News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 25/08

Started by Bruno3429, 25 de August de 2016, 11:20

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Transferência de Rafa para o Benfica num impasse

Num comunicado publicado no site oficial, o Sporting de Braga revela que, a 15 de Agosto, o presidente dos bracarenses, António Salvador, e o líder do Benfica, Luís Filipe Vieira, chegaram a acordo, via telefone, para a transferência de Rafa, por 16 milhões de euros por 90 por cento dos direitos económicos, e "negociando e adquirindo [o Benfica] em separado à Onsoccer International - Gestão de Carreiras Desportivas SA os 10 por cento dos direitos económicos que a esta pertencem".
Segundo o clube bracarense, "a negociação foi integralmente levada a cabo entre presidentes" pelo que "não pode a Sporting de Braga SAD ser onerada com um custo conexo com um serviço que não foi prestado".
"A intermediação entre clubes não existiu nem foi passado pela Sporting de Braga SAD ou Benfica SAD (tanto quanto sabemos) qualquer mandato à Onsoccer International ou outra pessoa/entidade para o efeito", pode ler-se. Revela ainda que, quatro dias depois do acordo telefónico, e a pedido do Benfica, o Sporting de Braga enviou por e-mail os termos do acordo que havia sido fechado, assim como uma autorização por escrito para que os encarnados concluíssem o acordo com o jogador.
Entretanto, a Onsoccer International surgiu a querer "impor ao Benfica a inclusão de uma cláusula no contrato de transferência" através da qual as partes reconheceriam que, no acordo entre clubes, existiu a sua intermediação em representação da SAD do Sporting de Braga.
"Como tal facto não corresponde à verdade, a Sporting de Braga SAD recusa tal cláusula", frisam os minhotos.

Com a inclusão da cláusula referida, a Onsoccer International pretende receber uma comissão adicional de 1,6 milhões de euros (para além dos 10 por cento dos direitos económicos que a Benfica SAD lhe adquirirá e de uma eventual comissão que venha a receber da Benfica SAD pela negociação do contrato de trabalho com o jogador) no âmbito da transferência do jogador, acrescenta o comunicado.
O Sporting de Braga afirma mesmo que "já cedeu onde era possível, nomeadamente, aceitando receber um valor abaixo da sua cláusula de rescisão a qual era do perfeito conhecimento de todos, em especial do jogador e da Onsoccer International" e diz esperar que "o impasse criado pela empresa possa ser ultrapassado, a fim de se poder dar por concluída a transferência" de Rafa.
"Ao longo de toda a negociação, o jogador tem mantido um comportamento exemplar tanto a nível pessoal como profissional. No entanto, o prolongar deste impasse não deixará de o afectar. A Sporting de Braga SAD não tem qualquer responsabilidade e não deixará de apoiar o jogador em tudo o que seja necessário", finaliza o clube em comunicado.

Correio do Minho

Bruno3429

POTENCIAL DE TOMÁS FAZ CRESCER O MIOLO
Peseiro estreou o criativo com o Rio Ave e quer colher frutos

Rafa está a caminho do Benfica e o Sp. Braga, futebolisticamente falando, nunca mais será o mesmo. José Peseiro apostou em Wilson Eduardo no corredor esquerdo e estreou, diante do Rio Ave, Tomás Martínez na posição 10. É, principalmente, neste último que recai a maior expectativa para que a equipa readquira a dimensão de outros tempos. O meio-campo, que já tinha perdido Luiz Carlos, precisa de criatividade e o jovem argentino mostrou pormenores de qualidade. Falta-lhe entender melhor o futebol europeu para dar à equipa tudo o que o treinador pretende.
Com apenas 21 anos, Tomás Martínez é um jogador vertical, com boa mudança de velocidade e jogo de cintura quando enfrenta nos olhos os adversários. A técnica apurada permite-lhe apostar em passes de rutura ou sair em drible para a zona de todas as decisões, onde desde cedo mostrou atrevimento para rematar. José Peseiro gosta de um meio-campo em pressão e a querer ter bola e o argentino destacou-se com o Rio Ave também a meter o pé nas divididas. Nesse jogo, após uma mão-cheia de boas decisões, Tomás Martínez perdeu a primeira bola ao minuto 24, fruto da entreajuda de Pedro Moreira a Wakaso, e apenas falhou um passe já o relógio marcava 57 minutos.
A desvantagem no marcador fez com que o Sp. Braga empurrasse o Rio Ave para bem perto da área de Cássio e, sem grande espaço para pensar o jogo, o médio criativo perdeu o gás.
Diante do Estoril deve ter uma nova oportunidade, até para ganhar rotinas com Mauro e Vukcevic, dupla que já se conhece da época passada, mas num modelo de jogo diferente. Também eles têm de aprender... e crescer.

