News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 05/01

Started by Bruno3429, 05 de January de 2016, 08:30

Previous topic - Next topic

Bruno3429

HASSAN BUSCA A REDENÇÃO
Regressa ao onze

Mais um capítulo na busca da redenção de Hassan, após a expulsão, que muitos consideraram injusta, no confronto da Taça da Liga ante o Belenenses. O egípcio de 22 anos falhou o jogo em Setúbal, onde Wilson Eduardo formou a dupla ofensiva com o sérvio Stojiljkovic, mas volta a ocupar o seu posto na frente do ataque. Em princípio, o sacrificado será Wilson Eduardo e Hassan procura também a redenção frente à Académica, no capítulo dos golos, pois o avançado já não marca desde o último dia de outubro, na goleada ao Belenenses da 9ª jornada da Liga.

Matheus lesionado

Com Vukcevic de fora devido a castigo, Paulo Fonseca não vai poder convocar Matheus. O guarda-redes sofreu uma entorse no tornozelo esquerdo e abre a vaga no banco ao jovem Tiago Sá. Entretanto, a inscrição de Ringstad entrou ontem na Liga.

Autor: António Mendes

Record

Bruno3429

A última vez que se jogou a meio da semana, o mundo era muito diferente
Foi há 10 anos e 15 dias que a bola rolou a meio da semana e os três grandes venceram as suas partidas
Por Luís C. Martins 

A edição deste ano da Liga Portuguesa ditou que se realizasse uma jornada a meio da semana, algo comum nos principais campeonatos europeus, mas raro no nosso país. É preciso recuar 10 anos e 15 dias para encontrar outra ronda neste contexto e curiosamente também essa foi a 16ª da época 2005/06.

Quase nada é semelhante entre as duas temporadas. Apenas um clube é treinado pelo mesmo técnico (Manuel Machado no Nacional), cinco equipas são diferentes e no pódio da Liga só o FC Porto repete a presença, mas não a posição.

Os três «grandes» venceram as suas partidas a meio da semana e nenhum deles sofreu golos. Será que a história se repete?

Vamos à comparação.

Em 2005/06, os «dragões» de Co Adriaanse eram líderes do campeonato, embora com menos dois pontos (34 contra 36) que o conjunto de Lopetegui, e deslocaram-se a Guimarães para a ronda semanal. Venceram por 2-0, com golos de Quaresma e Jorginho, e consolidaram a primeira posição.

O FC Porto do holandês comandava a Liga, mas tinha mais um empate que o atual e consequetemente menos pontos, já que o número de derrotas era o mesmo: um. Exatamente o mesmo número de desaires que Lopetegui tem esta época, sendo que ambas foram com os rivais na luta pelo título: o espanhol perdeu em Alvalade e Adriaanse foi derrotado em casa com o Benfica.

Comparando os golos, os «dragões» de 2005/06 tinham menos golos marcados (26-30) e mais golos sofridos (10-9). Nessa época, os portistas foram campeões, sucedendo ao Benfica que tinha erguido o troféu em 2004/05.

Quanto aos «grandes» de Lisboa as diferenças na tabela classificativa são enormes. Em 2015/16, o Sporting é primeiro e o Benfica ocupa o terceiro posto, a quatro pontos da liderança.

Há 10 anos, as «águias» eram quintas classificadas e os «leões» seguiam no sexto lugar, separados por um ponto.

O Sporting, que começou a época com José Peseiro, mas que em dezembro já era treinado por Paulo Bento, recebeu e bateu o Rio Ave por 3-0 (golos de Liedson (2) e Tonel) e no fim da jornada subiram ao quarto posto, já que V.Setúbal e Braga perderam os seus jogos.

O clube de Alvalade tinha na altura menos 11 pontos que o plantel de Jorge Jesus, menos golos marcados e mais sofridos. O Sporting, de Paulo Bento, marcou 20 golos enquanto o atual já tem 26 e cedeu 16 contra os sete desta temporada.

