News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 23/11

Started by Bruno3429, 23 de November de 2016, 08:03

Previous topic - Next topic

Bruno3429

SC Braga: Vitória na Bélgica garante apuramento para os avos-de-final da Liga Europa
Joana Russo Belo

A uma vitória do apuramento. O SC Braga parte para a Bélgica, hoje, com elevada ambição na bagagem e em busca de um triunfo que garanta um lugar nos 16 avos-de-final da Liga Europa.
Diante dos belgas do Gent, no KAA Gent Stadium - em jogo da 5.ª jornada do Grupo H da prova europeia - uma vitória dos guerreiros do Minho sela em definitivo a passagem à próxima fase da prova como segundo lugar do agrupamento, sabendo que o Shakhtar Donetsk de Paulo Fonseca já garantiu o primeiro lugar (soma 12 pontos) e que o Konyaspor tem de ganhar e esperar que o SC Braga não vença para continuar a sonhar.

Os arsenalistas ocupam o segundo lugar, com cinco pontos - uma vitória, dois empates e uma derrota - enquanto os belgas são terceiros, com quatro pontos.
José Peseiro assumiu como meta a passagem aos 16 avos-de-final da Liga Europa e o técnico sabe que este encontro apresenta um carácter decisivo na continuidade europeia e para os cofres da SAD.

Se os arsenalistas fizerem história ao ganharem pela primeira vez em solo belga, os três pontos carimbam desde logo a presença na próxima fase, daí que não haja margem para erros, já que uma derrota coloca Gent e Konyaspor na luta pelos 16 avos-de-final, precisamente as duas equipas que se vão defrontar na última ronda da competição (o SC Braga recebe o Shakhtar, no dia 8 de Dezembro).

Os Guerreiros do Minho partem esta manhã do aeroporto Francisco Sá Caneiro, com destino a Gent, na Bélgica, e ao fim da tarde os jogadores realizarão o habitual treino de adaptação ao relvado e iluminação do estádio do Gent.
Amanhã, o pontapé de saída na Bélgica no estádio Ghelamco Arena está agendado para as 18 horas (portuguesas), entre KAA Gent e SC Braga, com arbitragem do russo Vladislav Bezborodov, de 43 anos.
No outro jogo do grupo H, as as formações do Shakhtar Donetsk e Konyaspor defrontam-se à mesma hora, na Arena Lviv, na Ucrânia.

Fora da pedreira a Europa tem sido madrasta

Se a pedreira se tem assumido como uma espécie de fortaleza para os Guerreiros do Minho, a verdade é que fora de portas a Europa tem sido madrasta para a equipa arsenalista. Em vésperas da deslocação decisiva no Grupo H da Liga Europa, a análise ao registo fora de portas deixa antever um cenário complicado para os arsenalistas, obrigados a vencer para selar já em definitivo o apuramento para os 16 avos-de-final da competição.

O SC Braga não venceu nenhum dos últimos quatro jogos que disputou fora nas provas europeias - soma um empate e três derrotas - e marcou apenas um golo nesses encontros.
Na última deslocação à Turquia, ao terreno do Konyaspor, o SC Braga empatou a uma bola, fruto do golo de Hassan, o único nos últimos quatro desafios europeus fora de Braga. Antes, na 2.ª jornada do Grupo H, na visita à Ucrânia, o Shakhtar de Paulo Fonseca venceu por 2-0.

Na época passada, a equipa bracarense caiu nos quartos-de-final, precisamente diante da equipa ucraniana, após o 4-0 sofrido na visita a Lviv, em jogo da segunda mão. No mesmo ano, na primeira mão dos oitavos-de-final, a equipa bracarense trouxe uma derrota de Istambul, frente ao Fenerbahçe (1-0).
Última vitória do SC Braga fora de portas na Europa foi em 2015/16, diante do FC Sion, na primeira mão dos 16 avos-de-final. Na Suíça, o triunfo por 1-2 foi selado com golos de Stojiljkovic e Rafa.

Apesar do saldo negativo fora da Pedreira, o SC Braga - finalista vencido em 2011 - seguiu sempre em frente em todas as cinco presenças anteriores em fases de grupos da Liga Europa e extinta Taça UEFA.
Quanto a duelos com equipas belgas, o saldo diante do Standard Liège (2008/09) é uma vitória (3-0) e um empate em Liège (1-1), já com o Club Brugge (2011/12) soma um desaire (1-2) e empate na Bélgica (1-1).

