News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 07/06

Started by Bruno3429, 07 de June de 2017, 08:23

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Vão avançar as alterações no Estádio Municipal de Braga

Vão avançar as alterações no Estádio Municipal. Depois da reunião com o arquitecto Souto Moura - que autorizou as mudanças - o presidente do SC Braga, António Salvador, esteve, ontem, reunido na câmara municipal com o autarca Ricardo Rio, juntamente com os vereadores Firmino Marques, Miguel Bandeira e Sameiro Araújo, para apresentar as alterações que o clube pretende implementar no recinto desportivo.

No leque de melhoramentos, destaque para dois novos elevadores na bancada poente, a melhoria dos elevadores já existentes, caminhos pedonais de acesso alternativo ao estádio e reformulação dos bares.
"Na semana passada, tive um almoço com o arquitecto Souto Moura, onde expus os problemas que o estádio tem. Como sabem, há um problema de conflito entre o arquitecto Souto Moura e o município, que não é fácil de ultrapassar, mas o arquitecto assumiu perante o clube autorização para dar andamento às obras que são necessárias fazer", explicou o dirigente, à saída da reunião nos Paços do Concelho.

Salvador garantiu que Ricardo Rio, "juntamente com a vereação", irá agora "estudar" as alterações propostas "para se avançar, imediatamente, com essas obras", para que os elevadores e bares estejam concluídos para o arranque da próxima época.
"O caminho alternativo e outras soluções vão levar mais tempo", revelou, lembrando que será o município a garantir o encargo das obras.

"Terá de assumir, não podemos fazer o caminho, porque os terrenos não são nossos. Os elevadores também, já que o estádio é do município. São alterações profundas e não de remodelação, como as que fizemos no ano passado. O município percebeu isso e está disponível. Estou confiante que todas as propostas que apresentámos ao município serão aceites, porque o presidente sabe que são fundamentais para os nossos adeptos", realçou António Salvador.

Ricardo Rio: "Câmara está disponível para intervir"

Autarca Ricardo Rio deixou claro que o município está disponível para avançar com as alterações propostas pelo SC Braga, anunciando que serão criados "grupos de trabalho conjuntos para avaliarem a implementação de cada uma das medidas".

"Temos consciência de que, estruturalmente, o estádio tem várias patologias em termos de acessibilidades e conforto para os adeptos e seus utilizadores, que têm de ser corrigidas. Ressalvo este contacto e diálogo que tem havido entre o SC Braga e o arquitecto, para que valide e legitime as propostas de alteração que venham a ser introduzidas. A própria câmara municipal está disponível, não só para intervir a nível da manutenção em algumas das situações detectadas, mas também em criar novas condições para melhorar problemas que estão identificados", garantiu o edil, no final da reunião com António Salvador, lembrando que, recentemente, na altura da campanha às eleições clube, expressou "a nossa intenção em introduzir um acesso pedonal da zona da cadeia, Artur Soares, até à zona do estádio, que vem sendo reivindicada pelos adeptos".

Depois, acrescentou, "há outros melhoramentos que o próprio SC Braga pode vir a assumir, desde que tenha a anuência da câmara municipal enquanto proprietária do imóvel". "Esta reunião foi, extremamente, interessante, tivemos uma percepção mais ampla das propostas preconizadas pelo presidente e direcção do SC Braga. Vamos estudar os vários cenários e as melhores soluções", rematou.

Para além das alterações no estádio, foi apresentado um protocolo que está a ser preparado com a Associação Comercial de Braga, para uma maior ligação do clube aos comerciantes. Ficou também definido que, anualmente, o último fim-de-semana de Julho no centro da cidade será do SC Braga, com um mega-evento na Avenida Central.

Correio do Minho

JotaCC

Kritciuk reservado e Coly para a esquerda

BRAGA A indisponibilidade de Marafona, pelo menos no primeiro terço da próxima época, está a levar a SAD a equacionar alternativas para a baliza.
Apesar de haver vários nomes em carteira, ganha força a hipótese de o guarda-redes russo Kritciuk voltar temporariamente a Braga, cedido pelo Krasnodar.
Vinculado ao clube russo até dezembro de 2020, Kritciuk poderá ser cedido ao Braga até janeiro de 2018, altura em que Marafona já deve estar restabelecido da sua lesão. Para já, o Braga só tem Matheus e Tiago Sá de opções para a baliza e a contratação de um guardião insere-se no lote de "dois ou três jogadores" que o presidente António Salvador revelou que faltam contratar.
Entretanto, em Itália, insistem na saída do lateral esquerdo senegalês Racine Coly, de 21 anos, do Brescia, rumo à pedreira. Isto apesar de o Braga já ter adquirido Sequeira (ex-Nacional) e de Jefferson ser apontado como moeda de troca do Sporting na transferência de Battaglia, tal como Ricardo Esgaio.

