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Eleições SC Braga - Salvador reeleito para mais 4 anos com 66%

Started by Legião, 09 de October de 2016, 20:23

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Bb0y

Quote from: Viriato on 06 de May de 2017, 03:09
Quote from: Bb0y on 06 de May de 2017, 02:39
Já estou a ver o slogan: "Segundas-Feiras Loucas na Pedreira Mágica. Bilhetes a 50%".

Exacto, e jogos da Liga Europa de borla, com direito a jantar, porque são às Quintas-Feiras...

Não tentes defender o indefensável...

O que é bom é ter bilhetes caros e o estádio vazio.

Algumas pessoas veem o clube da mesma forma que veem um smartphone da apple, pode existir um no mercado melhor e mais barato, mas o que interessa é ser burguês e mostrar que se pagou mais só por poder.

Para mim os bilhetes até podiam ser de graça, desde que se enchesse o estádio em todos os jogos e se criasse um ambiente de apoio à equipa e hostil ao adversario.

Mas os bilhetes são caros? Estão ao nível da 2b espanhola... Já paguei 15e para ver um jogo da 2b espanhola, numa das regiões mais pobres, com uma taxa de desemprego altíssima, onde os salários são iguais à realidade portuguesa e estavam 10 mil pessoas no estádio... Quem quer paga, quem não quer fica em casa...

Com bilhetes de graça, podias ter 30 mil pessoas nos primeiros jogos, mas, na realidade, passando a novidade passavas a ter outra vez 10 mil.

Bragafan

Quote from: Bb0y on 06 de May de 2017, 03:25
Quote from: Viriato on 06 de May de 2017, 03:09
Quote from: Bb0y on 06 de May de 2017, 02:39
Já estou a ver o slogan: "Segundas-Feiras Loucas na Pedreira Mágica. Bilhetes a 50%".

Exacto, e jogos da Liga Europa de borla, com direito a jantar, porque são às Quintas-Feiras...

Não tentes defender o indefensável...

O que é bom é ter bilhetes caros e o estádio vazio.

Algumas pessoas veem o clube da mesma forma que veem um smartphone da apple, pode existir um no mercado melhor e mais barato, mas o que interessa é ser burguês e mostrar que se pagou mais só por poder.

Para mim os bilhetes até podiam ser de graça, desde que se enchesse o estádio em todos os jogos e se criasse um ambiente de apoio à equipa e hostil ao adversario.

Mas os bilhetes são caros? Estão ao nível da 2b espanhola... Já paguei 15e para ver um jogo da 2b espanhola, numa das regiões mais pobres, com uma taxa de desemprego altíssima, onde os salários são iguais à realidade portuguesa e estavam 10 mil pessoas no estádio... Quem quer paga, quem não quer fica em casa...

Com bilhetes de graça, podias ter 30 mil pessoas nos primeiros jogos, mas, na realidade, passando a novidade passava outra vez aos 10 mil.

Errado. Passando a novidade provavelmente terias 12 ou 13 mil. Porque dos 20 mil, embora muitos podessem estar pela novidade, outros iriam ganhar o gosto e o habito de ir ver o Braga, e assim aumentas as assistencias do clube em 20 ou 30%  ;)

HenDua

Depois de ler alguns dos comentários do Bb0y já percebi qual o problema dele: é contra a redução dos preços dos bilhetes porque acha que o nível do nosso clube justifica os preços actuais.

Eu até concordo com ele que o nível a que estamos justifica bem o preço médio dos bilhetes.
Eu sempre tive cadeira no estádio e não me queixo dos preços.
Mas uma coisa é o que eu penso, ou o que o Bb0y. Outra é o que os 3, 4, 5, 6 mil simpatizantes do Braga pensam e se uma redução dos preços dos bilhetes trouxesse mais 3, 4, 5 ou 6 mil pessoas ao estádio seria fantástico.

Por isso caro Bb0y, ponha as suas ideias pré-concebidas de lado e pense no que é melhor para o clube.
Se o preço médio dos bilhetes fosse 5€ e isso significasse que teríamos todos os jogos o estádio cheio a apoiar a equipa, tenho a certeza que a equipa jogaria melhor, o adversário pior, e vai na volta as receitas de bilheteira seriam ela por ela comparando com as actuais.

Vir falar, como já o fez, de clubes do CNS ou da terceira divisão espanhola de nada adianta. É inútil fazerem-se comparações. Temos é de perceber a nossa realidade. Chegar ao número mágico do preço de bilhete que traga o máximo número de gente ao estádio e que resulte na maior receita de bilheteira possível.
Dizer-se que 10€ é justo de nada adianta se houver pouca gente que os pague.

