News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Que fazer com as claques?

Started by José Coelho, 28 de May de 2017, 12:27

Previous topic - Next topic

José Coelho

Introduzo esta tema para discussão porque julgo ser uma das questões mais 'fracturantes' do clube (e do próprio futebol português).

E, agora, concluído que foi um processo eleitoral 'puro e duro' (e, presumo, ultrapassados os excessos que as paixões sempre provocam), julgo dever ser analisada a problemática das 'claques', com abertura de espírito e seriedade intelectual.

Claro que há uma infinidade de questões que se podem colocar, quando se analisa este tema:

- fará sentido o clube facilitar às 'claques' apoios quando estas, muitas vezes, causam danos na sua reputação e prejuízos financeiros avultados?

- será que o apoio que as 'claques' supostamente dão à equipa nos jogos as desculpabiliza dos actos de vandalismo que alguns dos seus membros praticam?

- será que os responsáveis das 'claques' não devem ser responsabilizados pelos actos que alguns dos seus membros praticam? (da mesma maneira, que é o clube no seu todo que é responsabilizado pelos actos duma minoria dos seus adeptos?)

- será que devemos replicar no SCB as práticas 'mafiosas' que vemos noutros clubes, cujas 'claques' integram notórios energúmenos que são frequentemente notícia pelas piores razões?

- ou, pelo contrário, devemos ter a coragem e a ousadia de enveredar por um caminho diferente que nos diferencie do 'mainstream'?

- não será a existência de 'claques' uma das razões do afastamento dos adeptos dos estádios, que não se revêm na linguagem insultuosa e no uso frequente de petardos e tochas que infestam o nosso futebol?
(a esse propósito, lembro o que se passa em Inglaterra, onde as 'claques' foram há muito banidas, e onde os estádios estão sempre cheios e com ambientes fantásticos - falo com conhecimento de causa... já estive em Anfield, Old Trafford, Emirates, Stamford Bridge, entre outros).

Fico na expectativa duma discussão saudável...

- etc., etc.



SCB Monsul

Se toda a gente se preocupasse em estar sempre no estádio a apoiar tal como as claques...
14 Novembro de 1994 - Sócio nº2320

Juliano1966

Querem união?

Juntem-se ao setor ultra hoje no futsal , toda a gente é bem-vinda e precisa !

kiko scb

Eu acho que devias fazer um tutorial para as instrumentalizar...

Legião

#4
Com todo o respeito mas o título do tópico não deveria ser : "Que fazer com adeptos como o José Coelho?"

Até é curioso este tópico surgir no dia em que os espanhóis vão estar no Jamor e nós "sentados no sofá". Uma das coisas que os fez reerguer depois dos anos complicados foi a união que eles têm de uma forma genérica e lutarem e fazerem pressão juntos para o bem do clube (não vou neste tópico discutir se o fizeram de forma lícita ou não), nós aqui tá sempre a surgir quem contribua para aumentar a clivagem entre adeptos.

Este tópico é só mais um tiro pé como outros que alguns adeptos vão dando por aí, como quando assobiam as iniciativas das claques em pleno estádio quando o que elas estão a lutar pelos maiores interesses do clube.

Quando eles cantam/cantamos "O Braga somos nós" não se referem apenas aos seus membros mas a todos os adeptos do Braga, todos juntos somos o Braga.

Deixem de criar momentos de separação e fomentem a união entre todos, há problemas, certamente, como nos outros clubes, mas vamos ter uma atitude para os resolver não para os alimentar.
Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva

SCBraga 1921

As claques fazem falta ao clube, muita falta! O ambiente no estádio sem elas era deprimente. Além de defender o clube fora dele. E querer comparar ambientes de estádios míticos como Old Trafford com o nosso é de rir. Lá além dos estádios estarem sempre lutados, as pessoas (todas) puxam pela equipa. Aqui  é sempre os mesmos a cantar, salvo raras exceções.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Pé Ligeiro

As claques fazem falta porque dão outra vida ao estádio. Precisam de ser devidamente enquadradas. Os seus elementos têm que fazer um esforço para que a sua atuação se faça dentro das regras estabelecidas. Acredito que a grande maioria dos seus elementos são jovens com vontade de dinamizar o apoio à equipa. Por parte das claques seria necessário eleger (? ) líderes que pudessem ser exemplo de organização e de dinamização dentro daquilo que é socialmente aceitável. Teriam que evitar que elementos da claque tivessem comportamentos socialmente condenáveis e aí sim, o clube deveria apoiá-las!
BRAGA SEMPRE MAIS!