JN

JotaCC

PARCERIAS E NOVA FESTA NA CIDADE
Equipas profissionais do Braga vão voltar a ser apresentadas no centro da cidade, durante o último fim de semana de julho

Na visita que fez, ontem, à Câmara Municipal, António Salvador também anunciou que o Braga vai voltar a organizar o fim de semana do clube, projetando uma "grande festa" no centro da cidade. "Com este projeto, que já realizamos no ano passado, queremos ligar ainda mais o clube à cidade e aos seus comerciantes. Desta vez, vai decorrer no último fim de semana de julho, na Avenida Central, e todos poderão assistir a vários espetáculos antes da apresentação das nossas equipas profissionais. Este ano vai ter ainda mais impacto, vão ser dois dias de grande convívio", explicou o líder arsenalista, que informou ainda sobre a "assinatura de um protocolo com a Associação Comercial de Braga", que permitirá que os sócios do clube passem a usufruir de "uma série de vantagens" nos mais variados estabelecimentos comerciais da cidade.



LUGARES ANUAIS JÁ À VENDA

O Braga vai dar hoje início ao período de venda dos lugares anuais para a próxima temporada, que terá três fases: renovação (7 de junho a 2 de julho), troca (3 de julho a 9 de julho) e compra (a partir 10 de julho). Este ano, na aquisição do lugar anual, os sócios, para além dos jogos da equipa liderada por Abel (na foto) e da equipa B nos respetivos campeonatos, têm ainda a possibilidade de assistir aos jogos da Taça da Liga, bem como aos confrontos das pré-eliminatórias e, eventualmente, da fase de grupos da Liga Europa. Os preços variam entre os 12,5 euros e os 200 euros.


O JOGO

JotaCC

Artur Jorge, Baiano e Djavan entre os mais de dez nomes para colocar
Os três jogadores encabeçam uma lista com mais de dez nomes que o Braga tem para colocar.

António Salvador revelou que faltam "apenas dois ou três jogadores" para fechar o plantel, mas o trabalho da SAD está longe de terminar com essas contratações, isto porque há mais de uma dezena de jogadores com contrato que não fazem parte das opções de Abel Ferreira para a próxima época.
Entre os mais importantes estão quatro que fizeram parte do plantel da última temporada: Paulinho, Baiano, Djavan e Artur Jorge. No entanto, os casos são diferentes, existindo a intenção de garantir algum retorno financeiro com as possíveis vendas de Baiano e Djavan. Os dois laterais brasileiros perderam espaço depois das contratações de Sequeira, Esgaio e Jefferson (e ainda a promoção de D"Alberto), tal como acontece com Paulinho, que está próximo de ser cedido ao Aves. Artur Jorge também vai ser emprestado, ao que tudo indica a um clube da I Liga, com o objetivo de jogar com maior regularidade, isto porque existe a intenção de reforçar o centro da defesa com mais um jogador, que se juntará a Ricardo Ferreira, Raúl Silva e Rosic.
Na lista de jogadores com contrato há ainda nomes como Tiago Gomes, Núrio, Alef, Tomás Martínez, Juan Román, Arghus e Pedro Monteiro.

