News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORM DO DIA 17/07

Started by Pé Ligeiro, 17 de July de 2016, 11:48

Previous topic - Next topic

Pé Ligeiro

José Peseiro e eventual saída de Rafa: «Uma grande possibilidade»

Mesmo enaltecendo a ideia de que o campeão da Europa Rafa é um acrescento de qualidade para a sua equipa, mas admitiu estar preparado para o perder.

«Foi um jogador decisivo na época passada e, se estava naquele grupo, era porque tinha qualidade. Ter jogado menos não retira em nada aquilo que é o seu potencial. Eu, como treinador do Braga, gostaria que ele continuasse, mas tenho que estar preparado para aquilo que é uma grande possibilidade», declarou o técnico.

Sobre a pré-época, que teve no resultado mais recente uma derrota por 3x0 frente ao Nottingham Forest, o técnico considerou que «o mais importante não é vencer».

«Decidimos, ao fim de sete dias, jogar, porque achamos que era importante para os jogadores. Todos sabem que foram para os jogos sem o contexto favorável para demonstrarem todo o seu futebol. Os resultados a nós nada nos preocupa», assegurou.

Quanto a eventuais entradas, José Peseiro respondeu que o mercado está aberto: «Todos os clubes estão no mercado até 1 de setembro. O Braga, como qualquer outro, também poderá fazer ajustes».

ZEROZERO.PT
BRAGA SEMPRE MAIS!

Pé Ligeiro

#1
Peseiro: «Rafa? Tenho de estar preparado para uma eventual saída»

Garante que há muitos interessados


Se dúvidas persistissem, José Peseiro estilhaçou-as por completo quando ontem fez o balanço dos primeiros 14 dias de trabalho. O treinador dos guerreiros do Minho declarou-se pronto para perder Rafa. "Quem não gostaria de contar com o Rafa?", começou assim, com uma pergunta, a abordar esta questão sobre um jogador "que foi determinante na época passada".

"Gostaria que ele continuasse no Sp. Braga, mas também tenho de estar preparado para uma eventual saída", precisou. "Há vários clubes interessados e teremos de esperar para ver o que se vai passar e prepararmo-nos para uma eventual saída", acrescentou, revelando que numa primeira análise será a equipa a ter de mostrar "capacidade para superar a saída do Rafa".

Olhando para o que foi feito no estágio, José Peseiro relativizou o facto de, em três jogos, a sua equipa só ter conseguido marcar um golo, após testes com o Wigan (0-0), Olhanense (1-0) e Nottingham Forest (0-3). "É algo que não me preocupa, embora, como é evidente, seja nossa intenção vencer sempre e se for por muitos, melhor ainda", pontuou.


"Mas não era esse o principal objetivo desses jogos", objetivou, mais preocupado em continuar a avaliar jogadores com os quais tem contacto diário, ele que na sua 1ª passagem só trabalhou com Baiano, Sasso e Alan. "Fizemos um golo, mas criámos várias oportunidades e isso é o mais importante", observou ainda, numa fase de espera relativamente a alguns casos.

RECORD.PT
BRAGA SEMPRE MAIS!

JotaCC

Ricardo Ferreira operado amanhã

Acometido de lesão no ligamento colateral interno do joelho direito, contraída no jogo-treino com o Wigan (0-0), decorrido no estágio algarvio, o defesa central da equipa minhota será operado amanhã.
Ricardo Ferreira deverá ficar de baixa entre 10 a 12 semanas. Só deverá voltar aos relvados lá para finais de outubro. O defesa teve mesmo de abandonar o estágio mais cedo, regressando a Braga, aonde também voltou toda a equipa, ontem, após a semana de treinos de pré-época realizada em Lagos.
Do Algarve chegaram mais três jogadores lesionados: Vukcevic sofreu entorse no tornozelo direito, Mauro contraiu mialgia e Djavan está em gestão de esforço. O plantel goza folga neste domingo. Amanhã, à tarde, regressa ao treinos. Na terça feira (20 horas), joga em Famalicão, na apresentação da equipa local aos sócios.