Bruno_1921

Proponho a criação do "Sócio Ultra", com esta medida acabaria com o facto de os jovens das nossas claques não serem todos sócios e acabar com o "negócio dos bilhetes" - com cadeiras e cotas de preço reduzido e criar uma separação na bancada para evitar os que os sócios ultra se sentassem noutros sectores(apenas para evitar que sócios abdicassem das suas cadeiras por estas serem mais baratas) . Penso que o clube só teria a ganhar com isto em vez de oferecer bilhetes as claques e estes serem vendidos a qualquer pessoa, o próprio dinheiro das cadeiras poderia servir para apoiar as claques em deslocações e coreografias.
Penso que as claques têm que existir, são elas que animam o estádio, apenas terá que haver mais control e criando um sector separado penso que seria mais facil.
BR_  Saudações Braguistas

LeonelP

As claques têm muitas coisas boas, até suplantando as coisas más. Gosto de as ver a "actuar" e o apoio que dá aos jogadores é preponderante. Simplesmente não me junto porque não é assim que vejo o futebol, estou no meu direito.

Para mim as claques têm e só um problema que é: quando as coisas correm bem, congratula-se as claques, quando correm mal afinal a culpa não é das claques mas de fulano e beltrano. Este é o principal problema e o porquê de muitos adeptos "normais" terem reticências.

AMartins

Que sejam cada vez mais numerosos!

SCB Monsul

Quote from: Bruno_1921 on 28 de May de 2017, 15:37
Proponho a criação do "Sócio Ultra", com esta medida acabaria com o facto de os jovens das nossas claques não serem todos sócios e acabar com o "negócio dos bilhetes" - com cadeiras e cotas de preço reduzido e criar uma separação na bancada para evitar os que os sócios ultra se sentassem noutros sectores(apenas para evitar que sócios abdicassem das suas cadeiras por estas serem mais baratas) . Penso que o clube só teria a ganhar com isto em vez de oferecer bilhetes as claques e estes serem vendidos a qualquer pessoa, o próprio dinheiro das cadeiras poderia servir para apoiar as claques em deslocações e coreografias.
Penso que as claques têm que existir, são elas que animam o estádio, apenas terá que haver mais control e criando um sector separado penso que seria mais facil.

Interessante. Esses adeptos só poderiam ter lugar no sector ultra o que poderia aumentar o seu número e espetáculo.
14 Novembro de 1994 - Sócio nº2320

PAF



Quote from: Bruno_1921 on 28 de May de 2017, 15:37
Proponho a criação do "Sócio Ultra", com esta medida acabaria com o facto de os jovens das nossas claques não serem todos sócios e acabar com o "negócio dos bilhetes" - com cadeiras e cotas de preço reduzido e criar uma separação na bancada para evitar os que os sócios ultra se sentassem noutros sectores(apenas para evitar que sócios abdicassem das suas cadeiras por estas serem mais baratas) . Penso que o clube só teria a ganhar com isto em vez de oferecer bilhetes as claques e estes serem vendidos a qualquer pessoa, o próprio dinheiro das cadeiras poderia servir para apoiar as claques em deslocações e coreografias.
Penso que as claques têm que existir, são elas que animam o estádio, apenas terá que haver mais control e criando um sector separado penso que seria mais facil.

Uma visão interessante e na qual me revejo em grande parte. Mas será que seguindo o que sugere ainda teremos claques? Sinceramente tenho as minhas dúvidas.
Na realidade o que falta é controlo, não existe nada, cada um faz o que quer e ainda lhe sobra tempo e ninguém seja clube, claques ou liga quer saber de nada. É um deixa andar no mínimo preocupante.
Infelizmente tudo vai continuar igual nos próximos tempos.

PEDRØ XVI

Quote from: Bruno_1921 on 28 de May de 2017, 15:37
Proponho a criação do "Sócio Ultra", com esta medida acabaria com o facto de os jovens das nossas claques não serem todos sócios e acabar com o "negócio dos bilhetes" - com cadeiras e cotas de preço reduzido e criar uma separação na bancada para evitar os que os sócios ultra se sentassem noutros sectores(apenas para evitar que sócios abdicassem das suas cadeiras por estas serem mais baratas) . Penso que o clube só teria a ganhar com isto em vez de oferecer bilhetes as claques e estes serem vendidos a qualquer pessoa, o próprio dinheiro das cadeiras poderia servir para apoiar as claques em deslocações e coreografias.
Penso que as claques têm que existir, são elas que animam o estádio, apenas terá que haver mais control e criando um sector separado penso que seria mais facil.
Isto só é possível se as claques se legalizarem.
Enquanto isso não acontecer nada disto pode ir avante.
O forum de "reserva": [url="https://superbraga.freeforums.net"]https://superbraga.freeforums.net[/url]

barinho

Para mim as claques são fundamentais! Muitas vezes fora estão lá as claques. Em casa muitas vezes sao elas que puxam pelo restante público. As músicas que tanto gostamos de cantar, foram elas que as criaram. As claques são fundamentais e espero que as nossas sejam cada vez mais numerosas.

Mas também acho que as claques não se podem refugiar nisso e assobiar para o lado quando as coisas correm mal. Os responsáveis tem que saber identificar a meia dúzia de elementos que arrumam a confusão e fazê-los ver que esse não é o caminho.

