News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 14/08

Started by JotaCC, 14 de August de 2016, 08:57

Previous topic - Next topic

JotaCC

SC Braga: "Vamos fazer tudo para vencer este jogo especial"

Mais do que os três pontos, vencer um dérbi é uma questão de honra, sabe José Peseiro, e com este "espírito de conquista" que a equipa do SC Braga vai entrar hoje no Estádio D. Afonso Henriques, para o duelo com o eterno-rival Vitória de Guimarães, da jornada inaugural da I Liga, marcado para as 20.15 horas. Destemido e ambicioso, o treinador arsenalista afirma que os Guerreiros vão à cidade-berço para lutar pela vitória.
"O favoritismo deixo para vocês, jornalistas, analisar. O nosso compromisso, da equipa e da nossa massa associativa, em qualquer jogo — e este é especial — é querer vencer e vamos fazer tudo neste jogo para ganhar, tal como fizemos na Supertaça", afirmou José Peseiro, ontem, na antevisão do dérbi minhoto, destacando que a derrota com o Benfica, por 3-0, em Aveiro, não deixou marcas na equipa bracarense.
"Essa derrota foi injus ta face ao que produzimos, porque tivemos várias oportunidades de golo e houve equilíbrio. Temos de melhorar a eficácia. Mas sinto a equipa confiante porque se assim não fosse não teríamos encarado a Supertaça como encarámos. A resposta, julgo que já a demos. Queremos mostrar a mesma ambição, mas temos de estar melhor a nível de organização, mas isso faz parte do processo, passo a passo", apontou o treinador arsenalista.
Quanto ao duelo com o Vitória, Peseiro mostra confiança mas espera um jogo difícil em Guimarães, frente "a uma equipa com capacidade, bem orientada e que tem bons jogadores".
Peseiro deixou ainda um apelo aos adeptos para que apoiem o SC Braga neste jogo como fizeram em Aveiro. "Espero em Guimarães o mesmo envolvimento, que estejam presentes em força, que nos apoiem e acreditem em nós, porque tudo faremos para lhes dar uma alegria", rematou.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Peseiro confiante para jogo especial
Braga Treinador pede eficácia para vencer o Vitória Guimarães e garante Rafa no dérbi

A derrota na Supertaça já faz parte do passado. Hipotecada a possibilidade de vencer o primeiro troféu da época, o Braga centra todas as atenções na Liga. E a estreia no campeonato promete exigência máxima, ou não fosse frente ao vizinho e eterno rival Vitória de Guimarães. "É especial, um dérbi", fez notar José Peseiro.
"O nosso compromisso para qualquer jogo é querer vencer e este é especial. É difícil, tem um envolvimento diferente, mas é bom jogar estes jogos e para as gentes de Guimarães e de Braga", explicou, "confiante", José Peseiro, pretendendo que a equipa consiga ter "maior eficácia" do que a exibida na Supertaça. "A derrota foi injusta. Tivemos várias oportunidades de golo e houve equilíbrio", explicou.
Sobre o Vitória de Guimarães, José Peseiro deixou elogios a Pedro Martins e considerou ser "muito cedo para fazer avaliações" ao adversário. O treinador arsenalista admitiu que irá efetuar alterações no onze que defrontou o Benfica, mas a utilização de Rafa é um dado adquirido. E nem a possibilidade do internacional português ser apontado como reforço do F. C. Porto ou Benfica preocupa o técnico.
"Se sentir que ele não tem condições para jogar não joga. Se não jogar tão bem é desculpável e assumo a responsabilidade de não ter percebido que estas notícias todas podem originar uma quebra emocional num miúdo de 23 anos. A possibilidade de enriquecer-se profissionalmente pode mexer na cabeça do jogador, mas acreditamos nele e nos outros jogadores com mercado", justificou José Peseiro.


Reforço policial por risco elevado
O dérbi foi considerado de "risco elevado" pelo Comando Distrital da PSP de Braga. Haverá um reforço de meios, admitiu ao JN o subintendente Pedro Colaço, sem revelar o número de efetivos. No terreno irão estar as várias valências da PSP, casos de efetivos das Equipas de Intervenção Rápida e do Trânsito, para além dos spotters que acompanharão os adeptos das equipas. Do Porto chegarão agentes do Corpo de Intervenção da Unidade Especial e quatro elementos da equipa cinotécnica. O esquema de segurança começou a ser preparado há uma semana, em conjunto com os clubes.
Aos adeptos, o subintendente aconselha o uso de transportes públicos e aos que forem de carro próprio a deixá-lo bem estacionado e longe do estádio.



