News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Relação entre o nº adeptos e os clubes.

Started by Zé, 20 de February de 2007, 22:43

Previous topic - Next topic

Quem tem mais adeptos em Portugal é, como todos sabemos, os chamados "grandes".
O SLB com 62 títulos nacionais e 2 europeus no seu historial destaca-se dos outros. O SCP talvez siga na preferência dos portugueses: 41 títulos nacionais e 1 europeu. O FCP é o terceiro nas preferências dos portugueses: 52 títulos nacionais e 4 títulos europeus e 2 taças intercontinentais. Curioso que o FCP conseguiu enorme sucesso nos últimos anos... a título de exemplo, até ao ano 76/77 conseguiu 8 campeonatos, nos anos seguintes, até aos dias de hoje, conseguiu 16 campeonatos e um enorme sucesso nas competições europeias, ou seja, conseguiu nos últimos 30 anos, o dobro de campeonatos que nos 55 anos anteriores...
Ao longo dos tempos, os 3"G" habituaram-se a dominar o campeonato nacional, e com a excepção do BFC e CFB, que ganharam uma única vez o campeonato nacional, eles arrecadaram ano após ano os campeonatos em disputa. Foi, é, continua a ser um passeio... um passeio alegre.

Classif.   Clubes   Presenças   Jogos   Vitórias   Empates   Derrotas   
1   S.L. Benfica   66   1864   1268   352   244   4611   1676   3057
2   F.C. Porto   66   1864   1210   344   310   4167   1744   3029
3   Sporting C.P.   66   1864   1159   386   319   4212   1782   2881
4   C. F. Belenenses   62   1736   741   422   573   2850   2208   2021
5   Vitória S.C   60   1740   674   412   654   2541   2549   1882
6   Boavista F.C.   46   1392   558   334   500   1920   1945   1598
7   Vitória F.C   53   1518   546   357   615   2225   2279   1508
8   S.C. Braga   48   1444   494   349   601   1866   2204   1437
9   A.A. Coimbra   48   1372   417   260   695   1934   2317   1125
10   C.S. Marítimo   24   800   270   223   307   889   1002   881
11   S.C. Farense   23   754   222   191   341   796   1093   698
12   S.C Salgueiros   24   740   197   183   360   803   1395   644
13   S.C Beira Mar   22   704   188   194   322   732   1102   621
14   G.D CUF do Barreiro   23   610   207   148   255   829   1004   562
15   Varzim S.C   21   618   169   176   273   638   913   538
16   Atlético C.P.   24   632   192   134   306   976   1285   518
17   G.D. Estoril Praia   19   542   163   139   240   774   913   465
18   Leixões S.C.   21   566   160   135   271   649   998   455
19   União Desportiva Leiria   15   366   127   99   140   412   478   453
20   F.C. Barreirense   24   592   166   119   307   758   1195   451
Ao olhar para este quadro, podemos facilmente constatar a relação que falei inicialmente: existe uma relação entre a dimensão humana de um clube e o seu historial.
Sabemos então por que clubes como o Leiria, apesar de disputarem a 1ºdivisão, tem uma dimensão humana tão diminuta que se pode comprovar pela média de assistências. Realço o facto do Leiria ter 16 presenças, todas elas recentes. Posso adiantar que presenças interruptas no campeonato português, o Leiria somente desde o ano de 98/99 é que conseguiu afirmar-se consecutivamente.
Num plano posto, veja-se o exemplo o Leixões. O Leixões tem 21+8(campeonato de Portugal) presenças no escalão máximo. Conseguiu mesmo uma Taça de Portugal... apesar da longa travessia do deserto consegue uma massa associativa superior a muitos clubes da 1ª divisão.

