News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 06/12

Started by Bruno3429, 06 de December de 2016, 08:23

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Wilson Eduardo: "Dependemos de nós próprios"
Joana Russo Belo

Não haverá facilitismos. Mas o objectivo está bem traçado nos jogadores arsenalistas: vencer o Shakhtar Donetsk, de Paulo Fonseca, e garantir o apuramento para os 16 avos-de-final da Liga Europa. O jogo é quinta-feira e surge depois da derrota sofrida no Estádio do Dragão, desaire que Wilson Eduardo garante estar ultrapassado.

"Claro que perder aos 95 minutos é mau, mas o jogo já passou e a equipa já se mentalizou para o jogo com o Shakhtar, que é importante para nós. Estamos a trabalhar para conseguir a vitória e o apuramento", sublinhou o extremo, à margem da visita ao Centro de Solidariedade Espírito Santo.
Consciente "da importância que tem o jogo", Wilson Eduardo garante não existir pressão acrescida: "o SC Braga está habituado a estas andanças, há muitos anos que se tem qualificado sempre para a Liga dos Campeões, Liga Europa e fases seguintes. Este ano não foge à regra, depois de tudo o que fizemos no passado. É um objectivo que temos desde o início da época.

Encaramos este jogo da melhor maneira, sabemos que dependemos de nós próprios e já é benéfico não dependermos de outras equipas. Sabemos que vai ser um jogo complicado, mas queremos vencer".
Equipa ucraniana chega a Braga já qualificada, mas o extremo lembra as palavras de Paulo Fonseca para justificar as dificuldades que vão ter pela frente.
"No final do último jogo, o mister disse que queriam qualificar-se só com vitórias, por isso, não vai haver facilitismos no jogo, só um SC Braga forte, com a ajuda de todos os adeptos e sócios, conseguirá a vitória", frisou.

"Em Braga é o meu melhor momento"

É o rei das assistências no campeonato - com nove - e soma já seis golos com a camisola do SC Braga esta época (cinco no campeonato e um na Liga Europa). "Em Braga é o meu melhor momento", confessou Wilson Eduardo. "Neste momento estou bem, tenho correspondido à aposta do mister e espero manter, espero já no próximo jogo ajudar a equipa a garantir o acesso à próxima fase da Liga Europa", destacou o extremo, em jeito de balanço da temporada.

Wilson lembra que os jogadores da frente "alimentamo-nos com isso, com golos e assistências", daí que, "estar no topo, juntamente com o Gelson, é fantástico". "Quero manter estes números, se no próximo jogo conseguir fazer tanto um golo como assistência, será bom", referiu.

A atravessar um excelente momento de forma, o extremo, de 26 anos, não pensa, para já, em voos mais altos. "Neste momento, simplesmente penso no SC Braga. Tenho mais dois anos de contrato com o SC Braga, a época ainda é longa, ainda tenho muito para demonstrar. Depois no final, logo se vê. Agora, é só o SC Braga que penso ajudar", rematou o extremo.

Pequenos guerreiros

Em vésperas do jogo decisivo da Liga Europa, diante do Shakhtar Donetsk, nada melhor do que uma injecção de confiança e optimismo dos pequenos Guerreiros do Minho. Foi em ambiente de euforia e êxtase que Wilson Eduardo e Ricardo Horta foram recebidos por 65 alunos do centro de Solidariedade Espírito Santo, em Fraião.

Entre cânticos e palavras de incentivo, os dois craques fizeram as delícias aos mais novos, com autógrafos, fotografias e até um jogo de futebol, com toques, golos e boa disposição no campo exterior da instituição.
Aproximar o clube arsenalista aos mais jovens e à cidade de Braga é o principal objectivo da campanha de charme e marketing junto das escolas e alunos do concelho. Mascote Bracaro também não faltou à festa arsenalista.

Correio do Minho

Bruno3429

#1
TIBA DE VOLTA AO ONZE NO JOGO DA DESFORRA
Médio reencontra Paulo Fonseca mas o grande objetivo é mesmo contrariar a história

Após a derrota no Estádio do Dragão, o Sp. Braga já está focado no último jogo da fase de grupos da Liga Europa e José Peseiro sabe que terá de voltar a mexer na equipa. Mauro foi operado e corre o risco de falhar o resto da temporada, enquanto o seu sucessor – o jovem Xeka – não está inscrito na competição organizada pela UEFA. Tal como em Gent, Pedro Tiba será o parceiro de Vukcevic no centro do terreno.

