News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 06/09

Started by JotaCC, 06 de September de 2016, 08:18

Previous topic - Next topic

JotaCC

Benítez: "Quero dar o meu melhor pelo clube"

"Quero crescer a nível individual e dar o meu melhor para o clube". O argentino Oscar Benítez, de 23 anos, é uma das caras novas do plantel e não esconde a ambição com a camisola do SC Braga. Em entrevista ao site oficial do clube, o extremo garante dar o máximo pelo SC Braga.
"Chego com a expectativa de ter minutos, de jogar e de fazê-lo da melhor maneira. Posso jogar em algumas posições e espero ter oportunidades e minutos para mostrar que posso ser opção", revelou Benítez, dando conta dos conselhos de alguns colegas.

"Falei com alguns companheiros do Benfica que já jogaram cá, como o Danilo, e disseram-me que é um grande clube, muito bem organizado, uma grande instituição. Disseram-me para aproveitar para crescer", explicou o extremo que se considera "um jogador de desequilíbrios, tecnicista".

"Gosto de jogar como extremo ou avançado, mas gosto mais de jogar pelas faixas", frisou.
Depois destes primeiros dias em Braga, o argentino já tem uma boa impressão do clube: "o clube é muito bom, grande. A cidade é bonita, um pouco antiga, tranquila pelo que me disseram. Estou contente, satisfeito por cá estar", revelou, confessando ainda que ter no grupo o compatriota Tomás Martínez "torna mais simples a adaptação ao grupo".

Benítez conta que teve "uma infância complicada, porque não tinha recursos e a escola era perigosa", o que o fez dedicar-se "em pleno" ao futebol "para poder sair do meu bairro, que era muito perigoso". "Investi no futebol. Felizmente, correu bem. Permitiu-me fugir das drogas, das más companhias..."

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Peseiro dentro do plano traçado

Cumpridos os primeiros três meses no comando do Braga, o regresso de José Peseiro à capital do Minho permanece enquadrado no projeto definido para os próximos dois anos.
Apesar da derrota na Supertaça, com o Benfica, a campanha no campeonato está dentro dos planos traçados quando foi apresentado, faz hoje três meses, no centro da cidade. Peseiro chegou para cimentar o clube nos primeiros quatro lugares e reduzir distâncias na luta pelo título e, quando estão cumpridas três jornadas, está na vice-liderança da Liga, juntamente com o Setúbal e o Benfica, e a dois pontos do líder Sporting.

Benítez justifica aposta
Reforço para José Peseiro no fecho do mercado, por empréstimo do Benfica, Oscar Benítez poderá ser lançado na receção ao Boavista, encontro da quarta jornada, agendado para o próximo domingo (18 horas, Sport TV1). O argentino, em entrevista concedida ao site oficial do Braga, justificou as razões da aposta no clube minhoto. "Alguns companheiros do Benfica que jogaram cá, como o Danilo, disseram-me que é um grande clube, muito bem organizado. Trata-se de uma grande instituição"; clarificou.

JN

JotaCC

"DANILO DIZ QUE É UM GRANDE CLUBE"
BRAGA Óscar Benítez aconselhou-se com o colega do Benfica e este encorajou-o a aproveitar a oportunidade "para crescer"

O extremo argentino define-se como um jogador de "desequilíbrios e tecnicista", sem esconder a preferência pelas alas, embora também possa jogar como avançado.

"Estou a adaptar-me, mas acho que me tenho saído bem"
Óscar Benítez
Jogador do Braga

Envolvido na transferência de Rafa para o Benfica, Óscar Benítez foi emprestado pelos lisboetas ao Braga, clube ao qual chegou "com a expectativa de ter minutos, de jogar e de fazê-lo da melhor maneira". "Quero crescer a nível individual e dar o meu melhor para o clube. Posso jogar em algumas posições e espero ter oportunidades e minutos para mostrar que posso ser opção", revela o extremo argentino de 23 anos, que, no balneário do Benfica, recolheu informações positivas sobre o novo clube ."Falei com alguns companheiros do Benfica que já jogaram cá, como o Danilo, e disseram-me que é um grande clube, muito bem organizado, uma grande instituição. Disseram-me para aproveitar para crescer", referiu. Entretanto, Benítez está motivado com o que já viu. "O clube é muito bom, grande. A cidade é bonita, um pouco antiga, tranquila, pelo que me disseram. Estou contente, satisfeito por cá estar", sublinhou o jogador, em entrevista ao site do Braga.
Benítez assume-se como "um jogador de desequilíbrios, tecnicista, que gosta de jogar como extremo ou avançado". Tem, porém, uma preferência. "Gosto mais de jogar pelas faixas", admitiu, numa altura em que ainda está em fase de integração. "É um futebol muito diferente. Estou a adaptar-me, mas acho que me tenho saído bem. Joguei pouco, mas correu bem", atirou, reconhecendo que a presença de outro argentino no plantel do Braga poderá facilitar-lhe a nova vida. "É importante ter um conhecido ou um compatriota, como é o caso do Tomás Martínez. Isso torna mais simples a adaptação ao grupo", disse o "adepto do Boca Juniors, apesar de ter jogado no Lanús".

