News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 27/04

Started by JotaCC, 27 de April de 2017, 07:37

Previous topic - Next topic

JotaCC

"Juntos para vencer" até 2020

Juntos para vencer. É esta a missão de Abel Ferreira no comando técnico da equipa principal do SC Braga. Apresentado pelo presidente António Salvador como treinador até 2020, o "homem da casa", que já vestiu a camisola de atleta e conhece bem a realidade do clube, apresentou um discurso realista e focado em vencer os quatro jogos até ao final do campeonato, garantindo que irá fazer tudo o que estiver ao alcance para "dar seguimento ao sonho e ambição" de António Salvador.

"Prometo organizar a equipa, torná-la disciplinada, competitiva, e uma coisa podem ter a certeza: não sei se vamos ganhar os jogos todos, mas vamos lutar até à última gota do nosso suor para os vencer. Eu e a minha equipa técnica, presidente, administradores, adeptos e jogadores estamos todos juntos para vencer", frisou no discurso de apresentação, assente "na realidade e presente" da equipa.

"Neste momento, o que vos posso prometer para estas quatro jornadas é lutar em todas elas para vencer, depois, em Agosto estarei aqui para responder com clareza. Neste momento, o meu único foco é para estas quatro jornadas", revelou, sem adiantar metas para 2017/18.
A única certeza é apenas uma: só os jogadores que mostrarem "carácter e valores" vão continuar no plantel na próxima época.

"Não sou eu que vou jogar, que fique claro, comigo, vamos ganhar todos e vamos perder todos. Comigo vou ganhar eu, vai ganhar o presidente, administração, equipa técnica, jogadores, equipa médica, o tratador da relva, todos, inclusive os nossos adeptos. Os jogadores têm uma oportunidade em quatro jogos de mostrarem o quanto querem pertencer a este novo ciclo e cabe-me a mim analisar e ver quem ficará. Quem quiser pertencer a este novo ciclo vamos ficar com eles, quem mostrar que não tem carácter e valores para representar este clube, infelizmente, vamos ter de os deixar partir, porque só os melhores, os que estiverem comprometidos com este clube e valores, terão lugar para o ano no nosso plantel".

Abel Ferreira quer, "muito rapidamente fazer o reset", dotar "estes jogadores de recursos para aumentar índices ânimos, rentabilidade e rendimento dent ro de campo" e deixou a promessa de "luta até ao último segundo pela vitória".
Quanto ao próximo jogo com o Sporting - precisamente o mesmo adversário do jogo que orientou de forma interina após a saída de José Peseiro - Abel lembra que "há coincidências na vida", sublinhando que o foco é "lutar sempre para vencer". "É o que vamos fazer já no próximo jogo. Nada melhor do que uma vitória para levantar os índices anímicos desta equipa".

"Homem da casa" com a "mística" do clube

Para além de ser um "homem da casa", Abel Ferreira personifica "a mística" do SC Braga e "sente o clube" como ninguém. António Salvador fez questão de elogiar o novo treinador e o percurso de dois anos e meio na formação do emblema arsenalista, ao qual se junta uma história enquanto "grande jogador", onde "mostrou que era um grande líder dentro de campo".

"É um homem da casa. Em 2004, contratei-o como jogador ao clube nosso vizinho [Vitória SC] e recordo-me que na primeira conversa disse-lhe que tinha dúvidas na contratação, porque nem sequer era titular dessa equipa. Pela forma como se expressou e pelo carácter que mostrou decidi contratá-lo e ainda bem", contou Salvador, realçando o "trabalho que está à vista de toda a gente".

"Esta decisão tem a ver com um trabalho que tem vindo a ser feito há quase três anos e o conhecimento que tem desta casa. Entra numa altura que não era a mais desejada, nem contávamos, mas, mais cedo ou mais tarde, sabíamos que ia cá chegar. Em função da saída do Jorge Simão antecipou-se a chegada, mas era um trajecto que estava a ser preparado para um dia acontecer", revelou o dirigente, admitindo que "acreditava que Jorge Simão podia singrar como técnico".

"Quando o contratei foi uma opção coerente. Infelizmente, as coisas não têm corrido bem, sou o primeiro a assumir perante os nossos associados e nação bracarense. Não correu bem e ele, com muita dignidade e muita honra, foi o primeiro a pedir-me uma reunião para expôr o problema, dizendo que já não podia alcançar os objectivos".

CORREIO DO MINHO

JotaCC

A inevitável promoção de Abel aconteceu dois anos antes
O antigo treinador da equipa B do Sp. Braga foi apresentado como novo líder dos bracarenses até 2020. Rui Águas, que trabalhou com Abel Ferreira durante ano e meio, elogia a sua "formação acrescentada"

Ao contrário do seu antecessor, que assumiu um discurso de ruptura quando foi apresentado, Abel Ferreira procurou ser conciliador