No final da época, os «leões» ficaram no segundo posto (72 pontos) a sete do campeão FC Porto.
Quanto ao Benfica está também numa posição melhor do que aquela em que estava no final da 15ª jornada de 2005/2006. Tem mais seis pontos (28 contra 34) fruto de menos três empates, mantendo o número de derrotas (3).

Em relação a golos, o conjunto de Rui Vitória tem mais 13 marcados (35-22) e menos dois sofridos (10-12). No final dessa temporada, o Benfica seria terceiro classificado (67 pontos) a 12 pontos do campeão FC Porto.
Entre o líder FC Porto e os dois «grandes» de Lisboa encontravam-se, por esta ordem, Nacional, V.Setúbal e Braga.

Os insulares de Manuel Machado eram, surpreendentemente, vice-líderes do campeonato a quatro do FC Porto e com mais 14 pontos que o atual registo do Nacional. Nessa jornada a meio da semana, o clube da Madeira consolidou a posição com um triunfo por 3-0 no Bessa, frente ao Boavista.

Na terceira posição estava o V.Setúbal, de Hélio Sousa, que perdeu com o Benfica na ronda semanal. Nuno Gomes marcou o golo solitários dos encarnados aos 89 minutos, que permitiu ao Benfica ultrapassar na tabela os sadinos e o Sp. Braga, de Jesualdo Ferreira.

Neste regresso às jornadas a meio da semana, o V.Setúbal, agora de Quim Machado, defronta novamente um grande no Bonfim. Desta vez, o rival é o Sporting.

Os bracarenses ocupavam o quarto posto tal como esta temporada, com mais três pontos que atualmente (29 contra 26), só que uma derrota em Barcelos, perante o Gil Vicente, fez a equipa cair duas posições.

Em relação aos outros jogos dessa jornada, o Paços de Ferreira recebeu o Marítimo e foi derrotado por 2-1, a Académica perdeu em Coimbra com o Belenenses por 1-0 e houve ainda mais dois duelos para completar a ronda em que estiveram frente a frente conjuntos que já não disputam o escalão máximo do futebol português.

A Naval perdeu na deslocação ao terreno da União de Leiria por 2-1 e na receção ao Estrela da Amadora, o Penafiel perdeu por 1-0.

Em 2016, a bola volta a rolar a meio da semana e todos os conjuntos entram em campo na próxima quarta-feira, em jogo a contar para a 16ª jornada, o penúltimo da primeira volta.

Maisfutebol

JotaCC

Lazio e Aston Villa com Boly na mira
Willy Boly está nos planos da Lazio (Itália) e do Aston Villa (Inglaterra), mas dificilmente deixará o Braga neste mercado de inverno.

O defesa central francês, de 24 anos, que esta época agarrou um lugar no plantel bracarense, após o tirocínio da temporada anterior na equipa B, tem despertado o interesse de vários clubes europeus, destacando-se os italianos da Lazio e os ingleses do Aston Villa como os mais recentes interessados.
Uma proposta da Lazio, ontem revelada pelo jornal "O Jogo", na ordem dos quatro milhões de euros, foi rejeitada pela SAD que entende que o jogador, muito valorizado nos últimos meses, vale bem mais. Além disso, a sociedade presidida por António Salvador não está disposta a ceder um elemento influente, que aproveitou a lesão de André Pinto para se afirmar no onze ao lado de Ricardo Ferreira, mantendo, depois, manter a titularidade, apesar do anterior dono do lugar já ter recuperado.
De Inglaterra, o principal interesse no central surge através do Aston Villa, mas, ao que o JN apurou, ainda sem ter apresentado uma proposta formal. A imprensa inglesa, que noticiou o interesse do clube de Birmingham no central do Braga, não adiantou porém possíveis valores de uma eventual transferência.
Com contrato até junho de 2018, Boly, que foi internacional francês nas seleções jovens, deve continuar em Braga, pelo menos até ao verão. Com a equipa envolvida em quatro frentes, as oportunidades continuarão a ser muitas, com Ricardo Ferreira e André Pinto como alternativas principais ao dispor do técnico Paulo Fonseca para o eixo defensivo, sem esquecer o brasileiro Arghus, que todavia tem sido pouco utilizado.



