News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 12/08

Started by JotaCC, 12 de August de 2016, 09:38

Previous topic - Next topic

JotaCC

Rafa domina as atenções

O período de transferências prolonga-se até dia 31, fazendo com que, até lá, os plantéis estejam sujeitos a entradas e a saídas. Neste aspeto, o Benfica é, dos três grandes, o que deverá sofrer menos mexidas. As águias pretendem realizar um significativo encaixe financeiro com Salvio e Talisca, que não fazem parte das principais opções de Rui Vitória, e têm Rafa como alvo prioritário. Porém, não estão sozinhas. O F. C. Porto também está interessado na contratação do internacional português do Braga, que, até ao fim do mês, irá centrar todas as atenções.
António Salvador pretende esperar até à última hora para realizar o maior negócio da história do clube com Rafa. O empresário do jogador já admitiu o interesse de Benfica e F. C. Porto no jogador e o presidente do Braga tentará que o negócio ronde os 20 milhões de euros. No caso dos dragões, Josué, que está na equipa B, pode englobar o negócio e baixar o valor da transferência.
Mas nem só de Rafa vive o mercado futebolístico português. Até ao último minuto, como é hábito, os 18 clubes da Liga tentarão reforçar os plantéis. Veremos quem o fará melhor...


Goiano, Rafa e suplementos para ataque ao dérbi minhoto

No mesmo dia, ontem, em que anunciou uma parceria com uma empresa especializada no domínio da nutrição para desportistas de alta competição, o clube minhoto ingeriu mais um suplemento de alma para o início da liga, já depois de amanhã, em Guimarães. "A derrota com o Benfica na Supertaça já faz parte do passado. O foco está todo no jogo com o Vitória", diz Marcelo Goiano, lateral esquerdo da equipa braguista, no lançamento do sempre escaldante dérbi da Falperra.
Pela "pedreira", lá compareceu, no treino de ontem, o badalado Rafa Silva, que está a ser disputadíssimo por F. C. Porto e Benfica. O craque mais cobiçado da liga portuguesa treinou como se nada fosse com ele e vai a jogo, depois de amanhã, naquele que até poderá ser o último com a camisola do Braga, assim se conclua a iminente transferência.
Para o ataque, a equipa de José Peseiro terá mais uma arma: o jovem extremo ganês Oti, de 19 anos, recuperou de lesão e treinou sem limitações. O defesa central Ricardo Ferreira e o médio Luís Aguiar, lesionados, são baixas certas.

JN

JotaCC

SÃO INIMIGOS SIM, MAS DE ESTIMAÇÃO
Nos últimos dez anos, é o Braga que tem mais razões para sorrir, mas o V. Guimarães está a vencer a dolorosa batalha financeira

O Vitória está ainda em recuperação financeira e tem conquistado vitórias brilhantes nesse capítulo; o Braga arrumou a casa e embalou no colo de sucesso de Salvador

Um dérbi minhoto na primeira jornada é o mesmo que falar de um jogo grande. É o quarto confronto mais mediático do nosso futebol. Cada vez mais, porque a ambição cresceu



Um dérbi minhoto exige sempre muita aplicação e entrega dos jogadores (Alan e Dalbert)

Por muitos passos que tenham sido dados no caminho da paz, e foram, principalmente nos anos mais recentes, V. Guimarães e Braga não descolam do ódio que os une e que é secular. Vem do tempo da fundação da nação, das guerras pelo poder entre os arcebispos de Braga e os condes do Condado Portucalense. Não há nada a fazer.
Em cada época há um campeonato à parte, aquele que é jogado entre conquistadores e guerreiros. Cada adepto do Braga deseja ardentemente ficar à frente do V. Guimarães e o contrário, naturalmente, também vale. Felizmente que nesse caminho da paz, ou de um pacto envergonhado de não agressão patrocinado pelos dirigentes, se fizeram progressos - não há tantas histórias de violência, embora as claques continuem a ser protagonistas de momentos tensos e, às vezes, pouco dignificantes.
Este trabalho que apresentamos está repleto de números do que os dois clubes conseguiram nos últimos dez anos. É um facto que, neste período em comparação, o Braga tem muito mais razões para sorrir e rir-se do vizinho, porque desde a era Salvador que os arsenalistas foram conquistando terreno importante, vitórias e prestígio, cá e lá fora, algo que o V. Guimarães conseguiu em tempos de ouro. Mas haverá alguma coisa que una estes dois queridos inimigos? Há; são eles os responsáveis por uma maior animação no campeonato, só eles conseguiram, nestes dez últimos anos, perturbar seriamente os históricos candidatos ao título. Jogar em Guimarães ou em Braga já não é fácil para ninguém, principalmente para os grandes. A Taça de Portugal é um troféu que ficou pelo Minho nos últimos anos. E nada é por acaso; é "apenas" fruto do crescimento.


