News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

eleições- reflexão para um Braga do futuro

Started by ric, 15 de March de 2017, 15:15

Previous topic - Next topic

ric

As próximas eleições para o SCB aproximam-se e com a possibilidade de termos dois candidatos é muito natural que haja discussão, troca de ideias e apresentação de objetivos.
António Salvador, com a experiencia acumulada e com a capacidade de poder observar áreas em que as criticas apontadas são pertinentes ( maior apoio aos associados) lá vai afinando o discurso e surge com ideias que antes não se lhe reconheciam.
Aposta na Cidade Desportiva como corolário de um cunho pessoal que deu aos seus mandatos no clube. E adianta a sua intenção de ver o Braga campeão até 2020 numa atitude arrojada e ambiciosa como marca da sua identidade.

António Peixoto, por seu turno é uma lufada de ar fresco nesta luta eleitoral e poderá ganhar mais adeptos do que o anterior candidato às eleições do SCB e que perdeu, com estrondo, com AS. Pli não quererá nem deverá cair no mesmo erro. Apoderando-se do chamamento aos sócios e na interligação com a cidade, o nóvel candidato parte como uma...aposta de futuro, talvez já a pensar que estas eleições são mero tirocínio para depois estar em condições ideais de gerir o SCB.

Mas não se pense que AS já ganhou. E acho mesmo que a candidatura de AS não deve pensar que o resultado está feito pois poderá ter alguns dissabores... penso mesmo que uma vitória com números inferiores a 80% deverá ser uma "derrota" para AS...

Posto isto, parece-me que iremos ter uma luta interessante e , sinceramente, espero que AS aceite debater ideias com o seu adversário.

E é neste debate de ideias que o SCB poderá ganhar. Porque me parece que não há ideias novas para o clube. AS conseguiu traçar metas e objetivos que tornaram o clube, nos últimos 10 anos, muito mais forte mas o caminho a seguir parece-me ser alvo de mais reflexão...
Alguns exemplos:
a)   Cidade Desportiva
É um facto a construção desta infraestrutura, alavancada com as possibilidades de apoio comunitários e outros. O Project Finance em que se baseia a construção parece-me interessante, embora não o conheça em pleno. Não falo dos 20 milhões projetados e o peso que isso poderá implicar no clube. Para mim, preocupante mesmo é o... dia a dia...ou seja, os custos mensais evolvidos numa infraestrutura deste género. Nunca ouvi falar deles! Não sei qual o montante, como vão ser conseguidos e de que forma o clube poderá ter receitas para tal.
A discussão pré-eleitoral poderá trazer pistas e é preciso saber com que linhas se coseu AS para o plano arquitetado.

B) Um Braga campeão até 2020
Este assunto , em desporto, não passa mais do que um ...desejo. Dificil projetar o sucesso desportivo e mesmo com recursos ainda se fica muito longe do resultado pretendido. Posso ser , "politicamente incorrecto" mas, sinceramente, não vejo como o Braga possa ser campeão na próxima década... Pode ser fruto de um acaso , como a nossa Final em Dublin, em que conseguimos conciliar uma série de fatores e ser forte nos momentos de decisão. Mas uma prova de regularidade, como um campeonato, sem o sustento de uma implantação forte ( leia-se lugares chave nos órgãos decisores) e sem uma massa adepta que suporte momentos menos felizes dos atletas parece-me uma luta sem fim...
Vejamos com recurso a números os últimos 6 anos do nosso clube na Liga:

Ficamos 4 vezes em 4º lugar, uma vez em 9º e outra em terceiro.
De 2015 a 2010, ficamos com esta diferença de pontos em relação ao campeão: 30;27;37;36;13;38
Para o 2º lugar:
28;24;30;35;7;17
E para o 3º lugar ( que possivelmente nem sequer dará Champions):
15;18;24;2;-;2
Resumindo, temos vindo a esbater as diferenças para o 3º lugar(emebora nos anos mais recentes fiquemos mais longe) mas o 2º e o 1º ficam a tanta, tanta distancia que me parece surrealista lá chegar.
Assim sendo, não seria preferível reassumir projetos e objetivos, partindo para a consolidação do 4º lugar e diminuir a diferença para o 3º? Não estaremos a cair  " no ridículo" ao afirmar, no contexto atual que seremos candidatos em 5 anos ao titulo?
Sinceramente, parece história de meninos e para enganar o patego... embora eu gostasse imenso que tal acontecesse....como todos nós...

b)   Captação de valores
È por demais repetida , a cantiguinha que com a Academia é que vai ser.... Não vejo como este status quo se altera pelo facto de passarmos a ter um lar e campos próprios centralizados. Seique a formação é feita de "fornadas" e que nunca podemos estar á espera de um trabalho de continuidade. Primeiro porque, mesmo na formação não conseguimos segurar uem se evidencia e depois porque, apesar de todos os propósitos, continuamos a alimentar a nossa equipa B de jovens promissores do Gana, Brasil, Coreia ou de Angola. Jovens já com a formação feita e com a idade de poder despontar para a mais alta competição. Quantos da nossa formação de base aparecem na equipa B? Qantos atletas campeões nacionais de junirors ( só há 2 anos atarás) estaõ ao serviço do clube? Alguns não estarão porque tivemos uma excecional onda de lesões?Artur Jorge alguma vez teria hipóteses caso não existissem as lesões em catadupa que tivemos?
Que prospeção vamos ter? a de captação para os escalões de formação? Ou a de aquisição de jovens valores para a equipa B visando uma evental chamada? Apostamos na vinda de um jovem brasileiro com 19 ou 20 anos ou no acompanhamento de um miúdo que faz toda a formação no clube? Que politica vamos ter? a da formação, na sua ess~encia mais restrita, em que chamamos a prata da casa e os miúdos das redondezas ou apostamos no scouting para a sedução de outros valores, já com a escola feita?
Também neste particular gostaria de ouvir os candidatos....