O médio, de 28 anos, vai reencontrar Paulo Fonseca, treinador que na temporada passada não o viu como elemento prioritário do plantel, ajudando, assim, à sua saído do clube. Tiba voltou, depois de um empréstimo ao Valladolid, e mais do que mostrar toda a sua qualidade ao agora homem-forte do Shakhtar Donetsk, quererá ajudar os arsenalistas a travar o carrasco ucraniano. Este será o 6º confronto entre as duas equipas e o Sp. Braga perdeu sempre, tendo marcado apenas 1 golo e sofrido 13.

Depois do salto meteórico do Campeonato de Portugal até à Seleção Nacional, em 2014, Pedro Tiba tenta voltar a afirmar-se como indiscutível na formação minhota. Até ao momento, o médio soma 11 jogos, seis dos quais a titular. As chamadas ao onze diante de Benfica, na Supertaça, nos dois embates contra o Gent e ainda a entrada durante a 1ª parte na receção ao Konyaspor provam que é um elemento importante para Peseiro. Depois de amanhã, terá uma nova oportunidade.

Autor: Ricardo Vasconcelos

PORTUGUESES COM PLENO EM ABERTO NA EUROPA
Todas as equipas portuguesas dependem apenas de si para continuar na Europa

A boa notícia para as equipas portuguesas à entrada para a derradeira jornada da Liga dos Campeões e da Liga Europa é que apenas dependem de si próprias para continuar em competição. Uma vitória, no caso de Benfica, FC Porto e Sp. Braga, resolve o problema. Para o Sporting basta o empate,com o Legia, adversário direto, sem envolver terceiros.

Mas as possibilidades dos concorrentes portugueses não se esgotam apenas no cenário da vitória. À exceção da equipa treinada por Jorge Jesus, todas as outras podem perder e apurar-se para a fase seguinte.

O Sporting soma três pontos e o Legia Varsóvia apenas um, mas um vitória deste eliminará a equipa portuguesa, que nesse caso passaria a ter menos um ponto do que os polacos. O empate deixa os leões no 3º lugar e a vitória aumentará a vantagem.

O Benfica, para além da hipótese da vitória, tem a do empate e a da derrota, mas na condição de o Besiktas não vencer o Dínamo Kiev. Se os turcos ganharem ficam automaticamente apurados, com 10 pontos, deixando a águias e napolitanos a decisão do lugar em aberto; se o Besiktas empatar e o Benfica perder, as duas equipas somariam ambas oito pontos, mas aí as águias têm vantagem por terem marcado mais golos fora aos turcos.

Para continuar na Champions também o FC Porto pode perder, mas desde que o Copenhaga, seu adversário direto, não vá além de um empate, pois ainda ficaria com um ponto de vantagem. Os portistas somam atualmente 8 pontos, contra 6 dos dinamarqueses. O que não pode verificar-se é um empate da equipa portuguesa e a vitória do Copenhaga – com 9 pontos passa este, pois ganhou vantagem com o golo marcado ao FC Porto, no Dragão.

Bracarenses decidem

O Sp. Braga tem igualmente o destino nas mãos. Ganhar é passar. Mas também pode qualificar-se empatando com o Shakhtar Donetsk, desde que o Gent não ganhe. A equipa de José Peseiro tem 6 pontos e os belgas 5, pelo que a derrota continua a ser válida para os bracarenses, mas os belgas têm de empatar. Porque em caso de igualdade pontual, o Sp. Braga desfruta de vantagem nos golos marcados fora frente à equipa do Gent.

Record

JotaCC

"Shakhtar não vai facilitar"
Braga Wilson Eduardo reconhece que os minhotos têm de fazer o seu trabalho na mesma, apesar de os ucranianos já estarem apurados

O Shakhtar Donetsk vem, depois de amanhã (16 horas, SIC), ao Estádio Municipal de Braga já apurado e 100% vitorioso no Grupo H da Liga Europa, mas o reencontro com Paulo Fonseca, anterior técnico da equipa, no fim da fase de grupos, não se prevê nada fácil para os guerreiros.
"Não é por estarem apurados que vão facilitar, temos de fazer o nosso trabalho. Vai ser um jogo complicado, mas está dentro das nossas hipóteses ganhar", disse ontem Wilson Eduardo.
Os ucranianos apresentam-se com dez vitórias seguidas em jogos oficiais, mas o Braga vai na mesma tentar apurar-se, o que até pode alcançar perdendo, desde que o Gent também perca com o Konyaspor. "Espera-nos um jogo complicado, mas não existe pressão acrescida por estarmos perante um dos objetivos da época", frisou.
"O Braga está habituado a estas andanças. É um objetivo que temos desde o início da época e estamos dentro dele", acrescentou.
A equipa vai a jogo após o desaire no Dragão, sofrido nos descontos. "Perder assim é mau, mas já passou. Estamos a trabalhar para vencer o Shakhtar e obter o apuramento", orientou.
O extremo, que assumiu estar no "melhor momento" desde que se mudou para o Braga, falou à margem de uma visita do clube ao Centro de Solidariedade do Espírito Santo, na capital minhota, na qual compareceu na companhia de Ricardo Horta, seu colega de equipa.


