News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 18/10

Started by Bruno3429, 18 de October de 2016, 08:14

Previous topic - Next topic

Bruno3429

ROSIC E VELÁZQUEZ FIRMES NA DEFESA
Dupla de centrais estreou-se na Taça e mantém-se no onze para a Liga Europa

Está desfeita uma das maiores dúvidas das últimas semanas do plantel do Sp. Braga. André Pinto vai mesmo falhar o jogo da Liga Europa com o Konyaspor. O capitão até subiu ao relvado no dia de ontem para realizar treino ligeiro, mas ainda não deve estar em condições de regressar à titularidade. Sendo assim, e com Ricardo Ferreira também afastado das opções, José Peseiro terá de manter a aposta na dupla de centrais que estreou na Taça de Portugal, há três dias: Rosic e Velázquez. O sérvio, de 23 anos, e o uruguaio, de 22, conheciam-se apenas dos treinos e diante da AD Oliveirense foram travando as tímidas investidas da formação do Campeonato de Portugal. Só o erro de Velázquez, já em período de descontos, permitiu o tento de honra da formação amadora.
Em Konya, os guerreiros vão jogar uma cartada decisiva na fase de grupos da Liga Europa, depois de terem somado apenas um ponto nas duas primeiras jornadas. O próprio presidente António Salvador já veio publicamente afirmar que a margem de erro é reduzida. Não sofrer golos será meio caminho andado para o sucesso e terá mesmo de ser com Rosic e Velázquez que José Peseiro abordará este jogo. A dupla chega à titularidade após várias contrariedades no eixo da defesa que começaram ainda na pré-epoca com a lesão grave de Ricardo Ferreira. Seguiu-se a saída de Boly para o FC Porto e, mais recentemente, o problema físico já referido de André Pinto. Nessa altura, também Velázquez se encontrava entregue ao departamento médico e Artur Jorge teve de saltar da equipa B para fazer quatro jogos, dois deles frente a Benfica e Shakhtar Donetsk.
Nesse período, o Sp. Braga somou apenas uma vitória e o jogo da Taça de Portugal surgiu para recuperar a confiança. Segue-se uma deslocação à Turquia onde há muito a ganhar...

Autor: Ricardo Vasconcelos

Record

JotaCC

André Pinto ainda fora de jogo para a Turquia
Braga Recuperação total iminente, mas central continua indisponível para a Liga Europa

Um problema central que já nem o é para José Peseiro. O departamento clínico do Braga continua a tratar das lesões de Ricardo Ferreira e de André Pinto e nenhum deles estará apto para o jogo com o Konyaspor, depois de amanhã, na Turquia, para a Liga Europa. Restam ao treinador três alternativas para duas vagas no eixo da defesa: Artur Jorge, Rosic e Velazquez.
O plantel do Braga fará, hoje, nos relvados anexos da "pedreira", o último treino caseiro antes do desafio da terceira jornada da Liga Europa, que será determinante para o futuro da equipa minhota no torneio da UEFA. Após um empate e uma derrota (1-1 com o Gent, 0-2 com o Shakhtar) , a equipa de José Peseiro está proibida de perder na Turquia.
O treinador do Braga não poderá contar com os dois defesas mais categorizados: no caso de Ricardo Ferreira, lesionado desde a pré-época, já se sabia que só em finais deste mês estará clinicamente apto para a competição; no de André Pinto era expectável que já pudesse estar apto, mas nem o departamento médico nem o jogador querem forçar o regresso, pelo que a recuperação plena levará mais uma ou duas semanas.
Até lá, o eixo da defesa braguista compõe-se com as alternativas existentes, entre as quais Artur Jorge, que, na emergência gerada pela onda de lesões, foi resgatado por José Peseiro da equipa B. A mesma solução que, na falta dos internacionais chamados às respetivas seleções nas últimas jornadas da agenda FIFA, levou o técnico a chamar Xeka, um médio que foi titular no desafio da Taça, ganho à A.D. Oliveirense (3-1), que permanece nos
treinos da equipa principal e que por lá deverá continuar, tão boas indicações deixou no desafio do último sábado. Xeka só não viajará para a Turquia porque não está inscrito na Liga Europa De fora também ficará o paraguaio Benítez. O avançado emprestado pelo Benfica continua a recuperar de lesão.

