ferreira, que até estava a ser negociado para sair do Sp. Braga, e também se lesionou com gravidade no ano passado.
Já passaram muitos anos, mas a verdade é que esteve num grande e foi mesmo campeão nacional em dois anos seguidos.
A – O FC Porto é um clube especial. Os jogadores sentirem aquela mística toda é incrível e na minha altura era só 'tubarões' no plantel. Ganhei tudo lá... Foram momentos fantásticos. Joguei com o Vítor Baía e no final do seu último jogo pedi-lhe todo o equipamento. Ele não me queria dar porque pensava que o ia vender [risos].
Na segunda época acabou por jogar bem menos...
A – Com Jesualdo Ferreira. Eu era sempre convocado, mas só jogava 5 minutos. Até pensava que era brincadeira.
Foi fácil lidar com a dispensa após tantos títulos conquistados?
A – Foi tudo muito rápido e eu até tinha propostas boas da Alemanha e França. Estava super tranquilo e preparado para sair do FC Porto até que um dia o Antero Henrique ligou-me para conversarmos. No dia em que eu ia de férias para o Brasil pediu-me para me encontrar com ele num hotel na zona da Boavista e foi ali que disse que me tinha de apresentar no V. Guimarães depois das férias. Disse-lhe que não! E que não queria perder o avião e fui de férias. Cheguei ao Brasil e tinha não sei quantas mensagens, uma delas do Cajuda a dizer-me para ir para o V. Guimarães porque arriscavame a não ir para lado nenhum, que ficava no FC Porto parado. E tive de aceitar... .
Apesar de ter perdido bons contratos e a oportunidade de jogar noutros campeonatos europeus, a experiência em Guimarães até correu muito bem.
A – Já conhecia o Manuel Cajuda do Marítimo. Ele é uma pessoa muito especial. Um amigo. Ensinou-me muita coisa. O meu vício era driblar três vezes o mesmo adversário, ele disse-me para só o fintar duas vezes e depois cruzar [risos]. Com ele cresci imenso. Nesse ano em Guimarães tudo correu bem. Fiz uma grande época e a equipa qualificou-se pela primeira vez para as pré-eliminatórias da Liga dos Campeões.
Curiosamente, depois mudou-se para o rival.
A – O FC Porto teve uma zanga com o V. Guimarães e quis mandar-me para o Sp. Braga. Eu disse que não queria ir para um rival, mas o FC Porto só me deixava sair para o Sp. Braga. Mais uma vez, tive de aceitar. A minha vida é mesmo lutar...
Mas acabou por ser muito feliz em Braga. Só faltou ser campeão?
A – Estivemos muito perto... Fomos para a última jornada com hipóteses de sermos campeões, em 2009/10. Mas ganhámos muita coisa! Costumo dizer ao presidente em tom de brincadeira que o clube estava a crescer com ele, mas comigo aqui cresceu ainda mais.
Foi no Braga que o Alan ganhou maior notoriedade?
A – Sim, claramente. Aqui ganhei reconhecimento. Deixei de jogar só para mim, deixei de agradar apenas os adeptos do Sp. Braga. Vou muitas vezes a França e muita gente passou a reconhecer-me. Diziam 'Alan, Braga'. Fui à Disney e muita gente reconheceu-me. Foi muito gratificante. Adeptos do Benfica e até mesmo do V. Guimarães vieram falar comigo para dizer que me admiravam. Sabe bem ouvir elogios desses. Até dos rivais, imagine-se.


"Caí na equipa B só por me rir"
Ainda se recorda dos sonhos que tinha quando chegou ao Marítimo?
A – Ganhar dinheiro para ajudar a família, comprar uns apartamentos no Brasil e voltar para lá. Tinha 20 anos e não queria ficar muito tempo cá, mas depois gostei do futebol e passei a sonhar jogar com a Champions.
Ouvi dizer que levou muitos puxões de orelhas nesse tempo...
A – Sim, sim. O Nelo Vingada disse que me ia comprar uma bola porque eu não passava a ninguém, o Manuel Cajuda punha-me a correr à volta do relvado para ver se eu aprendia, mas o pior foi mesmo com o Anatoliy Byshovets. Caí na equipa B só por me rir. O presidente disse-lhe que eu era um dos jogadores com mais potencial, mas ele não ligou. A minha sorte foi que ele perdeu um jogo e teve de me chamar. Só a minha namorada gostou que eu fosse para a B porque não tinha estágios e estava mais por casa [risos].



