News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 16/05

Started by Bruno3429, 16 de May de 2017, 07:52

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Promessa Pedro Neto "estava perdido" para o SC Braga e na mira do Barcelona
Joana Russo Belo

É uma das mais recentes pérolas do SC Braga. Na estreia pela equipa principal, frente ao Nacional, Pedro Neto - atleta juvenil de apenas 17 anos - apontou um golo e passou a ser o mais jovem de sempre a marcar pelo SC Braga na I Liga, ultrapassando Palmeira. Um feito histórico que confirma o potencial da jovem promessa bracarense, elogiada por António Salvador.

"A nossa aposta na formação é clara, têm visto a nossa formação com muitos jovens nas selecções, a nossa equipa B que é uma das mais jovens equipas desse campeonato. É um regalo e uma alegria ver aqueles jogadores tão jovens e com tanta qualidade a jogar. Ontem [domingo], o que aconteceu com o Neto vem na sequência de muitos jogadores de grande qualidade do clube que vai assegurar o futuro com eles", referiu Salvador à agência Lusa, à margem da visita ao Centro Novais e Sousa, no âmbito da campanha para as eleições de 27 de Maio.

Salvador destacou a exibição do jovem atleta e lembrou que Pedro Neto "estava perdido" para o SC Braga. "Não podia ter contrato profissional e, como a lei não protege nada os clubes, estava prati

camente fora do nosso país, porque tanto o Barcelona, como grandes clubes ingleses, estavam em cima do jogador", explicou o presidente do clube.
"Tive que perder muitas horas, muitos dias com os pais e a família do Neto para lhes fazer perceber que o melhor para ele era prosseguir a sua carreira em Portugal e no SC Braga e que o futuro seria muito mais risonho do que se saísse agora. A bom tempo os pais perceberam isso e a recompensa foi já este jogo, o Abel convocou-o, sem favor nenhum, e ele deu uma resposta cabal da qualidade e do porquê de grandes clubes europeus estarem interessados no Neto".

Quanto às eleições, a lista liderada por António Pedro Peixoto tem insistido num debate, mas Salvador não aceita o repto.
"O meu debate é com os associados sempre que eles queiram ser esclarecidos. O meu projecto está bem claro e é sustentado para o clube chegar aos 100 anos no maior ponto da sua história. Não tenho que andar a debater questões da outra candidatura na qual não vejo qualquer tipo de programa credível para a sustentabilidade de um clube com a dimensão do SC Braga", rematou.

Correio do Minho

Bruno3429

«Alan 400» e o miúdo Neto: «Já lhe tinha falado para treinar o pé direito»
Brasileiro do Sp. Braga fala ao Maisfutebol sobre os 400 jogos na Liga e acerca da promissora estreia de Pedro Neto, companheiro de quarto e de equipa, que é 20 anos mais jovem
Sérgio Pires

Quando Alan se estreou em Portugal, a 13 de agosto de 2001 (num triunfo por 3-1 do Marítimo ao Vitória de Setúbal), Pedro Neto ainda gatinhava.

Agora, ambos são companheiros de equipa e até colegas de quarto nos estágios. Na goleada de domingo à noite, por 4-0, sobre o já despromovido Nacional da Madeira, o veterano brasileiro de 37 anos e a jovem promessa de 17 anos, completados em março, saltaram do banco para fazerem história, cada um à sua maneira.

Na despedida desta época da Pedreira, Alan chegou ao jogo 400 na Liga (é o jogador no ativo com mais jogos), enquanto Pedro Neto tornou-se no mais jovem futebolista a atuar nesta edição e estreou-se na primeira equipa a marcar um golo.

Alan, que ao longo da carreira até pisou os mesmos terrenos, como extremo, reconhece que dá alguns conselhos ao seu colega de equipa que é 20 anos mais jovem.

«Já tinha andado a falar com ele para treinar o pé direito. E isso veio a dar frutos com o golo na estreia, o que me deixou muito feliz. Ele é um menino com muito talento. Com a humildade e a vontade de aprender que ele tem vejo um futuro brilhante», salienta Alan em declarações exclusivas ao Maisfutebol.

Numa carreira com 400 jogos na Liga, num total de 549 jogos e 73 golos em Portugal, qual é o momento mais inesquecível?

