News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

O EX-TREINADOR: JORGE SIMÃO

Started by A.COSTA, 15 de December de 2016, 00:24

Previous topic - Next topic

Pé Ligeiro

Quote from: PAF on 29 de December de 2016, 16:49
Em minha opinião faz até mais sentido meta pontual que de lugar.
Podemos fazer 72 pontos e ficar em 4º por exemplo. E podemos fazer 65 e ficar em 3º. Qual seria melhor em termos de resultados? Complicado com certeza. Se calhar o pessoal prefere o 3º com menos pontos, embora seja uma época pior. Estamos sempre dependentes dos opositores.
O Real de Mourinho (e antes Pelegrini) e o Barça da altura fizeram épocas do outro mundo, que dariam para ser campeões em qualquer outra época da história, mas tiveram azar com a oposição que tinham e se calhar épocas fantásticas acabaram em épocas falhadas porque não foram campeões mesmo com pontuações recordes.

No que toca ao Braga, parece-me perfeitamente aceitável a meta pontual dos 65 pontos, o que trazemos até agora é amplamente positivo e em minha opinião (independentemente do calendário) difícil de manter.

Eu não tenho qualquer dúvida que é mais importante o lugar do que a pontuação, embora, normalmente uma coisa esteja associada à outra. O acesso às competições europeias é em função do lugar e não em função da pontuação.

A título de exemplo, a pontuação obtida o ano passado pelo Sporting (86 pontos), era suficiente para ganhar todos os campeonatos passados com 18 equipas e vitória a valer 3 pontos. Ninguém duvida que o Sporting preferia, por ex: fazer 85 pontos e ser campeão, como fez o campeão em 2014/15, e 96/97, ou fazer 84 e ser campeão como aconteceu em 95/96, ou fazer 82 e ser campeão, como aconteceu em 2003/04, ou até fazer 65 pontos e ser campeão, como aconteceu em 2004/05. A pontuação obtida pelo Sporting na época passada, dava para ganhar os 12 campeonatos com 18 equipas a 3 pontos por equipa.

Acham que os sportinguistas ficaram mais contentes em fazerem 86 pontos e ficarem em 2º lugar do que ficariam se tivessem feito 80 e tivessem sido campeões?
BRAGA SEMPRE MAIS!

PAF

Eu também não tenho duvidas que o lugar é mais importante e acho que ninguém tem... é uma coisa que não tem discussão sequer. Se puder ser campeão com 65pontos, fantástico.
Ficar em 4ºlugar com 50 pontos ou em 4ªlugar com 70pontos não pode ter a mesma análise no final de uma época, foi só isto que quis evidenciar. Ou seja, analisar uma época tem que ter em conta também a classificação pontual.
Os pontos nós podemos controlar, a classificação não, podemos ganhar 15jogos, se houver outra equipa a ganhar 16, paciência, os outros foram melhores. Por isso disse que acho mais lógico objectivos pontuais e não classificativos. (+- o que aconteceu ao Sporting, pontualmente foi fantástico, mas ouve outra melhor, tiveram azar, aconteceu o mesmo que citei acima do barça e Real.)

Se fizermos 70 pontos ficando em 4ºlugar para mim será fantástico. Mais que se fizermos 65 e acabarmos em 3º por exemplo. Embora facilmente se entenda que ficar apurado para a champions era excelente e é preferido por todos. Em termos efectivos fazer menos pontos acaba por ser mais positivo.

karoglan1921

Mister apanhou agora este comboio , mas nesta liga mediocre uma equipa com um orçamento de 18 milhões não ganha um jogo fora desde agosto , é para manter ?

Hucry

Quote from: karoglan1921 on 07 de January de 2017, 14:14
Mister apanhou agora este comboio , mas nesta liga mediocre uma equipa com um orçamento de 18 milhões não ganha um jogo fora desde agosto , é para manter ?

Ganhamos em Alvalade

A.COSTA

Quote from: karoglan1921 on 07 de January de 2017, 14:14
Mister apanhou agora este comboio , mas nesta liga mediocre uma equipa com um orçamento de 18 milhões não ganha um jogo fora desde agosto , é para manter ?

Para quem ganhou em Alvalade, aqui está um comentário inútil.
[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo

karoglan1921

Força mister !

Arrumar com os 4 que pensam que são maiores que o clube !

Hucry


Bb0y

Sao os 2 sérvios e os 2 montenegrinos. Não é preciso ser um génio para perceber isso.