André Pinto e Hassan de volta aos convocados

A chamada do defesa central André Pinto é a grande novidade da convocatória do treinador do SC Braga para a partida de amanhã com o Gent, referente à quinta jornada do grupo H da Liga Europa. Internacional português já não era convocado desde Setembro, altura em que se lesionou na Luz, na partida com o Benfica, para o campeonato. Também de volta aos convocados dos Guerreiros do Minho está o avançado Hassan, que foi poupado na última partida da Taça de Portugal.

De fora da convocatória ficaram os defesas centrais Emiliano Velázquez e Ricardo Ferreira, ambos lesionados, ainda o médio Mauro devido a castigo - foi expulso na última ronda com o Konyaspor -, e também os médios Douglas Coutinho e Xeka, que não estão inscritos nas competições europeias.
O SC Braga parte hoje de manhã rumo à Bélgica.

Lista de convocados do SC Braga:

Guarda-redes: Marafona, Matheus e Tiago Sá
Defesas: Rosic, André Pinto, Baiano, Djavan, Artur Jorge e M. Goiano
Médios: Bakic, Martínez, Ricardo Horta, Pedro Tiba, Vukcevic, Pedro Santos, Benítez e Alan
Avançados: Hassan, Rui Fonte, Stojiljkovic e Wilson Eduardo.

Correio do Minho

Bruno3429

RECURSOS MÍNIMOS PARA EXIGÊNCIA ALTA
Eixo central no osso, meio-campo sem sangue... mas é agora que tudo se pode decidir

O Sp. Braga parte hoje para a Bélgica apenas com dois centrais em pleno – um, Rosic, chegado este ano; e o outro, Artur Jorge, repescado à equipa B – e com um meio-campo que não poderá contar com dois habituais titulares – Xeca, que não foi inscrito, e Mauro, que cumpre um jogo de castigo. Ou seja, o eixo dos guerreiros do Minho está a rodar praticamente sem lubrificante, exposto a qualquer problema mecânico e sem peças sobressalentes.
É nestas condições que José Peseiro terá de enfrentar aquele que será, a seguir à Supertaça, um dos jogos nucleares da época. Do que acontecer em Gent poderá depender a presença do Sp. Braga na próxima fase de uma Liga Europa na qual o clube já foi finalista, sob o comando de Domingos Paciência.
Peseiro está consciente das dificuldades e foi bastante claro já a seguir ao jogo com o Santa Clara, no fim do qual admitiu ter posto a rodar o meio-campo que vai usar agora na Bélgica, com Vuckevic e Bakic, a dupla de montenegrinos que tem Pedro Tiba como primeira alternativa.

"Dissemos, no início da época, que queremos estar nas finais mas é preciso que se junte muita coisa", foi como Peseiro, no passado domingo, falou dos objetivos que estão por cumprir. Nota-se aqui uma prudência antes do ataque a um jogo que pode determinar o apuramento do Sp. Braga, em caso de vitória, ou deixar quase tudo dependente do que fizer o Shakhtar de Paulo Fonseca em Braga, na última ronda.

Autor: Eugénio Queirós

Record

Bruno3429

«Os que nos apoiam são os verdadeiros adeptos» - Salvador

O presidente do SC Braga não quis falar da tarja que apareceu no estádio a 'pressionar' o treinador José Peseiro a vencer o Gent e a regressar da Bélgica com o apuramento para a próxima fase da Liga Europa.

«Este é um jogo importante para nossas aspirações, em caso de vitória confirmamos o apuramento e estamos confiantes que vamos conseguir. Tarja? Não é assunto para se falar, o nosso objetivo passa unicamente por vencer e os adeptos que nos vão apoiar, esses são os verdadeiros adeptos. Tudo resto é pressão normal», disse António Salvador no aeroporto antes da partida para a Bélgica.

Questionado sobre as críticas à equipa, referiu:

«No futebol, o importante é vencer, se for com boas exibições tanto melhor. Tenho experiencia suficiente no futebol para saber que o que conta é o resultado. Tínhamos o objetivo de competir em todas as frentes, estamos em todas as frentes e amanhã queremos resolver já uma delas.»

