News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Mercado de Verão 17/18 (Resumo 1º página)

Started by Zav, 09 de March de 2017, 13:21

Previous topic - Next topic

JotaCC

Eu so consegui ver o jogo contra o Aves e do que vi, vi um esquema há "Fonseca", defesas laterais a fazerem os corredores, centrais a abrirem para o médio mais defensivo se posicionar no meio e alas a jogarem por dentro perto dos avançados.

HenDua

Quote from: rpo.castro on 21 de July de 2017, 18:22
Mas desde quando  um 4-3-3 afasta mais os sectores que o nosso 4-4-2?

O que eu quis dizer foi que, na minha opinião, mudar para um 4-3-3 não resolve os nossos problemas nomeadamente o facto de termos, segundo alguns, um fosso entre o meio campo e o ataque.

Quote from: rpo.castro on 21 de July de 2017, 18:22
É que isto não é o 4-4-2 clássico e os extremos jogam bem abertos e subidos. Além disso num 4-3-3 o médio ofensivo tem muito maior construção de jogo enquanto no nosso modelo tem de passar pelos extremos. Aliás os nossos extremis nem são considerados médios mas sim avançados pelo maioria de imprensa e afins.

Eu por acaso acho que o 4-4-2 tem mais potencialidades para o futebol de posse e construção de jogo, principalmente com os laterais subidos a abrirem linhas de  passe e a libertarem os alas para poderem explorar o centro do terreno.
O 4-3-3 normalmente é melhor para explorar o contra a ataque mas claro, tudo depende de equipa para equipa, um 4-3-3 à Barça é muito diferente de um 4-3-3 se uma equipa mais fraca que joga com três motas na frente à procura do contra a ataque rápido.

Um 4-3-3 com um médio ofensivo não encaixa na ideia de Abel que gosta dos laterais muito subidos, fica depois a faltar um trinco para fechar com os centrais.

Os nossos extremos do que se viu na pré época fazem muito trabalho defensivo e não estão no corredor acampados à espera da bola longa para a velocidade, eles vêm buscar jogo e cortam para o meio para auxiliar na circulação de bola, abrir linhas de passe e deixar o corredor livre para os laterais arrancaram.

Quote from: rpo.castro on 21 de July de 2017, 18:22
Mas de começou com este modelo, se se dispensou Martínez, se nunca se andou atrás de um pivot, não era agora que se mudava tudo. Mas ou Abel anda a esconder o jogo ou o início vai ser doloroso.

Se, friso  o se, jogassemos em 4-3-3 seria com um trinco e dois médios pressionantes, estilo todo o terreno, à frente, por isso não seria necessário um jogador dessas características.
Não estou a ver o Abel a jogar com dois médios mais defensivos atrás e com um número 10 porque primeiro  condiciona a subida dos laterais tal como eles sobem neste momento, e segundo complica a pressão que temos feito sobre a bola mesmo atrás do meio campo adversário, que é feita em bloco.

100%SCB

Quote from: HenDua on 21 de July de 2017, 18:05
E não compreendo a logica: dizem que não temos extremos e querem jogar em 4-3-3 em que os extremos são fulcrais?
Dizem que jogamos com uma grande distância entre o meio campo e o ataque e tirar um homem do meio campo e por outro no ataque vai resolver o problema?

Estamos a uma semana de um jogo importantíssimo e querem começar tudo de novo e implementar um esquema tático diferente? Se este não está a resultar para já não vai ser a muda-lo que iremos melhorar mais rapidamente.

É o que eu digo, daqui a pouco estão a olhar para os treinadores que estão do desemprego. Ainda vou ver aqui pessoal a dizer que o Jorge Simão está livre...
Eu disse que não temos extremos que joguem bem por dentro. Não disse que são fracos, pqp.

Dos nossos extremos P. Santos em boa forma encaixa neste 442, se F. Martins conseguir adaptar-se pode encaixar e Xadas tambem.

Neste 4-4-2 os extremos jogam por dentro. Isto não é o 4-4-2 clássico.

Num 4-3-3 os extremos jogam mais encostados á linha e podem cruzar ou flefir para dentro.

