News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 21/12

Started by Bruno3429, 21 de December de 2016, 10:33

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Jorge Simão mostrou ambição elevada, meta de 65 pontos e luta pelo pódio
Joana Russo Belo

Foi com um discurso ambicioso que Jorge Simão falou pela primeira vez no papel de treinador do SC Braga. Ambição, uma meta definida de 65 pontos no campeonato e uma luta clara para reforçar o estatuto de quarto grande, intrometendo-se no pódio do futebol nacional. António Salvador classificou o novo treinador como um homem à imagem do clube e Jorge Simão mostrou-se em consonância com o presidente.

"Não tenho coragem de chegar aqui no terceiro lugar e dizer que vou lutar pelo quarto. Não tenho coragem. O que pretendemos, além de lutarmos para conseguirmos manter esta posição, é um objectivo pontual que definimos com os jogadores, que nos vai permitir ter sempre uma meta pela qual iremos lutar e são 65 pontos. 65 pontos é a meta pela qual nos propomos lutar. Tem a ver com o que o SC Braga tem feito nos últimos anos e esta época", revelou o técnico, assumindo ter sido uma meta definida juntamente com os jogadores.

Assumindo um discurso que reforçou ser "genuíno", Jorge Simão não escondeu a satisfação por ter chegado ao comando do SC Braga, clube que diz ser "o quarto grande": "é muito fácil perceber a motivação com que chego aqui, há dois anos estava na II B e dois anos depois estou aqui neste lugar. É uma coisa inacreditável para muita gente e se dissesse que o era para mim mentia, porque sou muito convicto no que posso fazer. É uma das coisas que me fez ter este trajecto", referiu o treinador, deixando uma palavra "de gratidão ao Chaves, às gentes, ao clube e aos jogadores" e a Abel Ferreira, "que conquistou uma vitória muito importante para o clube" em Alvalade.
Pensar no SC Braga como quarto grande é para Simão "o objectivo mínimo", já que a ideia "será sempre reforçar a posição" do clube. "Todos os anos tenho ouvido falar que a ideia é reduzir para os três grandes. E isso é o quê? No ano passado, o SC Braga acabou com 58 pontos, a 15 pontos do terceiro classificado, e acabar este ano a 14 pontos é bom? Não me parece. A ideia é reforçar o estatuto de quarto grande, podendo intrometer-se na luta pelo pódio. Para a próxima época logo se verá", destacou o novo treinador.

António Salvador: "Treinador que personifica os valores do SC Braga"

Um treinador à Braga. É desta forma que António Salvador caracteriza Jorge Simão. Na apresentação do novo técnico, o presidente do SC Braga começou por enaltecer o trabalho de José Peseiro, destacando as "qualidades humanas e profissionais".
"Lidou com um conjunto de circunstâncias inusitadas, que criou em torno da equipa um ambiente adverso, que impedia a equipa expressasse toda a sua qualidade. Conversei com ele e percebemos que este desfecho era inevitável", confessou o dirigente, lembrando que o contratou em Junho "de forma racional e convicta".

Salvador elogiou ainda Abel Ferreira (equipa B) - "pela forma corajosa como respondeu ao meu apelo e pela forma como liderou a equipa durante os últimos dias, conduzindo-a a uma grande vitória em Alvalade" - lembrando que o clube "tem profissionais de excelência".

Quanto ao novo treinador Jorge Simão, não poupou nos elogios.

"Contratamos um treinador que personifica os valores do SC Braga: jovem, ambicioso, inconformado, exigente e vencedor. Um treinador que, à imagem deste clube, construiu a sua ascensão sem benesses, só com base no trabalho, dedicação e competência. Jorge Simão é um treinador à Braga e vai ter no SC Braga uma estrutura preparada para tal. Estou certo que saberá cativar o entusiasmo de todo o universo braguista e o apoio incondicional de todos os sócios e adeptos", frisou o presidente.

Salvador realçou que falhados os dois objectivos a que a equipa se propôs - Taça de Portugal e Liga Europa - "todos devemos ser confrontados": "quero que fique claro que não excluo ninguém da reflexão e da crítica. Como presidente assumo todas as minhas decisões e responsabilidades. Serei o primeiro a sacar de cada momento as suas consequências e o primeiro a indicar o caminho a seguir".
Quanto a metas, é claro: "dois objectivos caíram por terra, mas há ainda muito a ganhar no campeonato e a Taça da Liga, queremos estar na fase final e, estando lá, queremos vencer".

Correio do Minho

Bruno3429

Simão tem de bater Fonseca e Jesus para chegar ao número mágico
Domingos e Jardim foram os únicos treinadores a conseguirem colocar o Sp. Braga no pódio. Só por uma vez os minhotos ultrapassaram a barreira dos 65 pontos
Sérgio Pires

Jorge Simão chegou a Braga e apontou para um número mágico: 65. São esses os pontos que o novo técnico dos arsenalistas quer alcançar no final da Liga, o que dará eventualmente para segurar o terceiro lugar, outro dos objetivos mencionados na apresentação junto do presidente António Salvador.