É contra estes números que o SCB tem que gladiar...passe a expressão. As pessoas da nossa região não estão à espera de um clique que as faça despertar para o SCB. Elas já tem preferências clubistas e os eleitos são os 3 do costume.
É uma luta inglória e pode fazer esmorecer o espírito daqueles que desejam um SCB mais e cada vez mais forte... É importante para o SCB crescer a dimensão humana. É importante cativar mais associados, simpatizantes... Mas como? se as pessoas correm atrás das vitórias, gostam de sentir o sabor doce do sucesso, a alegria agradável de triunfar... e conseguem tudo isso nos 3"G".
Por isso eles são muitos... Os adeptos dos 3"G" dominam e mesmo quando o fôlego da razão da sua existência(SLB ou SCP ou FCP) está débil, ou moribundo, estes acreditam... na mensagem. Fazem passar a mensagem de que o passado renascerá, qual fénix das cinzas...E eles – os adeptos dos 3 "G" - piamente acreditam. Tem fé!  Tal como uma maldição, uma desgraça, uma teia maligna, os adeptos dos 3"G" estendem-se por todo o país. Envolvem tudo por onde passam pois nunca deixam de acreditar... Hoje, ontem, é sempre assim. Tanto quanto os meus olhos permitem ver, é sempre assim.

Há que ser persistente e consolidar o estatuto de 4º maior clube nacional. Pensei que o SCB nos últimos anos, graças à vontade da SAD, iria "queimar" algumas etapas no processo de crescimento. Infelizmente todos os anos há contrariedades e não foi possível, o que nos leva novamente à questão da persistência.

O SCB está a consolidar um estatuto, bem diferente das últimas épocas, onde o usual era ocupar lugares entre o 9º e a 14ª posição. Esta a verdade!!!
Durante o passado não existiu uma dinâmica de vitória, mas estou convicto que as circunstâncias alteraram-se.
O mais fácil está feito, o mais difícil vem a caminho que é conseguir manter o SCB nos lugares cimeiros. Já aqui disse que no futuro próximo os adversários do SCB irão ser o SLB, SCP e FCP. Para isso é importante agregar mais adeptos. Também depende de nós...mais da SAD! A tal dimensão humana que permitirá o SCB arrecadar mais receitas que possibilite o SCB ter plantéis vencedores. Quando isso acontecer, então estaremos num patamar superior, consolidado e sustentado! Poderá haver oscilações, mas tenho a certeza que serão pontuais.

Todavia, o caminho a percorrer ainda é enorme. Há equipas em Portugal com uma assinalável massa associativa, que se pode equiparar ao SCB, caso do VSC.
A tabela abaixo colocada, pretende demonstrar as classificações dos últimos anos do SCB(B) e VSC(G).

01º
02º
03ºG G G
04ºB B B B B G G G G G G G G
05ºB B G G G G G G G G
06º B B B G G G G G G G G G G
07ºB B B B G G G G G G
08ºB B B
09ºB B B B B B G G G G G G
10ºB B B B B
11ºB B B G
12ºB B B B G
13ºB B G
14ºB B G G G
15ºB G
16º
17º
18º
Ano1955 a 2005

O VSC é um clube onde os adeptos, além de numerosos são fervorosos.
Quem quiser continuar a esconder no íntimo da nossa mente aquilo que os nossos olhos vêem, é problema dele. A verdade é que o VSC é um clube que tem infra-estruturas desportivas que poucos tem em Portugal e essencialmente no passado conseguiu melhores resultados no campeonato que o SCB.
Não contabilizando a presente temporada, o VSC nos últimos cinquenta anos esteve uma vez na segunda divisão(entre 55 e 58), o SCB esteve três vezes( 9 anos- 56/57;1961 a 1964 e 1970 a 1975).
O VSC nos últimos cinquenta anos conseguiu 8 quartos lugares e 3 terceiros lugares; o SCB o melhor que conseguiu foi 6 quartos lugares.

