News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 26/02

Started by Bruno3429, 26 de February de 2016, 08:24

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Quase 6 milhões e ainda está a contar
Prestígio internacional recuperado agrada à SAD

Na Champions o pote seria outro, mas chegar aos oitavos-de-final da Liga Europa com quase 6 milhões de euros já arrecadados, os seus jogadores em valorização na montra europeia e mundial

PORTUGAL MAIS PERTO DE TRÊS EQUIPAS NA CHAMPIONS EM 2017/18
Franceses e russos têm apenas uma equipa cada na UEFA

Portugal ficou esta quinta-feira em branco no ranking da UEFA, com as derrotas e eliminações de Sporting e FC Porto, mas os dois concorrentes ao quinto lugar perderam todos os seus representantes na Liga Europa. A representação lusa segue no sexto posto, com 51,915 pontos, entre a França (52,082), quinta colocada, e a Rússia (51,082), sétima, sendo que acabar no 'top 6' vale seis equipas na UEFA em 2017/18, incluindo três na Champions - o sétimo fica com apenas cinco e só duas na Liga dos Campeões.

Dos três países em luta, Portugal é agora o único com dois representantes, o Benfica, na Liga dos Campeões, e o Sporting de Braga, na Liga Europa, enquanto França (Paris SG) e Rússia (Zenit) só têm uma equipa, na Champions.

Nos oitavos de final da Liga dos Campeões, o Benfica está a disputar o acesso aos 'quartos' precisamente com o Zenit, tendo vencido na Luz por 1-0, com um tento de Jonas. A segunda mão é em São Petersburgo, a 9 de março.

Por seu lado, o Paris Saint-Germain também está em vantagem na sua eliminatória com o Chelsea, já que recebeu e bateu os londrinos por 2-1. O embate de Stamford Bridge está também marcado para o nono dia de março.

Quanto à Liga Europa, o sorteio dos oitavos de final, sem restrições ao nível dos cabeças de série ou dos países, está agendado para sexta-feira.

Atrás de França, Portugal e Rússia, segue, no oitavo lugar, a Ucrânia, que está muito longe (42,483 pontos), sendo que está quase a perder o Dínamo de Kiev na Champions (1-3 na receção ao Manchester City) e tem apenas o Shakhtar na Liga Europa.

O ranking da UEFA é confortavelmente liderado pela Espanha (97,713 pontos), que ainda tem os seus sete representantes em prova em 2015/16, seguida de Alemanha (77,177), Inglaterra (73,909) e Itália (70,272).

Autor: Lusa

SP. BRAGA E V. GUIMARÃES DÃO JOGADORES AOS SUB-20 DO BRASIL
Lucas Cunha e Bruno Cosendey chamados

Bruno Cosendey joga no V. Guimarães, cedido pelo Vasco da Gama.
O defesa Lucas Cunha (Sp. Braga) e o médio Bruno Cosendey (V. Guimarães) foram esta quinta-feira convocados pelo selecionador brasileiro de Sub-20 para uma fase de observação tendo em vista o Torneio Sul-Americano da categoria, a disputar em 2017.

O duo minhoto terá de se apresentar no Brasil, em Teresópolis, no dia 12 de março, ficando até 17 a trabalhar com a seleção canarinha.
Autor: Fábio Lima

Record

Bruno3429

LE: confira os possíveis adversários do Sp. Braga nos oitavos de final
Sorteio é puro sem condicionalismos.
Por Redação     

O Sp. Braga já conhece os 15 possíveis adversários nos oitavos de final da Liga Europa. O sorteio realiza-se esta sexta-feira, a partir das 12 horas portuguesas, e não só não existem cabeças de série, como restrições por país: é puro.

A equipa de Paulo Fonseca poderá ter um tubarão pela frente, incluindo os conjuntos alemães que eliminaram FC Porto e Sporting, respetivamente Borussia Dortmund e Bayer Leverkusen.

Possíveis adversários:

Espanha:
Valencia
Sevilha
Athletic Bilbao
Villarreal

Inglaterra:
Liverpool
Tottenham
Manchester United

Alemanha:
Bayer Leverkusen
Borussia Dortmund

Rep. Checa:
Sparta Praga

Itália:
Lazio

Ucrânia:
Shakhtar Donetsk

Suíça:
Basileia

Turquia:
Fenerbahçe

Bélgica:
Anderlecht

Maisfutebol

Bruno3429

SC Braga entre os 16 apurados para os `oitavos´

O SC Braga será a única equipa portuguesa a marcar presença no sorteio dos oitavos de final da Liga Europa, agendado para esta sexta-feira, a partir das 12 horas, em Nyon, Suíça.

Bayer Leverkusen e Borussia Dortmund, equipas que ditaram a eliminação de Sporting e FC Porto, respetivamente, são dois dos potenciais adversários da formação orientada por Paulo Fonseca.

Os jogos dos oitavos de final terão lugar a 10 e 17 de Março.

Equipas apuradas: SC BRAGA, Fenerbahçe, Valência, Liverpool, Sparta Praga, Lazio, Shakhtar Donetsk, Athletic Bilbao, Bayer Leverkusen, Borussia Dortmund, Manchester United, Sevilha, Villarreal, Basileia, Tottenham e Anderlecht.