«Não tenho a coragem de estar no terceiro lugar e dizer que vou lutar pelo quarto. Queremos lutar para conseguir manter esta posição», disse Jorge Simão ontem na apresentação como novo treinador do Sp. Braga, acrescentando: «Há um objetivo pontual que nos definimos, que nos vai permitir ter sempre uma meta pela qual todos iremos lutar que são 65 pontos.»

Apesar da eliminação na Liga Europa e na Taça de Portugal, José Peseiro – com a ajuda de Abel, no último jogo em Alvalade – deixou os bracarenses bem lançados na principal competição interna. À entrada para a 15.ª jornada, o Sp. Braga soma 29 pontos e tem uma média de 2,07 por jogo, a segunda melhor, ainda que parcial, da «era Salvador». Para chegar ao número mágico, Simão precisa de garantir «apenas» uma média de 1,8 pontos por jogo, tendo de somar em termos absolutos 36 pontos nas 20 jornadas que faltam disputar. No cômputo geral, 65 pontos em 34 jornadas daria uma média pontual de 1,91 pontos por jornada, o que seria a terceira melhor do Sp. Braga.

Não é um objetivo impossível, mesmo assim, se for alcançado, será em termos pontuais a segunda melhor época de sempre do Sp. Braga.

Em 2009/10, Domingos Paciência conseguiu a melhor época de sempre do clube I Liga: 71 pontos em 30 jogos. Recorde absoluto de pontos no clube e também de média pontual por jogo: 2,4. E sobretudo um 2.º lugar inédito na história do clube.

Domingos conseguiu o melhor lugar e a maior pontuação de sempre do Sp. Braga na Liga

Em 2011/12, com Leonardo Jardim no comando, o clube minhoto conseguiu o terceiro lugar e 62 pontos. O que até é relativamente melhor do que o objetivo a que Simão se propõe, já que nessa época o campeonato era a 30 jornadas e portanto a média de pontos conquistados foi de 2,06 por jogo – melhor só na extraordinária primeira época de Domingos.

Jorge Simão pode esta época fazer uma das melhores épocas na I Liga caso consiga alcançar o objetivo e bater os registos das duas últimas temporadas, em que o Sp. Braga alcançou 58 pontos em 34 jogos, sob o comando de Paulo Fonseca (2015/16) e Sérgio Conceição (2014/15), respetivamente. Os mesmos pontos que havia conseguido na segunda e terceira época de Jesualdo Ferreira (2004/05 e 2005/06).

Estas quatro épocas estão logo a seguir às grandes temporadas com Domingos e Jardim, que foram os únicos a intrometerem o Sp. Braga na luta dos três grandes.

Todos eles estão bem acima do registo de Jorge Jesus, que em 2008/09, na sua única época na Pedreira não foi além do 5.º lugar e de 50 pontos, com uma média pontual de 1,66.

Época   Treinador   Pontos   Média pontual
2009/10*   Domingos Paciência   71   2,37
2011/12*   Leonardo Jardim   62   2,07
2012/13*   José Peseiro   52   1,74
2015/16   Paulo Fonseca   58   1,71
2014/15   Sérgio Conceição   58   1,71
2005/06   Jesualdo Ferreira   58   1,71
2004/05   Jesualdo Ferreira   58   1,71
2008/09*   Jorge Jesus   50   1,67
2006/07*   C. Carvalhal/R. Gonçalves/J. Costa   50   1,67
2003/04   Jesualdo Ferreira   54   1,59
2010/11*   Domingos Paciência   46   1,53
2007/08*   Jorge Costa/Manuel Machado   41   1,37
2013/14*   Jesualdo Ferreira/Jorge Paixão   37   1,24
*Épocas em que a Liga teve apenas 30 jornadas

Jorge Simão propôs-se a fazer bem melhor do que estes registos e a cumprir o desígnio de Salvador, desde que chegou à cadeira de presidente em fevereiro de 2003, e tentar encurtar o fosso para Benfica, FC Porto e Sporting.

Na apresentação, o ex-técnico do Desp. Chaves disse querer levar o Sp. Braga a fazer bastante melhor do que na edição anterior da Liga, revelando que não se contenta por encurtar de 15 para 14 pontos para o terceiro classificado.

Fazer melhor do que Fonseca, Conceição, Jesualdo e também do que Jorge Jesus é o objetivo imediato para um técnico que teve uma ascensão notável no futebol nacional, tendo em apenas três épocas passado por Atlético, Mafra, Belenenses, Paços de Ferreira, Desp. Chaves até chegar agora o Sp. Braga.

