News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 02/02

Started by Bruno3429, 02 de February de 2017, 08:20

Previous topic - Next topic

Bruno3429

SC Braga: Federico Cartabia convocado para o jogo em Vila do Conde
Paulo Machado

O médio Federico Cartabia é a principal novidade na lista dos convocados do SC Braga para o jogo desta noite com o Rio Ave. O futebolista treinou ontem pela primeira vez e, face a ausência de Wilson Eduardo por lesão, foi convocado por Jorge Simão para o duelo com os vilacondenses.

O treinador comentou, ontem, a chegada do médio argentino, que veio por empréstimo do Deportivo da Corunha. "É um jogador que já estava a ser seguido pelos radares do Braga há algum tempo, muito antes de mim. Foi uma oportunidade de mercado que proporcionou, pois o Cartabia é um jogador de corredor, com um bom pé esquerdo e com velocidade. Veio para nos ajudar numa posição que está um pouco carenciada pelo facto do Wilson enfrentar uma lesão condicionada em relação ao período de recuperação", comentou Jorge Simão.

Na lista dos eleitos do SC Braga para o jogo desta noite há a destacar ainda a chamada do jovem Gamboa, que tem sido um atleta em destaque na equipa B. A chamada destes jogadores visam colmatar as saídas de de Battaglia (castigado) e Xeka (transferido para o Lille, por empréstimo).

Jorge Simão: "Sentimos a pressão dos adeptos como se fosse positiva"

Liga Europa, Taça de Portugal e Taça da Liga. Tudo faz parte do passado para o SC Braga e, agora as atenções estão voltadas a cem por cento no campeonato, começando pelo jogo desta noite com o Rio Ave. "A pior coisa que pode acontecer é chorar sobre o leite derramado. Já passou", é desta forma que Jorge Simão arruma a questão em relação à derrota na final da Taça da Liga, destacando "o muito que ainda há para conquistar" e sem tempo para fazer grandes balanços.

"Numa equipa como o Braga, que tem a possibilidade de fazer jogos com uma frequência muito curta, quer as comemorações no caso de sucesso e o luto no caso de insucesso tem de ser um processo muito mais rápido. Jogamos dois a três dias e esse processo tem de ser rápido. Falamos o que tínhamos para falar, analisámos o que tínhamos para analisar e o luto está feito", salientou Jorge Simão.

Quanto ao futuro, "há muita coisa para conquistar esta época, muitos pontos que podemos conquistar e valorizar os jogadores ao fazer belíssima campanha o rumo à meta dos 65 pontos. O jogo com o Rio Ave é mais uma possibilidade para somar três pontos e caminhar em direcção aos 65", salientou o treinador.

Confrontado com o ataque ao terceiro lugar, que abre as portas da Liga dos Campeões, Jorge Simão mantém em aberto o cenário. "Aquilo que nos comprometemos é a luta pelos 65 pontos. A possibilidade de juntamente com essa luta continuar na luta pelo pódio não vamos descurar. Sentimos a pressão dos adeptos como se fosse positiva, mal seria se estivesse num clube sem pressão. Todos os treinadores e jogadores trabalham para chegar a um clube com este tipo de pressão e sentimos isso de forma positiva. Ninguém mais do que os jogadores e treinadores sente essa pressão, e acaba por ser positivo. Quem anda neste meio se não quer sentir pressão, então, treinaria no distrital e mesmo aí não é de todo sem pressão. Aceitamos a exigência que nos é colocada e nós próprios colocamos exigência no que fazemos", disse.

Com o mercado de transferências encerrado, Jorge Simão tem a convicção que "tudo foi feito para tentar encontrar as melhores soluções para que nos permitisse nesta segunda metade da época, com apenas 16 jogos pela frente, ter um lote de jogadores e fazer frente aos desafios que aí vem. Só só 16 jogos e é diferente do que estar a lutar em quatro frentes desportivas e daí o número de jogadores foi substancialmente reduzido e os que estão cá sintam que têm um papel determinante a desempenhar para conseguir os objectivos da época", salientou.

Numa abordagem ao jogo desta noite com o Rio Ave. Simão destaca as alterações efectuadas nos dois clubes, encarando como "processo natural" e a equipa estará em condições de dar a melhor resposta ao abrigo da exigência que o próprio assume.