A Bola

JotaCC

Braga no tanque com os tubarões

Quatros espanhóis (Bilbau, Valência, Villarreal e Sevilha), três ingleses (Liverpool, Manchester United e Tottenham), dois alemães ( Leverkusen e Dortmund) e mais meia dúzia de emblemas de grande gabarito do futebol europeu. Qualquer um pode calhar ao Braga nos oitavos de final da Liga Europa. O sorteio, sem cabeças de série nem restrições por países, será realizado ao final desta manhã, na sede da UEFA, em Nyon.
Seja o que for que a rifa lhe reserve, o Braga terá sempre uma grande pela frente (10 e 17 de março): do tricampeão europeu M. United ( 5- 1 ao Midjytiland, com dois golos de Marcus Rashford, estrelinha de 18 anos que encantou Old Trafford no jogo de estreia pelos "red devils"), ao Basileia ( apurado por milagre, com um golo nos suspiros do jogo com o Saint- Etienne), não há muito mais por onde escolher, entre a Lazio, o Fenerbahce, o Anderlecht, que eliminou o Olympiacos de Marco Silva, ou o Shakhtar Donetsk, que foi a Gelsenkirchen provar toda a sua força (3-0 ao Schalke).
Sobra o Sparta Praga, aquela que talvez seja a equipa mais acessível, ainda assim capaz de ir a Krasnodar ganhar por 3- 0 e passar os russos com um total de 4-0.
Da jornada de ontem sobram as cenas de violência entre adeptos do Bilbau e do Marselha e a batalha campal entre "tiffosi" da Lazio e do Galatasaray. A polícia romana deteve 200 adeptos turcos. Dois torcedores do clube de Istambul foram esfaqueados e hospitalizados.


Paulo Fonseca à beira de bater recorde de Jardim

No empate de anteontem, com o Sion, o clube minhoto selou o apuramento para os oitavos de final da Liga Europa e igualou uma marca que vinha da era do treinador Leonardo Jardim. Paulo Fonseca pode fazer melhor, se conseguir o 13. º jogo seguido sem derrotas, amanhã, em Arouca, para a 24.ª jornada da Liga.
A viagem à serra da Freita, onde mora a equipa revelação, quinta classificada da Liga, que já bateu F.C. Porto e Benfica e que fez a vida negra ao Sporting, não será o palco mais fácil para o Braga chegar ao recorde do clube, ainda por cima numa altura em que os Guerreiros se encontram numa sucessão vertiginosa de jogos, o que levanta problemas de gestão física do plantel. "Alguns jogadores estão sobrecarregados", observa Fonseca.
Os laterais Baiano e Goiano, que se têm ocupado das duas faixas, são exemplos dessa sobrecarga. O regresso do lateral esquerdo Djavan poderá dar alguma folga para os próximos desafios, que continuarão a chegar de forma alucinante. Após Arouca, o Braga tem mais dois jogos de rajada: quarta-feira, em Vila do Conde, na segunda mão da semifinal da Taça (vantagem dos minhotos por 1-0); sábado, na "pedreira", com o F. C. Porto, para o campeonato.

JN


JotaCC

Sorteio dita hoje rival do Sp. Braga
Minhotos são a única equipa lusa. E há ainda Vítor Pereira

OITAVOS- DE- FINAL A cidade suíça de Nyon recebe ao final desta manhã ( 12.00) o sorteio dos oitavos- de- final da Liga Europa e o Sp. Braga será a única equipa portuguesa presente. Do lote de 15 possíveis rivais dos minhotos, já não há muito por onde escolher: a "mini- Champions", como lhe chamou o treinador bracarense Paulo Fonseca, faz jus à expressão.
Mas se o Sp. Braga é a única equipa portuguesa, Paulo Fonseca não é o único técnico luso em prova e pode ter de esgrimir argumentos com o compatriota Vítor Pereira, que ontem liderou o apuramento de Fenerbahçe. A equipa turca, com Nani e Bruno Alves no onze, empatou em Moscovo frente ao Lokomotiv, por 1- 1, depois de ter ganho por 2- 0 em Istambul. Já Marco Silva e Paulo Sousa não tiveram a mesma sorte: o Olympiacos, liderado pelo ex- técnico do Sporting, caiu no prolongamento face ao Anderlecht; a Fiorentina de Sousa não resistiu em Londres ao Tottenham.
De resto, as equipas espanholas ( Valência, At. Bilbau, Villarreal e Sevilha) e as inglesas ( Manchester United, Tottenham e Liverpool) fizeram o pleno na noite de ontem e estão também entre os potenciais adversários do Sp. Braga, tal como os carrascos alemães de FC Porto e Sporting ( Dortmund e Leverkusen). Sobram ainda os ucranianos do Shakhtar, os checos do Sparta de Praga e os suíços do Basileia.
De ontem, destaque para a reação do Manchester United, que depois da derrota na Dinamarca começou também a perder em casa mas goleou o Midtjylland ( 5- 1). E o "renascido" Valência bateu um novo recorde de diferença de golos numa eliminatória da Liga Europa ( 10- 0), frente ao Rapid de Viena.

DN

JotaCC

STOJILJKOVIC DISPARA NO PREÇO
COTAÇÃO O avançado está entre os dez jogadores que mais se valorizaram nesta época em Portugal; na Sérvia já se exige uma chamada à seleção

Destacou-se na eliminatória com o Sion e voltou a provar por que é considerado uma das grandes revelações da época. Custou 750 mil euros ao Braga, mas hoje já vale mais do triplo...



