News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 19/04

Started by Bruno3429, 19 de April de 2017, 07:57

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Marafona quase apto mas Matheus deve segurar o lugar
Carlos Costinha Sousa

Neste momento são várias as dúvidas que se levantam certamente na mente de Jorge Simão, na preparação da equipa para o jogo do próximo domingo em Paços de Ferreira.
Depois de Marafona ter falhado o duelo com o FC Porto, no qual Matheus assumiu o lugar realizando uma exibição personalizada, consistente e que deu confiança à equipa, o guarda-redes português já treinou, ontem, integrado no grupo de trabalho, mas ainda de forma condicionada, o que indica que poderá ser opção para o duelo com os castores. No entanto, a exibição de Matheus no último jogo foi convincente e, ao que tudo indica, o treinador deve manter a aposta no brasileiro.

Mas esse não é o único desafio que o técnico tem pela frente, uma vez que a equipa está muito limitada, para esta partida, face às lesões ainda existentes de Hassan, Wilson Eduardo, Mauro e Assis, a que se juntam agora também as ausências forçadas de Baiano, Vukcevic e Rui Fonte, que terão que cumprir castigo no próximo encontro.

Se na lateral direita Marcelo Goiano renderá Baiano, com a ausência de Vukcevic no meio- -campo as opções são limitadas com apenas Rodrigo Battaglia, Gamboa e Xadas disponíveis, sendo que Jorge Simão chamou também aos treinos o jovem Loum, da equipa B, que poderá também ser opção. Na frente de ataque e perante a ausência de Rui Fonte, sobram Stojiljkovic e Rodrigo Pinho, sendo que o sérvio não tem sido opção do treinador, sendo mesmo excluído dos convocados pelo brasileiro. De qualquer forma, Pinho não estará na melhor forma física, devendo a opção recair sobre Stojiljkovic.

Correio do Minho

Bruno3429

SISTEMA VOLTA A MUDAR
Em dois meses, Jorge Simão jogou em 4x4x2, 4x3x3 e agora terá de recuperar o 4x2x3x1

Jorge Simão não tem conseguido manter-se à margem da instabilidade de resultados do Sp. Braga. Nos dois últimos meses, são inúmeras as trocas no onze e até o sistema tático já mudou mais do que uma vez. Agora, por falta de opções, o treinador deverá recuperar o 4x2x3x1 para defrontar o P. Ferreira.
Vukcevic terá de cumprir castigo e para o miolo restam Battaglia (recuperado em janeiro após a dispensa no verão) e Gamboa (elemento da equipa B que teve de ser chamado ao plantel principal após as saídas de Pedro Tiba, Xeka e Bakic). Ricardo Horta deverá entrar no onze, possivelmente com Pedro Santos a derivar para a zona central, ficando Cartabia no outro corredor. Com Baiano castigado, Marcelo Goiano também será outra das novidades.

Mas voltando ao sistema, Jorge Simão desistiu do 4x4x2 em finais de fevereiro, após os jogos diante de Benfica e V. Setúbal. Apesar da vitória em Arouca, o treinador não ficou convencido com o 4x3x3 mais musculado e contra o Chaves recuperou o 4x2x3x1. Três jornadas volvidas, o 3-3 de má memória com o Marítimo levou-o a... mexer novamente. Agora, é mesmo por obrigação que voltará a apostar num sistema mais ofensivo do que o utilizado diante de Feirense e FC Porto.

Ontem, no regresso ao trabalho, a grande novidade foi a subida ao relvado de Marafona. O guarda-redes, que falhou a receção aos dragões devido a uma contusão no joelho direito, ainda se treinou sob vigilância médica, mas poderá recuperar a tempo de ser opção em Paços de Ferreira.
Face à já referida falta de opções no meio-campo, o médio senegalês Loum foi chamado da equipa B ao treino de ontem.