Autor: Ricardo Vasconcelos

RAFA ESPERA DESFECHO RÁPIDO
Situação está a gerar alguma ansiedade no jogador

O impasse na transferência está a atrasar a realização de exames médicos por parte de Rafa, aquele que será o último passo antes de assinar contrato pelo Benfica.

Contudo, toda esta situação está a gerar alguma ansiedade no jogador, que pretende apresentar-se o mais depressa possível às ordens do técnico Rui Vitória. Neste momento, continua a treinar-se com a equipa do Sp. Braga, embora esteja fora das opções de José Peseiro.
Autores: Filipe Pedras e Valter Marques

SALVADOR E JESUS JUNTOS COM... VIEIRA
Presidente do Sp. Braga e técnico do Sporting almoçaram em Lisboa, com líder do Benfica a ver

Record

Bruno3429

Luz para Rafa depois da guerra

Extremadas as posições após troca de comunicados entre a SAD minhota e António Araújo na tarde de terça-feira, as partes envolvidas na milionária operação tentaram matar a polémica que prejudica o atleta

Depois da guerra de comunicados de terça-feira entre o Braga e António Araújo, o empresário ao qual o clube minhoto recusa pagar a comissão de 1,6 milhões de euros reclamada no negócio (ainda por formalizar) da transferência de Rafa para o Benfica, as três partes interessadas na operação, ao fim da noite, desenvolveram contactos no sentido de ultrapassarem as divergências.

O Jogo

JotaCC

Fonte chega quando Rafa partir...

BRAGA Só quando terminar o impasse na transferência de Rafa para o Benfica – gerado pelas exigências de intermediação da empresa de Jorge Araújo, que detém 10% dos direitos económicos sobre o jogador –, e se concluir o negócio, é que o atacante Rui Fonte deverá fazer o percurso inverso, para se instalar no clube minhoto, com contrato para cinco anos.
O trespasse de Fonte não tem nada a ver com a transferência de Rafa para o Benfica, só que o presidente do clube da Luz, Filipe Vieira, não rescinde o contrato com o atacante enquanto não tiver garantida a contratação do ainda avançado do Braga.
Mal se conclua o negócio, Fonte será libertado e seguirá para Braga. Com o atacante ainda poderão chegar à "pedreira" mais dois jogadores emprestados pelo Benfica. O avançado argentino Óscar Benítez e o médio colombiano Guillermo Celis (este até esteve nos planos do Braga antes de assinar pelas águias) também estarão de malas aviadas para o Minho.



Braga recusa cláusula de comissão

O Braga saiu a terreiro para explicar que a ida de Rafa para o Benfica ainda não está consumada porque a empresa Onsoccer International entende que houve intermediação de Jussara Mary da Silva Correia no negócio, exigindo, por isso, uma comissão de 10%. Em comunicado, o Braga esclarece que o negócio de 16 milhões de euros foi alinhavado entre António Salvador e Luís Filipe Vieira. "A Onsoccer International – Gestão de Carreiras Desportivas SA (conjuntamente com Jussara Mary da Silva Correia) quer impor à Benfica Sad a inclusão de uma cláusula no contrato de transferência através da qual as partes reconheceriam que existiu intermediação de Jussara Mary da Silva Correia em representação da SC Braga Sad. Como tal facto não corresponde à verdade, a SC Braga Sad recusa tal cláusula", lê-se na nota. Em resposta, a Onsoccer International classificou de "falsas" as acusações braguistas.