JN

JotaCC

"HÁ MUITOS CLUBES INTERESSADOS NO RAFA"
Treinador reconheceu que o plantel vai receber mais reforços e deu como praticamente certa a saída do internacional português

José Peseiro garante que o plantel é desequilibrado e conta receber mais reforços até ao fecho do mercado. Defesa-esquerdo, médio e avançado são as prioridades da SAD



Na despedida do Algarve, onde a equipa esteve a trabalhar durante os últimos nove dias, José Peseiro admitiu que ainda está à espera de reforçar um plantel que conta, atualmente, com 29 jogadores. O treinador não quis individualizar, nem sequer detalhou os sectores que pretende ver reforçados, mas, na ressaca da derrota pesada (0-3) com o Nottingham Forest, afirmou que precisa de mais opções para algumas posições que ainda se encontram deficitárias. "Até ao dia 1 de setembro, o Braga, assim como todas as outras equipas, vai reajustar o seu plantel. Neste momento, temos algumas posições com excesso de jogadores, outras nem tanto, mas, até ao fecho do mercado, ainda vamos fazer acertos no nosso plantel", explicou. O JOGO sabe que, para além da posição de lateral-esquerdo, a SAD encontra-se no mercado à procura de reforçar a equipa com mais um médio e um avançado com maior mobilidade.
Para além da questão da mais do que provável chegada de jogadores, José Peseiro reconheceu ainda que será muito difícil manter Rafa para a próxima época, tendo em conta que"há muitos clubes interessados" na contratação do internacional português. "Quem não gostaria de ter o Rafa? É um excelente jogador, que foi determinante no Braga na época passada, e que esteve comum a seleção que foi campeão europeia. Gostava que ele continuasse, mas tenho de estar preparado para aquilo que é uma grande possibilidade, a sua saída", reconheceu. "Há muitos clubes interessados no Rafa e eu, se estivesse nesses clubes, também o quereria... Assim que ele sair, o nosso trabalho não poderá passar por encontrar um jogador que o substitua, porque isso seria responsabilidade a mais, mas antes tentar descobrir na equipa alguém que possa superar a sua partida", acrescentou.
Sem nunca querer particularizar, José Peseiro falou ainda do processo de integração dos quatro reforços já assegurados para esta época: Lazar Rosic, Luis Aguiar, Tomás Martínez e Ricardo Horta. "Todo o grupo está a contribuir para que eles se adaptem o mais rapidamente possível, sabendo que somos todos diferentes. Nesta altura, não tenho muita pressão em fazer avaliações sobre o seu rendimento, porque para nós o mais importante é que sabemos que eles têm potencial para estar aqui", finalizou.



A "mesma pressão" de sempre

Um pouco mais de três anos depois de ter saído, José Peseiro está de volta a Braga, mas, e apesar do "crescimento do clube", garante que a "pressão é a mesma". "Da outra vez, cheguei com o Braga apurado para a pré-eliminatória da Champions que, felizmente, conseguimos passar frente à Udinese. O Braga tem cimentado a sua posição no futebol português, sendo hoje um dos quatro grandes. Já tinha uma estrutura de qualidade, mas é claro que ainda evoluiu mais. Os bons resultados da equipa também têm ajudado a elevar o nível do clube", afirmou.



ÉPOCA ARRANQUE A TODA A VELOCIDADE

O arranque de época vai trazer jogos de um elevado grau de dificuldades ao Braga (Benfica na Supertaça, visita a Guimarães, receção ao Rio Ave e deslocação ao Estoril no campeonato), algo que não preocupa Peseiro. "Por vezes, um calendário fácil torna-se mais difícil. São os jogos que temos que fazer. Mais do que pensar nisso, queremos é desenvolver o nosso processo de trabalho."



INDIVIDUAL MÉTODO COM AVALIAÇÕES

José Peseiro não quis fazer avaliações individuais, mas revelou que as fará brevemente com os jogadores. "Ao fim de quatro semanas, farei entrevistas com os jogadores para avaliarmos todos os aspectos. Será um momento para ouvir o que eles sentiram durante o primeiro mês de trabalho, as suas dificuldades, mas também para traçarmos objetivos individuais", disse.