A comitiva seguiu viagem com 21 jogadores, entre eles André Pinto, que regressou aos convocados após prolongada ausência devido a lesão, e Hassan, que falhou o jogo da Taça de Portugal.

A Bola

JotaCC

Candidatura bracarense visita o Estádio Municipal
Cidade Europeia Projeto para 2018 está em marcha

O Sporting de Braga recebeu, ontem, a visita da Comissão de Avaliação da Candidatura a Cidade Europeia do Desporto 2018. A iniciativa surgiu no âmbito do concurso da autarquia minhota a essa distinção. António Salvador, presidente do clube recebeu uma comitiva onde figuravam Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, Gian Lupattelli, presidente e fundador da ACES Europe (Associação das Capitais Europeias do Desporto) e Nuno Santos, presidente da ACES Portugal. A comitiva visitou o Estádio Municipal de Braga e todas as suas instalações, tendo ainda, na oportunidade, conhecido os projetos idealizados pelo Sporting de Braga. A visita institucional culminou com um almoço entre as entidades, que decorreu no Estádio Municipal.

JN

JotaCC

André Pinto entra no onze se não apresentar queixas
O central deve reaparecer frente ao Gent, num jogo que poderá valer o apuramento para os 16 avos de final da Liga Europa; meio campo tem de mexer, mas o "drama" está na defesa

Artur Jorge só alinhará de início caso André Pinto apresente queixas no treino de adaptação ao Ghelamco Arena. Ricardo Ferreira, agora com uma lesão no gémeo esquerdo, não viaja com a equipa

Afastado da competição desde setembro para recuperar de uma lesão no tornozelo esquerdo, André Pinto foi a grande novidade na convocatória do Braga para a partida com o Gent, na Bélgica, na penúltima jornada do Grupo H da Liga Europa, e deverá figurar no onze inicial projetado por José Peseiro. Apesar de trabalhar na relva há mais de uma semana, o central apenas contabiliza dois treinos livres, estando, por isso, ainda aquém da forma ideal. Face à importância do jogo – uma vitória significará o apuramento dos arsenalistas para os 16 avos de final da Liga Europa, o técnico entende, porém, que a categoria e a experiência internacional de André Pinto poderão fazer toda a diferença, ao lado do sérvio Lazar Rosic.
Esta opção, rodeada de algum risco, apenas será posta em causa na eventualidade de o defesa apresentar queixas durante o treino de adaptação à luz e ao relvado do Ghelamco Arena, previsto para esta tarde, às 18h00 (hora portuguesa), sendo, nesse caso, Artur Jorge a alternativa natural. Lançado na Luz, frente ao Benfica, precisamente quando se tornou irreversível a substituição de André Pinto, o central oriundo da equipa B já contabiliza sete jogos, incluindo a recente eliminatória com o Santa Clara, para a Taça de Portugal, encarada como ensaio geral para o compromisso com o Gent, mas, por essa altura, já Peseiro espreitava a possibilidade de chamar André Pinto.
Estando em condições de ser utilizado, o camisola 6 assumirá a liderança do sector mais recuado e, por certo, será um duro obstáculo para os jogadores de maior estatura do Gent, entre os quais o avançado maliano Kalifa Coulibaly, de 1,97 metros, autor de cinco golos durante a qualificação para a fase de grupos da Liga Europa. O restabelecimento total de André Pinto desanuviou, de resto, muito parcialmente, o panorama de opções para o centro da defesa: o uruguaio Emiliano Velázquez continua a recuperar de uma rotura muscular, estando previsto o seu regresso somente para fevereiro; já Ricardo Ferreira volta a estar sob a alçada do departamento médico, agora devido a uma lesão muscular no gémeo esquerdo.
Operado ao joelho direito em julho para debelar uma lesão do ligamento colateral interno, Ricardo ainda não se estreou nesta temporada, tendo entrado em ação somente no particular com o Celta de Vigo, disputado nos Balaídos. Seria um breve regresso à atividade.



