News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 05/08

Started by JotaCC, 05 de August de 2016, 10:28

Previous topic - Next topic

JotaCC

António Salvador acredita no triunfo na Supertaça

António Salvador mostra confiança na conquista da Supertaça Cândido Oliveira, apesar de atribuir o favoritismo ao Benfica. Presidente pede trabalho e esforço para que o objectivo da vitória seja alcançado.

O Sporting Clube de Braga está a postos para defrontar o Benfica, no domingo, na Supertaça Cândido Oliveira e ontem foi a vez dos presidentes dos dois clubes lançarem os dados para a partida apostando, claramente, na vitória.

António Salvador foi claro nas suas pretensões, apesar de reconhecer que não será fácil defrontar uma equipa forte como o Benfica e que por isso será preciso "um SC Braga nos seus limites, sabendo nós que nem o favoritismo do adversário abala o respeito e a consideração que a nossa equipa merece".

E a apontar para a vitória, António Salvador lembra que "desde 1997, apenas Benfica, Porto e Sporting venceram a Supertaça. É mais um dado a sublinhar a exigência do desafio que nos espera, um desafio que vai exigir, de nós três premissas que, recordo, foquei antes da final da Taça de Portugal: ambição, união e superação. Disse-me esse mesmo jogo que, afinal, foi preciso um quarto trunfo: sacrifício". O presidente arsenalista refere que, assim, os bracarenses terão que estar ao seu melhor nível para conseguirem chegar aos seus objectivos para este encontro.
António Salvador deixou ainda um apelo para os adeptos bracarenses, para que apoiem a equipa neste jogo, como fizeram na Taça de Portugal e fazem habitualmente: "Vivemos, ao longo destes últimos meses, importantes e reveladores momentos de comunhão com os nossos adeptos. É a eles que me dirijo, terminando: o SC Braga só conseguirá ser vencedor com a vossa presença, a vossa adesão e o vosso apoio. A força que construímos juntos jamais poderá deixar de ser alimentada, porque dela depende o sucesso deste clube".

CORREIO DO MINHO

JotaCC

#1
RAFA DÁ PREFERÊNCIA AOS ENCARNADOS
Futebolista está a ser disputado por Benfica, FC Porto e Zenit

Rafa, por quem o Sporting Braga pede 20 milhões de euros, está ciente que muito dificilmente continuará no emblema minhoto e está a acompanhar de perto a situação.

O internacional português está a ser disputado por Benfica, FC Porto e Zenit e, nas mesmas condições, não hesitaria em apostar nos tricampeões , pois está consciente que na Luz será mais fácil valorizar-se como tem acontecido com vários jovens.

Resta ainda acrescentar que estas notícias de mercado não estão a afetá-lo em vésperas da Supertaça. "É um jogador frio que não acusa a pressão", avisa Jorge Paixão, que treinou o futebolista no Sporting Braga em 2013/14.



PESEIRO SEM MEDO DO BENFICA
Técnico quer vencer troféu

A postura do Sp. Braga vai ser desafiante no duelo contra o Benfica, domingo, em Aveiro. José Peseiro, em entrevista à CMTV, avisa a sua equipa que terá de brilhar para somar a Supertaça à conquista da Taça de Portugal.
"Não estamos a falar em algo que é impossível. É possível o Sp. Braga ganhar a Supertaça. Sabemos que o favorito é o Benfica, que tem outros argumentos e uma estrutura sólida onde o treinador não mudou. Isso é tudo certo, mas ainda assim podemos conquistar o troféu, sabendo que teremos de estar num grande momento", vincou o técnico arsenalista.
O respeito pelos encarnados não impede Peseiro, de 56 anos, de assumir a ambição de ser feliz. "Por mais elogios que possamos fazer ao nosso adversário, há uma coisa que é certa: não vamos ter receio nem medos de qualquer ordem. Vamos ter uma estratégia, iremos ter uma forma de jogar que temos preparada e não vamos prestar vassalagem seja a quem for", frisa.
Quanto ao assédio a Boly e Rafa, encara-o com naturalidade. "É normal que outras equipas queiram jogadores com esse potencial. É sempre desagradável para um treinador quando há necessidade de vender. São jogadores tremendos, têm mercado e, se tivermos que os perder, é algo que teremos de corrigir", concluiu.