Viriato

Quote from: Bb0y on 06 de May de 2017, 03:25
Quote from: Viriato on 06 de May de 2017, 03:09
Quote from: Bb0y on 06 de May de 2017, 02:39
Já estou a ver o slogan: "Segundas-Feiras Loucas na Pedreira Mágica. Bilhetes a 50%".

Exacto, e jogos da Liga Europa de borla, com direito a jantar, porque são às Quintas-Feiras...

Não tentes defender o indefensável...

O que é bom é ter bilhetes caros e o estádio vazio.

Algumas pessoas veem o clube da mesma forma que veem um smartphone da apple, pode existir um no mercado melhor e mais barato, mas o que interessa é ser burguês e mostrar que se pagou mais só por poder.

Para mim os bilhetes até podiam ser de graça, desde que se enchesse o estádio em todos os jogos e se criasse um ambiente de apoio à equipa e hostil ao adversario.

Mas os bilhetes são caros? Estão ao nível da 2b espanhola... Já paguei 15e para ver um jogo da 2b espanhola, numa das regiões mais pobres, com uma taxa de desemprego altíssima, onde os salários são iguais à realidade portuguesa e estavam 10 mil pessoas no estádio... Quem quer paga, quem não quer fica em casa...

Com bilhetes de graça, podias ter 30 mil pessoas nos primeiros jogos, mas, na realidade, passando a novidade passavas a ter outra vez 10 mil.

Em primeiro lugar, Espanha tem uma população de 45 milhões, e nós de 10. Mais procura = aumento de preços.

Em segundo lugar, em Espanha há um sentimento muito mais regionalista, isto é, apoia-se mais o clube local do que cá, logo, mais procura = aumento de preço.

Em terceiro lugar, não o posso afirmar, mas quase que aposto que antes desses clubes terem muitas pessoas no estádio, tinham bilhetes baixos, e, à medida que foram tendo mais procura, foram aumentando o preço.

Mas o preço tem de ser aumentado consoante a procura, e, quer queiramos quer não, a procura por cá é muito baixa. Logo, a unica solução é baixar o maximo possivel para cativar publico, e logo que o publico estiver cativado, aí sim, ir aumentando.

Bb0y

Antes de mais, hoje em dia, os clubes de futebol são uma empresa. Que valor, no mercado, teria uma empresa que oferece os seus produtos de graça? Mas, segundo a vossa lógica, a empresa ia vender mais...
A bilheteira + lugares anuais representam cerca de 1 milhão no orçamento. Mas, cabe na cabeça de alguém, prescindir desse milhão, para ter 30mil pessoas a todo o custo? Pelo amor de Deus...

HenDua

Quote from: Bb0y on 06 de May de 2017, 03:25
Quote from: Viriato on 06 de May de 2017, 03:09
Quote from: Bb0y on 06 de May de 2017, 02:39
Já estou a ver o slogan: "Segundas-Feiras Loucas na Pedreira Mágica. Bilhetes a 50%".

Exacto, e jogos da Liga Europa de borla, com direito a jantar, porque são às Quintas-Feiras...

Não tentes defender o indefensável...

O que é bom é ter bilhetes caros e o estádio vazio.

Algumas pessoas veem o clube da mesma forma que veem um smartphone da apple, pode existir um no mercado melhor e mais barato, mas o que interessa é ser burguês e mostrar que se pagou mais só por poder.

Para mim os bilhetes até podiam ser de graça, desde que se enchesse o estádio em todos os jogos e se criasse um ambiente de apoio à equipa e hostil ao adversario.

Mas os bilhetes são caros? Estão ao nível da 2b espanhola... Já paguei 15e para ver um jogo da 2b espanhola, numa das regiões mais pobres, com uma taxa de desemprego altíssima, onde os salários são iguais à realidade portuguesa e estavam 10 mil pessoas no estádio... Quem quer paga, quem não quer fica em casa...

Com bilhetes de graça, podias ter 30 mil pessoas nos primeiros jogos, mas, na realidade, passando a novidade passavas a ter outra vez 10 mil.

Isto vai ao encontro do que eu disse ainda agora.

Só porque um clube da 2b espanhola tem bilhetes a 15€ e estavam lá 10 mil pessoas, numa das regiões mais pobres e com uma taxa de desemprego altíssima já significa que nós, o quarto maior clube da primeira liga portuguesa, na terceira maior cidade portuguesa, devemos ter os bilhetes a 70€ no mínimo?!