Dois sistemas e muitas dúvidas
Peseiro não quis revelar com que tática vai atacar esta época

"Vão ficar a conhecer o nosso sistema tático quando começarem os jogos oficiais..."
José Peseiro
Treinador do Braga


O treinador não revelou qual o modelo tático que irá privilegiar, preferindo elogiar a entrega de todos e prometendo para a final da Supertaça uma equipa taticamente afinada

Nestes primeiros 14 dias de pré-temporada, José Peseiro andou a trabalhar dois sistemas táticos com o plantel, ambos colocados em prática durante os jogos realizados no estágio do Algarve. Mas, afinal, qual será a tática com a qual Peseiro irá atacar a época? "Estamos a trabalhar o 4x4x2 e o 4x2x3x1. Vão ficar a conhecer o nosso sistema tático quando começarem os jogos oficiais...", limitou-se a dizer o treinador, num tema em que preferiu não se alongar em comentários.
No balanço do estágio, Peseiro não se mostrou "preocupado" com os resultados registados nos três primeiros jogos de pré-temporada – empate (0-0) com o Wigan, vitória (1-0) frente ao Olhanense e derrota (3-0) no embate diante do Nottingham Forest –, até porque diz ter outras prioridades para esta fase da preparação. "Partimos para este estágio com o objetivo de introduzir a nossa filosofia de jogo e proporcionar um maior conhecimento entre os jogadores. Estou tão satisfeito como no primeiro dia em que comecei a trabalhar. Acredito nestes jogadores e no seu potencial. Grande parte do corpo da equipa transitou da época passada e eu estou inserido numa estrutura sólida e organizada. Nada mudou em 14 dias, a satisfação é a mesma. É claro que queremos vencer sempre, mas, se o quiséssemos fazer, não teríamos dado grandes cargas de trabalho aos jogadores e minutos de jogo a todos por igual", explicou.
Agora, Peseiro já olha para o que se segue, numa altura em que se aproxima a Supertaça. "Temos 14 dias de treinos, faltam mais três semanas de muito trabalho. Os jogadores têm sido de uma entrega tremenda e estão a adquirir o mais importante nesta fase: a componente tática", concluiu.



EQUIPA B PERDE EM CASA
Braga B 0 - 2 ,Vizela

O Braga B perdeu com o Vizela no segundo jogo do dia. Depois do empate a uma bola na parte da manhã diante do FC Porto B, no Olival, com golos do portista Rui Pedro e do arsenalista Piqueti, a equipa de Abel Ferreira não foi capaz de contrariar a eficácia de Filipe Martins. O ala-direito, que já passou pelos juniores bracarenses, foi letal com um bis no regresso à Cidade dos Arcebispos, beneficiando de duas excelentes assistências de André Pinto, garantindo o êxito do Vizela. Os locais bem tentaram alterar o rumo dos acontecimentos mas, lá atrás, João Sousa e companhia chegaram para as encomendas. Com o intervalo e a mudança de equipas então efetuadas pelos treinadores, o Braga foi assumindo o controlo do jogo, passou a atuar no meio-campo adversário e a criar algumas ocasiões degolo, nomeadamente através de Alex, cujo sucesso Paulo Ribeiro evitou. Já os visitantes sentiram inúmeras dificuldades para sair e não importunaram Velho.


JOGADORES
28
O total de jogadores ontem utilizados por Abel Ferreira em dia de duplo confronto, com o FC Porto, durante a manhã, e com o Vizela, ao final da tarde

O JOGO

JotaCC

José Peseiro: "Quem não gostaria de contar com Rafa, um grande jogador e Campeão Europeu"

A continuidade de Rafa na equipa do SC Braga para esta época ainda é uma incógnita, mas as portas de saída para o Guerreiro Campeão Europeu pela selecção nacional estão mais do que abertas, com vários clubes dispostos a bater a elevada cláusula (20 milhões de euros) do extremo internacional português de 23 anos. Se dependesse da vontade de José Peseiro, Rafa ficaria em Braga, afirmou ontem o treinador no balanço do estágio da equipa minhota no Algarve.

"Quem não gostaria de contar com o Rafa? É um excelente jogador, que foi determinante no SC Braga na época passada. É um jogador também importantíssimo na selecção, apesar de não ter sido utilizado como gostaria, mas ele sabe e todos sabemos, e o seleccionador Fernando Santos sabe o que ele vale. Por isso é que estava naquele grupo que foi campeão europeu. Ter jogado menos não retira em nada aquilo que é a sua qualidade. Eu gostaria que ele continuasse no SC Braga, mas tenho de estar preparado para aquilo que é uma possibilidade", referiu Peseiro, confirmando que "há vários clubes interessados" no mágico dos Guerreiros.

