News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 02/12

Started by Bruno3429, 02 de December de 2016, 08:04

Previous topic - Next topic

Bruno3429

O PASSO QUE FALTA PARA VOAR MAIS ALTO
Última vitória em casa de um grande para a Liga foi há sete anos. Eis o desafio no Dragão...

O Sp. Braga vai ao Estádio do Dragão defender o 3º lugar que conquistou há poucos dias e a melhor forma de continuar no pódio seria mesmo derrotar o FC Porto. A missão não é de todo impossível, basta recordar a recente conquista da Taça de Portugal, mas há uma estatística que joga, e muito, contra as ambições dos guerreiros: há sete anos que as vitórias fogem nos estádios dos grandes em jogos a contar para o campeonato e em casa do FC Porto o último triunfo remonta a 2004.

Esse é mesmo o passo que falta dar ao Sp. Braga para sonhar com voos mais altos no nosso campeonato até porque estas dificuldades não se têm verificado nas provas a eliminar. A conquista da Taça de Portugal e da Taça da Liga, apesar de ter sido em campo neutro, são dois excelentes exemplos de que a equipa de José Peseiro tem argumentos para bater o pé aos crónicos candidatos aos títulos no nosso país e ainda convém recordar a vitória no Estádio da Luz há duas temporadas, nos oitavos-de-final da Taça de Portugal.
É com as experiências passadas, mas acima de tudo com a qualidade e confiança do presente que o Sp. Braga vai ao Dragão tentar prolongar a crise portista. Razões para aumentar os níveis de motivação não faltam ao plantel e ao treinador. Os últimos resultados embalaram a equipa para os lugares cimeiros, as portas dos 16 avos-de-final da Liga Europa também estão abertas e um bom resultado no jogo de amanhã até podem calar alguns críticos, que teimam em fazer-se ouvir.

Autor: Ricardo Vasconcelos

Record

Bruno3429

Do Jamor ao Dragão: descubra as sete diferenças
196 dias depois da final da Taça de Portugal vencida pelos minhotos, os rivais nortenhos voltam a encontrar-se para o duelo mais escaldante da 12.ª jornada da Liga. Muita coisa mudou entretanto
Sérgio Pires

FC Porto-Sp. Braga: depois da Taça decidida (2-2) no Jamor só nos penáltis, o reencontro na Liga para o escaldante duelo da 12.ª jornada, no Dragão – sábado, a partir das 20h30.

196 dias depois do troféu conquistado pelos arsenalistas – 50 anos após a primeira Taça da história do clube – muito mudou nas duas equipas.

Da imagem tirada há cerca de meio ano entre as duas equipas ao raio-X ao momento atual há mudanças evidentes, como as trocas de Peseiro e Boly, e outras mais subtis.

Como em qualquer almanaque, o exercício é simples. Descubra as sete diferenças...

1.ª - Invulgar vantagem bracarense

Não é inédito, mas não deixa de ser uma raridade que o duelo nortenho se dispute com o Sp. Braga em vantagem na classificação. A última vez que tal aconteceu foi em 2009/10 (8 pontos de diferença à entrada para a 20.ª jornada). 

A goleada na última jornada sobre o Feirense (6-2) marcou a ultrapassagem da equipa minhota ao FC Porto, que, estando apenas um ponto atrás (22, no quarto lugar), pode redimir-se nesta 12.ª jornada recuperando o lugar no pódio, em caso de vitória. Comparativamente, em relação à mesma altura da última época, os dragões somam menos cinco pontos e os bracarenses mais três.

Outra diferença substancial em relação à temporada anterior tem que ver precisamente a Taça de Portugal. Se no último duelo entre as duas equipas, ambas eram finalistas da segunda prova mais importante do calendário nacional, agora os dragões estão já eliminados.

2.ª – Peseiro (de novo) do outro lado da barricada

A final do Jamor foi o último jogo de José Peseiro como técnico do FC Porto. Na altura, a continuidade do técnico que tinha mais um ano de contrato era ainda um tema em aberto. Saiu. E foi contratado pelo Sp. Braga, num regresso ao clube que já havia representado em 2012/13.

Peseiro, que mudou de barricada nesta batalha, sucede a Paulo Fonseca, outro treinador que já havia passado sem sucesso pelos azuis e brancos (em 2013/14). E entre um e outro António Salvador terá ponderado até a contratação de Julen Lopetegui, o antecessor de Peseiro que também não deixou saudades no Dragão. Pode perceber-se aqui uma tendência, não?