Lei da procura meu caro.
Se a 10€ metemos 5 mil pessoas, e a 7.5€ metermos 10 mil pessoas significa que estamos a deixar escapar uma oportunidade enorme de trazer mais apoio à equipa e maiores receitas ao clube.

Viriato

Quote from: Bb0y on 06 de May de 2017, 03:33
Antes de mais, hoje em dia, os clubes de futebol são uma empresa. Que valor, no mercado, teria uma empresa que oferece os seus produtos de graça? Mas, segundo a vossa lógica, a empresa ia vender mais...
A bilheteira + lugares anuais representam cerca de 1 milhão no orçamento. Mas, cabe na cabeça de alguém, prescindir desse milhão, para ter 30mil pessoas a todo o custo? Pelo amor de Deus...

A questão é que não tens necessáriamente de prescindir dessa receita. Qual preferes, ter 15000 a 10€ por bilhete, ou 30000 a 5€? Ainda por cima sabendo que esses 30000 podiam vir no futuro a pagar os 10€

Bb0y

Quote from: Viriato on 06 de May de 2017, 03:33
Quote from: Bb0y on 06 de May de 2017, 03:25
Quote from: Viriato on 06 de May de 2017, 03:09
Quote from: Bb0y on 06 de May de 2017, 02:39
Já estou a ver o slogan: "Segundas-Feiras Loucas na Pedreira Mágica. Bilhetes a 50%".

Exacto, e jogos da Liga Europa de borla, com direito a jantar, porque são às Quintas-Feiras...

Não tentes defender o indefensável...

O que é bom é ter bilhetes caros e o estádio vazio.

Algumas pessoas veem o clube da mesma forma que veem um smartphone da apple, pode existir um no mercado melhor e mais barato, mas o que interessa é ser burguês e mostrar que se pagou mais só por poder.

Para mim os bilhetes até podiam ser de graça, desde que se enchesse o estádio em todos os jogos e se criasse um ambiente de apoio à equipa e hostil ao adversario.

Mas os bilhetes são caros? Estão ao nível da 2b espanhola... Já paguei 15e para ver um jogo da 2b espanhola, numa das regiões mais pobres, com uma taxa de desemprego altíssima, onde os salários são iguais à realidade portuguesa e estavam 10 mil pessoas no estádio... Quem quer paga, quem não quer fica em casa...

Com bilhetes de graça, podias ter 30 mil pessoas nos primeiros jogos, mas, na realidade, passando a novidade passavas a ter outra vez 10 mil.

Em primeiro lugar, Espanha tem uma população de 45 milhões, e nós de 10. Mais procura = aumento de preços.

Em segundo lugar, em Espanha há um sentimento muito mais regionalista, isto é, apoia-se mais o clube local do que cá, logo, mais procura = aumento de preço.

Em terceiro lugar, não o posso afirmar, mas quase que aposto que antes desses clubes terem muitas pessoas no estádio, tinham bilhetes baixos, e, à medida que foram tendo mais procura, foram aumentando o preço.

Mas o preço tem de ser aumentado consoante a procura, e, quer queiramos quer não, a procura por cá é muito baixa. Logo, a unica solução é baixar o maximo possivel para cativar publico, e logo que o publico estiver cativado, aí sim, ir aumentando.

Você já viveu em Espanha? Tirando a Catalunha e País Vasco é tudo do Real Madrid e Atlético de Madrid, sendo de espantar a pouca expressão do Barcelona fora da Catalunha.

Na cidade, onde vi esse jogo, nunca encontrei ninguém que me dissesse que era do clube local... E porquê? Porque é da 2b, diziam eles...

Bb0y

Mas, com bilhetes a 5 euros, acham que o estádio enchia sempre? Já tivemos jogos, com entrada gratuita, em que não passamos dos 18 mil...


HenDua

Quote from: Bb0y on 06 de May de 2017, 03:33
Antes de mais, hoje em dia, os clubes de futebol são uma empresa. Que valor, no mercado, teria uma empresa que oferece os seus produtos de graça? Mas, segundo a vossa lógica, a empresa ia vender mais...
A bilheteira + lugares anuais representam cerca de 1 milhão no orçamento. Mas, cabe na cabeça de alguém, prescindir desse milhão, para ter 30mil pessoas a todo o custo? Pelo amor de Deus...

