News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 02/06

Started by Bruno3429, 02 de June de 2017, 08:32

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Laterais em profunda remodelação
Alterações à vista no plantel

Com Paulinho há muito de saída, depois de contratado ao Chaves em janeiro, as laterais do Sp. Braga estão em profunda remodelação, ao ponto de poder colocar-se a hipótese de apenas um elemento da época passada permanecer no clube.

Basta que a chegada de Jefferson e de Esgaio, no âmbito da transferência de Battaglia para Alvalade, se confirme e torne oficial para se desenhar esta realidade, uma vez que a partir daí há opções de sobra e ainda o jovem belga D'Alberto, promovido da equipa B e com a garantia de que, pelo menos, vai fazer a pré-época.


Na esquerda, tudo ficaria resumido a Sequeira e Jefferson, sobrando Djavan, este há muito colocado como transferível, mas ainda sem alguma proposta concreta que tenha agradado a António Salvador.

Na direita, a dúvida será mesmo resolvida pela lei do mercado. Entre Baiano e Goiano, que também podem jogar à esquerda, um deles vai sair, ou no limite são os dois, pois Esgaio é para pegar de estaca!

Autores: A.M.

Leões já chegaram a acordo com Battaglia
Oficialização está iminente

De acordo com informações recolhidas por Record junto de fonte próxima do negócio, o Sporting já chegou a um princípio de acordo com Battaglia. O jogador vai assinar um contrato válido para as próximas cinco épocas, ficando blindado por uma cláusula de rescisão fixada em 45 M€.

No entanto, para a oficialização deste negócio entre Sp. Braga e Sporting ser uma realidade faltam acertar alguns detalhes: Esgaio já chegou a acordo com os minhotos, mas Jefferson continua a colocar alguns entraves (ultrapassáveis) à sua mudança para a Cidade dos Arcebispos. O lateral já foi informado pela SAD leonina de que não faz parte dos planos para a próxima época; o treinador do Sp. Braga, Abel, já lhe fez ver que conta muito com ele e os bracarenses garantiram-lhe que irá manter o salário que aufere atualmente no Sporting. Nas próximas horas o acordo deve ser fechado.

Record

JotaCC

"Marcar um golo na estreia foi um momento incrível"
Pedro Neto Menino-prodígio do Sporting de Braga, o mais jovem do último campeonato, foi entrevistado pelos alunos da Escola da Fontinha



Com 17 anos, dois meses e cinco dias, Pedro Neto alinhou, pela primeira vez, na equipa principal do Sporting de Braga e, para além de ter fechado a goleada (4-0) ao Nacional, tornou-se o mais jovem futebolista do último campeonato. Em entrevista aos jovens alunos da Escola EB1 da Fontinha, Pedro Neto mostrou-se descontraído e revelou as suas ambições, explicando a recusa em transferir-se para o Barcelona. O futuro promete ser risonho.
Pedro Neto, jovem jogador do Sporting de Braga, esteve na Redação do "Jornal de Notícias" e contou a sua história ao Martim, ao Fábio, à Alexandra e à Cátia