3.ª – Boly no Dragão; Rafa e Josué não

Não foi só José Peseiro que trocou de itinerário na A3. No defeso, Willy Boly transferiu-se para o FC Porto por uma verba a rondar os 6 milhões de euros. O defesa-central francês não era ainda assim o nome mais sonante que deveria trocar a Cidade dos Arcebispos pela Invicta. No entanto, Rafa Silva foi desviado para a Luz e, em entrevista publicada ontem, José Peseiro sublinhou o interesse de Pinto da Costa no internacional português, que acabou por não poder ser concretizado. «Saiu Tello à espera que entrasse Rafa», disse o técnico. Relacionado ou não com este desfecho, Josué, que apesar de cedido ao FC Porto foi determinante no Jamor para garantir a conquista do Sp. Braga, saiu do clube minhoto, mas não se fixou no plantel de Nuno Espírito Santo, ao contrário do que Pinto da Costa vaticinou, acabando por rumar à Turquia, emprestado ao Galatasaray.

4.ª – Dragões: dos erros na defesa à ineficácia no ataque

Se com José Peseiro o FC Porto defendia particularmente mal, com Nuno Espírito Santo é a falta de produtividade ofensiva que está a comprometer os objetivos e a causar mal-estar entre os adeptos. Uma das mais indeléveis impressões da final da Taça são precisamente os erros defensivos clamorosos da dupla de centrais Marcano-Chidozie e do guarda-redes Helton, que rescindiu contrato, tendo feito no Jamor o último jogo pelo FC Porto. Por sua vez, Chidozie deixou de ser opção para a equipa principal, enquanto Marcano teve uma impressionante subida de forma, é capitão e tem feito uma dupla fiável com Felipe. De tal forma que o FC Porto tem apenas 9 golos sofridos em 21 jogos oficiais nesta temporada.

Para os dragões o problema nesta época tem sido a ineficácia do ataque: os portistas não fazem golos há 430 minutos – maior seca da história do clube – e empataram seis dos últimos sete jogos, tendo marcado apenas dois golos.

5.ª – André Silva: a estrela que nasceu no Jamor

Que boas memórias podem ter os portistas da final perdida no Jamor? André Silva, pois claro... O jovem ponta-de-lança portista até já se havia estreado a marcar na goleada (4-0) da derradeira jornada da Liga, mas foi com o bis no Estádio Nacional – sobretudo com aquela bicicleta que levou a decisão para o prolongamento. Depois desse jogo, André Silva passou de não convocado para o Euro 2016 a titular da Seleção Nacional e, naturalmente, do FC Porto, sendo uma das principais figuras do plantel. Pode bem dizer-se que, apesar do desaire portista, nasceu uma estrela naquela tarde no Jamor.

6.ª – Tática e opções: Nuno mexeu muito, Peseiro nem por isso

Não é como abordar as diferenças do último FC Porto-Sp. Braga sem falar no plano das opções táticas. A mudança de técnicos nas duas equipas ajuda a perceber as diferenças. Em Braga, Peseiro manteve o 4-4-2 deixado por Paulo Fonseca, enquanto no Dragão Nuno foi alterando o sistema entre o 4-3-3 e o 4-4-2 (mais precisamente 4-1-3-2) atual. Entre os jogadores que ficaram no plantel houve mudanças: desde logo, Brahimi, que passou de jogador influente a prescindível, uma situação semelhante à de Herrera, sobretudo depois do clássico. Por sua vez, Sérgio Oliveira era titular habitual com Peseiro e com Nuno praticamente não é opção. Em Braga, apesar das saídas de jogadores influentes, Peseiro mantém escolhas semelhantes às de Fonseca. Uma das novidades é a preponderância que Pedro Santos, que nem sempre era opção para o anterior treinador, ganhou na versão atual do Sp. Braga.

7.ª – Contestação no Porto... E em Braga também

Não houve uma alteração significativa do clima no Dragão com a troca de Peseiro por Nuno. Se com o anterior treinador as derrotas escandalosas em casa e a Taça perdida no derradeiro jogo oficial de 2015/16 colocaram os nervos dos adeptos em franja. Com o atual, o problema é a histórica seca de golos e a sucessão de empates, que começam a hipotecar a Liga demasiado cedo já valeram a eliminação da Taça. No entanto, também esta época em Braga, Peseiro não tem igualmente escapado às críticas dos adeptos. A tal ponto que o próprio presidente bracarense António Salvador já saiu por mais do que uma vez publicamente em defesa do treinador.

Sp. Braga garante contratação de Gildo Lourenço
Extremo moçambicano de 21 anos chega em janeiro para ser integrado inicialmente na equipa B
Sérgio Pereira

O Sp. Braga garantiu a contratação de Gildo Lourenço, um extremo moçambicano de 21 anos, que tanto pode jogar pela direita como pela esquerda do ataque.

O acordo está fechado, segundo foi possível saber, o jogador já tem visto para entrar em Portugal e falta apenas deslocar-se a Braga para fazer os necessários exames médicos e assinar contrato.

Gildo Lourenço chega por empréstimo de época e meia do Ferroviário da Beira, clube ao serviço do qual se sagrou recentemente campeão moçambicano, mas a SAD bracarense fica com opção de assinar com o jogador em definitivo.

