News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Provedor dos Sócios

Started by Andebolista, 30 de November de 2016, 14:29

Previous topic - Next topic

Profect_SCBraga

Sim o provedor já mostrou que consegue fazer um bom trabalho, e o J. Sequeira acredito que vai acrescentar bastante energia lá dentro [emoji2]
O Braga quer, os Ultras Sonham, a Conquista Nasce!


BL - Guerreiros das Minis

Mais Norte


Do FB do Provedor do Sócio do SCB:

"Entendeu o Sr. Presidente da Direção do Sporting Clube de Braga, António Salvador, renovar a sua confiança na minha pessoa e manter a minha nomeação para o desempenho de tão importante cargo no seio do nosso clube! Aqui deixo registada a minha satisfação.
Contando com a indispensável colaboração de todos os nossos associados, prometo desde já que continuarei, na senda do que vinha a fazer até à realização do ato eleitoral, a tudo fazer para que a UNIÃO em torno do nosso símbolo seja uma realidade!
Por um SCB cada vez mais ENORME!!!".

Mais Norte


Tomou posse ontem, pelo período de quatro anos, o Provedor do Sócio do Sporting Clube de Braga.

Estou seguro de que os Sócios terão em António Lopes um defensor intransigente dos seus direitos. Será também capaz de contribuir para que todos assumam, com Paixão, os seu deveres.

Por um SC Braga cada vez mais Enorme.

Profect_SCBraga

Quote from: Mais Norte on 30 de June de 2017, 13:44

Tomou posse ontem, pelo período de quatro anos, o Provedor do Sócio do Sporting Clube de Braga.

Estou seguro de que os Sócios terão em António Lopes um defensor intransigente dos seus direitos. Será também capaz de contribuir para que todos assumam, com Paixão, os seu deveres.

Por um SC Braga cada vez mais Enorme.
Ámen!

Enviado do meu Nexus 5 CAF através de Tapatalk

O Braga quer, os Ultras Sonham, a Conquista Nasce!


BL - Guerreiros das Minis

VERMELHO MAGICO

Seja bem vindo.

Já temos novamente alguém que nos possa responder condignamente ás questões que colocamos.

Durante esta ausência forçada foi...travessia do deserto (como era habitual).

COM RAÇA E LEALDADE
DEFENDO OS CLUBES DA MINHA CIDADE

Mais Norte

Quote from: Profect_SCBraga on 30 de June de 2017, 14:21
Quote from: Mais Norte on 30 de June de 2017, 13:44

Tomou posse ontem, pelo período de quatro anos, o Provedor do Sócio do Sporting Clube de Braga.

Estou seguro de que os Sócios terão em António Lopes um defensor intransigente dos seus direitos. Será também capaz de contribuir para que todos assumam, com Paixão, os seu deveres.

Por um SC Braga cada vez mais Enorme.
Ámen!

Enviado do meu Nexus 5 CAF através de Tapatalk

Carpe diem.

Pé Ligeiro

#126
Quote from: Mais Norte on 30 de June de 2017, 13:44

Tomou posse ontem, pelo período de quatro anos, o Provedor do Sócio do Sporting Clube de Braga.

Estou seguro de que os Sócios terão em António Lopes um defensor intransigente dos seus direitos. Será também capaz de contribuir para que todos assumam, com Paixão, os seu deveres.

Por um SC Braga cada vez mais Enorme.

Em primeiro lugar desejar o melhor para a ação do provedor! Que continue o bom trabalho que tem vindo a desenvolver!

Queria neste início de mandato fazer um desafio ao próprio provedor, que é o seguinte:

- Criar condições para "descolar" o mandato de provedor, do mandato da direção, ou seja, arranjar forma de o mandato de provedor ser independente  da direção e do seu mandato. Desfasar a duração do mandato do provedor do mandato da direção.
- O provedor para representar verdadeiramente os sócios, tem que ser completamente livre na sua ação e não depender de ninguém.

- No futuro faz todo o sentido eleger o provedor na Assembleia Geral do clube. Seria eleito pelas bases, teria outra independência e legitimidade!
Considero que a criação da figura do provedor já foi um bom passo em frente. Agora há que melhor o " modus operandi" relativamente à componente institucional!
BRAGA SEMPRE MAIS!

Somos Braga!

Quote from: Pé Ligeiro on 01 de July de 2017, 00:02
Quote from: Mais Norte on 30 de June de 2017, 13:44

Tomou posse ontem, pelo período de quatro anos, o Provedor do Sócio do Sporting Clube de Braga.