Braga quase sempre melhor

A última década tem mostrado um Braga melhor do que o V. Guimarães. Quem o diz são as classificações finais das últimas 11 épocas, onde apenas numa os vimaranenses terminaram à frente do rival. Em 2005/06, o Braga foi quarto e o V. Guimarães desceu de divisão. Dois anos volvidos, o recém-promovido Vitória ficou em terceiro lugar, à frente do sétimo conquistado pelos bracarenses. Depois, o Braga foi sempre melhor, mesmo quando ficou em nono, a pior classificação neste período, um lugar à frente do V. Guimarães.



PROMOÇÃO
CADA UM GANHOU UM TÍTULO

Nas camadas jovens, os últimos dez anos trouxeram um título para V. Guimarães e Braga. Em subas (juvenis), os vimaranenses foram campeões nacionais em 2013/14, ganhando a concorrência aos três grandes. Precisamente no mesmo ano, o Braga também fez a festa, mas nos Sub-21 (juniores), numa prova em que o rival do Minho ficou em oitavo lugar.



RECORDES TITO E MÁRIO GOLEADORES

A história de vimaranenses e bracarenses na Liga faz-se de vários nomes e muitos golos. No topo dos jogadores que mais vezes representaram cada um dos clubes, Nadinha, com 285 jogos, lidera a lista do V. Guimarães, enquanto José Nuno Azevedo (274 partidas) se destaca no Braga. Quanto aos golos, Tito marcou 86 em Guimarães e Mário apontou 60 em Braga.

O JOGO

JotaCC

Goiano esquece Supertaça e aponta aos três grandes
Lateral dos minhotos define como objetivo no campeonato encurtar distâncias para os históricos candidatos. Garante que a desilusão frente ao Benfica não terá influência no dérbi

"Um dérbi é sempre um jogo disputado e sem favoritos"
Goiano
Jogador do Braga


Brasileiro assegurou repetidas vezes que o foco da equipa está apenas no V. Guimarães e que já não olha para trás, para a derrota na Supertaça. Projeta 2016/17 com otimismo e ambição



Passaram poucos dias desde a Supertaça, pelo que a derrota com o Benfica (3-0) ainda é tema de conversa. O grupo de José Peseiro, contudo, procura mudar de assunto e concentrar-se na estreia no campeonato. "A Supertaça já passou e o nosso foco agora é só o V. Guimarães. Temos trabalhado tranquilos ao longo da semana, de cabeça levantada. É passado e agora temos de nos focar no campeonato. Não pensamos mais no Benfica", garantiu ontem Goiano, pouco antes de novo treino de preparação para o dérbi.
O Braga apresenta-se em 2016/17 empurrado, em termos anímicos, por uma época passada de sucesso, incomparavelmente mais feliz do que a do rival. Mas essa realidade, na opinião de Marcelo Goiano, não representa uma vantagem para a equipa no encontro de domingo. "Sabemos que um dérbi é sempre um jogo muito disputado, em que as equipas querem vencer, e o Braga não é diferente. Vai ser um jogo renhido e vamos fazer um bom trabalho para alcançar um bom resultado. Num dérbi, não há favoritos, a época passada já era e agora vamos em busca do nosso trabalho", frisou o brasileiro de 28 anos.
Marcelo Goiano está a começar a terceira época consecutiva com a camisola do Braga, clube onde chegou pela mão de Sérgio Conceição, que o tinha treinado na Académica. O lateral está confiante em mais uma temporada risonha. "A expectativa está boa, foi uma pré-época boa, na qual conseguimos assimilar as ideias do treinador. Esperamos agora pô-las em prática no começo do campeonato. E fazer uma boa campanha", adiantou. E
Marcelo Goiano para Marcelo Goiano, o que será uma boa campanha na I Liga? "Queremos ficar nos quatro primeiros, reduzir a diferença pontual para os três da frente, encostar nos três grandes", atirou o jogador arsenalista, lateral-direito adaptado a esquerdo e agora já sem um lado preferido: "Sou lateral..."



