News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 20/01

Started by JotaCC, 20 de January de 2016, 08:09

Previous topic - Next topic

JotaCC

SC Braga: 95 anos feitos a pensar num futuro ainda mais "radioso"

São 95 anos cheios de vida, sucessos, glórias e muitas peripécias e histórias para contar. São 95 anos de "sangue, suor e lágrimas". São 95 anos de crença, determinação e vontade. De ecletismo, emoções e paixão. São 95 anos de um Sporting Clube de Braga orgulhoso do seu passado, confiante no seu presente e ambicioso, determinado e sonhador no que será o seu futuro.
O Sporting Clube de Braga está de parabéns e ontem a liderança liderada por António Salvador fez questão de assinalar a data com algumas cerimónias mais institucionais e simbólicas, mas deveras emblemáticas.

De manhã bem cedo António Salvador liderou uma comitiva de dirigentes dos Guerreiros do Minho no simbólico hastear da bandeira do Sporting Clube de Braga, dando início às comemorações de mais um aniversário do clube oficialmente fundado a 19 de Janeiro de 1921. Uma cerimónia que se realizou no Estádio Municipal de Braga e marcou o arranque oficial das comemorações dos 95 anos de vida do SC Braga, com os festejos a prolongarem até ao próximo dia 15 de Fevereiro, aquando da realização da I Gala Legião de Ouro.

Depois de uma cerimónia mais pessoal, em que estiveram presentes apenas grande parte dos dirigentes do clube e da SAD arsenalistas e alguns adeptos mais emblemáticos do clube, como a mítica Amelinha que não perde uma iniciativa em que as cores do SC Braga estejam presentes.
A seguir a este momento na 'casa' do Sporting Clube de Braga, realizou-se uma cerimónia religiosa, na Capela do Cemitério de Braga, na qual já participaram praticamente todos os funcionários do clube, assim como vários sócios que fizeram questão de marcar presença no local, como forma de demonstrarem a sua devoção e amor pelo clube da sua cidade.

No final da missa, seguiu-se a já tradicional romagem às campas dos fundadores do clube e dos sócios recentemente falecidos, como foram os casos do antigo director do clube, José Soares, e também do sócio número sete dos Guerreiros do Minho, Mário Ribeiro, homenageados com a deposição de coroas de flores nas suas campas.

Em dia de festa, que se vai prolongar, António Salvador deixou umas palavras ao site do clube, lembrando ainda que o clube é de e para os seus sócios e adeptos: "o SC Braga é os seus sócios e adeptos, todos eles de parabéns e certamente orgulhosos por fazerem parte de uma instituição tão nobre. A nós cabe-nos honrar e fortalecer essa ligação entre o clube e as pessoas e é ao encontro desse intuito que este ano as celebrações contemplam a entrega das medalhas de ouro e de prata aos associados com 50 e 25 anos de filiação, mas igualmente a I Gala Legião de Ouro".

CORREIO DO MINHO

JotaCC

STIAN RINGSTAD E ALEF NO PLANO DE FONSECA
Lateral-esquerdo e médio vão estrear-se em Matosinhos pela primeira equipa. Paulo Fonseca assumiu "mudanças na equipa", a começar pela utilização do norueguês

"Alguns têm acusado fadiga e farei mudanças. O Ringstad jogará"
Paulo Fonseca
Treinador do Braga


A pensar na "fadiga" de alguns jogadores e a prever um Leixões aguerrido, o treinador do Braga vai misturar titulares com alguns dos menos utilizados, apontando claramente à vitória