Matheus é nova baixa para jogo com a Briosa

Matheus sofreu uma entorse no tornozelo esquerdo e vai falhar a receção de amanhã (18.15 horas, SportTV), à Académica, em jogo da 16.ª jornada da Liga. O guarda-redes brasileiro não se treinou ontem e, frente à Briosa, deverá ceder o lugar no banco a Tiago Sá, mantendo-se Kritciuk como titular. Vukcevic (castigado), Aarón e Rodrigo Pinho (lesionados) também não são opções para o encontro com os estudantes.

JN

JotaCC

MARCELO GOIANO DECISIVO NO ATAQUE
BRAGA Se atrás contribui para uma das melhores defesas da I Liga, o lateral faz a diferença na frente: já soma dois golos e seis assistências

No plantel do Braga, apenas o extremo Rafa tem mais passes, um, para golo do que o lateral brasileiro nesta época. No Bonfim, salvou a equipa da derrota, como já feito com o Sporting, na Taça



Após o empate do Braga em Setúbal (1-1), no sábado, Marcelo Goiano expressou a sua satisfação por estar a fazer uma época mais feliz do que a anterior, "marcada por lesões". Se em termos de utilização, há muito que superou a marca de 2014/15 – a presente temporada ainda vai a meio e já quase duplicou o número de jogos pela equipa principal –, o lateral encontra razões para sorrir também no desempenho. Além do natural contributo para a consistência defensiva do Braga, que é a terceira equipa com menos golos sofridos no campeonato (oito), o brasileiro tem vindo a destacar-se no plano ofensivo, com participação direta em oito golos, incluindo todas as competições.
O golo ao V. Setúbal foi o segundo de Marcelo Goiano na presente temporada. Também marcou ao Sporting, na Taça de Portugal, um golo não menos decisivo: empatou a partida a três já perto do fim e levou-a para prolongamento, onde os minhotos acabaram por ganhar. Em Portugal, Marcelo Goiano nunca tinha marcado tanto: na época passada, apontou um golo ao Alcains (Taça de Portugal); na Académica ficou em branco; e no Feirense também só marcou na Taça, diante do Fafe.
No que toca a assistências, Marcelo Goiano já é o segundo melhor do atual Braga: contabiliza seis, menos uma do que Rafa. Um registo assinalável para o brasileiro, que colocou colegas a marcar frente a Académico de Viseu e Sporting (Taça de Portugal), Belenenses (duas vezes) e Boavista (campeonato) e Belenenses (Taça da Liga).
Perante esta performance, Djavan e o reforço Stian Ringstad têm vida difícil para entrar no onze.


JOGOS
19
Goiano já quase dobrou o total de jogos da época passada na equipa principal (dez). Até agora, atuou 13 vezes à esquerda e seis à direita



Onze Filipe Augusto e Hassan devem regressar

Sem Vukcevic, que completou uma série de cinco cartões amarelos diante do Vitória de Setúbal, Paulo Fonseca está forçado a mudar o meio-campo e deverá devolver a titularidade a Filipe Augusto, suplente utilizado nos últimos dois jogos. O médio brasileiro é o principal candidato a fazer dupla, no miolo, com Luiz Carlos. A outra hipótese, claro, é o compatriota Mauro. No ataque, o treinador dos arsenalistas também deverá fazer uma alteração em relação ao onze do último jogo. Com Hassan de regresso, após castigo, o Paulo Fonseca deverá colocar o avançado egípcio ao lado de Stojiljkovic, relegando Wilson Eduardo para o banco de suplentes.