À margem

Viagem é amanhã
A expedição minhota à Turquia, para o jogo com o Konyaspor, parte amanhã do Aeroporto Sá Carneiro, pela manhã. O voo até à Anatólia levará cerca de 4.30 horas.
Escala em reserva
A lista de convocados para o jogo da Liga Europa só deverá ser conhecida na hora do embarque para Konya. Baixas certas: Ricardo Ferreira, André Pinto e Benítez.
Árbitro azeri
Aliyar Aghayev, de 28 anos, foi o juiz nomeado pela UEFA para dirigir o Konyaspor-Braga. Os assistentes também vão do Azerbaijão. Não há registo deste árbitro em jogos de equipas portuguesas.

JN

JotaCC

"A CARA DE MAU TAMBÉM AJUDA"
ROSIC Em entrevista a O JOGO, o defesa fala do passado como avançado, das expectativas para o futuro e da... postura em campo

"Na Sérvia, os árbitros deixam jogar mais. Aqui, encostamos nos avançados e é logo falta, por vezes com cartão amarelo. Vou ter de me adaptar aos poucos"
"Não esperava ser já titular. Tive alguma sorte"
"A qualidade de Pedro Santos foi o que mais me surpreendeu. É muito difícil pará-lo nos treinos"

Rosic só precisou de oito jogos para se tornar numa das revelações deste arranque de época. Central assume que não esperava ser titular tão rapidamente e ainda elogiou a qualidade de Pedro Santos

Custou cerca de um milhão de euros ao Braga, mas tem sido a contratação de maior rendimento na equipa de Peseiro. Rosic abre agora o livro da vida numa entrevista exclusiva a O JOGO.
Está a viver a primeira experiência fora da Sérvia. Como tem corrido?
—Está a ser mais fácil do que eu pensava. O Vukcevic já está cá há três anos e tem-me ajudado em tudo. Até me dá boleia... Para já, estou a viver sozinho, mas a minha família vem visitar-me muitas vezes.
Esperava ser titular tão rapidamente?
—Sinceramente não, mas também tive sorte. O Boly saiu para o FC Porto e o Ricardo Ferreira lesionou-se na pré-época. Agora foi o André Pinto... As oportunidades surgiram, tive alguma sorte.
Imagino que acredita que tem correspondido às expectativas...
—Sim, penso que sim. Tenho jogado bem, mas a verdade é que também é mais fácil apresentar um bom nível quando se está numa equipa com a qualidade do Braga. É muito mais fácil jogar aqui do que no Vojvodina.
Com que idade é que começou a jogar?
—Tinha apenas oito anos e era avançado. Ainda passei pelo meio-campo e, com o passar dos anos, fui recuando, até me fixar no centro da defesa. Só comecei a jogar a defesa por volta dos 17 anos, quando já estava na equipa principal do Vojvodina.
Quantos golos marcou?
—Ainda marquei alguns. Bem, na realidade se marcasse muitos se calhar hoje ainda era avançado (risos), e provavelmente foi por isso que os treinadores me recuaram no terreno. Ainda bem, porque é na defesa que me sinto melhor.
Mas já marcou um golo ao Benfica?
—Na Sérvia também fiz alguns golos em jogos importantes, contra equipas como o Partizan ou o Estrela Vermelha. O facto de ter sido avançado ajuda-me no momento da finalização. Espero continuar a marcar golos em Portugal; já marquei ao Benfica, agora espero fazer o mesmo nos jogos com o FC Porto e o Sporting.
—A sério? (risos) Mas isso também ajuda um defesa central! Os avançados podem ficar com medo (risos)... —O futebol português é muito diferente do Sérvio. Lá os árbitros deixam jogar mais, não apitam tanto. Esse é o aspeto que tenho sentido mais dificuldades; aqui encostamos no avançado e é logo falta, muitas vezes com cartão. Vou ter de me adaptar, aos poucos vou lá.
—A qualidade do Pedro Santos. É um grande jogador, muito difícil de parar, até nos treinos, e ainda marca muitos golos. Em termos coletivos, destaco o Benfica. Têm uma grande equipa, mas ainda me
falta defrontar o FC Porto e o Sporting.
Quais são os seus sonhos?
—Para já, o meu sonho é o Braga. Só quero jogar aqui, e bem. Depois, logo se vê. Como é evidente, todos os jogadores sonham em chegar a uma grande equipa europeia, mas ainda tenho um longo caminho a percorrer, a começar pelo Braga.