O JOGO

Bruno3429

O olhar de uma esperança olímpica

Sofia Cruz é uma das principais referências da secção de Taekwondo do SC Braga. Com um percurso sublime e que fala por si, a Gverreira do Minho tem levado consigo – ao peito – o símbolo do clube para os vários cantos do mundo.
E como todas as histórias bonitas tem um inicio, comecemos por falar na forma como surgiu a paixão pela modalidade começou. Decidida a frequentar um desporto, seguiu o exemplo do seu primo que já praticava taekwondo "Quando eu era pequena e "gordinha" não sabia que desporto escolher. Tinha um primo que praticava taekwondo há muitos anos e segui o exemplo. Posso dizer que foi um amor à primeira vista."
Com participação nas mais prestigiadas provas nacionais e internacionais, a taekwondista elege a 5.ª posição no Europeu de Juniores, na Letónia, como o momento mais marcante na sua carreira. "A minha maior conquista foi o 5.º lugar no Europeu de Juniores. Fiquei a um ponto das medalhas, perante uma adversária de elevado calibre. Orgulho-me muito desse resultado."
Quanto ao presente, Sofia assume que esta foi uma época com algumas contrariedades, mas agradece ao SC Braga o facto de lhe ter permitido participar numa prova importante como o campeonato da Europa. "Foi uma época um pouco atípica devido a alguns problemas na federação, contudo com o apoio do SC Braga consegui ir ao Europeu de sub-21, o que me permitiu alcançar o estatuto de esperança olímpica."
Como todo o atleta, a campeã nacional tem rituais antes de todo e qualquer desafio. É aí que entra Mário Silva, antigo capitão, a quem se 'agarra' nos momentos de maior ansiedade. "Em competições de maior importância costumo mandar uma mensagem ao nosso antigo capitão, Mário Silva, porque é alguém com muita experiência, que me consegue transmitir calma e serenidade. É uma inspiração para mim."
Para o futuro, Sofia Cruz tem apenas uma certeza: a que o taekwondo continuará na sua vida.  "Estou a acabar o secundário. Quero continuar a conjugar o taekwondo com os estudos. Sinto uma paixão imensa por este desporto e vou lutar com todas as minhas forças para torná-lo numa modalidade profissional", disse apontando a Tóquio 2020: "Sonho estar nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Vou trabalhar arduamente para isso."
Com uma aposta forte do clube na modalidade, a atleta realça e agradece o apoio e ambição do presidente António Salvador. "O presidente do SC Braga esteve no nosso novo ginásio e disse que ia fazer de tudo para fazer crescer esta modalidade. O investimento no espaço que vamos ter na academia é a prova disso".
Não esquecendo todos quantos se têm cruzado no seu percurso, mostra-se agradecida, de forma particular, aos seus mestres. "O Joaquim Peixoto e o Pedro Campaniço são os meus treinadores e acompanham-me desde muito nova. Aliado a serem taekwondistas de referência e excelentes a ensinar a modalidade, são formadores de homens e mulheres."


Luís Caravana nos Jogos Europeus da Juventude

Luís Caravana, atleta do Boccia do SC Braga, foi convocado pelo seleccionador nacional para representar Portugal nos Jogos Europeus da Juventude 2017, que se realizam entre os dias 9 a 15 de Outubro, em Génova (Itália). Com apenas 14 anos, Luís Caravana tem já um currículo promissor ao nível do Boccia, do desporto escolar e a nível federado, com vários títulos de vice-campeão nacional de pares, bem como de campeão distrital e regional.
Nesta sua primeira época como federado, conquistou o título da Campeão Regional da II divisão – classe BC3 e 2 medalhas de bronze correspondentes ao terceiro lugar do pódio nas fases inter-regional e final do Campeonato Nacional de Boccia. Com estes resultados, o jovem gverreiro garantiu a subida à divisão maior da modalidade, estreando-se na próxima época como o mais jovem atleta a atingir este patamar de competição.

SCBraga

JotaCC

Tribunal repõe castigo de nove meses a Dyego Sousa

Dyego Sousa, avançado que o SC Braga garantiu já para a nova temporada, apenas poderá ser utilizado pelo treinador Abel Ferreira depois do dia 15 de outubro - e não logo no início da época, ao contrário do que era a expectativa dos bracarenses quando assinaram com o brasileiro, em final de contrato com o Marítimo.
A SAD do SC Braga sabia que Dyego Sousa estaria a cumprir, até 15 de julho, um castigo de seis meses na sequência de uma agressão a um árbitro auxiliar durante um jogo de preparação no início da época 2016/2017, ainda ao serviço dos madeirenses. Nada de grave, uma vez que permitiria ao atacante começar a temporada, incluindo as eliminatórias de acesso à fase de grupos da Liga Europa. A questão é que, sabe A BOLA, Dyego Sousa viu esta semana a pena agravada para nove meses de suspensão - a inicialmente prevista, como explicaremos mais à frente -, significando isto que apenas poderá jogar oficialmente depois do dia 15 de outubro. Ou seja, falhará os primeiros (e decisivos) jogos europeus, mas também várias partidas do Campeonato. O que coloca, claro, novos desafios a treinador e Direção liderada por António Salvador.

Passamos, então, a explicar um processo longo e algo complicado.