À margem

Quinteto está indisponível para ir a jogo
Ricardo Fereira, Velázquez, Pedro Santos e Mauro continuam entregues ao departamento médico e não têm chances de alinhar no último jogo da fase de grupos da Liga Europa. Também Xeka, mas por não estar inscrito, é outra baixa certa a ter em conta por parte do técnico José Peseiro.

JN

JotaCC

"PAULO FONSECA NÃO VAI FACILITAR"
Wilson Eduardo fala da necessidade de vencer o Shakhtar, no reencontro com o anterior treinador, para seguir em frente

Wilson Eduardo admite que o Shakhtar deve fazer algumas poupanças no jogo com o Braga, mas recordou o discurso de Paulo Fonseca para dizer que não há motivos para pensar em facilidades



O Braga entra para a última jornada da Liga Europa a precisar de uma vitória para não depender do resultado do confronto entre o Gent e o Konyaspor, mas, esta quinta-feira, os minhotos vão ter pela frente uma das equipas em melhor forma no futebol europeu: o Shakhtar, que já garantiu a qualificação para a fase seguinte só com vitórias, está há 23 jogos sem perder, mais precisamente desde 3 de agosto. A missão é "difícil", mas há atenuantes que jogam, pelo menos na teoria, a favor do Braga. É que para além de já estar apurada, a equipa ucraniana tem um jogo decisivo no campeonato já na próxima segunda-feira, frente ao grande rival, o Dínamo Kiev. Mas há ainda Paulo Fonseca. Será que o anterior treinador dos arsenalistas poderá facilitar a vida à equipa de José Peseiro? Wilson Eduardo diz que não. "É verdade que o Shakhtar já se apurou, mas basta ver o que o míster Paulo Fonseca disse no final do último jogo europeu para se perceber que não vai haver facilidades. Ele disse que queria acabar a fase de grupos só com vitórias e por isso teremos de ser fortes e competentes para conseguirmos vencer", afirmou o extremo, que também não encontra grandes vantagens na provável poupança de alguns dos jogadores mais importantes do Shakhtar. "No último jogo, eles também descansaram parte da equipa-base e, mesmo assim, venceram facilmente [4-0 na receção ao Konyaspor]. Mas não podemos estar a pensar muito nisso; temos é de fazer o nosso trabalho e acredito sinceramente que temos boas possibilidades de vencer", acrescentou. Wilson Eduardo disse ainda que o facto de Paulo Fonseca estar agora do outro lado "não é uma desvantagem ", até porque apesar de o treinador"conhecer muito bem praticamente todos os jogadores do atual plantel", José Peseiro "trouxe ideias diferentes à equipa".
O extremo garantiu também que os jogadores"não se sentem pressionados" pela obrigação de seguir em frente na Liga Europa, recordando o passado recente do clube nas competições europeias. "Estamos preparados. Dependemos apenas de nós e isso é uma vantagem. Vamos trabalhar para, juntamente com os nossos adeptos, assegurar mais esta vitória", rematou.



"FC Porto? Penálti já foi marcado..."

Wilson Eduardo admitiu que perder o jogo do Dragão aos 95 minutos foi "mau", mas disse também que a equipa já deixou essa contrariedade "para trás", tal como a decisão de Carlos Xistra de assinalar o penálti a favor do FC Porto, com a consequente expulsão de Artur Jorge. "Já está marcado, ele já foi expulso, o jogo já passou e agora não vale a pena estarmos a pensar mais nisso. Não podemos mudar o que aconteceu, por isso temos de nos focar no que se segue", afirmou o extremo, que garante a "equipa a cem por cento" para o jogo com o Shakhtar.


ASSISTÊNCIAS
9
Wilson Eduardo lidera a lista de jogadores com mais assistências para golo, juntamente com Gelson Martins (nove no total). "É o melhor momento da minha carreira. Estar no topo com o Gelson é fantástico", disse



EQUIPA SHAKHTAR ABDICA DO TREINO

O Shakhtar agendou a viagem para Portugal apenas para a véspera do jogo, tendo também prescindido do habitual treino de adaptação ao Estádio Municipal de Braga. Paulo Fonseca prefere orientar uma sessão de trabalho ainda na Ucrânia, antes da viagem para Portugal. A conferência de Imprensa de antevisão da partida está agendada para o final da tarde de amanhã.