Aos poucos vais endomais fácil soletrar–e escrever, já agora – o nome de Stojiljkovic, tantas são as vezes que o sérvio tem merecido destaque ao longo da época. Os golos, 12 em todas as competições (29 jogos), são apenas o lado mais visível de um avançado que já mostrou ter muito mais do que isso para oferecerem campo – a forma como trabalha é elogiada por todo o grupo de trabalho do Braga. Os dois golos marcados ao Sion, decisivos para o apuramento dos arsenalistas na Liga Europa, são o último feito de um jogador que também começa a ter destaque lá fora. O conceituado site Transfermarkt, uma referência internacional no mercado de jogadores, colocou o avançado sérvio entre os dez jogadores que mais se valorizaram em Portugal ao longo desta temporada. No último verão, o valor de mercado de Stojiljkovic era de 900 mil euros – o Braga pagou 750 mil euros ao Cukaricki por 85 por cento do passe –, mas na última atualização, realizada nesta quarta-feira pelo Transfermarkt, subiu para os três milhões de euros. É um aumento de mais do triplo que o coloca ao lado de jogadores como João Mário (Sporting), Pizzi, Renato Sanches (Benfica), Layun e Danilo (FC Porto) como os que mais se valorizaram. Marcelo Goiano, que no arranque da época estava avaliado em 400 mil euros, também surge incluído nesta restrita lista de jogadores, uma vez que "vale" agora dois milhões de euros.
Mas as boas exibições de Stojiljkovic também já chegaram à Sérvia, onde o avançado surge em grande destaque na Imprensa local, sobretudo depois do último golo apontado ao Sion. "Ele marcou pela 12.ª vez nesta época e acabou de enviar mais um convite ao selecionador nacional", podia ler-seno site MozzartSport, que até compara o jogador do Braga com os habituais avançados da seleção. "Mitrovic + Djordjevic + Skuletic = Stojiljkovic! Os três habituais na seleção marcaram juntos 13 golos nesta época, Stojiljkovic já vai com 12...". O jornal "BlicSport" também repetiu a ideia. "Nikola Stojiljkovic está a provar que é jogador para a seleção nacional! Ele é o nosso avançado em melhor forma", escreveram. A Sérvia, que não se qualificou para o Euro'2016, tem dois jogos amigáveis agenda dos para o próximo mês, frente à Polónia (dia 21) e Escócia (25), crescendo a expectativa em torno de uma possível estreia de Stojiljkovic.


GOLOS
15

Stojiljkovic já marcou 15 golos nesta época, três pelo Cukaricki (dois no campeonato sérvio e um na pré-eliminatória da Liga Europa), ultrapassando o seu melhor registo de carreira (14), garantido na última época.



Rafa continua a ser o jogador mais bem cotado do plantel

Na mais recente atualização feita pelo Transfermarkt, Rafa mantém-se como o jogador mais valioso do Braga, com uma cotação de 11 milhões de euros, mais três do que no arranque da temporada. Hassan (cinco milhões), Baiano e André Pinto (3,5) são os jogadores que se seguem no lote dos mais cotados, numa lista que conta ta ainda com Josué (cinco milhões), que se encontra cedido pelo FC Porto. Curiosamente, o internacional português foi um dos que mais desvalorizaram, depois de ter iniciado a época ca com um valor de mercado de 8,25 5 milhões de euros.


PLANTEL
25
Neste momento da época, Paulo Fonseca tem 25 jogadores à sua disposição. Só o guarda-redes Tiago Sá e o médio Alef continuam por estrear.



LESIONADO CRISLAN CONTINUA AUSENTE

Poucas horas depois do empate (2-2) com o Sion, o plantel do Braga regressou ao trabalho sem registo de novos problemas físicos. Neste momento, Paulo Fonseca só não pode contar com o brasileiro Crislan, que continua a recuperar de uma lesão. O norueguês Ringstad já trabalha sem limitações e é opção para o jogo de amanhã com o Arouca. Hoje, há novo treino de manhã.



REVISTA DE IMPRENSA

VALE TANTO COMO TRÊS... "Stojiljkovic marcou pela 12.ª vez nesta época e acabou de enviar mais um convite ao selecionador nacional. Mitrovic + Djordjevic + Skuletic = Stojiljkovic! Os três avançados da seleção marcaram juntos 13 golos nesta época, Stojiljkovic já vai com 12..."



Milhões, recordes e muitos elogios
Braga repete presença nos oitavos de final da Liga Europa e vai acabar a época com pelo menos 54 jogos...

Não faltam desafios ao Braga, que espera ultrapassar já amanhã, em Arouca, o recorde de Leonardo Jardim, que esteve 12 jogos consecutivos sem perder; na Liga Europa, já ganhou 5,71 milhões de euros

Está feito: o Braga garantiu o apuramento para os oitavos de final da Liga Europa pela quinta vez na sua história e, com isso, amealhou mais 750 mil euros, totalizando agora 5,71 milhões de euros só em prémios monetários pela participação nas provas europeias desta época. Feitas as contas, este valor representa cerca de um terço do orçamento previsto para esta época, que é de 18 milhões de euros. Mas mais do que o dinheiro, pelo menos na perspetiva dos adeptos, interessa sobretudo a performance desportiva da equipa e essa, apesar do sofrimento nos minutos finais do jogo com o Sion, tem sido excelente.
Neste momento, o Braga, apesar da sequência infindável de jogos que teve de realizar em poucas semanas, já está há 12 encontros consecutivos sem perder – a última derrota foi em Alvalade, frente ao Sporting, numa partida perdida apenas nos descontos... Agora, no caso de voltar a vencer ou empatar na deslocação de amanhã a Arouca, Paulo Fonseca bate o recorde de Leonardo Jardim, que em 2011/12 também somou 12 encontros consecutivos sem perder.
Mas há mais: até este momento, o Braga realizou 39 jogos e já tem garantidos, no pior dos cenários, pelo menos mais 15. Em caso de eliminação nas próximas eliminatórias da Liga Europa,Taça de Portugal e Taça da Liga, o Braga chegará ao final da temporada com 54 jogos, igualando desde já o maior número de partidas realizadas numa só época, em 2010/11, quando chegou à final da Liga Europa. No entanto, nesse ano, acabou eliminado na quarta eliminatória da Taça de Portugal e na fase de grupos da Taça da Liga, ao contrário do que acontece agora com Paulo Fonseca. Para o Braga, está a ser um ano em cheio.