MERCADO
BOLY A GERAR INTERESSE

Depois de o Braga ter rejeitado uma proposta da Lázio, que pretendia contratar Boly por quatro milhões de euros, conforme deu ontem conta O JOGO, o portal inglês "ClubCall" noticiou que o Aston Villa, último da Premier League, enviou representantes ao Bonfim, no sábado, para observarem o central francês. Os minhotos preferem segurá-lo.



REFORÇO RINGSTAD JÁ FOI INSCRITO

O Braga já tratou ontem do processo de inscrição de Stian Ringstad na Liga. Agora, só falta que as duas federações, portuguesa e norueguesa, validem o certificado internacional para que o lateral-esquerdo, de 24 anos, possa ser utilizado por Paulo Fonseca. O novo número 25 do Braga assinou até 2019 e começou a treinar com a equipa já no dia 27 de dezembro.



SOLIDÁRIOS TREINO COM VISITA ESPECIAL

O plantel do Braga recebeu ontem a visita de Tiago, um menino de quatro anos que luta contra um cancro infantil, o neuroblastoma. Sempre bem-disposto e guiado por Paulo Fonseca, o "Super-T" conviveu com os jogadores e mostrou alguns dotes para o futebol. A missão é recolher verbas para um tratamento nos Estados Unidos. Mais informações em www.supertiago.com.



LESÃO MATHEUS FALHA ACADÉMICA

Matheus fez uma entorse no tornozelo esquerdo e falhou o treino de ontem, pelo que não estará disponível para o jogo de amanhã, com a Académica. Desta forma, Tiago Sá, terceiro guarda-redes do plantel principal e titular da equipa B, deverá ser chamado para o banco de suplentes, à imagem do que aconteceu em Viseu, em jogo da Taça de Portugal.

O JOGO

JotaCC


JotaCC


Bruno3429

«É importante regressar às vitórias» - Paulo Fonseca

Depois de dois empates consecutivos nas últimas duas jornadas, frente a Paços de Ferreira (1-1) e V. Setúbal (1-1), os bracarenses querem regressar aos triunfos já no jogo de amanhã, diante da Académica.

Paulo Fonseca fez esta terça-feira a antevisão do encontro com os estudantes, salientando a importância de conquistar os três pontos.
«É importante regressar às vitórias. Empatámos no terreno do V. Setúbal, onde até fizemos um bom jogo, mas agora queremos conquistar os três pontos num desafio em que será fundamental contar com os nossos adeptos», referiu.

Confrontado sobre a hipótese de a Académica se apresentar com um estilo ultra-defensivo, o técnico dos minhotos foi perentório:

«Sem querer estar a falar muito do adversário, acho sinceramente que não vamos ter um cenário diferente daquele que temos visto aqui nos últimos jogos. A Académica também não perdeu aqui nas últimas duas épocas e por isso estamos preparados para encontrar um adversário moralizado.»

A Bola

Bruno3429

HASSAN E CRISLAN DE VOLTA AOS CONVOCADOS

O regresso dos avançados Hassan e Crislan é a nota de destaque na convocatória elaborada por Paulo Fonseca com vista à receção à Associação Académica de Coimbra. O egípcio regressa após castigo e o brasileiro após lesão, mas não são as únicas novidades entre os eleitos. Tiago Sá também integra os convocados, fazendo face à ausência, por lesão, de Matheus. Djavan também volta a constituir opção para Paulo Fonseca.

Os 20 convocados para o jogo desta quarta-feira (18h15) são: Kritciuk, Boly, André Pinto, Wilson, Luíz Carlos, Crislan, Joan Román, Baiano, Djavan, Rui Fonte, Rafa, Stojiljkovic, Hassan, Filipe Augusto, Pedro Santos, Ricardo Ferreira, Alan, Mauro, Tiago Sá e Marcelo Goiano.