«Apesar de termos perdido esse jogo, meu melhor golo foi contra o Belenenses, um remate do meio-campo. Foi no Restelo e considero o melhor por ter sido o mais bonito, mas não foi seguramente o mais importante. Também me recordo de um golo muito bonito em casa, contra o Feirense, em que fiz um chapéu ao guarda-redes. Agora, o jogo que mais me ficou na memória é difícil de eleger, porque felizmente há muitos, quer contra o Sporting, como contra o Benfica ou o FC Porto. E pelo que significa para os adeptos, contra o Vitória de Guimarães também. Felizmente, ganhei-lhes muitas vezes e marquei-lhes muitas vezes também.»

Alan chegou a Portugal para jogar no Marítimo (2001 a 2005), antes de ser contratado pelo FC Porto (2005 a 2007), que o emprestou ao V. Guimarães (2007/08), até que assentou de vez em Braga.

Nove das 16 épocas que Alan leva no futebol nacional são ao serviço dos arsenalistas, o que faz este carioca ter uma costela mais minhota. «Vim em 2001 e por cá fui ficando. Em Braga criei raízes. Tive o privilégio de viver aqui os melhores momentos da história do Sp. Braga. Tenho um sentimento enorme pelo clube e pela cidade, que me acolheu como se fosse a minha.»

A verdade é que aos 37 anos e em final de contrato, o futuro de Alan está por definir. Considerando a forma como sublinha o seu bem-estar em Braga é possível desvendar um pouco do seu futuro? Nem por isso, pelo menos para já, responde o jogador.

«Sinto-me bem e feliz aqui. Desenvolvi uma boa relação com todos e agradeço a confiança depositada em mim pelo presidente durante estes anos. Irei reunir com ele e depois decidiremos o meu futuro. De momento, o que posso dizer é que é um privilégio fazer parte do clube. Não foi um ano nem dois, são nove anos nesta cidade. E a prova desta ligação tão forte são os meus filhos, que são bracarenses doentes.»

Maisfutebol

Bruno3429

Liga: o momento da 33ª jornada
O primeiro golo de 2000 teve a assinatura de Pedro Neto
Vítor Hugo Alvarenga

«Estamos a ficar velhos!» É a reação imediata a um golo marcado por alguém nascido em 2000, já no século XXI. Pedro Neto deu esse passo histórico na Liga portuguesa, fechando a contagem no duelo entre Sp. Braga e Nacional (4-0).

Abel Ferreira lançou o jovem de Viana do Castelo ao minuto 72 e, ao minuto 80, Pedro Neto correspondeu. Com classe, o esquerdino recebeu um cruzamento de Stojiljkovic e rematou de pronto com o pé mais fraco, batendo Vítor São Bento.

Filho de um jogador hoquista do Óquei de Barcelos e sobrinho de Sérgio Lomba, antigo defesa de Gil Vicente e Moreirense, Pedro Neto chegou ao Sp. Braga em 2013 e assinou contrato profissional em março deste ano, numa altura em que estava a ser observado pelo Barcelona.

Maisfutebol

JotaCC

"Neto esteve perdido para nós"
Braga António Salvador e a mais recente estrela da "pedreira"

Pedro Neto, 17 anos feitos em março, e já a maioridade na elite do futebol. A estreia foi tão auspiciosa como o destino prometido a este esquerdino, que teve a alternativa pela mão de Abel e que retribuiu com o quarto golo do triunfo sobre o Nacional (4-0). O presidente do clube é o primeiro a felicitar-se pela emergência da nova estrela, mantida a muito custo. "Esteve perdido para o Braga, mas é aqui que terá futuro mais risonho", diz António Salvador.
"A nossa aposta na formação é clara. É um regalo ver jogadores tão jovens e com tanta qualidade a jogar. O que aconteceu com o Neto vem na sequência de muitos jogadores de grande qualidade. É com eles que o clube vai assegurar o futuro", afirma Salvador.
O presidente do Braga diz que Pedro Neto "estava perdido", porque, como "não podia ter contrato profissional e, como a lei não protege nada os clubes, estava praticamente fora, já que o Barcelona e clubes ingleses estavam em cima do jogador".
"Perdi muitos dias com os pais e a família do Neto para lhes fazer perceber que o melhor para ele era continuar em Braga e que o futuro seria muito mais risonho do que se saísse agora para o estrangeiro. A bom tempo os pais perceberam isso e a recompensa foi já este jogo. O Abel convocou-o, sem favor nenhum, e ele deu uma resposta cabal", acrescentou Salvador.
E se Neto é o futuro, Salvador tem outro outro assunto imediato para resolver. Alan, vinte anos mais velho (completa 38 a 19 de setembro) estará na última encruzilhada da carreira. O contrato do carioca mais minhoto termina a 30 de junho, mas o presidente do Braga quer que Alan permaneça no clube. "Ele tem as portas abertas para prosseguir a sua carreira no clube, noutra atividade digna do grande capitão que foi e que deu muito a este clube. A casa do Alan é o Braga", reforçou Salvador.