Vukcevic, o "facilitador" do grupo

Rosic ainda não fala português e só percebe as palavras essenciais – "sobe, desce, esquerda e direita" –, tendo em Vukcevic o grande aliado no dia a dia, tal como já tinha acontecido, na época passada, quando Stojiljkovic chegou a Braga. Foi, aliás, o médio montenegrino que fez a tradução desta entrevista. "No início foi difícil, mas com a ajuda dele tudo fica mais fácil. Também tenho aqui a companhia do Bakic e Stojiljkovic", explicou Rosic. "Nos treinos, eles estão sempre perto de mim e vão-me traduzindo o que o treinador diz. O Bakic fala muito bem italiano e percebe o português, pelo que também me ajuda. Passamos algum tempo juntos mesmo fora do clube e temos uma boa relação."

TAÇA À PROCURA DO PRIMEIRO TÍTULO

Vukcevic e Stojiljkovic já lhe contaram tudo sobre a vitória da época passada na Taça de Portugal. "Disseram-me que é o melhor jogo em que estiveram e que a festa foi linda. Ainda não conquistei títulos e espero que o primeiro seja em Braga", contou. Rosic falou ainda da "necessidade de vencer" o próximo jogo com o Konyaspor para tornar possível a qualificação na Liga Europa.

OBJETIVO SELEÇÃO A "CURTO PRAZO"

Rosic tem sido observado por Slavojub Muslin, selecionador da Sérvia, com o objetivo de integrar futuras convocatórias, tal como já acontece Stojiljkovic. "Ainda não falei com ninguém da federação, mas acredito que se continuar a jogar assim posso ser chamado brevemente. Gostava de estar com a minha seleção no Mundial'2018. Vamos ver se é possível", contou.

ANDRÉ PINTO ABRE ESPAÇO A VELÁZQUEZ
Internacional português continua a recuperar de uma lesão e dificilmente estará à disposição para o jogo com o Konyaspor

O segundo treino depois da vitória sobre a AD Oliveirense serviu para confirmar a indisponibilidade de André Pinto para o jogo de quinta-feira. O defesa-central continua a trabalhar à margem do plantel e, depois de quase um mês sem competir, dificilmente estará em condições de dar o contributo à equipa neste regresso arsenalista à Liga Europa. Já a prever este cenário, Peseiro estreou Velázquez no jogo da Taça de Portugal – em detrimento de Artur Jorge –, tendo o internacional uruguaio jogado ao lado de Rosic, numa dupla que se deverá repetir na Turquia. Se no centro da defesa não são esperadas alterações, o mesmo já não se pode dizer nos outros setores da equipa. Marcelo Goiano, Mauro, Vukcevic e Hassan estão apontados ao onze que vai defrontar o Konyaspor, ao contrário de Xeka, que não está inscrito na UEFA.

UEFA NOMEIA ÁRBITRO INEXPERIENTE

Aliyar Aghayev, que fez ontem 29 anos, foi o árbitro nomeado para dirigir o jogo frente ao Konyaspor, a contar para a terceira jornada da Liga Europa. Aghayev é um dos árbitros internacionais mais inexperientes da atualidade, tendo dirigido apenas dois jogos da fase de grupos de uma competição europeia: o Rapid Viena com o Dínamo Minsk (2-1), em 2015/16, e o Roma frente ao Astra (4-0), já esta época, ambos para a Liga Europa. Para além disso, o árbitro do Azerbaijão esteve presente nas fases finais dos campeonatos da Europa de sub-17 (2014) e sub-19 (2016).