O jovem extremo, que já é internacional moçambicano, deve numa primeira fase ser integrado na equipa B, orientada por Abel Ferreira, mas com perspetivas de poder ser chamado à equipa principal na próxima temporada.

Maisfutebol

Bruno3429

FUTSAL: QUATRO GVERREIROS NA SELEÇÃO NACIONAL

São quatro os Gverreiros do Minho chamados para a Seleção Nacional de Futsal. André Coelho, Nilson, Tiago Brito e Vítor Hugo foram chamados pelo selecionador Jorge Braz para as duas partidas de preparação em Skopje, capital da Macedónia, nos dias 6 e 7 de dezembro. A Equipa das Quinas joga diante da Bósnia-Herzegovina, no dia 6 de dezembro, e com a formação anfitriã no dia seguinte (7 de dezembro).

Eis a lista completa de convocados de Jorge Braz:

AD Fundão: Márcio;
AD Modicus Sandim: Fabinho e Ricardo Pinto;
El Pozo Murcia: Cardinal;
SL Benfica: Bebé, Bruno Coelho, Fábio Cecílio e Miguel Ângelo;
SC Braga/AAUM: André Coelho, Nilson, Tiago Brito e Vítor Hugo;
Sporting CP: Djô e João Matos.


SC BRAGA/AAUM SOMA PRIMEIRA DERROTA

O SC Braga/AAUM somou, esta quinta-feira, a primeira derrota da temporada. A equipa orientada por Paulo Tavares perdeu com o CS São João, em São Martinho do Bispo, por 2-1. A equipa da casa marcou primeiro, aos 3 minutos, mas André Machado restabeleceu a igualdade um minuto volvido. No segundo tempo, o CS São João acabaria por marcar o golo da vitória aos 32 minutos, consumando assim o primeiro desaire dos Gverreiros do Minho. Com esta derrota o SC Braga/AAUM cai para o quarto lugar com 17 pontos. Na próxima ronda – agendada para sábado, às 16H00 – os gverreiros recebem os Leões de Porto Salvo no Pavilhão da Universidade do Minho.

NETO ESTREIA-SE NA DERROTA DE PORTUGAL

Os sub-17 de Portugal iniciaram a participação no Torneio Internacional Nike 2016 com uma derrota por 1-7 frente à seleção anfitriã, os EUA. Num jogo que acabou por ser de má memória para equipa lusa, o grande destaque vai para a estreia de Pedro Neto, jogador da formação do SC Braga. O extremo dos Sub-17 da legião entrou aos 65 minutos para o lugar de Umaro Embaló. Carlton (7′ e 36′), Josh Sargent (18′, 54′ e 81′), Akenolah (62′) e McGeen (91′) fizeram os golos da seleção norte americana. Pela equipa nacional marcou Umaro Embaló (22′). Portugal volta a entrar em campo esta sexta-feira, pelas 20H30 (hora portuguesa), para defrontar o Brasil.

SC BRAGA CONTINUA A FAZER HISTÓRIA NA TAÇA

O SC Braga derrotou, esta quinta-feira, o Estoril BC, dando seguimento a uma caminhada de sonho na Taça de Portugal. Os Gverreiros superiorizaram-se ao conjunto da Proliga por 69-57, alcançando mais um passo histórico para a secção de basquetebol. Depois de ultrapassadas cinco eliminatórias – CB Viana, GD Leça, CD Póvoa, ACR Vale de Cambra e Academia Lumiar ficaram pelo caminho -, a equipa liderada por João Chaves derrotou agora o conjunto estorilista, que milita numa divisão superior. Recordar que o SC Braga está a realizar uma temporada verdadeiramente incrível, somando por vitórias os onze jogos disputados, entre Campeonato Nacional e Taça de Portugal.

Os gverreiros voltam a entrar em campo já no próximo sábado, dia 3 de dezembro, com a receção ao CB Viana, num jogo agendado para as 18H15

SCBraga

JotaCC

Mais de dois mil correm ao Dragão

As claques do clube minhoto estão mobilizadas para a 12.ª jornada da Liga e comparecerão em força no desafio de amanhã, com o F. C. Porto, no Estádio do Dragão.
Mais de dois mil bilhetes, ao preço unitário de dez euros, já têm dono entre os adeptos do Braga. A equipa minhota comparecerá no Dragão para defender o terceiro lugar, que detém com um ponto de avanço sobre o quarto classificado, precisamente o F. C. Porto.
O jogo, que será cartada decisiva para ambas as equipas, assinalará, ainda, o regresso ao Dragão do ex-treinador do F. C. Porto, agora na pele do rival de Braga. Na "pedreira", José Peseiro prepara o desafio com baixas certas: os defesas centrais Velázquez e Ricardo Ferreira e o atacante Pedro Santos estão lesionados e não poderão ir a jogo.