Boly Francês também recusa Wolverhampton

Após ter abortado a transferência para o F.C. Porto, ao que consta por ter feito exigências salariais que o dragão julgou incomportáveis, o defesa central francês voltou a frustrar outro negócio. A SAD do Braga tinha uma proposta de trespasse, chegada do Wolwerhampton, por 6,5 milhões de euros, mas, desta vez, Willy Boly alegou que não quer ir jogar para a segunda liga inglesa. Entretanto, o médio brasileiro Alef será emprestado a um clube do Qatar, por uma época. Outros dois excendentários, Rodrinho Pinho e Juan Román, aguardam colocação.

JN

JotaCC

Leandro embala minhotos para o primeiro triunfo

O Braga B começou a desenhar a primeira vitória no campeonato com uma "bomba" de Leandro, aos 24 minutos. Apesar do domínio, aos serranos faltou imaginação e criatividade, enquanto os bracarenses, mais calculistas, chegaram ao segundo golo através de Ogana. Perto do fim, Loum dilatou o marcador, cabendo a Harramiz assinar o golo de honra dos serranos.

JN

JotaCC

Litígio entre Braga e empresário atrasa Rafa e pode acabar na justiça
Os minhotos dizem que o empresário António Araújo não tem direito à comissão de 1,6 milhões de euros, mas agente garante que foi pedida intermediação. Benfica à espera

Rafa Silva vai assinar contrato de cinco anos com o Benfica e até já fez exames médicos

