News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 08/04

Started by JotaCC, 08 de April de 2017, 08:21

Previous topic - Next topic

JotaCC

SC Braga vence na deslocação a Santa Maria da Feira

O SC Braga mantém o quarto lugar no campeonato, depois da vitória no jogo com o Feirense (0-1) fruto de um golo apontado por Fed Cartabia ainda na primeira parte. Marafona salvou a equipa ao deter uma grande penalidade apontada por Etebo já no decorrer do segundo tempo.
Está desfeito o "fantasma" que assolou a equipa do SC Braga nos últimos minutos do jogo com o Marítimo na jornada anterior da I Liga.

Ontem, em Santa Maria da Feira, a formação bracarense voltou a realizar uma exibição personalizada, criando espaços no último terço do terreno da formação de Santa Maria da Feira. Nota de destaque para Rodrigo Battaglia que subiu no terreno, contando com a cobertura de Vukcevic e ainda Gamboa. Este último foi a grande novidade na formação arsenalista, contabilizando o segundo jogo na equipa principal, depois de se destacar na equipa B.

No ataque, a missão ficou entregue a Rui Fonte, apoiado por Ricardo Horta e Cartabia. É por este último que se deve iniciar o destaque do jogo de ontem. O argentino facturou pelo segundo jogo consecutivo, já tinha marcado contra o Marítimo. revelou credenciais de um atleta com instinto, comprovado pela forma como respondeu a um primeiro remate de Battalgia, fazendo o primeiro golo da partida quando já estávamos na recta final do primeiro tempo.

É verdade que o SC Braga já merecia, tendo em linha de conta uma aparição mais tímida dos comandados por Nuno Manta. O Feirense só chegou à baliza de Marafona através de lances de bola parada... e sem grande perigo. Na defesa, Artur Jorge foi dando para as encomendas, muito seguro na antecipação ao avançado Vaná, sempre apoiado pela experiência de Ricardo Ferreira.

Na entrada para o segundo tempo, o Feirense correu atrás do prejuízo e mostrou-se mais atrevido no meio-campo do Braga, mas os Guerreiros do Minho nunca desviaram os olhos da baliza adversária. O encontro ganhou maior intensidade e, aos 57 minutos, Cartabia voltou a estar em destaque num cruzamento para a área e


Rui Fonte rematou para a baliza, com Vaná a salvar o golo.

À passagem do minuto 72 surgiu o lance da grande penalidade na área do Braga, com Cartabia a carregar Etebo em falta. O mesmo jogador do Feirense encarregou-se de marcar o penálti, mas aí Marafona esteve em grande plano ao defender com os pés.
A intervenção do guarda-redes do SC Braga serviu de motivação para o colectivo, que voltou a crescer na partida e assegurou a vantagem mínima até ao final do jogo. O SC Braga segue na luta pelo quarto lugar.

Jorge Simão: "Provamos que estamos vivos e bem vivos"

O SC Braga segurou os três pontos e mantém-se firme na corrida pelo quarto lugar, depois da vitória de ontem no duelo com o Feirense. "Foi um Braga mais tranquilo e mais consistente", começou por analisar Jorge Simão, em comparação com o jogo anterior. "O espírito de não desistir e continuar a insistir deixou evidente que esta equipa tem talento e quando tem estabilidade consegue produzir mais. Estamos vivos e bem vivos", vincou o treinador da equipa bracarense.

Jorge Simão recuou uma semana no tempo, para lembrar a atitude que os jogadores tiveram na fase inicial do jogo com o Marítimo. "Aqueles primeiros trinta minutos no jogo com o Marítimo foram elucidativos da ideia de jogo que temos para esta equipa. Agora, era fundamental ter um jogo mais consistente e o desempenho dos jogadores nesta partida com o Feirense foi fundamental", considerou o treinador.