JOGOS
54
No pior dos cenários, o Braga vai acabar a temporada com 54 jogos realizados, tendo desde já igualado o melhor registo do clube, alcançado em 2010/11


Calendário cada vez mais apertado

A passagem aos oitavos de final da Liga Europa vai trazer mais um mês de intensa competição para o Braga, que terá sempre jogos ao fim de semana e a meio da semana em março. Começa amanhã em Arouca, seguindo-se Rio Ave (dia 2), FC Porto (6), a primeira mão dos "oitavos" da Liga Europa (10), Belenenses (13), a segunda mão dos "oitavos" (17) e U. Madeira (20). São sete jogos em pouco mais de 20 dias, que vão obrigar Fonseca a prolongar a gestão do plantel. Para amanhã, por exemplo, adivinha-se muitas novidades no onze...

O JOGO

JotaCC

Salvador e Júlio Mendes com Fernando Gomes
Presidentes do Braga e V. Guimarães apoiam a recandidatura do líder federativo às eleições de 4 de junho. AF Madeira, AF Algarve e Carlos Marta também elogiam Gomes

No dia seguinte a anunciar a intenção de recandidatar-se à presidência da FPF, Fernando Gomes viu os dois maiores clubes do Minho congratularem-se com a decisão: "É uma boa notícia para o futebol"

Braga e V. Guimarães expressaram, ontem, o apoio à recandidatura de Fernando Gomes à presidência da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) nas eleições de 4 de junho, referentes ao quadriénio 2016/2020.

António Salvador, presidente do Braga, congratulou-se com o anúncio feito por Fernando Gomes, na quarta-feira, e elogiou-lhe o trabalho como dirigente. "Tem sido um presidente exemplar. Volto a dizer: há quatro anos perdemos um grande presidente da Liga, mas ganhámos a certeza de uma Federação de qualidade. Apoio-o e acho que a sua continuidade é uma excelente notícia para o futebol", referiu o líder dos arsenalistas sobre Fernando Gomes, que também presidiu à Liga Portuguesa de Futebol Profissional, entre 7 de junho de 2010 e 16 de dezembro de 2011.
Do Minho chegou também uma mensagem de apoio de Júlio Mendes, presidente do V. Guimarães. "Entendo que recandidatura de Fernando Gomes é uma magnífica notícia para o futebol", louvou o dirigente para quem o presidente da FPF "é sensato, competente, trabalhador e tem um prestígio internacional que não nos pode deixar indiferentes". Júlio Mendes destacou, ainda, que Gomes "é uma pessoa que promove a união entre o futebol profissional e não profissional, e é também isso que precisamos".
Rui Marote, que preside à AF Madeira desde 1983, assumiu, também, o "apoio incondicional" a Fernando Gomes. "Sou o presidente há mais anos em exercício numa associação, por isso, e porque é justo, sei sem dúvida nenhuma que a recandidatura de Fernando Gomes nos descansa a todos", referiu o dirigente, explicando que "a proximidade e sensatez" do atual presidente e "o dinamismo da sua equipa" garantem que a FPF "continuará num ótimo caminho".
Também Alves Caetano, presidente da AF Algarve, expressou o seu apoio à continuidade de Fernando Gomes no cargo. "Trata-se do homem certo para o lugar certo", por conferir "credibilidade nacional e internacional invejável" ao futebol português, referiu.
Fernando Gomes foi eleito presidente da FPF em 10 de dezembro de 2011, ao derrotar Carlos Marta – que também já expressou o apoio à recandidatura – por 10 votos (46 contra 36), sucedendo a Gilberto Madail na presidência da Federação. "Fernando Gomes tem sido um presidente exemplar. Há quatro anos, perdemos um grande presidente da Liga, mas ganhámos a certeza de uma Federação de qualidade" António Salvador "É sensato, é competente, é trabalhador e tem um prestígio internacional que não nos pode deixar indiferentes" Júlio Mendes.



Braga num mar com muitos tubarões
O único sobrevivente português só sabe hoje, pouco antes do sorteio, se há cabeças de série

Já com presença assegurada nos oitavos de final da prova desde quarta-feira, depois de eliminar o Sion, o Braga saberá hoje quem será o próximo adversário na Liga Europa. Único representante das cores nacionais, uma vez que FC Porto e Sporting não conseguiram ultrapassar Dortmund e Leverkusen, respetivamente, os minhotos podem medir forças com vários adversários poderosos que já colocaram o nome na lista de vencedores da segunda prova de clubes mais importante da UEFA. Dos 15 possíveis rivais, nove, entre os quais o carrasco dos dragões, já ergueram taças europeias. De Inglaterra, Liverpool, Tottenhame Manchester United são os tubarões, sendo quedo país vizinho, o único que mantém quatro equipas em prova, Valência e Sevilha, vencedor das duas últimas edições, são adversários de peso. A Lázio, única sobrevivente italiana, também será uma formação a evitar para os embates dos oitavos de final, agendados para 10 e 17 de março. Só esta manhã, instantes antes do sorteio que decorrerá a partir das 12h00, ficará a saber-se se haverá cabeças de série ou não no sorteio. O Fenerbahçe de Vítor Pereira também está no lote de eventuais opositores.