Como é ser futebolista?
Boa pergunta. Ser futebolista é trabalhar todos os dias para alcançar os teus objetivos. Se queres ser futebolista tens de te sentir feliz. Como é ser o mais novo da equipa? É ser igual aos outros. Os mais velhos integram-te bem e sentes que já fazes parte da equipa. É tranquilo.
O que queria ser quando era criança?
Aos três anos comecei a jogar hóquei, mas o meu avô levou-me ao futebol com oito anos e decidi jogar futebol porque gostei mais.
Adora a sua profissão?
Ser jogador de futebol era o que mais queria. Quando estás no futebol, tens de gostar, porque se não gostares não vale a pena.
Está feliz na sua equipa?
Claro. Há um ambiente espetacular e é por isso que somos o Braga e somos a equipa que somos. Os seus pais gostam que seja futebolista? Sim, sempre me apoiaram nas minhas decisões. Seja para ser futebolista ou hoquista e sentem-se orgulhosos daquilo que sou.
Sonha jogar noutro campeonato?
Ambiciono jogar no campeonato espanhol, pois é onde estão os melhores jogadores. É a melhor liga do Mundo. Gosta de ver meninas a jogar futebol? [Sorriso] Não vejo muito futebol feminino, apesar de saber que o Braga está na final da Taça de Portugal.
É verdade que recusou ir jogar para o Barcelona? Quer explicar?
É. As pessoas pensam que ter recusado o Barcelona é uma coisa do outro mundo, mas não é bem assim. Tenho de dar um passo de cada vez e o Braga deu-me condições para seguir com o meu trabalho.
Como é jogar ao lado do capitão Alan, que tem mais do dobro da sua idade?
É um prazer. O Alan é uma figura do futebol português e tem sido como um pai para mim. Nos estágios, costumo ficar com ele no quarto e ele dá-me conselhos, de modo a que, quando entro, consiga mostrar o meu futebol. Marcou na estreia pela equipa principal, na goleada (4-0) ao Nacional.
Foi um momento especial ?
Marcar um golo na estreia foi um momento incrível. São poucos os jogadores da minha idade que têm essa estreia de sonho. Ouvir o estádio a gritar por mim depois de marcar o golo é inesquecível. Só não chorei porque me armei em forte. Nunca irei esquecer.
Além do Braga, é adepto de mais algum clube?
Antes de jogar no Braga, simpatizava com o Benfica.
Alguma vez fez um "hattrick"?
Desde que estou no Braga só fiz um. Contra os Amigos de São Jorge. Em 15 minutos.
Gosta de dançar?
[Sorriso] No futebol ouve-se muita música no balneário. Gosto de dançar, mas não demonstro isso. Qual é a sua comida preferida? Lasanha de frango feita pela minha mãe. Uma maravilha.
Quem são os seus ídolos?
Bernardo Silva e Neymar.

JN

JotaCC

Mercado alivia dúvida europeia
Braga Vendas de Xeca e Battaglia rendem 8,5 milhões à SAD

O Braga, que já encaixou 8,5 milhões de euros com as vendas de Xeka e Battaglia, está a compensar no mercado de transferências a incerteza quanto à presença na fase de grupos da Liga Europa.
Quinto classificado na última Liga e, como tal, obrigado a disputar duas eliminatórias para entrar na fase de grupos da prova da UEFA, o emblema minhoto não sabe se poderá garantir os 2,6 milhões de euros de prémio de presença, pelo que compensações pelas vendas dos médios Xeka (Lille) e Battaglia (Sporting), que vão render no total 8,5 milhões de euros, já ultrapassam largamente a verba proveniente do organismo do futebol europeu.
Se no último verão o Braga ultrapassou a fasquia dos 20 milhões de euros em vendas, este ano é provável que não chegue a tanto, mas tem já uma verba considerável assegurada, para se defender dos ataques do mercado e planear contratações, na mira do reforço da qualidade do plantel.
Neste âmbito, uma situação que está perto de ficar resolvida é a continuidade na equipa de Ricardo Horta, que está em Braga, cedido pelo Málaga, clube que, por sua vez, quer ficar com Juan Carlos. O jogador espanhol, que esteve em Málaga num contexto idêntico ao de Ricardo Horta na "pedreira", deve assinar pelo clube andaluz e o português fixar-se nos guerreiros.
Um jogador que surge, entretanto, no meio da equação é Philippe Sampaio, central brasileiro do Boavista, de 22 anos, que estará nos planos de Braga e do... Málaga.