"Eu também se estivesse nesses clubes também estaria interessado no Rafa. Vários clubes querem o Rafa. Teremos de esperar, saber o que se vai passar e prepararmo-nos para a eventual saída, sabendo que não há muitos Rafa's. Temos de trabalhar para encontrar na equipa não um jogador que o substitua, porque isso é responsabilidade a mais, e não há jogadores iguais. E pelo valor dele também o Braga não tinha condições para comprar um jogador com o valor que o Rafa tem. Resta-nos trabalhar para encontrar na equipa um jogador para superar a sua possível saída", destacou.

"Acredito nestes jogadores na equipa e no potencial"

Uma equipa em crescimento e assimilar as novas ideias que o treinador está a tentar implementar. É assim que José Peseiro vê o plantel do SC Braga após cerca de duas semanas de trabalho na preparação da nova temporada.
Em final de estágio, o treinador faz um balanço positivo dos dias passados em Lagos, no Algarve, considerando que os principais objectivos foram alcançados.

"A equipa está a crescer e assimilar bem as ideias de jogo" que José Peseiro quer implementar. Treinador faz um balanço positivo do estágio realizado em Lagos e desvaloriza os resultados dos três jogos de preparação realizados. "Foco principal era observar todos os jogadores e consolidar os processos", começou por referir o técnico, para logo acrescentar que a equipa ainda está com apenas 14 dias de trabalho: "estamos apenas com 14 dias de treino. Partimos para este estágio com o objectivo de introduzir a nossa filosofia de jogo e proporcionar um maior conhecimento entre os jogadores. Ao fim de sete dias tivemos jogos, o que não é muito normal, mas quisemos fazê-lo para podermos avaliar todos os jogadores que temos à disposição. Acabaram por ter todos o mesmo tempo de treino e quase todos o mesmo tempo de jogo para cumprirmos o nosso objectivo de introduzir a nossa filosofia de jogo e avaliar aquilo que são, actualmente, os nossos recursos".

Quanto aos testes realizados no Algarve, José Peseiro começou com um empate (0-0 com o Wigan), prosseguiu com uma vitória (1-0 ao Olhanense) e terminou com uma derrota (3-0 com o Nothinghan Forest). Apenas um golo marcado, mas este é o factor que não parece preocupar muito o treinador, como o próprio referiu, voltando a frisar que o objectivo principal deste estágio não era esse.

"Não me preocupa. É claro que queremos sempre vencer mas esse não era o principal objectivo. Se nos preocupássemos com o resultado não treinaríamos como treinámos, com a frequência e com o volume que o fizemos, nem rodaríamos os jogadores da forma que rodámos, utilizando várias equipas e experimentando várias situações em contexto competitivo. É óbvio que queremos sempre vencer, mas o objectivo principal não era esse. No jogo com o Nottingham Forest criámos várias oportunidades que não concretizámos, mas isso não me incomoda porque estamos no início e o importante é conseguir criar essas oportunidades".

Ao longo deste estágio e dos jogos-treino realizados foi possível observar que José Peseiro apostou na utilização de dois sistemas de jogo diferentes. Duas tácticas diferentes para dois estilos de jogo também diferentes. Questionado sobre qual dos dois sistemas será o utilizado pelos Guerreiros do Minho na temporada 2016/2017, o técnico não abriu o jogo e deixou as certezas para mais tarde.

"Estamos a trabalhar o 4-4-2 e o 4-2-3-1. Quando começarem os jogos oficiais irão ver qual o sistema de jogo que vamos utilizar", afirmou Peseiro, rematando o blanço do estágio referindo que está muito satisfeito com a equipa: "estou tão satisfeito como no primeiro dia em que comecei a trabalhar. Acredito nestes jogadores, nesta equipa e no potencial. Grande parte do corpo da equipa transitou para esta temporada. Estou inserido numa estrutura sólida e organizada por isso a satisfação é a mesma. Nada mudou em 14 dias".

"A pressão é a mesma de há três épocas"

Na sua primeira passagem pelo Minho, José Peseiro foi o treinador responsável pela primeira conquista nacional da era António Salvador, a Taça da Liga. Agora, sem medo de qualquer tipo de pressão que possa advir do facto de ter regressado a Braga, três épocas depois, para voltar a orientar os Guerreiros do Minho, o técnico mostra-se confiante no futuro do clube, que espera ser cada vez mais ambicioso, lembrando que, no entanto, o clube tem vindo a crescer ainda mais.