Abel mexe ao intervalo e Leandro marca

Ao domínio do União da Madeira, que resultou no golo de Rodrigo Henrique, que, na cara de Tiago Sá, não vacilou, respondeu o Braga B na segunda parte com mais velocidade. Ao intervalo, Abel Ferreira lançou a dupla Xadas e Leandro e o ritmo foi maior, o que causou problemas aos locais. O empate surgiu com naturalidade, por Leandro, a passe de Joca.

JN

JotaCC

HÁ ESPAÇO PARA UMA ESTREIA...
CONFRONTOS Em 57 dérbis jogados entre o Vitória e o Braga em Guimarães, nenhum foi na primeira jornada

A rivalidade minhota, que duas vezes por época é elevada ao ponto de ebulição, vai ter este ano um momento único, jogando-se pela primeira vez um dérbi em Guimarães na ronda inicial


José Peseiro e Pedro Martins vão reencontrar-se no dérbi do Minho

Tratando-se de um dos jogos mais escaldantes e antigos do campeonato português – para os adeptos do Vitória e do Braga é mesmo o confronto mais especial da temporada –, poderia pensar-se que tudo já aconteceu no dérbi minhoto. Errado. Esta é a primeira vez que o Vitória-Braga se vai realizar na primeira jornada do campeonato.
Se o dérbi minhoto disputado em casa do Braga na primeira jornada já conta com três repetições, como se pode ver no quadro em baixo, a equipa vitoriana tem um registo favorável nesses encontros, com dois triunfos e apenas uma derrota, esta já neste século. Ora, como o saldo de triunfos nos dérbis realizados em Guimarães também é amplamente favorável ao Vitória, este pode ser um dado revelador para o jogo desta noite. Mesmo com o engrandecimento do Braga nos últimos anos, aproximando-sedostrêsgrandes, sair de Guimarães com um triunfo continua a ser uma história poucas vezes contada: sete triunfos bracarenses em 57 dérbis realizados como visitante. Com 13 empates, a supremacia do Vitória tem sido evidente, com 37 triunfos.
O primeiro dérbi minhoto disputado em Guimarães realizou-se na época 1947/48 e foi preciso esperar quase 20 anos pelo primeiro êxito do Braga (1964/65). De resto, e este dado também é sintomático, a equipa bracarense já esteve 20 épocas consecutivas sem ganhar em Guimarães (aconteceu entre 1985/86 e 2004/05). Números estatísticos que ajudam a definir a realidade, mas que não justificam tudo. No último dérbi, o Braga conseguiu um dos poucos triunfos em Guimarães, naquele que foi o jogo de estreia de Sérgio Conceição na equipa vitoriana.
Olhando para a retrospetiva de resultados, pode dizer-se que este é um dérbi de golos. Em 57 jogos do campeonato realizados em Guimarães, só seis terminaram com um empate sem golos (o último foi em 2008/09). Este jogo será também um reencontro de dois treinadores. Martins e Peseiro já se defrontaram várias vezes, mas nunca num dérbi minhoto.



ENSAIO PESEIRO FAZ AINDA UM TREINO

Numa prática diferente da que foi adotada por Paulo Fonseca ao longo da temporada passada, José Peseiro não divulgou a convocatória antes de um jogo de campeonato. O técnico só hoje vai dar a conhecer a lista de eleitos para o dérbi minhoto, após o ensaio geral que a equipa vai realizar de manhã nos campos de apoio do Estádio Municipal de Braga.



"SE RAFA NÃO JOGAR BEM, EU ASSUMO"
José Peseiro admite que ele próprio tem de perceber se o campeão europeu reúne ou não condições para jogar face à agitação do mercado

"O dérbi é especial e como em qualquer jogo vamos jogar para vencer"
Treinador do Braga


Treinador do Braga considera que Rafa mostrou na Supertaça que está empenhado e confia em nova resposta positiva do jogador no dérbi. Para superar o V. Guimarães, pede a eficácia que escapou com o Benfica