A transferência de Rafa Silva do Sporting de Braga para o Benfica está num impasse devido à exigência de António Araújo, empresário do jogador, que exige o pagamento de 1,6 milhões de euros – correspondente a 10% do valor do negócio – relativo a serviços de intermediação. Por sua vez, os bracarenses garantem que os serviços de agenciamento não foram requeridos e que o negócio foi feito diretamente entre presidentes. Enquanto isso, o Benfica está à espera do fim deste braço-de-ferro para poder apresentar e inscrever o jogador.
Os bracarenses emitiram ao final da tarde de ontem um comunicado no qual confirmam que o acordo entre os dois clubes contempla o pagamento de 16 milhões de euros por 90% do passe de Rafa Silva, acrescentando que o clube da Luz terá "adquirido em separado à Onsoccer International [empresa de Araújo] os 10% dos direitos económicos que a esta pertencem", que na prática fazem ascender a transação a 17,6 milhões de euros.
Nesse sentido, o Sp. Braga entende que todos os trâmites da transferência foram concluídos no dia 19 de agosto, mas revelou que, posteriormente, a empresa do empresário de Rafa quis "impor à Benfica SAD a inclusão de uma cláusula no contrato de transferência através da qual as partes reconheceriam que no acordo entre clubes existiu intermediação de Jussara Mary da Silva Correia [mulher de António Araújo, titular da empresa] em representação da SC Braga SAD". E foi aqui que se iniciou o impasse, pois os minhotos garantem que tal serviço de intermediação "não corresponde à verdade".
A empresa de António Araújo respondeu depois também em forma de comunicado em que "repudiam veementemente" a posição assumida pelo Sporting de Braga, considerando que o teor das afirmações são "falsas, levianas e totalmente desconformes com a realidade e com os compromissos contratuais assumidos por aquela SAD". Nessa nota, a Onsoccer International garante que a foi habilitada "prévia e contratualmente" pelo Sp. Braga "para intermediar a transferência entre clubes", acrescentando que "única e exclusivamente, por via da sua ação, em representação e no interesse da Sporting Clube de Braga SAD, foi possível obter um princípio de acordo com a SL Benfica SAD". Nesse sentido, considera ainda que os bracarenses procuram "justificar publicamente o incumprimento das suas obrigações contratuais, após ter como certos os resultados pretendidos". Por tudo isto, a Onsoccer "reserva-se no direito de agir judicialmente contra a administração da Sporting Clube de Braga, Futebol SAD por tão graves e difamatórias afirmações".
Refira-se que no seu comunicado, os minhotos reforçaram a ideia de que não existe direito ao pagamento, formulando o desejo de "que o impasse criado pela Onsoccer International possa ser ultrapassado a fim de se poder dar por concluída a transferência do jogador Rafa Silva". No entanto, inicialmente, os bracarenses haviam emitido um primeiro comunicado, posteriormente retificado, no qual diziam algo diferente: "Esperamos que a Benfica SAD, a qual juntamente com o presidente Luís Filipe Vieira se tem pautado por um comportamento exemplar ao longo de todo o processo de transferência, consiga ultrapassar a imposição feita pela Onsoccer International." Esta frase foi, no entanto, tirada do comunicado... Rafa já escolheu casa em Lisboa Ao que o DN apurou, o Benfica confia que este impasse será resolvido em breve. Aliás, fonte próxima do processo diz que, apesar do impasse, a transferência de Rafa para a Luz não está em perigo, acrescentando mesmo que o jogador já realizou os exames médicos, tem tudo acordado para um contrato válido por cinco temporadas e até já escolheu casa na região de Lisboa.
É bom lembrar que António Salvador e Luís Filipe Vieira, respetivamente presidentes do Sp. Braga e Benfica, chegaram a acordo para a transferência de Rafa Silva, de 23 anos, na passada quinta-feira à noite, tendo o processo se arrastado desde então, embora o jogador não tenha sido utilizado pelos minhotos no jogo com o Rio Ave, disputado na segunda-feira.
O jogador aceitou as condições propostas pelo Benfica, que assim ganhou a corrida ao FC Porto e ao Zenit. Aliás, o clube russo chegou a propor um salário de 3,5 milhões de euros ao futebolista campeão europeu pela seleção nacional, que o próprio recusou por não pretender jogar no campeonato da Rússia. Rafa Silva tem-se treinado às ordens de José Peseiro, treinador bracarense, à espera de luz verde para se mudar definitivamente para a Luz, algo que tem de acontecer até quarta-feira, dia em que fecha o mercado de transferências. Carcela perto do Granada O Benfica está perto de acertar o empréstimo de Carcela aos espanhóis do Granada. O extremo não faz parte dos planos de Rui Vitória para esta época e face à abundância de extremos a saída do marroquino acaba por ser uma forma de manter o jogador em atividade. Também o avançado Nélson Oliveira está em negociações para assinar pelo Norwich, do segundo escalão inglês, por empréstimo.
Em contrapartida, os encarnados ficaram ontem com mais um problema entre mãos, pois o médio Filip Djuricic foi devolvido pela Sampdoria, após um mês de empréstimo. O sérvio teve uma conversa com o novo treinador do clube italiano, Marco Giampaolo, que lhe disse que ia jogar pouco, razão pela qual Djuricic pediu para sair, tendo agora de procurar um novo clube. O médio junta-se assim aos casos de Taarabt, Bilal Ould-Chikh e Rúben Amorim, jogadores que ainda procuram colocação para a nova época.

DN

JotaCC

LUZ PARA RAFA DEPOIS DA GUERRA
Braga e agente do jogador acusaram-se à tarde, mas ao fim da noite já havia esforço de convergência para fechar venda ao Benfica

Numa primeira versão do seu comunicado, o Braga quis envolver o Benfica como pagante dos 1,6 milhões de euros, mas a frase foi retificada "a posteriori"

Extremadas as posições após troca de comunicados entre a SAD minhota e António Araújo na tarde de ontem, as partes envolvidas na milionária operação tentaram matar a polémica que prejudica o atleta