O desafio agora é ainda maior e a fasquia mais elevada. Afinal, Jorge Simão é o 16.º treinador de António Salvador em 13 anos de uma presidência. E isso indicia o grau de exigência em termos de resultados que existe no Minho.

Maisfutebol

JotaCC

"A minha ideia é resultados"
Braga Jorge Simão aponta aos 65 pontos no final da Liga e frisa que o objetivo mínimo é pensar que o seu novo clube é o quarto grande

Jorge Simão apontou, ontem, na apresentação como novo técnico do Sporting de Braga, a meta dos 65 pontos como o grande objetivo da equipa na Liga.
Os minhotos, que somam 29, seguem em terceiro, tendo o treinador rejeitado dizer que vai lutar por posições abaixo da atual. "Não tenho coragem de estar neste lugar e dizer que vou lutar pelo quarto", realçou.
"Queremos manter esta posição e há um objetivo pontual que definimos, equipa técnica e jogadores, que é 65 pontos", reforçou.
"O Braga é o quarto gran- de e pensar assim é o objetivo mínimo", disse, ainda Jorge Simão, de 40 anos, que se desvinculou do Desportivo de Chaves para render José Peseiro no coman- do técnico dos arsenalistas.
Definido pelo presidente António Salvador como um treinador "à Braga", Jorge Simão agradeceu a prova de confiança e salientou: "É muito fácil perceber a mo- tivação com que chego aqui. Há dois anos estava na 2.ª Divisão B, é uma coisa inacreditável para muita gente".
"A minha ideia sobre fu- tebol de alto rendimento é resultados, foi por isso que aqui cheguei. O que quero é ganhar", salientou.
Já António Salvador anunciou o "início de um novo ciclo", frisando que o ex-técnico do Chaves "personifica os valores" do clube. Num discurso previamente escrito, o líder do Braga teve palavras de reconhecimento para o ex-técnico José Peseiro, salientando as suas "qualidades humanas e profissionais". "Lidou com circunstâncias inusitadas num ambiente adverso, que impedia que a equipa expressasse toda a sua qualidade. Conversei com ele e percebemos que este desfecho era inevitável", acrescentou.


Mercado
Battaglia de volta em janeiro

Jorge Simão confirmou ontem , na apresentação, que Rodrigo Battaglia vai voltar em janeiro ao Braga. "É ponto assente que vai regressar", adiantou, anunciando o retorno do médio argentino, de 25 anos, que está cedido ao Chaves. O novo treinador deixou a porta aberta a mais entradas, mas frisou haver "muita qualidade" no plantel. "Estamos atentos e estou em contacto permanente com o presidente", sustentou.


por dentro

Herói Wilson Eduardo acarinhado no circo
Autor do golo do triunfo em Alvalade, Wilson Eduardo foi muito felicitado, ontem à tarde, durante o Circo Solidário de Natal do Braga. Plantel, equipa técnica, dirigentes, familiares e 600 crianças, que receberam brinquedos recolhidos no âmbito desta iniciativa, assistiram com entusiasmo ao espectáculo.
Segundo dia em cheio
Treino matinal, conferência de apresentação à hora do almoço e sessão de Circo Solidário de Natal à tarde, foi assim o segundo dia de Jorge Simão à frente do Braga. Hoje, os guerreiros têm treino matinal.
Sem antevisão do jogo
Como falou ontem e falará novamente amanhã, após o jogo com o Moreirense (19 horas, Sport TV) Jorge Simão não vai fazer hoje a antevisão do jogo com os cónegos. A assessoria de imprensa entendeu que falar três dias seguidos seria excessivo e reformulou os hábitos.
Marafona disponível
Após ter cumprido castigo, Marafona regressa às opções do Braga. Já Velázquez, Mauro, Pedro Santos e Stojiljkovic, todos a recuperarem de lesões, não serão opção para a receção de amanhã ao Moreirense.
Showcooking de Natal
O Braga realiza hoje (17 h) um showcooking de Natal com os jogadores Pedro Santos e Vélazquez, do plantel principal, e Andreia Norton e Susana Silva, da equipa feminina, auxiliados pelo chef Vinagre. A sessão decorrerá junto à loja do clube no centro da cidade (Liberdade Street Fashion).