Quero com isto dizer que o VSC ao longo dos tempos conseguiu consolidar um estatuto e apesar de algumas épocas menos boas, a "semente" estava lá... ao longo das gerações, estes(adeptos do VSC) tiveram sempre maiores motivos para sorrirem... agora nos dias de hoje, com alguma prepotência dizem que conseguem ter mais associados e vender muitas cadeiras...
Que importa dizer que na época 2003/04 ou 2000/01 estiveram quase a descer de divisão? Isso são percalços, pois o que conta é o estatuto e a regularidade no campeonato. Como desceram de divisão e se eventualmente permanecerem algum tempo, então a situação será problemática. Tudo dependerá do tempo que estiverem na 2ª. Se ficarem muito tempo, a descrença ganhará força, os adeptos desmobilizarão e naturalmente o processo de crescimento dos últimos anos será interrompido. Se ficarem um anito ou dois, então pouco se alterará e poderão vir mais fortes.

Eles, como outros clubes por Portugal fora, tem os mesmos problemas que Braga. Lá, como cá, existem adeptos dos 3"G".
Há adeptos de conveniência mas aqueles que "abraçaram" de corpo e alma um clube são adeptos do clube em virtude de anos "dourados" que tiveram no passado. Não o são de hoje ou de ontem... a preferência clubista foi-lhes transmitida no passado.

Porque somos do SCB ou de outro clube de menor dimensão?
Pode haver milhares de explicações... desde o caracter até ao bairrismo, mas tudo acaba por convergir para um legado de alguém das nossa esfera de familiares e/ou amigos. Houve no passado alguém que nos deu a conhecer o SCB. Deu-nos a conhecer, foi alimentando o amor ao clube e quando, já com suficiente autonomia pudemos decidir um rumo, esse foi mais que claro...

Se no passado houve quem nos transmitisse um legado, cabe agora a nós fazer o mesmo. E no passado não havia meios, nos dias de hoje, para o bem e para o mal, temos ao nosso dispor um rol infindável de meios para fazer passar a mensagem. Se os outros o fazem(3"G"), porque também não o fazemos?
A SAD tem aqui um papel fundamental... não é com medidas isoladas e incoerentes que conseguirá alcançar os objectivos. Por exemplo: para mim não faz sentido fazer uma promoção no jogo com o Grasshopers e logo a seguir aumentar o bilhete para valores incompatíveis para muitas bolsas. É esta a estratégia do clube?

Força Gverreiros

PAF

os numeros raramente enganam...
e neste caso ajudam a justificar muito da realidade dos clubes portugueses e em especial do Braga, ainda são precisos muitos anos de sucesso para que haja crescimento a todos os niveis e em especial de adeptos fieis.

2378

de facto os números não enganam, mas também não explicam tudo.

No meu entender temos falhado principalmente no património próprio (infrastruturas) e nas "sementes".

Não temos criado património, nada é nosso é tudo da CMB, muito mau.

Quanto ás "sementes", não há política de Markting, não há campanhas serias, não há estímulos.
     uma semente paga tanto como um fruto já maduro quase a cair de podre.  ;D

Concordo que são necessárias vitórias, não é tudo mas é muito importante.

Ricardo

Zé, estou perfeitamente de acordo contigo. Aliás, já te tinha dito isso anteriormente.
Em Braga, Com o Braga, Pelo Braga
www.mesadaciencia.blogspot.com

disco infiltrator

Apenas_Braga

Mas, importa também falar de títulos conquistados

A meu vêr também contam

É que o S.C. de Braga ao longo do seu Historial tem variadíssimos títulos em todas as modalidades, incluindo Futebol

Assim sendo penso que também por esse aspecto deveríamos ter mais adeptos.
[url="https://www.facebook.com/JoseMSRodrigues"]https://www.facebook.com/JoseMSRodrigues[/url]

1

Temos de "chamar" os adeptos ao clube. A SAD tem falhado muito neste campo.

PS: Quanto ao preço dos bilhetes como tive sem net nem comentei isto agora é verdade que o Braga fez uma receita muito superior à que faria com preços a 5 euros. E além disso será que ia muita mais gente aquela hora mesmo se os bilhetes fossem mais baratos?