Disponível
Hassan reforça o ataque

O problema muscular que afastou Hassan do último jogo da seleção do Egito e da partida com o Santa Clara está totalmente ultrapassado. O avançado segue com a equipa para a Bélgica, podendo empurrar Rui Fonte ou Stojiljkovic para o banco. José Peseiro convocou 21 jogadores: Tiago Sá, Matheus, Marafona, Artur Jorge, Rosic, André Pinto, Marcelo Goiano, Baiano, Djavan, Vukcevic, Pedro Tiba, Bakic, Ricardo Horta, Martínez, Pedro Santos, Alan, Wilson Eduardo, Benítez, Stojiljkovic, Rui Fonte e Hassan.

O JOGO

Bruno3429

Peseiro: «Temos de ser uma equipa forte, determinada, sem receios»
Treinador do Sp. Braga vai a Gent para vencer e fechar as contas de apuramento
Por Redação       

José Peseiro, treinador do Sp. Braga, garantiu que a equipa vai a Gent para vencer e fechar as contas do apuramento para os 16 avos de final da Liga Europa.

«Queremos vencer o jogo, sabendo das dificuldades e do valor do Gent, que também tem o objetivo de passar esta fase. Teremos de ser uma equipa forte, determinada, sem receios do que quer que seja. É um jogo importantíssimo e quem joga jogos destes só tem de estar satisfeito», disse José Peseiro em conferência de imprensa na Bélgica.

«Sabemos que o Gent é uma equipa que se expõe muito e que, por isso, faz muitos golos, mas também encontra mais dificuldades no equilíbrio defensivo. Teremos possibilidades de construir oportunidades de golo. O que queremos é marcar e não sofrer», acrescentou, lembrando o jogo em casa.

«O Gent surpreendeu-nos nos primeiros 20 minutos em Braga, por isso temos de ser muito organizados e estar concentrados no jogo. Mas estamos motivados para fazer as coisas bem», frisou Peseiro, não confirmando André Pinto na equipa titular.

«Ainda vamos ver a resposta dele hoje. Se for positiva, joga. Amanha verão como vamos jogar», respondeu.

Maisfutebol

Bruno3429

«Vai ser um jogo muito difícil mas queremos ganhar» - Pedro Tiba

Pedro Tiba, médio do SC Braga, mostrou-se confiante na vitória da sua equipa no terreno do Gent mas destacou o fator casa dos belgas.

«Vai ser um jogo muito difícil, o Gent tem 10 vitórias em 11 jogos a jogar em casa nesta época e marcam muitos golos. Mas nós vimos aqui com o intuito de ganhar e resolver a passagem à próxima fase. Foi para vir aqui ganhar que preparámos o jogo e estamos muito confiantes», afirmou Tiba.

Em caso de vitória, o SC Braga irá selar a sua passagem aos 16 avos de final da Liga Europa.


«Estamos motivados para fazer as coisas bem» - Peseiro

O treinador do SC Braga falou convicto na antevisão ao jogo com o Gent, garantindo que a sua equipa vai apresentar-se com o pensamento na vitória, de forma a fechar as contas do apuramento para os 16 avos de final da Liga Europa.

«Queremos vencer», vincou José Peseiro, explicando: «O Gent surpreendeu-nos nos primeiros 20 minutos em Braga, por isso temos de ser muito organizados e estar concentrados no jogo. Mas estamos motivados para fazer as coisas bem.»

Questionado sobre a forma de jogar da sua equipa, o treinador referiu que «quem joga bem está mais próximo de vencer», apontando: «Temos de ser consistentes na qualidade de jogo, mas também está bem quando não jogamos tão bem e ganhamos.»

Sobre o Gent, Peseiro desvalorizou o facto de ser a equipa com mais golos sofridos na competição (11 em 4 jogos): «É uma equipa que se expõe muito, por isso faz muitos golos, mas daí também ser normal poderem sofrer mais golos.»

O treinador optou por não desvendar qual a equipa que vai apresentar, nem o modelo de jogo, explicando apenas que se André Pinto responder positivamente será titular.

A Bola

Bruno3429

PESEIRO QUER VENCER NA BÉLGICA E APURAR JÁ OS MINHOTOS
Apesar de reconhecer valor à equipa do Gent

O treinador do Sp. Braga, José Peseiro, frisou esta quarta-feira a vontade de vencer o Gent, na quinta-feira, na quinta jornada do grupo H da Liga Europa, para garantir o acesso à fase seguinte da prova.

Os minhotos são segundos classificados do grupo H, com cinco pontos, e os belgas terceiros, com quatro, pelo que, ficando a faltar apenas mais uma ronda, um triunfo do Braga no recinto do Gent garantiria desde logo o apuramento para os 16 avos de final da Liga Europa.