Quatro meses e nove dias depois de uma pomposa estreia na I Liga como treinador, derrotando em Alvalade o Sporting, Abel Ferreira foi ontem oficialmente apresentado como técnico do Sporting de Braga e, curiosamente, o seu segundo jogo como treinador da principal equipa bracarense será domingo, tendo novamente os sportinguistas como adversários.
Com apenas 38 anos e formação de professor do 1.º Ciclo do Ensino Básico, o substituto de Jorge Simão tinha afirmado, no final de 2017, que "até aos 40 anos estaria seguramente na formação do Sp. Braga". Mas Rui Águas, que trabalhou com Abel Ferreira no clube minhoto, reconhece que o novo líder do Sp. Braga "não podia desperdiçar esta oportunidade".
A 18 de Dezembro, a vitória de Abel Ferreira frente ao seu antigo treinador ( Jorge Jesus) e o seu antigo clube (Sporting) foi retumbante, mas apesar dos inegáveis méritos tácticos e da audácia apresentada pelo interino técnico dos "arsenalistas", Abel Ferreira impressionou pelo discurso fluido e estruturado após o final da partida. Para Rui Águas, não foi uma surpresa. Treinador adjunto de Jesualdo Ferreira no Sp. Braga entre 2003 e 2006, o futuro técnico do Pharco FC, clube egípcio sediado em Alexandria, trabalhou durante um ano e meio com Abel e recorda-o "bom conversador, com uma formação diferente dos demais". Apesar de, na altura, Abel Ferreira ainda não se distinguir como um líder — "havia jogadores com muitos anos de casa e não era fácil um jovem chegar e impor-se" —, Rui Águas diz que o seu antigo pupilo era "empenhado", mas "revoltado quando não jogava". "Não geria bem a não utilização", lembra.
Sobre a aposta de António Salvador no técnico da equipa B do Sp. Braga, Rui Águas diz que os treinadores valem "pelo momento", mas considera que "faz sentido". "Se apostam nele é porque o seu trabalho está a ser de qualidade. O Abel conhece a realidade que vai encontrar melhor do que ninguém e o presidente conhece-o como jogador e treinador", diz Rui Águas ao PÚBLICO.
Lufada de ar fresco
Para além das qualidades tácticas já demonstradas, Águas elogia também o discurso de Abel Ferreira, que pode ser "uma lufada de ar fresco no futebol português". "Tem uma formação acrescentada, como eu tenho, o que é positivo. Para mim não tem feito grande diferença. Espero que faça para ele, porque é algo importante. Quantos mais recursos se tiver, melhor", conclui Rui Águas.
E a forma eloquente como Abel Ferreira explana as suas ideias voltou a ficar bem vincada quando ontem, ao lado de António Salvador, foi anunciado como substituto de Jorge Simão e treinador do Sp. Braga até 2020. Ao contrário do seu antecessor, que assumiu um discurso de ruptura quando foi apresentado, Abel Ferreira procurou ser conciliador, garantindo que enquanto for treinador do Sp. Braga, não vai colocar-se num pedestal: "Que fique bem claro que não sou eu que vou jogar, enquanto estiver neste cargo, comigo vamos ganhar todos e perder todos."
Sem querer definir objectivos até ao final da época — "não sei se vamos ganhar os jogos todos, mas vamos lutar até à última gota de suor" —, Abel Ferreira diz que é "preciso fazer rapidamente reset" e tentar exibir "outra atitude, outra imagem", com os "jogadores a jogarem para ganhar, com uma filosofia que valorize o espectáculo".
Já António Salvador, afirmou que a escolha do novo técnico foi baseada no "trabalho que está à vista de toda a gente" na equipa B e no "conhecimento que tem da casa". "É um homem da casa e mais tarde ou mais cedo isto ia acontecer. Com a saída de Jorge Simão antecipou-se a chegada do Abel. Contratei-o em 2004 como jogador ao clube nosso vizinho [V. Guimarães], mas disse-lhe que tinha dúvidas na sua contratação, porque nem sequer era titular dessa equipa, mas pela forma como se expressou e pelo carácter que mostrou decidi contratá-lo e ainda bem porque mostrou que era um grande jogador e um líder na equipa", disse o presidente do Sp. Braga.



António Salvador: 14 anos, outros tantos treinadores

Jesualdo Ferreira foi a primeira escolha de António Salvador enquanto líder do Sp. Braga, um presidente que em 14 anos ganhou a fama de ter dedo para os treinadores, mas também de fazer rolar cabeças, à média de uma por ano.
A guia de marcha dada ao espanhol Fernando Castro Santos (uma escolha do antecessor) trouxe ao Minho Jesualdo Ferreira, que durou quatro épocas consecutivas e teve direito a encore em 2013-14.
Dragão de Ouro em 2015, Salvador apostou depois em Carlos Carvalhal, que pegou na equipa depois de um quinto e dois quartos lugares. Carvalhal não resistiria à pressão e haveria de sair amigavelmente, seguindo-se o primeiro investimento com uma forte dose de risco que Salvador tentaria mais duas vezes, sem êxito.
Com oito vitórias em 14 jogos, Rogério Gonçalves sucumbiu à ambição do líder, sucedendo-lhe Jorge Costa, que também não concluiu a missão.
António Salvador estava mais ousado na estratégia e Manuel Machado foi a próxima escolha. Seis vitórias em 24 partidas foram suficientes para que a substituição ocorresse, com Jorge Jesus a entrar em acção. A conquista da Taça Intertoto, para além do quinto lugar, levou Jesus para a Luz e trouxe a grande revelação — Domingos Paciência — vice-campeão à primeira tentativa e finalista vencido da Liga Europa.
Leonardo Jardim fez esquecer o antecessor rapidamente e o Sp. Braga voltou ao pódio da Liga, à frente do Sporting. Seguiu-se José Peseiro, que sairia no final da campanha, apesar do quarto lugar.
Pela primeira vez, Salvador repetia uma escolha, apelando ao saber acumulado de Jesualdo Ferreira, que entretanto passara por FC Porto, Málaga, Panathinaikos e Sporting. Mas o encanto extinguiu-se e Salvador projectou Jorge Paixão para um estrelato efémero, já que a ideia ruiu juntamente com as duas vitórias em 12 jogos e um embaraçoso nono lugar, o pior do consulado de Salvador, se descontarmos o ano de estreia.
Os "guerreiros" recuperaram em dois tempos, com dois quartos lugares, pela mão de Sérgio Conceição e Paulo Fonseca. Salvador chegava, assim, aos dias de hoje, investindo de novo em Peseiro, com o desfecho conhecido. Jorge Simão revelou-se mais uma vez um fiasco, com o registo de oito vitórias em 21 encontros, abrindo-se a porta a Abel Ferreira.