Autor: Ricardo Vasconcelos

ANTÓNIO PEDRO PEIXOTO: «FICAR EM QUINTO SERIA MESMO MUITO MAU»
Candidato à presidência nem quer pensar nesse cenário

O candidato à presidência do Sp. Braga António Pedro Peixoto disse que seria "muito mau" que a equipa ficasse em quinto lugar da Liga NOS e revelou já ter desafiado António Salvador para um debate.

"Para o bem do Sporting de Braga é necessário um debate entre os dois candidatos. Já enviámos um e-mail para a candidatura de António Salvador a propor isso mesmo, estamos totalmente disponíveis. António Salvador nem há uma semana apresentou a sua lista, ainda vai a atempo, mas espero que esteja disponível para um debate porque é bom para todos e sobretudo para o clube", frisou à margem de uma visita ao ABC/UMinho.

A equipa comandada por Jorge Simão caiu para a quinta posição na última jornada depois de empatar em casa com o FC Porto (1-1), tendo sido ultrapassado pelo rival de Guimarães, mas António Pedro Peixoto disse acreditar que o Sporting de Braga "vai ficar em quarto lugar".

"O Sporting de Braga tem equipa para isso, [mas] é óbvio que eu e todos em Braga queremos mais, já não me contento com o quarto lugar. Não está a ser uma época fantástica e ficar em quinto seria mesmo muito mau, mas isso nem me passa pela cabeça", disse.

António Pedro Peixoto realçou a "elevação" da apresentação da candidatura de Salvador, mas notou que a equipa é igual à anterior e o programa "mais do mesmo".

Afirmou ainda ter ficado "surpreendido" pela inclusão do antigo dirigente do Sporting de Braga e do ABC Artur Monteiro, que nas últimas eleições apoiou o então adversário de António Salvador.

"O professor Artur Monteiro esteve na lista opositora há quatro anos, ele e outros que incluem a atual lista, [mas] não me parece que tenha mudado muita coisa", notou.

Recusou trunfos de última hora porque a sua lista "não é populista" e sobre o nome do diretor desportivo, cargo que tenciona criar se ganhar as eleições, disse que será apresentado "a seu tempo".

"O perfil está mais do que definido, mas por estratégia, opção e contingências do mercado de futebol não pode ser apresentado já, mas mais do que a pessoa é o perfil que interessa: tem que ser uma pessoa que sinta o símbolo, que saiba o que é o Sporting de Braga e que perceba o que é o futebol. O diretor desportivo é essencial num clube e nós não o temos", disse.

O candidato falava à margem de uma visita ao ABC, iniciativa que situou na sua vontade de aproximar o clube à cidade e disse ser "incompreensível que não haja uma ligação mais forte" entre os dois clubes bracarenses.

"Queremos criar uma identidade entre o clube e a cidade. O ABC, que com pouco faz muito, abriu-nos as portas e, quando esta lista vencer, vamos dizer-lhes que estamos aqui para os ajudar a vencer", disse.

Autor: Lusa

Record

JotaCC

Defesa do Gil na agenda do Braga

PROMESSA O lateral esquerdo Henrique Neto, de 19 anos, até é natural de Braga e fez parte da formação, dos iniciados aos juvenis, na "pedreira", de onde saiu em 2013, para o Gil Vicente. Já esta época, a primeira como profissional, afirmou-se na equipa de Barcelos, ao ponto de despertar o interesse do emblema que o formou. Problema para o Braga: o esquerdino também está na agenda dos "grandes" e até de clubes espanhóis, como Celta de Vigo e o Valência.
Henrique Neto está escalado para a 37.ª jornada da LigaPro, a disputar esta tarde, com o F. C. Porto B, no Estádio Jorge Sampaio, em Vila Nova de Gaia (15 horas/Porto Canal). Será o 24.º jogo da época para o defesa, um esquerdino a quem o treinador Álvaro Magalhães, ele próprio um emérito lateral com carreira nos anos 1970 e 1980, descobriu as qualidades para a função, que o jovem craque também desempenha com apetência ofensiva.