"Sem vontade de treinar"
"O PRESIDENTE AINDA ME FALOU PARA CONTINUAR E O ABEL MOSTROU TOTAL ABERTURA PARA EU JOGAR MAIS UM ANO"

Como é que estão a ser os primeiros dias longe dos relvados?
A – Para já não tenho sentido falta. Quando começarem os jogos acredito que vá ser pior. Até quando vou ver o futsal fico sempre muito nervoso. Ando a aproveitar as férias para estar com a minha família. Tenho ido ao clube, estou com os jogadores, vou ao balneário, mas, por incrível que pareça, apenas fui uma vez ao relvado ver o treino e nem aí me deu vontade de treinar. Os meus filhos, o Rodrigo e o Diogo, é que vão ter saudades de ver o pai jogar. Não queriam nada que parasse.
E o Alan queria mesmo parar?
A – Os jogadores querem sempre continuar a jogar. Fui conversando com o presidente, ele ainda me falou para continuar, mas depois, passados uns tempos, apresentoume o projeto para ser diretor das relações institucionais. Eu parei para pensar e ele pressionou-me logo com aquele jeito dele e com alguns palavrões à mistura [risos]. Pedi-lhe calma e ele sempre a pressionar-me. Falei com a minha família e decidi que ia parar.
Falou com o Abel também?
A – Falei e ele mostrou total abertura para eu jogar mais um ano. Ele até elogiou o facto de eu nunca me lesionar e apenas me perguntou se me sentia bem para continuar. Foi engraçado que uns dias depois cruzei-me com o presidente do Marítimo e ele convidou-me para ir lá acabar a carreira [risos].
Uma saída podia inviabilizar o regresso ao Sp. Braga para abraçar outro cargo após a retirada?
A – Penso que não. Tenho uma excelente relação com o presidente e com todas as pessoas do clube. Também pelo que fiz como jogador, penso que as portas iam estar sempre abertas. Eles sabem o amor que tenho pelo Sp. Braga.
Imagino que os adeptos na rua não lhe tenham dado sossego durante todo este tempo...
A – Sim, queriam muito que eu continuasse a jogar. Diziam que eu não podia parar. Fui-lhes sempre dizendo que não ia ser fácil e que talvez fosse a altura certa para parar.
O que espera deste seu novo cargo?
A – Ainda me estou a adaptar. Quero aprender muito e dar o meu contributo ao clube como sempre dei em campo: com dedicação e alegria no trabalho. Vou estar perto dos mais jovens e tentar passar-lhes algumas coisas. Acredito que vou gostar e depois mais para a frente penso no futuro. Nunca gostei de dar passos maiores do que as pernas.


"Não era fácil enganar o Jesus"
"[LEONARDO JARDIM] OUVIU MÚSICA NO BALNEÁRIO E ENTROU LÁ A DANÇAR. NUNCA NINGUÉM O TINHA VISTO ASSIM"

