News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 07/02

Started by Bruno3429, 07 de February de 2016, 07:00

Previous topic - Next topic

Bruno3429

PAULO FONSECA PERSEGUE RECORDE DE VITÓRIAS
Leonardo Jardim ganhou 27 vezes numa época, mas 2015/16 tem tudo para ser histórico
Foto: Manuel Araújo

Rui Sim-Sim e Manuel Palmeira ganharam a Taça de Portugal e apuraram, pela primeira vez, o Sp. Braga para uma prova da UEFA. Jorge Jesus conquistou a Intertoto. Domingos Paciência alcançou um 2º lugar no campeonato, a final da Liga Europa e qualificou a equipa para a Champions. José Peseiro levantou a Taça da Liga. Há muitos treinadores que escreveram a letras douradas o seu nome na história dos arsenalistas e Paulo Fonseca está no bom caminho para ser o próximo.
O Sp. Braga encontra-se em excelentes condições para chegar a duas finais e lutar por mais um título, poderá também somar-lhes um número recorde de vitórias numa única temporada. Fonseca já ganhou por 21 vezes e está a seis triunfos de igualar a marca histórica de Leonardo Jardim, alcançada em 2011/12. Com o agora treinador do Monaco no banco, os adeptos festejaram 27 vitórias em 46 partidas oficiais, números impressionantes que podem ser ultrapassados já que ainda estão por disputar, pelo menos, 18 jogos.
A continuidade na Taça de Portugal, Taça da Liga e Liga Europa vai permitir a Paulo Fonseca orientar a equipa em mais de 52 encontros oficiais e parecem estar reunidas todas as condições para se bater essa barreira das 2 7 vitórias. A título de curiosidade, Domingos somou 26 triunfos, Conceição 25 e Jesus 24.

Eficácia coletiva também impressiona

Com 34 jogos realizados, os números deste Sp. Braga impressionam, tantos em termos defensivos como ofensivos. Paulo Fonseca prometeu e montou mesmo uma equipa de ataque, com preocupação por um futebol atrativo, espalhando qualidade mas sem nunca descurar a solidez na retaguarda. Os 22 golos sofridos refletem isso mesmo e também nesse capítulo o treinador deverá acabar esta temporada com um dos melhores registos do clube de sempre (mas sem hipóteses de recorde), fruto da solidez alcançada pelo bloco bracarense. Já no ataque, Leonardo Jardim e José Peseiro festejaram 84 golos cada um em épocas seguidas, estando, neste momento, Paulo Fonseca com 57 marcados. A manter-se a média, e até porque ainda podem disputar-se mais de 20 partidas até ao final da época, há outra marca que pode ser batida, elevando a aura do atual técnico.

Autor: Ricardo Vasconcelos

Record

JotaCC

Desforra com o Estoril antes das "férias"

A receção de amanhã (21 horas, SportTV1), ao Estoril, da 21. ª jornada da Liga, antecede período de seis dias sem competir, espécie de ' férias' para uma equipa que, tão cedo, não vai ter um interregno assim entre dois jogos.
Com o adiamento da meia- final da Taça da Liga, frente ao Benfica, o Braga voltará a jogar só no domingo, nos Barreiros, diante do Marítimo, no início de um ciclo que compreenderá sete jogos até 6 de março, no máximo espaçados por quatro dias. Mas, se eliminar o Sion na Liga Europa, a cadência manter-se-á em março.
Para já, o Braga foca- se no Estoril, com quem perdeu na primeira volta por 1-0. É a segunda vez que tenta desforrar-se desse desaire, sendo que com o Rio Ave, a resposta foi inequívoca (vitória por 5-1).
Com Crislan e Djavan indisponíveis, o Braga volta a treinar esta manhã.

JN

JotaCC

ANDRÉ PINTO REGRESSA A DEFESA EM ALTA ROTAÇÃO
Apesar das constantes mudanças no centro da defesa, só o FC Porto tem menos golos sofridos no campeonato do que os arsenalistas; amanhã haverá mais mexidas para receber o Estoril

O Braga não sofreu golos nos últimos três jogos e já deixou os adversários em branco em 19 ocasiões, isto apesar das constantes mudanças na equipa que também têm atingido o centro da defesa

