News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 05/01

Started by JotaCC, 05 de January de 2017, 08:17

Previous topic - Next topic

JotaCC

Fonte à frente na lista de golos

BRAGA Rui Fonte, que segunda-feira marcou um golo no triunfo (4-0), com o Covilhã, para a Taça da Liga, igualou Wilson Eduardo, no topo dos goleadores arsenalistas da corrente época.
O avançado, de 26 anos, apontou o oitavo golo de 2016/17, igualando Wilson Eduardo, que ficou em branco com os serranos, sendo que este precisou de mais jogos (26 contra 17) para atingir tal marca.
Pedro Santos, que chegou a ser o melhor marcador do Braga mas está lesionado, e Ricardo Horta, que marcou dois golos ao Covilhã, têm sete golos cada.
O quarteto totaliza 30 golos, ou seja, 64% do total da equipa, à frente de Stojiljkovic e Hassan, que têm quatro golos cada .
Curiosamente, os oito golos de Rui Fonte permitem-lhe igualar o registo de toda a época passada. A melhor temporada do atacante foi a de 2014/15, com 20 golos (18 pelo Benfica B e dois pelo Belenenses).
Entretanto, o plantel esteve ontem de folga e retoma hoje os treinos, a pensar na deslocação à Choupana, depois de amanhã (11.45 horas, Sport TV), para defrontar o Nacional, em jogo da 16.ª jornada da Liga.
A outro nível, o médio uruguaio Luís Aguiar, que rescindira contrato com o Braga em novembro, viajou para o Peru e é reforço do Alianza Lima.

DN

JotaCC

RODRIGO PINHO GANHA DIMENSÃO
Com Hassan e Stojiljkovic fora das opções, avançado resgatado à equipa B mostrou, frente ao Covilhã, argumentos de peso

"Não se lhe pode dar um milímetro, com espaço pode ser fatal"
Zé Pedro
Central do Covilhã


O brasileiro mostrou que será "muito útil" à equipa, defendem o treinador Dito e o central Zé Pedro, que o defrontou na segunda-feira. Com Hassan na CAN e Stojiljkovic lesionado, Pinho ganha valor



Rodrigo Pinho deu, na segunda-feira, na receção ao Covilhã, para a Taça da Liga, um importante passo para poder lutar por um lugar na equipa de Jorge Simão. O avançado brasileiro, que começou a época na formação B, entrou no jogo e, poucos minutos depois, apontou o terceiro golo do Braga e construiu mais uma série de lances perigosos. Um bom exemplo de que está a ganhar nova vida e poderá aproveitar a ausência do egípcio Hassan, que disputará a CAN, para se afirmar na equipa.
Dito, um dos históricos do Braga na década de 80, defende que Rodrigo Pinho pode ganhar protagonismo, porque "enquadra-se no esquema atual do Braga", mas entende que "se jogar sozinho na frente não terá um rendimento tão alto". O antigo defesa arsenalista considera que o brasileiro "pode aproveitar esta grande oportunidade", sobretudo por não ter a concorrência do egípcio. "Pelas suas características pode ser um jogador útil, ainda por cima não estando o Hassan", salientou, admitindo que "terá mais dificuldades quando estiverem disponíveis todos os avançados".
As qualidades de Pinho também foram elogiadas por Zé Pedro, central do Covilhã que se bateu com ele na segunda-feira. "Não foi fácil pará-lo, ainda por cima porque entrou com vontade de fazer a diferença" no jogo da Taça da Liga que o Braga venceu por 4-0. "Não se lhe pode dar um milímetro, porque com espaço poderá ser fatal", acrescentou Zé Pedro sobre o adversário "forte fisicamente, rápido e oportuno". Atento ao que se passa no futebol português, o central acredita que "na atual conjuntura do Braga, ele tem condições para agarrar o lugar".



Cresceu na Madeira e brilhou na B

O empréstimo ao Nacional, na época passada, foi aproveitada por Rodrigo Pinho para se adaptar ao futebol português, depois de na primeira fase da temporada ter sentido dificuldades no Braga (fez três jogos pela equipa principal e um pelos bês). Esquerdino, jogador típico de área e forte fisicamente o brasileiro apontou um golo em 12 jogos pela equipa de Manuel Machado. Progrediu de tal forma na Choupana, que esta época, em seis jogos pelo Braga B, marcou ao V. Guimarães B, Benfica B e bisou ao FC Porto B, convencendo Jorge Simão a chamá-lo.



