News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 29/01

Started by Bruno3429, 29 de January de 2016, 08:28

Previous topic - Next topic

Bruno3429

SC Braga: Rafa com a cotação em alta no mercado
Paulo Machado

Rafa é o nome do momento em Braga. O futebolista está na mira dos principais emblemas do futebol nacional e não só, mas face a campanha desenvolvida pela equipa em todas as frentes desportivas António Salvador parece determinado em garantir a permanência do futebolista, a fim de permitir ao treinador Paulo Fonseca maiores garantias de sucesso, tendo em linha de conta que é um jogador com peso determinante na manobra ofensiva da formação bracarense.

Porém, há valores que podem inverter a vontade daqueles que defendem — e desejam — a continuidade do avançado no clube bracarense. Aqui emerge a questão financeira, na medida em que o valor da estipulado para a cedência dos direitos desportivos cifra-se na ordem dos 20 milhões de euros. Esta é uma questão que perdura desde o arranque da temporada, tendo em linha de conta que já nessa altura chegaram à SAD do SC Braga algumas abordagens para a compra do passe do futebolista. António Salvador admitia, na altura, a saída do jogador por um valor a rondar os dez milhões de euros e apenas referente a metade do passe do jogador [conforme noticiou o Correio do Minho, em 18 de Julho.

Qualquer tipo de negociação terá, sempre, de existir um entendimento tripartido, tendo em linha de conta que o passe do jogador está dividido, com o clube bracarense a deter 40% do passe do jogador, enquanto o empresário Jorge Mendes detém mais 40%. Os restantes 20% estão divididos pelo empresário do futebolista, António Araújo (10%) e ainda o clube de origem, o Feirense (10%).
Rafa tem 22 anos e está a cumprir a terceira temporada ao serviço do SC Braga, depois de ter contratado ao Feirense na época de 2013/2014, depois de ter sido um jogador em destaque na II Liga de Futebol. Apesar de ser o jogador com a cotação em alta, o clube está determinado em manter o futebolista até ao final da temporada.

Correio do Minho

JotaCC

Filipe Augusto recuperado e Mauro vítima do livre-arbítrio

O médio brasileiro Filipe Augusto teve alta médica e foi reintegrado nos treinos, mas ainda não deverá ser escalado para a próxima jornada da Liga, depois de amanhã, no Estádio do Bessa. Porque esteve parado mais de três semanas (lesionou-se no jogo com a Académica, a 6 deste mês), ainda precisa de recuperar a forma física para poder voltar a jogar. Os Guerreiros têm outra baixa certa para o jogo com o Boavista: Mauro terá de cumprir um jogo de castigo.
Expulso pela acumulação de cartões amarelos e, sobretudo, pelo livre- arbítrio de João Capela, anteontem, no jogo da Taça da Liga, com o Rio Ave, Mauro cederá a vaga a Vukcevic (o montenegrino comporá o duplo-pivot com Luiz Carlos).
A mudança, forçada, até já devia estar planeada, na gestão rotativa do treinador do Braga, mas o certo é que a expulsão de Mauro em Vila do Conde, unanimemente considerada como abusiva, deixou o clube minhoto à beira de um ataque de nervos. Tirando a reação de Paulo Fonseca, que até foi parcimonioso – "Os lances de Mauro devem ser vistos e revistos" –, o Braga conteve-se, mas João Capela ficou com as orelhas a arder.
Ultrapassados os desatinos do apito, a equipa do Braga retomou os treinos, ainda com duas baixas de mais longa duração: o defesa lateral esquerdo Djavan e o atacante Crislan continuam a recuperar de lesões e ainda não estarão aptos para o desafio do Bessa. Nada que aflija Paulo Fonseca por aí além, dadas as fartas soluções do plantel, sobretudo para as laterais da defesa, que, além dos titulares Baiano e Goiano, tem mais uma alternativa no esquerdino norueguês Ringstad.


Fartote de bola Dez jogos em 30 dias

"Vítima" do próprio sucesso, o Braga está à beira de entrar numa maratona vertiginosa, com jogos atrás de jogos. Em 30 dias, entre depois de amanhã (Liga, com o Boavista) e 1 de março ( semifinal da Taça, com o Rio Ave) a equipa de Paulo Fonseca fará dez jogos, incluindo a meia- final da Taça da Liga, na Luz, e dois da Liga Europa, com o Sion. Uffff!...

JN

JotaCC

A TEMPORADA MAIS PREENCHIDA
O Braga nunca tinha chegado a esta fase da época envolvido em tantas competições: quatro

O Braga é a única equipa portuguesa que se mantém em todas as frentes. Uma exclusividade com impacto histórico, já que nunca tinha chegado a fevereiro com tantas provas para disputar



Antes da recente visita a Alvalade, para o campeonato, Paulo Fonseca sublinhou que o Braga era a única portuguesa com os objetivos intactos e agora pode reafirmá-lo ainda com mais firmeza. Os arsenalistas ultrapassaram o Rio Ave, na Taça da Liga, e prosseguem em – despediu definitivamente da Taça da Liga – e na própria história do clube minhoto.
Desde que a Taça da Liga passou a fazer parte do calendário do futebol nacional, já lá vão nove épocas, o Braga nunca tinha chegado a fevereiro com presença em tantas competições. Quartos classificados no campeonato, os minhotos estão apurados para as meias-finais da Taça da Liga (Benfica) e Taça de Portugal (Rio Ave) e vão disputar os 1/16 de final da Liga Europa (Sion). Mesmo nas suas temporadas de maior sucesso, o Braga disse adeus mais cedo em pelo menos uma destas provas.
Em 2013/14, os minhotos também atingiram as meias-finais das duas taças internas, mas foram afastados da Liga Europa prematuramente: caíram aos pés dos romenos do Pandurii no play-off. No futebol português, só há sete casos semelhantes ao do atual Braga: Benfica (2010/11, 2012/13 e 2013/2014); FC Porto (2013/14, 2009/10 e 2008/09); e Sporting (2007/08).
Este é um dos principais méritos da equipa de Paulo Fonseca, guiada pelo sonho de repetir as conquistas de 1966( Taça de Portugal ), 2013 (Taça da Liga) ou a final europeia (2011) em Dublin, na Irlanda, com o FC Porto, tendo a noção natural de que será muito difícil ir além do quarto lugar no campeonato.