Sem rodeios, José Peseiro reconheceu que o Braga é mais forte com Rafa e que as notícias podem perturbar o jovem jogador. Cabe ao treinador, explica, gerir a situação da melhor maneira possível. "Imaginem o que é o Rafa sair do Braga, o Luiz Carlos e Josué também saíram e eram importantes. O que tentamos é que ele dê uma reposta muita parecida com o que fez no último jogo. Com oito dias de treino, teve aquele nível de qualidade, foi um dos três jogadores que mais correram. Quer dizer que está empenhado. O Boly, outro jogador com mercado, também esteve implacável. Assumo eu a responsabilidade se eles jogarem mal. Depois do jogo que fez, o Rafa tem ainda mais pretendentes, infelizmente para mim porque queria que ele continuasse. Com ele, o Braga é mais forte. Se eu sentisse que não estava em condições de jogar não jogava, mas tendo ele a possibilidade de enriquecer-se pode mexer a cabeça. Se ele não conseguir estar ao mesmo nível a culpa é mais minha porque não percebi que ele, com estas notícias todas, poderia ter uma quebra emocional, o que é entendível e normal para um miúdo de 23 anos. Ele é muito bom, e não digo mais para ele não ficar muito vaidoso", destacou o treinador, para quem o Braga, caso não perca jogadores, só precisa de "mais um ponta-de lança" para fechar o plantel.
José Peseiro definiu o dérbi como um "jogo especial" e assumiu a ambição de o ganhar. "Sobre o favoritismo deixo para vocês, sendo que o nosso compromisso é, em qualquer jogo, fazer tudo para vencer,
José Peseiro como mostrámos na Supertaça", referiu, defendendo que o Braga praticamente só precisa de apurar a finalização em relação à derrota com o Benfica . "Sobre o que temos de melhorar, é a eficácia, porque criámos várias oportunidades, assim como reduzir os erros, mas a verdade é não tivemos muitos", registou. José Peseiro diz que a equipa já "deu uma reposta em campo aos 20 minutos iniciais da Supertaça" e está preparada para um jogo "difícil". Sobre o adversário, não disse muito, porque "ainda é cedo para avaliações objetivas". "Tem novos jogadores e treinador de qualidade, é normal o V. Guimarães ter uma boa equipa. Pelo valor do adversário, pelo apoio que tem, temos que estar muito bem para trazer pontos", frisou o técnico arsenalista.
O treinador do Braga tem confiança na arbitragem de Hugo Miguel. "Sinceramente acredito nos árbitros, sei que é difícil ser árbitro, depois do jogo, naquele momento, posso ficar com emoção, mas, até às vezes, quando critico um árbitro dois dias depois arrependo-me. Se com os jogadores o faço até podia fazer com os árbitros, embora não tenha o número de nenhum árbitro. Gosto do Hugo Miguel,não tenho mais nenhuma avaliação a fazer", finalizou.



André Pinto falha mesmo o dérbi

Afastado dos treinos há já alguns dias, devido a um desconforto muscular, André Pinto vai mesmo falhar o dérbi minhoto, assim como Ricardo Ferreira e Luis Aguiar, os outros lesionados do plantel - Oti já recuperou. A ausência do defesa-central foi confirmada ontem por José Peseiro, o técnico do Braga que deixou em aberto a possibilidade de fazer mais alterações no onze, mas não muitas: "É possível que mude alguma coisa. Agora, ano início do processo, não se muda cinco ou seis jogadores. Não se constrói um caminho andando por vários caminhos. O treinador é o José Peseiro, escolhe a estrutura tática, a forma de jogar, e não vale a pena estar a olhar para o sistema do ano passado. Estou numa fase da minha carreira em que tenho as minhas e ideias e procuro jogar assim. Jogaremos em função das características dos nossos jogadores", afirmou o treinador, na antevisão do dérbi.

O JOGO

JotaCC

FC Porto discute Rafa no Algarve
Ainda sem acordo pelo extremo

Presença dos presidentes de FC Porto e Braga naquela região do país foi aproveitada para os azuis e brancos fazerem nova investida pelo extremo que também é alvo do Benfica. O próprio Rafa já rejeitou o Zenit e Salvador exige 20 milhões

O FC Porto voltou à carga por Rafa. Pinto da Costa esteve com António Salvador em Vilamoura, aproveitando a passagem de ambos pelo Algarve. A informação circulou ao final da noite de ontem e aponta ainda para que Jorge Mendes também tenha estado presente. O JOGO confirmou que os dois presidentes efetivamente conversaram sobre o extremo que tem agitado o mercado português, mas ainda sem qualquer acordo relativo à transferência do jogador que os dragões disputam com o Benfica. No fundo, tratou-se de mais uma manifestação de interesse e de uma nova tentativa de aproximação, a segunda nesta janela de mercado. O Braga continua a exigir o pagamento de 20 milhões de euros e aquilo que o FC Porto pretende é conseguir um modelo de negócio diferente que satisfaça todas as partes. O desejo do jogador é continuar em Portugal e, por isso mesmo, recusou o Zenit nas últimas semanas.

O JOGO