Numa equipa desenhada com dois médios-centro, nenhumas sumida mente defensivo, dois laterais quase sempre projetados no ataque e ainda dois pontas de lança seria de esperar, no plano teórico, um Braga goleador, mas também permissivo na defesa. Neste momento da época, com 34 jogos já realizados, percebe-se que não é bem assim: nem o Braga marca muitos golos (1,68 golos por jogo, contra 1,8 na época passada), nem sofre com grande regularidade (0,65 golos por jogo, contra 0,84 com Sérgio Conceição). Para além dos elogios à forma como a equipa defende, quase sempre longe da sua baliza, há também que destacar o mérito dos centrais, André Pinto, Boly e Ricardo Ferreira. Chegados a esta fase da temporada, nenhum dos três se pode assumir como titular indiscutível, uma vez que a rotação imposta por Paulo Fonseca tem levado a constantes mudanças também no centro da defesa, independentemente do grau de dificuldade do jogo. A verdade é que, como se pode confirmar no quadro aqui ao lado, há três duplas de centrais bem rotinadas em Braga, com resultados quase similares – a dupla Boly/ Ricardo Ferreira é, no entanto, a mais eficaz.
Amanhã, na receção ao Estoril, Paulo Fonseca vai repetir as trocas, desta vez com a chamada ao onze de André Pinto, que ficou de fora da partida com o Rio Ave depois de ter sido expulso no Bessa. A decisão sobre o companheiro de sector de um dos capitães de equipa ainda não está tomada, mas Boly, titular nos últimos dois jogos, deve ser o sacrificado, abrindo vaga para Ricardo Ferreira, que ficou a descansar no confronto com o Boavista.



DEFESA
19
Nos 34 jogos realizados esta temporada, o Braga não sofreu golos em 19, tendo ultrapassado o registo da última época – 18 jogos sem golos sofridos



DUPLAS DE CENTRAIS NO BRAGA



Pinto é rei no ar
André Pinto é o defesa central dos quatro primeiros classificados com mais duelos aéreos ganhos na Liga. Boly é o quinto, Ricardo Ferreira o sétimo.



PIOR CASA DA ÉPOCA EM PERSPETIVA

O jogo de amanhã, com o Estoril, deverá ter as bancadas do Municipal de Braga praticamente desertas, sendo de esperar a pior assistência desta época em jogos da Liga. Para já, o recorde negativo aconteceu a 6 de janeiro, uma quarta-feira (18h15), na receção à Académica, que só teve 4169 adeptos nas bancadas. Amanhã, esperam- se ainda menos pessoas para ver a equipa de Paulo Fonseca. As previsões de mau tempo, aliadas à hora tardia da partida (21h00) e ao facto de ser véspera de carnaval fazem acreditar que a assistência seja inferior à do jogo com a Académica.



LUIZ CARLOS EM PLANO DE POUPANÇA
Médio foi titular nos últimos quatro jogos e tem apresentado sinais de cansaço. Deve ser poupado da partida de amanhã

Nos últimos dois jogos, frente a Boavista e Rio Ave, e sobretudo durante as segundas partes, Luiz Carlos rendeu bem menos do que tem sido habitual ao longo desta temporada. O médio brasileiro, um dos elementos fundamentais para a ideia de jogo de Paulo Fonseca,éumd os jogadores mais utilizados do plantel (participou em 29 dos 34 encontros realizados pela equipa), tendo sido titular nas últimas quatro partidas, disputadas em apenas 12 dias. Por isso, não será difícil de adivinhar que Luiz Carlos deverá ser poupado do jogo de amanhã, com o Estoril, até porque agora já há Filipe Augusto, de regresso depois de recuperar de lesão. Baiano e Vukcevic, que também foram massacrados com muitos minutos neste curto período de tempo, podem seguir o exemplo de Luiz Carlos e saltar temporariamente do onze inicial.

O JOGO

Pé Ligeiro

André Pinto é a novidade para o Estoril

O regresso de André Pinto, que cumpriu castigo após a expulsão no Estádio do Bessa, é a nota de destaque da convocatória elaborada por Paulo Fonseca para a receção ao GD Estoril Praia (segunda-feira, 21 horas). Em sentido contrário, é de registar as saídas de Boly e de Ringstad, este último indisponível, devido a uma mialgia no adutor direito.

O treinador chamou 19 jogadores para a partida da 21.ª jornada da Liga NOS: André Pinto, Wilson, Luíz Carlos, Baiano, Rui Fonte, Rafa, Stojiljkovic, Hassan, Filipe Augusto, Pedro Santos, Ricardo Ferreira, Josué, Marafona, Alan, Arghus, Vukcevic, Mauro, Marcelo Goiano e Matheus.

scbraga.pt
BRAGA SEMPRE MAIS!

Pé Ligeiro

Boly e Ringstad ficam de fora dos convocados


Paulo Fonseca retirou Boly e Ringstad da lista de convocados para o encontro desta segunda-feira com o Estoril. O francês fica de fora por gestão do treinador, enquanto o norueguês está a contas com mialgia no adutor direito.

De regresso está André Pinto, central que tinha falhado a partida a meio da semana com o Rio Ave, para a Taça de Portugal, devido a suspensão.

Djavan e Crislan continuam de baixa, entregues ao departamento médico.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Matheus e Marafona.

Defesas: Marcelo Goiano, Baiano, Arghus, Ricardo Ferreira e André Pinto.

Médios: Vukcevic, Filipe Augusto, Mauro, Luiz Carlos, Josué e Alan.

Avançados: Pedro Santos, Rafa, Rui Fonte, Stojiljkovic, Wilson Eduardo e Hassan.

ABOLA
BRAGA SEMPRE MAIS!

JotaCC