"Gerimos muito bem esta fase de maior ansiedade e as melhores oportunidades foram nossas. Tirando o penálti, as melhores oportunidades foram nossas e poderíamos ter feito mais que um golo e encarar o jogo com maior tranquilidade", constatou.
O técnico do SC Braga foi ainda confrontado com a meta dos 65 pontos que estabeleceu para esta temporada e não desiste desse objectivo. "Enquanto for possível estamos na luta e vamos encarar todos os jogos para vencer", rematou.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Braga não ganha para o susto
Feira Cartabia marcou, fez um penálti, mas Marafona defendeu

O Braga não ganhou para o susto na Feira. Diante de um Feirense guerreiro, os bracarenses marcaram perto do intervalo, mas não souberam gerir o jogo e só não sofreram o empate porque Marafona defendeu um penálti.
Guardião dos minhotos defendeu um penálti, aos 72 minutos, e garantiu os três pontos à sua equipa
O jogo foi entretido, com oportunidades junto das duas balizas. Aos 30 minutos, Flávio salvou em cima da linha um cabeceamento com selo de golo de Vukcevic. Na resposta, Karamanos, solto no coração da área, rematou ao lado, mas o golo acabaria por surgir dos pés de Fede Cartabia, na recarga a uma defesa incompleta de Vaná.
Desinibidas, as duas equipas mantiveram a postura na segunda metade, com sinal mais para o Feirense. Ainda assim, os fogaceiros não se livraram de uns sustos lá atrás. Rui Fon- te esteve endiabrado, mas também perdulário. Aos 56 minutos falhou na cara de Vaná, e aos 58 tentou servir Battaglia quando estava em posição privilegiada.
Antevendo o que aí vinha, Jorge Simão pedia calma aos jogadores, mas a loucura sã no relvado continuava. O Feirense começou a acreditar e, ancorado na raça de Etebo, colecionou as suas chances.
Aliás, foi do nigeriano a melhor de todas. Aos 72 minutos, Cartabia quase borrou a pintura, ao derrubar o nigeriano na área. Valeu ao Braga o pé do guarda-redes Marafona, que parou o míssil de Etebo.

JN

JotaCC

SIMÃO DEU NEGA AO DESPEDIMENTO
No meio de uma tempestade, o Braga regressou às vitórias e somou o sexto jogo consecutivo sem perder

O Braga isolou-se no quarto lugar depois de ter vencido justamente; Feirense voltou a justificar os motivos que fazem com que seja uma das equipas do momento na I Liga



Impossível não começar esta crónica com Jorge Simão. O Braga venceu um enorme Feirense – que grande trabalho está a fazer Nuno Manta!... –, numa semana em que se multiplicaram as notícias, sem desmentidos oficiais, sobre a saída do treinador no final da época. Mais do que nunca, os arsenalistas foram uma equipa a tempo inteiro, unida, guerreira, mas que também voltou a ter aquela pontinha de sorte – ou, neste caso, o talento de Marafona – que tem faltado em alguns dos últimos jogos. Poucos dias depois de ter sido despedido (?) através dos jornais, Jorge Simão garantiu a melhor série de resultados da época para o Braga, uma vez que o triunfo de ontem significou um inédito sexto jogo consecutivo sem perder para o campeonato. É verdade que no Braga, ou pelo menos no Braga projetado por António Salvador, os três empates (V. Setúbal, Chaves e Marítimo) incluídos nesta sequência não são suficientes para tanta ambição, mas a vitória de ontem veio demonstrar, pelo menos, que os jogadores continuam ao lado do treinador. Houve entrega, qualidade de jogo e, sobretudo, uma grande capacidade de sacrifício para segurar uma vantagem curta que chegou perto do final da primeira parte através de Cartabia.
A vitória do Braga, e o regresso ao quarto lugar isolado, foi ainda mais valorizada por um excelente adversário de ontem. O Feirense voltou a justificar por que é uma das equipas do momento em Portugal; com menos recursos no plano individual, dividiram o jogo com o Braga e até podiam ter garantido outro resultado, não fosse a inspiração momentânea de Marafona a travar a grande penalidade de Etebo.
No final, a vitória minhota é justa; o Braga teve as melhores oportunidades de uma partida bem jogada, e em que Jorge Simão cumpriu a promessa, feita na véspera, de não ser homem para desistir.