O JOGO

JotaCC


JotaCC


Bruno3429

Fenerbahçe é o adversário do SC Braga

O Fenerbahçe, orientado por Vítor Pereira e que conta nas suas fileiras com Bruno Alves, Raúl Meireles e Nani, será o adversário do SC Braga nos oitavos de final da Liga Europa.

Os bracarenses jogam primeiro na Turquia, a 10 de março, estando o encontro da segunda mão agendado para a cidade dos arcebispos na quinta-feira seguinte, dia 17.

Atualmente no segundo lugar da Liga turca (15 vitórias, 5 empates e 2 derrotas), a equipa orientada pelo português Vítor Pereira está apenas a um ponto da liderança, na posse do Besiktas.

Na Liga Europa, acaba de eliminar o Lokomotiv Moscovo (vitória por 2-0 na Turquia e empate a uma bola na capital russa). Na fase de grupos somou duas vitórias, três empates e uma derrota, terminando no segundo lugar do Grupo A (atrás do Molde), deixando para trás Ajax e Celtic.

Além de Bruno Alves, Raúl Meireles e Nani, a formação de Instambul conta ainda no seu plantel com outros nomes bem conhecidos dos relvados portugueses (Fabiano, Abdoulaye, Diego, Souza e Markovic). No ataque pontificam o brasileiro Fernandão e o holandês Van Persie.

A Bola

Bruno3429

Vítor Pereira no caminho do Braga

Sorteio da Liga Europa colocou Fenerbahce, de Vítor Pereira e Nani, no caminho dos minhotos

O Sporting de Braga pode dar-se por satisfeito com o sorteio para os oitavos de final da Liga Europa, que teve lugar em Nyon, na Suíça. A equipa de Paulo Fonseca vai enfrentar o Fenerbahce, treinado pelo português Vítor Pereira e que conta nas fileiras com os internacionais lusos Nani, Bruno Alves e Raul Meireles. Os turcos são líderes do campeonato, com 50 pontos em 22 jogos.

Será o primeiro embate da história entre as duas formações e a terceira vez que a equipa de Vítor Pereira encontra equipas portuguesas. O histórico é negativo para a equipa da Turquia: uma vitória, frente ao V. Guimarães (1990/91) e duas derrotas, frente ao Benfica (1975/76 e 2012/13).

Duelo de gigantes em Inglaterra

Os minhotos recebem o adversário na segunda mão, a 17 de março, isto depois de viajarem até Istambul a 10 de março.

Os guerreiros do Minho escaparam assim a alguns gigantes que marcaram presença neste sorteio. Dois deles vão mesmo medir forças entre si. Liverpool e Manchester United, ambos de Inglaterra, vão discutir o acesso à próxima fase, enquanto os carrascos de FC Porto e Sporting também não vão ter tarefa fácil. O Borussia Dortmund defronta os ingleses do Tottenham, enquanto Bayer Leverkusen medirá forças com o Villareal. O sorteio ditou ainda outro duelo entre equipas do mesmo país, com Atlético de Bilbau e Valência a encontrarem-se para decidir qual das equipas espanholas passa aos quartos de final.

Nos restantes jogos destaque para o 'anfitrião' da final da Liga Europa, o Basileia, que terá de ultrapassar o Sevilha, de Espanha, para continuar a sonhar com a presença no jogo decisivo de 18 de maio. O Sparta de Praga terá a Lázio pela frente, enquanto Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, defronta o Anderlecht, da Bélgica.

O Jogo

Bruno3429

Fenerbahçe é o adversário do Sp. Braga na Liga Europa
Primeira mão joga-se na Turquia, a 10 de março
Por Redação   

O Fenerbahçe é o adversário do Sp. Braga nos oitavos-de-final da Liga Europa. Os minhotos jogam a primeira mão a 10 de março, em Istambul, com a segunda mão a jogar-se em Portugal, uma semana depois.

Esta eliminatória marca o reencontro dos bracarenses com alguns «velhos conhecidos» do futebol nacional e, desde logo, um duelo entre Vítor Pereira e o seu sucessor no comando técnico do FC Porto Paulo Fonseca.

À legião portuguesa, com Bruno Alves, Raul Meireles e Nani, no plantel da equipa turca juntam-se ainda Fabiano e Abdoulaye, emprestados pelo FC Porto, e Souza, Diego e Markovic, que já atuaram no futebol nacional.

Referência merece ainda Robin van Persie, avançado holandês ex-Manchester United e Arsenal, que é uma das grandes estrelas da equipa que neste momento é líder no campeonato turco.

O Sp. Braga é a única equipa portuguesa ainda em competição, depois de ter vencido a fase de grupos e afastado o Sion na última eliminatória.

A final da prova disputa-se a 18 de maio no St. Jacob Park, em Basileia, na Suíça.

Maisfutebol

Bruno3429

Nani e Bruno Alves no caminho europeu do Braga
O Sporting de Braga vai defrontar o Fenerbahçe nos oitavos de final da Liga Europa. Manchester United e Liverpool no jogo grande da ronda.

Nani e Bruno Alves regressam a Portugal, com o Fenerbahçe, treinado por Vítor Pereira, para defrontar o Sporting de Braga nos "oitavos" da Liga Europa.

O Sporting de Braga, única equipa portuguesa em prova na "Mini Champions", depois da eliminação de Sporting e F.C. Porto, vai ter pelo caminho a equipa turca onde jogam os portugueses Nani e Bruno Alves, ex-jogadores de "leões" e "dragões".

O jogo da primeira mão disputa-se a 10 de março, em Istambul, no terreno da equipa comandada pelo português Vitor Pereira, e o da segunda vai ter lugar em Braga, a 17 do mesmo mês.