PUBLICO

JotaCC

"Fazer 'reset' e lutar até ao último segundo pela vitória"
Braga Abel Ferreira exige caráter aos jogadores e promete montar equipa competitiva para dar seguimento ao sonho de António Salvador



Os jogadores têm uma oportunidade em quatro jogos. Quem mostrar que não tem caráter e valores para representar este clube, vamos deixar parti-los"
Abel Ferreira
Treinador do Braga "Quando contratei Jorge Simão foi uma opção coerente pelo trajeto que ele vinha fazendo, mas infelizmente as coisas não correram bem"
António Salvador
Presidente do Braga

Abel Ferreira, o terceiro treinador da época no Sporting de Braga, ontem oficialmente apresentado e com vínculo até 2020, teve um discurso apaixonado e de reconhecimento perante a aposta do presidente António Salvador, mas foi comedido na definição dos objetivos, a curto e médio prazo.
Ao contrário do seu antecessor, que prometeu muito aquando da apresentação e que quatro meses depois, segundo o presidente do Braga, foi o primeiro a reconhecer o falhanço e a pedir para sair, Abel Ferreira disse estar acima de tudo focado nas quatro jornadas que restam da Liga, a começar na receção de domingo (18 horas, Sport TV1) ao Sporting, da 31.ª jornada da Liga.
"Vou organizar a equipa, torná-la disciplinada e competitiva. Não sei se vamos ganhar os jogos todos, mas dou a certeza que vamos lutar até à última gota de suor para os vencer", frisou o até há pouco tempo técnico da equipa B do Braga. "Quero aumentar os índices anímicos e o rendimento dentro de campo, fazer 'reset' e lutar até ao último segundo pelas vitórias", acrescentou o novo técnico, desejoso de dar seguimento ao "sonho e ambição" do presidente bracarense.
António Salvador apresentou Abel Ferreira como "um homem da casa" e gabou as qualidades de quem conheceu em 2004, quando o contratou, ainda jogador, ao Vitória de Guimarães. "Disse-lhe que tinha dúvidas, porque nem sequer era titular dessa equipa, mas pela forma como se expressou e pelo caráter que mostrou decidi contratá-lo, e ainda bem, porque provou que era um grande jogador e um líder na equipa".
António Salvador frisou que Abel Ferreira foi escolhido "pelo seu trabalho na equipa B" e também "pelo conhecimento" que tem da casa. "Mais tarde ou mais cedo isto ia acontecer, mas com a saída de Jorge Simão antecipou-se a sua chegada", precisou.


Por dentro

Adjuntos definidos
Abel Ferreira conta com mais quatro elementos na equipa técnica: Vítor Castanheira (adjunto), João Martins (preparador físico), Carlos Martinho (observador) e Jorge Vital (treinador de guarda-redes), este que transita da era Jorge Simão.
Estrutura em peso
Vedada aos sócios por limitações de espaço do auditório do Estádio Municipal, a apresentação de Abel Ferreira contou com a presença dos vários elementos da estrutura bracarense e da administração.
SAD com processo
O jogo de Paços de Ferreira, o último de Jorge Simão, valeu ao Braga uma multa de 7650 euros, pelo arremesso de uma cadeira para o relvado. O Conselho de Disciplina anunciou ainda a instauração de um processo disciplinar à SAD.
Marafona está apto
O guarda-redes Marafona já se treinou ontem a 100%. A recuperação do guardião, que falhou os dois últimos jogos, por lesão, foi a novidade da sessão matinal, a primeira sob o comando de Abel Ferreira.

JN

JotaCC

ABEL TESTA CARÁCTER DO PLANTEL
O novo treinador do Braga garantiu, na apresentação, que só os jogadores que mostrarem ambição têm lugar assegurado no plantel da próxima época

"Os jogadores têm uma oportunidade, nestes quatro jogos, de mostrar que querem pertencer a este novo ciclo" "Estou consciente do que me compete e farei tudo para concretizar o seu [Salvador] sonho"
Abel Ferreira Treinador do Braga


Luta pelo quarto lugar não está ainda descartada, mas Abel reconhece que esse objetivo depende muito do que fizer o V. Guimarães