GESTÃO ANDRÉ PINTO FALHOU O TREINO

A ausência de André Pinto foi a mais notada no treino de ontem. O defesa-central, capitão na Supertaça, fez gestão de esforço e por isso não foi ao relvado. Seja como for, deverá estar em condições de alinhar frente ao V. Guimarães, no dérbi que marca o arranque do campeonato. Ricardo Ferreira e Luis Aguiar continuam a recuperar das respetivas lesões.




ESTREIA HÁ NOVE ANOS SEM PERDER

As primeiras jornadas da Liga têm corrido de feição ao Braga. A última derrota na estreia foi em 2007/08, com o FC Porto, em casa, por 2-1. Seguiram-se dois ciclos de três vitórias intervalados por dois empates em redutos difíceis: 0-0 em Vila do Conde e 2-2 na Luz (com José Peseiro, em 2012/13). Entretanto, o Braga bateu Paços (0-2), Boavista (3-0) e Nacional (2-1).



REGRESSO OTI PROVA AS MELHORIAS

Lesionado há já algum tempo, Oti tem vindo a trabalhar no relvado, embora com algumas limitações, e ontem já foi visto a correr ao lado dos restantes companheiros. O jovem ganês, de 19 anos, estava a ser uma das surpresas da pré-época e a agradar a José Peseiro antes da lesão. O extremo-esquerdo está a tentar afirmar-se na equipa principal dos minhotos.



DESEMPENHO NOVO PARCEIRO DÁ FORÇA

O Braga assinou uma parceria com a Prozis, empresa líder na Europa em suplementação desportiva. O novo patrocínio surgirá estampado nos calções e vai colocar à disposição dos jogadores produtos "desenvolvidos para melhorar a performance, aumentar o rendimento, diminuir o risco de contração de lesões e aumentar a capacidade de recuperação dos atletas".



Rafa com a serenidade habitual
Figura central deste defeso em Portugal, o campeão europeu foi o último a pisar o relvado para o treino

Disputado por vários clubes, com FC Porto e Benfica à cabeça, Rafa tem estado no centro das atenções, mas continua a trabalhar normalmente sob a orientação de José Peseiro. As notícias de mercado aparentemente não afetam o internacional português, que ontem, nos 15 minutos de treino abertos à comunicação social, voltou a apresentar-se com a postura serena e discreta que o caracteriza. Os jogadores foram chegando ao relvado em pequenos grupos e Rafa, curiosamente, surgiu sozinho e em último lugar. Seguiu a passo para perto dos restantes companheiros e depois deu início aos trabalhos de preparação para o dérbi, no qual deverá ser novamente titular, à imagem do que aconteceu na Supertaça. Enquanto se mantém o ponto de interrogação em torno de Rafa, a equipa tenta alhear-se da provável saída da sua principal referência. "Os jogadores têm todos a cabeça tranquila. Sabemos que até 31 de agosto tudo pode acontecer, mas está todo mundo ciente do que temos de fazer dentro de campo e não ficamos preocupados com as transferências", afirmou Goiano, referindo-se aos cobiçados Rafa e Boly como "grandes jogadores, de qualidade, que têm ajudado o Braga".

O JOGO

JotaCC

Tamila Holub

A nadadora nascida na Ucrânia e ligada ao Sporting de Braga falhou o seu objetivo que era bater o recorde nacional. Mas falhar por nove segundos é... um grande falhanço. É jovem, tem 17 anos, já foi campeã europeia de juniores, dizem que é o maior talento da natação portuguesa. Esperemos que consiga evoluir e que tenha a força de espírito que tem faltado aos nadadores portugueses até aqui. Já agora: alguém se preocupou em haver apoio psicológico aos nadadores portugueses no Rio de Janeiro?