Correio do Minho

Bruno3429

ANTÓNIO SALVADOR: «FIQUEI MAGOADO COM O PRESIDENTE DO SPORTING»
Líder dos minhotos aborda contratação de André Pinto

O presidente do Sporting de Braga, António , disse esta quarta-feira, em entrevista à Sport TV, ter ficado "magoado" com Bruno de Carvalho pela forma como o Sporting chegou a acordo com o defesa central André Pinto.

O líder arsenalista revelou ter recebido uma mensagem do presidente leonino a dar conhecimento da contratação, a partir da próxima época, pelo Sporting do defesa dos minhotos, que estava em final de contrato com os guerreiros e que, entretanto, tinha sido relegado para equipa B pelo treinador Jorge Simão, e deu o exemplo de como atuou com o Marítimo na contratação de Dyego Souza, um atleta em idênticas circunstâncias.

"Fiz um telefonema ao presidente do Marítimo e disse-lhe que queria contratar o Fransérgio e que ele tinha um jogador que se não o vendesse até final de janeiro passaria a ser jogador livre. Em vez de perder o Dyego livre, poderia ficar com uma parte do passe. E foi fácil chegar a acordo com o Marítimo. O que outros fizeram ao Braga, através do André Pinto, eu não queria fazer ao Marítimo. Sei o quanto custa e o quando dói", disse.

Revelando ter tentado renovar com André Pinto durante um ano, notou que o Sporting "está no seu legítimo direito porque a lei assim o permite". "Mas, se me pergunta, sim, fiquei magoado com o presidente do Sporting", sublinhou.

Sem problemas com Pinto da Costa

Também com o FC Porto houve uma polémica no mercado de janeiro a propósito do médio Assis, tendo António Salvador relembrado que os dragões se envolveram no negócio já depois de um acordo dos bracarenses com o Desportivo de Chaves e o jogador.

"Na altura, recebi um telefonema do presidente do FC Porto [Pinto da Costa]. Ele achava que tinha sido o Braga a colocar uma notícia a circular sobre a pessoa que estava a intermediar o negócio. Disse-lhe que não tinha sido o Braga e que se alguém tinha de estar chateado era o Braga porque já tinha um acordo com o jogador e com o Chaves quando o FC Porto apareceu. Mas da minha parte não há nenhum tipo de problema, acho que da parte dele também não", afirmou.

O dirigente também não ficou satisfeito com o presidente da Câmara Municipal de Braga, nomeadamente com a ausência do autarca da final da Taça da Liga, realizada no Algarve, que o Braga perdeu, no domingo, para o Moreirense (1-0), e com as críticas que Ricardo Rio fez à exibição da equipa, considerando que "faltou atitude" e que "a equipa não esteve à sua altura".

António Salvador referiu não saber "em que sentido" é que essas palavras foram proferidas "porque foram feitas a centenas de quilómetros da final". "Gostava que ele tivesse estado lá, a apoiar o clube mais representativo da cidade, o maior embaixador da cidade, à semelhança do que fez o seu colega de Guimarães", apontou.

Salvador reforçou o desejo de ser campeão nacional de futebol nos próximos quatro anos, passando o plano por conseguir manter uma equipa base. "Eu acredito nisso, mas também sei que é muito difícil. Não posso prometer que vou ser campeão, porque no desporto não se pode dizer isso, mas há uma grande ambição de ganhar no clube", afirmou.

Autor: Lusa

Record

Bruno3429

Rio Ave-Sp. Braga (antevisão): regresso ao futuro
Na véspera do arranque da 20ª jornada, cai o pano sobre a 19ª
Vítor Hugo Alvarenga

MOMENTO

Rio Ave: fica a curiosidade, antes de mais. Não parece mas este é o jogo de encerramento da 19ª jornada, na véspera do arranque da 20ª. O cenário foi provocado pela final four da Taça da Liga mas o Rio Ave não esteve lá. Ou seja, teve mais de dez dias para preparar este duelo, desde a segunda derrota consecutiva, no Dragão (4-2). Depois de Wakaso, Luís Castro perdeu Filipe Augusto para o Benfica e tem de reinventar novamente o seu setor intermediário. Chegaram em cima da hora Petrovic do Sporting e Adama Traoré, talento interessante, do AS Monaco.