Depois de Jorge Simão, segue-se Abel Ferreira. Treinador antecipou promoção à equipa principal e assume que vai aproveitar os quatro jogos que faltam para começar a preparar a próxima época Na hora marcada (18h30), Abel Ferreira chegou ao auditório do Estádio Municipal acompanhado por António Salvador para ser apresentado como novo treinador do Braga. Nas primeiras filas de uma sala bem preenchida, sentaram-se os administradores da SAD, parte significativa da estrutura do clube e ainda os adjuntos que o vão acompanhar neste primeiro projeto na I Liga. O contrato, assinado ainda em dezembro, prolonga-se até ao final de junho de 2020 e, ainda antes das perguntas dos jornalistas, o treinador fez questão de deixar uma mensagem de agradecimento a "todos os que o acompanharam nos últimos anos". Depois falou diretamente para António Salvador. "Presidente, admiro-o pela ambição, exigência e visão. Quando regressei, dez anos depois de ter saído como jogador, constatei a grande estrutura e a potência em que o Braga se tinha transformado a nível nacional e internacional. Estou consciente do que me compete e farei tudo para concretizar o seu sonho", afirmou, numa clara alusão ao título de campeão nacional que António Salvador quer conquistar no prazo de quatro anos.
De seguida, e já em resposta aos jornalistas, Abel Ferreira deixou uma mensagem forte para o interior do balneário. "Que fique bem claro que não sou eu que vou jogar, mas, enquanto estiver neste cargo, vamos ganhar todos e perder todos. Mais: os jogadores têm uma oportunidade, nestes quatro jogos, para mostrar o quanto querem pertencer a este novo ciclo. Quem mostrar que não tem carácter e valores para representar este clube vai ter de partir, porque só os que estiverem comprometidos com o clube terão lugar no plantel da próxima época. Essa escolha será sempre minha", garantiu.
Abel Ferreira abordou, por mais do que uma vez, a necessidade de "aumentar os níveis anímicos" dos jogadores. E há muito mais a fazer no imediato. "Vou organizar a equipa, torná-la disciplinada; competitiva. Não sei se vamos ganhar os jogos todos, mas garanto que vamos lutar até à última gota de suor para os vencer. Quero aumentar o rendimento dentro de campo, fazer 'reset' à equipa e lutar até ao último segundo pelas vitórias", acrescentou.
O novo treinador do Braga tocou apenas de raspão no jogo de domingo, com o Sporting, tendo dito que pretende "ver outra atitude" e espera ainda que os jogadores "deixem outra imagem", através de uma filosofia de jogo que seja capaz de "valorizar o espetáculo". Abel Ferreira recusou-se a falar concretamente dos objetivos para a próxima época – "só estou focado nestes quatros jogos; falaremos sobre isso em agosto" –, mas abordou de forma pragmática a luta pelo quarto lugar do campeonato como V. Guimarães ."Não dependemos de nós. O que as pessoas do clube, da SAD, e todos os bracarenses querem ver é outra atitude e outra imagem. Queremos criar uma identidade com a qual os nossos adeptos se identifiquem", rematou.



TÉCNICOS VITAL E OS MESMOS ADJUNTOS

Nesta nova aventura, Abel Ferreira vai fazer-se acompanhar dos adjuntos que tinha atualmente na equipa B, acrescentando Jorge Vital, treinador dos guarda-redes, que se mantém. Sendo assim, Vítor Castanheira (adjunto), João Martins (preparador físico) e Carlos Martinho (observador) transitam da anterior equipa técnica e também já estiveram no treino de ontem.



PLANTEL VUKCEVIC É UM DOS REPETENTES

Há, no atual plantel, vários jogadores que já passaram pelas mãos de Abel Ferreira na equipa B do Braga, como são os casos de Tiago Sá, Artur Jorge, Gamboa, Rodrigo Pinho e, mais recentemente, Xadas, o último a ser promovido. Além destes, também Vukcevic trabalhou com Abel Ferreira, em 2014/15, antes de ter sido chamado ao plantel principal por Paulo Fonseca.



JORGE SIMÃO DESPEDIU-SE PELA MANHÃ

Treinador conversou com os jogadores no balneário antes de António Salvador oficializar Abel Ferreira junto do plantel
Depois de não ter dado nenhuma pista aos jogadores no treino de segunda-feira, o tal que se seguiu à derrota (1-2) em Paços de Ferreira, sobre a possibilidade de deixar o clube neste momento da época, Jorge Simão fez questão de se deslocar ontem ao Municipal de Braga para se despedir do plantel. O treinador conversou logo pela manhã com os jogadores, no balneário, tendo deixado uma mensagem de circunstância, por entre agradecimentos pelos quatro meses que partilharam e uma crença de que existem condições para eles fazerem bem melhor num futuro próximo. O treinador abandonou depois as instalações do clube e os jogadores aguardaram pela chegada de Abel Ferreira, que se fez acompanhar de António Salvador. O presidente do Braga oficializou a passagem de testemunho junto dos jogadores, seguindo-se o treino.



"REPETIR PROEZA" DE ALVALADE

Logo pela manhã, o clube anunciou, através das redes sociais, a chegada de Abel Ferreira à equipa principal, confirmando ainda que o novo treinador, que tem um contrato válido até junho de 2020, já orientaria o treino matinal. Mais tarde, uma nova mensagem sobre Abel Ferreira ."Hoje começa um novo ciclo! Baterias apontadas ao próximo jogo para tentar repetir a proeza da primeira volta: vencer o Sporting", podia ler-se, numa alusão ao triunfo de Alvalade (1-0), que teve Abel no banco de suplentes, na altura provisoriamente e em substituição de José Peseiro.