Estou seguro de que os Sócios terão em António Lopes um defensor intransigente dos seus direitos. Será também capaz de contribuir para que todos assumam, com Paixão, os seu deveres.

Por um SC Braga cada vez mais Enorme.

Em primeiro lugar desejar o melhor para a ação do provedor! Que continue o bom trabalho que tem vindo a desenvolver!

Queria neste início de mandato fazer um desafio ao próprio provedor, que é o seguinte:

- Criar condições para "descolar" o mandato de provedor, do mandato da direção, ou seja, arranjar forma de o mandato de provedor ser independente  da direção e do seu mandato. Desfasar a duração do mandato do provedor do mandato da direção.
- O provedor para representar verdadeiramente os sócios, tem que ser completamente livre na sua ação e não depender de ninguém.

- No futuro faz todo o sentido eleger o provedor na Assembleia Geral do clube. Seria eleito pelas bases, teria outra independência e legitimidade!
Considero que a criação da figura do provedor já foi um bom passo em frente. Agora há que melhor o " modus operandi" relativamente à componente institucional!


Acho que estás a confundir o papel do provedor. Este não tem que ser um contrapoder dentro do clube nem muito menos um membro da oposição. Oposição, nos próximos 4 anos deve ser feita pelo Pli que tem toda a legitimidade para tal após o último ato eleitoral. Deve intervir sempre que considerar necessário na defesa do clube e dos seus sócios.

Já o provedor, deve obviamente defender os sócios independentemente da direção mas, tem que trabalhar em sintonia com a estrutura do clube. Não pode ser de outra forma. Se funcionar como um contrapoder, vai ver as portas do clube permanentemente fechadas e não vai servir para nada. Passa a ser uma figura decorativa que só serve para arranjar conflitos internos.

Acho que o nosso provedor felizmente já encontrou a formula certa, consegue ter o distanciamento necessário para ser independente e em simultâneo estar suficientemente próximo da estrutura e do próprio AS para conseguir resolver as questões.

Em relação à eleição em AG, haveria sempre um candidato apoiado pela direção que em principio seria o escolhido. Caso contrário, se fosse escolhido alguém apoiado pela "oposição" teríamos sempre o problema que destaquei em cima.

Além disso, é discutível se um provedor teria mais legitimidade caso fosse eleito pela "meia dúzia" de sócios que vão às assembleias.



O verdadeiro adepto vê-se nas derrotas!

Profect_SCBraga

Não encontro um tópico a falar sobre esta questão. Por isso peco desde já desculpa por ser off tópicos. Mas já alguém que seja sócio que tenha recebido o cartão de descontos da repsol?

Enviado do meu Nexus 5 CAF através de Tapatalk

O Braga quer, os Ultras Sonham, a Conquista Nasce!


BL - Guerreiros das Minis

rpo.castro

Quote from: Profect_SCBraga on 03 de July de 2017, 13:33
Não encontro um tópico a falar sobre esta questão. Por isso peco desde já desculpa por ser off tópicos. Mas já alguém que seja sócio que tenha recebido o cartão de descontos da repsol?

Enviado do meu Nexus 5 CAF através de Tapatalk
Eu recebi um há já tanto tempo que nem me lembro quando foi (a minha mulher idem).
Quem não sente não é filho de boa gente.

Profect_SCBraga

Quote from: rpo.castro on 03 de July de 2017, 13:38
Quote from: Profect_SCBraga on 03 de July de 2017, 13:33
Não encontro um tópico a falar sobre esta questão. Por isso peco desde já desculpa por ser off tópicos. Mas já alguém que seja sócio que tenha recebido o cartão de descontos da repsol?

Enviado do meu Nexus 5 CAF através de Tapatalk
Eu recebi um há já tanto tempo que nem me lembro quando foi (a minha mulher idem).
Segundo me disseram após a emissão dos novos cartões, ia ser enviado um novo cartão de descontos.. Se o novo cartão veio na época 2015/2016 se não me engano.. Já deveria ter chegado não?

Enviado do meu Nexus 5 CAF através de Tapatalk

O Braga quer, os Ultras Sonham, a Conquista Nasce!


BL - Guerreiros das Minis

rpo.castro

Quote from: Profect_SCBraga on 03 de July de 2017, 13:45
Quote from: rpo.castro on 03 de July de 2017, 13:38
Quote from: Profect_SCBraga on 03 de July de 2017, 13:33
Não encontro um tópico a falar sobre esta questão. Por isso peco desde já desculpa por ser off tópicos. Mas já alguém que seja sócio que tenha recebido o cartão de descontos da repsol?