Liga "Não contem connosco para favores"

António Salvador garante "seriedade e responsabilidade" do Braga no último jogo da primeira liga de futebol, no qual terá como adversário o Tondela, penúltimo classificado, que precisa de vencer para tentar garantir a permanência. "Este clube só tem um objetivo: vencer qualquer que seja o jogo, independentemente do que estiver ligado a isso. Não contem connosco para favores nenhuns porque nós queremos tentar vencer todos os jogos", salientou o presidente do clube minhoto.


SEMÁFORO
VERDE

António Salvador
Segurar as pérolas da formação é sempre um desafio complicado. O caso de Pedro Neto denunciado pelo presidente do Braga, António Salvador, é disso exemplo. Mas há um reparo a fazer ao líder dos minhotos: não perdeu dias com a família do esquerdino de 17 anos, ganhou-os.

JN

JotaCC

BARCELONA SEGUIU NETO PARA TODO O LADO
Catalães observaram a jovem promessa durante seis meses e oficializaram o interesse no Torneio do Algarve, em fevereiro. Manchester United entrou na corrida, mas Salvador antecipou-se

O pai de Pedro Neto, o antigo jogador e treinador de hóquei em patins que tem o mesmo nome, esteve nas academias do Barcelona e do Manchester United, mas achou que o Braga era a melhor opção


Pedro Neto esteve em foco contra o Nacional: marcou um golo na estreia

Pedro Neto está nas bocas do mundo. Em março, foi notícia em Espanha, porque o Barcelona estava próximo de o contratar, e entretanto fez história frente ao Nacional, ao tornar-se no mais jovem de sempre a marcar pelo Braga na I Liga (17 anos e 66 dias). Só Bruno Gama se estreou a jogar pelos minhotos ainda com menos idade do que ele.
O interesse do Barcelona surgiu através do seu olheiro em Portugal. As observações decorreram durante meio ano e, em fevereiro, o Barcelona oficializou a aproximação ao jogador. Dois responsáveis da academia do clube catalão marcaram presença no Torneio Internacional do Algarve em sub-17, no qual Pedro Neto participou e ganhou por Portugal. Foi então que o pai do jogador, também Pedro Neto, se deslocou a La Masia, a casa das camadas jovens do Barcelona. Ouviu as condições, mas o Manchester United também entrou na corrida. Visitou então a academia do clubet reinado por José Mourinho. António Salvador não quis perder a jovem promessa e conseguiu segurá-lo ."Desportivamente, as condições apresentadas pelo Barcelona e o Manchester United eram aliciantes, mas financeiramente já nem ouvimos as propostas, porque o presidente do Braga já cá anda há vários anos e apressou-se.Abordou-meeconvenceu-nos a todos de que o melhor para o meu filho seria continuar no Braga. Ele no Braga pode sair como um jogador mais valorizado", conta o pai , figura central neste processo, já que a ligação do filho ao anterior empresário chegara ao fim. Agora, Pedro Netoérepresentado pel aS tellarGroup,a empresa que gere a carreira de Gareth Bale.
O extremo assinara em março um contrato profissional com o Braga, válido até 2020 e renovável até 2023 quando atingira maioridade, comum a cláusula de rescisão de 20 milhões de euros. "O Neto era um jogador que estava perdido para o Braga, estava praticamente fora do nosso país. O Barcelona e grandes clubes ingleses andavam em cima dele. Perdi muitas horas com a família dele para os fazer perceber que o melhor para o Neto era prosseguir carreira no Braga. Os pais e o miúdo estão de parabéns porque deu um aprova cabal da sua qualidade ", afirmou ontem António Salvador. O pai conta que a primeira abordagem internacional até foi do Arsenal, através de Luís Boa Morte.
Até aos 13 anos, Neto praticou hóquei em patins e futebol em simultâneo. Optou pelo segundo, saltando da Perspectiva em Jogo, uma academia do Sporting, para o Braga. "No primeiro ano de juvenil [época passada], explodiu fisicamente", realça o pai, rindo-se do incentivo que lhe deu anteontem: "Fui levá-lo, porque, como é óbvio, ele ainda não tem carta, e disse-lhe: 'Giro, giro, era marcares dois golos e ires à sala de Imprensa e gaguejares, sem conseguir falar.' Ele quase fazia o segundo e lembrei-me logo disso."