E é muito diferente começar a jogada já no meio ou fletir da linha para o meio... a primeira é bem mais dificil.
FORÇA BRAGA

NightHawk

#4003
Quote from: rpo.castro on 21 de July de 2017, 17:51
Quote from: NightHawk on 21 de July de 2017, 15:17
Quote from: Duarte on 21 de July de 2017, 14:52
Relembro que o descalabro da época passada começou por se ter feito toda a pré época em 4x3x3 e depois, devido à pressão dos adeptos e consequentemente da imprensa, se ter mudado para 4x4x2 sem qualquer preparação de fundo para jogar nesse sistema.

Este ano, por aqui, já começa a acontecer o mesmo, mas em sentido inverso.

...
Podes ter um plantel com esses jogadores e rezar para que joguem bem mas ter entre Horta, P. Santos e Wilson em campo (2 dos 3) e esperar que façam um bom jogo é esperar demais. Xadas e Fábio ainda estão em adaptação e vamos ver como corre. De resto, o argumento de terem jogado bem no passado já não se aplica a Baiano, Goiano e afins? Ou o Lima?

Pois então quem sugeres que o Braga contrate para as posições de médio ofensivo que sejam melhores que esses e que custem um valor que o Braga possa pagar?

É muito fácil pedir jogadores, o problema é ter guito...

E já agora, fizemos muitos jogos com P. Santos e Wilson de cada lado e ganhamos muitos jogos à custa da qualidade individual de ambos. Praticamente toda a primeira volta foi à custa deles que ganhamos muitos jogos. Os que não foram decididos por um destes 2 foram decididos pelo Fonte ou pelo Horta. Não é por acaso que os 4 foram os melhores marcadores da equipa e a quebra que tivemos foi muito por culpa das lesões de P. Santos e Wilson...

Não estou a dizer que são os melhores do mundo mas também não são a "cambada de bandalhos", parafraseando Alan, que vocês querem fazer passar. Que Josué era um upgrade? era sim senhor, mas é preciso dinheiro, e muito.

O Lima já não tem a frescura de outros tempos, a idade não perdoa. Os 2 laterais fizeram uma época muito boa com PF e uma desastrosa com Peseiro e Simão. Não são tão maus como o povo os quer pintar, aliás, para mim tinham ambos lugar no plantel, nem que seja a suplentes (que é o caso do Goiano).

100%SCB

Por exemplo, Krovinovic que encaixa bem melhor que qualquer um que temos não seria assim tão caro, comprando apenas por exemplo, 60% do passe.
Paulinho do portimonense tambem era uma opção melhor para este 4-4-2 que o Horta ou Wilson.
Etebo.
Pedrinho do Paços.

Estes só em Portugal...
FORÇA BRAGA

rnmc

Quote from: 100%SCB on 21 de July de 2017, 20:13
Por exemplo, Krovinovic que encaixa bem melhor que qualquer um que temos não seria assim tão caro, comprando apenas por exemplo, 60% do passe.
Paulinho do portimonense tambem era uma opção melhor para este 4-4-2 que o Horta ou Wilson.
Etebo.
Pedrinho do Paços.

Estes só em Portugal...

Nenhum deles é assim tão barato quanto isso, o Krovi preferiu ir para o benfica nao havia nada a fazer, o etebo nao me parece que encaixasse. Do pedrinho gosto muito mas acredito que o Paços nao peça pouco por ele...

Se calhar se o Horta ainds tivesse no Setúbal aparecia aí na tua lista  ;D

HenDua

100% SCB, não me estava a dirigir a si particularmente.

NightHawk

#4007
Quote from: 100%SCB on 21 de July de 2017, 20:13
Por exemplo, Krovinovic que encaixa bem melhor que qualquer um que temos não seria assim tão caro, comprando apenas por exemplo, 60% do passe.
Paulinho do portimonense tambem era uma opção melhor para este 4-4-2 que o Horta ou Wilson.
Etebo.
Pedrinho do Paços.

Estes só em Portugal...

O Krovinovic não tivemos $$ para ele, foi para o Benfica, não conta. Não percebo as tuas contas de 60% do passe. Nós quisemos o jogador, o Benfica apareceu deu mais $$ ao Rio Ave e ao jogador e levou-o. Qual é a dúvida?