Sp. Braga: tal como o Rio Ave, a equipa minhota encerra a 19ª jornada da Liga já depois do encerramento do mercado de transferência e a final four da Taça da Liga. A derrota com o Moreirense no Algarve soma-se ao desaire caseiro com o V. Guimarães. Dois dissabores frente a vizinhos em período de remodelação do plantel. Vieram Battalgia, Paulinho e Assis de Chaves, agora Cartabia do Valência, que entra de imediato em contas já sem Xeka. O português vinha a ser titular no setor intermediário, mas segue para o Lille. É portanto um regresso à Liga com olhos postos no futuro, projetando um novo Sp. Braga.

AUSÊNCIAS

Rio Ave: Pedrinho, Lionn, Aníbal Capela e Leandrinho (lesionados).

Sp. Braga: Battaglia (castigado), Hassan (CAN), Wilson Eduardo e Goiano (lesionados).

DISCURSO DIRETO

Luís Castro (Rio Ave): «É natural que seja um Braga pressionado para ganhar mas nós também estamos pressionados para o fazer. Não vamos a jogo como espectadores daquilo que o Sp. Braga poderá fazer, vamos a jogo com a intenção clara de impor-nos o nosso jogo e as ideias que levamos para dentro de campo.»

Jorge Simão (Sp. Braga): «A pior coisa é chorar sobre o leite derramado. Já passou. Analisámos, o luto está feito e agora há que seguir em frente, porque há muito para conquistar esta época.Aquilo que nós nos comprometemos são os 65 pontos. Se conseguirmos estar na luta pelo pódio ainda melhor.»

HISTÓRICO DE CONFRONTOS

O Rio Ave foi mais feliz nos dois confrontos desta temporada: empatou em Braga para a Liga (1-1) e venceu para a Taça da Liga (1-2), embora tenha falhado a final four. No total, 45 duelos para o campeonato português com 21 triunfos para o Sp. Braga, 11 empates e 13 vitórias da equipa de Vila do Conde.

Maisfutebol

bruce

Hassan sofre lesão no CAN


Hassan falhou a meia-final do Campeonato Africano das Nações, entre Egito e Burquina-Faso, devido a uma lesão na zona pélvica. Não se conhece a gravidade do problema, porém o avançado do SC Braga não entrou na ficha de jogo. A lesão aconteceu num treino, horas antes do desafio.


abola

Bruno3429

António Salvador esclarece casos André Pinto e Assis

Em entrevista à Sport TV, António Salvador admitiu não ter ficado satisfeito com os contornos da saída de André Pinto para o Sporting. O presidente do SC Braga falou também sobre o interesse do FC Porto em Assis.

«Não estamos em conflito com qualquer clube, FC Porto ou Sporting. Contratamos quem queremos. Quanto ao Assis, recebi um telefonema do presidente do FC Porto. Disse-me que estava chateado comigo porque tinha sido o SC Braga a dar uma notícia publicada em A BOLA. Disse-lhe que isso não era verdade e que quem tinha de estar chateado era eu, porque já tínhamos um acordo com o Chaves e com o jogador quando ele chegou. Se afetou a relação entre os clubes? Não.»

Esclarecido o processo Rafael Assis, a explicação sobre André Pinto:

«Há mais de um ano que tentávamos renovar contrato. Oferecemos-lhe mais do que costumamos oferecer e ele foi sempre adiando. No dia da nossa gala, não atendi um telefonema de um administrador do Sporting e depois recebemos um faxe a anunciar que tinham contratado André Pinto. Se fiquei chateado com o presidente do Sporting? Fiquei. Se com o tempo isso ficará diluído? Ficará. Também contratámos o Dyego Sousa, que estava em final de contrato, mas antes propusemos um acordo ao presidente do Marítimo, garantindo, também aí, o Fransérgio. O Sporting não fez isso...»