CD DA FPF INSTAURA PROCESSO
Alegadas agressões de adeptos a jogadores do Rio Ave, na Taça da Liga, poderão ditar jogos à porta fechada

O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol instaurou um processo de inquérito ao Braga. Em comunicado, o Conselho de Disciplinada FPF revelou a instauração de um processo de inquérito"tendo por base o noticiado a propósito de eventuais agressões a jogadores, praticadas por adeptos, num jogo da Taça da Liga". O jogo em causa foi a receção do Braga ao Rio Ave, a 29 de dezembro do ano passado. Os incidentes com alegados adeptos do Braga verificaram-se quando Cássio e Rúben Ribeiro, jogadores do Rio Ave, se dirigiram à bancada para festejar a vitória, por 2-1, com familiares e adeptos vilacondenses que acompanharam a equipa. Ao abrigo do artigo 181.º do Regulamento Disciplinar da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, o infrator "incorre numa pena de realização de um a dois jogos à porta fechada".



BATTAGLIA É MAIS UMA OPÇÃO

Jorge Simão terá mais uma opção sábado, na Choupana, contra o Nacional. Rodrigo Battaglia, médio argentino que regressou nesta reabertura do mercado depois de ter sido emprestado ao Chaves, será inscrito a tempo de defrontar a equipa madeirense e poderá assim estrear-se esta época pelo Braga. Também Wilson Eduardo deve estar disponível para participar no jogo com o Nacional. Devido a uma tendinite, o extremo falhou a receção, na segunda-feira, ao Covilhã, para a Taça da Liga, mas tudo aponta para que hoje treine sem limitações.

O JOGO

JotaCC

Braga B mais eficaz

Um golo de Paniukov (44') deu, ontem, a vitória ao Braga B no jogo-treino com o Chaves, numa tarde fria em que a expectativa de ver em ação os reforços Rafael Batatinha e Davidson levou centenas de adeptos transmontanos ao estádio flaviense. Não tiveram, contudo, grande sorte: o primeiro atuou apenas na segunda parte e não deu para apreciar o real valor; o segundo apenas correu, mero espectador de um jogo que os bracarenses dominaram, na primeira parte. A situação inverteu-se no segundo tempo. A equipa de Ricardo Soares criou, então, uma mão-cheia de boas oportunidades, mas não marcou.
Hoje, além do treino para o Rio Ave, está agendada a visita dos seniores da Santa Casa da Misericórdia de Chaves, para cantarem as janeiras à equipa.

O JOGO

JotaCC

Hassan confirmado na CAN

O avançado Hassan, do Sporting de Braga, integra a lista final de 23 convocados do Egito para a Taça das Nações Africanas. O selecionador Héctor Cúper cortou quatro nomes, mas manteve nos eleitos o atacante minhoto.

JN

JotaCC

CICLONE PAULETA BRILHA EM BRAGA
Espanhola Paula Encinas já leva oito golos esta época pelo vice-líder do Nacional

É o pêndulo do vice-líder do Nacional feminino e tem a mesma alcunha do ciclone açoriano que brilhou na Seleção Nacional e no PSG. Paula Encinas, ou Pauleta, já leva oito golos esta época pelo Sp. Braga, mas é no meio-campo que esta espanhola, de 19 anos, brilha.
"Tinha uma treinadora que começou a chamar-me Pauleta, mas não por me parecer com o 'verdadeiro' Pauleta na forma de jogar. Aconteceu... e pronto. Depois, vi que havia um jogador português com esse nome e até comprei a camisola dele", conta a trinco das minhotas, que tem mostrado apetite goleador: "Nunca fiz tantos golos na carreira, é verdade. Tento aproveitar as bolas paradas e arrisco de fora da área, mas tenho é de preocupar-me em defender."
De olhos postos na conquista do campeonato e da Taça, Pauleta recua no tempo para recordar o dia em que escolheu esta carreira. "Quando tinha 5 anos, disse aos meus pais que queria ser jogadora de futebol. Comecei a jogar futsal na equipa do meu irmão. Pouco a pouco, fui para o futebol de 11 e até aos 15 anos tive de jogar com meninos da minha idade", revela.
E tanto jogou com rapazes que é um jogador quem a inspira. "O Busquets, claramente! É trinco como eu e uma referência. Tem um bom desarme e bastante técnica. É um craque!", elogia.

RECORD

Bruno3429

Alegadas agressões a jogadores do Rio Ave motivam processo

O Conselho de Disciplina da FPF instaurou um processo de inquérito a propósito das alegadas agressões de adeptos do SC Braga a Cássio e Rúben Ribeiro, jogadores do Rio Ave.