Sem qualquer quilometragem pela equipa principal do Braga, Ringstad e Alef serão lançados por Paulo Fonseca esta tarde, frente ao Leixões, na segunda ronda do Grupo D da Taça da Liga. O treinador tem a noção de que "alguns jogadores têm acusado fadiga", como reflexo da "sobrecarga de jogos" (os minhotos continuam envolvidos em quatro provas, incluindo a Liga Europa), e admitiu "mudanças" no onze titular, fazendo parte desse plano as estreias do lateral-esquerdo norueguês, como O JOGO adiantou na edição de terça-feira, o único reforço de inverno dos bracarenses, e o médio brasileiro, contratado no verão com o rótulo de sucessor de Danilo (Valência), depois de ter ajudado o escrete a atingir a final no Mundial de sub-20 disputado na Nova Zelândia, que o Brasil perdeu para a Sérvia. Paulo Fonseca revelou que Ringstad "vai jogar", deixando a garantia de que apresentará uma equipa forte, de olhos na qualificação para as meias-finais. "Se queremos passar à fase seguinte, teremos que vencer obrigatoriamente. O Leixões venceu quatro dos últimos cinco jogos e teve uma grande melhoria com a entrada do Pedro Miguel. Temos de encarar o adversário com muito respeito e seriedade", vincou.
Tapado pela concorrência, tal como Alef, que apenas contabiliza cinco jogos disputados pela equipa B, o central Arghus será outra novidade entre os arsenalistas que entrarão de início. A base da equipa será constituída, no entanto, por habituais titulares ou jogadores bastante rodados, tais como Baiano, André Pinto, Wilson Eduardo, Pedro Santos, Rui Fonte e Hassan. O treinador está à espera de um Leixões motivado, até porque o jogo terá transmissão televisiva. "Os jogadores vão querer mostrar-se. Já contra o Rio Ave venderam a derrota muito cara", recordou Fonseca.



Arghus e Simão convocados

As inclusões do central Arghus e do extremo Simão foram as novidades na lista de convocados do Braga para a visita ao Leixões. Se no caso do central brasileiro se tratou de um regresso, já Simão, um jovem de 20 anos que tem evoluído pela equipa B, foi chamado pela primeira vez por Paulo Fonseca, sendo improvável a sua utilização de início. Neste grupo de 19 jogadores já não entraram Joan Román e Rodrigo Pinho, cedidos ao Nacional. "Disse-lhes que seria vantajoso passarem a jogar com mais regularidade", contou Paulo Fonseca.



EQUIPA FEMININA EM 2016/17
Na celebração dos 95 anos do Braga, António Salvador apostou num "futuro radioso", com espaço para o futebol no feminino

A partir da próxima época, o Braga vai ter uma equipa feminina de futebol que irá participar na nova liga feminina, com 14 equipas, criada pela FPF. Em entrevista ao jornal "Correio do Minho", o presidente António Salvador confirmou a participação dos bracarenses. "É um ponto consumado que iremos apostar numa nova modalidade a partir da próxima época desportiva, que passa pela constituição de uma equipa de futebol feminino para competir no futebol nacional", revelou. O clube celebrou ontem 95 anos e o dirigente projeta um "futuro radioso". "Cabe-nos honrar e fortalecer a ligação entre o clube e as pessoas, e é ao encontro desse intuito que, este ano, as celebrações contemplam a entrega das medalhas de ouro e de prata aos associados com 50 e 25 anos de filiação, mas igualmente a I Gala Legião de Ouro", contou.



STOJILJKOVIC FALA DE PROPOSTAS

Com dez golos marcados (oito no campeonato e dois na Taça de Portugal), Stojiljkovic não pára de conquistar admiradores. Em declarações prestadas ao jornal "Mozzart Sport", da Sérvia, o avançado de 23 anos admitiu que se situa entre os jogadores mais desejados. "Ouvi dizer que há um monte de propostas para muitos jogadores, incluindo eu. Só que nem penso em sair, pois o clube não pretende vender ninguém e tenho contrato válido com o Braga até 2020", testemunhou o avançado, sem esconder que trabalha para ser chamado à seleção da Sérvia.

O JOGO

JotaCC

A primeira vez de Ringstad vai ser no Mar
Braga Paulo Fonseca confirma lateral no onze