O JOGO

Bruno3429

ANIVERSÁRIO GVERREIRO NA SC BRAGA STORE

A SC Braga Store do Liberdade Street Fashion, localizada no centro da cidade de Braga, cumpre um ano desde a sua inauguração no próximo dia 19 de outubro, quarta-feira.

Para celebrar este momento gverreiro, a loja receberá jogadores do plantel principal e da equipa de futebol feminina para uma sessão de autógrafos pelas 17h00 e garantirá um bilhete para os jogos SC Braga vs GD Chaves (24 de outubro) e SC Braga vs Os Belenenses (30 de outubro) para Clientes que efetuem compras superiores a 10€.

Vem celebrar este aniversário gverreiro!

SCBraga

Bruno3429

Três jogadores de fora contra o Konyaspor

O SC Braga continua a preparar o jogo com o Konyaspor, referente à 3.ª jornada da Liga Europa. Num jogo de extrema importância para os 'Guerreiros', o treinador José Peseiro não deverá contar com os centrais André Pinto e Ricardo Ferreira, além do extremo Benítez.

André Pinto, peça fundamental para o técnico José Peseiro, já não joga desde o passado dia 19 de setembro e dificilmente será opção para o compromisso da Liga Europa. Ricardo Ferreira prossegue a sua longa recuperação de uma mazela e continua de fora. O extremo Benítez, emprestado pelo Benfica, é também um jogador descartado para o técnico dos minhotos.

Perante estas ausências confirmadas, a dupla de defesas-centrais dos minhotos frente ao Konyaspor será o sérvio Rosic e o uruguaio Emiliano Velázquez.

A Bola

Zav

Bakic, Ricardo Horta, Vukcevic, Goiano e Matheus regressam frente ao Konyaspor

O treinador do SC Braga, José Peseiro, revelou a lista de convocados para o jogo frente ao Konyspor, agendado para quinta-feira, tendo apostado no regresso de cinco jogadores (Bakic, Ricardo Horta, Vukcevic, Goiano e Matheus).

A comitiva do SC Braga irá abandonar Portugal na quarta-feira, às 9 horas, e às 19.30 horas o treinador José Peseiro e um jogador irá analisar a partida para a Liga Europa.

Eis a lista de convocados:

Velazquez, Rosic, Wilson, Bakic, Hassan, Martínez, Baiano, Djavan, Rui Fonte, Stojiljkovic, R. Horta, P. Santos, Tiba, Marafona, Alan, Artur Jorge, Vukcevic, Mauro, Tiago Sá, M. Goiano e Matheus.

A BOLA

Bruno3429

CINCO REGRESSOS RUMO À TURQUIA

O SC Braga treinou na manhã desta terça-feira, tendo o treinador José Peseiro elaborado, no final, uma lista de convocados para o encontro com o Konyaspor, a disputar esta quinta-feira, na Turquia. Nota para o regresso de cinco jogadores aos eleitos: Bakic, R. Horta, Vukcevic, Goiano e Matheus. Este núcleo havia falhado a partida frente à AD Oliveirense, mas engrossa agora o grupo à disposição do SC Braga e que contempla um total de 21 nomes.

Os convocados para a partida relativa à 3ª jornada do Grupo H da UEFA Europa League são: Velazquez, Rosic, Wilson, Bakic, Hassan, Martínez, Baiano, Djavan, Rui Fonte, Stojiljkovic, R. Horta, P. Santos, Tiba, Marafona, Alan, Artur Jorge, Vukcevic, Mauro, Tiago Sá, M. Goiano e Matheus.

A comitiva do SC Braga parte do Aeroporto Francisco Sá Carneiro às 9 horas desta quarta-feira e treina na Torku Arena às 20 horas locais, mais duas do que em Portugal. Antes, pelas 19h30, terá lugar a conferência de antevisão do encontro por parte de José Peseiro e de um jogador.