"A pressão é a mesma. Quando entrei no SC Braga naquela altura tinha conseguido um lugar na pré-eliminatória da Liga dos Campeões que, depois, felizmente conseguimos passar frente à Udinese. O SC Braga já há alguns anos que tem cimentado uma posição no futebol português e, neste momento, está nos quatro primeiros clubes. Mas, claro, evoluiu, já tinha uma estrutura de qualidade, neste momento está ainda melhor", começou por referir o treinador.

José Peseiro acrescentou ainda que com os resultados recentes que o clube tem tido, a todos os níveis (nacional e internacional), é normal que a ambição dos adeptos aumente. Mas fez questão de lembrar que nada disto tem acontecido por acaso, mas tudo tem sido estruturado e organizado para que este crescimento aconteça.

"É normal que esteja melhor, com os resultados que o clube tem tido e a repercussão que tem tido a nível nacional e internacional, que tenha, e as coisas não acontecem por acaso, ao nível da sua estrutura e organização, dado passos em frente. Sendo que é, actualmente, um clube de nomeada e referência", finalizou.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Peseiro preparado para ´perder` Rafa

Sobre as movimentações do clube no mercado de transferências, Peseiro afirmou que tudo pode acontecer até ao fecho do mercado.

José Peseiro já se mentalizou que muito dificilmente o SC Braga irá manter Rafa Silva por mais uma época. O técnico dos minhotos disse este sábado que está preparado para ficar sem o extremo.

"Foi um jogador decisivo na época passada e, se estava naquele grupo [da Seleção], era porque tinha qualidade. Ter jogado menos [no Euro2016] não retira em nada aquilo que é o seu potencial. Eu, como treinador do Braga, gostaria que ele continuasse, mas tenho que estar preparado para aquilo que é uma grande possibilidade", disse o técnico.

O técnico comentou ainda a derrota sofrida pela sua equipa frente ao Nottingham Forest, em jogo de pré-época, sublinhando que nesta fase "o mais importante não é vencer".

"Decidimos, ao fim de sete dias, jogar, porque achamos que era importante para os jogadores. Todos sabem que foram para os jogos sem o contexto favorável para demonstrarem todo o seu futebol. Os resultados a nós nada nos preocupa", comentou.

Sobre as movimentações do clube no mercado de transferências, Peseiro afirmou que tudo pode acontecer até ao fecho do mercado.

"Todos os clubes estão no mercado até 1 de setembro. O Braga, como qualquer outro, também poderá fazer ajustes", atirou.

SAPO DESPORTO

Pé Ligeiro

Peseiro preparado para perder Rafa

O extremo Rafa, que se sagrou campeão europeu, está a gozar as merecidas férias, pelo que não participou no estágio do SC Braga. E pode mesmo nem voltar ao clube... José Peseiro, esse, está preparado para perder uma mais-valia.

«Quem não gostaria de contar com o Rafa? É um excelente jogador e foi determinante na época passada. Gostaria que ele continuasse, mas tenho de estar preparado. Sabemos que há vários clubes interessados, teremos de esperar e prepararmo-nos para uma eventual saída. Não é fácil encontrar um jogador que o substitua. Até porque isso é responsabilidade a mais e não há jogadores iguais. Vamos encontrar na equipa um jogador para superar a sua possível saída», disse o treinador em entrevista a A BOLA.

ABOLA
BRAGA SEMPRE MAIS!

Bruno3429

GVERREIROS BATEM SPORTING NA AREIA

Sete jogos, sete vitórias para o SC Braga na Divisão de Elite do Campeonato Nacional de Futebol de Praia. Este fim-de-semana, os Gverreiros começaram por ter um duelo muito renhido com os Amigos da Paz, vencendo por 5-3 para manter a liderança isolada da prova antes do confronto com o Sporting CP, grande pretendente ao trono que os minhotos ocupam há três épocas consecutivas. Este domingo, porém, o duelo de gigantes mostrou um SC Braga mais competente e que, na areia de Espinho, venceu por 4-1.

Belchior abriu o marcador, tendo os leões ainda empatado antes de os pupilos de João Marques dispararem para uma vitória expressiva (4-1), materializada com golos de Leo Martins, Bê Martins e Zé Maria. Com este triunfo os minhotos passam a somar 21 pontos, mais seis do que o Sporting, exibindo também, de forma clara, o melhor ataque (44 golos) e a melhor defesa (10).

SCBraga