JN

JotaCC

JORGE SIMÃO QUER 65 PONTOS
Depois de Abel pôr a equipa no terceiro lugar, a ambição tem pouco por onde crescer. Treinador escolheu uma meta

"Que comportamentos vamos ter de ter para ganhar o jogo? É mais assim, mais assado... É o que tiver de ser para ganhar o jogo! "
Jorge Simão Treinador do Braga


Não gosta que lhe coloquem rótulos, porque joga consoante o que tem. O Braga é a melhor equipa que já lhe passou pelas mãos e o treinador acredita nela como sempre acreditou nele próprio



Ao segundo dia na Pedreira, Jorge Simão foi apresentado como treinador para a próxima época e meia, com outra de opção, e anunciou os 65 pontos como meta para o que resta da temporada à equipa que herdou de Peseiro, mas recebeu de Abel Ferreira no terceiro lugar. Se as contas baterem certo, esse será o segundo melhor registo de sempre, a seguir aos 71 pontos que valeram o segundo lugar, em 2009/10, com Domingos Paciência, e três acima dos 62 com que Leonardo Jardim chegou ao terceiro, em 2011/12. Aos 40 anos, será o maior desafio da ainda curta carreira no primeiro escalão do treinador (nove jornadas no Belenenses, uma época em Paços de Ferreira e 13 jornadas em Chaves). "É muito fácil perceber a motivação com que chego aqui", afirmou, no pontapé de saída. "Há dois anos, estava na II B e hoje estou aqui. É inacreditável para muita gente, e se dissesse que o era para mim não estaria de todo a ser correto, porque sou muito convicto daquilo que posso fazer", declarou, antes de anunciar a meta para o que sobra desta época em que "dois objetivos do clube ficaram já por terra", mas com "20 jornadas e a Taça da Liga por disputar". Com a equipa no terceiro lugar, não sobra muito por onde crescer em ambição. "Eu não tenho a coragem de chegar aqui no terceiro lugar e dizer que vou lutar pelo quarto", admitiu, e fixou a meta nos "65 pontos". "Será a nossa luta", assumiu, depois de "discutir" o assunto com o plantel. Reforçar o Braga enquanto "quarto grande" clube português , "podendo, eventualmente, intrometer-se, aqui ou acolá, na luta pelo pódio", como sucede atualmente, é um objetivo herdado.
Como chegar aos 65 pontos é uma questão que, para Jorge Simão, não oferece discussão. "A minha filosofia do futebol de alto rendimento é resultados. Se cheguei aqui, foi porque apresentei resultados. O que quero é ganhar. Ponto. A forma para o fazer é que pode variar. Neste momento, estou numa equipa com mais qualidade individual e talento do que alguma vez tive na minha vida, é um desafio", admitiu, confiante e pragmático: "A minha ideia tem a ver com duas coisas muito simples: se pudermos marcar golo utilizando uma posse de bola vertical, vamos fazê-lo; se não o conseguirmos fazer dessa forma, porque o adversário tem as linhas muito baixas, vamos ter de encontrar outros caminhos. Não gostava que me colocassem um rótulo. Acima de tudo, o que penso é: eu quero ganhar. A pergunta seguinte é: e o que é que vou ter de fazer para ganhar? Que comportamentos vamos ter de ter para ganhar o jogo? É mais assim, mais assado... É o que tiver de ser para ganhar o jogo! A equipa tem de estar preparada para jogar de uma ou outra forma sem perder a identidade."
"Eu não tenho a coragem de chegar aqui no terceiro lugar do campeonato e dizer que vou lutar pelo quarto"
"A minha ideia sobre o futebol de alto rendimento é resultados. Se cheguei aqui, foi porque apresentei resultados. O que quero é ganhar"



Incontornável
Um abraço e muita gratidão pela "coragem" de Abel Ferreira

Nem só de Peseiro e Jorge Simão se falou na apresentação do novo treinador do Braga. Abel Ferreira, o homem da equipa B que garantiu uma alegre transição no comando técnico, ao vencer em Alvalade o clube que o despedira antes de se fixar na Pedreira, teve direito a um abraço e a uma "palavra de apreço" de Jorge Simão e outras gratidão de António Salvador pela "sabedoria com que liderou a equipa, durante os últimos dias, conduzindo-a a uma grande vitória, em Alvalade" que pôs em evidência a "excelência" dos profissionais do clube.

TREINADORES
16
A par dos títulos, a dança de treinadores é uma das marcas da era de António Salvador. Há quase 14 anos na presidência do clube, tem em Jorge Simão o 16.º contratado



REFORÇO BATTAGLIA VOLTA EM JANEIRO

Jorge Simão não quis ainda falar de reforços, mas anunciou o que "não será novidade para os mais atentos": "O regresso de Battaglia é ponto assente". O médio estava cedido ao Chaves e acompanha o treinador. Em Braga, estão todos em avaliação. "Vamos começar o caminho do zero", prometeu-lhes Simão, que nem quer "ouvir muita conversa", para decidir sem "ruído".