JN

JotaCC

REVOLUÇÃO NAS LATERAIS
Os dois lados da defesa vão sofrer várias alterações. Com Esgaio e Jefferson a caminho e Sequeira confirmado, há opções em excesso

Paulinho está de saída e interessa a clubes da I Liga, nomeadamente o Chaves e o recém-promovido Aves

Nesta altura há oito laterais em equação e o sector vai obviamente ser encurtado. O Braga tenta encontrar solução para Paulinho e Djavan e ainda há Baiano, Marcelo Goiano e Anthony D'Alberto


Esgaio e Jefferson podem mudar as laterais dos arsenalistas

O quadro de laterais do Braga será muito diferente do da época passada, sendo este o sector do plantel com mais alterações em perspetiva. Sequeira, antigo lateral-esquerdo do Nacional, foi oficializado como reforço na semana passada e, entretanto, Abel Ferreira prepara-se para receber mais dois laterais, os sportinguistas Ricardo Esgaio e Jefferson, ambos envolvidos na transferência de Battaglia para Alvalade. Assim sendo, são agora oito os laterais a levar em conta pelos arsenalistas. As novidades juntam-se aos quatro da época passada: Paulinho, Baiano, Marcelo Goiano e Djavan. E ainda a Anthony D'Alberto, o jovem lateral-direito belga da equipa B que tem presença assegurada na pré-época do plantel principal.
Perante este cenário, colocam-se alguns pontos de interrogação. Seja como for, as saídas de Paulinho e Djavan são certas; estes dois jogadores não fazem parte dos planos para 2017/18 e o clube tenta encontrar solução para ambos. O lateral-direito chegou do Chaves em janeiro, pela mão de Jorge Simão, mas não se afirmou no Braga e nem sequer foi utilizado na reta final da época por Abel Ferreira. O Chaves está interessa dono seu regresso, mas o Aves também já entrou na corrida pelo jogador de 25 anos, que está contratualmente ligado ao Braga até 2021. Quanto a Djavan, tem mais uma época de contrato e, por isso, o Braga pretende vendê-lo para recuperar algum do dinheiro que investiu nele em 2014 e não correr o risco de o perder a custo zero daqui a um ano. As lesões são o seu principal problema: até agora, no Braga, o máximo que fez numa época foram 23 jogos.
Com Jefferson e Sequeira, Abel Ferreira terá a situação resolvida do lado esquerdo. Sobram por isso mais dúvidas na direita. Ricardo Esgaio, jogador que o treinador conhece muito bem, por ter trabalhado com ele no Sporting, junta-se a Baiano e Marcelo Goiano. Poderão ser opções em excesso, já que o mais natural é haver dois jogadores para cada um dos lados. Anthony D'Alberto, já com 22 anos e duas épocas na equipa B, fica naturalmente na expectativa.


Saída de Battaglia abre vaga no meio-campo

O Braga deverá ir ao mercado para compensar a saída de Battaglia para o Sporting. Isto porque Abel Ferreira quer trabalhar com cinco médios e, sem o argentino, passa a contar com apenas quatro: Assis, Fransérgio, Vukcevic e Bakic. Recorde-se que o treinador, como O JOGO escreveu, não incluiu Mauro nestas contas, uma vez que o brasileiro enfrenta nova paragem prolongada e não tem prazo definido para o regresso.



CEDIDO VELÁZQUEZ GANHA ESPERANÇA

Impedido de contratar jogadores até janeiro de 2018, o Atlético de Madrid poderá solucionar o problema com o recurso aos jogadores que emprestou na última temporada. Ora, uns dos que se encontram nessa situação é Emiliano Velázquez, central que na época passada foi emprestado ao Braga. No Minho, porém, não foi feliz, participando em apenas 11 jogos.



MÁLAGA JUANKAR EM DEFINITIVO

A Imprensa espanhola assegura que o Málaga tem um acordo com Juan Carlos "Juankar" para um contrato de quatro temporadas, num negócio que envolverá Ricardo Horta. O extremo espanhol está ligado ao Braga há seis anos, mas foi sempre emprestado e agora deverá assinar em definitivo com o Málaga, que libertará, nas mesmas condições, Ricardo Horta para o Braga.