MOMENTO
73'

MARAFONA SEGURA A VITÓRIA. Numa jogada de contra-ataque, Etebo sofreu uma falta de Cartabia já dentro da área. O avançado assumiu a responsabilidade de bater o penálti, mas Marafona voltou a mostrar que é um especialista na matéria. O guarda-redes justificou, mais uma vez, por que chegou recentemente a internacional português.



A Figura
Marafona: 8 Impediu Etebo de iniciar a revolução

Marafona foi o principal responsável por o Braga ter ganho três pontos ao Feirense. Além do penálti de Etebo, que defendeu por instinto (73'), já antes tinha impedido o extremo nigeriano de marcar. Aos 59', lançado por Barge, Etebo não conseguiu iludir o guardião do Braga, que afastou a bola para canto. Esses dois lances capitais tranquilizaram o Braga, que não estava por cima no jogo. Herói no final da Taça de Portugal, com o FC Porto, Marafona voltou a mostrar que tem queda para as grandes



Jorge Simão "Estamos vivos e bem vivos"
Treinador do Braga elogiou o desempenho da equipa, na ressaca do trauma do Marítimo

"Ficou evidente que a equipa tem talento e, quando consegue estabilizar, é mais consistente"

Uma jornada depois de ter construído uma vantagem de três golos em 25 minutos e acabado com um empate caseiro diante do Marítimo, o Braga venceu o Feirense pela margem mínima com uma demonstração da "qualidade" dos jogadores, elogiou Jorge Simão. "A única coisa que vem à cabeça é que aquele espírito do não desistir e continuar a insistir e a persistir alastrou-se aos jogadores. Ficou evidente que esta equipa tem talento, qualidade e, quando consegue estabilizar consegue ser mais consistente no decurso dos 90 minutos", analisou o treinador do Braga, que deixou uma palavra de elogio para os jogadores. "Demonstraram aqui que estamos vivos, e bem vivos!", declarou, grato pela resposta ao trauma do Marítimo. "Era fundamental ter um jogo consistente, mais tranquilo, a gerir todas as fases do jogo. O desempenho dos jogadores foi fundamental", analisou Jorge Simão que não perde há seis jornadas e mantém a esperança de atingir a meta dos 65 pontos: "Enquanto for possível, estamos na luta. Estamos vivos."



AMARELO EDSON FARIAS AGRIDE GAMBOA NO FINAL DO JOGO

Já depois do apito final, Edson Farias e Gamboa viram cartão amarelo por, segundo o árbitro Carlos Xistra, se terem desentendido. O momento provocou uma enorme confusão no relvado, mas as imagens televisivas, que o Braga deu eco nas redes sociais, mostram o avançado do Feirense a dar um soco ao médio arsenalista, a quem estava a cumprimentar com aparente boa disposição.



POLICIAMENTO APAF E LIGA PEDEM RESPEITO PELOS ÁRBITROS

Antes de se iniciar o Feirense-Braga, jogadores e equipa de arbitragem uniram-se, exibindo uma tarja no relvado: "Respeito pelos árbitros, policiamento obrigatório já!" Esta iniciativa da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) a que a Liga se associou, vai estender-se ao longo da jornada 28 e tem como objetivo reclamar medidas para garantir a segurança dos árbitros.



AMARELOS CARTÃO PARA QUATRO SEM BELISCAR JOGO DE DRAGÃO

O Braga partiu para esta jornada com quatro habituais titulares em risco de falharem o encontro com o FC Porto e, apesar de ter havido quatro advertências para a equipa visitante, na Feira, nenhum dos que estavam à beira do castigo foi visado pela disciplina de Carlos Xistra. Marafona, Baiano, Vukcevic e Rui Fonte escaparam sem o cartão que os afastaria e estão aptos para receber os dragões.



SUPERTAÇA BRAGA ABSOLVIDO NOS INCIDENTES EM AVEIRO

Foi arquivado pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol o processo relativo aos incidentes com adeptos do Braga, na final da Supertaça perdida para o Benfica (3-0, golos de Cervi, Jonas e Pizzi), em agosto do ano passado, disputado em Aveiro. Aquele órgão federativo entendeu absolver a SAD da Pedreira no procedimento que resultou do primeiro jogo oficial da época.