SCB.GUERREIRO

Gostei muito deste abanão, sem referir se são velhos ou novos, gregos ou troianos, lá deu uma GRANDE chapada nos que não estão de corpo e alma com a equipa. Só espero que o feitiço não se vire contra o feiticeiro, agora tem de gerir este " conflito " da melhor forma. Não vou dizer qual e a melhor forma, pois depende muito dos jogadores envolvidos. Da minha parte todo o apoio.
Penso que os alvos das críticas até tem sido pouco falados no fórum.

Mais Norte

Salvador já tinha sido claro após o jogo com o Covilhã. J. Simão falou antes e depois do jogo com o Marítimo e poderia, perfeitamente, tê-lo feito apenas depois da vitória sofrida de ontem. Estaria mais resguardado pelo apuramento, mas não, foi claro já antes do jogo e voltou a sê-lo no final. Teve coragem.

Escolheu o caminho mais difícil e acredito, quero acreditar, que o fez, não por uma estratégia bizarra de confronto, antes porque sentiu que já tinha dito tudo internamentde. SEM RESULTADO.

É certo que permite levantar suspeições infundadas sobre este ou aquele jogador, mas também é evidente que a determinação é muita e a vontade de resolver os problemas ainda é maior.

J. Simão foi claro desde que chegou quanto a Tiba, trouxe Battaglia para titular, Xeka continuou a merecer a titularidade e fala-se na possibilidade de mais um trinco. Não importa nada o que penso sobre esta opção, mas o sinal foi mais do que claro para todos os jogadores.

O treinador falou, foi curto, directo  e grosso. Está dado um sinal claro à navegação. J. Simão não deve ser burro. Não sei quem criou ventos para colher tempestades. O caminho foi traçado.

Foi dito o essencial, talvez até um pouco mais. Chega.

Agora é tempo de serenar, de trabalhar e de construir uma Equipa de Gverreiros que não seja só um slogan.

É FUNDAMENTAL ESTARMOS JUNTOS E QUE NÃO SE ENTRE NUMA CAÇA ÀS BRUXAS.

TEMOS QUE VENCER O TONDELA.

FORÇA TREINADOR.

FORÇA SC BRAGA.

guerreiro1921

Nao seria a minha forma de o fazer, mas louvo a coragem.

Estamos consigo, Mister.

Lau

Quote from: Bb0y on 12 de January de 2017, 00:47
Sao os 2 sérvios e os 2 montenegrinos. Não é preciso ser um génio para perceber isso.

Que raio tem o StojiljKovic a ver com isto??? O moço está lesionado antes do JS chegar e continua... e até já veio dizer que está a recuperar mais rápido que o expectável.....

Andam na caça às bruxas e acabam a atirar nomes/nacionalidades só porque sim.  Acredito que quem precisava ouviu o recado e eles identificaram-se com toda a certeza!!

Força mister... #estamosjuntos
Saudações Braguistas

Lipeste

Em novembro no tópico "JOSÉ PESEIRO - O NOSSO TREINADOR" escrevi (não dá para citar porque o tópico está trancado):

"Ao nosso plantel falta é um grande  pau de marmeleiro no balneário para acordar alguns jogadores que em campo se comportam com tal  passividade como nunca antes vi, mas é sempre mais facil, cômodo e apelativo culpar Peseiro por todos os males...vejam e revejam os nossos jogos, coloquem de parte o ódio/preconceito que poderão ou não ter pelo treinador, e irão concluir que os nossos jogadores tem também eles, juntamente com o treinador claro, grandes  responsabilidades na mediocridade das nossas exibições."




Na conferência de imprensa de despedimento de JP, AS deu a entender que foram alguns jogadores a fazerem a cama ao treinador com as bancadas a ajudar, ontem, pela segunda vez mas agora de forma veemente, JS, certamente com apoio total do Presidente, diz publicamente que  a história não se repetirá e que desta vez será ele a fazer cama a todos aqueles que insistam em passear a camisola sem a suar. Não tenho qualquer dúvida que o terá dito antes no balneário e que opta por o dizer também publicamente com o intuito de fortalecer ainda mais a sua liderança não só no balneário como junto de todo o universo Braguista...bem haja.

kiko scb

Temos treinador. Que personalidade!

100%SCB

Não sendo o tópico mais indicado:

"JORGE SIMÃO CHAMA QUEIRÓS

O treinador da equipa principal do Sporting Clube de Braga, Jorge Simão, chamou hoje um miúdo de 18 anos de seu nome Ricardo Queirós. Queirós é defesa central e capitão da equipa de juniores do clube. É forte no jogo aéreo, no desarme e tem boa qualidade de passe.