A Bola

JotaCC

"O Moreirense mereceu o momento feliz vivido"
Braga António Salvador quebra o silêncio após a derrota na final da Taça da Liga e assume frustração pelo sucedido

Não comento as críticas à equipa, mas gostava que o presidente da Câmara de Braga [Ricardo Rio] tivesse estado no Algarve, como o seu colega de Guimarães. O que fizeram ao Braga pelo André Pinto não faço aos outros. Fiquei magoado com o presidente do Sporting, mas as atitudes ficam com quem as pratica.
António Salvador
Presidente do Braga


António Salvador acha que o Moreirense foi um "justo vencedor" da Taça da Liga. Ontem, em entrevista à Sport TV e nas primeiras declarações após a final, o presidente do Sporting de Braga assumiu a frustração pelo desaire algarvio, que apelidou de "duro golpe".
"É justo que dê os parabéns ao Moreirense. Eliminou o F.C. Porto, o Benfica na meia-final e depois o Braga e até por isso mereceu o momento feliz vivido", salientou.
Na ressaca da derrota na final, o presidente do Braga vincou a necessidade de "olhar em frente", a começar já hoje, no jogo com o Rio Ave. "Temos de pensar em ganhar e em fazer um bom resto de Liga", realçou, lembrando a possibilidade de voltar ao terceiro lugar.
Temas como a recandidatura e os projetos para o novo mandato também foram abordados na conversa com Rui Orlando, com o líder do emblema minhoto a reiterar a vontade de chegar ao título na Liga, antes de o Braga se tornar centenário. "Sei que é um objetivo difícil, mas pode acontecer. Foi a ambição de ganhar que levou ao crescimento do clube nos últimos anos. Vou recandidatar-me, sabendo que vêm aí anos de muita exigência", fez notar.
António Salvador agradeceu o "grande apoio" dos adeptos, que ainda na Taça da Liga fizeram milhares de quilómetros para estar com a equipa. "Foram inexcedíveis e mereciam o troféu", reconheceu, resignado.
O presidente braguista confirmou que o técnico Jorge Simão tem contrato até junho de 2018 e mais duas épocas de opção, anunciando uma filosofia "mais criteriosa" na escolha do plantel. "Não descobrimos poços de petróleo e não podemos ter o orçamento dos três grandes, mas tentaremos combater as diferenças com empenho e espírito de conquista".
António Salvador lamentou, ainda, que o central André Pinto, que fora contratado pelo Braga quando não tinha clube, tenha estado "mais de um ano" a adiar o processo de renovação, acabando por assinar pelo Sporting. "Se não queria renovar, devia ter sido sério e dizer logo que não", criticou. Em relação à contratação do médio Assis, que também estava nos planos do F. C. Porto, elogiou a postura do jogador, que "manteve a vontade de jogar" no Braga, opção que entende "não ir beliscar" as relações com os dragões.


Simão garante que luto está feito

Jorge Simão disse, ontem, que o "luto" pela derrota na final da Taça da Liga "já está feito" e que o pensamento do Braga se centra na ideia de que"há ainda muito por conquistar"esta época.
O técnico arsenalista, que falava na antevisão do jogo de hoje em Vila do Conde, com o Rio Ave, de acerto do calendário da Liga, realçou que, em face do sucedido no Algarve, o "pior que podia acontecer era ficar a chorar sobre leite derramado".
"Há muitos pontos para valorizar o clube e os jogadores, no rumo dos 65 pontos e este jogo de insere-se nessa meta", frisou.
Em relação ao jogo com o Moreirense, o treinador vai mexer na baliza, com o regresso de Marafona, e também, pelo menos, no meio-campo defensivo, dado que Xeka entretanto deixou o plantel e Battaglia está castigado. Vukcevic e Assis devem ser opções iniciais do técnico do Braga, que, nos convocados, incluiu o argentino Cartabia, que ontem se treinou pela primeira vez, e Gamboa, médio da equipa B.