Tudo terá acontecido no final do encontro entre bracarenses e vila-condenses para a Taça da Liga, que terminou com o triunfo da turma dos arcos, por 2-1.

Contactada pelo jornal A BOLA, fonte ligada à SAD do SC Braga escusou-se a comentar o caso.

O clube minhoto irá ficar à espera de novos desenvolvimentos do processo para tomar uma posição pública.

A Bola

Bruno3429

Tiago Brito: "A ambição é a mesma: vencer"

Teste de fogo para o SC Braga/AAUM no arranque do ano 2017. No tiro de partida para a segunda metade da Liga SportZone, os Gverreiros do Minho deslocam-se ao terreno do Sporting CP. O técnico Paulo Tavares e o internacional português Tiago Brito foram os porta vozes do grupo no lançamento da partida com o líder e atual campeão nacional.

Mesmo com algumas baixas de peso – Vítor Hugo, Bruno Cintra e Nilson estão indisponíveis -, Tiago Brito garante que a confiança do grupo não está abalada e que os gverreiros vão a Odivelas com o triunfo na mira. "Vamos defrontar o primeiro classificado da Liga SportZone, mas a nossa equipa não tem receio de jogar em nenhum pavilhão. Vamos ao Sporting CP com algumas baixas, mas o mais importante é que vamos com a mesma ambição de sempre, que é a de vencer", disse acrescentando: "Se aqui em Braga o favoritismo já era do Sporting CP, agora é ainda mais acentuado, devido ao fator casa e a algumas baixas que a nossa equipa tem. Vamos tentar traduzir essas contrariedades em forças e tentar equilibrar as coisas com o nosso trabalho diário, de forma a conseguirmos sair de Odivelas com um resultado positivo".

Tiago Brito reiterou, ainda, o desejo de iniciar o ano de 2017 da mesma forma com terminou 2016: com um triunfo. O ala destacou, também, a excelente temporada que o grupo está a realizar. "Ficamos nos quatro primeiros lugares, a dois pontos do segundo, e garantimos a presença na Taça da Liga. É claro que queremos iniciar o ano de 2017 da mesma forma que terminámos 2016: com uma vitória".

Paulo Tavares: "Queremos ir a Odivelas conquistar um resultado positivo"

Quem também se mostrou confiante num resultado positivo foi Paulo Tavares. O técnico dos bracarenses lamentou as baixas de peso, mas vincou que todo o grupo está trabalhar de forma árdua para trazer um resultado positivo para Braga. "Os jogos com o Sporting CP são sempre complicados, ainda para mais quando temos algumas baixas. Vimos de um jogo com o Pinheirense onde tudo nos aconteceu, mas queremos ir a Odivelas conquistar um resultado positivo e estamos a trabalhar arduamente para isso", disse salientando: "É importante que cada jogador esteja focado e faça o que se pede e o que se treina diariamente. Se assim for vamos criar sérias dificuldades ao adversário".

SCBraga

Bruno3429

Sp. Braga: Jorge Simão revitaliza Alan
Capitão esteve quase um ano sem jogar noventa minutos
Bruno José Ferreira

Alan tem sido imprescindível para Jorge Simão, voltando a assumir papel de destaque no Sp. Braga depois da chegada do novo técnico. Com José Peseiro o veterano jogador de 37 anos apenas tinha sido titular em três dos 23 jogos oficiais do emblema minhoto. Os números são outros com o novo técnico, que deu a titularidade ao médio nos três jogos que orientou.

Num desses jogos, na receção ao Moreirense, Alan esteve mesmo os noventa minutos em campo, o que não acontecia há praticamente um ano, pela mão de Paulo Fonseca. Desde o dia 6 de janeiro de 2016, em jogo a contar para a 16.ª jornada da época passada, diante da Académica, que Alan não participava num jogo de início ao fim.

Por outro lado, com a titularidade de Alan em Alvalade, no jogo que marcou a transição entre Peseiro e Jorge Simão, assegurada por Abel Ferreira, o brasileiro soma quatro titularidades seguidas, o que não acontecia desde 21 de dezembro de 2015, igualmente na época em que Fonseca foi o treinador dos minhotos.

Apesar de a base de comparação ser diferenciada, na medida em que José Peseiro orientou o clube em 23 jogos e Jorge Simão apenas assumiu três jogos, com o novo técnico Alan soma 204 minutos (75,5% do tempo de jogo em campo), sendo que com Peseiro jogou 341 minutos (16,4%).

Ao todo Alan foi utilizado em dezasseis jogos esta época, tendo apontado um golo, à sexta jornada, na receção ao V. Setúbal.

Maisfutebol