SCBraga

JotaCC

Braga aposta em voltar às vitórias frente à Académica

Paulo Fonseca acredita que o Sporting de Braga pode regressar aos triunfos já na receção desta quarta-feira (18.15 horas, SportTV), à Académica, em jogo da 16.ª jornada da Liga. Mas admitiu que a equipa de Coimbra será um opositor complicado.
Após dois empates consecutivos para o campeonato, Paulo Fonseca aposta em "somar os três pontos" perante a Académica, embora sinta que a Briosa vai apresentar-se na pedreira com especiais cuidados defensivos. "Sem querer estar a falar muito sobre o adversário, não estou a imaginar ter aqui um cenário diferente do que temos tido nos últimos jogos", disse o técnico da turma minhota, esta terça-feira, na antevisão do encontro com os estudantes.
O treinador lembrou que a Académica "vem de bons resultados e está moralizada". Além disso, "nos últimos dois anos não perdeu aqui, nem sofreu golos", fez notar. Ainda assim, sente que a sua equipa está "preparada para as dificuldades do jogo".
"Todos os jogos são importantes. Queremos voltar às vitórias, para somarmos mais três pontos", disse ainda Paulo Fonseca, para já apenas concentrado no desafio com a Académica, embora no domingo o Braga visite o líder Sporting...

JN

JotaCC

"A nossa dependência está apenas na força coletiva"
Paulo Fonseca quer voltar às vitórias já frente à Académica e assegura que só tem faltado acerto na hora de finalizar...

Apesar do sucesso nas Taças, com vitórias sobre o Sporting e o Belenenses, o Braga venceu apenas um dos últimos cinco jogos realizados no campeonato. Por isso, Paulo Fonseca quer regressar às vitórias já nesta quarta-feira, na receção à Académica, como forma de cimentar o quarto lugar no campeonato.
"Todos os jogos são importantes, como também é importante regressar às vitórias. Apesar de termos feito um bom jogo em Setúbal, temos de somar três pontos neste jogo. Queremos muito ganhar, mesmo sabendo que vamos ter pela frente um adversário moralizado", referiu, antes de abordar o regresso de Hassan, que não marca há 11 jogos.

"Tenho falado com ele, como falo com todos os outros. Não jogou na última partida [castigo] e vamos ver se entrará no onze... Mas há uma coisa que os jogadores sabem: confio em todos! Para além disso, o trabalho dos avançados não se resume a marcar golos; por vezes, apesar de não marcarem, fazem bons jogos para a equipa", prosseguiu, detalhando depois o problema na finalização.

"A nossa dependência está apenas na força coletiva. Independentemente de quem joga, temos criado sempre muitas ocasiões de golo. Se houvesse falta de entrosamento, isso não acontecia... Apenas temos falhado na concretização", rematou.

O JOGO

Bruno3429

PAULO FONSECA GARANTE QUE A MATÉRIA ESTÁ ESTUDADA

Num mês que se adivinha exigente dada a quantidade de jogos, o foco do SC Braga já está na partida da 16.ª jornada, diante da Académica (18:15). Os gverreiros recebem os estudantes e o treinador dos bracarenses, Paulo Fonseca, assegura que no Minho a matéria já está estudada. "Parece-me que a Académica não vai colocar um cenário muito diferente do que temos tido em nossa casa com outros adversários. Vêm de bons resultados e nas últimas duas temporadas não perderam neste estádio e, por isso, já estamos avisados e preparados para as dificuldades. Ainda assim, o mais importante é percebermos o que temos de fazer de modo a conquistar os três pontos", disse.

Numa fase em que a agenda está totalmente preenchida, Paulo Fonseca sublinhou a importância dos gverreiros voltarem aos triunfos depois do empate concedido em Setúbal, com o Vitória FC (1-1). "Todos os jogos são fundamentais e estamos numa fase em que é importante regressar às vitórias. Em Setúbal fizemos o que considero um bom jogo, mas já estamos a pensar na Académica e em somar mais três pontos. Aproveito, ainda, para pedir o apoio dos nossos adeptos que têm sido cruciais", sublinhou.