Primeiro os clubes não são uma empresa. Podem até ser geridos como tal, mas daí a serem uma empresa vai uma distância enorme;

Segundo os bilhetes para um jogo não são o único produto da empresa que você diz que o clube é, logo o valor dos bilhetes não afecta o valor de mercado.
O que poderia afectar o valor de mercado seria o número de espectadores e não o preço dos bilhetes, mas na verdade nenhuma situação afecta o valor no mercado do clube.
Seguindo a sua lógica o Zé Manel que tem uma fábrica de pregos e passa a vende-los a 1 milhão cada prego: vende zero porque ninguém compra, mas tem granda valor no mercado a empresa dele.

Terceiro, como eu já repeti várias vezes, se calhar ao reduzir 20% nos preços, aumentaríamos 30% nas assistências e manteríamos o valor das receitas. É preciso fazer as contas... Há muitas variáveis. Ao levarmos mais gente ao estádio também vamos, possivelmente, vender mais produtos do clube como camisolas e cachecóis.

Os custos de jogarmos em casa são mais ou menos fixos. Variam pouco quer estejam 8 mil ou 15 mil pessoas.
Mas se tivermos mais gente potenciamos outras receitas. Por exemplo de publicidade porque um estádio que está sempre cheio é mais atractivo para se por publicidade do que um estádio que está sempre vazio.

Podia estar aqui a noite toda a dar-lhe exemplos e a tentar que você puxe um bocadinho pela cabeça e saia desse cubo, mas já vi que não vale a pena.

Bb0y

Quote from: HenDua on 06 de May de 2017, 03:46
Quote from: Bb0y on 06 de May de 2017, 03:33
Antes de mais, hoje em dia, os clubes de futebol são uma empresa. Que valor, no mercado, teria uma empresa que oferece os seus produtos de graça? Mas, segundo a vossa lógica, a empresa ia vender mais...
A bilheteira + lugares anuais representam cerca de 1 milhão no orçamento. Mas, cabe na cabeça de alguém, prescindir desse milhão, para ter 30mil pessoas a todo o custo? Pelo amor de Deus...

Primeiro os clubes não são uma empresa. Podem até ser geridos como tal, mas daí a serem uma empresa vai uma distância enorme;

Segundo os bilhetes para um jogo não são o único produto da empresa que você diz que o clube é, logo o valor dos bilhetes não afecta o valor de mercado.
O que poderia afectar o valor de mercado seria o número de espectadores e não o preço dos bilhetes, mas na verdade nenhuma situação afecta o valor no mercado do clube.
Seguindo a sua lógica o Zé Manel que tem uma fábrica de pregos e passa a vende-los a 1 milhão cada prego: vende zero porque ninguém compra, mas tem granda valor no mercado a empresa dele.

Terceiro, como eu já repeti várias vezes, se calhar ao reduzir 20% nos preços, aumentaríamos 30% nas assistências e manteríamos o valor das receitas. É preciso fazer as contas... Há muitas variáveis. Ao levarmos mais gente ao estádio também vamos, possivelmente, vender mais produtos do clube como camisolas e cachecóis.

Os custos de jogarmos em casa são mais ou menos fixos. Variam pouco quer estejam 8 mil ou 15 mil pessoas.
Mas se tivermos mais gente potenciamos outras receitas. Por exemplo de publicidade porque um estádio que está sempre cheio é mais atractivo para se por publicidade do que um estádio que está sempre vazio.

Podia estar aqui a noite toda a dar-lhe exemplos e a tentar que você puxe um bocadinho pela cabeça e saia desse cubo, mas já vi que não vale a pena.

Mas baixando o preço dos bilhetes, a lógica do mercado seria que o resto acompanha-se. O preço das camisolas baixava, a Lacatoni pagava menos e por aí fora. Era um efeito bola de neve...
Os especialistas de ticketing ensinam que nunca se deve baixar o preço dos bilhetes, mas os PHD's em gestão do SuperBraga dizem que sim...


HenDua

Quote from: Bb0y on 06 de May de 2017, 03:57
Quote from: HenDua on 06 de May de 2017, 03:46
Quote from: Bb0y on 06 de May de 2017, 03:33
Antes de mais, hoje em dia, os clubes de futebol são uma empresa. Que valor, no mercado, teria uma empresa que oferece os seus produtos de graça? Mas, segundo a vossa lógica, a empresa ia vender mais...
A bilheteira + lugares anuais representam cerca de 1 milhão no orçamento. Mas, cabe na cabeça de alguém, prescindir desse milhão, para ter 30mil pessoas a todo o custo? Pelo amor de Deus...