JN

JotaCC

"O luto está feito"
Jorge Simão reage ao choque no Algarve mas deixa aviso: "As coisas não estão perfeitas"

"RESPEITO MUITO A OPINIÃO DOS ADEPTOS, MAS NÃO POSSO ACEITAR QUE HOUVE FALTA DE ATITUDE COM O MOREIRENSE"

As derrotas contra V. Guimarães, no campeonato, e Moreirense, na final da Taça CTT, abalaram a onda positiva que rodeava o arranque de Jorge Simão, pelo que a reação é imperiosa com o Rio Ave. "Quero acreditar que as feridas estão saradas. A pior coisa é chorar sobre leite derramado. Já passou. O luto está feito e há que seguir em frente, porque há muito para conquistar esta época", sublinhou. O facto é que as análises que colocaram em causa a atitude da equipa, contra o Moreirense, centraram-se sobretudo nos próprios apoiantes arsenalistas e foram perfilhadas até pelo presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio. Uma leitura que encontra oposição em Jorge Simão. "Respeito muito a opinião dos adeptos, mas não posso aceitar que houve falta de atitude. Aceito que digam tudo o resto, mas isso não", vincou o treinador, que encaixa ainda os reparos à qualidade de jogo do Sp. Braga: "As coisas não estão perfeitas, não estão, mas estamos a trabalhar nesse sentido. É este o caminho." A principal revelação de Jorge Estádio dos Arcos, em Vila do Conde.
Simão surgiu quando comentou a contratação de Cartabia. "Pode ajudar-nos numa posição em que estamos carenciados, até pela lesão de Wilson Eduardo, que é muito condicionante em relação ao período de recuperação", disse, explicando depois a saída de Xeka: "Houve uma oportunidade de negócio..."



Xeka revê Éder no Lille

Aos 22 anos, Xeka trocou o Sp. Braga pelo Lille e reencontra no clube francês um companheiro de equipa... especial. "Estou muito feliz no Lille. Reencontro aqui o Éder, que conheci em Braga. Já o Rony... só de nome. Mas é bom ter cá mais portugueses", disse o médio, determinado em aprender a nova língua: "'Casa', 'sim', 'não', 'casa-de-banho', 'boa-tarde', ' boa-noite' e 'bom-dia'. Para já, é o que sei dizer em francês."

Criatividade e inovação

Quem se apresentou aos sócios do Lille foi Luís Campos, conselheiro do novo dono do clube, o empresário Gérard López: "Estou feliz por integrar este projeto e ajudar o Lille a crescer. Sou conselheiro do proprietário do clube. Quando estive no Monaco vi que o projeto era inovador no futebol, por isso é que o clube está muito avançado. Queremos que o Lille atinja esse nível. Excetuando Barcelona, United, Real Madrid e Bayern, que podem viver do marketing e bilheteira, os outros precisam da criatividade. Aqui partimos com atraso mas tudo faremos para evoluir."

RECORD

JotaCC

SALVADOR FICOU MAGOADO COM BDC
"Limitou-se a mandar uma mensagem a dizer que tinha assinado com o André Pinto", revelou

"FRANSÉRGIO E DYEGO SOUSA? CARLOS PEREIRA FOI MUITO PRESSIONADO, PAGAVAM-LHE MAIS, MAS CUMPRIU PALAVRA"

O Sp. Braga entrou em rota de colisão com FC Porto e Sporting no mercado, já depois de ter perdido Celis para o Benfica no verão, mas António Salvador só ficou aborrecido com os leões pelo seu comportamento na contratação de André Pinto. "O Sporting não esteve presente na nossa gala. Fiquei magoado com o presidente do Sporting, que me enviou nessa noite uma mensagem a dizer que tinha contratado o André Pinto e que teríamos outras situações para fazer no futuro. Se acho que o tempo pode diluir isto? Sim, mas as atitudes ficam com quem as pratica. A minha maneira de estar é diferente", disse à Sport TV. Um facto que contrasta com a linha seguida pelos minhotos nos dossiês de Fransérgio e Dyego Sousa. "Liguei ao presidente do Marítimo porque não lhe queria fazer o que fizeram comigo no André Pinto. Sei o quanto isso dói. Tenho noção da pressão que Carlos Pereira sofreu, tinha clubes a oferecerem mais, mas cumpriu a sua palavra e os jogadores demonstraram vontade de representar o Sp. Braga", salientou. Outro dossiê onde António Salvador, de 46 anos, foi bem sucedido teve a ver com o o duelo por Assis com o FC Porto. "Estou muito orgulhoso pela seriedade do Assis. Não vou entrar em pormenores de quem roubou o jogador a quem. Não faz sentido. Só recebi um telefonema de Pinto da Costa a questionar-me se tinha sido o Sp. Braga a colocar uma notícia sobre a intermediação do negócio. Desmenti e disse-lhe que não tinha motivos para estar chateado comigo, mas sim eu com ele, por ter ido fechar com um jogador com o qual eu já tinha fechado. Da minha parte, o relacionamento não ficou beliscado e da parte do presidente espero que também não", referiu, deixando, por último, um remoque ao edil bracarense, Ricardo Rio: "Ele criticou a atitude da equipa a muitos quilómetros da final. Gostava era que tivesse estado presente, a dar o seu apoio, tal como seu homólogo de Guimarães fez em relação ao Moreirense."