Interpelado sobre questões individuais e sobre o facto de Hassan andar afastado dos golos, Paulo Fonseca foi perentório. "A nossa única dependência é a força do coletivo. Independentemente de quem joga temos criado várias ocasiões para marcar. Se houvesse falta de entrosamento não as criaríamos. É importante deixar claro que confio em todos os jogadores do plantel e que o papel de um avançado não se resume a marcar golos. Há papéis diferentes e, por vezes, não marcando assinam bons jogos", referiu.


SPORTING CP VS SC BRAGA

A próxima jornada da Liga NOS leva os Gverreiros do Minho até ao Estádio de Alvalade, onde irão defrontar o Sporting CP, atual líder da competição. O desafio está marcado para domingo, 10 de janeiro, e tem início às 16h00.

Este é sempre um desafio muito complicado, mas os Gverreiros partem carregados de confiança e ambição. Com o apoio dos melhores do mundo podemos ultrapassar qualquer obstáculo e vencer qualquer adversário. Contamos contigo, juntos somos mais fortes!

Os bilhetes e pack viagem + bilhete estarão à venda a partir de amanhã nos locais habituais.

Preços:
Bilhete – 10€
Pack viagem + bilhete – 25€ (lugares limitados)
O pack viagem + bilhete estará à venda até sábado, na SC Braga Store e secretaria do Estádio 1º de Maio até às 12h30, na loja do Braga Parque até às 20h00.

A saída do Estádio Municipal de Braga está prevista para as 8h45, 1ª paragem na área de serviço da Mealhada e almoço na área de serviço de Aveiras. O regresso será feito no final do jogo.

Somos Gverreiros! Somos do Minho!

Na nossa ambição, o grito das vitórias!

CINCO GVERREIROS PRÉ-CONVOCADOS PARA O EUROPEU

A Seleção Nacional de futsal já divulgou a lista de pré-convocados para o Euro 2016, que tem início a 4 de fevereiro, na Sérvia. Num comunicado enviado pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF), o selecionador nacional, Jorge Braz, chamou cinco atletas do SC Braga/AAUM. Tiago Brito, Vítor Hugo, André Coelho, Nilson e Marinho são os gverreiros convocados para a batalha europeia. Portugal está inserido no Grupo A e terá pela frente a anfitriã Sérvia e a Eslovénia. E é precisamente contra os eslovenos que a equipa lusa se estreia na prova, com o jogo agendado para dia 4, às 17:30. A concentração da Seleção Nacional está marcada para dia 18, ainda que dias antes seja divulgada a lista final com os nomes dos jogadores que Jorge Braz levará consigo para o campeonato da Europa.

SCBraga

Bruno3429

Sp. Braga: Hassan, Crislan e Djavan de regresso
Vukcevic de fora por opção para a receção à Académica
Por Redação       

O treinador do Sp. Braga vai poder contar com Hassan e Crislan para a receção à Académica, agendada para esta quarta-feira.

O avançado egípcio falhou a última jornada (deslocação a Setúbal) devido a castigo, enquanto Crislan regressa às opções de Paulo Fonseca após paragem por lesão, a exemplo do lateral esquerdo Djavan, que não compete há um mês

De fora, por castigo, ficou Vukcevic.
 
Lista dos 20 convocados
Guarda-redes: Kritciuk e Tiago Sá.
Defesas: Marcelo Goiano, Baiano, Ricardo Ferreira, André Pinto, Boly e Djavan.
Médios: Mauro, Filipe Augusto, Luiz Carlos e Joan Román, Alan.
Avançados: Pedro Santos, Rafa, Rui Fonte, Stojiljkovic, Wilson Eduardo, Hassan e Crislan.

Fonseca avisa: «Académica não perdeu aqui nos últimos dois anos»
Treinador do Sp. Braga diz que quer «voltar às vitórias»
Por Redação 
   
Depois do empate em Setúbal, Paulo Fonseca, treinador do Sporting de Braga, frisa a importância de voltar a vencer já neste jogo, diante da Académica, na 16.ª jornada da I Liga.