Salvador em paz com José Peseiro
Com fama e proveito de ser implacável com os treinadores, desta vez o presidente do Braga despediu com muitos elogios

Vítima de "circunstâncias inusitadas", o treinador escolhido por duas vezes (a primeira em 2012/13) e dispensado outras tantas "fica no coração" da Pedreira e dá lugar a um "treinador à Braga"


De pé, diante dos vários rostos da SAD do Braga e dos jornalistas, António Salvador foi a antítese do presidente furioso que se dirigiu ao plantel, após a eliminação da Taça de Portugal, na Covilhã. Sereno e seguro, começou a apresentação de Jorge Simão com um ponto final na era de José Peseiro feito de elogios. "Sei que, no futebol, tudo é julgado em função do momento, mas, para lá da espuma dos resultados, tenho de realçar as qualidades humanas e profissionais do treinador que escolhemos em junho, de forma convicta e racional, para conduzir o Braga." Um "conjunto de circunstâncias inusitado" resultou num "ambiente adverso", fatal: "Sendo a minha obrigação promover a coesão e proteger a integridade do grupo, conversei com José Peseiro e percebemos que este desfecho era inevitável." Peseiro partiu, mas fica "no coração de todos aqueles que com ele lidaram". Dá lugar a um treinador "jovem, ambicioso, inconformado, exigente e vencedor", que se fez "sem benesses, só com base no trabalho, esforço, dedicação e competência, absorvendo depressa tudo o que o rodeia". "Jorge Simão é um treinador à Braga" e para ele pediu o que faltou a Peseiro, o "apoio incondicional de todos os adeptos".



Circo e prendas para 600 crianças

Com balões a lembrar a vitória em Alvalade que valeu a subida ao terceiro lugar a ajudar à festa, o plantel do Braga esteve, ontem à tarde, no circo. A iniciativa de Natal incluiu, no final, a distribuição de prendas pelo resto da plateia, 600 crianças de instituições sociais locais. Os presentes, recordou António Salvador, orgulhoso, foram recolhidos no jogo com o Paços de Ferreira, numa iniciativa do Braga Solidário, que este ano fez chegar apoio a refugiados, na Grécia. Também nesse campeonato o ano foi em cheio para o Braga.

O JOGO

JotaCC

Simão quer fechar o ano a vencer

Depois das vitórias diante de Vitória de Guimarães B e FC Porto B, o Braga B quer fechar o ano com a terceira consecutiva, desta feita frente ao Benfica B. Simão, ala esquerdo, garante que a equipa está mais confiante, mas espera uma partida complicada diante dos encarnados de Lisboa. "Vamos defrontar uma equipa com qualidade que, apesar de não estar a atravessar um bom momento, vem a Braga para tentar dar a volta por cima", disse o lateral, que sonha com a chamada à equipa principal e a presença no Euro'17, na categoria de sub-21.

O JOGO

JotaCC

Jorge Simão quer Sp. Braga no pódio do campeonato
Sucessor de José Peseiro foi apresentado ontem e coloca fasquia nos 65 pontos. Rodrigo Battaglia está de regresso

O novo treinador do Sp. Braga, Jorge Simão, apontou ontem a meta dos 65 pontos como o grande objectivo da equipa na I Liga. O técnico, ex-Desp. Chaves, foi apresentado no Minho e optou por um discurso ambicioso: "Não tenho coragem de estar em terceiro e dizer que vou lutar pelo quarto lugar", declarou. "Queremos manter esta posição."
Para Jorge Simão, de 40 anos, o Sp. Braga "é o quarto grande e pensar assim é o objectivo mínimo". "Tenho ouvido dizer que a ideia é reduzir a distância para os grandes, isso é o quê? No ano passado, ficou a 15 pontos do terceiro. Por isso, ficar a 14 é bom? Não me parece, a ideia é reforçar o estatuto de quarto grande, podendo intrometer-se aqui e acolá na luta pelo pódio. Na próxima época logo se verá, mas não andará longe disto", vincou.
O treinador lembrou que, há dois anos, estava a trabalhar no terceiro escalão ("É algo inacreditável para muita gente, mas não para mim"), e que o futebol de alto rendimento é feito de resultados. "Se cheguei aqui é porque apresentei resultados. Não gosto de rótulos. Quero é ganhar! A forma de o conseguir é que pode variar", frisou.
Um pouco antes, já tinha deixado uma palavra de apreço ao Desp. Chaves e ao trabalho de Abel Ferreira, que culminou com um triunfo bracarense em Alvalade, na última jornada. "Conquistou uma vitória importante para o clube. Não só pelos três pontos, mas pela forma como os conseguiu", afirmou.
O presidente do clube, António Salvador, começou por destacar as qualidades humanas e profissionais de José Peseiro antes de se pronunciar sobre o seu substituto. "Lidou com um conjunto de circunstâncias inusitadas, que criaram um ambiente adverso e impediam que a equipa manifestasse a sua qualidade."
Sobre o novo técnico, António Salvador vincou que contratou alguém "que personifica os valores do Sp. Braga: jovem, ambicioso, inconformado, exigente e vencedor". "Um treinador que, à imagem deste clube, construiu a sua ascensão sem benesses, só com base no trabalho, dedicação, esforço e competência."
Jorge Simão aproveitou a ocasião para revelar também que o médio Rodrigo Battaglia — que está emprestado aos transmontanos desde o início da temporada — regressará em Janeiro a Braga. "É ponto assente que o Battaglia vai regressar", afiançou o novo técnico dos minhotos, que apostou regularmente no argentino em Chaves.