Paulo Fonseca garantiu, ontem, que vai utilizar hoje de início, no jogo frente ao Leixões, o defesa esquerdo norueguês Ringstad, até aqui o único reforço dos minhotos no mercado de inverno.
"Sim, vai jogar", anunciou o técnico do Braga, na antevisão do jogo da segunda jornada da Taça da Liga, que terá lugar em Matosinhos.
Como se previa, Paulo Fonseca fez várias alterações na convocatória, destacando-se, também, a chamada do ala Simão, da equipa B, e do central Arghus.
"Alguns jogadores podem acusar alguma fadiga e por isso vou fazer algumas mudanças. A equipa tem lidado bem com a questão do cansaço", avaliou Paulo Fonseca, que chamou 19 jogadores, sendo de notar, em relação ao último jogo, as saídas de Boly (castigado) e de Alan (gestão de esforço).
"Se queremos passar à fase seguinte teremos que vencer obrigatoriamente. O Leixões ganhou quatro dos últimos cinco jogos e teve uma grande melhoria com a entrada do Pedro Miguel. Temos de encarar o adversário com respeito e seriedade", realçou Paulo Fonseca.
Entretanto, o Braga assinalou, ontem, o 95.º aniversário . O presidente António Salvador esteve na cerimónia do hastear da bandeira, no Estádio Municipal. Uma missa e a romagem à campa do clube assinalaram também a efeméride.
Ao site do clube, António Salvador mostrou "orgulho" por ver o Braga chegar aos 95 anos, frisando trabalhar para que o futuro do clube "seja ainda mais radioso do que o passado".

JN

JotaCC


Bruno3429

TL: Leixões-Sp. Braga, 0-4 (crónica)
Homens do Mar sem pedalada para a superioridade dos Arsenalistas a meio gás
Por Sara Marques       

Querer não é sempre poder. E se o lema é tantas vezes desmentido, voltou a sê-lo esta tarde no Estádio do Mar. Os homens do Leixões tentaram, frente ao Sp. Braga, corrigir a derrota sofrida frente ao Rio Ave na primeira jornada da Taça da Liga. Tentaram... quiseram... mas não conseguiram. Por mais que os jogadores da casa se esforçassem, pela frente tiveram um adversário que, mesmo tendo alinhado com um onze menos utilizado, se apresentou seguro e competente.
 
Os poucos adeptos nas bancadas não assistiram a um grande espetáculo de futebol. Verdade seja dita, o estado deplorável do relvado também não permitia. Muitas perdas de bola, passes errados e escorregadelas foram consequência do mau estado do tapete (ocasionalmente) verde.
 
Ringstad (que se estreou), Pedro Santos, Wilson Eduardo, Hassan e Rui Fonte foram os homens que fizeram mexer o jogo. E o golo não se fez esperar. Aos 10 minutos, Wilson Eduardo a jogar com Rui Fonte a meio campo, e a bola depois a chegar para Pedro Santos, que rematou cruzado e abriu o marcador.
 
Os remates arsenalistas sucediam-se e, do outro lado, Pan Ximing ia aparecendo, in extremis, para cortar antes que a bola se encaminhasse para a baliza. Em vantagem, os jogadores do Sp. Braga também não carregaram muito no acelerador e a omnipresença do central chinês foi chegando para as encomendas até ao intervalo.
 
Do ataque do Leixões, na primeira parte, pouco há a dizer, além de umas tentativas de desmarcação de Niang, e de umas movimentações solitárias de Guo Yi, que a defesa do Sp. Braga resolveu sem grande desassossego.
 
A segunda parte trouxe mexidas nas equipas, mas sobretudo no jogo, que se foi tornando mais duro, num relvado, cada vez mais estragado. E aos 53 minutos, após um cruzamento de Baiano, Pedro Pinto escorrega, e Hassan, que recebe na área, a trabalhar à vontade e a rematar para o fundo da baliza. Estava feito o 2-0-
 
O relógio ainda mostrava muito tempo pela frente, mas o Leixões não parecia ser capaz de inverter a situação. Guo Yi ia tentando, mas estava muito desacompanhado, e mais ficou ainda quando, aos 58 minutos, Niang foi expulso.
 
Em alguns lances de bola parada, Guo Yi ainda conseguiu colocar na área, mas Max, que apareceu por duas vezes, não conseguiu dar o melhor destino à bola.
 
Já no Sp. Braga Simão entrou cheio de vontade e rematava para tudo quanto era lado... tendo sempre o azar de encontrar um adversário pelo caminho. Ao cair do pano, após um cruzamento de Hassan, Rui Fonte ainda fez um belíssimo golo. E Wilson Eduardo, de grande penalidade, fez o 4-0.
 