3 QUESTÕES A MIGUEL PEDRO
"Esta gestão é uma técnica de motivação"

1 Como vê o facto de o Braga, pela primeira vez, estar em todas as frentes numa fase tão adiantada da época?
—É uma realidade única no Braga e deve ser singular em muitos clubes. Não deve haver muitas situações destas. Uma das explicações, talvez a mais fácil, é a existência deum plantel muito bem escolhido e muito equilibrado, que permite ao Paulo Fonseca fazer esta gestão, que mais do que uma gestão de cansaço é uma técnica de motivação. Os jogadores sentem-se todos titulares. Não há suplentes no Braga. Temos que dar esse mérito ao Paulo Fonseca.

2 Deverá agora o Braga privilegiar as taças?
—O campeonato não está feito. Eu vejo o Paços de Ferreira e o V. Guimarães como adversários mais diretos e o V. Guimarães vai fazer uma segunda volta muito forte. Agora, penso que um clube como o Braga precisa de títulos e, sabendo que isso é muito difícil no campeonato, podemo-nos concentrar na Taça da Portugal e na Taça da Liga, porque estes títulos são formas de agregar a comunidade e permitem festejos coletivos. Mas nunca descurar o campeonato, até porque o quarto lugar permite o acesso direto à Liga Europa.

3 Os reforços Ringstad, Josué e Marafona asseguram a continuidade desta gestão da equipa?
—O Marafona é uma excelente escolha.O Josué tem muito talento e permitirá dar sequência a esta gestão e a ideia é continuar nas quatro frentes o máximo possível. O Ringstad, sim, é uma necessidade e aí podia falar-se em cansaço dos laterais. São escolhas certas, com intuitos precisos.



MAURO EXPULSÃO GERA REVOLTA

Depois de Paulo Fonseca ter dito que os lances que originaram os dois amarelos a Mauro no jogo com o Rio Ave, na Taça da Liga, deveriam "ser vistos, revistos e analisados", o Braga colocou um vídeo na internet com esses e outros momentos em que se sentiu prejudicado pelas decisões do árbitro João Capela. Mais um episódio para a polémica entre os dois clubes.



ESTREIA JOSUÉ FOI O 29º A ENTRAR

Josué estreou-se pelo Braga nos minutos finais do jogo com o Rio Ave, na Taça da Liga, e passou a ser o 29.º jogador utilizado por Paulo Fonseca na presente temporada. O último a ser lançado havia sido Simãozinho, da equipa B, frente ao Leixões. Há três jogadores do plantel do principal que ainda aguardam pela primeira vez: Tiago Sá, Alef e Marafona.



Filipe Augusto reforça o centro
Sem jogar desde 6 de janeiro, dia em que se lesionou frente à Académica, o médio brasileiro está recuperado

O Braga prepara por estes dias a deslocação de domingo ao Estádio do Bessa, onde na época passada foi derrotado por 1-0 (golo de Uchebo aos 82 minutos)

A integração parcial de Filipe Augusto foi a principal nota de destaque do treino de ontem. O regresso do jogador emprestado pelo Rio Ave pode assim compensar a suspensão de Mauro.

Após o empate em Vila do Conde (0-0), que confirmou a passagem às meias-finais da Taça da Liga, o Braga treinou logo ontem de manhã para iniciar a preparação do jogo de domingo frente ao Boavista( no Bessa, às 17h00). Numa sessão ligeira para os titulares da véspera, destaque para a integração parcial de Filipe Augusto, recuperado da mialgia na coxa esquerda que o mantém afastado da competição desde o dia 6 de janeiro.
Paulo Fonseca já poderá chamar Filipe Augusto para a visita ao Bessa, a menos que prefira não forçar a situação e esperar mais uns dias. A verdade é que, se não o convocar, o meio-campo fica muito desfalcado, uma vez que Mauro foi expulso em Vila do Conde e terá de cumprir uma partida de castigo. Para a zona central do meio-campo restam apenas Luiz Carlos e Vukcevic. Alef ainda não foi utilizado e Josué, acabado de chegar à equipa e já estreado frente ao Rio Ave, é visto como uma opção mais válida para as alas.
Filipe Augusto lesionou-se frente à Académica e perdeu os últimos seis compromissos do Braga: Sporting, Arouca, Nacional, Leixões e Rio Ave (campeonato e Taça da Liga). Durante este período, Paulo Fonseca ficou muito condicionado em termos de opções para o meio-campo, o que o levou, por exemplo, a admitir que substituiu o amarelado Vukcevic ao intervalo do jogo com o Arouca, na Taça de Portugal, para não correr o risco de perder mais um médio nesta fase exigente do calendário.

JOGOS
15
Filipe Augusto soma 15 jogos e dois golos nesta época, sendo o médio, excluindo Alef, menos utilizado por Paulo Fonseca

O JOGO

JotaCC