SUCESSOS DA FORMAÇÃO

Médio
Tiago
Atlético de Madrid

Chegou ao Braga com idade de juvenil, proveniente do Âncora Praia e chegou rapidamente à equipa principal. Estreou-se aos 18 anos e jogou 66 vezes pela Seleção Nacional.

Guarda-redes
Eduardo
Chelsea

Depois de ter jogado no Mirandela e no V. Guimarães, chegou ao Braga nos juvenis. Antes de se estrear na equipa principal, rodou no Beira-Mar e no V. Setúbal. Foi 35 vezes internacional A.

Guarda-redes
Quim
Aves

Começou no Ruivanense, mas logo no escalão de iniciados principiou um longo percurso no Braga, tornando-se ainda muito jovem titular dos seniores. Fez 32 jogos na Seleção A.

Defesa-central
Dito
Retirado

Ingressou no Braga nos juvenis, após ter começado no Gil Vicente, e cedo se tornou titular e capitão dos seniores. Chegou a Benfica e FC Porto e contabilizou 17 internacionalizações A.

Médio
Pizzi
Benfica

Concluiu a formação no Braga, vindo do Bragança. Cedido a Ribeirão, Covilhã e Paços de Ferreira, chegou à equipa principal e saiu para o Atlético de Madrid. Leva seis jogos na Seleção A.


Alan tem as portas abertas
António Salvador quer a continuidade do capitão no clube, como jogador ou noutra função

No âmbito da campanha eleitoral, António Salvador visitou, ontem, o Centro Novais e Sousa, uma instituição de Braga que dá apoio a pessoas com deficiência mental. O presidente dos arsenalistas abordou um dos temas do momento, o futuro de Alan, e manifestou a intenção de ver o capitão a continuar a representar o clube, independentemente da função. "No fim da época vamos conversar e veremos em conjunto o que é melhor para todos. O Alan tem as portas abertas para prosseguir a carreira no clube, se não quiser como futebolista noutra atividade digna de um grande capitão e do muito que deu a este clube", afirmou António Salvador, garantindo que a "decisão está sempre do lado dele". "Não sou treinador nem jogador e, por isso, não sei as condições físicas dele. Tudo vai depender da conversa que tiver com ele e o treinador. Mas uma coisa é certa: a casa do Alan é sempre o Braga, só se ele não quiser", sublinhou o líder dosar sena listas. Salvador deixou ainda bem claro que o Braga tudo fará para ganhar ao Tondela, indiferente às contas da permanência. "Vou pedir seriedade e responsabilidade. Este clube só tem o objetivo de vencer. Não contem connosco para favores", frisou.

O JOGO

JotaCC

DE STOJILJKOVIC

Stojiljkovic será um nome difícil de pronunciar, mas os adeptos do Braga terão treinado a pronúncia nesta jornada. O sérvio bisou e ainda fez a assistência para o último golo da goleada de 4-0 ao Nacional. O avançado soma cinco golos no total.

O JOGO

JotaCC

SALVADOR APOSTA TUDO NA FORMAÇÃO
Líder aproveita exemplo de Pedro Neto e a cidade desportiva para definir o seu caminho de futuro

António Salvador declarou ontem, em mais uma ação de campanha, a aposta total na formação, apontando o caso de Pedro Neto como exemplo de sucesso. "A aposta na formação é clara. O que aconteceu com o Neto é a consequência dos muitos jogadores com qualidade que este clube tem. Por isso é que vamos ter todas as condições, com a cidade desportiva, para melhorar. Temos segurado vários miúdos graças às condições que vamos ter no futuro", destacou o líder da SAD, Salvador, concluindo sobre o tema: "Tive de gastar muitas horas, muitos dias com os pais e a família do Neto para lhes fazer perceber que o melhor para ele era prosseguir a sua carreira em Braga. A bom tempo os pais perceberam isso e a recompensa foi já este jogo. O Abel convocou-o, sem favor nenhum, e ele deu uma resposta cabal da sua qualidade."
Sem favores
António Salvador pediu ainda "seriedade e responsabilidade" para a derradeira jornada da Liga: "Não contem connosco para favores nenhuns, porque nós queremos tentar vencer todos os jogos."