Primeiro os clubes não são uma empresa. Podem até ser geridos como tal, mas daí a serem uma empresa vai uma distância enorme;

Segundo os bilhetes para um jogo não são o único produto da empresa que você diz que o clube é, logo o valor dos bilhetes não afecta o valor de mercado.
O que poderia afectar o valor de mercado seria o número de espectadores e não o preço dos bilhetes, mas na verdade nenhuma situação afecta o valor no mercado do clube.
Seguindo a sua lógica o Zé Manel que tem uma fábrica de pregos e passa a vende-los a 1 milhão cada prego: vende zero porque ninguém compra, mas tem granda valor no mercado a empresa dele.

Terceiro, como eu já repeti várias vezes, se calhar ao reduzir 20% nos preços, aumentaríamos 30% nas assistências e manteríamos o valor das receitas. É preciso fazer as contas... Há muitas variáveis. Ao levarmos mais gente ao estádio também vamos, possivelmente, vender mais produtos do clube como camisolas e cachecóis.

Os custos de jogarmos em casa são mais ou menos fixos. Variam pouco quer estejam 8 mil ou 15 mil pessoas.
Mas se tivermos mais gente potenciamos outras receitas. Por exemplo de publicidade porque um estádio que está sempre cheio é mais atractivo para se por publicidade do que um estádio que está sempre vazio.

Podia estar aqui a noite toda a dar-lhe exemplos e a tentar que você puxe um bocadinho pela cabeça e saia desse cubo, mas já vi que não vale a pena.

Mas baixando o preço dos bilhetes, a lógica do mercado seria que o resto acompanha-se. O preço das camisolas baixava, a Lacatoni pagava menos e por aí fora. Era um efeito bola de neve...
Os especialistas de ticketing ensinam que nunca se deve baixar o preço dos bilhetes, mas os PHD's em gestão do SuperBraga dizem que sim...

Esta discussão começou porque você dizia que Pli resume a sua candidatura a escadas rolantes, parque de merendas e caminho dos Gverreiros. Após eu mencionar 21 outras propostas de Pli você embirrou com esta...

Gostaria que me explicasse como é que ao reduzir o preço do bilhete de determinados jogos isso iria baixar o preço das camisolas e fazer com que a Lacatoni nos pagasse menos?
A minha lógica é, por exemplo: bilhetes mais acessíveis em alguns jogos -> maiores assistências -> fidelizamos mais simpatizantes -> esses simpatizantes compram camisolas -> mais camisolas vendidas a Lacatoni lucra mais -> o Braga atrai maior interesse para publicidade e patrocínios;

Especialistas de ticketing?!
Que ciência é essa do "ticketing"?
Posso não ter nenhum PhD em Gestão. Tenho uma licenciatura e senso comum.

HenDua

Segundo  Borland  and  MacDonald  (2003) os factores que determinam as assistências em eventos desportivos podem ser divididas em:
1) o tipo de preferências do consumidor (crowd effect);
2) factores económicos (preço do bilhete,  custos das viagens, o orçamento do adepto,  taxa de desemprego);
3) factores de qualidade  (as condições do estádio, as condições meteorológicas, dia da semana, hora do jogo, compra antecipada dos bilhetes e/ou lugar anual);
4) caracteristicas do evento (sucesso da equipa, qualidade do jogo, importância do jogo, derby, características do adversário, incerteza do resultado);
5) escassez da oferta (capacidade do estádio).



Bb0y

Todos os mestrados em gestão desportiva internacional têm um módulo de membership e ticketing. Se percorrer os clubes pelas grande ligas europeias, verá que todos têm um departamento de ticketing...

Quando dizem 5e é para público? E quanto pagavam os sócios? 1e? E os lugares anuais passavam a custar 10e? É que não há lógica nenhuma nessa medida...

Bb0y

E, já agora, como é que o Porto gasta 8 milhões, numa Academia que não existe? Que eu saiba, o Olival é da Câmara de Gaia e é unicamente 1 centro de treinos, sem alojamento, etc...

O Benfica até gasta 10milhões ao ano na Academia e camadas jovens. Mas eles têm custos muito mais elevados a nível de jogadores e staff.

HenDua

Quote from: Bb0y on 06 de May de 2017, 04:36
Todos os mestrados em gestão desportiva internacional têm um módulo de membership e ticketing. Se percorrer os clubes pelas grande ligas europeias, verá que todos têm um departamento de ticketing...

Quando dizem 5e é para público? E quanto pagavam os sócios? 1e? E os lugares anuais passavam a custar 10e? É que não há lógica nenhuma nessa medida...