JN

JotaCC

SANTOS RECUPERA FÓRMULA ANTIGA
BRAGA Simão tem apenas dois médios para o jogo em Paços de Ferreira. Loum foi promovido da equipa B, mas será Pedro Santos a jogar no meio.

Com Vukcevic castigado e apenas dois médios disponíveis, Jorge Simão promoveu Loum (equipa B) ao plantel principal. Internacional sub-20 senegalês candidata-se à convocatória para Paços




As lesões prolongadas de Mauro e Assis, juntamente com o recente castigo de Vukcevic (viu o nono cartão amarelo da época frente ao FC Porto), vão obrigar Jorge Simão a recuperar uma fórmula do passado para o confronto de domingo (16h00) em Paços de Ferreira. Neste momento, sobram apenas dois médios no plantel principal – Gamboa e Battaglia –, pelo que ganha cada vez mais força a possibilidade de Pedro Santos se deslocar para a zona central do meio-campo e de Ricardo Horta regressar ao lado esquerdo do ataque. Aliás, foi desta forma que o Braga se apresentou frente ao Chaves (0-0), Belenenses (2-1) e Marítimo (3-3), antes de Simão apostar definitivamente em Gamboa nos jogos com o Feirense (1-0) e FC Porto (1-1). Apesar da boa resposta, o mais recente tridente do meiocampo durou apenas dois jogos, sendo interrompido pelo castigo de Vukcevic, razão pela qual Jorge Simão será, mais uma vez, obrigado a mudar o onze, algo que não preocupa o treinador. "Temos vindo a encontrar as melhores respostas para as contrariedades que vão surgindo e desta vez acontecerá o mesmo. Jogámos frente ao FC Porto com dois jogadores que começaram a época na equipa B (Artur Jorge e Gamboa), e ainda entrou mais um (Rodrigo Pinho). A qualidade do processo de formação do Braga tem preparado jogadores para serem soluções imediatas na equipa principal", referiu Jorge Simão, logo após o final da partida com o FC Porto.
Ora, essa tal solução da equipa B está encontrada: Mamadou Loum. O médio senegalês já trabalhou ontem com o plantel principal e nem sequer faz parte das opções de Abel Ferreira para a partida desta tarde frente ao Olhanense, ao contrário do que acontece com Tomás Martínez, que vai jogar hoje e vê adiado o regresso à equipa principal.
Loum está há duas época em Braga, tendo realizado, até ao momento, 37 jogos na II Liga (três golos), 18 dos quais nesta temporada. Com apenas 20 anos, este médio-defensivo foi contratado pelo Braga em 2015, depois de se ter destacado ao serviço da seleção senegalesa que participou no campeonato africano de sub-20. "É verdade que tenho o objetivo de chegar à equipa principal, mas para já estou focado na II Liga. A chamada ao plantel principal ficará para mais tarde", afirmou Loum, precisamente há um ano. Esse dia chegou ontem.


SOBRE LOUM

Descoberto no campeonato africano
Foi contratado pelo Braga em abril de 2015, depois de ter sido um dos destaques da seleção senegalesa que garantiram o segundo lugar no campeonato africano de sub-20.

Foi destaque no Mundial de sub-20
Já depois de ter assinado um contrato com o Braga até 2020, Loum participou no Mundial de sub-20. Voltou a destacar-se e ajudou o Senegal a ficar no quarto lugar – perdeu nas meiasfinais com o Brasil.

Aprendeu rápido a falar português
Lesionou-se na meia-final e chegou a Braga limitado. Por isso, na época passada só começou a jogar com regularidade em fevereiro. Apesar disso, Loum revelou que aprendeu a falar português em três meses.

Testes na Udinese e a referência de Busquets
Antes de ser contratado pelo Braga, Loum ainda fez testes na Udinese, de Itália. O senegalês considera-se um médio agressivo e tem em Busquets (Barcelona) o seu modelo de jogador.