Depois da guerra de comunicados de ontem à tarde entre o Braga e António Araújo, o empresário ao qual o clube minhoto recusa pagar a comissão de 1,6 milhões de euros reclamada no negócio (ainda por formalizar) da transferência de Rafa para o Benfica, as três partes interessadas na operação, ao fim da noite, desenvolveram contactos no sentido de ultrapassarem as divergências. Apesar de os valores do negócio estarem acordados, incluindo com o atleta, que vai auferir 2,5 milhões de euros brutos em cada uma das cinco épocas de contrato, faltava definir quem pagaria a comissão à Onsoccer International, do agente do avançado. Após o extremar de posições a me ioda tarde, os intervenientes no assunto, horas depois, já faziam um esforço de convergência. Todos querem pôr um ponto final na polémica. No espaço público, o dia ficou mesmo marcado pelos comunicados de ataque e resposta. No seu sítio oficial, os minhotos começaram por se descartar de responsabilidades para com Araújo, garantindo que a sua empresa nada fez num processo gizado diretamente entre os presidentes António Salvador (Braga) e Luís Filipe Vieira (Benfica). O agente ripostou acusando a SAD bracarense de "proferir afirmações falsas e levianas", assim como de "má-fé e despudor", deixando em aberto a hipótese de "agir judicialmente". Do lado do Benfica, manteve-se o silêncio no fogo cruzado de argumentos, embora o conflito tenha sido seguido com apreensão, por se entender que a novela pode colocar pressão extra no jovem internacional português, algo que nada interessa às águias. O Benfica já chegou a acordo com os minhotos, aceitando pagar 16 milhões de euros por 90 por cento do passe de Rafa – a restante fatia estava na posse de Araújo, devendo a mesma ser adquirida pelas águias, por forma a ficarem com a totalidade dos direitos. Também por esse avultado valor que irão pagar, os encarnados entendiam que nada tinham a pagar de comissões. Isto apesar de, numa primeira versão do seu comunicado, os bracarenses terem tentado colocar o clube da Luz como... pagante. "Esperamos que a Benfica SAD, a qual juntamente com o presidente Luís Filipe Vieira se tem pautado por um comportamento exemplar ao longo de todo o processo de transferência, consiga ultrapassar a imposição feita pela Onsoccer", lia-se na versão inicial. No entanto, uma segunda frase substituiu e suavizou a primeira: "Esperamos que o impasse criado pela Onsoccer International possa ser ultrapassado."
Ainda em defesa da sua posição, o Braga garantiu não estar obrigado a pagar uma comissão à empresa de António Araújo. "A Onsoccer International quer impor à Benfica SAD a inclusão de uma cláusula no contrato de transferência através da qual as partes reconheceriam que, no acordo entre clubes, existiu intermediação de Jussara Mary da Silva Correia [agente FIFA ligada à empresa referida] em representação da Braga SAD. Como tal facto não corresponde à verdade, a Braga SAD recusa tal cláusula", lê-se no comunicado dos minhotos, onde se frisa ainda que "a negociação foi integralmente levada a cabo entre presidentes" dos clubes.



CRONOLOGIA

DIA 18
Rafa finta e abraça as águias
O Zenit, um dos interessados (a par do FC Porto), foi fintado pela vontade de Rafa, que fechou o dia em Lisboa, comprometendo-se com as águias por cinco épocas, a troco de 2,5 milhões de euros brutos/ano.
DIA 19
Documentos seguem para Braga
Depois do acordo alcançado com o jogador e também com o Braga, a documentação necessária para rematar a contratação seguiu para a SAD arsenalista.
DIA 23
Comissão de 1,6 milhões negada
O JOGO noticia: por ter levado a oferta das águias – M€ 16 por 90 por cento do passe –, António Araújo diz-se credor de dez por cento do valor (M€ 1,6). O Braga recusa pagar.

O JOGO

JotaCC

SALVADOR RESISTE À VENDA DE SANTOS
Sheffield Wednesday viu recusada uma proposta de 3,5 milhões de euros por Pedro Santos. Extremo ganha influência na equipa

A iminente saída de Rafa e a resposta intermitente dada pelas outras opções para as alas travaram a saída de Pedro Santos. José Peseiro ainda quer mais um extremo para o plantel

Pedro Santos é um dos jogadores mais cobiçados do plantel minhoto, mas para já não sai