PUBLICO

JotaCC

Jorge Simão estabelece meta em Braga: 65 pontos
Novo técnico minhoto quer defender terceiro lugar. Em Chaves, Ricardo Soares aponta aos 40 pontos. José Mota despedido do Feirense

I LIGA "Não tenho coragem de estar neste lugar, em terceiro, e dizer que vou lutar pelo quarto lugar." A vitória do Sporting de Braga em Alvalade, com o treinador interino Abel ao comando, colocou a fasquia alta ao novo técnico bracarense, Jorge Simão, ontem apresentado como sucessor de José Peseiro – que fora demitido antes dessa visita ao Sporting (após a eliminação-surpresa na Taça de Portugal, aos pés do Sp. Covilhã). Mas Jorge Simão garante que não se incomoda com a exigência reforçada por essa subida ao terceiro lugar do campeonato. O novo treinador do Sporting de Braga comprometeu-se mesmo com uma meta. Não classificativa, mas pontual: 65 pontos no final da I Liga, mais sete do que nas duas últimas temporadas. "Queremos manter esta posição e há um objetivo pontual que definimos, equipa técnica e jogadores, que é 65 pontos", reforçou.
Para Jorge Simão, 40 anos, o "Sp. Braga é o quarto grande e pensar assim é o objetivo mínimo". Sobre a sua afirmação como treinador, num trajeto que em dois anos saltou da II divisão B para o terceiro classificado da I Liga, Simão referiu: "É uma coisa inacreditável para muita gente, mas não para mim, eu sou muito consciente do que posso fazer."
O presidente do Sporting de Braga, António Salvador, destacou primeiro as "qualidades humanas e profissionais" do antecessor José Peseiro, frisando que o escolheu em junho "de forma racional e convicta". Mas, disse, "todos percebemos que este desfecho [demissão de Peseiro] era inevitável".
Sobre Jorge Simão, o presidente Salvador frisou que o Sp. Braga contratou "um treinador que personifica os valores do clube: jovem, ambicioso, inconformado, exigente e vencedor, um treinador que, à imagem, deste clube, construiu a sua ascensão sem benesses, mas só com base em trabalho, dedicação, esforço e competência". Ricardo Soares em Chaves Jorge Simão deixou para trás um interessante trabalho em Chaves, onde o clube transmontano apresentou também ontem o sucessor: Ricardo Soares, ex-Vizela, que assim se estreia na I Liga aos 42 anos. E também ele apontou uma meta pontual a alcançar pelos flavienses no campeonato: 40 pontos. Além disso, contudo, Ricardo Soares quer chegar à final da Taça de Portugal, onde o Desp. Chaves terá agora pela frente o Sporting, nos quartos-de-final, depois de ter eliminado o FC Porto. "Vejo uma equipa comprometida, solidária e bem trabalhada do ponto de vista tático", frisou. Chicotada atinge José Mota O Feirense (17.º e penúltimo, com 11 pontos) resolveu agitar também o mercado de treinadores e despediu José Mota, tornando-se o décimo clube (em 18) a mudar de técnico nesta I Liga, em 14 jornadas.

DN

Bruno3429

Convocados para o SC Braga x Moreirense FC

O SC Braga recebe esta quinta-feira o Moreirense FC, em jogo a contar para a 15ª jornada da Liga NOS, e o treinador Jorge Simão elaborou, findo o último treino, a sua primeira convocatória. Uma lista que contempla 18 nomes, destacando-se o regresso do guarda-redes Marafona, após castigo.

Assim, são opção para o desafio que principia às 19 horas os jogadores: A. Pinto, Wilson, Bakic, Hassan, Martínez, Baiano, Djavan, Rui Fonte, R. Horta, R. Ferreira, Tiba, Marafona, Alan, Vukcevic, Artur Jorge, Xeka, M. Goiano e Matheus.


'Bês' metem a terceira no fecho de 2016

O SC Braga B dificilmente poderia ter um melhor fecho do ano 2016. Os Gverreiros do Minho receberam e venceram o SL Benfica B por 2-1 somando, assim, o terceiro triunfo consecutivo na Ledman LigaPRO, após terem derrotado o Vitória SC B e o FC Porto B nas duas jornadas anteriores.