Nasceu numa família de futebolistas
Loum nasceu numa família de futebolistas. O pai, Ousseynou Ndiaye, que era defesa-central, jogou no campeonato do Senegal, tal como o irmão mais velho.

Abandonou os estudos
O médio do Braga abandonou os estudos no nono ano, mas revelou recentemente que aconselhou os irmãos mais novos a conciliarem os ensinamentos da escola com o desporto.



DEBATE PEIXOTO DESAFIA SALVADOR

António Pedro Peixoto desafiou António Salvador para um debate. "Para o bem do Braga, é necessário um debate entre os dois candidatos. Já enviámos um e-mail para a candidatura de António Salvador a propor isso", afirmou Peixoto, que comentou ainda a apresentação da candidatura de Salvador. "Realço a elevação da apresentação, mas os nomes da lista são os mesmos do passado. Não mudou nada", acrescentou.



TREINO MARAFONA VOLTOU AO RELVADO

Ausente da receção ao FC Porto devido a uma "contusão no joelho direito", Marafona regressou ontem aos treinos, ainda que de forma limitada. O guardaredes estará, se tudo correr dentro da normalidade, disponível para a partida em Paços de Ferreira. Apesar do iminente regresso de Marafona, o Braga não poderá contar com Mauro, Assis, Wilson Eduardo, Hassan (lesionados), Baiano, Vukcevic e Rui Fonte
(castigados) para domingo.

O JOGO

JotaCC

Peixoto desafia Salvador

António Pedro Peixoto, mais conhecido por Pli, é candidato às eleições do Sp. Braga e desafiou ontem António Salvador para um debate sobre as ideias que ambos têm para o futuro do clube. "Não só espero um debate, como desafiámos a outra lista para isso. Para o bem do Sp. Braga é necessário um debate entre os dois candidatos. Já enviámos um email para a candidatura de António Salvador a propor isso mesmo porque isso só engrandece o Sp. Braga. Estamos totalmente disponíveis e queremos um debate", sublinhou Pli, numa sessão de esclarecimento que decorreu no pavilhão do ABC. O objetivo desse debate será "clarificar ideias e pontos em confronto de medidas que o senhor António Salvador propõe-se agora fazer e que não as fez em todos os outros mandatos". Além disso, o candidato disse estar disponível para adotar "as boas ideias da outra lista".
Sobre a candidatura do seu opositor, Pli realçou a "elevação e os nomes que não são mais do que a atual lista que vem de trás", falando ainda de um programa que "é mais do mesmo". "A nossa lista não é populista e não vamos aqui atirar nomes. Os atletas e treinadores têm de ser protegidos", referiu sobre possíveis trunfos de campanha, acrescentando que seria "muito mau" o Sp. Braga acabar o campeonato em 5º lugar.

RECORD

JotaCC

Braga paga multa de nove mil euros
Arremesso de objetos ditou sanção alta. Insólito: SAD Belenenses multada por ter sido insultada

Decorrida a 29.ª jornada da I Liga e a 36.ª do segundo escalão, o Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol divulgou os castigos, entre os quais se destaca uma multa ao Braga.
No encontro em casa com o FC Porto, o comportamento dos adeptos bracarenses e dos apanha-bolas custou ao clube minhoto uma sanção de 9104 euros. Especificamente, 7650 euros dizem respeito ao arremesso de objetos perigosos. "Os adeptos do clube visitado arremessaram uma cadeira e duas garrafas com água para dentro do terreno de jogo", refere o documento do CD. A entrada e permanência de materiais pirotécnicos traduziu-se numa multa de 1148 euros, enquanto o facto de os apanha-bolas terem "demorado mais de três segundos na colocação das bolas para o recomeço do jogo, desde o golo do Braga até ao intervalo" foi punido em 306 euros. Refira-se que o FC Porto também foi punido [ver página 6/7].
No Belenenses, o guarda-redes Filipe Mendes foi suspenso por três jogos pelas seguintes palavras dirigidas ao árbitro assistente: "Agora já tens o jogo no bolso, palhaço do c... Filho da p... lá fora vais levar." O Belenenses terá ainda de pagar 765 euros, numa multa algo insólita: deve-se a insultos dos adeptos... à própria SAD do clube, que a pagará.