O Konyaspor x SC Braga tem o pontapé de saída marcado para as 20 horas locais de quinta-feira.

ABEL FERREIRA: "QUEREMOS MUITO REGRESSAR AOS TRIUNFOS"

Determinado em regressar aos triunfos, o SC Braga B desloca-se esta quarta-feira à cidade de Matosinhos para defrontar o Leixões SC, em jogo referente à 11.ª jornada da Ledman LigaPRO. Em antevisão ao encontro, Abel Ferreira assumiu que espera um jogo naturalmente difícil, perante uma equipa "bem orientada", que "gosta de jogar bem" e que surge moralizada pela vitória na 3.ª eliminatória da Taça de Portugal. "Esperámos um Leixões SC moralizado pela vitória na Taça de Portugal. É uma equipa que coloca muito critério no seu jogo e que sabe aquilo que faz em campo. Tem uma filosofia de jogo positiva, gosta de jogar bem e conta com uma mescla interessante de experiência e juventude. É uma equipa muito bem orientada e seguramente vai lutar muito para garantir a vitória, tal como a minha equipa o fará".

Abel Ferreira garantiu que a paragem no campeonato se revelou benéfica e importante, no sentido de dar minutos a jogadores menos utilizados e de corrigir algumas falhas que vêm sendo cometidas pela equipa. O técnico frisou, ainda, que o grupo parte confiante e determinado em conquistar os três pontos. "Aproveitamos esta paragem para dar tempo de jogo a jogadores que têm sido menos utilizados. Neste momento está toda a gente ao mesmo nível e com vontade e ambição de garantir um lugar. Seguramente que quem jogar amanhã vai estar preparado para lutar porque queremos muito – e já merecemos – voltar às vitórias. Infelizmente tem-nos faltado alguma concentração em pequenos pormenores que acabam por fazer a diferença no resultado, o que é normal numa equipa jovem como a nossa. Mas acima de tudo vamos encarar este desafio com confiança e vamos lutar até ao último segundo pelos três pontos".

Depois de Artur Jorge, foi a vez de Xeka ser chamado e utilizado por José Peseiro num encontro da equipa principal. Visivelmente satisfeito, Abel Ferreira salientou que a chamada dos seus pupilos valoriza o trabalho que é feito no SC Braga B e que traz, naturalmente, ainda mais motivação ao grupo de trabalho. "Logicamente deixa-nos muito motivados e valoriza o trabalho de toda a gente nesta equipa. São o espelho e a essência desta equipa B e há aqui mais jovens com potencial e qualidade para chegarem à equipa principal. Ficamos muito satisfeitos que nos vejam como uma solução. A equipa B proporciona a estes jogadores a oportunidade de se poderem mostrar, crescer e aprender, preparando-os para serem chamados. E se tínhamos uma janela, com José Peseiro temos uma porta aberta e isso é fundamental".

PEDRO NETO: "TRABALHEI MUITO PARA ESTAR AQUI"

Pedro Neto, atleta dos Sub-15 do SC Braga, vive dias felizes na sua jovem carreira. A realizar um início de época de grande nível, o jovem de 16 anos viu o seu trabalho e qualidade serem recompensados com uma chamada – a primeira – à Seleção Nacional Sub-17. Em estreia na equipa das quinas, Pedro Neto assume estar a viver "dias inesquecíveis" e que esta chamada é o reconhecimento do seu trabalho. "Estes dias estão a ser inesquecíveis, é sempre diferente ser chamado à Seleção Nacional. Afinal, estamos a representar o país. Trabalhei muito para estar aqui e fiquei feliz por acharem que mereço esta oportunidade"

Inserido num grupo recheado de jovens talentos, Pedro Neto não se inibe de frisar que quer lutar pelo seu espaço e aponta já à participação na Ronda de Elite. "Quero lutar pelo meu espaço e continuar a fazer parte deste grupo de trabalho. Poder jogar a Ronda de Elite é uma ambição e vou lutar por isso. Também acho que tenho de aproveitar para aprender o máximo, já que estou inserido numa equipa em que todos os jogadores são altamente competitivos".