RECORD

JotaCC

Vieira e Salvador dão o mote para a Supertaça

Os presidentes do Benfica, Luís Filipe Vieira, e do Sp. Braga, António Salvador, partilharam uma mensagem de fair-play a propósito da Supertaça. "Queremos continuar a fazer história, com humildade, determinação e atitude", referiu o dirigente das "águias" , no site da Federação Portuguesa de Futebol. "É um título que disputamos por mérito próprio, um direito adquirido", sublinhou Salvador.

PUBLICO

JotaCC

TOMÁS MARTÍNEZ A PENSAR NO FUTURO
BRAGA Foi um dos destaques da pré-temporada, mas vai começar a época no banco. Peseiro vê-o como um investimento a médio prazo

Apesar do grande investimento feito pela SAD (1,2 milhões de euros), Tomás Martínez vai começar a época como suplente. Médio terá tempo e espaço para se adaptar ao futebol europeu


Argentino já revelou que tem condições para se impor com classe no futebol português

No River Plate jogou ao lado de Lucho, Aimar, Saviola ou Trezeguet, agora chegou a Portugal com o objetivo de evitar a eternização do estatuto de "grande promessa". Internacional sub-20 argentino com estreia aos 17 anos na primeira equipa do River Plate, Tomás Martínez foi, até ao momento, a contratação mais cara do Braga para esta época, tendo estado em grande nível durante a pré-temporada. Marcou dois golos nas vitórias com o Olhanense e Famalicão, e, mais do que isso, mostrou sempre excelentes pormenores na posição de médio-ofensivo.Tomás Martínez é um "dez" puro, jogador com uma excelente visão de jogo e um remate eficaz, capaz de encaixar na perfeição no 4x2x3x1 que José Peseiro tem como preferencial para o Braga. No entanto, e apesar das boas indicações que foi deixando nas últimas semanas, o médio argentino ainda é visto, pela estrutura técnica do Braga, como um investimento de médio prazo. Dito por outras palavras, Tomás Martínez vai jogar, mas, pelo menos neste arranque de temporada, não terá um papel tão determinante como se chegou a imaginar pela amostra da pré-época.
Nos últimos dois testes (Villarreal e Vizela), o médio já nem sequer foi titular, sendo que contra a equipa espanhola, em que Peseiro apresentou uma estrutura muito próxima daquela que vai jogar frente ao Benfica, Tomás Martínez só foi chamado a participar nos últimos 20 minutos. Antes de lançá-lo em definitivo no onze, Peseiro quer trabalhar um jogador que esteve apenas seis meses na Europa, curiosamente numa experiência mal sucedida no Tenerife. Ganhar intensidade e conhecimento do jogo são os aspectos a melhorar, mas, enquanto isso não acontece, Tomás Martínez vai ser aproveitado a partir do banco. Ao que tudo indica, será assim contra o Benfica, no próximo domingo, com Peseiro a preferir ter para esse jogo um meio-campo mais compacto e agressivo. Não havendo Luis Aguiar (lesionado), Bakic ainda com a preparação atrasada e Martínez a ser resguardado, Mauro, Vukcevic e Pedro Tiba devem ser os escolhidos.