Da infância difícil ao sonho

Natural de Adrogué, a cerca de 90 quilómetros da capital argentina Buenos Aires, Óscar Benítez jogou apenas no Lanús antes de assinar pelo Benfica. Começou aos dez anos e desde muito novo que o seu grande objetivo na vida foi ser profissional de futebol. "Tive uma infância complicada, porque não tinha recursos e a escola era perigosa. Decidi dedicar-me ao futebol em pleno para poder sair do meu bairro, que era muito perigoso. Felizmente correu bem. O futebol permitiu-me fugir das drogas e das más companhias", contou.

TREINO CHIDI FOI A NOVIDADE DO DIA

Após o fim de semana de folga, o Braga regressou aos treinos ontem à tarde, com Chidi, recuperado de lesão, a ser reintegrado nos trabalhos. De fora devido a problemas físicos continuam Ricardo Ferreira, Luis Aguiar, Oti e Rui Fonte. Com seis internacionais nas seleções, José Peseiro voltou a chamar os jogadores da equipa B que foram ao jogo-treino com o Corunha.

SELEÇÃO BAKIC E VUK ESPERADOS HOJE

Como jogaram no domingo pela seleção de Montenegro, no empate (1-1) na Roménia, para a primeira jornada da fase de qualificação para o Mundial'2018, Bakic e Vukcevic são esperados hoje em Braga, onde José Peseiro vai orientar dois treinos à porta fechada. Os dois montenegrinos foram titulares pela seleção, sendo que Vukcevic jogou os 90 minutos e Bakic saiu aos 68'.

O JOGO

JotaCC

"Vamos lutar por um lugar nos oitavos de final"
Nuno Grilo, um dia depois de o ABC ter garantido o acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões, explicou a base do regresso aos êxitos e as ambições para a nova época

"Com as condições que temos e o empenho que colocamos a cada instante de treino, nada disto é surpresa" "Trabalhamos com duas das maiores referências do andebol português"

Melhor marcador do ABC no campeonato passado, Nuno Grilo entrou em 2016/17 com a veia goleadora de novo apurada, tendo sido decisivo (11 golos) na qualificação para a Champions League