O Sheffield Wednesday, treinado pelo português Carlos Carvalhal, apresentou uma proposta de 3,5 milhões de euros por Pedro Santos, que António Salvador acabou por recusar. Em condições normais, seria (mais) um excelente negócio para a SAD do Braga, tendo em conta que, aos 28 anos, o extremo dificilmente terá um valor de mercado superior, mas as atuais circunstâncias levaram à recusa de uma proposta que também seria favorável para o jogador – apesar da recente revisão de contrato com o Braga, Pedro Santos iria auferir um ordenado substancialmente superior no clube da Championship, o equivalente à II Liga portuguesa.
A iminente saída de Rafa para o Benfica faz com que, neste momento, haja um défice de opções para as alas, que uma eventual saída de Pedro Santos acabaria por acentuar. As alternativas Wilson Eduardo e Ricardo Horta ainda não se mostraram totalmente credíveis e, também por isso, José Peseiro pretende acrescentar mais um extremo ao plantel até ao fecho de mercado. A primeira opção do treinador passa pelo argentino Óscar Benítez, contratado nesta época pelo Benfica ao Lanú seque deverá chegara Braga incluído no negócio de Rafa. Por tudo isto, mas também pela crescente influência de Pedro Santos na equipa, António Salvador viu-se obrigado a recusar uma proposta bastante tentadora.
Pedro San tostem sido o jogador mais importante na manobra ofensiva da equipa nestas primeiras semanas de competição, numa ideia facilmente comprovada pelos números apresentados pelo extremo durante os dois jogos do campeonato: Pedro Santos lidera a lista de dribles bem sucedidos na equipa (três), de remates efetuados (seis, quatro na direção da baliza) e faltas sofridas (10), e é ainda o segundo jogador com mais cruzamentos no Braga (sete, contra oito de Baiano). Para além disso, o extremo é o terceiro na listados que mais vezes tocam na bola ao longo dos 90 minutos (69, contra os 75 de Mauro e os 77 de Baiano) e é também o terceiro com melhor percentagem de passe (81 porcento ). A tudo isto, junta-se o dado mais relevante: o golo marcado ao V. Guimarães, que valeu a vitória (1-0) no dérbi.
A esta influência cada vez maior do extremo, acresce a dificuldade que seria encontrar, no pouco tempo que ainda falta para fechar o mercado, um substituto à altura de Pedro Santos, razão pela qual António Salvador entendeu recusar a proposta do Sheffield Wednesday, tal como já tinha feito anteriormente com as propostas que chegaram de clubes franceses, ainda que essas nunca tenham ultrapassado os dois milhões de euros.


PONTOS
3
O golo marcado por Pedro Santos no jogo com o V. Guimarães deu a vitória no dérbi do Minho, a único do Braga nesta temporada



DIÁRIO TRÊS DE FORA E RAFA A TREINAR

A preparação do jogo com o Estoril prosseguiu ontem com um treino matinal que voltou a contar com Rafa e teve uma lista de três ausentes, Ricardo Ferreira, Luis Aguiar e Oti, todos lesionados e afastados da próxima partida do campeonato, que antecede a primeira paragem para os compromissos das mais variadas seleções.



MERCADO VÁRIOS AINDA POR COLOCAR

Alef é um dos vários jogadores do Braga que ainda estão por colocar, ainda que o médio esteja perto de resolver a sua situação. Ao que tudo indica, Alef vai prosseguir a carreira no Catar, onde chegará emprestado. Depois, sobram ainda jogadores como Ringstad, Juan Román, Rodrigo Pinho ou Erick Moreno, que continuam a trabalhar à margem do plantel.



MINHOTOS DERAM LIÇÃO DE FUTEBOL

"Sou o responsável mas acredito que vamos dar a volta por cima"
Filipe Gouveia
Treinador do Covilhã
"Temos sido superiores; esta vitória chega com atraso de três jogos"
Abel Ferreira
Treinador do Braga B


À quarta jornada, o Braga B estreou-se a vencer e com inteiro merecimento frente a um Covilhã que ainda não conhece o sabor da vitória e continua a dececionar. Ontem, os serranos realizaram uma exibição muito fraca, sem ideias, nada condizente com a qualidade dos seus jogadores. E nem o péssimo estado do relvado do Santos Pinto serve de justificação para o desaire, tanto mais que os minhotos, com uma equipa muito jovem (média de idades de 19,5 anos) tiveram períodos de bom futebol e triunfaram sem contestação. Por exemplo: o lance do terceiro golo, com a bola a passar de pé para pé e ao primeiro toque entre quatro bracarenses, merece fazer parte dos compêndios da modalidade.

O JOGO