O JOGO

JotaCC

SC Braga: "Num dérbi não há favoritos"

A equipa do SC Braga já está em passo acelerado para o jogo de estreia do campeonato da I Liga Portuguesa 2016/2017. Guerreiros do Minho defrontam no próximo domingo (20.15 horas) o eterno-rival Vitória de Guimarães, no Estádio D. Afonso Henriques, e o lateral Marcelo Goiano garante que a equipa bracarense está totalmente focada no dérbi minhoto. Para o jogador do SC Braga a derrota na Supertaça, com o Benfica, já é passado.
"A Supertaça já passou. O nosso foco agora é o Vit. Guimarães e estamos a trabalhar tranquilos, de cabeça levantada, só focados no jogo de domingo", afirmou ontem o defesa o brasileiro antes do treino matinal dos guerreiros.
As baterias dos Guerreiros estão, assim, todas já apontadas ao escaldante duelo na cidade-berço, um jogo que sem favoritos apontou Marcelo Goiano.
"Um dérbi é sempre um jogo disputado, em que ambas as equipas querem vencer e o Braga não é diferente. Vai ser um jogo disputado e esperamos fazer um bom trabalho", frisou o jogador arsenalista, recusando assumir vantagem do SC Braga em função do estatuto de 'quarto' grande do futebol português consolidado na época passada.
"Um dérbi não tem favoritos e a época passada já passou. Partimos para uma nova época em busca do nosso trabalho, e neste jogo passa por fazer um bom resultado em Guimarães".
Quan to às expectativas do SC Braga para a presente época, Goiano mostra-se confiante.
"Fizemos uma boa pré-época, conseguimos assimilar as ideias do treinador e esperamos agora no início do campeonato colocá-las em prática e fazer um bom campeonato. Os objectivos são o que estão determinados: queremos classificar-nos nos quatro primeiros lugares e tentar encostar nos três grandes", realçou o lateral brasileiro de 28 anos, que foi a aposta de José Peseiro, na Supertaça, como lateral esquerdo , apesar de não ser canhoto e de haver dois defesas esquerdos no plantel: Djavan e Tiago Gomes. "Sou lateral. Estou à disposição do treinador e jogo onde ele decidir para ajudar a equipa".
Quanto às notícias do mercado de transferências, com alguns jogadores do SC Braga cobiçados, Goiano garante que todo o grupo está focado no trabalho no clube.
"Os jogadores têm todos a cabeça tranquila neste aspecto das transferências. Sabemos que até ao dia 31 de Agosto muita coisa pode acontecer. Mas está toda a gente ciente do que tem de fazer em campo, focados e sem preocupações com transferências, todos focados em fazer o que o treinador pede em busca dos nossos objectivos. São grandes jogadores, de qualidade, que sempre têm ajudado o Braga. Mas nas coisas de transferências tem que se esperar para ver o que vai acontecer", rematou.

CORREIO DO MINHO

Pé Ligeiro

Hassan é aposta frente ao Vitória de Guimarães

Hassan é o 'ás' na manga de José Peseiro para atacar o 'derby' minhoto frente ao eterno rival Vitória de Guimarães, segundo A BOLA.

O egípcio, que foi suplente de Stojiljkovic na Supertaça Cândido de Oliveira, terá uma nova oportunidade para provar o seu valor.

ABOLA
BRAGA SEMPRE MAIS!

Pé Ligeiro

Luís Filipe Vieira procura garantir Rafa

O presidente do Benfica está a avaliar as melhores opções para convencer António Salvador a abrir mão de Rafa.

Conforme pode ler esta sexta-feira em A BOLA, os presidentes de Benfica e SC Braga mantêm contactos regulares e as negociações sobre uma possível transferência do atacante internacional português têm conhecido avanços.

Luís Filipe Vieira tudo fará para tentar contratar o atacante de 23 anos e António Salvador sabe que os encarnados têm capacidade para pagar €15 milhões, em prestações, por 90 por cento do passe, que está na posse da Gestifute (50 por cento), do SC Braga (30), do Feirense (10) e do empresário António Araújo (10).

ABOLA
BRAGA SEMPRE MAIS!