Não podemos dizer que são todos uns vândalos quando só meia dúzia faz asneiras. A esmagadora maioria dos adeptos ultras só estão lá com um propósito que é defender e apoiar o Braga haja o que houver.

abesbilico

O que fazer com as claques? ajuda-las a apoiar o Braga.

O que fazer com as claques? deixar que alguns como o J. Coelho levem no focinho quando se vem apertados.

O que fazer com as claques? critica construtiva em vez do bota abaixo constante.

Tenho dito.

COM O BRAGA PARA SEMPRE NO MEU CORAÇÃO, MESMO QUE NUNCA SEJA CAMPEÃO!

Vasco Soares

A meu ver as claques na sua essência mais pura fazem falta, agora também acho que é mais ou menos consensual que falta muitas coisas à nossa claque, cor, bombos mais bandeiras etc etc as nossas claques a esse nível podem e devem melhorar mais. Quem como eu está na poente e olha para as coreografias de cânticos posso dizer que não cria o efeito desejado, também não percebo porque se põem na horizontal e não na vertical, visualmente
Dava  outro efeito... sim precisamos de claques no apoio, mas na maioria dos jogos o apoio não é muito melhor que o dos outros adeptos , volto a dizer sem bandeiras, sem bombos para marcar ritmo só à "capela" o efeito desejado perde-se.

joao1999

Quote from: Vasco Soares on 28 de May de 2017, 18:24
A meu ver as claques na sua essência mais pura fazem falta, agora também acho que é mais ou menos consensual que falta muitas coisas à nossa claque, cor, bombos mais bandeiras etc etc as nossas claques a esse nível podem e devem melhorar mais. Quem como eu está na poente e olha para as coreografias de cânticos posso dizer que não cria o efeito desejado, também não percebo porque se põem na horizontal e não na vertical, visualmente
Dava  outro efeito... sim precisamos de claques no apoio, mas na maioria dos jogos o apoio não é muito melhor que o dos outros adeptos , volto a dizer sem bandeiras, sem bombos para marcar ritmo só à "capela" o efeito desejado perde-se.
Não é permitido entrar com isto no estádio, pois as nossas claques não são legais.

Vasco Soares

Quote from: Johnny9 on 28 de May de 2017, 18:28
Quote from: Vasco Soares on 28 de May de 2017, 18:24
A meu ver as claques na sua essência mais pura fazem falta, agora também acho que é mais ou menos consensual que falta muitas coisas à nossa claque, cor, bombos mais bandeiras etc etc as nossas claques a esse nível podem e devem melhorar mais. Quem como eu está na poente e olha para as coreografias de cânticos posso dizer que não cria o efeito desejado, também não percebo porque se põem na horizontal e não na vertical, visualmente
Dava  outro efeito... sim precisamos de claques no apoio, mas na maioria dos jogos o apoio não é muito melhor que o dos outros adeptos , volto a dizer sem bandeiras, sem bombos para marcar ritmo só à "capela" o efeito desejado perde-se.
Não é permitido entrar com isto no estádio, pois as nossas claques não são legais.
Então repense-se a "coisa"

gvrreiro_96

Com a massa adepta que temos, se não fossem as claques praticamente não haveria apoio à equipa, em casa ou fora.
Uma das coisas que me mete "impressão" nos nossos jogos em casa, é a diferença dos adeptos em vários momentos.
Quando é para resmungar com o árbitro ou com a equipa, torna-se um barulho enorme no estádio que nem se consegue falar com a pessoa do lado.
Quando é para cantar ou puxar pela equipa, se não são as claques a puxar pelo povo (e mesmo assim custa) ninguém canta.
Concordo que trazem imagem negativa com a porcaria e vandalismo que fazem e só ganhavam se se soubessem comportar mas neste momento se não são as claques, ainda menos "festa" fazemos quando jogamos.
Para mim as nossas claques foram o melhor desta temporada.

Bruno_1921

Quote from: Pedro Abreu on 28 de May de 2017, 18:11
Quote from: Bruno_1921 on 28 de May de 2017, 15:37
Proponho a criação do "Sócio Ultra", com esta medida acabaria com o facto de os jovens das nossas claques não serem todos sócios e acabar com o "negócio dos bilhetes" - com cadeiras e cotas de preço reduzido e criar uma separação na bancada para evitar os que os sócios ultra se sentassem noutros sectores(apenas para evitar que sócios abdicassem das suas cadeiras por estas serem mais baratas) . Penso que o clube só teria a ganhar com isto em vez de oferecer bilhetes as claques e estes serem vendidos a qualquer pessoa, o próprio dinheiro das cadeiras poderia servir para apoiar as claques em deslocações e coreografias.
Penso que as claques têm que existir, são elas que animam o estádio, apenas terá que haver mais control e criando um sector separado penso que seria mais facil.
Isto só é possível se as claques se legalizarem.
Enquanto isso não acontecer nada disto pode ir avante.
Penso que não será necessario a legalização, qualquer socio pode ver um jogo.. apenas as cadeiras são especificamente para aquele(s) sector(s)
BR_  Saudações Braguistas