«Todos os jogos são importantes e queremos voltar às vitórias. Fizemos um bom jogo em Setúbal, mas é importante voltar às vitórias em casa e somarmos mais três pontos na classificação», afirmou o técnico arsenalista, deixando um aviso: «Mas, do outro lado, vai estar um adversário moralizado».

«A Académica, nos últimos dois anos, não perdeu aqui, nem sofreu golos e estamos preparados para as dificuldades. O mais importante é percebermos o que temos de fazer para ultrapassar este adversário e conquistar os três pontos», disse ainda.

Questionado sobre um menor rendimento dos avançados nos últimos jogos, destacou que o coletivo é mais importante que as individualidades.

«A nossa única dependência é a força coletiva. Independentemente de quem tem jogado, criámos sempre ocasiões para vencer. Se houvesse essa falta de entrosamento (ofensivo), não criávamos oportunidades. Esse não é o problema. O problema tem sido a finalização. Temos tido inúmeras oportunidades para finalizar», disse.

O técnico revelou ainda que o reforço norueguês Ringstad estará disponível em breve, mas ainda precisa de «preparação do ponto de vista tático e físico», enquanto Djavan «não tem sido opção por não se encontrar no seu melhor fisicamente».

Sporting de Braga, quarto classificado, com 26 pontos, e Académica, 16.ª, com 13, defrontam-se na quarta-feira, às 18:15, no Estádio Municipal de Braga, num jogo que será arbitrado por Nuno Almeida, do Algarve.

Maisfutebol

Bruno3429

PAULO FONSECA CHAMA HASSAN E CRISLAN
Para o jogo contra a Académica

O treinador do Sporting de Braga, Paulo Fonseca, convocou esta terça-feira Hassan e Crislan para a receção à Académica, quarta-feira, da 16ª jornada da Liga NOS, e deixou de fora Vukcevic.

Hassan ficou de fora na última jornada devido a castigo e Crislan por lesão, mas os dois avançados estão agora disponíveis para o técnico e foram chamados para a partida com os estudantes.

De fora ficou Vukcevic, por castigo, tal como o guarda-redes Matheus, este por lesão, tendo sido convocado o titular da baliza da equipa B, Tiago Sá.

O defesa esquerdo Djavan também regressou aos eleitos após alguns jogos de ausência, ao contrário do central Arghus.

Sporting de Braga, quarto classificado, com 26 pontos, e Académica, 16.ª, com 13, defrontam-se na quarta-feira, às 18H15, no estádio Municipal de Braga, jogo que será arbitrado por Nuno Almeida, da Associação de Futebol do Algarve.

Lista dos 20 convocados:

Guarda-redes: Kritciuk e Tiago Sá.

Defesas: Marcelo Goiano, Baiano, Ricardo Ferreira, André Pinto, Boly e Djavan.

Médios: Mauro, Filipe Augusto, Luiz Carlos e Joan Román, Alan.

Avançados: Pedro Santos, Rafa, Rui Fonte, Stojiljkovic, Wilson Eduardo, Hassan e Crislan.

Autor: Lusa

Record

Bruno3429

Jorge Sousa no Sporting-SC Braga

O Conselho de Arbitragem nomeou Jorge Sousa (AF Porto) para dirigir o encontro entre Sporting e SC Braga, relativo à 17.ª jornada da Liga, agendado para o próximo dia 10 de janeiro, domingo, a partir das 16 horas.

No mesmo dia, a partir das 18.15 horas, o derby da cidade Invicta entre Boavista e FC Porto terá arbitragem de Fábio Veríssimo (AF Leiria).

Também no domingo, mas a partir das 20.30 horas, o Nacional recebe o Benfica com arbitragem de Tiago Martins (AF Lisboa).