Paulinho, Pedrinho e Etebo são melhores que os 4 que temos? A sério que pensas isso?

Os 3 são tão bons que continuam nos clubes onde estão, ninguém os foi buscar ainda.

Reconheço qualidade e potencial aos 3, mas nenhum deles me parece sequer superior a Fábio Martins, Pedro Santos, Wilson ou Horta...

Desses só o Etebo poderia equacionar ser titular na nossa equipa e mesmo assim não era indiscutível.

É o que eu digo, para jogadores com potencial já temos muitos aqui. Precisávamos era um craque que viesse para ser titular. De caras e com provas dadas só vejo o Josué.

Já agora, se o Paços quer 5M pelo Welthon (valor incomportável para nós) de certeza que não pede menos de 3 ou 4M pelo Pedrinho. Valor esse também incomportável.

Era bom que fosse assim tão fácil...

100%SCB

Quote from: repost on 21 de July de 2017, 20:30
Quote from: 100%SCB on 21 de July de 2017, 20:13
Por exemplo, Krovinovic que encaixa bem melhor que qualquer um que temos não seria assim tão caro, comprando apenas por exemplo, 60% do passe.
Paulinho do portimonense tambem era uma opção melhor para este 4-4-2 que o Horta ou Wilson.
Etebo.
Pedrinho do Paços.

Estes só em Portugal...

Nenhum deles é assim tão barato quanto isso, o Krovi preferiu ir para o benfica nao havia nada a fazer, o etebo nao me parece que encaixasse. Do pedrinho gosto muito mas acredito que o Paços nao peça pouco por ele...

Se calhar se o Horta ainds tivesse no Setúbal aparecia aí na tua lista  ;D
Não aparecia porque nunca gostei muito do Horta, mas pensei que fosse melhor do que o que é.
Quote from: NightHawk on 21 de July de 2017, 20:36
Quote from: 100%SCB on 21 de July de 2017, 20:13
Por exemplo, Krovinovic que encaixa bem melhor que qualquer um que temos não seria assim tão caro, comprando apenas por exemplo, 60% do passe.
Paulinho do portimonense tambem era uma opção melhor para este 4-4-2 que o Horta ou Wilson.
Etebo.
Pedrinho do Paços.

Estes só em Portugal...

O Krovinovic não tivemos $$ para ele, foi para o Benfica, não conta. Não percebo as tuas contas de 60% do passe. Nós quisemos o jogador, o Benfica apareceu deu mais $$ ao Rio Ave e ao jogador e levou-o. Qual é a dúvida?

Paulinho, Pedrinho e Etebo são melhores que os 4 que temos? A sério que pensas isso?

Os 3 são tão bons que continuam nos clubes onde estão, ninguém os foi buscar ainda.

Reconheço qualidade e potencial aos 3, mas nenhum deles me parece sequer superior a Fábio Martins, Pedro Santos, Wilson ou Horta...

Desses só o Etebo poderia equacionar ser titular na nossa equipa e mesmo assim não era indiscutível.

É o que eu digo, para jogadores com potencial já temos muitos aqui. Precisávamos era um craque que viesse para ser titular. De caras e com provas dadas só vejo o Josué.

Já agora, se o Paços quer 5M pelo Welthon (valor incomportável para nós) de certeza que não pede menos de 3 ou 4M pelo Pedrinho. Valor esse também incomportável.

Era bom que fosse assim tão fácil...
Não estou a dizer que são melhores que o Wilson por exemplo, mas encaixam bem melhor que o Wilson, porque jogam melhor por dentro.

Opiniões e tenho de respeitar as vossas. Mas Horta não é superior ao Aaron Niguez que esteve cá com PF.

Roman tambem me parece ser um jogador com caracteristicas para este 4-4-2. Se iria jogar bem? Não sei, mas tem características para isso...

Espero que Xadas e Fábio expludam e que P. Santos melhore, se tal não acontecer não me parece que a época corra bem...
FORÇA BRAGA

rnmc

De qualquer das maneiras tenho a certeza absoluta que o Abel sabe bem mais o que cada jogador pode dar à equipa em cada sistema do que qualquer pessoa aqui no fórum.