JN

JotaCC

WILSON EDUARDO MANDA NO ATAQUE
BRAGA O extremo é o jogador com mais assistências em Portugal e já participou diretamente em 15 golos

Não há ninguém em Portugal que consiga estar diretamente ligado a tantos golos como Wilson Eduardo; o extremo marcou seis e assistiu para mais nove, no melhor registo da carreira


Wilson Eduardo, 26 anos, chegou ao Braga na temporada passada e já leva 50 jogos realizados com a camisola arsenalista

Wilson Eduardo é um dos grandes destaques desta temporada. Os números apresentados pelo extremo já o transformaram na principal referência ofensiva do Braga, mas também num dos jogadores mais efetivos em Portugal. Wilson marcou seis golos (tantos como na totalidade da última temporada), ainda que seja o número de assistências que mais impressiona:nove nos 19 jogos em que foi utilizado por José Peseiro. Os nove passes decisivos fazem dele o rei das assistências em Portugal, encontrando-se à frente de jogadores como Gelson Martins (oito), Pizzi (sete) ou Otávio (seis), os melhores a assistir dos três grandes.
Mas há mais: Wilson Eduardo também é o jogador com mais participações decisivas em golos (15 no total), sendo mais uma vez o primeiro a nível nacional – Pizzi (14 no total, sete golos marcados e mais sete assistências), André Silva (13 no total, dez golos e três assistências) e Gelson Martins (dez no total, dois golos e oito assistências).
Apesar de ainda só se ter disputado cerca de um terço da época, Wilson Eduardo já bateu o seu recorde de assistências (o anterior máximo era de sete, em 2013/14, ao serviço do Sporting), seguindo-se agora a perseguição ao melhor registo de golos marcados (11, em 2012/13, na Académica).
Apesar da força destes números, há um que ainda consegue ser mais impressionante; o extremo, de 26 anos, está diretamente ligado a quase metade dos golos marcados nesta temporada pelo Braga, 15 em 33 da equipa, transformando-o, juntamente como lesionado Pedro Santos (sete golos e quatro assistências), nos grandes impulsionadores do ataque arsenalista.
Sobra uma curiosidade para contar, na véspera de um confronto com o FC Porto: Wilson Eduardo tem uma apetência especial para fazer golos aos três grandes, tendo já marcado por sete vezes, uma delas no Estádio do Dragão, em 2012, na derrota (2-1) da Académica para o campeonato.



INFLUÊNCIA
45%
Wilson Eduardo teve participação decisiva em 15 dos 33 golos marcados pelo Braga, esta época, estando diretamente ligado a 45 por cento dos golos da equipa



FC Porto de "boas recordações"

José Peseiro faz hoje a antevisão do jogo com o FC Porto, mas Marcelo Goiano já deixou, ontem, uma mensagem, através das redes sociais, sobre a partida de amanhã no Dragão. "Braga-FC Porto? Só tem boas recordações. É campeão", escreveu o lateral, numa frase acompanhada de uma foto em que se vê o brasileiro festejar a conquista da Taça de Portugal depois de ter marcado o penálti decisivo. Do treino de ontem, o penúltimo antes do jogo, não saiu nenhuma novidade: Ricardo Ferreira, Velázquez, Mauro e Pedro Santos continuam lesionados e falham a visita ao FC Porto.

O JOGO

JotaCC

OFICIAL COSME MACHADO INICIA FUNÇÕES NO BRAGA

O Braga informou que Cosme Machado começou a trabalhar no clube, onde prestará "serviços como consultor e formador". Segundo uma nota publicada no site do Braga, o ex-árbitro "vai prestar aconselhamento à sociedade para questões relacionadas com a arbitragem", dirigindo ainda "ações de formação" aos jogadores da equipa principal, mas também de todos os escalões de formação.

O JOGO

Bruno3429

CONVOCADOS PARA O FC PORTO X SC BRAGA

O SC Braga treinou esta sexta-feira, tendo no final da sessão sido elaborada a convocatória para o encontro deste sábado, que opõe os Gverreiros ao FC Porto, no Estádio do Dragão (20h30). José Peseiro chamou, para a partida relativa à 12ª jornada da Liga NOS, os seguintes jogadores: Rosic, A. Pinto, Wilson, Bakic, Hassan, Martínez, Baiano, Djavan, Rui Fonte, Stojiljkovic, D. Coutinho, R. Horta, Tiba, Benítez, Marafona, Alan, Vukcevic, Artur Jorge, Xeka, M. Goiano e Matheus.