Fábio Martins será ele próprio
Extremo regressa motivado do empréstimo ao Chaves para finalmente se afirmar no Braga

Extremo virtuoso que na última época se destacou pelos golos bonitos ao serviço do Chaves, Fábio Martins quer agarrar a oportunidade que lhe será dada no plantel principal do Braga, sem fugir ao seu estilo de jogo. "Tenho as minhas características e vou ser eu. Vou trabalhar ao máximo para ser feliz no Braga", afirmou o extremo de 23 anos, impulsionado pela época de sucesso no Chaves, com oito golos em 36 jogos. No regresso ao Braga, Fábio Martins vai reencontrar Abel Ferreira, com quem trabalhou na equipa Bem 2014/15, e está empenhado em lutar por um lugar no onze. "Quando um jogador chega a um clube, quer fazer o máximo de jogos possível e conquistar a titularidade. Eu não fujo à regra e vou trabalhar para dar muitas alegrias aos adeptos do Braga", referiu o extremo, em entrevista à Sport TV.
Quanto aos objetivos coletivos em 2017/18, Fábio Martins define uma meta evidente para os arsenalistas. "Uma equipa como o Braga não pode fugir do quarto lugar par acima. O Braga é um grande e pelo menos o quarto lugar temos de conseguir", sublinhou o jogador, contratualmente ligado aos arsenalistas até 2019. O clube, porém, tem o objetivo de prolongar a ligação.

O JOGO

JotaCC

F. PRAIA: SPORTING E BRAGA VENCEM

O Sporting e o Braga qualificaram-se para os quartos de final da "Euro Winners Cup" ao vencerem, respetivamente, o Cádiz (Espanha) e os portugueses do Sótão. Os leões triunfaram por 6-4, à boleia de um hat trick de Ott e dos golos de António, Duarte e Madjer, enquanto o Braga goleou por 9-2. Catarino e Bruno Xavier bisaram, enquanto Mauricinho, Léo Martins, Bruno Torres, Jordan Santos e José Maria também festejaram. Já Takasuke e Bruno Oliveira apontaram os tiros certeiros da equipa da Nazaré. Segue-se, agora, um confronto entre leões e bracarenses nos "quartos".

O JOGO

JotaCC

Com a saída de Ederson, o Rio Ave recebe 11,5 milhões
Sp. Braga é claramente rei num universo sem Benfica, FC Porto e Sporting

Os três grandes do futebol português têm movimentado muito dinheiro e gerado somas volumosas para financiar a sua principal atividade, mas desengane-se quem achar que apenas Benfica, FC Porto e Sporting têm vendido jogadores por valores que impressionam.
O último caso tem epicentro em Vila do Conde. O Rio Ave nunca se quis desfazer de 30% dos direitos económicos sobre a mais-valia que o Benfica pudesse realizar numa transferência de Ederson, por quem o clube da Luz pagou 500 mil euros por 50% do passe que foi agora vendido ao Manchester City por 40 milhões. Grosso modo, o clube de Vila do Conde vai receber 11,5 milhões de euros, isto se as contas forem lineares, pois podem entrar em cima da mesa outro tipo de acordos em que géneros – leia-se jogadores – substituam o vil metal. Mas António Silva Campos, presidente do Rio Ave, foi avisando, numa altura em que o brasileiro ainda não tinha sido transferido para Inglaterra, que o Rio Ave mantinha os 30% dos direitos económicos – os restantes 20% pertencem à Gestifute de Jorge Mendes.

O superempresário português tem estado na origem dos valores recebidos pela maioria dos clubes nas transferências efetuadas. Inclusivamente nos clubes que estão abaixo dos grandes, com especial preponderância para o Sporting de Braga, que, por exemplo, é o maior beneficiado da transferência mais elevada entre clubes portugueses, com a ida de Rafa para o Benfica.

Os minhotos são os campeões indiscutíveis das vendas num ranking que não inclui grandes. No top 15, oito são do Sporting de Braga e Mendes teve intervenção em quase todas, pois naquelas em que não participou como agente tinha parcelas dos passes dos futebolistas em questão, como Rafa ou Éder, do qual detinha 30%.