ZGANDULO

Boa, Enorme ZÉ!!! ;)

Só mesmo tu para atacares com a veracidade de ouro  utilizando a literacia que te sai do coração - Braguista - e deixa-me dizer-te que concordo em absoluto com o que referenciaste.

O mundo não foi feito num só dia!!!

No caso do nosso clube, ainda faltam 2 ou 3 dias para dizermos que somos exterminadores. Somos uma espécie de resistência ou rebelião que se quer afirmar e quer ser reconhecida pela "monarquia"...

A união faz a força e é o que precisamos neste momento - unir forças e não desmoralizar os nossos lideres. Devemos mostrar-lhes que estamos do seu lado mesmo sabendo que as suas tácticas não são as perfeitas, contudo, se lhes mostrarmos o nosso apoio, eles reconhecerão os seus pontos fracos. logo, os corrigirão...

É URGENTE MOSTRARMOS AOS "BRACARENSES" QUE ESTAMOS DO LADO DA CONSTRUÇÃO DE UM PROJECTO POSSIVEL E DO SONHO!!!

[url="http://pwp.netcabo.pt/peixotom/emoticons/forca_braga2.gif"]http://pwp.netcabo.pt/peixotom/emoticons/forca_braga2.gif[/url]

MrCasp

Boa abordagem a um tema que é muitas vezes, mesmo neste fórum, acriticamente discutido.
Acho essencial relevar que as "sementes" devem surgir dos resultados despotivos, mas também de um trabalho profissional e de esforço por parte do clube! Quero acreditar que o sucesso do clube e a adesão da massa associativa poderiam resultar num "efeito bola de neve".
Eu acredito no Braga! A SAD deve acreditar nos sócios!
Mais uma vez: bom texto  ;)

cardoso

Este excelente post do Zé vem confirmar o que eu tenho dito: Roma e Pavia não se fizeram num dia e não podemos querer tudo de uma hora para a outra. Pensar que duas ou três épocas em bom plano, mordendo os calcanhares aos grandes, é suficiente para lançar uma candidatura ao título é pura ilusão.
Assim como é ilusão pensar que essas duas ou três épocas de sucesso seriam suficientes para, por magia, envolver a cidade toda e encher o estádio em qualquer jogo.
Como estou farto de dizer, os últimos dez anos foram de progresso em termos desportivos e de angariação de adeptos. As médias na assistência aos jogos subiram muito desde os tempos do 1º de Maio. O segredo do sucesso é continuar a trabalhar para podermos ter um projecto a longo prazo que nos permita o tal assalto ao reduto dos chamados "grandes". E, como dizes, o primeiro passo é a consolidação do estatuto de 4º clube nacional.
Um dos nossos maiores problemas tem sido a comparação com o Vitória de Guimarães. Na verdade trata-se de um caso à parte, fruto de um trabalho continuado de muitas décadas. A comparação com o Vitória leva-nos, evidentemente, à angústia que o presidente sentiu e que nós partilhamos. Mas o futebol português não é só o Vitória. Se nos compararmos com os outros clubes da superliga excepto os tais três vemos que somos o clube mais bem colocado para alcançar o tal estatuto, pelo menos em termos de dimensão humana: o Braga é, de longe, o clube da Superliga com maior número de adeptos no estádio. É por aí que devemos pegar. É a partir daí que devemos começar. Com calma e acima de tudo com um projecto de futuro. O mal das fracas assistências é real; para nós também porque todos nós gostávamos de ver o Municipal com mais público. Mas o problema é global; se nós estamos mal, que dirão o Boavista e o Belenenses, que têm tido assistências muito inferiores à nossa?

jaimeh

Com tanta gente com boas ideias e visões acertadas da realidade do nosso clube, como é possivel haver só cromos e amigos com tachos em todas as direcções?!
Não hei de morrer sem ver o meu Braga Campeão!