Confiança a 100% no nosso mister

Olho Vivo



Quote from: repost on 21 de July de 2017, 21:41
De qualquer das maneiras tenho a certeza absoluta que o Abel sabe bem mais o que cada jogador pode dar à equipa em cada sistema do que qualquer pessoa aqui no fórum.

Isso, de certeza...


Enviado do meu ZTE BLADE A512 através de Tapatalk


mot

Quote from: JotaCC on 21 de July de 2017, 18:27
Eu so consegui ver o jogo contra o Aves e do que vi, vi um esquema há "Fonseca", defesas laterais a fazerem os corredores, centrais a abrirem para o médio mais defensivo se posicionar no meio e alas a jogarem por dentro perto dos avançados.

Eu vi mais jogos, incluindo este último com o Angers que me pareceu o verdadeiro ensaio final, e é tal como descreves. Alterna apenas o médio que recua para fazer o 3 da saída a jogar, sendo que o 2o médio fica mais à frente e numa linha imediatamente anterior aos alas que fletem no meio e atrás dos avançados. Laterais a abrir na frente. Alternamos entre saída a jogar em circulação/construção e passes em profundidade, principalmente pelo Raul e Fransergio. Depois há que juntar tb as movimentações dos avançados.

Isto é meramente o desenho teórico que se vai percebendo, claro que o fundamental é a dinâmica que se consegue imprimir a esse desenho, e penso que é aqui que vamos naturalmente crescer, em virtude essencialmente do crescimento físico dos jogadores, mas também das rotinas de jogo que vão ganhando, afinal de contas ainda temos umas quantas caras novas no plantel e várias delas a entrar no 11 inicial (entre 5 a 6, 50% do 11).

Saudações Braguistas!
SCB - Simply Choose the Best

A.COSTA

Josué a treinar à parte. Que desperdício.
[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo

rnmc

Quote from: A.COSTA on 23 de July de 2017, 00:46
Josué a treinar à parte. Que desperdício.

Nao tenho pena nenhuma, havia acordo entre Braga e Porto ele é que quis interromper tudo. Queria mais dinheiro, arriscou e para já está a perder, é a lei da vida...


Pé Ligeiro

Foram contratados para a equipa B dois gémeos Nuno (defesa esquerdo) e Manuel Namora (ponta de lança) e quer-me parecer que o Manuel Namora, pelo desempenho que teve nos juniores do Rio Ave (34 golos em 2 épocas, dos quais, 21 golos na última), poderá a curto prazo, (quem sabe ainda esta época) saltar para a equipa A. Para já, nos jogos particulares, já está a faturar como gente grande...
BRAGA SEMPRE MAIS!

Braga supporter

Quote from: repost on 23 de July de 2017, 02:14
Quote from: A.COSTA on 23 de July de 2017, 00:46
Josué a treinar à parte. Que desperdício.

Nao tenho pena nenhuma, havia acordo entre Braga e Porto ele é que quis interromper tudo. Queria mais dinheiro, arriscou e para já está a perder, é a lei da vida...
É legítimo que o jogador procure fazer o melhor contrato possível. A nós resta-nos esperar sem entrar em loucuras .SÓ ESPERO É QUE NÃO VENHA A SER APRESENTADO MAIS LOGO NOS ESPANHÓIS.

Enviado do meu SM-A500FU através de Tapatalk


Mais Norte

#4016
Os sistemas de jogo de Abel e de P. Fonseca são semelhantes, mas não são uma réplica um do outro. Nem são servidos, pelo menos para já, por jogadores semelhantes.

P. Fonseca preferia ter um médio fixo mais defensivo, à semelhança de Assis, e era o outro médio que se ocupava quase sempre de tarefas mais ofensivas.

Abel, dispondo de Fransérgio, Danilo e Vukcevic, opta por colocar estes jogadores em detrimento de Assis (uma espécie de Mauro de PF que foi o escolhido para jogar a final da TP, talvez por ser contra o Porto). Com Abel também é um médio que vem buscar jogo, consoante o seu posicionamento em campo, mas é normalmente Fransérgio, e agora Danilo, quem recua e que avança em tabelas pela zona central ou que lança as alas ou os laterais com passes longos.  Danilo e Fransérgio fazem melhor esta tarefa do que Vukcevic.