Dúvidas em... 2004
Presidente bracarense recordou a contratação de Abel ao V. Guimarães

"Obviamente que esta decisão não está relacionada com a vitória em Alvalade..." "Mais tarde ou mais cedo, todos sabíamos que ele chegaria à equipa principal. Aconteceu agora"
"Jorge Simão? Sou o primeiro a assumir as minhas responsabilidades. A verdade é que não correu bem"
António Salvador Presidente do Braga


António Salvador deixou rasgados elogios ao treinador, que sempre viu como um "grande líder". Trabalho desenvolvido nos últimos três anos na equipa B acabou agora premiado

António Salvador defendeu a escolha de Abel Ferreira pelo "trabalho que está à vista de todos" na equipa B, mas também pelo "conhecimento" que o treinador tem do clube. "Obviamente que esta decisão não está relacionada com a vitória em Alvalade, mas sim pelo projeto que ele desenvolveu. Mais tarde ou mais cedo, todos sabíamos que ele chegaria à equipa principal. Aconteceu agora", explicou António Salvador, que, ainda antes das questões colocadas pelos jornalistas, recordou a primeira vez que falou com Abel. "Em 2004, contratei-o como jogador ao nosso clube vizinho [V. Guimarães], mas, quando nos reunimos pela primeira vez, disse-lhe que tinha dúvidas porque ele nem sequer era titular dessa equipa. Mas, pela forma como ele se expressou e pelo carácter que demonstrou naquela conversa, decidi contratá-lo. E ainda bem que o fiz, porque revelou ser um grande jogador, e sobretudo um líder", afirmou.
António Salvador contou ainda que ligou a Abel às 22h30 de terça-feira para lhe dizer que poderia ter novidades para lhe dar mais tarde. "Voltei a ligar-lhe à meia-noite e meia, já ele estava a dormir", afirmou, bem-disposto, antes de revelar que o tentou contratar logo depois da saída da equipa B do Sporting, em 2014. "Telefonei-lhe e disse-lhe que o Braga era a casa dele. Insisti, mas ele não quis aceitar logo. Felizmente, acabou por acontecer mais tarde", recordou.



Presidente assume erro de "casting"

António Salvador reconheceu que a contratação de Jorge Simão "não correu bem" e revelou ainda que foi o treinador a pedir para sair neste momento da época. "Foi uma opção coerente pelo trajeto que vinha fazendo, acreditava que poderia singrar aqui, mas, infelizmente, as coisas não correram bem. Há que assumir o erro e eu sou o primeiro a assumir as minhas responsabilidades. Tanto não correu bem que ele foi o primeiro, com muita honra e dignidade, a pedir-me uma reunião para comunicar que já não tinha condições para continuar", disse.

O JOGO

JotaCC

Abel de volta à equipa principal em novo reencontro com o Sporting

Com a saída de Jorge Simão do Sp. Braga, comunicada na noite de terça-feira, Abel Ferreira volta a ter uma oportunidade de mostrar serviço vindo da equipa B dos minhotos. O técnico de 38 anos já tinha substituído interinamente, por um jogo, José Peseiro, precisamente no duelo em Alvalade com o Sporting de 18 de dezembro, com triunfo (1-0) do Sp. Braga. Agora defronta de novo, no domingo, os leões na Pedreira.

DESTAK

JotaCC

"Vamos deixar partir quem não tiver caráter"
Técnico apresentado ontem quer ver reação vigorosa nas últimas quatro jornadas

"QUERO VER OUTRA ATITUDE. QUERO QUE A EQUIPA TENHA UMA IDENTIDADE E QUE OS ADEPTOS SE IDENTIFIQUEM COM O NOSSO FUTEBOL"

Uma ameaça logo na primeira intervenção pública. Abel Ferreira foi apresentado como novo treinador do Sp. Braga e a sua mensagem mais forte foi mesmo para os jogadores. "Eles terão uma oportunidade nestas últimas quatro jornadas para mostrar o quanto querem pertencer a este novo ciclo do clube. Cabe-me perceber quem quer, quem tem caráter e valores. Vamos ter de deixar partir quem não os tiver... Só os melhores terão lugar na nova época", prometeu o treinador.
Aos 38 anos, Abel Ferreira abraça um projeto que estava destinado para ser seu apenas no final do campeonato, mas a saída de Jorge Simão precipitou-lhe o salto da equipa B. A missão não será, seguramente, fácil. "Temos de fazer um 'reset'. O meu foco é dotar os jogadores de ferramentas para aumentarem a sua motivação e o seu rendimento nestes quatro jogos. Não sei se os vamos ganhar todos, mas vamos lutar até à última gota de suor. Em agosto cá estaremos para falar com clareza sobre o futuro", prosseguiu o treinador, na cerimónia oficial de apresentação, onde revelou sempre um discurso muito seguro. Naturalmente, Abel Ferreira não se mostrou disponível para abordar todos os assuntos de forma direta, a começar pelo reencontro com o Sporting: "Há coincidências na vida, mas o meu foco é preparar a equipa para lutar pela vitória em todos os jogos. Nesta casa, o único pensamento é lutar para vencer." Por último, mais uma pergunta que não soltou sorrisos na sala: a luta pelo 4º lugar com o rival de Guimarães. "O que eu quero ver é outra atitude, outra imagem. Quero que a equipa tenha uma identidade, que valorize o espetáculo e que os adeptos se identifiquem com o nosso futebol", finalizou, antes das fotografias da praxe.