TIAGO APOSTA NA QUALIDADE

Tranquilo na classificação, mas a pensar na aproximação ao último lugar do pódio, o Braga B desloca-se ao terreno do já despromovido Olhanense. Ainda assim, o guarda-redes Tiago Pereira não espera facilidades porque os adversários "quererão dignificar o clube". "As metas passam por manter a nossa forma de jogar e a qualidade que temos mostrado", disse sobre os objetivos arsenalistas.

O JOGO

Bruno3429

Stojiljkovic quer regressar em força

Tem sido uma época abaixo das expetativas para o sérvio Stojiljkovic. O avançado não foi convocado para os últimos dois jogos do SC Braga e procura agora voltar às opções de Jorge Simão.

Na época passada, o jogador foi o melhor marcador dos bracarenses com 15 golos obtidos (10 no campeonato) mas esta temporada leva apenas sete tentos (três no campeonato) e a inconsistência exibicional estará na origem da falta de oportunidades dada pelo treinador.

Nikola Stojiljkovic conta com a concorrência de Rui Fonte e Rodrigo Pinho, para a posição de avançado no ataque dos guerreiros do Minho.

A Bola

Bruno3429

Meia década de Paulo Tavares

O SC Braga/AAUM e Paulo Tavares assinalam, esta temporada, o redondo e especial número de cinco temporadas de ligação. Praticamente meia década depois, Paulo Tavares conta-nos o que mudou no projeto, até onde considera que pode crescer e mostra-se preparado para igual – ou maior – ciclo ao leme da equipa. Não treme – nem teme – na hora de dizer que é em Braga e no banco de suplentes, junto à quadra, que se sente feliz. "Se me quiserem cá, ficarei muitos anos", diz. Fique connosco e com o verdadeiro 'Mestre da Tática'.

Paulo, esta é a quinta temporada ao leme do SC Braga/AAUM. Que balanço faz destes cinco anos no comando?

– Penso que o balanço é extremamente positivo. Quando entramos para o clube, o SC Braga/AAUM era uma equipa que lutava para poder entrar nos play-offs e hoje, ao fim destes anos, luta para ser a terceira força do futsal nacional, logo a seguir às equipas profissionais. Penso que o temos conseguido. A isso juntamos a componente universitária, com o plantel a mais de cinquenta por cento do plantel a ser composto por jogadores universitários. Por tudo isto, penso que toda a estrutura está de parabéns.

E vamos ter mais cinco anos de Paulo Tavares?

– Eu identifico-me completamente com este clube. Primeiro porque gosto de trabalhar com jovens e depois porque me identifico com a estrutura e com as pessoas que estão à frente do clube. São pessoas sérias e com quem é possível trabalhar da melhor forma. Se me quiserem cá, seguramente que ficarei cá muitos anos (risos).

Qual tem sido o segredo para o sucesso destes último anos?

– Como disse este é um grupo muito unido. É verdade que é um plantel muito jovem, mas com muita qualidade e grande capacidade de trabalho. Deixa-me muito satisfeito a forma como colocam em prática nos jogos aquilo que lhe passamos e trabalhamos diariamente. Esse é, sem dúvida, um dos pontos fortes deste grupo.

Imagina um Paulo Tavares longe da quadra?

– Sinceramente não é fácil imaginar-me longe disto, porque gosto muito do que faço. Só me imaginaria como diretor desportivo numa estrutura profissional ou algo do género. Mas, muito sinceramente, não me vejo longe disto. O meu lugar é aqui no piso, junto dos jogadores e a traçar estratégias e planos para este grupo.

Esta entrevista que pode ler, na íntegra, na mais recente edição da revista SC Braga.

SCBraga