O Sporting de Braga eliminou o Sion, da Suíça, nos 16 avos de final, enquanto o Fenerbahçe, em que alinham Bruno Alves, Raul Meireles e Nani, afastou o Lokomotiv de Moscovo.

O jogo grande dos oitavos de final vai disputar-se em Inglaterra e opõe o Liverpool ao Manchester United.

A final da Liga Europa está marcada para 18 de maio, no St. Jakob-Park, em Basileia, na Suíça.

Sorteio:

Shakhtar Donetsk, Ucr - Anderlecht, Bel

Basileia, Sui - Sevilha, Esp

Villarreal, Esp - Bayer Leverkusen, Ale

Athletic Bilbau, Esp - Valência, Esp

Liverpool, Ing - Manchester United, Ing

Sparta Praga, Che - Lazio, Ita

Borussia Dortmund, Ale - Tottenham, Ing

Fenerbahçe, Tur - Sporting de Braga, Por

JN

Bruno3429

"O Braga nunca foi tão desejado como hoje"

Paulo Fonseca, treinador do Braga, já reagiu ao sorteio da Liga Europa, que colocou Fenerbahçe no caminho dos arsenalistas

"Sabíamos que nunca iríamos ser favoritos, independentemente do adversário. Acho que o Braga nunca foi tão desejado num sorteio como hoje. Calhou-nos o Fenerbahçe e, para já, vamos ter um treinador português nos quartos de final", começou por dizer.

"Têm um plantel fabuloso, uma derrota nos últimos 31 jogos; só perderam quatro vezes esta temporada, uma delas na Liga Europa, com o Molde. Têm jogadores como o Nani, Bruno Alves, Fernandão, Markovic, Van Persie, Souza... Estamos à espera de uma eliminatória muito difícil", concluiu.

O primeiro jogo será disputado em Istambul, a 10 de março, e o segundo em Braga a 17.

O Jogo

JotaCC

Sp. Braga joga com Fenerbahçe
O clube português ficou a conhecer o seu adversário nos oitavos-de-final da Liga Europa.

O Sporting de Braga vai defrontar o Fenerbahçe nos oitavos-de-final da Liga Europa, ditou o sorteio realizado nesta sexta-feira, em Nyon, na Suíça.

Os minhotos, únicos representantes portugueses na competição, depois da eliminação do Sporting e do FC Porto na eliminatória anterior, jogam primeiro na Turquia e depois em Braga. O encontro da primeira mão disputa-se a 10 de Março, em Istambul, e o da segunda vai ter lugar em Portugal, a 17 do mesmo mês.

O Fenerbahçe, treinado pelo técnico português Vítor Pereira, foi por 19 vezes campeão da Turquia e é, actualmente, o líder do campeonato turco, com dois pontos de vantagem sobre Besiktas, que tem, contudo, menos dois jogos disputados.

Na equipa de Istambul é possível encontrar três jogadores portugueses - Bruno Alves, Raul Meireles e Nani -, para além de alguns outros que já tiveram ligações ao futebol nacional, como o médio brasileiro Diego, que alinhou no FC Porto, o defesa senegalês Abdoulaye, que também actuou no Dragão, e o guarda-redes brasileiro Fabiano, emprestado pelos portistas.

Destaque também para o holandês Van Persie, que se junta a vários internacionais turcos e ao sérvio e ex-benfiquista Markovic.

A final da Liga Europa está marcada para 18 de Maio, no St. Jakob-Park, em Basileia, na Suíça.

Lista completa dos jogos dos oitavos-de-final da Liga Europa

Shakhtar Donetsk (Ucr)- Anderlecht (Bel)

Basileia (Sui)-Sevilha (Esp)

Villarreal (Esp)-Bayer Leverkusen (Ale)

Athletic Bilbau (Esp)-Valência (Esp)

Liverpool (Ing)-Manchester United (Ing)

Sparta Praga (Rep. Checa)-Lazio (Ita)

Borussia Dortmund (Ale)-Tottenham (Ing)

Fenerbahçe (Tur)-Sp. Braga (Por)

PUBLICO

JotaCC

Sp. Braga defronta Fenerbahçe
Adversário dos oitavos de final

O Sporting Braga vai defrontar o Fenerbahçe nos oitavos de final da Liga Europa. O primeiro jogos dos bracarenses diante da equipa turca que é liderada pelo treinador português Vítor Pereira e tem no plantel os internacionais portugueses Nani, Bruno Alves e Raul Meireles tem lugar fora.

Os jogos têm lugar a 10 (primeira mão) e 17 de março (segunda mão).

O Sporting Braga, recorde-se, eliminou o Sion, enquanto o Fenerbahçe afastou o Lokomotiv Moscovo.


A final da Liga Europa está marcada para 18 de maio, no St. Jakob-Park, em Basileia (Suíça).

RECORD

JotaCC

Paulo Fonseca encara com otimismo calendário apertado do Braga
O treinador do Sporting de Braga, Paulo Fonseca, disse esta sexta-feira esperar um jogo difícil em Arouca, no sábado, na 24.ª jornada da I Liga de futebol, e destacou o facto de a equipa ir realizar o 40.º jogo da temporada.


O jogo em Arouca antecede o de Vila do Conde, na quarta-feira, diante do Rio Ave (segunda mão das meias-finais), que pode dar o passaporte para nova final da Taça de Portugal, e Paulo Fonseca espera no sábado "um jogo difícil, perante uma equipa moralizada".

"[O Arouca] Vem de três vitórias consecutivas, está a fazer um excelente campeonato, há a questão do tempo que prevê-se que não seja o melhor. Vai ser um jogo difícil, mas estamos preparados para isso", disse.