Enviado do meu Nexus 5 CAF através de Tapatalk
Eu recebi um há já tanto tempo que nem me lembro quando foi (a minha mulher idem).
Segundo me disseram após a emissão dos novos cartões, ia ser enviado um novo cartão de descontos.. Se o novo cartão veio na época 2015/2016 se não me engano.. Já deveria ter chegado não?
Já.
Vais ter que passar por uma loja ou ligar (e se calhar ainda te dizem que não é com eles).  >:(
Quem não sente não é filho de boa gente.

Profect_SCBraga

Quote from: rpo.castro on 03 de July de 2017, 14:08
Quote from: Profect_SCBraga on 03 de July de 2017, 13:45
Quote from: rpo.castro on 03 de July de 2017, 13:38
Quote from: Profect_SCBraga on 03 de July de 2017, 13:33
Não encontro um tópico a falar sobre esta questão. Por isso peco desde já desculpa por ser off tópicos. Mas já alguém que seja sócio que tenha recebido o cartão de descontos da repsol?

Enviado do meu Nexus 5 CAF através de Tapatalk
Eu recebi um há já tanto tempo que nem me lembro quando foi (a minha mulher idem).
Segundo me disseram após a emissão dos novos cartões, ia ser enviado um novo cartão de descontos.. Se o novo cartão veio na época 2015/2016 se não me engano.. Já deveria ter chegado não?
Já.
Vais ter que passar por uma loja ou ligar (e se calhar ainda te dizem que não é com eles).  >:(
Pois.. Foi o que fiz e eles disseram que não era com eles, que ia receber em casa.. Na repsol disseram me para ir a uma loja do Braga que tinha que pedir... -.-'

Enviado do meu Nexus 5 CAF através de Tapatalk

O Braga quer, os Ultras Sonham, a Conquista Nasce!


BL - Guerreiros das Minis

Descomplicómetro

Quote from: Somos Braga! on 03 de July de 2017, 13:19

Acho que estás a confundir o papel do provedor. Este não tem que ser um contrapoder dentro do clube nem muito menos um membro da oposição. Oposição, nos próximos 4 anos deve ser feita pelo Pli que tem toda a legitimidade para tal após o último ato eleitoral. Deve intervir sempre que considerar necessário na defesa do clube e dos seus sócios.


Toma que já almoçaste!!! 8)

Somos Braga!

Quote from: Descomplicómetro on 03 de July de 2017, 14:37
Quote from: Somos Braga! on 03 de July de 2017, 13:19

Acho que estás a confundir o papel do provedor. Este não tem que ser um contrapoder dentro do clube nem muito menos um membro da oposição. Oposição, nos próximos 4 anos deve ser feita pelo Pli que tem toda a legitimidade para tal após o último ato eleitoral. Deve intervir sempre que considerar necessário na defesa do clube e dos seus sócios.


Toma que já almoçaste!!! 8)

Não percebi. Devo estar muito lento e preciso de um desenho. 8) 8) 8)
O verdadeiro adepto vê-se nas derrotas!

Pé Ligeiro

Daquilo que conheço do atual provedor, tenho a ideia de que não é pessoa para facilmente se deixar condicionar, no entanto, ao ser nomeado pela direção, quer queiramos, quer não, se um dia as coisas com o presidente não correrem tão bem, acontece aquilo que normalmente acontece com os treinadores. Quando entram são bestiais, mas se alguma coisa corre mal, passam logo a bestas e são corridos.
O que me parece é que para dar maior  sustentabilidade e independência ao cargo, para o futuro, haveria vantagens de serem criadas condições para ser dada uma legitimidade própria ao provedor, pois trata-se do provedor dos sócios, não o provedor da direção.

Há dias, quando o provedor foi empossado, a certa altura do discurso, o presidente dizia o seguinte:
"António Lopes, ele próprio um dos nossos sócios mais antigos e mais fiéis". O que é que ele quer significar com "mais fieis"? Mais fieis a quem?

Acho que alguém que seja "dos mais fiéis", ou seja, uma postura de alguma "colagem" ao presidente, poderá ter dificuldade para o interpelar sobre determinadas questões, que se relacionam com a gestão do clube, nomeadamente, no que diz respeito a transparência. Poderá não ter o à-vontade e a coragem suficiente, para sequer abordar o assunto.