RECORD

JotaCC

CARTABIA CONVOCADO DEPOIS DOS ELOGIOS
Jorge Simão detalhou as últimas movimentações de mercado e já vai levar o extremo argentino para o banco em Vila do Conde

Jorge Simão considerou que a chegada de Federico Cartabia e a saída de Xeka foram duas "boas oportunidades de negócio". Plantel foi reduzido para dar espaço à "qualidade" dos jogadores da equipa B


Depois de perder a final da Taça da Liga, Jorge Simão quer ver uma boa resposta em Vila do Conde

Federico Cartabia só precisou de um treino em Braga para ser convocado para o jogo com o Rio Ave. A chegada do extremo argentino fez-se num contexto complicado – faltam três meses e meio para o final da época, não conhece os novos companheiros nem o campeonato português, e ainda está em trânsito para o Deportivo –, mas Jorge Simão acredita que o antigo jogador do Valência tem qualidade para acrescentar à equipa. "Ele já estava a ser seguido pelo Braga muito antes de eu chegar, foi uma oportunidade de negócio. É um jogador de corredor, tem um bom pé esquerdo, muito técnico, com velocidade... Chegou para uma posição carenciada, sobretudo devido ao facto de o Wilson [Eduardo] estar com uma lesão muito condicionante em relação ao período de recuperação", revelou o treinador, que não poderá contar com o português pelo menos durante mais duas semanas.
Jorge Simão disse ainda que as contratação de Dyego Sousa e Fransérgio tiveram o seu aval e visam preparar a próxima época, até porque se mostrou pouco adepto do mercado de inverno. "É no verão que se constrói o plantel, em janeiro é mais difícil. Trabalhámos muito durante este período, o presidente, a estrutura, para encontrarmos as melhores soluções. Faltam-nos 16 jogos, vamos começar a jogar apenas ao fim de semana, e procuramos ter um lote de jogadores mais reduzido, para que todos se sintam importantes."
O treinador explicou ainda a saída de Xeka, que "não está relacionada" com a chegada de Assis. "Foi uma oportunidade de negócio que servirá para valorizar o jogador. Começou a época na equipa B, apareceu com destaque na A, e manteve esse destaque comigo.Pode vir a ser um negócio muito rentável para o clube", afirmou, antes de recordar que é apenas um "funcionário" do clube. "Sou sensível a estas questões relacionadas com a gestão dos ativos. Ficamos com três médios e ainda temos a possibilidade de fazer subir jogadores da equipa B, até porque há lá muitos com qualidade." E para este jogo, Jorge Simão acrescentou mais um jogador da equipa B à lista de convocados, o médio Gamboa.



"Não admito que digam que houve falta de atitude"

Simão acredita que as feridas da derrota na final da Taça da Liga "estão saradas" e que o "luto está feito", até porque ainda há "muitos objetivos pela frente". "Queremos os 65 pontos. Se der para lutar pelo pódio, melhor ainda", afirmou. O treinador entende que a "pressão dos adeptos" tem de "servir de motivação" e não concorda com a ideia de que houve falta de atitude no jogo com o Moreirense. "Respeito a opinião dos adeptos, mas não posso admitir que digam isso. Já me conhecem e se fosse esse o caso eu seria o primeiro a dizê-lo publicamente."