Uma vitória mais do que merecida para um Sp. Braga que não teve que suar muito para a conseguir, mas fica lançado nesta fase de grupos da Taça da Liga. Já o Leixões, com duas derrotas fica sem esperanças na prova.

Paulo Fonseca: «Jogo difícil por causa do estado do relvado»
Técnico do Sp. Braga lembra dificuldades de Sporting e Benfica com equipas de outros escalões
Por Sara Marques       

Paulo Fonseca, treinador do Sp. Braga, em declarações aos jornalistas após a vitória sobre o Leixões, por 4-0, em jogo da segunda jornada da fase de grupos da Taça da Liga:
 
«Foi um jogo com pouca história. Fizemos um jogo sério, respeitamos o leixões, mas foi um jogo difícil por causa do estado do relvado. Dificultou. Mesmo assim, podíamos ter até marcado mais golos».
 
«Benfica teve dificuldades em vencer o Oriental e o Sporting perdeu com o Portimonense. Se não fossemos sérios, podíamos ter também dificuldades aqui».
 
[Vantagem de uma vitória «O primeiro critério de desempate são realmente os golos. É importante vencermos por uma margem como esta. Estamos dependentes só de nós próprios».
 
[Estreia de Ringstad] «Ringstad está ainda a adaptar-se. Fez um bom jogo e só saiu porque já tinha um amarelo e o estado do relvado às vezes levam a que se façam faltas».

Maisfutebol

Bruno3429

PAULO FONSECA
"Estamos em quatro provas e queremos ir longe em todas"

Paulo Fonseca ficou satisfeito com a vitória frente ao Leixões e pensa em ir longe em todas as provas.

Jogo difícil:
"Foi difícil para as duas equipas, mas principalmente para o nosso tipo de jogo, de circulação e posse. Ainda assim, fizemos quatro golos e podíamos ter feito mais. É preciso respeitar imenso estas equipas, basta ver que o Portimonense venceu o Sporting, por exemplo. Estou satisfeito com a seriedade que a equipa empregou neste jogo.

Objetivo: "O nosso primeiro objetivo era vencer, e o nosso segundo objetivo era vencer pelo maior número de golos possível. Conseguimos e vamos para a ultima jornada com um jogo dificil, mas que podemos perfeitamente vencer".

Estreias de Ringstad e Simão:
"Fiquei com boa opinião deles. O Ringstad chegou há pouco tempo, em termos ofensivos apresentou coisas positivas, estou satisfeito. Em relação ao Simão, é um miúdo do, que se estreou. Não é fácil jogar num relvado destes, e a forma como fizemos foi com entrega, honestidade e seriedade e, por isso, estamos de parabéns".

Lutar por todas as provas: "Estamos em quatro provas, é possível ir longe em cada uma delas. Relativamente aos jogos que temos pela frente, há que pensar sempre no próximo".

RUI FONTE
"Tivemos de ser muito sérios"

Depois da vitória em Matosinhos (4-0), Rui Fonte já olha para as meias-finais.

Seriedade: "Tivemos de ser muito sérios, sabemos que o Leixões é uma equipa bastante difícil e que está a melhorar na II Liga. Só com a seriedade que mostrámos hoje é que podíamos sair daqui com um resultado destes [0-4]".

Relvado:
"Devido ao que tem chovido, era difícil o relvado estar em melhores condições. Creio que se não era fácil para nós também não foi fácil para eles".

Meias-finais:
"Temos ambição de passar esta fase, de chegar às meias-finais, e sabendo que só dependemos de nós, é possível".

Oportunidade: "Tento ajudar a equipa, claro que tem de ser com golos, mas procuro sempre aproveitar todas as oportunidades para o fazer".

O Jogo

Bruno3429

VITÓRIA CLARA NUM MAR PERIGOSO

A vitória do SC Braga diante do Leixões (4-0) não sofre contestação. Os gverreiros foram melhores e o resultado só não é mais dilatado porque o guarda-redes leixonense, Taha Zarei, assinou uma exibição de bom nível. Ainda assim, o estado do terreno do Estádio do Mar podia ter complicado as intenções da equipa de Paulo Fonseca. Um relvado em muito mau estado não beneficiou o futebol que os gverreiros têm vindo apresentar. A vitória é clara, mas o mar do Estádio do Leixões podia ter causado verdadeiros perigos.