Fransérgio, Danilo e também Vuk são jogadores muito móveis e verticais, sobretudo os dois primeiros. Dão sempre velocidade e verticalidade ao jogo. Jogam para a baliza.

É certo que PF também jogava com a dupla Vuk/Luis Carlos mas este jogador fazia muito bem a temporização e a circulação do jogo. Pautava os tempos e a distribuição. Acrescentava ao meio campo mais futebol jogado. E tempo de posse de bola. Assis, em minha opinião, "é muito mais" Mauro do que Luiz Carlos.

P. Fonseca também podia aproveitar as características de Boly que subia bem no terreno, às vezes até demais, ajudando a lançar os ataques.

Raúl e Fransérgio colocam bem a bola à distância e essa é uma virtualidade que pode ser bem aproveitada por Esgaio e por Jefferson.

Quanto aos alas, concordo com 100%SCB.

Fábio Martins quando estava na equipa B gostava de partir em diagonal, da linha para o meio. Ele ou um seu ex-treinador chegaram a afirmá-lo, dizendo que trabalhou muito essa forma de abordar o jogo, considerando-a como uma mais-valia. É bom num um para um, mas precisa de espaço para correr e driblar em corrida. Curiosamente, penso que Xadas, que também faz bem esse movimento de diagonal, tem características para se adaptar mais depressa ao novo processo. Move-se melhor em espaços mais curtos.

Pelo contrário, dos outros alas, há que contar com eles, e eu conto e acredito nas suas capacidades, penso que W. Eduardo é capaz de ser aquele que melhor se poderá adaptar a esta forma de jogar.

As combinações alas/laterais também têm que ser mais trabalhadas e penso que aí ainda vamos ter grandes progressos.

Não partilho a ideia de que os sectores estejam a jogar muito afastados como já foi referido. Penso mesmo que acontece o contrário, pelo menos enquanto a condição física da equipa o permite. Quando as pernas e a cabeça falham é que é o diabo. Até aí a equipa joga num pressing muito intenso, procurando chegar rapidamente ao golo, facto que não tem acontecido.

Fransérgio e Vuk estavam a acertar agulhas quando o segundo se lesionou. Veio Danilo que constitui, no modelo de Abel, um reforço de qualidade e que está num processo acelerado de pré-época. Chegou, jogou logo no dia seguinte e foi titular contra os franceses (fruto da lesão de Vuk). Do bom desempenho dos dois MC vai depender muito a coesão da equipa. Temos jogadores de qualidade para uma boa prestação neste aspecto.

Até ao jogo com o Angers as cargas físicas foram muito intensas e, a partir daí, foram certamente aliviadas. O tempo da "pancada regeneradora" deve ter terminado aí para a maioria dos jogadores. A equipa vai chegar ao jogo com frescura e também em boas condições físicas e mentais.

E se a pré-época terminou, o mercado de Verão ainda não. Vamos ter saídas. E entradas?

Fechámos os GR, a defesa e os MC.

Daí para a frente a equipa parece estar em aberto.

O Mercado de Verão continua.






100%SCB

Quote from: Mais Norte on 23 de July de 2017, 15:08
Os sistemas de jogo de Abel e de P. Fonseca são semelhantes, mas não são uma réplica um do outro. Nem são servidos, pelo menos para já, por jogadores semelhantes.

P. Fonseca preferia ter um médio fixo mais defensivo, à semelhança de Assis, e era o outro médio que se ocupava quase sempre de tarefas mais ofensivas.

Abel, dispondo de Fransérgio, Danilo e Vukcevic, opta por colocar estes jogadores em detrimento de Assis (uma espécie de Mauro de PF que foi o escolhido para jogar a final da TP, talvez por ser contra o Porto). Com Abel também é um médio que vem buscar jogo, consoante o seu posicionamento em campo, mas é normalmente Fransérgio, e agora Danilo, quem recua e que avança em tabelas pela zona central ou que lança as alas ou os laterais com passes longos.  Danilo e Fransérgio fazem melhor esta tarefa do que Vukcevic.