Oposição sem "credibilidade"

António Salvador afastou de vez a possibilidade de ir a debate com António Peixoto. "O meu debate é com os associados sempre que eles queiram ser esclarecidos. O meu projeto está bem claro e é sustentado para o clube chegar aos 100 anos no maior ponto da sua história. Não tenho que andar a debater questões da outra candidatura na qual não vejo qualquer tipo de programa credível para a sustentabilidade de um clube", destacou.

RECORD

Bruno3429

Liga: Boavista-Benfica no sábado, FC Porto e Sporting no domingo
Luta pela Europa no sábado, manutenção no domingo
Redação
    
Liga: Boavista-Benfica no sábado, FC Porto e Sporting no domingo
O jogo da consagração do Benfica está marcado para as 20h30 de sábado, no estádio do Bessa, frente ao Boavista. Nessa altura, já se saberá quem é o último clube apurado para a Europa, pois Rio Ave e Marítimo entram em campo a partir das 16 horas.

Para o domingo ficam reservadas as emoções da luta pela manutenção, a partir das 18 horas, com o FC Porto indiretamente envolvido, pois joga frente ao Moreirense. O Sporting-Desp. Chaves encerra a Liga 2016/17.

HORÁRIOS DA 34.ª JORNADA DA LIGA:

Sábado, dia 20

Rio Ave-Belenenses, 16 horas

Paços de Ferreira-Marítimo, 16 horas

Nacional-V. Setúbal, 16 horas

V. Guimarães-Feirense, 18h15

Boavista-Benfica, 20h30

Domingo, dia 21

Estoril-Arouca, 18 horas

Tondela-Sp. Braga, 18 horas

Moreirense-FC Porto, 18 horas

Sporting-Desp. Chaves, 20h15


Tondela-Sp. Braga com entrada gratuita
Beirões obrigados a ganhar

O Tondela decidiu abrir as portas do Estádio João Cardoso para o decisivo jogo com o Sp. Braga, no próximo domingo, pelas 18 horas.

Os sócios com lugar anual têm direito a quatro bilhetes de acompanhante, sendo que os restantes associados têm direito a mais três ingressos. Quanto ao público em geral, os bilhetes gratuitos estão limitados a um por pessoa.

O Tondela precisa vencer o Sp. Braga e esperar que o Moreirense não vença o FC Porto ou, caso os Cónegos ganhem, que o Arouca perca com o Estoril, para evitar a queda para o segundo escalão.

Maisfutebol

Bruno3429

Pedro Neto supera marca de CR7

Pedro Neto, que Abel Ferreira apresentou à Liga no fim de semana, tem já lugar de destaque na história do futebol português, conta A BOLA.

Trata-se do 10.º jogador mais jovem a estrear-se no Campeonato e o mais novo de sempre a conseguir marcar num jogo de estreia. Nem Cristiano Ronaldo o conseguiu! CR7 só marcou ao segundo jogo, tinha, então, 17 anos e 245 dias.

Anteontem, jogou os primeiros 18 minutos na Liga e assinou o 4-0 final frente ao Nacional, numa execução espantosa.

Salvador admite continuidade de Alan

Alan, capitão do SC Braga, 37 anos, assumiu que quer continuar a jogar. Em final de contrato com os minhotos, a questão é saber se o vínculo será renovado, refere A BOLA.

Ontem, António Salvador quase admitiu a continuidade: «Dentro de dias vamos conversar e ver o que é melhor para todos. Há uma coisa que lhe tenho dito: Alan tem as portas abertas para prosseguir a carreira no clube, não como futebolista se não quiser, mas noutra atividade digna do grande capitão que foi e que deu muito a este clube. A casa do Alan é o SC Braga.»