FORÇA MIÚDO ;)"

Numa página de facebook e ao que parece é mesmo verdade.
Há que apostar nos nossos jovens.
FORÇA BRAGA

100%SCB

"JORGE SIMÃO CHAMA MIÚDO DE 18 ANOS

O treinador da equipa principal do Sporting Clube de Braga, Jorge Simão, chamou recentemente um miúdo de 18 anos de seu nome Ricardo Velho. Ricardo é guarda redes mede 1.91m e o seu melhor pé é o direito. É ágil e tem bons reflexos.

FORÇA MIÚDO ;)"

Mais um. JS não anda a dormir.
FORÇA BRAGA

NightHawk

#376
Só para que não haja dúvidas, começo este post por 2 coisas: 1º pareceu-me boa a aposta em Jorge Simão, a escolher um treinador provavelmente teria escolhido a ele. 2º independentemente do que aconteça em termos de resultados até final da época, deve ser ele a preparar e ser o nosso treinador na próxima época pois precisamos de estabilidade e acho que ele tem qualidade para fazer um bom trabalho no próximo ano.

Dito isto, Simão entrou "a pés juntos" no Braga querendo impor-se no balneário e tentar limpar os problemas que haviam. "Arrumou" com 2 jogadores, um deles sub-capitão, e colocou 1 peça quase sempre titular "de castigo". Foi buscar 3 jogadores à sua antiga equipa que entraram (e com rendimento) de caras na equipa.

O problema desta forma de liderança é que ou tens resultados ou ficas com 1 balneário em polvorosa. Simão tinha hoje uma oportunidade de ouro, ganhando o jogo, de não só, pela via do resultado, segurar o balneário mas também ganhar tempo junto dos adeptos, pois vai precisar de muito tempo para colocar a equipa a jogar como quer. Perdeu o jogo e com isso perdeu esse tempo. Espero que não perca o balneário.

Sobre a forma de jogar, nota-se que quer colocar o Braga a jogar do mesmo estilo que o seu Chaves jogava: linhas mais recuadas, controlo do meio campo, pressão na saída da bola, um meio campo agressivo e transições ofensivas em poucos toques.

Ora, para se jogar assim, no meu entender, não se pode jogar em 4-4-2. Com apenas 2 homens no meio campo ficamos sempre em inferioridade (como se viu hoje e contra o guimarães) e perdemos sempre na transição defensiva. Para além disso, como jogamos mais recuados cria-se um fosso entre meio campo e avançados, que os extremos, bem marcados, não conseguem resolver. Pior ainda quando 1 dos médios é Xeka, que tem qualidade, mas não para um meio campo a 2 agressivo e pressionante.

O que se viu hoje foi mau demais. não fizemos em 80mn 1 jogada com princípio meio e fim. Nem em futebol apoiado nem em transições. Jogamos invariavelmente bolas longas para o Stoij mas sem apoio na 2ª bola pois, como estávamos em inferioridade no meio campo, Fonte andava a fazer de 3º médio e longe do Stoij. Quando se aproximava deste criava um fosso no meio campo.

Parece-me claro que para se jogar em transições este 4-4-2 não serve. Mesmo com Assis e Battaglia, que será uma dupla que nos pode dar muito mais em termos de agressividade e recuperação de bola, vai-nos sempre faltar quem faça a ligação com a frente. No ano passado fazíamos isso eximiamente porque os 2 médico ofensivos vinham pra dentro, os laterais subiam a ajudar e tínhamos 2 médios que transportavam bem a bola e, um deles, ganhava tudo no meio campo. Se Assis fizer de L. Carlos vai na mesma faltar quem pegue no jogo pois não temos nem Rafa nem Josué e a nossa forma de jogar não tem nada a ver com a do ano passado: é em transições e não futebol apoiado.

Acho muito difícil Simão colocar a equipa a jogar como quer sem mudar o esquema para um 4-3-3 ou um 4-2-3-1. O problema é que com esta derrota vergonhosa (não por ser frente ao Moreirense mas por termos jogado MUITO MAL e os jogadores terem tido 0 de vontade de ganhar - Não conseguimos sequer pressioná-los no meio campo o jogo todo!) perdeu tempo junto dos adeptos.