Num jogo pautado pelo intenso equilíbrio entre os dois conjuntos, a equipa comandada por Abel Ferreira acabou por estar melhor no primeiro tempo, tendo uma excelente entrada na partida. Logo aos 6 minutos, Rúben Alves deixou o primeiro aviso aos encarnados com um remate a passar muito perto do poste. Quem não foi em avisos, foi Rodrigo Pinho que, à passagem dos 10 minutos, mostrou mais uma vez o seu sentido de oportunidade, fazendo o primeiro da tarde para os bracarenses. O SL Benfica B procurou reagir ao golo sofrido, mas sem que conseguisse criar verdadeiras situações de perigo. Balanceados para o ataque, os encarnados acabaram por sofrer alguns calafrios com as transições rápidas do SC Braga B. Aos 38 minutos, Joca teve nos pés soberana ocasião aumentar a contagem, mas o remate saiu ligeiramente por cima.

No segundo tempo, a equipa comandada por Abel Ferreira acabou por não conseguir ter tanta bola, face a uma substancial melhoria do adversário. Em desvantagem, o SL Benfica B pressionou mais e criou mais e maiores problemas à defensiva do SC Braga B, que continuou a apostar nas transições rápidas. Aposta essa que acabaria mesmo por dar frutos aos Gverreiros do Minho. Ao minuto 58, Xadas colocou Joca na cara de André Ferreira e o jovem avançado não desperdiçou, oferecendo assim uma vantagem mais confortável à sua equipa. Contudo, a equipa orientada por Hélder Cristovão não baixou os braços e acabaria mesmo por reduzir a dez minutos do final, por intermédio de João Carvalho. Os encarnados carregaram em busca do empate, mas acabaram por encontrar um SC Braga B muito voluntarioso e com um grande espírito gverreiro, acabando o marcador por não sofrer alterações.

Com este triunfo – o terceiro consecutivo – o SC Braga B soma mais três importantes pontos e figura agora no 8.º posto da Ledman LigaPRO, com 27 pontos. Na próxima ronda a equipa liderada por Abel Ferreira desloca-se ao terreno do Sporting CP B.

Ficha de Jogo: Tiago Pereira, Anthony, Bruno Wilson, Inácio, Simão (Thales, 45′), Gamboa, Chidi, Xadas, Rúben Alves, Piqueti (Joca, 21′), Rodrigo Pinho (Ogana, 53′)

SCBraga

Bruno3429

Sp. Braga: Marafona de volta na primeira convocatória de Jorge Simão
Guarda-redes falhou partida com o Sporting por castigo
Redação

O Sp. Braga divulgou, esta quarta-feira, a primeira convocatória do treinador Jorge Simão, que se estreia no banco arsenalista frente ao Moreirense esta quinta-feira.

A novidade face à partida frente ao Sporting é o regresso do guarda-redes Marafona, que falhou o encontro em Alvalade por castigo. Em sentido inverso segue o avançado Douglas Coutinho, que fica de fora da receção ao emblema de Moreira de Cónegos.

Rosic, Velásquez, Mauro, Pedro Santos e Stojiljkovic continuam a recuperar das respetivas lesões.

O Sporting Braga – Moreirense está agendado para esta quinta-feira, às 19h00.

Lista dos 18 convocados:

Guarda-redes: Matheus e Marafona.

Defesas: Marcelo Goiano, Baiano, Djavan, André Pinto, Artur Jorge, Ricardo Ferreira.

Médios: Vukcevic, Xeka, Pedro Tiba, Martínez, Bakic.

Avançados: Ricardo Horta, Wilson Eduardo, Alan, Rui Fonte, Hassan.


II Liga: Benfica B continua sem vencer, agora perdeu em Braga
2-1 ogo da 20.ª jornada da competição
Redação

O Benfica B continua sem vencer na II Liga. Já não vence desde 23 de outubro e esta terça-feira, depois do empate com o Sporting B na semana passada, voltou às derrotas em casa do Sp. Braga B. 2-1 em jogo da 20.ª jornada do campeonato.

No regresso de Abel Ferreira ao comando técnico da equipa B bracarense, o treinador voltou a levar a melhor sobre um adversário de Lisboa. Valeram os golos de Rodrigo Pinho e Joca. O primeiro logo aos 10 minutos de jogo, o segundo aos 58.

Ainda assim, a formação bracarense chegou ao 2-0 quando a equipa encarnada dominava a partida e tentava de forma consistente e insistente chegar ao golo.

João Carvalho, Zé Gomes, Buta e Yuri Ribeiro bem tentaram marcar mais cedo, mas só aos 80 minutos o Benfica B marcou. Passe de Diogo Gonçalves com João Carvalho a colocar a bola dentro da baliza. Mesmo assim, insuficiente para pontuar.

Com este resultado, e apesar de não ser positivo, o Benfica B continua à frente do Sp. Braga B na tabela.

A equipa de Hélder Cristóvão caiu de rendimento nestes últimos meses, depois de ter perdido Guga no meio-campo, no final de setembro, por lesão, mas ainda se faz valer do animador início de temporada. É sexta, enquanto o Sp. Braga B se aproximou e é agora oitavo na tabela.