VALOR
1,2
O Braga pagou ao River Plate cerca de 1,2 milhões de euros pelo passe de Tomás Martínez, naquele que é o maior investimento feito para esta época



STOJILJKOVIC A SOMAR NO ATAQUE

Hassan ou Stojiljkovic? Peseiro só vai jogar com um ponta de lança na Supertaça e o sérvio fez dois golos no último jogo

A última partida da pré-época, frente ao Vizela, que se realizou na terça-feira, contou pela primeira vez com Rafa no onze inicial, numa opção que teve como objetivo dar minutos de competição ao internacional português já a pensar na sua utilização na Supertaça. O entendimento evidenciado com Stojiljkovic foi muito positivo, tendo ganho força a possibilidade de Peseiro apostar no sérvio para o jogo de domingo. Frente ao Vizela, Stojiljkovic marcou dois golos nos 60 minutos em que jogou – os outros 30' foram de Hassan – e ganhou pontos ao egípcio na luta pela titularidade, sabendo-se, desde já, que Peseiro só vai apresentar um ponta de lança frente ao Benfica. Tudo depende, agora, no que pretenderá Peseiro para o jogo de domingo: Hassan é um jogador de apoios, enquanto Stojiljkovic procura mais a profundidade.



CONTRERAS PARA A EQUIPA B

O Braga está em negociações avançadas para garantir o empréstimo do avançado argentino Rodrigo Contreras, do San Lorenzo, com o jogador, de apenas 20 anos, a ter como destino a equipa B. Ao que tudo indica, a cedência será de apenas um ano, com os arsenalistas a garantirem uma opção de compra elevada,aproximadamente 1,5 milhões de euros. Rodrigo Contreras é um avançado móvel e, no ano passado, disputou o Campeonato Sul-Americano pela seleção de sub-20 da Argentina, tendo marcado um golo nos quatro jogos que realizou na competição.

O JOGO



JotaCC

PESEIRO É A ESPINHA DE VITÓRIA
Técnico do Braga foi o último a vencer o benfiquista e tem vantagem no confronto direto: 3 vitórias; um empate; uma derrota

Benfica e Braga discutem este domingo, em Aveiro, o primeiro troféu oficial da época: a Supertaça que opões o campeão ao vencedor da Taça. Técnico das águias procura somar o título nacional que lhe falta



Rui Vitória tenta fazer o pleno a nível individual, juntando a Supertaça aos títulos de Campeão Nacional, vencedor da Taça de Portugal e Taça da Liga, mas pela frente irá encontrar um osso duro de roer: José Peseiro, treinador do Braga. Na última temporada, a orientar o FC Porto, Peseiro ganhou no Estádio da Luz por 2-1, interrompendo o ciclo de 11 triunfos seguidos do Benfica. Após a derrota com o rival, em fevereiro, na 22.ª jornada, os encarnados voltaram a carregar no acelerador vencendo todos os jogos das provas nacionais – perderam na primeira mão da Champions contra o Bayern Munique e empataram na segunda mão, tendo sido eliminados –, ou seja, ultrapassaram 16 adversários. Peseiro viria a confirmar-se como o último treinador a travar o Benfica de Rui Vitória, a espinha que o técnico das águias tem atravessada na garganta.
Benfica e Braga discutem este domingo a Supertaça, depois de terem conquistado o título de Campeão e vencedor da Taça de Portugal, respetivamente, na última temporada, mas as batalhas entre os seus treinadores são bem mais antigas.
Velhos conhecidos de outras paragens, Vitória e Peseiro têm contas a ajustar. Desde logo porque o técnico do Braga, que já ganhou uma Taça da Liga ultrapassando nas meias finais o Benfica – através da marcação de grandes penalidades –, leva vantagem no confronto direto com o homólogo da Luz. Nos confrontos que tiveram, Peseiro ganhou três, empatou um e perdeu outro. À exceção do embate da última temporada (Benfica-FC Porto), todos os outros foram entre o Braga e o Vitória de Guimarães, no famoso dérbi minhoto. Peseiro a liderar os arsenalistas e Rui Vitória os conquistadores.
Se no combate com Vitória sai a ganhar, já nos jogos contra o Benfica tem uma ligeira desvantagem. Nas dez vezes que defrontou os encarnados venceu quatro, empatou três e perdeu outras três.
Rui Vitória tem uma folga maior nos embates com Braga: 8 vitórias; quatro empates; 5 derrotas.