Contrato até 2020 e o adeus à B

Abel Ferreira estava em final de contrato e em dezembro assinou por mais três temporadas. Ontem, o novo treinador ainda deu o treino da equipa B, seguindo-se depois horas afio atratar do seu novo plantel. Vítor Castanheira, antigo médio e capitão do clube, vai ser o seu adjunto, enquanto dois jovens completam a equipa técnica: João Martins, de 29 anos, é o novo preparador físico, enquanto Carlos Martinho, de 32, seráo observador . O 'velho' conhecido Jorge Vital mantém-se como técnico de guarda-redes.


ANTONIO SALVADOR
"Uma equipa com mística"

António Salvador conheceu Abel em 2004 e até nem o queria contratar. "Só depois de falar com ele vi a sua vontade e o seu caráter. Sempre foi um líder. Quando saiu do Sporting, já como treinador, insisti que ele viesse para cá. Em quase três anos, o trabalho está à vista. Lidera uma equipa técnica com a mística do clube e este é o Sp. Braga do futuro", afirmou o presidente, sem deixar de falar de Jorge Simão. "Acreditava que ele podia singrar aqui, pelo seu trajeto coerente. Assumo as minhas responsabilidade perante a nação bracarense", penitenciou-se António Salvador, que, recorde-se, vai a eleições de hoje a um mês. Pli é o adversário .



Os 65 pontos tramaram Simão

Simão usou as redes sociais para explicar a sua saída do Sp. Braga: "Na vida, como no futebol, rejo as minhas atitudes de acordo com um conjunto de princípios. Numa altura em que é já impossível atingir a meta dos 65 pontos, objetivo que propus quando aceitei assumir as funções, entendi colocar o meu lugar à disposição. Lamentando que não tenha sido possível concretizar a visão que tinha, não posso deixar de agradecer a todos aqueles que me acolheram."

RECORD

JotaCC

ABEL EXIGE ATITUDE A ATLETAS

Abel Ferreira, de 38 anos, foi ontem apresentado como treinador do Sp. Braga até 2020. O até agora técnico da equipa B não quis prometer o quarto lugar, apenas garantindo que exigirá o máximo ao plantel. "Vamos lutar até à última gota de suor para vencer os quatro jogos. Os jogadores têm oportunidade para mostrar que querem pertencer ao novo ciclo. Quem não mostrar esses valores, terá de partir", disse o substituto de Jorge Simão. António Salvador, líder do Sp. Braga, explicou que acordou o técnico com um telefonema às 00h30 a pedir para treinar já ontem a equipa.

CM

JotaCC

DESAFIO GRANDE
O que espera Abel

Das duas uma: ou o plantel do Braga é efetivamente fraco; ou, tendo boicotado José Peseiro, boicotou Jorge Simão também. À primeira vista, e sendo isso sinal de que Abel era o homem pretendido no balneário, poderia funcionar em favor do novo treinador. Mas quem boicota dois boicota três. É da natureza do sapo. E um mau plantel tem escolhos para qualquer um. Tarefa difícil o espera.


Treino Palestra na estreia

Depois de ter sido apresentado aos jogadores por António Salvador, Abel Ferreira orientou o primeiro treino como treinador principal do Braga. O dia de estreia começou com uma palestra em pleno relvado.

O JOGO

JotaCC

Jorge Simão.

O Sp. Braga, que quase já foi campeão e diz querer ser campeão até 2020, é um cemitério de treinadores, mesmo que seja um clube onde se fazem bons negócios, ainda que negócios a mais. A entrada de Jorge Simão, que agora sai pela porta pequena, não foi apenas um ato de traição a José Peseiro, foi objetivamente uma má escolha. Simão terá qualidades, mas é um deslumbrado, fala de mais, abriu conflitos desnecessários e a equipa perdeu a (boa) ideia de jogo que tinha. Um desastre, só minimizado pela entrada de Abel.

RECORD

Bruno3429

Virou o disco e tocou o mesmo? Então agora em Braga vai soar o lado B
Simão fez pior campeonato do que Peseiro e saiu a um mês do final da Liga e das eleições no clube. Abel vai a assumir a equipa, agora em definitivo, e reencontrar o Sporting. «Há que ter paciência com ele», adverte o histórico capitão José Nuno Azevedo
Sérgio Pires

Em vésperas de receção ao Sporting, Jorge Simão deixa o comando técnico do Sp. Braga, tal como havia acontecido com José Peseiro na primeira volta antes da visita a Alvalade.

Esta semana, no Minho, terra do vira, os braguistas vivem um déjà vu fora de tempo. E depois de uma espécie de vira o disco e toca o mesmo, agora, Salvador optou pelo lado B.

Abel Ferreira, que então subiu da equipa B para ocupar o lugar como interino (para conseguir uma surpreendente vitória por 1-0 em casa dos leões), é agora chamado a assumir em definitivo o lugar de treinador principal.

O cenário já previsto para a próxima época – entretanto Abel renovou até 2020 – mas foi antecipado com o pedido de demissão de Jorge Simão, que na hora da despedida «evocou princípios» e sublinhou ter colocado o lugar à disposição numa altura em que «é já impossível atingir a meta dos 65 pontos».

Duas trocas de treinador numa época é, naturalmente, sinal de fracasso, como reconhece José Nuno Azevedo, antigo capitão do Sp. Braga.

«A saída de Peseiro precipitou-se com a eliminação na Liga Europa e na Taça de Portugal, porque no campeonato as coisas estavam a correr bem. A mudança, porém, não foi feliz. Houve também algumas razões para o insucesso: deficiências no plantel, excesso de lesões. Quando um treinador não planeia a época e entra a meio torna-se mais complicado. O contexto que Jorge Simão encontrou não era fácil», afirma ao Maisfutebol o histórico lateral-direito dos arsenalistas, que representou clube entre 1992 e 2003.