JOSÉ PESEIRO PROJETOU VISITA AO DRAGÃO

"Ambição" e "confiança" são palavras de ordem no SC Braga para a visita ao Estádio do Dragão, para defrontar o FC Porto. José Peseiro projetou mais um importante duelo da Liga NOS, garantindo um grupo ciente do poderio do FC Porto e alheio a qualquer tipo de "crise" com que os dragões possam ser rotulados. "As avaliações e conclusões aos momentos das equipas cabem aos media. Nós, SC Braga, temos a perfeita noção do valor do FC Porto, que é uma equipa que melhorou muito o seu plantel e que possui muita qualidade. Tem um treinador novo e jogadores novos e, por isso, necessita de tempo. Fala-se dos golos que o FC Porto não faz, mas se analisarmos também não os sofre e era o melhor ataque da Liga NOS há alguns jogos atrás. Não olhamos apenas aos resultados, mas sobretudo às exibições e àquilo que o adversário de amanhã é capaz de produzir. Como disse, sabemos o valor do FC Porto. Em casa tem quatro vitórias e um empate e da forma que foi esse empate", disse acrescentando: "Esperamos um FC Porto como fez contra o SL Benfica. Depois há o que nós somos, a confiança que temos, o que construímos. Só um jogo de excelência nosso pode proporcionar o que queremos, que é vencer ou trazer pontos do Dragão", concluiu.

José Peseiro desvalorizou ainda a classificação com que os dois conjuntos chegam a este encontro, vincando que nesta altura não há qualquer posição na tabela definida. "Neste momento o que vale a classificação? O SC Braga está em terceiro. Se terminar ali será brilhante, mas o SL Benfica quando veio a Braga no ano passado estava em terceiro e acabou por ser campeão. Os pontos que se têm neste momento não são suficientes para garantir nenhum lugar".

O técnico desvalorizou, igualmente, as lesões que têm assolado o grupo, garantindo que acredita na qualidade e capacidade de todos os jogadores. "Temos 21 convocados e ainda vou ter de deixar três de fora. Não queremos que ninguém se lesione mais, mas temos jogadores com qualidade para dar resposta aos objetivos que temos".

SCBraga

Bruno3429

Sp. Braga: Mauro de fora para o Dragão
Quatro jogadores ausentes por lesão, entre eles Pedro Santos

O Sp. Braga revelou, esta sexta-feira, os convocados para a visita ao terreno do FC Porto, no próximo sábado. Com as baixas forçadas de Ricardo Ferreira, Velázquez, Mauro e Pedro Santos, todos lesionados, José Peseiro chamou os restantes 21 jogadores que tem à disposição no plantel arsenalista.

A saída de Mauro é, de resto, a única novidade relativamente à convocatória da última partida. O médio brasileiro sofreu uma rotura de ligamentos no jogo frente ao Feirense, tendo sido substituído nos descontos da primeira parte.

O FC Porto-Sp. Braga, referente à 12.ª jornada da I Liga, está agendado para este sábado, às 20:30.

Eis a lista de convocados de José Peseiro:

Guarda-redes: Matheus e Marafona.

Defesas: Marcelo Goiano, Baiano, Artur Jorge, Djavan, Rosic e André Pinto.

Médios: Vukcevic, Xeka, Bakic, Pedro Tiba e Martínez.

Avançados: Benítez, Ricardo Horta, Wilson Eduardo, Alan, Stojiljkovic, Douglas Coutinho, Rui Fonte e Hassan.

Peseiro: «Esperamos um FC Porto como fez contra o Benfica»
Treinador do Sp. Braga espera ser bem recebido no regresso ao Dragão: «Fiz o melhor que pude»

José Peseiro desconfia do badalado mau momento do FC Porto. O treinador do Sp. Braga lembra que, apesar dos quatro jogos seguidos sem marcar golos, há aspetos positivos que passam despercebidos entre os resultados e que os treinador, porém, não podem deixar de lado.

«Fala-se agora dos golos que o FC Porto não faz, mas há quatro ou cinco jogos o FC Porto era a equipa com mais golos da nossa Liga. E também não sofre. E nós vemos os jogos, não só o resultado que é o que determina a opinião de muitos vocês. Não vamos nessa onda. Sabemos o valor do FC Porto. Em casa tem quatro vitórias e um empate e da forma que foi esse empate...Também li no dia a seguir a esse jogo [ndr. Com o Benfica] o que valorizaram o FC Porto. E bem valorizado. Não é agora, ao sexto jogo em casa, que o Braga vai pensar o que vocês pensam neste momento. Não vamos por aí», garantiu, em conferência de imprensa.

Considerando que o FC Porto é uma equipa «que se apetrechou muito bem», Peseiro lembra que está a trabalhar numa «ideia nova» e com «treinador e jogadores novos», tal como o seu Sp. Braga, de resto. «Podemos dizer que é necessário tempo para se construir uma equipa consistente. Independentemente disso, esta equipa já demonstrou este ano o valor que tem», lembrou.

«Esperamos um FC Porto como fez contra o Benfica. Depois há o que nós somos, a confiança que temos, o que construímos. Só um jogo de excelência nosso pode proporcionar o que queremos, que é vencer ou trazer pontos do Dragão», referiu.

Peseiro diz ainda que a estratégia bracarense é óbvia: não sofrer e fazer golos. Sublinha a dificuldade de marcar a uma equipa tão «consistente defensivamente» e, por seu turno, espera conseguir «proporcionar poucas ocasiões ao FC Porto».