Geresiano

Li o o comentário opinativo do Zé e concordo com a coerência e visão ponderada e sustentada do mesmo. Apenas, se me permite, faria um pequeno/grande reparo em relação à vizinha cidade de Guimarães. Julgo que há uma grande diferença entre Braga e Guimarães, que explica o fervor dos adeptos dos dois clubes. São questões sociológicas. Guimarães é uma cidade onde vivem pessoas nascidas ali. É uma espécie de uma aldeia grande (sem querer desprestigiar), por isso se cultiva o chamado bairrismo, que é contagiante. Braga é uma cidade muito mais cosmopolita, que tem recebido ao longo de décadas pessoas de fora, designadamente de Terras de Bouro e da zona Transmontana, até Chaves, já com preferências clubísticas. E também do Porto. Vieram trabalhar ou estudar, licenciaram-se, casaram  e ficaram. O ensino superior tem contribuído e muito para o crescimento da cidade, mas...sem bairrismo como em Guimarães. Pelo menos, por enquanto. Eu, por exemplo, não sou de Braga. Vim estudar com 9 anos, em Outubro de 1973 (o nosso Glorioso subiu nessa época de73/74) e fiquei cá e sou só Bracarense. Acredito que, se a SAD soubesse preparar o futuro do clube (mas parece-me que só pensa no protagonismo do presente), daquei a dez ou quinze anos o SCB poderia ter mais associados e bairristas. É que nessa altura os filhos dos que vieram para a cidade, serão bracarenses puros de nascimento. Por enquanto não é fácil e com medidas como as que t~em sido tomadas... Viva o SCB!

jaimec

Quote from: Geresiano on 22 de February de 2007, 09:39
Li o o comentário opinativo do Zé e concordo com a coerência e visão ponderada e sustentada do mesmo. Apenas, se me permite, faria um pequeno/grande reparo em relação à vizinha cidade de Guimarães. Julgo que há uma grande diferença entre Braga e Guimarães, que explica o fervor dos adeptos dos dois clubes. São questões sociológicas. Guimarães é uma cidade onde vivem pessoas nascidas ali. É uma espécie de uma aldeia grande (sem querer desprestigiar), por isso se cultiva o chamado bairrismo, que é contagiante. Braga é uma cidade muito mais cosmopolita, que tem recebido ao longo de décadas pessoas de fora, designadamente de Terras de Bouro e da zona Transmontana, até Chaves, já com preferências clubísticas. E também do Porto. Vieram trabalhar ou estudar, licenciaram-se, casaram  e ficaram. O ensino superior tem contribuído e muito para o crescimento da cidade, mas...sem bairrismo como em Guimarães. Pelo menos, por enquanto. Eu, por exemplo, não sou de Braga. Vim estudar com 9 anos, em Outubro de 1973 (o nosso Glorioso subiu nessa época de73/74) e fiquei cá e sou só Bracarense. Acredito que, se a SAD soubesse preparar o futuro do clube (mas parece-me que só pensa no protagonismo do presente), daquei a dez ou quinze anos o SCB poderia ter mais associados e bairristas. É que nessa altura os filhos dos que vieram para a cidade, serão bracarenses puros de nascimento. Por enquanto não é fácil e com medidas como as que t~em sido tomadas... Viva o SCB!

Este é o verdadeiro ãmago da questão ! Concordo em absoluto .

Gambit

Quote from: Geresiano on 22 de February de 2007, 09:39
Foram estas as minhas palavras a 10 de Novembro último:
Só para dizer que muito do crescimento populacional de Braga se deve à migração, principalmente de Trás-os-Montes! Daí não ser fácil cativar de imediato adeptos, uma vez que quem vem, ou é de um dos típicos SCP, SLB, FCP, ou então do clube da terra de onde veio. Só com o tempo é que ganhará afinidade com a cidade e, depois, com o clube.
;)