Após uma época com três conquistas – Supertaça, Taça Challenge e, nove anos depois, o Campeonato Nacional –, o ABC também já garantiu uma marca na história em 2016/17, com a entrada, após 15 anos de ausência, na fase de grupos da Liga dos Campeões. Uma prova em que, na primeira edição com a nova denominação (era a Taça dos CampeõesEuropeus),em1993/94, os academistas foram à final, com os espanhóis do Teka de Santander. "Este é um ABC com vontade de vencer, como sempre foi, que está e gosta de estar no andebol de uma maneira diferente, com um público muito característico, conhecedor e entusiasta, e que vai continuar a dar alegrias ao povo bracarense", explicou Nuno Grilo a O JOGO, ontem, poucos minutos depois de o conjunto minhoto ter aterrado no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, vindo de um fim de semana na Áustria em que garantiu a entrada na elite do andebol europeu.
"Estou muito contente, vai ser a minha primeira experiência na Liga dos Campeões depois de duas tentativas, infelizmente não conseguidas, no FC Porto, a primeira na Polónia e depois no Dragão Caixa, em que falhámos por um segundo [n.d.r.: a bola que daria o apuramento entrou na baliza instantes depois de apitar a buzina]", recordou o lateral-esquerdo, para quem "esta é a competição mais bonita da Europa e qualquer jogador ambiciona lá estar".
Melhor marcador em ambos os jogos deste fim de semana – sete e 11 golos, respetivamente, contra o Maccabi Telavive e o Bregenz –, Nuno Grilo garantiu um ABC descomplexado nos dez jogos que irá agora fazer ao mais alto nível. "Queremos ficar num dos dois primeiros lugares do grupo, não quereremos andar lá para ver jogar os outros", atirou de pronto. "Já que lá estamos, vamos lutar e mostrar que as equipas portuguesas têm qualidade, que os jogadores portugueses têm valor e que podemos acabar numa das duas primeiras posições e lutar por um lugar nos oitavos de final. Estou a dizer isto tendo consciência das dificuldades que representa consegui-lo, sei que não será fácil, não é só estalar os dedos e já está, mas vamos jogar com essa vontade e com a consciência de que poderemos consegui-lo", continuou, num discurso de grande ambição e total destemor perante os adversários – Nantes, de França; Besiktas, da Turquia; Zaporozhye, da Ucrânia; Holstebro, da Dinamarca; e Dínamo Bucareste, da Roménia – que o ABC terá de defrontar.
De resto, essa será praticamente a mesma fórmula que resultou no sucesso dos anos mais recentes, especialmente da última temporada, em que o conjunto minhoto venceu três das quatro provas em que participou, além de ter ganho a Taça de Portugal na época anterior. "Nós temos a consciência de que os outros clubes têm mais dinheiro e melhores condições, mas com as que temos e o empenho que colocamos em cada treino, nada disto é surpresa", referiu, para justificar o êxito do ano passado. "Além disso, trabalhamos com duas das maiores referências do andebol português, duas pessoas que, enquanto atletas, jogaram campeonatos da Europa, campeonatos do mundo e Ligas dos Campeões, duas pessoas que nos passam tudo o que sabem, que trabalham connosco todos os dias, por isso não é por os outros terem mais dinheiro e melhores condições que são mais favoritos do que nós", prosseguiu Nuno Grilo, recordando depois que estes resultados foram conseguidos de forma sustentada e por uma equipa sempre em subida de produção.
"Nos três anos em que estou aqui a trabalhar com o Carlos Resende,o ABC esteve sempre na luta pelo título. Na primeira época acabámos em terceiro lugar e chegámos a estar em primeiro depois de irmos ganhar ao Dragão. A seguir, no primeiro ano de play-off, fomos eliminados pelo Sporting nas meias-finais, e no ano passado foi o que se viu", lembrou o meia-distância, uma das grandes referências do conjunto de Braga, e que, aos 29 anos, está a viver a melhor fase da carreira.

"Fizemos o nosso jogo e estivemos muito maduros"

"No primeiro jogo, entrámos ansiosos e sentimos que nos faltava nos um bocadinho de experiência para controlar aqueles sentimentos, aqueles novos ares que estávamos a respirar", admitiu Grilo ao recordar os dois encontros deste fim de semana, lembrando que "só o Spínola e o José Costa tinham jogado a Liga dos Campeões". "Isso notou-se no início, depois já ficamos com os pés assentes na terra, fizemos o nosso jogo e conquistámos uma boa vitória" continuou, para a seguir abordar a partida decisiva: "O fator casa contribuiu para as equipas ficarem mais empolgadas e nós sentimos isso, mas, à semelhança da véspera, fizemos o nosso jogo, aquilo que o Carlos nos disse, fomos fiéis a nós próprios, estivemos muito maduros e tivemos a felicidade e o mérito de vencer."

ABC VAI FAZER A SÉTIMA PRESENÇA

Esta vai ser a sétima vez que o ABC vai jogar a Liga dos Campeões. Em 1993/94, na primeira edição da "nova" prova, chegou à final, tendo também três presenças nos quartos de final (1996/97, 1997/98 e 2000/01). Em 1995/96, os academistas ficaram-se pela fase de grupos e em 1998/99, não sendo um torneio de apuramento, perderam com o Volgogrado, da Rússia, e não chegaram aos grupos.

Jogos no Parque de Exposições
"O Pavilhão Flávio Sá Leite é que merecia receber esta prova"

O ABC vai fazer os cinco jogos em casa da fase de grupos da Champions no Parque de Exposições de Braga. "É mesmo ao lado do Sá Leite", lembrou Nuno Grilo. "Ainda bem que vamos jogar em Braga, caso contrário perdia toda a essência, não fazia sentido irmos para outra cidade", referiu o meia-distância, apesar de triste por não jogar mesmo em casa. "O Flávio Sá Leite tem mística, já ali se jogou uma final da Liga dos Campeões, é um pavilhão que merecia receber esta competição, mas há exigências que são superiores a nós e temos de nos adaptar", admitiu.

O JOGO

Bruno3429

Sameiro Araújo quer um novo pavilhão municipal em Braga
autor
Rui Serapicos

A vereadora do Desporto na Câmara Municipal de Braga revelou que ambiciona a construção na cidade de um novo pavilhão desportivo, com capacidade para "grandes eventos de diversas modalidades".