Quanto ao filme do jogo foi de sentido único com Matheus a ter pouco ou nenhum trabalho. Aos 7' Hassan deu o primeiro aviso, embora o remate tenha saído fraco. O que o avançado não conseguiu materializar, fê-lo Pedro Santos. A jogada começa na direita e acaba no pé do canhoto. O extremo tira o adversário do caminho e com jeito e classe inaugura o marcador. E por esta altura já o relvado apresentava-se em péssimas condições e as chuteiras já não eram suficientes para impedir as escorregadelas. Até ao intervalo nota para o passe de Luiz Carlos que isolou Pedro Santos, mas o número 23 atirou contra o corpo de Taha Zarei.

No segundo tempo, a toada ofensiva dos minhotos acentuou-se e aos 54' Hassan assinou o segundo do SC Braga. Cruzamento de Baiano e Hassan com uma receção com nota artística tira um defesa do caminho e faz o segundo. Aos 68' minuto de estreia para Simão. O extremo da equipa B foi chamado por Paulo Fonseca e cumpriu o seu primeiro jogo ao serviço da equipa principal. E foi pelos corredores que os bracarenses chegaram ao terceiro. Velocidade na esquerda de Hassan e cruzamento para área com Rui Fonte a encostar ao primeiro poste. O resultado final ficou fechado nos descontos. Hassan é derrubado dentro de área e chamado a finalizar, Wilson Eduardo fez o último golo da partida na cobrança de uma grande penalidade.

Na próxima jornada da Taça CTT o SC Braga desloca-se a Vila do Conde para defrontar o Rio Ave num encontro que poderá definir quem segue para as meias-finais da prova.

Ficha de jogo: Matheus, André Pinto, Wilson Eduardo, Luiz Carlos, Rui Fonte, Hassan, Pedro Santos (57' Rafa), Ringstad (68' Simão ), Arghus, Mauro e Marcelo Goiano (Baiano intervalo).

PAULO FONSECA: "ESTOU SATISFEITO COM A EQUIPA"

A vitória diante do Leixões (0-4) deixou Paulo Fonseca satisfeito. O que para muitos seria o mínimo exigível, para o técnico do SC Braga foi um motivo de satisfação pela forma como os jogadores encararam o desafio com uma equipa de um escalão inferior. "Foi difícil para as duas equipas, mas principalmente para o nosso tipo de jogo, de circulação e posse. Ainda assim, fizemos quatro golos e podíamos ter feito mais. É preciso respeitar imenso estas equipas, basta ver que o Portimonense venceu o Sporting, por exemplo. Estou satisfeito com a seriedade que a equipa empregou neste jogo", disse.

A uma jornada  do fim da fase de grupos, Paulo Fonseca foi peremptório quanto aos objetivos dos minhotos. "O nosso primeiro objetivo era vencer, e o nosso segundo objetivo era vencer pelo maior número de golos possível. Conseguimos e vamos para a ultima jornada com um jogo difícil, mas que podemos perfeitamente vencer", finalizou. O técnico mostrou-se, ainda, "agradado" com as estreias de Stian Ringstad e Simão, este último extremo que tem alinhado pela equipa B.

ERICK MORENO CEDIDO AO CD TONDELA


O SC Braga anuncia que chegou a acordo com o Valladolid e o CD Tondela para a cedência do jogador Erick Moreno, que assim transita do clube da II Liga espanhola para o conjunto da Liga NOS.

O avançado colombiano jogará no Tondela até final da temporada, a título de empréstimo.

MONTEIRO CEDIDO AO APOLLON

O SC Braga chegou a acordo com o Apollon para a cedência do jogador Pedro Monteiro até final da temporada em curso. O defesa, de 21 anos, tem assim a oportunidade de evoluir no atual quarto classificado da Liga cipriota, orientado pelo português Pedro Emanuel.

Monteiro fez dois jogos pela equipa principal esta época, completando ainda 23 encontros pela equipa B.

SCBraga