Quando no mesmo discurso Salvador diz:
"O Provedor do Sócio, sendo uma nomeação da Direção, não responde perante esta. ", a pergunta que eu faço é a seguinte: responde perante quem?

Se fosse eleito pelas bases, pelos sócios, não tenho dúvidas que responderia perante os sócios, mas sendo nomeado pela direção, depende desta e terá que responder por quem o nomeou.

No caso específico do atual provedor, por aquilo que conheço, acredito que consiga ter alguma liberdade de ação, sobretudo enquanto está a fazer trabalho que tem contribuído para a melhoria da imagem da direção. Agora imaginem que a certa altura ele sente necessidade de dizer coisas menos agradáveis, tomar certas posições quer internamente, quer até perante os sócios em geral, que a direção (presidente) não gosta. O que acham que iria acontecer?

Eu não vejo o provedor como um contra-poder, mas antes alguém que emana dos sócios e que é a voz dos sócios perante a direção. O facto de no futuro o provedor poder vir a ser eleito numa AG não o torna num opositor à direção, até porque o universo daqueles que elegem a direção seria  basicamente o mesmo que iria eleger o provedor. A diferença é que lhe dariam outra legitimidade, outra força, outra independência. Por outro lado, o provedor nunca poderia ser um contra-poder, pois não teria qualquer função executiva, nem teria direito de voto em qualquer decisão.

O que eu pretendo transmitir é que a função de provedor não deve depender tanto da pessoa que a desempenha, do seu feitio, da sua coragem, da sua frontalidade, do seu carácter, mas mais da legitimidade intrínseca do seu cargo.

Relativamente ao presidente da AG também seria salutar que houvesse independência relativamente à direção, para poder garantir a aplicação democrática e transparente dos estatutos do clube, sem prejuízo ou benefício de quem quer que seja, nomeadamente em momentos que antecedem as eleições.
BRAGA SEMPRE MAIS!

rnmc

Quote from: Pé Ligeiro on 03 de July de 2017, 18:29
Daquilo que conheço do atual provedor, tenho a ideia de que não é pessoa para facilmente se deixar condicionar, no entanto, ao ser nomeado pela direção, quer queiramos, quer não, se um dia as coisas com o presidente não correrem tão bem, acontece aquilo que normalmente acontece com os treinadores. Quando entram são bestiais, mas se alguma coisa corre mal, passam logo a bestas e são corridos.
O que me parece é que para dar maior  sustentabilidade e independência ao cargo, para o futuro, haveria vantagens de serem criadas condições para ser dada uma legitimidade própria ao provedor, pois trata-se do provedor dos sócios, não o provedor da direção.

Há dias, quando o provedor foi empossado, a certa altura do discurso, o presidente dizia o seguinte:
"António Lopes, ele próprio um dos nossos sócios mais antigos e mais fiéis". O que é que ele quer significar com "mais fieis"? Mais fieis a quem?

Acho que alguém que seja "dos mais fiéis", ou seja, uma postura de alguma "colagem" ao presidente, poderá ter dificuldade para o interpelar sobre determinadas questões, que se relacionam com a gestão do clube, nomeadamente, no que diz respeito a transparência. Poderá não ter o à-vontade e a coragem suficiente, para sequer abordar o assunto.

Quando no mesmo discurso Salvador diz:
"O Provedor do Sócio, sendo uma nomeação da Direção, não responde perante esta. ", a pergunta que eu faço é a seguinte: responde perante quem?

Se fosse eleito pelas bases, pelos sócios, não tenho dúvidas que responderia perante os sócios, mas sendo nomeado pela direção, depende desta e terá que responder por quem o nomeou.

No caso específico do atual provedor, por aquilo que conheço, acredito que consiga ter alguma liberdade de ação, sobretudo enquanto está a fazer trabalho que tem contribuído para a melhoria da imagem da direção. Agora imaginem que a certa altura ele sente necessidade de dizer coisas menos agradáveis, tomar certas posições quer internamente, quer até perante os sócios em geral, que a direção (presidente) não gosta. O que acham que iria acontecer?

Eu não vejo o provedor como um contra-poder, mas antes alguém que emana dos sócios e que é a voz dos sócios perante a direção. O facto de no futuro o provedor poder vir a ser eleito numa AG não o torna num opositor à direção, até porque o universo daqueles que elegem a direção seria  basicamente o mesmo que iria eleger o provedor. A diferença é que lhe dariam outra legitimidade, outra força, outra independência. Por outro lado, o provedor nunca poderia ser um contra-poder, pois não teria qualquer função executiva, nem teria direito de voto em qualquer decisão.