"Sabemos das dificuldades, do valor do Gent e que vamos defrontar uma equipa que, tal como nós, quer passar a fase de grupos, [mas] queremos muito vencer o jogo de amanhã [quinta-feira] e seguir em frente", afirmou o técnico na conferência de imprensa de antevisão da partida, citado pelo sítio oficial dos 'arsenalistas'.

José Peseiro quer uma equipa do Braga "forte, organizada, solidária e confiante", porque este "é um jogo importantíssimo e quem joga os jogos importantes só tem que estar satisfeito", afirmou.

O treinador atribuiu ao estilo de jogo do Gent o facto de ser a equipa com mais golos sofridos na competição.

"O Gent é uma equipa que se expõe muito e que, por isso, faz muitos golos. Utiliza um estilo de jogo muito típico, aberto e com uma grande procura pelo golo e por isso é natural que possa ter mais dificuldades no processo defensivo", disse.

Sobre o atual momento do Sporting de Braga e a sua qualidade de jogo, notou: "Sabemos que temos de melhorar e é claro que quem joga bem está mais próximo de vencer. Mas enquanto não jogarmos bem e vencermos está tudo bem."

Sp. Braga e Gent defrontam-se às 18:00 de quinta-feira, no Ghelamco Arena, jogo que será arbitrado por Vladislav Bezborodov, da Rússia.

Autor: Lusa

Record

Bruno3429

JOSÉ PESEIRO: "QUEREMOS MUITO VENCER"

O SC Braga já se encontra na Bélgica onde esta quinta-feira defronta o KAA Gent, em jogo a contar para a 5.ª jornada do Grupo H da UEFA Europa League. Na bagagem os Gverreiros do Minho trazem confiança e esperança numa vitória que os coloque nos 16 avos de final da prova. Na antevisão à partida, o técnico José Peseiro assumiu que espera uma partida naturalmente difícil, salientando que a sua equipa terá que ser forte e organizada, de forma a vencer um encontro "importantíssimo". "Sabemos das dificuldades e do valor do KAA Gent. Vamos defrontar uma equipa que, tal como nós, quer passar a fase de grupos. Nós queremos muito vencer o jogo de amanhã e seguir em frente. Teremos que ser uma equipa forte, organizada, solidária e confiante. É um jogo importantíssimo e quem joga os jogos importantes só tem que estar satisfeito".

Confrontado com o facto de a equipa belga ser o conjunto com mais golos sofridos da competição, José Peseiro defendeu que o KAA Gent sofre muito...porque também marca muito. "O KAA Gent é uma equipa que se expõe muito e que, por isso, faz muitos golos. Utiliza um estilo de jogo muito típico, aberto e com uma grande procura pelo golo e por isso é natural que possa ter mais dificuldades no processo defensivo", disse abordando, ainda, a qualidade de jogo do SC Braga: "Sabemos que temos de melhorar e é claro que quem joga bem está mais próximo de vencer. Mas enquanto não jogarmos bem e vencermos está tudo bem".

PEDRO TIBA: "SÓ A VITÓRIA INTERESSA"

A acompanhar José Peseiro na conferência de imprensa de antevisão à partida com o KAA Gente esteve Pedro Tiba. O camisola 25 do SC Braga deu voz às ambições do grupo para uma importante partida, que pode carimbar o passaporte dos gverreiros para os 16 avos de final da UEFA Europa League, avisando, contudo, para os perigos que o KAA Gent pode trazer. "Vai ser um jogo muito difícil. O KAA Gent tem 10 vitórias em 11 jogos a jogar em casa nesta época e marcam muitos golos. Mas nós vimos aqui com o intuito de ganhar e resolver a passagem à próxima fase. Foi para vir aqui ganhar que preparámos o jogo. Estamos muito confiantes", começou por dizer o médio bracarense.

Tiba garantiu ainda que só a vitória no jogo desta quinta-feira passa pela cabeça do plantel: "Estamos muito confiantes. Acreditamos no nosso trabalho e que amanhã será um grande jogo, que culminará com uma vitoria. Não nos passa outra coisa pela cabeça e trabalhamos para isso. Só os três pontos interessam", completou.

SCBraga