Mais polémica foi a saída de Bebé para o Manchester United. Os ingleses pagaram 8,8 milhões, mas nos cofres vimaranenses só entraram três milhões, o que gerou um enorme turbilhão numa assembleia geral. Diogo Jota, que saiu do Paços de Ferreira para o At. Madrid a troco de 7,2 milhões de euros, não gerou 100% de lucro ao clube da capital do móvel, pois este tinha alienado 60% – 40% à Gestifute de Mendes a troco de... 35 mil euros e 20% ao empresário António Teixei-

Ederson vai proporcionar uma soma a que o Rio Ave está pouco habituado ra como forma de pagamento de uma dívida de 30 mil euros. Em suma, o Paços de Ferreira só recebeu 2,8 milhões de euros.

É óbvio que talvez sem a intervenção de um agente com a dimensão de Jorge Mendes os clubes de menor espetro mediático não tivessem acesso a verbas que ajudam a equilibrar as contas e mesmo a pagar o orçamento anual das respetivas equipas de futebol profissional e isso também é sabido por esses clubes que conhecem as regras do jogo, pois em muitas situações são os próprios a solicitar a ação do agente já que precisam de encaixar verbas para fazer face às despesas do quotidiano.

Em todo o caso, este ranking reflete um pouco aquilo que é o futebol português nos últimos anos, em que logo a seguir aos três grandes situa-se o Sporting de Braga e depois o rival V. Guimarães – esta época as posições inverteram-se, mas foi uma situação anormal, isto se tivermos em conta a última década. O que podemos deduzir é que o dinheiro não ganha jogos, mas quem faz mais tem mais possibilidades de êxito, pois tem à disposição melhores intérpretes.

Depois há outro tipo de encaixes que beneficiam clubes formadores ao abrigo do mecanismo de solidariedade criado pela FIFA. O Ribeirão, onde Ederson passou depois de ser dispensado... do Benfica, vai receber 200 mil euros, que já têm destinatário: o pagamento de dívidas. O clube entrou em falência e assim qualquer receita será entregue à administradora de insolvência, que por sua vez ressarcirá os credores.
O Real Massamá, em 2005, beneficiou, relativamente ao mesmo mecanismo, de 1,3 milhões de euros devido à transferência de Nani do Sporting para o Manchester United – no valor de 25,5 milhões –, mas aí o clube da Linha de Sintra melhorou as suas infraestruturas, pois as contas estavam equilibradas.
Aliás, há dois anos o Real Massamá voltou a ver a sua conta bancária insuflada com 60 mil euros, pois Nani saiu do Manchester United para os turcos do Fenerbahçe por seis milhões de euros. O Sporting, que também teve intervenção na formação do futebolista, recebeu 120 mil euros, o dobro do Real Massamá.

DN

Bruno3429

Baiano e Paulinho preparam despedida

Com a iminente inclusão de Esgaio no projeto que o treinador Abel Ferreira tem idealizado para a próxima época, as soluções para o lado direito da defesa atingem o ponto de saturação.

Atualmente, há quatro alternativas para a posição: Baiano, Marcelo Goiano, Paulinho e o jovem Anthony D'Alberto, da equipa B, que recebeu ordens de Abel Ferreira para se apresentar ao serviço a 19 de junho, a fim de integrar a pré-época. Mas, com a contratação do defesa que integra os quadros do Sporting, seriam cinco os candidatos a uma só vaga.
Essa hipótese fica afastada mediante novas perspetivas de carreira que se abrem a Baiano e Paulinho. O brasileiro, de 30 anos e a jogar no SC Braga há seis, está a uma época de concluir a ligação ao clube. Tal como acontece com Djavan (lateral-esquerdo), a ideia de António Salvador, presidente da SAD bracarense, é negociar a venda do passe do lateral.

Cinco anos mais novo e com contrato por mais quatro épocas, o caso de Paulinho é bem distinto. Não há intenção imediata do SC Braga em se desfazer dos direitos económicos do defesa contratado em janeiro ao Chaves, aposta feita, na altura, por sugestão de Jorge Simão, estando em cima da mesa a possibilidade de ser emprestado.