Mesmo a classificação portista, em quarto atrás do Sp. Braga, é desvalorizada, face ao momento da época: «Neste momento o que vale a classificação? O Sp. Braga está em terceiro. Se terminar ali será brilhante, mas o Benfica quando veio a Braga no ano passado estava em terceiro e acabou por ser campeão. Os pontos que se têm neste momento não são suficientes para garantir nenhum lugar. Até se diz que o Benfica se ganhar ao Sporting pode ser campeão... Pura ilusão, na minha opinião.»

Sobre o regresso ao Dragão, Peseiro não espera que cause grande impacto. «Foi um orgulho, um grande orgulho treinar o FC Porto. Fiz o melhor que pude. Depois os resultados determinam muita coisa», reconheceu.

«Espero ser bem recebido. Não sinto que tenha uma reação negativa à minha chegada. Claro que sou um adversário e, se fosse treinador do FC Porto, também não esperava que o adversário fosse mais bem recebido do que a minha equipa», alertou.

Por fim, Peseiro comentou a lesão grave sofrida por Mauro, desvalorizando, para já, uma possível ida ao mercado em janeiro para suprir a ausência: «Temos 21 convocados, ainda vou ter de deixar três de fora. Não queremos que ninguém se aleije mais, mas temos jogadores suficientes para dar resposta aos objetivos que nós temos.»

Peseiro considera que Santos merece ser eleito o melhor de 2016
«Com todo o respeito pelo Ranieri e pelo Zidane, que até conheço pessoalmente»
Redação

José Peseiro fez esta sexta-feira a antevisão ao jogo com o FC Porto, a contar para a 12.ª jornada da Liga e aproveitou para comentar a nomeação de Fernando Santos para o prémio de melhor treinador FIFA 2016.

O técnico diz que o selecionador nacional merece o galardão mais do que os dois adversários.

«Desejo que vença, até porque vencer o Euro pela nossa seleção é mais meritório. Com todo o respeito pelo Ranieri e pelo Zidane, que até conheço pessoalmente e é uma grande pessoa, mas para mim é mais determinante, expressivo. Espero que ele vença», disse o técnico, que foi treinador de Zidane na passagem pelo Real Madrid.

Maisfutebol

Bruno3429

Convocados todos os disponíveis para o Dragão

José Peseiro convocou todos os futebolistas disponíveis do plantel bracarense para a deslocação ao Estádio do Dragão, onde defrontará este sábado o FC Porto, a partir das 20.30 horas

De fora ficaram os lesionados Ricardo Ferreira, Emiliano Velázquez, Mauro e Pedro Santos, e ainda o terceiro guarda-redes da equipa, Tiago Sá.

Eis a lista dos 21 atletas convocados:

Guarda-redes: Matheus e Marafona
Defesas: Goiano, Baiano, Djavan, Rosic, André Pinto e Artur Jorge
Médios: Pedro Tiba, Bakic, Vukcevic, Xeka, Douglas Coutinho, Alan, Ricardo Horta, Tomás Martínez, Wilson Eduardo e Óscar Benítez
Avançados: Hassan, Stojiljkovic e Rui Fonte

«Crise do FC Porto? Não vamos nessas ondas» - José Peseiro

Com mais um ponto do que o FC Porto na tabela classificativa, o SC Braga defende este sábado o terceiro lugar frente aos dragões. Os azuis-e-brancos chegam ao duelo com os minhotos depois de cinco jogos sem conhecerem o sabor da vitória, mas José Peseiro, em conferência de Imprensa realizada ao início da tarde desta sexta-feira, afirmou que não acredita na crise portista.

«Os cenários e as avaliações que a comunicação social faz de cada equipa são as vossas conclusões. A minha equipa, os meus jogadores e toda a estrutura têm noção do valor do FC Porto. As vossas avaliações não nos vão influenciar para o jogo. O FC Porto melhorou muito o seu plantel e tem jogadores de grande talento. É verdade que também têm uma ideia nova de um treinador novo que considero muito e que, tal como nós, precisa de tempo para tornar a equipa cada vez mais consistente. Agora fala-se que não marcam há quatro jogos mas é preciso lembrar que há quatro jogos eram o melhor ataque da Liga. Não vamos nessas ondas».

O técnico, que foi despedido do Dragão no final da última temporada, referiu ainda que espera ser bem recebido no jogo de amanhã:
«Foi um grande orgulho treinar o FC Porto. Fiz o melhor que pude. Espero ser bem recebido até porque ainda moro no Porto.»

A Bola

Bruno3429

PESEIRO CHAMA TODOS OS DISPONÍVEIS PARA O DRAGÃO
Ricardo Ferreira, Velázquez, Mauro e Pedro Santos lesionados

O treinador do Sp. Braga, José Peseiro, convocou esta sexta-feira todos os jogadores disponíveis para a deslocação ao terreno do FC Porto, sábado, na 12.ª jornada da Liga (20H30).