Será uma 2ª volta que dificilmente irá chegar aos objetivos a que se propôs, penso inclusivamente que dificilmente ficaremos acima do 5º lugar. Mas mesmo assim, por mim, e mesmo que se faça uma 2ª volta muito fraca, o treinador deve ficar para que possa ter tempo para criar uma equipa que no 1º jogo oficial da próxima época possa estar a jogar em condições, com jogadores de qualidade e com entrosamento. O único problema, como já alguém disse é que poderá iniciar a próxima época já com a paciência dos adeptos no limite e com pouca margem. Mas isso, ele também não ajudou com a forma como a equipa jogou hoje e com as dificuldades que a equipa mostra em ter, no mínimo, uma transição ofensiva em condições nestes 2 meses.

E já agora, penso que aos poucos vai aprender que tem de mudar de discurso. O facto de apelar constantemente à alma de Guerreiros não ajuda. O que falta não é só atitude (que hoje inexplicavelmente faltou mas que nos jogos anteriores não) mas discernimento e saber o que fazer a cada momento do jogo, e para isso o discurso tem também que ser bem mais racional. A equipa precisa de estabilidade emocional e ele não a esta a dar, nem pela "entrada a pés juntos" no balneário nem nas suas conferências de imprensa.

Que se use este jogo como tábua rasa para se começar um processo de construção de uma equipa para a próxima época. Em vez de 2 meses de pré-época que se aproveite e se junte a 2ª volta desta época para que comecemos a próxima temporada com uma equipa a sério, com soluções e com entrosamento.

Arcada1914

Numa semana 2 derrotas históricas ....

3 defesas direitos e meio esquerdo , tas no bom caminho mini mourinho .

Ransick

Humildade precisa-se! Ja chega de falar de peito feito, arrogância, etc... Se continuar assim, nao sei nao!!!
"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"...

jasd

Pois é, o nosso treinador é Jorge Simão...
Ou a ideia dele é má e não há equipa que resista, ou a equipa é demasiado fraca e não vai lá das pernas, qualquer que seja a ideia dele...
O que eu vi ontem foi uma equipa insegura e medrosa, atrás da linha da bola e a jogar em pontapé para a frente ou a perder rapidamente a posse de bola, muitas vezes ainda dentro do seu próprio meio campo.
O S.C.Braga não é o Desportivo de Chaves, JS!!! Nos últimos 12 anos, apenas por três vezes terminamos a 1ª liga abaixo do 4º lugar (ainda assim, 5º, 7º, 9º). Este clube tem andado repetidamente pela Liga dos Campeões e pela Liga Europa. Venceu recentemente uma Taça da Liga e uma Taça de Portugal
Ontem, vi um S.C.Braga na expectativa, como se estivesse a jogar contra o Real Madrid ou o Bayern de Munique!?
Os jogadores do Moreirense em geral chegavam sempre primeiro à bola (estavam melhor posicionados em campo e corriam mais depressa).
O número de faltas, passes transviados e bolas fora, chega a ser assustador...!!!
Nas bolas divididas / duelos individuais, os jogadores do Moreirense quase sempre, levaram vantagem.
No jogo aéreo, os nossos jogadores ou não tocavam na "chicha" ou mandavam-na para a bancada.
Houve largos minutos em que o S.C.Braga não conseguiu encadear mais do que dois ou três passes consecutivos, sem perder de novo a posse da bola.
O nosso ataque quase nunca recebeu "jogo", e nas raras vezes que isso aconteceu, parecia que recebiam pedras.
Como é que uma equipa que quase não remata à baliza adversária, quer ganhar jogos?
Se fazemos cruzamentos para a área contrária, não será conveniente que esteja alguém por perto para os finalizar...???
Se queremos avançar em tabelas e triangulações, não convém evitar a floresta de pernas na zona frontal à grande área adversária...???
Se o adversário tem quatro ou cinco jogadores no centro do campo, será que dois do nosso lado são suficientes para contrariá-los???
É verdade que o Geraldes tem categoria e o Podenc(inho) é muito difícil de marcar porque tem boa técnica individual (como é que se faz uma carga de ombro a um tipo que mede 1,60m?, não se faz, senão o árbitro assinala falta!!!), mas o Moreirense nem sequer jogou nada de extraordinário..., houve muito pouco S.C.Braga sobre aquele relvado.
Quem quer ganhar títulos não joga assim, de forma tão medíocre... estou muito desapontado.
Foram dois desaires seguidos e gostaria de acreditar que não vem por aí o terceiro, mas infelizmente tenho dúvidas...
Força Braga!!!