65 pontos: Simão falhou bitola de Peseiro

Quando Simão saiu de Chaves e foi apresentado em Braga, a 20 de dezembro, encontrou uma equipa que tinha acabado de alcançar o pódio da Liga, ultrapassando o Sporting. Quatro meses depois, a equipa está no quinto lugar, a cinco pontos do rival Vitória de Guimarães.

Os resultados na Liga pioraram com a troca de treinadores: José Peseiro conseguiu 26 pontos em 13 jornadas, mais do que os 22 que Simão conseguiu em 16 – enquanto Abel conquistou os três pontos em Alvalade na jornada 14, a única jornada em que orientou a equipa. O registo de pontos caiu significativamente: de 2,07 pontos conquistados por jornada para 1,37 – pelo meio, como referido, Peseiro foi eliminado da Taça de Portugal e da Liga Europa, enquanto Simão perdeu a final da Taça da Liga diante do Moreirense.

A prestação no campeonato estabeleceu as diferenças e faz concluir que o Sp. Braga ficou a perder com a troca de treinadores: se Simão mantivesse a bitola de Peseiro, até conseguiria atingir os 65 pontos a que se propôs aquando da sua chegada a Braga. O objetivo tornou-se matematicamente inalcançável no último fim de semana, com a derrota em Paços de Ferreira (3-1).

O Sp. Braga soma neste momento 51 pontos, quando estão apenas 12 em disputa. Tem apenas menos três pontos do que na época passada por esta altura, com Paulo Fonseca; em que terminou o campeonato com 58, mas fez uma boa campanha europeia e venceu a Taça de Portugal.

Três treinadores numa época, como em 2007 e 2008

O trajeto de Simão foi atribulado. No mercado de Inverno, o treinador foi a Chaves buscar o trio Battaglia, Paulinho e Assis, colocando de lado outras opções do plantel bracarense, afastou ainda o defesa-central André Pinto, capitão que tardava em renovar, protagonizou algumas conferências de imprensa inusitadas e, sem resultados, teve de enfrentar a contestação dos adeptos.

António Salvador, que em dezembro último afirmava Simão como «um treinador à Braga», deixava nas últimas intervenções transparecer que já não contava com o técnico para a próxima época.

Faltava encontrar timing para o desenlace, que acontece a quatro jornadas do final do campeonato, a um mês das eleições no clube, em que Salvador defronta António Peixoto, ex-guarda-redes de futsal conhecido por Pli, que se realizam a 27 de maio.

A mais recente «chicotada» em Braga aconteceu em 2013/14, quando Jorge Paixão substituiu Jesualdo Ferreira. No entanto, ter três treinadores na mesma época não é uma situação singular neste campeonato (Arouca, Estoril, Belenenses, Moreirense e Nacional também o fizeram em 2016/17), como não é algo inédito na era Salvador, que chegou à presidência do Sp. Braga em 2003. Em 2006/07, Carlos Carvalhal, Rogério Gonçalves e Jorge Costa passaram pelo comando técnico; em 2007/08, a época começou com Jorge Costa, mas a equipa seria orientada por Manuel Machado e terminaria com António Caldas, que subiu da equipa B.

Desta vez, a solução volta a recair sobre o técnico da equipa B, mas a aposta é, pelo menos, a médio prazo. E faz sentido para José Nuno Azevedo: «Valorizou-se o trabalho positivo na equipa B com uma promoção que é natural. Agora, há que ter paciência com o Abel. Tal como os jogadores, os treinadores têm de ser avaliados por uma sequência de jogos. Mas na primeira oportunidade que teve, ele correspondeu contra o Sporting, agora, de novo com o mesmo adversário e a jogar em casa pode voltar a correr bem.»

Maisfutebol

Bruno3429

Tamila de Ouro

Quando se fala em recordes falamos, obrigatoriamente, no nome de Tamila Holub. A nadadora portuguesa de 18 anos bateu, no inicio do mês de abril, o seu recorde pessoal dos 1500 metros livres no Open de Espanha. Com uma grande humildade, a atleta coloca-se à prova dia após dia com o objetivo de melhorar cada segundo nos seus tempos. Ao lado de Luís Cameira, Tamila tem brilhado e rendido aqueles que gostam verdadeiramente da modalidade de Natação.

A atual Campeã Nacional Absoluta começou a praticar natação aos seis anos, tendo aos 10 decidido começar a nadar ao serviço do SC Braga. A atleta confessou que foram os pais que a colocaram no desporto, apesar de não o terem praticado. Sentiram que era uma modalidade saudável para si, nunca pensando que a própria se viria a apaixonar por ele. Com a grande responsabilidade de representar o país e o SC Braga, Tamila tem na mira atingir, pelo menos, a meia-final no Campeonato do Mundo 2017, prova que será realizada entre os dias 14 e 30 de julho, na Hungria. Até à prova referida a nadadora quer melhorar, novamente, o recorde pessoal para poder se destacar numa competição onde estão presentes as melhores atletas do mundo.

A atleta olímpica espera também a sua presença em Tokyo e afirmou que, neste momento, sente-se mais preparada do que nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, justificando que agora tem mais experiência.  Nessa competição rainha da natação estará de certeza a referência de Tamila, Mireia Belmonte, nadadora que admira pela sua entrega e humildade.