A autarca, que prestava declarações ao Correio do Minho tendo como mote necessidades de intervenção sentidas em espaços de prática desportiva, refere que independentemente de projectos já em curso para requalificação de recintos existentes como os pavilhões das Goladas e Flávio Sá Leite, o Parque de Exposições de Braga, ou ainda um gimnodesportivo que o SC Braga venha a erigir no espaço que a autarquia cedeu junto ao Estádio Municipal, "gostava" de ver avançar, por acção do município, um novo pavilhão.

"Não há ainda projecto mas é uma ambição minha, porque se justifica plenamente um pavilhão na cidade, para a cidade, onde possam ser praticadas todas as modalidades, desde os escalões mais jovens ao mais alto nível. Estamos carentes de um espaço, porque o Parque de Exposições de Braga será cada vez mais um local de eventos, exposições e feiras e a parte desportiva será cada vez mais a pista indoor e pouco mais", afirmou, explicando que  queremos um pavilhão para a cidade e não como tem acontecido para entregar a um determinado clube".

"Quero um pavilhão que possa aglutinar o movimento associativo e não entregar a um clube específico. Os clubes têm as suas carências e limitações. Mas, também, ao avançar com determinadas modalidades, têm que pensar em infra-estruturas, e não pensar que deve ser a câmara municipal constantemente a resolver os problemas todos. Nós ajudamos, mas é importante que as forças vivas da cidade apoiem os clubes da sua terra para que todos juntos façamos uma cidade cada vez mais eclética e com mais praticantes desportivos".

Adiante, a vereadora confessou sentir  um problema "que me preocupa bastante, que  é o de a ginástica não ter um espaço condigno para treinar e para  competir. Temos um clube com muitos praticantes, com muita qualidade e que anda com o material às costas. Treina na Escola Alberto Sampaio, que é uma referência ao nível da ginástica e treinam junto com outras modalidades, com quem têm que dividir o pavilhão na hora de desporto escolar. E como se sabe, a ginástica precisa de aparelhos fixos, e ao andar sempre a deslocá-los, além de deteriorar o material não é funcional. O clube quer crescer, mas não tem condições", referiu.

Projecto de eficiência energética

A direcção do Hóquei Clube de Braga tornou público, pelo seu presidente, Luís Botelho, um apelo ao município de Braga (proprietário do recinto) para melhorar a iluminação do Pavilhão das Goladas.
Sameiro Araújo refere que o clube "pediu-me, no ano passado, a revisão ao sistema eléctrico do pavilhão, que estava a ser muito dispendioso. É verdade. Está numa candidatura de eficiência energética, com outros projectos, porque ainda não abriu o aviso. Logo que abra, o Pavilhão das Goladas será um dos privilegiados". Porém, a vereadora realça: "nunca me disseram, e eu vi lá vários jogos na época passada, que estaria em risco a realização de jogos à noite. Isso nunca me foi transmitido. Agora, a nível de eficiência energética, efectivamente existe esse pedido e vamos contemplá-lo logo que possível".

Liga dos Campeões na Grande Nave e Flávio Sá Leite a abrir concurso

Um novo piso para a prática de andebol vai para a Grande Nave do Parque de Exposições de Braga (PEB), de modo a criar no recinto condições reconhecidas oficialmente pela Federação Europeia de Andebol, para os jogos da Liga dos Campeões Europeus. Em fase posterior este piso será integrado no Flávio Sá Leite, no âmbito da requalificação que o pavilhão municipal onde joga o ABC/UMinho (agora também o Arsenal da Devesa) vai beneficiar, o que deverá ocorrer nos próximos meses.

Isto mesmo disse ao Correio do Minho a vereadora Sameiro Araújo. "O Flávio Sá Leite, eu própria não esqueço que me comprometi, inclusive disse-o publicamente, que as obras no pavilhão iriam começar no início deste ano e eu daí me penitencio, porque efectivamente havia o projecto, mas faltavam as especialidades", refere a autarca.

Explicando que as especialidades "demoram muitíssimo mais tempo do que aquilo que eu gostaria e que estava à espera", adianta que neste momento "só nos falta uma das especialidades que é o AVAC (aquecimento, ventilação e ar condicionado)".
Esclarece que, segundo "a última reunião que eu tive com os arquitectos, estaremos em condições de abrir concurso até final do próximo mês de Outubro. Espero que isso (o arranque da obra) se concretize no próximo ano".