VITÓRIAS
5
Com 12 derrotas na Supertaça, o Benfica procura erguer o troféu pela sexta vez. Já o Braga tem a terceira oportunidade para celebrar, após dois desaires



A derrota mais dura

José Peseiro já perdeu várias vezes contra o Benfica mas a derrota mais marcante para o treinador do Braga aconteceu em 2005, no Estádio da Luz, ao serviço do Sporting. Aos leões bastaria um empate para se manterem na liderança do campeonato e ficarem em boa posição para carimbar o título na última ronda da Liga, mas o Benfica venceu nos instantes finais com um golo de cabeça de Luisão e confirmou o título na semana seguinte no Estádio do Bessa. Um rude golpe para o treinador dos leões, que acabaria também por deixar fugir o segundo lugar, de acesso direto à Champions, para o FC Porto na última jornada, depois de uma derrota com o Nacional. Tudo isto numa semana em que perdeu na final da final da Taça UEFA contra o CSKA de Moscovo, em Alvalade.



NOVIDADE DUELO INÉDITO PELO TROFÉU

Benfica e Braga nunca se defrontaram na Supertaça, troféu que os minhotos nunca ergueram. Um ano depois da derrota frente ao Sporting, as águias procuram conquistar a sexta Supertaça, em Aveiro, local da derradeira celebração, em 2014, com o Rio Ave. Para o Braga, esta é a terceira oportunidade para ganhar, depois de em 1982 e 1998 terem sido finalistas vencidos.



Presidentes lançam o jogo com fair play
Luís Filipe Vieira e António Salvador querem vencer, mas mostram respeito mútuo

"Em Aveiro, como no resto da época, queremos continuar a fazer história"
Luís Filipe Vieira
Presidente do Benfica "Estamos aqui por direito. A exigência aumentou. Só com união podemos voltar a vencer"
António Salvador
Presidente do Braga


Em contagem decrescente para a Supertaça, os presidentes dos dois clubes trocaram mensagens de fair play e respeito mútuo. Em textos divulgados pela Federação Portuguesa de Futebol, Luís Filipe Vieira lembrou que o Benfica parte para esta temporada com "ambições renovadas." "Em Aveiro como no resto da época, em Portugal e na Europa, queremos continuar a fazer história", disse o presidente dos encarnados lembrando que o Benfica "tudo fará para ganhar e continuar a projetar o futebol português". Do lado minhoto, o líder António Salvador reconheceu que a presença na Supertaça é "um direito adquirido ao cabo de uma época extenuante, mas muito recompensadora". "A exigência aumentou. Só com união podemos voltar a vencer contra a equipa clara dominadora do futebol em Portugal nos últimos anos", completou.

O JOGO

JotaCC

Clube protege o cobiçado Rafa

A saída do internacional português, Rafa, está a ser a maior novela deste defeso, mas em Braga a preocupação passa por tentar que o futebolista se concentre única e exclusivamente na Supertaça, deixando o assunto da transferência para uns dias depois, segundo escreve A BOLA na sua edição impressa.

É certo que o extremo vai abandonar a capital minhota, mas António Salvador já confirmou publicamente que os negócios em cima da mesa só se vão tornar reais depois do jogo com o Benfica.

O passe de Rafa é partilhado pelo SC Braga (30%), Jorge Mendes (50%), António Araújo (10%) e Feirense (10%).

Benfica, FC Porto, Zenit, Tottenham, Liverpool, Zenit e Atlético de Madrid são os principais interessados.



Contreras chega para a equipa B

Segundo A BOLA, o SC Braga está muito perto de garantir Rodrigo Contreras, avançado internacional sub-20 argentino, que chegará por empréstimo do San Lorenzo, com opção de compra fixada em 1,5 milhões de euros.

Contreras deverá, numa primeira fase, atuar pela equipa B, sob as ordens de Abel Ferreira.

Formado no San Lorenzo, o argentino esteve na época passada emprestado ao Gimnasia, tendo apontado três golos nos 12 jogos em que disputou.


A BOLA