Antes de cada prova, a nadadora busca a força no seu treinador Luís Cameira, elaborando ambos um plano para a respetiva competição. Segundo a atleta, Luís Cameira é um motivador nato que, sem dúvida, conhece melhor que ninguém os seus pontos fortes e fracos.

Prova do inegável valor de Tamila, é o facto de estar nomeada para o prémio Melhor Desportista Feminina nos Globos de Ouro, cerimónia que se vai realizar no próximo dia 21 de maio, no Coliseu dos Recreios em Lisboa e que distingue personalidades e trabalhos artísticos que se destacaram ao longo de 2016.

De tantas conquistas e tantos recordes, Tamila destaca a medalha de ouro conquistada no Campeonato da Europa de Juniores na prova de 1500 metros livres. Esta medalha é o espelho do valor desta referência da natação do SC Braga: de ouro!

SCBraga

Bruno3429

Bruno Carvalho e Edu nos Sub-16

Bruno Carvalho e Eduardo Ribeiro foram chamados à Seleção Nacional Sub-16, que vai disputar o Torneio Desenvolvimento UEFA 2017, entre os dias 5 e 9 de maio. Os dois Gverreiros do Minho fazem parte do lote de 20 jogadores convocados para a competição onde a equipa lusa vai defrontar as seleções da Rússia, Suécia e Turquia.

Eis a lista completa de convocados:

SL Benfica: João Monteiro, Alexandre Penetra, Bernardo Silva, Daniel Martins, Francisco Saldanha, Gonçalo Gomes, Jair Tavares, Nuno Cunha, Ronaldo Camará, Sandro Cruz e Tiago Araújo

FC Porto: Tiago Matos

Padroense FC: Rafael Pereira, Rai Pinto e Rodrigo Valente

SC Braga: Bruno Carvalho e Eduardo Ribeiro

Sporting CP: Félix Correia, Rodrigo Fernandes e Tiago Gouveia

Calendário:

5 de maio

Portugal – Suécia | 17h00 | Estádio Municipal da Guarda

7 de maio

Portugal – Turquia | 17h00 | Estádio Municipal do Farvão (Gouveia)

9 de maio

Potugal – Rússia | 11h00 | Estádio Municipal de Seia

SCBraga

Bruno3429

#12
Conheça as nomeações para a 31ª jornada da Liga
Árbitros: Hugo Miguel no Benfica, Xistra no Desp.Chaves-FC Porto

Hugo Miguel será o árbitro que vai dirigir o Benfica-Estoril, enquanto Carlos Xistra apitará o Desp. Chaves-FC Porto, divulgou o Conselho de Arbitragem.

Esta será a segunda vez que Hugo Miguel irá estar num jogo do Benfica esta época (esteve na vitória por 2-0 no Restelo). Já Xistra encontrará o FC Porto pela quarta vez, depois de ter estado no triunfo caseiro contra o Sp. Braga (1-0), na vitória em Guimarães (0-2) e no empate com os encarnados no Estádio da Luz.

No jogo do Sporting, em Braga, estará Nuno Almeida.

Nota ainda para o árbitro Hélder Malheiro, que foi identificado pela Guarda Nacional Republicana (GNR) no final do jogo Freamunde-Penafiel (1-2), após denúncias de eventual viciação de resultado, que voltou a ser nomeado para um jogo da II Liga.

Estará no Portimonense-Leixões, num jogo que coloca frente a frente uma equipa a lutar pelo título, com a subida assegurada, e outra na luta pela manutenção.

31.ª jornada:

Sexta-feira, 28 abril:

Vitória de Setúbal – Vitória de Guimarães, Manuel Oliveira (Porto).

Sábado, 29 abril:

Boavista – Tondela, Vasco Santos (Porto).

Nacional – Rio Ave, Jorge Sousa (Porto).

Benfica – Estoril-Praia, Hugo Miguel (Lisboa).

Desportivo de Chaves – FC Porto, Carlos Xistra (Castelo Branco).

Domingo, 30 abril:

Arouca – Moreirense, Artur Soares Dias (Porto).

Feirense – Marítimo, João Pinheiro (Braga).

Sporting de Braga – Sporting, Nuno Almeida (Algarve).

Belenenses – Paços de Ferreira, Rui Oliveira (Porto).

Maisfutebol

Bruno3429

SC Braga rescinde com André Pinto

A SC Braga, SAD informa que acertou com o jogador André Pinto a rescisão antecipada do vínculo contratual que unia as partes e que era válido até 30 de junho de 2017.


TUB: Transportes SC Braga x Sporting CP

O SC Braga e a TUB (Transportes Urbanos de Braga) disponibilizam ligações entre o estádio e vários pontos da cidade, antes e depois do encontro com o Sporting CP, referente à 31ª Jornada da Liga NOS. Os itinerários podem ser consultados na imagem, sendo que os horários são os seguintes:

Partidas às 17h00 de: 1 – S. Mamede D'Este (Junta de Freguesia); 2 – Cruz.to de Esporões (Farmácia); 3 – Santa Lucrécia de Algeriz; 4 – Cabreiros
Partidas às 16h45de: 2 – Monsenhor Airosa
Partidas às 17h15 de: 5 – Avenida Central
Nota: em média, entre cada paragem, o serviço demora 30 segundos. No entanto, não nos responsabilizamos por qualquer alteração de horário.

SCBraga