Nestes últimos nove anos, passaram por Braga alguns dos melhores treinadores portugueses. Um dos primeiros foi Jorge Jesus. Conte-nos lá uma história 'proibida' desses tempos...
A – Há uma muito boa. Fomos jogar à Holanda e o relvado estava todo coberto de gelo. Ele obrigou todos os jogadores a usarem pitões de alumínio, mas eu não queria. É preciso fazer muito mais força para levantar os pés porque enterram-se mais . Eu, o Luís Aguiar e o Mossoró conseguimos enganá-lo e fomos jogar com pitões de borracha. Durante a 1ª parte, todos os jogadores patinavam. Menos nós os três! Jogámos super bem... No balneário, ao intervalo, o Jesus estava doido e berrou para todos mudarem para pitões de alumínio ainda maiores, até que viu que nós tínhamos de borracha. Ainda tentou disfarçar e disse que nós os três é que sabíamos pisar a relva. Foi uma risada geral. Não era nada fácil enganá-lo. Lembro-me ainda que em muitos treinos ele começava a falar de futebol brasileiro que passava na televisão às duas ou três horas da manhã. Fazia-nos perguntas sobre os jogos ou sobre alguns jogadores. Eu era logo o primeiro a dizer que não tinha visto o jogo não fosse ele castigar-me por estar acordado de madrugada [risos]. Mas ele insistia mesmo connosco...
E na hora do trabalho, como é que ele era?
A – Não tenho qualquer dúvida de que é um dos melhores treinadores portugueses. Aprendi mesmo muito com ele. É bom treinador e muito boa pessoa. Defende sempre os seus jogadores até à última. Ninguém pode falar mal deles. Todos nós víamos que o Jorge Jesus ia ter muito sucesso.
Quem também está a ter muito sucesso é Leonardo Jardim...
A – É uma pessoa mais tranquila, mas também com enormes capacidades. Foi uma surpresa, penso que não só para mim, o sucesso ter sido tão repentino. Com ele também tenho uma história bem engraçada: uma vez ele apostou connosco que nos dava 10 dias de férias durante a paragem do campeonato se tivéssemos cinco vitórias seguidas. No final do 5º jogo, e das cinco vitórias, o balneário estava em festa. Ele ouviu música brasileira e entrou lá a dançar [risos]. Nunca ninguém o tinha visto assim. E claro que nos deu os 10 dias de férias.
Vê o Sérgio Conceição devolver o FC Porto aos títulos?
A – Às vezes salta-lhe a tampa, mas ele sabe como puxar pelos jogadores. Acho que pode abanar e ter sucesso no FC Porto. Em muitos aspetos comparo-o ao Co Adriaanse. Têm um temperamento parecido, são treinadores mais duros. Lembro-me que uma vez o Co Adriaanse queria que os jogadores fizessem 12 km a pé para voltar ao hotel num estágio. O FC Porto fez bem em apostar no Sérgio Conceição.



"O Sp. Braga vai ser campeão"

Abel Ferreira é o treinador certo para levar o Sp. Braga ao título?
A – O clube tem todas as condições para ser campeão e acredito que vá lá chegar em breve. Não sei se daqui a um ano, dois ou três. O Abel é um treinador com ideias muito bem definidas e com muita ambição. Com ele, a equipa vai praticar futebol de ataque e com qualidade. Estão a chegar bons reforços, com a vantagem de já conhecerem o campeonato português. Raúl Silva, Fransérgio, Dyego Sousa, Esgaio, Jefferson.. Têm tudo para vingar.



"Parecíamos uns bandalhos..."

Nem todas as últimas épocas do Sp. Braga foram brilhantes, na última até ficaram atrás do V. Guimarães. O que é que Abel Ferreira tem de fazer de diferente para estar mais perto do título?
A – Precisamos de ter sorte com as lesões e equilíbrio. Na época passada tivemos muitas e isso abalou-nos. Depois, a meio do campeonato, chegou um treinador [n.d.r.: Jorge Simão] que pensava que ia inventar a pólvora. O clube tem uma estrutura fantástica e para ele parecíamos todos uns bandalhos. Chegou aqui e virou tudo do avesso. Como é que se pode ganhar assim?

RECORD

JotaCC

FONTE QUER MIAS GOLOS APÓS ÉPOCA COM ERROS

O avançado Rui Fonte frisou ontem a vontade de fazer mais golos em 2017/2018 e que a última época no Sp. Braga foi de "aprendizagem". "O objetivo é sempre melhorar, tenho essa ambição e é isso que vou tentar", afirmou ontem o avançado que na época passada marcou 15 golos.
A iniciar a terceira época nos minhotos, Rui Fonte, de 27 anos, recusou a ideia de que a equipa esteja mais pressionada pela temporada anterior menos conseguida. "Foi um ano de aprendizagem e serviu para aprendermos para este ano não cometermos os erros do ano passado. Não só os jogadores como todo o clube conseguiram aprender com a época passada e, por isso, as expectativas para este ano são grandes", afirmou.