Envolvido em quatro frentes, o Sporting de Braga vai realizar no sábado a sua 40.ª partida esta época e o calendário vai continuar apertado em março com jogos da Taça de Portugal e da Liga Europa, além do campeonato.

Paulo Fonseca admite o desgaste, mas notou que a equipa tem dado boa resposta e disse encarar com "otimismo" o resto da temporada.

"Nos últimos dois meses disputámos 17 jogos, o calendário felizmente está apertado, é sinal de que continuamos em todas as provas e a equipa tem respondido sempre bem. A gestão não tem prejudicado, é uma equipa cheia de titulares", disse.

O técnico defendeu que o mais difícil é a recuperação física dos jogadores, mas nesse aspeto o plantel tem dado uma boa resposta, pelo que a maior preocupação tem que ver com o pouco tempo de preparação de cada jogo.

"É a principal desvantagem de quem joga de três em três dias, mas há um modelo de jogo perfeitamente enraizado e isso ultrapassa essa falta de tempo", disse.

Questionado sobre os cinco golos sofridos nos dois últimos jogos, Paulo Fonseca desvalorizou esse facto.

"Encaro isso da mesma forma como encarei quando estivemos dois ou três jogos sem marcar, tranquilo. A equipa tem tido um registo defensivo ótimo, é a equipa portuguesa, em todas as competições, com menos derrotas, tem cinco, o Benfica e o Sporting oito e o FC Porto 10, temos 29 golos sofridos, tantos como o Benfica [tem 30 e não 29], menos do que FC Porto, 34, e Sporting, 41. Por que haveria de estar preocupado?", deixou.

Sporting de Braga, quarto classificado, com 43 pontos, e Arouca, quinto, com 34, defrontam-se às 18:30 de domingo, no Estádio Municipal de Arouca, jogo que será arbitrado por João Pinheiro, de Braga.

JN

JotaCC

«O Sp. Braga nunca foi tão desejado como hoje no sorteio»
Paulo Fonseca diz que a sua equipa nunca seria favorita

Paulo Fonseca espera «uma tarefa difícil» nos oitavos de final da Liga Europa diante dos turcos do Fenerbahçe, orientado por Vítor Pereira e onde militam os portugueses Bruno Alves, Raúl Meireles e Nani. Na conferência de imprensa de antevisão ao jogo com o Arouca o treinador do Sp. Braga abordou o sorteio da Liga Europa, que decorreu esta sexta-feira.

«Independentemente do adversário, sabíamos que nunca íamos ser favoritos. Acho, sinceramente, que o Braga nunca foi tão desejado como hoje no sorteio. Uma coisa é certa: há um treinador português que vai continuar em prova», começou por referir Paulo Fonseca destacando a qualidade existente na competição que recentemente apelidou de «mini Liga dos Campeões».

Fenerbahçe é o adversário do Sp. Braga na Liga Europa

O treinador falou depois da equipa turca, assinalando a qualidade do seu plantel: «O Fenerbahçe tem um plantel fabuloso, tem uma derrota em 31 jogos, apenas perdeu quatro vezes esta época e na Liga Europa só perdeu com o Molde. Tem um plantel de enorme qualidade, com jogadores como Nani, Van Persie, Bruno Alves, Souza, Fernandão, Markovic, e espera-nos uma tarefa difícil».

Os arsenalistas são a única equipa portuguesa ainda em prova. O treinador do Sp. Braga considera que o afastamento de FC Porto e Sporting acaba por ser natural. «Todos os portugueses vão torcer por nós. Mas é com pena que não vejo outras equipas portuguesas na Liga Europa. Mas tanto o FC Porto como o Sporting defrontaram adversários de grande qualidade, não há comparação de investimentos entre as equipas. Acho que acaba por ser natural o afastamento de ambos», referiu.

A primeira mão do embate entre os Guerreiros e o Fenerbahçe está agendada para o dia 10 de março, em Istambul, sendo que a segunda mão realiza-se uma semana depois na Pedreira.



Paulo Fonseca: «Esta equipa está recheada de titulares»
Técnico fala das dificuldades em Arouca, do desgaste do plantel e de títulos

O Sp. Braga está «preparado para o jogo difícil» deste sábado em Arouca. Quem o assume é Paulo Fonseca, que perspetivou o jogo da 24ª jornada da Liga em conferência de imprensa, abordando o momento atual da sua equipa e a carga de jogos que vai continuar em virtude da continuidade na Liga Europa.

«Vai ser um jogo difícil, contra uma equipa moralizada e que está a fazer um excelente campeonato. Prevê-se que o tempo não seja o melhor», referiu Paulo Fonseca sobre o embate com o Arouca, que na primeira volta conseguiu um empate sem golos na Pedreira.

Sobre o atual momento da equipa, nomeadamente o desgaste físico provocado pelos muitos jogos que os minhotos têm disputado, Fonseca diz que o plantel tem dado uma boa resposta.

«O calendário felizmente está apertado, continuamos em todas as provas e a equipa tem respondido sempre bem. As mudanças não têm prejudicado a equipa, porque esta equipa está recheada de titulares. Encaramos com otimismo este calendário. O Braga tem estado sempre em forma. Vamos disputar o 40º jogo e momentos difíceis existem sempre. O que é difícil aqui tem a ver com a recuperação dos jogadores e nesse aspeto temos dado uma boa resposta a nível físico», mencionou o técnico abordando a questão dos laterais, que têm sido os mais fustigados.