Não respondeu ao que eu perguntei.

Quanto aos valores, eu falei a titulo de exemplo. Como deverá compreender não fiz as contas. Mesmo que quisesse fazer não tenho toda a informação necessária para perceber qual o número mágico que faria com que as nossas assistências aumentassem e as nossas receitas de bilheteira se mantivessem ou aumentassem também.

Não me venha é dizer que os preços estão bem assim porque claramente não estão.
E dizer que se descêssemos os preços dos bilhetes de alguns jogos ia fazer com que o preço das camisolas também descessem e o dos patrocinadores também é uma aberração.
É preferível ter 2500 pessoas a pagar 10€ ou 10 000 a pagar 3€?

HenDua

Quote from: Bb0y on 06 de May de 2017, 04:49
E, já agora, como é que o Porto gasta 8 milhões, numa Academia que não existe? Que eu saiba, o Olival é da Câmara de Gaia e é unicamente 1 centro de treinos, sem alojamento, etc...

O Benfica até gasta 10milhões ao ano na Academia e camadas jovens. Mas eles têm custos muito mais elevados a nível de jogadores e staff.

É da Câmara mas há custos ou não? Manutenção, água, luz, gás, juros, pessoal etc.
E os treinadores que lá andam também é a Câmara que paga?

Está a fugir da questão importante que é: as academias ficam caras e nós não sabemos quanto nos vai custar a nossa por ano para a manter a funcionar.

Bb0y

Quote from: HenDua on 06 de May de 2017, 04:50
Quote from: Bb0y on 06 de May de 2017, 04:36
Todos os mestrados em gestão desportiva internacional têm um módulo de membership e ticketing. Se percorrer os clubes pelas grande ligas europeias, verá que todos têm um departamento de ticketing...

Quando dizem 5e é para público? E quanto pagavam os sócios? 1e? E os lugares anuais passavam a custar 10e? É que não há lógica nenhuma nessa medida...

Não respondeu ao que eu perguntei.

Quanto aos valores, eu falei a titulo de exemplo. Como deverá compreender não fiz as contas. Mesmo que quisesse fazer não tenho toda a informação necessária para perceber qual o número mágico que faria com que as nossas assistências aumentassem e as nossas receitas de bilheteira se mantivessem ou aumentassem também.

Não me venha é dizer que os preços estão bem assim porque claramente não estão.
E dizer que se descêssemos os preços dos bilhetes de alguns jogos ia fazer com que o preço das camisolas também descessem e o dos patrocinadores também é uma aberração.
É preferível ter 2500 pessoas a pagar 10€ ou 10 000 a pagar 3€?

Mas a média de espectadores não são 10 mil com preços entre 10 e 40 para público? E as maiores assistências registam-se em jogos em que os bilhetes custam entre 20 e 40e...
Eu não acredito que, mesmo a 5 euros, vá ter mais de 10 mil pessoas em jogos contra equipas como o Tondela ou o Arouca e só serviria para perder dinheiro nos jogos com os estarolas...
Vocês vivem num mundo idílico, onde basta baixar o preço e o estádio vem abaixo com tanto adepto...

HenDua

Como eu já disse:

Segundo  Borland  and  MacDonald  (2003) os factores que determinam as assistências em eventos desportivos podem ser divididas em:
1) o tipo de preferências do consumidor (crowd effect);
2) factores económicos (preço do bilhete,  custos das viagens, o orçamento do adepto,  taxa de desemprego);
3) factores de qualidade  (as condições do estádio, as condições meteorológicas, dia da semana, hora do jogo, compra antecipada dos bilhetes e/ou lugar anual);
4) caracteristicas do evento (sucesso da equipa, qualidade do jogo, importância do jogo, derby, características do adversário, incerteza do resultado);
5) escassez da oferta (capacidade do estádio).

Qual é a única variável aqui que conseguimos controlar? O preço do bilhete.
Quanto mais baixo for o preço, mais espectadores iremos ter. Se tem dividas disso e não consegue compreender algo tão simples eu desisto de tentar argumentar consigo.

Mas também se acha que se por baixarmos o preço do bilhete de alguns jogos o preço das camisolas baixa e as receitas com patrocionadores também, não posso esperar que compreenda todos os argumentos que fui apresentando nesta longa conversa.

A não ser que me diga que na sua opinião só temos 15 mil simpatizantes dispostos a ir ao estádio todo este tempo que aqui estive a debater consigo só agravou a minha insônia.