CM

JotaCC

Venezuelanos Ferraresi e Sosa negociados

A geração de futebolistas da Venezuela que pela primeira vez chegou à final de um Campeonato do Mundo de sub-20 - derrota com a Inglaterra, por 0-1 na Coreia do Sul - gerou imensa cobiça e o SC Braga entrou na batalha por dois desses valores da seleção sul-americana, refere A BOLA deste sábado.

Nahuel Ferraresi, defesa-central de 18 anos, com dupla nacionalidade (venezuelano e argentino) e o médio-esquerdo Samuel Sosa, 17 anos, arma de banco da Venezuela no Mundial (dois golos e uma assistência como suplente utilizado) são as duas promessas que o SC Braga está a negociar.

Nahuel joga nos sub-19 do Nueva Chicago, da Argentina, enquanto Sosa está ligado ao Deportivo Táchira, da Venezuela.



Plano de pagamento de Rafa está «dentro das regras»

De acordo com o que A BOLA apurou junto de fonte do SC Braga, o plano de pagamento de Rafa está a ser respeitado dentro das regras estabelecidas no negócio que levou à transferência do avançado para o Benfica.

O Feirense reclama ainda o pagamento de 1,6 milhões.

Os minhotos pagam o valor a que o Feirense tem direito em tranches correspondentes a cada parcela que recebem do Benfica, num plano de liquidação que só terminará em 2019, conforme foi acordado entre as duas Administrações, refere a fonte bracarense.

A BOLA

Bruno3429

SC Braga vence jogo-treino

As equipas do SC Braga e do SC Braga B deram este sábado mais um passo na preparação da nova temporada, tendo-se defrontado num jogo-treino que decorreu nos relvados anexos ao Estádio Municipal.
A sessão de treino permitiu a Abel Ferreira e a João Aroso a solidificação de processos nesta fase ainda inicial dos trabalhos, registando-se no final o triunfo da equipa principal por 3-2. Luther Singh, Didi e Stojiljkovic marcaram pelo SC Braga, Ogana e Leandro fizeram os golos do SC Braga B.
Ambas as equipas prosseguem o seu plano de treinos, sendo que o SC Braga tem novo jogo de preparação agendado para quarta-feira, a partir das 10 horas, frente ao Varzim SC. O encontro, a realizar no Estádio do Varzim SC, é de entrada livre e também vai contar com transmissão na SC Braga TV.

SC Braga segue invencível

O SC Braga venceu, este sábado, o CD Nacional por 2-7, em jogo referente à 4º Jornada da 1ª Fase da Divisão de Elite de Futebol de Praia. O conjunto liderado por João Marques somou a quarta vitória em quatro jogos nesta competição.
 
Os Gverreiros Jordan, Bê Martins (3), Léo Martins, Bruno Torres e José Maria fizeram os golos que deram a vitória à formação bracarense. Os golos do conjunto madeirense foram marcados por Gonçalo Leitão e Bê Martins (O.G).
 
O SC Braga volta a jogar dia 15 de julho, frente à Casa do Benfica de Loures, pelas 14h45, na Praia da Apulia (Esposende), em jogo referente à 5ª jornada da 1ª Fase da Divisão de Elite.

SCBraga

Bruno3429

Sp. Braga: equipa de Abel Ferreira derrotou (3-2) bês
Luther, Didi e Stojiljkovic marcaram os golos
Bruno José Ferreira

A equipa do Sp. Braga cumpriu na manhã de sábado o primeiro teste de pré-temporada, medindo forças com a equipa B. Levou a melhor a equipa principal, vencendo por três bolas a duas num apronto que teve lugar nos relvados anexos ao Estádio Municipal de Braga à porta fechada.
Os golos da equipa de Abel Ferreira foram apontados pelos jovens Luther Singh e Didi, provenientes da equipa B, e ainda pelo sérvio Stojiljkovic. Por sua vez os tentos da equipa B foram apontados pelos atacantes Ogana e Leandro.
A pré-temporada dos minhotos prossegue com a equipa de Abel Ferreira em regime de estágio, voltando a treinar este domingo. Para a manhã de quarta-feira está agendado novo jogo particular, desta vez diante do Varzim, na Póvoa, realizado à porta aberta.

Maisfutebol