SÍLVIA REBELO LIDERA A DEFESA LUSA

A seleção nacional portuguesa recebe a Roménia, esta sexta-feira, pelas 18h45, no Estádio do Restelo, num jogo referente à primeira mão do play-off de acesso ao Campeonato Europeu de 2017. Sílvia Rebelo, atleta que representa o SC Braga, fez a antevisão da partida, mostrando respeito por um adversário que considera difícil. "É uma equipa muito agressiva, e com certeza vai querer ganhar da mesma maneira que nós queremos. Já jogamos contra a Roménia pelas sub-19 e por isso este estágio também vai servir para estudarmos bem o adversário."

Este embate será decisivo para as ambições da Seleção Nacional Feminina que sonha chegar ao Campeonato Europeu de 2017. A defesa central da seleção portuguesa afirmou que este apuramento para o Play-off acrescentou responsabilidade à equipa das quinas "Atingimos um patamar elevado, mas a responsabilidade também vai aumentando. Qualquer jogadora queria estar no lugar onde estamos e somos nós as privilegiadas por estar aqui. Não quereremos deixar fugir um pássaro que temos na mão." Para terminar, Sílvia apelou ao apoio dos portugueses para este encontro decisivo. "O público é importante. Esperamos que na sexta esse apoio continue."

SCBraga

Bruno3429

Nomeações para a oitava jornada

O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol anunciou esta terça-feira as nomeações para os encontros da oitava jornada do campeonato.

Nomeações para a oitava jornada:

Sexta-feira, 21 de outubro:
Paços de Ferreira-Nacional, João Pinheiro (AF Braga)
Marítimo-Boavista, Vasco Santos (AF Porto)

Sábado, 22 de outubro:
Feirense-Vitória de Setúbal, João Capela (AF Lisboa)
Sporting-Tondela, Rui Costa (AF Porto)
FC Porto-Arouca, Manuel Mota (AF Braga)

Domingo, 23 de outubro:
Moreirense-Rio Ave, Tiago Martins (AF Lisboa)
Estoril-Vitória de Guimarães, Carlos Xistra (AF Castelo Branco)
Belenenses-Benfica, Hugo Miguel (AF Lisboa)

Segunda-feira, 24 de outubro:
SC Braga-Chaves, Bruno Paixão (AF Setúbal)

A Bola

Bruno3429

Sp. Braga: cinco regressos para a Liga Europa
André Pinto, Ricardo Ferreira e Benítez continuam de fora
Por Redação   

José Peseiro orientou na manhã desta terça-feira o último treino em solo português antes da partida para a Turquia, onde na próxima quinta-feira o Sp. Braga mede forças com o Konyaspor, em jogo a contar para a terceira jornada do Grupo H da Liga Europa.

Para o embate com os turcos, a saída está agendada para as 9 horas de amanhã, quarta-feira, o técnico bracarense faz regressar cinco elementos que ficaram fora do jogo da Taça de Portugal. Matheus, Goiano, Vukcevic, Bakic e Ricardo Horta voltam as opções, saindo dos convocados Xeca, Chidi e Luís Aguiar.

Fora do embate, por questões físicas, ficam André Pinto, Ricardo Ferreira e Benítez. Lesionados, os três jogadores continuam a não constituir opção para José Peseiro.

Na Turquia, o Sp. Braga fará um derradeiro treino no palco do jogo às 18 horas, horário português. Antes, meia hora, José Peseiro e um jogador farão a antevisão ao jogo.

Convocados do Sp. Braga

Guarda-redes: Marafona, Tiago Sá e Matheus;

Defesas: Velazquez, Rosic, Baiano, Djavan, Artur Jorge e Goiano;

Médios: Bakic, Wilson Eduardo, Martínez, Ricardo Horta, Pedro Santos, Pedro Tiba, Alan, Vukcevic e Mauro;

Avançados: Hassan, Rui Fonte e Stojiljkovic.

Maisfutebol