Com Ricardo Ferreira, Velázquez, Mauro e Pedro Santos lesionados, o técnico os 21 jogadores que estão à sua disposição no plantel arsenalista.

Sporting Braga, terceiro classificado, com 23 pontos, e FC Porto, quarto, com 22, defrontam-se às 20h30 de sábado, no Estádio do Dragão, no Porto, com arbitragem de Carlos Xistra, da Associação de Futebol de Castelo Branco.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Matheus, Marafona.

Defesas: Marcelo Goiano, Baiano, Artur Jorge, Djavan, Rosic, André Pinto.

Médios: Vukcevic, Xeka, Bakic, Pedro Tiba, Martínez.

Avançados: Benítez, Ricardo Horta, Wilson Eduardo, Alan, Stojiljkovic, Douglas Coutinho, Rui Fonte, Hassan.

Autor: Lusa


PESEIRO E OS GOLOS QUE O FC PORTO NÃO MARCA: «TAMBÉM NÃO SOFREM»
Treinador confiante para jogo no Dragão

O Sp. Braga ruma ao Estádio do Dragão no sábado (20H30) para defrontar um FC Porto que não atravessa a melhor fase da época, depois de somados cinco empates consecutivos. José Peseiro não olha para esses "desaires" como indicadores da forma dos dragões, até porque os números recentes apontam noutro sentido.

"O FC Porto é uma equipa que se apetrechou muito bem, melhorou muito o plantel, tem talento. É verdade que tem uma ideia nova, treinadores e jogadores novos e com isso, tal como noutras equipas, é preciso tempo para uma equipa consistente. Independemente disso, esta equipa do FC Porto, mesmo com jogadores novos, já demonstrou o valor que tem. Fala-se dos golos que não fazem, mas há 4 ou 5 jogos o FC Porto era a equipa com mais golos da nossa Liga; fala-se dos golos que não faz, mas o FC Porto também não os sofre. Não vemos só o resultado – vemos a qualidade, a quantidade e o número de oportunidades que eles produzem", afirmou o técnico dos bracarenses esta sexta-feira em conferência de imprensa de lançamento do encontro.

E prosseguiu: "Sabemos que só um jogo de excelência nosso, de grande sacrifício e coesão pode proporcionar o que queremos: vencer ou trazer pontos do Dragão".

Questionado sobre se o momento do FC Porto o surpreende, Peseiro preferiu desvalorizar a atual posição dos adversários dos bracarenses de amanhã (os dragões ocupam o 4.º posto da tabela classificativa da Liga NOS com 22 pontos, menos 1 do que o Sp. Braga).

"Neste momento o que vale a classificação? O Sp. Braga está em 3.º e, no ano passado, o Benfica estava em 3.º ou 4.º e acabou por ser campeão. Aliás, já dizem agora que se o Benfica ganhar ao Sporting [na próxima jornada] é campeão... Pura ilusão!".

Autor: Sofia Lobato

Record

Bruno3429

José Peseiro chama 21 jogadores para o Dragão

Treinador do Braga convocou os jogadores disponíveis, já que a única diferença em relação ao último jogo foi a saída de Mauro (lesionado)

O Braga desloca-se ao Dragão privado de quatro jogadores lesionados: Velázquez, Ricardo Ferreira, Mauro e Pedro Santos. Mauro lesionou-se gravemente diante do Feirense, na última jornada, e falha o que resta da temporada. A saída do trinco brasileiro foi a única mudança na convocatória, sendo que José Peseiro chamou 21 jogadores.

Lista completa
Guarda-redes: Marafona e Matheus
Defesas: Rosic, André Pinto, Baiano, Djavan, Artur Jorge, Marcelo Goiano
Médios: Bakic, Martínez, Douglas Coutinho, Pedro Tiba, Alan, Vukcevic, Xeka,
Avançados: Wilson Eduardo, Hassan,Rui Fonte, Stojiljkovic, Benítez e Ricardo Horta

José Peseiro: "FC Porto melhorou muito o seu plantel"

Treinador do Braga relativizou o momento da antiga equipa e sublinhou que os dragões se apetrecharam com muito talento.

José Peseiro não acredita num FC Porto mais fraco só porque não venceu nos últimos cinco jogos. O treinador do Braga desvalorizou o momento que a sua anterior equipa está a atravessar, esperando um jogo muito complicado no Dragão, onde o Braga jogada neste sábado (20h30) para a 12ª jornada do campeonato.