Assis com entrada direta no onze

Depois de ter estado no banco de suplentes na final da Taça da Liga frente ao Moreirense, Rafael Assis somará, em Vila do Conde, os primeiros minutos pelo Braga, e logo na equipa titular. O médio brasileiro vai aproveitar a saída de Xeka para agarrar o lugar de médio mais defensivo da equipa, tendo hoje a seu lado o montenegrino Vukcevic, que ocupará a vaga deixada em aberto pelo castigo de Battaglia (viu o quinto cartão amarelo frente ao V. Guimarães). Ricardo Ferreira, Djavan, Mauro, Goiano e Wilson Eduardo são baixas por lesão.



Salvador critica líder do Sporting
Presidente do Braga não gostou da forma como Bruno de Carvalho assinou com André Pinto

António Salvador revelou um telefonema de Pinto da Costa por causa de Rafael Assis, explicou as contratações de Dyego Sousa e Fransérgio ao Marítimo e ainda criticou Bruno de Carvalho e André Pinto
Salvador esclareceu alguns negócios recentes


António Salvador reforçou, ontem, numa entrevista à Sport TV, a crença na possibilidade de conquistar o título nos próximos quatro anos – "estamos a montar uma estrutura forte com esse objetivo", disse –, mas revelou também a "desilusão" pela derrota na recente final da Taça da Liga. "Há que dar os parabéns ao Moreirense e reconhecer que perdemos bem, com um penálti bem assinalado. Os jogadores deram tudo e vi na cara deles a desilusão. Foi um golpe duro, mas há que seguir em frente", afirmou.
Depois, continuou com a explicação sobre os contornos da contratação de Assis. "Já tínhamos chegado a acordo com o Chaves e com o jogador, mas do dia para a noite apareceu o FC Porto. Mesmo depois de o FC Porto também ter chegado a acordo com o Chaves, o Assis manteve a palavra com o Braga. Fiquei orgulhoso pela seriedade que ele demonstrou", começou por explicar, antes de revelar um telefonema de Pinto da Costa. "Na altura, o presidente do FC Porto ligou-me. Ele achava que eu tinha colocado uma notícia a circular sobre a pessoa que estava a intermediar o negócio. Disse que estava chateado comigo por causa disso, mas respondi-lhe que se alguém tinha de estar chateado era eu, até porque já tínhamos um acordo com o jogador e com o Chaves quando o FC Porto apareceu. Ele percebeu que não coloquei nenhuma notícia a circular e da minha parte ficou tudo sanado. Julgo que da parte dele também", afirmou. "O que me interessa dizer é que Assis, Dyego Sousa e Fransérgio bateram com o pé para jogar no Braga. É este o tipo de jogadores que queremos", prosseguiu, detalhando a contratação dos dois jogadores ao Marítimo. "Dyego Sousa termina o contrato no final da época e já tinha demonstrado vontade de jogar no Braga. Para além dele, também estávamos interessados no Fransérgio. Telefonei ao presidente do Marítimo a comunicar-lhe a vontade de contratar os dois jogadores, mas, apesar do Dyego Sousa estar a terminar contrato, acordámos que o Marítimo ficava com uma parte do passe para poder ganhar algum dinheiro com uma eventual futura venda."
Uma atitude que, segundo António Salvador, o Sporting não teve quando assinou com André Pinto. "Não queria fazer ao Marítimo o que nos fizeram com o André Pinto. Sei o quanto isso dói. No dia da gala do Braga, já de madrugada, recebi um telefonema de um administrador do Sporting que não atendi. Depois, recebemos um fax a comunicar que o jogador tinha assinado por eles. As atitudes ficam com quem as toma. A minha forma de estar no futebol é aquela que demonstrei com o Marítimo. Fiquei magoado com a atitude de Bruno de Carvalho", explicou. Apesar disso, voltou a falar com o líder leonino. "Posteriormente, recebi uma mensagem do presidente do Sporting e dizer que tinha assinado com o André Pinto e que tínhamos outras situações para fazer no futuro", contou, deixando as últimas palavras para André Pinto. "Foi um jogador importante no clube, capitão, contávamos com ele para o futuro, mas andou mais de um ano a recusar as nossas propostas de renovação. Se não queria renovar, devia ter assumido essa posição. Mas nunca o fez. E ainda agora tivemos uma proposta de quase três milhões de euros de um clube francês que ele recusou", concluiu.