Confirmado o apuramento do ABC para a Liga dos Campeões, embora a EHF tenha reprovado as condições do Pavilhão Flávio Sá Leite para acolher jogos da maior prova de clubes (como já revelara o presidente do clube, João Luís Nogueira), salvaguardaram-se alternativas.
A vereadora do Desporto explica como é que a autarquia abordou a questão:
"Inicialmente, o ABC teve uma reunião comigo para eu efectuar démarches no sentido de arranjar um pavilhão para os jogos da Liga dos Campeões. Falaram-me em dois pavilhões, o a Trofa e o da Póvoa de Varzim.

Falámos com essas câmaras municipais, detentoras desses pavilhões e agradeço a sua disponibilidade".
Mas, acrescenta, "também chegámos à conclusão de que, com alguns ajustes, os jogos poderiam ser realizados no Parque de Exposições pois a intervenção prevista no PEB está atrasada. Senão, não seria possível a realização dos jogos no PEB".

Por isso, prossegue, "recorri quer à Trofa quer a Póvoa de Varzim. Mas como verificámos que as obras no PEB sofreram um pequeno atraso, os jogos até final deste ano teriam condições para se feitos no PEB. Propusemos o PEB, e veio cá (a Braga) uma delegação da EHF que deu o seu aval".
Sobre o piso, refere que se trata de um caso "muito específico, de uma marca específica, que só pode ser aquela marca e só pode ser vendido por determinada empresa. É uma coisa que a gente não compreende. Mas são as leis de algumas modalidades e, concretamente, do andebol".

Assim, acrescenta ainda, dado que "nós vamos necessitar de um novo piso para no Flávio Sá Leite, nós compramos o piso, e como pode ser transportado, dá para ser utilizado no Parque de Exposições e posteriormente para o novo Pavilhão Sá Leite.

Correio do Minho

Bruno3429

Nomeações para a 4.ª jornada

O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol anunciou a lista de árbitros para os encontros da 4.ª jornada da Liga.

Nomeações:

Sexta-feira, 9 de setembro:
Arouca – Benfica, Fábio Veríssimo (AF Leiria)

Sábado, 10 de setembro:
Belenenses – Nacional, Carlos Xistra (AF Castelo Branco)
Sporting – Moreirense, Nuno Almeida (AF Algarve)
FC Porto – Vitória de Guimarães, Jorge Sousa (AF Porto)

Domingo, 11 de setembro:
Paços de Ferreira – Estoril, Jorge Ferreira (AF Braga)
Marítimo – Rio Ave, Rui Costa (AF Porto)
SC Braga – Boavista, Artur Soares Dias (AF Porto)
Chaves – Vitória de Setúbal, Tiago Antunes

Segunda-feira, 12 de setembro:
Feirense – Tondela, João Mendes (AF Santarém)

A Bola

Bruno3429

FUTEBOL FEMININO: SC BRAGA X UR FERREIRENSE

A equipa feminina do SC Braga tem este sábado, dia 10 de Setembro, o seu primeiro confronto a contar para o Campeonato Nacional Feminino Allianz 2016/2017. As Gverreiras do Minho defrontam a equipa do UR Ferreirense, pelas 16H00, no Estádio 1º de Maio. Para os sócios do clube a entrada é livre. Quanto aos bilhetes para o restante público estarão disponíveis pelo preço de quatro euros na bilheteira do Estádio 1º de Maio, no dia de jogo.

SCBraga

Bruno3429

RICARDO HORTA TITULAR NO APURAMENTO PARA O EURO

Portugal confirmou, esta terça-feira, a presença no Euro 2017 após ter vencido a Grécia, por 1-0. A seleção nacional sub-21 superiorizou-se aos helénicos nos momentos cruciais da partida, tendo em Ricardo Horta um elemento fundamental na manobra ofensiva da equipa orientada por Rui Jorge. O golo que valeu o triunfo surgiu ao minuto 54 e teve a assinatura de Gelson Martins. Foi, no entanto, do pé de Ricardo Horta que saiu o remate perigoso que obrigou o guarda-redes grego a largar a bola e que, à porta da baliza, viu Gelson levar à euforia os milhares de adeptos presentes no Estádio Municipal de Barcelos.

O extremo do SC Braga alinhou os 90 minutos, tendo ficado perto do golo em duas ocasiões que foram produzidas com dose de qualidade e irreverência. Simão, lateral da equipa B dos Gverreiros do Minho, também fez parte do grupo que garantiu o apuramento, não sendo opção para o Selecionador Nacional.

Portugal terminou a fase de grupos com um registo de sete vitórias e um empate, exibindo, portanto, o estatuto de invicto e de líder do grupo 4. O Campeonato da Europa terá lugar na Polónia.

SCBraga