A Bola

Bruno3429

SC Braga no Campeonato Nacional

O SC Braga apurou 11 atletas, 11 acompanhantes e 2 pares para a fase final do Campeonato Nacional de Boccia. Mais um feito notável de uma secção em franco crescimento, que espelha as excelentes prestações nas provas regionais e inter-regionais da época em curso.

No Campeonato Nacional estarão presentes 68 atletas, provenientes de 18 clubes, o SC Braga encontrará um desafio naturalmente difiícil, perante a adversários diretos e de indiscutível valia.

A prova realizar-se-à no Pavilhão Municipal Rota dos Móveis, entre os dias 03 e 04 de junho, em Lordelo (Paredes), com o apoio da Associação Nacional de Desporto para a Paralisia Cerebral (PC-AND), da autarquia e agrupamento de escolas local.


Atletas SC Braga apurados para a fase final:

– Carlos Clemente/Sandra Moreira
– Joaquim Soares/Nelson Oliveira
– Luís Costa/Afonso Costa
– Rui Silva/José Teixeira
– José Gonçalves/Paulo Correia
– Mário Peixoto/Alberto Peixoto
– José Macedo/Roberto Mateus
– Eunice Raimundo/Carla Oliveira
– Domingos Vieira/Óscar Costa
– Joana Pereira/Sónia Marques
– Ivo Oliveira/José Oliveira

Treinadores: Luís Marta e André Soares

SCBraga

Bruno3429

"Um momento marcante na carreira"

Vanessa Marques é uma das "mulheres golo" do SC Braga. Com uma capacidade técnica acima da média, a Gverreira tem realizado uma excelente temporada. Para Vanessa a presença na final da Taça de Portugal "é um momento marcante na carreira de cada atleta."
A camisola sete das Gverreiras, antes de mais, reforçou a confiança no trabalho que a formação bracarense tem vindo a realizar. "Estamos a trabalhar esta semana para ganharmos a taça. A equipa está muito ambiciosa. Tenho a certeza que vamos fazer um bom jogo no domingo."
Quanto ao nervosismo, Vanessa afirma que é um fator que se pode revelar positivo. "Há sempre um "bichinho" na barriga, mas a partir do momento que pisamos o relvado tem que se transformar numa ansiedade positiva. Temos de entrar tranquilas pois sabemos aquilo que temos de fazer."
A atleta de 21 anos assumiu que o Estádio Nacional é um palco de sonho para todas as jogadoras. "O Jamor é um estado mítico. Representa muito para nós atletas e para todos os clubes. Pisar aquele palco é um orgulho."
No que toca ao desejo de fazer marcar, afirmou que qualquer jogadora gostaria de o fazer numa final, mas que o mais importante é sempre o coletivo. "Todas as atletas gostariam de marcar, mas o mais importante é sempre o conjunto. Quero contribuir e ajudar ao máximo a equipa. Acho que vai ser um excelente jogo."
Apesar da tenra idade, Vanessa já conta com alguns anos de experiência ao mais alto nível. No entanto, salienta que o grupo é rico em atletas com elevada experiência. "Tenho alguma experiência, pois comecei muito cedo no futebol. Existem atletas muito experientes como a Edite, que é um exemplo para todas nós. No fundo, queremos ser como e conquistar tudo aquilo que já conquistou"
A fechar, revelou que um dos seus maiores sonhos é vencer esta competição. "Todos as jogadoras são sonhadoras e é claro que  ganhar uma Taça de Portugal seria um momento marcante na minha carreira."

SCBraga

Bruno3429

Gverreiros garantem lugar nas meias

O SC Braga venceu, esta sexta-feira, o Sporting CP por 3-2 em jogo referente aos quartos de final da Euro Winners Cup. Com uma brilhante exibição, o conjunto liderado por João Marques assegurou o lugar nas meias-finais da prova.
Mauricinho e Bokinha (2) fizeram os golos que deram o triunfo ao conjunto arsenalista. Taiarui e Madjer fizeram os dois golos da formação leonina.
Os Gverreiros defrontam, este sábado, o Lokomotiv de Moscovo nas meias-finais da competição .
Foto: Beach Soccer Worlwide

SCBraga