O que eu pretendo transmitir é que a função de provedor não deve depender tanto da pessoa que a desempenha, do seu feitio, da sua coragem, da sua frontalidade, do seu carácter, mas mais da legitimidade intrínseca do seu cargo.

Relativamente ao presidente da AG também seria salutar que houvesse independência relativamente à direção, para poder garantir a aplicação democrática e transparente dos estatutos do clube, sem prejuízo ou benefício de quem quer que seja, nomeadamente em momentos que antecedem as eleições.

Não consigo perceber as tuas dúvidas, falas como se vivêssemos numa ditadura, a direcção escolhe o provedor porque apenas assim faz sentido. O provedor tem de estar tão identificado com o dia-a-dia de um adepto tal como com o dia-a-dia da estrutura profissional do Braga, e isto só pode acontecer se o provedor for uma pessoa de confiança e com conexões no interior da estrutura. Assim será mais fácil ao provedor filtrar as críticas injustas dos adeptos e perceber onde efectivamente se pode e consegue melhorar.

Se alguma direcção decidir não ouvir o provedor não tenho dúvidas que os bracarenses os despacham nas seguintes eleições

Descomplicómetro

Quote from: Somos Braga! on 03 de July de 2017, 15:52
Quote from: Descomplicómetro on 03 de July de 2017, 14:37
Quote from: Somos Braga! on 03 de July de 2017, 13:19

Acho que estás a confundir o papel do provedor. Este não tem que ser um contrapoder dentro do clube nem muito menos um membro da oposição. Oposição, nos próximos 4 anos deve ser feita pelo Pli que tem toda a legitimidade para tal após o último ato eleitoral. Deve intervir sempre que considerar necessário na defesa do clube e dos seus sócios.


Toma que já almoçaste!!! 8)

Não percebi. Devo estar muito lento e preciso de um desenho. 8) 8) 8)

Quem já almoçou foi o nosso amigo Pé Ligeiro! Tu deste-lhe uma excelente resposta!!! 8)

Mais Norte

#138
Em minha opinião o Provedor não deve ser eleito, embora admita que não seja um tema fechado.

E não se é Contra Poder apenas quando se tem funções executivas. Basta olhar os exemplos da História.

Contrariamente ao que Pé Ligeiro defende no seu penúltimo parágrafo, penso que é exactamente ao contrário aquilo que se pretende como perfil para um Provedor.

O Provedor deve ser escolhido exactamente pelo seu carácter, pela sua personalidade e pela sua frontalidade.

Desculpe, Pé Ligeiro, mas a sua interpretação das palavras de António Salvador não podia estar mais errada. Dos "sócios mais fiéis" não significa fidelidade à Direcção ou ao Presidente da Direcção.

Significa tão só que é um dos sócios mais antigos e fiéis ao Sporting Clube de Braga. E se conhece um pouco que seja da personalidade do actual Provedor sabe que pode estar descansado quanto a esse aspecto.

Devo referenciar também que o Provedor não vai substituir os sócios nos seus Direitos e Deveres.

Lutar pela transparência é um direito, e um dever já agora, que assiste a todos os sócios. Deve ser expresso nos locais próprios por cada um de nós. Com frontalidade.

Considero que foi aberto um ciclo propício ao reforço da vida social do Clube e não devemos precisar de um procurador para exprimir as nossas opiniões sobre as grandes questões da sua gestão.

Neste momento, o mais importante, é deixar que o Clube funcione, continuando a  aprofundar e a consolidar os sinais muito positivos dados neste início de época. Com serenidade.

O caminho não é fácil, mas vale a pena percorrê-lo.

É fundamental que:

. A Direcção cumpra o seu papel;

. O Provedor trabalhe  com liberdade e independência;

. Os sócios façam a sua parte, aderindo em massa aos lugares anuais e à cativação de mais associados.

E, claro, que a equipa se prepare para um ano de sucessos.

LeonelP

Também sou da opinião que o provedor não deve ser eleito. Vejo-o mais como um conselheiro à direcção, uma ponte entre adeptos e direcção. Havendo eleições para provedor, pode-se criar divisões e aí outros "interesses" podem vir ao de cima. O que na minha opinião não é bom para o Braga.