O JOGO

JotaCC

"MUITO PARA CONQUISTAR"
FINAL Jorge Simão garante que derrota na Taça da Liga foi ultrapassada

BRACARENSES PODEM ASCENDER AO 3º LUGAR EM CASO DE VITÓRIA

Ainda há muito para conquistar e muitos pontos para valorizar o clube e os jogadores. Podemos fazer uma belíssima campanha rumo aos 65 pontos", disse Jorge Simão, técnico do Sp. Braga, no lançamento do jogo de hoje (21h00) com o Rio Ave, partida em atraso da 19ª jornada da Liga.
SP. BRAGA Jorge Simão está confiante de que o Sp. Braga pode fazer uma boa segunda volta no campeonato
Para o treinador dos bracarenses, a derrota na final da Taça da Liga com o Moreirense (1-0) está ultrapassada. "A ferida está sarada. O pior que podia acontecer era ficar a chorar sobre leite derramado. O luto está feito", afirmou Jorge Simão, admitindo que "as coisas não estão perfeitas" e "não estão a sair" como tinha planeado.
O conjunto bracarense esteve muito ativo no mercado de transferências, com vários ajustes na equipa. "São só 16 jogos [até final da temporada], o plantel foi reduzido para que os jogadores sintam que têm um papel importante", referiu o treinador dos arsenalistas. No último dia de mercado, o Sp. Braga garantiu o empréstimo do avançado Federico Cartabia, proveniente do Deportivo da Corunha (Espanha), até final da temporada. "É um jogador com um bom pé esquerdo, muito técnico e com velocidade. Vem para ajudar numa posição carenciada pela lesão do Wilson Eduardo."
Quanto a saídas de última hora, o médio Xeka, que tinha vindo a ser presença habitual no meio-campo, foi cedido ao Lille, onde atua Eder. "É um negócio que pode vir a ser muito rentável para o clube."
O Sp. Braga joga em Vila do Conde como 4º classificado (36 pontos), podendo ascender ao terceiro em caso de vitória, onde está o Sporting, com 38.



JOVEM FOI DESVIADO DO SPORTING DE BRAGA

O FC Porto contratou o avançado André Pereira, 21 anos, à Sanjoanense, antecipando-se ao Sp. Braga, também interessado no jovem, que deve atuar na equipa B portista. Nesta época, tem oito golos em 18 jogos.

CM

Bruno3429

António Salvador sobre Assis e o FC Porto: «Eu é que devia ficar chateado»
PRESIDENTE NEGA MAL-ESTAR

Na entrevista dada pelo presidente do Braga à Sport TV, na qual falou sobre o caso em torno de André Pinto (com críticas ao Sporting) e sobre a derrota na Taça CTT, o líder bracarense pronunciou-se também sobre um dos negócios mais badalados do mercado de janeiro.

Assis era pretendido pelo Braga, mas o FC Porto ter-se-á intrometido na corrida, ficando muito perto de rubricar contrato com o médio brasileiro, que acabou por roer a corda na etapa final do processo.

O destino do ex-Chaves foi mesmo o Minho e, agora, António Salvador pronunciou-se sobre o assunto, elogiando o facto de o jogador ter mantido «a palavra» e negando qualquer quebra nas ligações com o FC Porto.

«Na altura, o presidente do FC Porto ligou-me. Ele achava que eu tinha colocado uma notícia a circular sobre a pessoa que estava a intermediar o negócio. Disse que estava chateado comigo por causa disso, mas respondi-lhe que se alguém tinha de estar chateado era eu, até porque já tínhamos um acordo com o jogador e com o Chaves quando o FC Porto apareceu. Ele percebeu que não coloquei nenhuma notícia a circular e da minha parte ficou tudo sanado. Julgo que da parte dele também», registou.

Zerozero

JotaCC

Sp. Braga tenta voltar ao 3º lugar

Jorge Simão disse ontem que o «luto» do Sp. Braga pela derrota na final da Taça da Liga está feito. O reforço Cartabia foi convocado para o duelo de hoje (21h) da 19ª jornada com o Rio Ave, onde só a vitória permite aos minhotos voltar ao 3º lugar. O Moreirense recebe (19h) o Feirense.

DESTAK