Fransérgio, Danilo e também Vuk são jogadores muito móveis e verticais, sobretudo os dois primeiros. Dão sempre velocidade e verticalidade ao jogo. Jogam para a baliza.

É certo que PF também jogava com a dupla Vuk/Luis Carlos mas este jogador fazia muito bem a temporização e a circulação do jogo. Pautava os tempos e a distribuição. Acrescentava ao meio campo mais futebol jogado. E tempo de posse de bola. Assis, em minha opinião, "é muito mais" Mauro do que Luiz Carlos.

P. Fonseca também podia aproveitar as características de Boly que subia bem no terreno, às vezes até demais, ajudando a lançar os ataques.

Raúl e Fransérgio colocam bem a bola à distância e essa é uma virtualidade que pode ser bem aproveitada por Esgaio e por Jefferson.

Quanto aos alas, concordo com 100%SCB.

Fábio Martins quando estava na equipa B gostava de partir em diagonal, da linha para o meio. Ele ou um seu ex-treinador chegaram a afirmá-lo, dizendo que trabalhou muito essa forma de abordar o jogo, considerando-a como uma mais-valia. É bom num um para um, mas precisa de espaço para correr e driblar em corrida. Curiosamente, penso que Xadas, que também faz bem esse movimento de diagonal, tem características para se adaptar mais depressa ao novo processo. Move-se melhor em espaços mais curtos.

Pelo contrário, dos outros alas, há que contar com eles, e eu conto e acredito nas suas capacidades, penso que W. Eduardo é capaz de ser aquele que melhor se poderá adaptar a esta forma de jogar.

As combinações alas/laterais também têm que ser mais trabalhadas e penso que aí ainda vamos ter grandes progressos.

Não partilho a ideia de que os sectores estejam a jogar muito afastados como já foi referido. Penso mesmo que acontece o contrário, pelo menos enquanto a condição física da equipa o permite. Quando as pernas e a cabeça falham é que é o diabo. Até aí a equipa joga num pressing muito intenso, procurando chegar rapidamente ao golo, facto que não tem acontecido.

Fransérgio e Vuk estavam a acertar agulhas quando o segundo se lesionou. Veio Danilo que constitui, no modelo de Abel, um reforço de qualidade e que está num processo acelerado de pré-época. Chegou, jogou logo no dia seguinte e foi titular contra os franceses (fruto da lesão de Vuk). Do bom desempenho dos dois MC vai depender muito a coesão da equipa. Temos jogadores de qualidade para uma boa prestação neste aspecto.

Até ao jogo com o Angers as cargas físicas foram muito intensas e, a partir daí, foram certamente aliviadas. O tempo da "pancada regeneradora" deve ter terminado aí para a maioria dos jogadores. A equipa vai chegar ao jogo com frescura e também em boas condições físicas e mentais.

E se a pré-época terminou, o mercado de Verão ainda não. Vamos ter saídas. E entradas?

Fechámos os GR, a defesa e os MC.

Daí para a frente a equipa parece estar em aberto.

O Mercado de Verão continua.
Concordo com tudo.

Tenho algumas dúvidas em relação aos DC porque Rosic não dá garantias e Bruno Viana parece-me e do que conhecia dele mais um Rosic, ou seja não dá garantias. Embora ache o Bruno superior ao Rosic.

E aliado a isto Ricardo Ferreira está sempre lesionado.

Outra coisa que devia ou podia ser alterada é a liberdade dada aos médios, principalmente a Fransérgio.

Fransérgio é um médio muito bom com bola, com boa visão e capacidade de passe, mas além disso tem chegada ás zonas de finalização.
Por exemplo, no Maritimo vi muitas vezes Fransérgio a aparecer na área ao segundo poste, nas linhas para cruzar etc.

Penso que seria bom emprestar-mos o Paulinho a uma equipa da Liga e vender um dos PL (Hassan/Stoi ou até Fonte). E com isto abria-se uma vaga para Welthon que é um PL muito completo. Remata bem, bate livres, é rápido, é bom tecnicamente e finaliza bem.
FORÇA BRAGA

Enorme1921

O Josué está neste momento na Turquia.  :-\

carvalhalaocomando

Pessoal, acham q o joan roman vai ficar?
vi no insta dele q estava em braga