Maisfutebol

Coelho SCB

Sp. Braga B-Benfica B, 2-1: Minhotos mais eficazes vencem formação encarnada

Eficácia e o espírito de sacrifício dos bracarenses justificam o triunfo
Sp. Braga B-Benfica B, 2-1: Minhotos mais eficazes vencem formação encarnada



O Sp. Braga B venceu esta quarta-feira o Benfica B por 2-1, na 20.ª jornada da 2.ª liga, num jogo emotivo em que a eficácia e o espírito de sacrifício dos minhotos justificam o triunfo.

O primeiro golo surgiu logo aos 10', com Rodrigo Pinho a não perdoar na cara do guarda-redes encarnado, e o segundo aos 58', por Joca, na sequência de um rápido contra-ataque, tendo o Benfica B reduzido aos 80', por João Carvalho.

Os minhotos, novamente comandados por Abel Ferreira, aproximam-se dos lisboetas, ficando a apenas um ponto na tabela classificativa (27 contra 28), sendo que o Benfica B aumentou para oito o número de jogos sem vencer (último triunfo data de 23 de outubro, 2-0 com o Penafiel).

O Sporting de Braga B entrou melhor e, já depois de um aviso de Rúben Alves, Anthony D'Alberto serviu Rodrigo Pinho que, em posição legal, foi matador e fez o primeiro golo (10').

Piqueti saiu lesionado aos 21' tendo entrado Joca para o seu lugar, jogador que seria fundamental no triunfo dos minhotos.

O Benfica B jogava de forma lenta e previsível e foi mesmo Joca a falhar uma boa ocasião para a equipa da casa aumentar o marcador (38').

Após o intervalo, os visitantes surgiram muito mais rápidos sobre a bola e a quererem chegar rapidamente ao empate, com o extremo Buta em destaque pela direita a criar muito jogo.

Diogo Gonçalves falhou uma boa oportunidade aos 48', mas o maior desperdício pertenceria a Zé Gomes: defesa para a frente de Tiago Pereira após remate de Dálcio e falhanço incrível do avançado na recarga (50').

Contra a corrente do jogo e aproveitando o balanceamento ofensivo dos encarnados, Xadas lançou Joca no tempo certo e o médio ofensivo, já bem dentro da área, rematou rasteiro e cruzado (58').

O Benfica B sentiu o golo e passou a jogar mais com o coração do que com a cabeça, mas ainda reduziu com João Carvalho a emendar para o fundo da baliza um belo centro de Diogo Carvalho (80').

A turma da Luz esteve perto do empate aos 87' e 90, por João Carvalho e Heri, mas o resultado manteve-se.

Jogo no Estádio 1º de Maio, em Braga.

Sporting de Braga B - Benfica B, 2-1.

Ao intervalo: 1-0.

Marcadores:

1-0, Rodrigo Pinho, 10'

2-0, Joca, 58'

2-1, João Carvalho, 80'

Equipas:

Sp. Braga B: Tiago Pereira, Anthony D'Alberto, Inácio, Bruno Wilson, Simão (Thales, 46'), Gamboa, Chidi, Rúben Alves, Xadas, Piqueti (Joca, 21') e Rodrigo Pinho (Ogana, 53')

Suplentes: Clemente, Thales, Loum, Didi, Joca, Ogana e Panyukov

Treinador: Abel Ferreira.

Benfica B: André Ferreira, João Escoval (Heri, 60'), Rúben Dias, Ferro, Yuri Ribeiro, Pêpê, Dálcio (Luquinhas, 65'), Buta, Diogo Gonçalves, João Carvalho e Zé Gomes (Florentino Luís, 71')

Suplentes: Ivan Zlobin, Saponjic, Pedro Amaral, Florentino Luís, Pipo, Luquinhas e Heri

Treinador: Hélder Cristóvão

Árbitro: André Neto (AF Vila Real)

Ação disciplinar: cartão amarelo para Simão (45'+2), Rodrigo Pinho (51'), Gamboa (62'), Joca (64'), Yuri Ribeiro (64'), Rúben Dias (66'), João Carvalho (69'), Inácio (84')

Assistência: cerca de 1.000 espetadores

Autor: Lusa
#VãoTerDeContarConnosco
#BragaoléAndFriends

Bruno3429

Marafona regressa na primeira convocatória de Jorge Simão

O guarda-redes Marafona está de regresso aos convocados e figura na primeira lista de Jorge Simão, para o jogo frente ao Moreirense na quinta-feira.

Lista dos 19 convocados:

Guarda-redes: Matheus e Marafona;

Defesas: Marcelo Goiano, Baiano, Djavan, André Pinto, Artur Jorge, Ricardo Ferreira;

Médios: Vukcevic, Xeka, Pedro Tiba, Martínez, Bakic;

Avançados: Ricardo Horta, Wilson Eduardo, Alan, Rui Fonte, Hassan.

A Bola