O JOGO

JotaCC

Braga isola-se no 4º lugar

› O Sp. Braga venceu ontem o Feirense por 1-0 e isolou-se no quarto lugar, agora com mais três pontos do que o V. Guimarães, que só entra em ação amanhã na receção ao Tondela. O único golo foi apontado por Cartabia, aos 41 minutos, na recarga a um remate de Battaglia defendido pelo guarda-redes Vaná. A equipa de Nuno Manta, que vencia há três jogos consecutivos, desperdiçou um penálti, com Etebo a permitir a defesa de Marafona com os pés.

DN

JotaCC

PEZINHO SALVADOR EQUILIBROU SIMÃO
Marafona defendeu penálti e impediu os minhotos de cederem um novo empate

SP. BRAGA PODERIA TER PASSADO UM JOGO MAIS TRANQUILO, MAS CARLOS XISTRA TAMBÉM PREJUDICOU

Jorge Simão, que nem queria acreditar quando Cartabia cometeu falta na área sobre Etebo, acabou por respirar de alívio quando o seu guarda-redes travou o remate do nigeriano. Numa altura em que a sua posição está em risco no comando dos arsenalistas, esta vitória acabou por impedir um novo golpe na sua trajetória e assim manter um certo equilíbrio no duelo particular com o V. Guimarães.
O Feirense, motivado por três vitórias consecutivas, foi-se mantendo na discussão do jogo e cresceu na última meia hora, muito por força das mexidas produzidas por Nuno Manta. O técnico abdicou de um defesa e abriu a frente de ataque, com Etebo a aproximar-se de Karamanos. O nigeriano revelou-se um perigo e foi assim que, depois de dois remates perigosos, acabou por conquistar o penálti. Mas aí permitiu a defesa de Marafona e gelou as aspirações do Feirense, que até ao final deixou de causar problemas aos minhotos.

Desastrados
A equipa de Simão teve uma mão cheia de situações de golo que desperdiçou, mas também se pode queixar de uma atuação desastrada de Carlos Xistra, que só no primeiro quarto de hora deixou dois penáltis por assinalar a favor do Sp. Braga. Entre os 37 e os 57 minutos, só Rui Fonte teve três boas ocasiões para marcar, duas delas paradas por Vaná, e numa outra não quis ser egoísta e tentou oferecer o golo a Battaglia, que chegou ligeiramente atrasado para desviar.


Jorge Simão
"Estamos bem vivos"

Numa semana em que, mais uma vez, viu a sua continuidade no comando dos arsenalistas posta em causa, Jorge Simão voltou a sorrir com o triunfo em Santa Maria da Feira. "O meu espírito de nunca desistir alastrou-se aos jogadores. Com tranquilidade, esta equipa é muito forte. Só tenho palavras de elogios para os meus jogadores. Estamos vivos, bem vivos", afirmou o treinador, prosseguindo: "Era fundamental termos um jogo sereno. Gerimos bem todas as fases do jogo, mesmo os minutos finais em que o Feirense arriscou mais. As melhores oportunidades de golo acabaram por ser nossas."



Marafona
"Sabia para onde ele costuma bater"

Marafona voltou a ser o herói arsenalista ao defender um penálti - o quarto esta época – e a segurar a vitória. "Estudámos o adversário e sabia para onde ele costuma bater. Especialista, eu? Não, é fruto do trabalho e por isso tenho defendido alguns penáltis", afirmou o guarda-redes, antes de fazer uma leitura do jogo. "Foi mais alarido do que perigo. O Feirense pouco fez. É uma vitória totalmente justa. Era importante ganharmos, temos sete finais e uma já passou. Queremos vencer as seis que faltam", finalizou Marafona. Já o central Flávio saiu desiludido: "Faltou-nos sorte, tivemos muitas oportunidades. Não acusámos o golo sofrido, fomos para cima com tudo. Fizemos um bom jogo. O nosso objetivo está praticamente alcançado, mas não vamos relaxar." Noutro âmbito, os arsenalistas foram absolvidos do processo aberto pelo Conselho de Disciplina da FPF, devido do comportamento dos adeptos no jogo da Supertaça.

RECORD