Tudo começou no final de julho de 2016, quando durante um encontro particular com o Tondela o avançado do Marítimo agrediu Eduardo Alves, um dos árbitros assistentes da partida. No dia 29 desse mês o Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol suspendeu preventivamente o jogador durante 30 dias, período findo o qual voltou a jogar pelos madeirenses. Contudo, no dia 5 de novembro o CD publicou a decisão de suspender o jogador por um período de nove meses e Dyego Sousa voltou a ficar impedido de jogar.
O Marítimo recorreu então para o Conselho de Justiça (CJ), que no dia 16 aceitou o recurso, facto que desde logo suspendeu o castigo e permitiu ao brasileiro voltar a ser utilizado até haver decisão. Por pouco tempo, porque a 23 do mesmo mês o CJ decidiu confirmar a suspensão de nove meses, pelo que Dyego Sousa voltou a ficar castigado. O último passo do Marítimo foi recorrer para o Tribunal Arbitral do Desporto (TAD), que no dia 15 de dezembro decidiu voltar a suspender o castigo enquanto analisava o processo e tomava uma decisão definitiva. Demorou quase quatro meses, até que a 7 de março o TAD decidiu reduzir a suspensão para seis meses. E era esse o castigo que o brasileiro estava a cumprir quando assinou pelo SC Braga. Faltavam-lhe cumprir mês e pouco. Pensava o jogador e pensavam os bracarenses. Mas não é, afinal, bem assim.
A Federação Portuguesa de Futebol decidiu, quando tomou conhecimento da decisão do TAD, recorrer para o Tribunal Central Administrativo do Sul. Que decidiu anular a decisão do Tribunal Arbitral do Desporto. O que significa? Que volta a valer a primeira decisão do Conselho de Disciplina, ou seja, Dyego Sousa volta a estar suspenso por nove meses. Contas feitas, o regresso do jogador à competição só acontecerá a 15 de outubro - três meses depois do que o SC Braga esperava. Resta saber quais os próximos capítulos desta novela. Até ontem apenas Marítimo e FPF tinham sido notificados da decisão do tribunal, pois Dyego Sousa só será bracarense a partir de 1 de julho, pelo que o SC Braga não tem de ser oficialmente informado.



Esgaio e Jefferson garantidos por empréstimo do Sporting

Só falta mesmo cumprir o processo burocrático para oficializar as cedências de Ricardo Esgaio, a título definitivo, e Jefferson, por empréstimo de uma temporada, ambos do Sporting.
Uma vez desbloqueada a situação mais complexa, que se relacionava com o lateral-esquerdo brasileiro, ficou resolvida a questão, pois no que diz respeito a Esgaio tudo já estava acordado. Agora é mesmo uma questão de tempo e, sobretudo, disponibilidade de ambos os jogadores para regularizarem a situação, o que implica deslocarem-se a Braga. Estes dois reforços, lembre-se, foram negociados no âmbito da transferência de Battaglia para Alvalade.

A BOLA

JotaCC

Kritciuk só veio passar... férias

Kritciuk esteve ontem em Braga, após um período de descanso no Algarve, mas o guarda-redes russo só veio mesmo completar as suas férias no Minho, refutando forte rumor de que estaria de regresso ao clube, por empréstimo do Krasnodar, e até ao final do ano, altura em que está previsto o regresso de Marafona ao ativo. Entretanto, António Salvador apresentou a Ricardo Rio, líder da autarquia, o plano de melhoramentos previstos para o Estádio Municipal, que vai ter dois novos elevadores para a bancada poente e melhores acessibilidades.

RECORD

JotaCC

Fábio Martins é nome em aberto

Tal como Record noticiou em março deste ano, um dos nomes que consta nos relatórios do departamento de prospeção do Sporting é o de Fábio Martins. O jogador que representou o Chaves na última temporada e que marcou oito golos em 36 embates é destro mas joga preferencialmente no corredor esquerdo do ataque. Aos 23 anos, é um dos valores emergentes do futebol português, sendo também seguido por clubes estrangeiros, nomeadamente de França. Fábio Martins tem contrato válido com o Sp. Braga por mais uma época. Fez a sua formação no FC Porto, começando a dar nas vistas com a camisola do Aves em 2013/14 (4 golos em 37 jogos).

RECORD

JotaCC

Tiago Gomes a caminho do Restelo

De acordo com a edição desta quarta-feira do jornal A BOLA, o lateral-esquerdo Tiago Gomes tem acordo para rumar ao Belenenses para as próximas três temporadas.

O internacional português está em final de contrato com o SC Braga, clube que o emprestou na última época ao Apollon Limassol (Chipre), e parece que os azuis do Restelo reúnem a preferência do jogador para prosseguir a carreira.

Tiago Gomes representou o Belenenses entre 2009 e 2011 e estava também a ser seguido por Chaves e Tondela.

A BOLA