c)   Posicionamento do clube no contexto da organização do futebol nacional
Ao que julgo, AS tem gerido a sua magistratura sem beliscar  qualquer dos 3 grande. Dá-se com Deus e com o Diabo, procurando sinergias e gerindo as fraquezas alheias. Aliar-se ao 3G procurando ser um 4ºG será a estratégia certa? Ou procurar a reunião dos mais pequeno, no sentido de os fortalecer e lutar pela afirmação dos clubes pequenos fora da subservi~enciA dos 3g? Vamos lutar pela dgnificação de todos os clubes, procurando ser justo nos prémios e , pro exemplo, na distribuição dos valores da Tv ou vamos continuar a apoiar uma politica em que os grandes serão cada vez maiores e os pequenos cada vez mais pequenos? Vamos querer uma clarificação de estratégia ou manter a atual ?
Mais assuntos para discussão eleitoral...

d)Modalidades amadoras

O clube tem vindo a afrmar-se nas modalidades amadoras. Procurando a responsabilização das secções, sobretudo no capitulo financeiro, que SCB vamos ter? a de afirmação de uma ou duas modalidades como "de aposta" ou a disseminação do ecletismo, procurando jogar tudo mas sem capacidade para ...chagar alto? O que será a aposta no futsal? E no futebol de praia? Uma montra do clube mas que não consegue mais do que posicionar-se logo a seguir aos...do costume? A experiencia do futsal mostra que só um muito mairo investimento conseguirá que a nossa equipa chegue ao titulo. E no futebode praia, os títulos nacionais serão sufiecientes? Os internacionais não serão aposta? E será que as mais valias destas apostas podem ser significativas? Não estaremos aqui a dispender dinheiro a mais que poderia ser canalizado para outras modalidades onde nos ficamos pelas equipas juniores e que nos séniroes não chegamos lá? Qual a posição e forma de encarar a competição para o basquete, o voleibol e o atletismo? Aposta-se na formação, trabalha-se bem mas a "prata da casa" é insuficiente para chegar alto nos séniores... Não apostaremos mais forte para dar seguimento e visibilidade a modalidades que "param" nos séniores? Nas modalidades em que formamos atletas para depois , em idade sénior, os ceder a outros clubes ?
Outra questão que gostaria de ver respindida pelos candidatos?
d)   Assistência, estadio, sócios
Já ouvimos falar muito das condições do estadio e das propostas para alterar o status quo. AS veio agora, lembrar-se que os sócios têm razão quando questionam as condições de acesso, estacionamento, bares, etc. O que foi feito? Alguma vez foi pensada a forma de minorar estas carências? O clube cresceu enormemente no setor desportivo masmantém vícios de clube amador...
De que forma aposta na promoção do clube e no aumento das assistências? Mantendo bilhetes altos e fazendo pagar as crianças?
Que clube vamos querer para o futuro?

e)   Finanças
Tenho para mim que qualquer clube em Portugal não sobrevive sem receitas extraordinárias , ou seja, vendas de atletas. Comprar barato e rentabilizar ( ver alínea acima) é o segredo e neste particular o Braga tem sido exímio. Co sangrias de atletas a toda a hora, tem conseguido manter uma estrutura capaz e substituir com mestria  quem vai sendo vendido.
Mas que plano tem o clube como "plano B"? e se, por acaso, 3 ou 4 épocas não correm á feição e não temos ninguém para vender? Será que o empresário do costume nos continuará a "ajudar"? Ou caduca o seu apoio ao clube na era pós AS?
Dou por mim a pensar se não estaremos a andar depressa demais, quer na criação de uma estrutura gigante e muito cara e que em anos de "seca" nos poderá ser prejudicial...
E já agora, qdo se promete uma auditoria às contas para conhecermos o correto estado das mesmas ...
Também aqui gostaria de ouvir o que os presidentes têm a dizer...

Ao longo deste "longo texto" , deixei ficar aqui preocupações de muitos associados. Muitos assuntos são quase Tabu e outros podem ser classificados de "delicados". Podem ainda ser conotados com excesso de otimismo. Outros de "quem não arrisca não petisca"...
Sei perfeitamente que a pensar pequeno nunca teriamos chegado onde chegamos... mas sei que é fácil passar-se de bestial a besta e do 8 ao 80... O clube já não é nem nunca mais vai ser o Braguinha dos 300 mesmo com toda a carga simpática neste nome. Depois de AS , o Braga é outro. Não me parece que voltemos a tempos idos mas devemos estar atentos e cautelosos. O arrojo é arma dos vitoriosos mas também são eles que mais caiem a pique...
Por esta razão, devemos todos ser chamados a dar opinião e a exigir que o clube saia da redoma e se mostre, capaz de ter objetivos partilhados .
Longe de pensar que este período eleitoral vai ser montra de vaidades ou lavagem de roupra suja, parece-me que estamos no tempo de pensar o nosso Braga...

f

tiago1992

Sr. administrador existe um topico sobre as eleições...Penso que só lhe ficaria bem respeitar as regras do forum...

ric

#2
Quote from: tiago1992 on 15 de March de 2017, 21:38
Sr. administrador existe um topico sobre as eleições...Penso que só lhe ficaria bem respeitar as regras do forum...
100% DE RAZAO. VOU MUDAR. tranco este tópico. mudo o post para o tópico das eleições