O treinador dos arsenalistas disse ainda não estar preocupados com os cinco golos sofridos nos dois últimos jogos. «Relativamente a isso, a minha forma de encarar isso é como encaro quando estivemos dois ou três jogos sem marcar. Estou tranquilo. Temos tido um registo defensivo ótimo. Somando todas as competições, somos a equipa com menos derrotas. Por que é que haveria de estar preocupado? Estamos há 12 jogos sem perder», afirmou.

No dia em que se completam sete anos desde a conquista da Taça Intertoto por parte do Sp. Braga, Paulo Fonseca foi questionado se isso era um fator inspirador. O treinador respondeu desta forma:

«Sonhar, todos sonhamos. Querer ambicionar títulos e coisas memoráveis, todos o fazemos. Temos é de estar conscientes da realidade e não podemos prometer de ânimo leve. Eu não sonho acordado e quero pensar no jogo que aí vem com o Arouca, continuando com os pés assentes na terra. No início da época, vi muita gente assustada porque o Braga estava a desfazer uma equipa. Hoje em dia todos sonham com títulos, com a Liga Europa, todos dizem que temos um plantel de qualidade. Isto para dizer o quê? Que eu continuo realista. Nunca duvidei do que podíamos fazer, do que a equipa pode fazer, mas temos de ser realistas e não sonhadores, como há muitos neste momento».

MAIS FUTEBOL

JotaCC

Paulo Fonseca: «Arouca é difícil mas estamos preparados para isso»
Encara com otimismo calendário apertado

O treinador do Sporting Braga, Paulo Fonseca, disse esta sexta-feira esperar um jogo difícil em Arouca, no sábado, na 24.ª jornada da Liga NOS, e destacou o facto de a equipa ir realizar o 40.º jogo da temporada. O jogo em Arouca antecede o de Vila do Conde, na quarta-feira, diante do Rio Ave (segunda mão das meias-finais), que pode dar o passaporte para nova final da Taça de Portugal, e Paulo Fonseca espera no sábado "um jogo difícil, perante uma equipa moralizada".

"[O Arouca] Vem de três vitórias consecutivas, está a fazer um excelente campeonato, há a questão do tempo que prevê-se que não seja o melhor. Vai ser um jogo difícil, mas estamos preparados para isso", disse.

Envolvido em quatro frentes, o Sporting Braga vai realizar no sábado a sua 40.ª partida esta época e o calendário vai continuar apertado em março com jogos da Taça de Portugal e da Liga Europa, além do campeonato.


Paulo Fonseca admite o desgaste, mas notou que a equipa tem dado boa resposta e disse encarar com "otimismo" o resto da temporada: "Nos últimos dois meses disputámos 17 jogos, o calendário felizmente está apertado, é sinal de que continuamos em todas as provas e a equipa tem respondido sempre bem. A gestão não tem prejudicado, é uma equipa cheia de titulares."

O técnico defendeu que o mais difícil é a recuperação física dos jogadores, mas nesse aspeto o plantel tem dado uma boa resposta, pelo que a maior preocupação tem que ver com o pouco tempo de preparação de cada jogo: "É a principal desvantagem de quem joga de três em três dias, mas há um modelo de jogo perfeitamente enraizado e isso ultrapassa essa falta de tempo."

Questionado sobre os cinco golos sofridos nos dois últimos jogos, Paulo Fonseca desvalorizou esse facto: "Encaro isso da mesma forma como encarei quando estivemos dois ou três jogos sem marcar, tranquilo. A equipa tem tido um registo defensivo ótimo, é a equipa portuguesa, em todas as competições, com menos derrotas, tem cinco, o Benfica e o Sporting oito e o FC Porto 10, temos 29 golos sofridos, tantos como o Benfica [tem 30 e não 29], menos do que FC Porto, 34, e Sporting, 41. Por que haveria de estar preocupado?"

Sporting Braga, quarto classificado, com 43 pontos, e Arouca, quinto, com 34, defrontam-se às 18H30 de domingo, no Estádio Municipal de Arouca, jogo que será arbitrado por João Pinheiro, de Braga.

RECORD

JotaCC

Paulo Fonseca
"Braga é uma equipa cheia de titulares"


Calendário apertado não preocupa Paulo Fonseca. O Braga está em todas as frentes. Visita o Arouca, este sábado, em jogo da 24ª jornada do campeonato.
Fonseca roda a equipa, mas as mudanças não prejudicam o rendimento dos jogadores.

A rotação contínua que Paulo Fonseca tem adoptado no Sporting de Braga, esta temporada, tem dado resultados, ao ponto do clube estar em competição em todas as frentes. O treinador sublinha que "as mudanças não têm prejudicado a equipa" e olha para a questão de um ângulo curioso: "É uma equipa cheia de titulares".

Nos últimos dois meses, o Braga realizou 17 jogos. Uma densidade competitiva que justifica a rotatividade de Fonseca, mas que não aborrece o treinador.

"Felizmente o calendário está apertado. É sinal de que estamos em todas as provas. Estamos muito motivados e encaramos com optimismo este calendário preenchido", observa.

Arouca é a próxima paragem no carrossel de jogos do Sporting de Braga. Do outro lado, o quatro classificado terá o quinto da tabela. "Uma equipa moralizada, vem de três vitórias consecutivas e está a fazer um excelente campeonato", analisa Paulo Fonseca sobre a equipa de Lito Vidigal, uma das quatro (Benfica, Paços de Ferreira, Vitória de Guimarães e Arouca) que tiraram pontos ao Braga, na Pedreira, esta época.

O Arouca-Braga, a contar para a 24ª jornada da Liga Portuguesa, é este sábado, às 18h30.

RTP