Nomeações da 17.ª Jornada:

V. Guimarães-Arouca: João Pinheiro (Braga)

Domingo, 10 janeiro:
Académica-Tondela: André Moreira (Leiria)
Marítimo-Moreirense: Tiago Antunes (Coimbra)
Rio Ave-União: Luís Godinho (Évora)
Estoril-Belenenses: João Capela (Lisboa)
Sporting–SC Braga: Jorge Sousa (Porto)
Boavista-FC Porto: Fábio Veríssimo (Leiria)
Nacional-Benfica: Tiago Martins (Lisboa)

Segunda-feira, 11 janeiro:
Paços de Ferreira-V. Setúbal: Cosme Machado (Braga)

A Bola

JotaCC

Sp. Braga-Académica (antevisão): lutas distintas no duelo da Pedreira
Bracarenses afastaram-se do pódio, enquanto os «estudantes» acabam de sair da zona de despromoção


MOMENTO:

Sp. Braga: Com apenas uma vitória nas últimas cinco jornadas (em que averbou ainda uma derrota diante do Benfica e três empates) a equipa bracarense está neste momento numa das sequências de resultados menos positivas da época. Os arsenalistas vêm de dois empates a uma bola e atrasaram-se em relação aos três grandes, que ocupam o pódio da classificação, que já está a oito pontos de distância (em relação ao Benfica, que é terceiro). Com 26 pontos, mais quatro do que V. Setúbal e Paços, o quarto lugar parece seguro, pelo menos para já. O duelo da Pedreira apresenta, no entanto, duas lutas distintas. É que se o Sp. Braga quer garantir a Europa, ou algo mais, ao adversário desta quarta-feira basta-lhe lutar por um campeonato tranquilo.
 
Académica: Os «estudantes» ainda não venceram fora de portas, mas acabam de sair da zona de despromoção e vêm de uma vitória diante do União da Madeira. Desde que Filipe Gouveia assumiu o comando técnico que os resultados têm sido bem mais positivos, numa equipa que parece ter cada vez mais armas na luta pela manutenção. Ainda assim, o técnico faz referência precisamente às armas que tem, sobretudo em confrontos com adversários desiguais [ver em discurso direto]. Excetuando as derrotas diante de Benfica e FC Porto, desde o final de setembro que a Académica não perde para a Liga, depois de um péssimo arranque com seis derrotas consecutivas.

 
AUSENTES:

Sp. Braga: Matheus, Ñíguez e Rodrigo Pinho (lesionados); Vukcevic (castigado).
 
Académica: Makonda e Ricardo Nascimento (lesionados); Fernando Alexandre (castigado).


DISCURSO DIRETO: 
   
Paulo Fonseca: «Fizemos um bom jogo em Setúbal, mas é importante voltar às vitórias em casa e somarmos mais três pontos na classificação. Do outro lado vai estar um adversário moralizado. A Académica, nos últimos dois anos, não perdeu aqui, nem sofreu golos e estamos preparados para as dificuldades. O mais importante é percebermos o que temos de fazer para ultrapassar este adversário e conquistar os três pontos.»
   
Filipe Gouveia: «Estas batalhas são desniveladas, como foram com o Benfica e FC Porto, pois nós vamos para a "guerra" com flechas, enquanto os outros vêm com mísseis. Temos armas e uma estratégia delineada. Vimos de um vitória caseira frente ao União da Madeira e o grupo está forte e unido para continuar na senda de vitórias e tirar o clube da situação em que está e subir para lugares mais tranquilos.»

 
REGISTO HISTÓRICO:
Paulo Fonseca avisou e o registo histórico comprova-o: a Académica não sofreu golos nas últimas duas deslocações a Braga, para a Liga. No entanto, apesar de um triunfo e de um empate nas duas últimas temporadas, a «Briosa» está longe de ter um registo impressionante no Minho. Basta recordar que é preciso recuar até 1967 para recordar a penúltima vitória da Académica em Braga. Globalmente, a história conta que a vantagem é da equipa da casa: em 42 receções à Académica para a Liga, o Sp. Braga venceu 25, empatou nove e perdeu apenas oito.

MAIS FUTEBOL