"Os cenários, as avaliações e conclusões do momento de cada equipa são vocês que fazem. Mas nós temos a noção do valor do FC Porto e essas conclusões pontuais não podem influenciar a abordagem ao jogo e ao adversário. O FC Porto melhorou muito o seu plantel e apetrechou-se muito bem, com talento. É verdade que tem um treinador novo e uma ideia nova, um treinador que considero muito, e podemos dizer que é preciso tempo para construir uma equipa consistente, mas independentemente disso esta equipa já mostrou o valor que tem", referiu José Peseiro, continuando a defender o FC Porto das análises que considera injustas. "Há uns jogos o FC Porto era a equipa com mais golos na I Liga. O FC Porto também não sofre golos, vemos os jogos, não só os resultados, e vemos o número de oportunidades que o FC Porto produz, Não vamos nessas ondas", sublinhou.

"Nós sabemos o valor do FC Porto, sabemos o que nos espera. O FC Porto vai querer vencer, esperamos um FC Porto como contra o Benfica. Depois há o que somos, acreditamos, temos a confiança que temos neste momento, o que construímos até agora, o caminho a percorrer, sabendo que só um jogo de excelência nosso, de grande sacrifício, determinação, coesão, organização, solidariedade, isso pode proporcionar o que queremos, que é vencer ou trazer pontos do Dragão", acrescentou José Peseiro, que não deu grande importância à classificação atual. "O que vale a classificação da nossa I Liga neste momento? O FC Porto está em quarto? O Benfica, na época passada, veio a Braga em terceiro ou quarto e foi campeão. Se o Braga terminar em terceiro será brilhante, mas o mais natural é que isso não aconteça. Até já dizem que se o Benfica ganhar ao Sporting já é campeão, isso é pura ilusão", referiu.

O treinador do Braga admitiu ainda o "orgulho" que sente por ter orientado o FC Porto e espera ser "bem recebido", considerando que fez o "melhor" que pôde enquanto trabalhou no Dragão.

Relativamente ao selecionador Fernando Santos, que assegurou um lugar entre os três finalistas do prémio FIFA de melhor treinador do ano, Peseiro considera que, caso vença o prémio, será merecido para o "Engenheiro":

"Os resultados e o sucesso do futebol português permitem isso, ser campeão europeu pela Seleção portuguesa é mais meritório e determinante, e até conheço pessoalmente o Ranieri e o Zidane. Espero que ele vença".

O Jogo

Bruno3429

PROVEDOR DO SÓCIO DO SC BRAGA

O Sporting Clube de Braga anuncia a nomeação de António Fernandes Lopes como Provedor do Sócio. Associado nº 51, tem 61 anos de filiação ao seu clube de sempre, que agora serve ao assumir a figura institucional estabelecida pela Direção para facilitar a relação entre os sócios e o clube.

O Sporting Clube de Braga esclarece que é tarefa do Provedor esclarecer, informar e registar as interpelações dos associados, dando resposta às mesmas e remetendo à Direção as questões levantadas.

O Provedor do Sócio assume-se como o interlocutor entre os associados e o clube, estando à disposição dos mesmos todas as semanas com o intuito de promover uma comunicação mais eficaz entre a instituição e os seus afiliados.

O Provedor do Sócio atenderá, presencialmente, no Estádio Municipal de Braga, todas as sextas-feiras a partir de 9 de dezembro, entre as 9h30 e as 12h30. A agenda de atendimento será definida mensalmente, sendo previamente comunicada, nos canais oficiais do clube, para conhecimento de todos os associados.

O Provedor pode ainda ser interpelado através do contato telefónico 253206868 (em igual horário) ou do endereço de correio eletrónico provedordosocio@scbraga.pt, bem como através de correio A/C Provedor do Sócio para o seguinte endereço: Estádio Municipal de Braga – Parque Norte – Ap. 12 – Monte Castro – Dume – 4700-087 Braga.

Os sócios que pretendam dirigir-se ao Provedor têm obrigatoriamente de identificar o seu número de associado, devendo apresentar o cartão nas situações presenciais.

SUB-19: GVERREIROS RECEBEM GD CHAVES

Depois do empate caseiro com o FC Porto, os Sub-19 do SC Braga voltam, este sábado, a entrar em campo na receção ao GD Chaves. No terceiro lugar da tabela a sete jornadas do final da 1.ª Fase, a equipa orientada por José Carvalho Araújo parte confiante e determinada em garantir mais três importantes pontos, tal como deu conta o técnico na antevisão à partida. "Encaramos todos os jogos com o intuito de vencer, de nos superarmos e sermos melhores que no jogo anterior. Estamos preparados para defrontar um adversário completamente diferente daquele que defrontamos no jornada anterior, que seguramente vai apostar no nosso erro e nas transições. Queremos dar uma resposta positiva e conquistar uma vitória que nos coloque cada vez mais perto do nosso objetivo", disse acrescentando: "Sentimos o grupo num bom momento, a crescer e cada vez mais próximos daquilo que pretendemos e daquilo que é a identidade do clube. Assumimos cada jogo como um novo desafio, sempre com a ambição de vencer".

Recordar que o encontro está a agendado para as 15H00 deste sábado, no Campo da Ponte.

SCBraga