Rosic e Pedro Tiba apontados ao onze
José Peseiro reconhece que poupou o defesa sérvio no Dragão. Médio português vai substituir o ausente Xeka

"Andamos a gerir algumas situações com pinças. Decidi poupar o Rosic no Dragão. Não sei se ele aguentava..."
José Peseiro Treinador do Braga


José Peseiro tem apenas 19 jogadores do plantel principal disponíveis para a decisão da Liga Europa. Vai haver mudanças relativamente ao onze que perdeu frente ao FC Porto

José Peseiro tem cinco nomes importantes na lista de indisponíveis para a receção ao Shakhtar Donetsk: aos lesionados Ricardo Ferreira, Velázquez, Mauro e Pedro Santos junta-se ainda Xeka, que não está inscrito nas competições europeias. Os maiores problemas estão no centro da defesa, sobretudo pela debilidade física apresentada pelos mais fortes candidatos à titularidade na atualidade, Rosic e André Pinto. Peseiro reconheceu que poupou o defesa sérvio no Dragão a pensar na partida com o Shakhtar. "Andamos a gerir algumas situações com pinças. Entendi que devia poupa o Lazar [Rosic] frente ao FC Porto, não sabia se ia suportar a carga competitiva. No último jogo [receção ao Feirense] não conseguiu. A ausência dele foi responsabilidade minha. Temos andado com problemas no centro da defesa. O André Pinto esteve dois meses parado e só voltou agora. Também estamos a tentar controlar a situação do Rosic", explicou o treinador.
No meio-campo, e para suprir a ausência de Xeka, José Peseiro vai avançar com Pedro Tiba, tal como aconteceu no mais recente dos jogos frente ao Gent. "Temos tido muitos problemas com lesões. Os últimas foram o Mauro e o Pedro Santos, mas a verdade é que temos correspondido sempre bem. Queremos que eles voltem rápido, até para aumentarem a competitividade interna", afirmou Wilson Eduardo. Do atual plantel, também o brasileiro Douglas Coutinho vai ficar de fora da partida com o Shakhtar por não estar inscrito na Liga Europa. Rosic é o defesa central com mais jogos realizados pelo Braga esta época (16). Artur Jorge (10), André Pinto (9) e Velázquez (5) seguem-se na lista. Ricardo Ferreira continua por estrear

O JOGO


Bruno3429

Sp. Braga: seis baixas para a receção ao Shakhtar
Jogo decisivo na Liga Europa
Bruno José Ferreira
    
José Peseiro conta com seis baixas para o importante jogo europeu de quinta-feira diante do Shakhtar Donetsk, de Paulo Fonseca. Com o emblema ucraniano com o primeiro lugar do Grupo H garantido, e com o Konyaspor já arredado das contas da passagem à próxima fase, as contas fazem-se entre o Gent e o Sp. Braga.

O ponto de vantagem em relação à formação belga faz com que o Sp. Braga dependa apenas de si para seguir para os 16 avos de final da Liga Europa, contudo em teoria tem uma tarefa mais complicada do que o Gent. Os arsenalistas defrontam um Shakhtar 100 por cento vitorioso, enquanto que o Gent defronta os turcos do Konyaspor, apenas com um ponto somado, na receção ao Sp. Braga.

Basta, portanto, fazer ao Sp. Braga o mesmo resultado que o Gent, sendo que uma derrota até pode ser suficiente para seguir em frente. Para o jogo decisivo, José Peseiro não pode contar com os lesionados Velazquez, Ricardo Ferreira, Mauro e Pedro Santos, a quem se juntam Xeka e Douglas Coutinho, que não estão inscritos nas provas europeias.

Comparativamente com o jogo do Dragão, Peseiro deverá fazer duas alterações no onze, uma delas forçadas face à ausência de Xeka. Pedro Tiba, que jogou em Gent nas mesmas circunstâncias, deve jogar ao lado de Vukcevic no meio campo. Na defesa Rosic deve fazer dupla com André Pinto, em detrimento de Artur Jorge.

Recorde-se que Peseiro confirmou no final do embate com o FC Porto que fez uma gestão dos jogadores disponíveis para o eixo da defesa. «Andámos a gerir com algumas pinças. Temos de gerir algumas situações. A gestão foi da minha responsabilidade», referiu o técnico.

O embate entre o Sp. Braga e o Shakhtar Donetsk está agendado para as 16 horas de quinta-feira, feriado, no Estádio Municipal de Braga.

Maisfutebol