News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 04/01

Started by Bruno3429, 04 de January de 2016, 09:05

Previous topic - Next topic

Bruno3429

ANO NOVO, VELHOS HÁBITOS

A equipa B do SC Braga entrou em 2016 da mesma forma que saiu de 2015. OS gverreiros venceram, este domingo, o Sporting B (0-1) e assinaram mais uma exibição de bom nível. Um golo bastou para abater o leão na sua própria selva. Os trunfos, esses, foram a união e a determinação. E assim se diz olá a 2016 com três pontos na mão.

A história do desafio começa com os minhotos coesos e a pautar o ritmo do jogo. Os verdes e brancos espreitavam de longe a longe e apenas em contra-ataque, fazendo de Tiago Pereira um privilegiado na primeira fila do espetáculo. A primeira oportunidade do SC Braga B surgiu por intermédio de Fortes com um remate perigoso. Ogana desequilibrava na frente, enquanto Gamboa e Chidi eram donos e senhores do meio-campo. Aos 20 minutos, a equipa de Abel Ferreira já tinha criado duas oportunidades: uma a remate de Chidi e outra de Simão. E eis que à meia hora de jogo surgiu o primeiro e único golo do encontro. Chidi assistiu Carlos Fortes que dentro da área bateu Pedro Silva.

Com a vantagem no marcador, os gverreiros regressaram do intervalo motivados, ainda que tenham sido encostados à defesa nos minutos iniciais. Leia-se, no entanto, que encostados não significa rendidos. Isto porque a defesa anulava as investidas do Sporting B para que o meio-campo desse ao ataque a possibilidade de aumentar a vantagem. Futebol moderno, meus senhores. Ogana, Chidi, Fortes e Oti foram os mais atrevidos, mas a melhor ocasião esteve nos pés de Monteiro. O defesa foi à grande área adversária meter respeito e por pouco não assinava o segundo. Cruzamento da esquerda e o número 66 a colocar tanto que o esférico saiu ao lado da baliza defendida por Pedro Silva. Com esta vitória, os minhotos ascendem à quarta posição da II Liga, somando 37 pontos. Na próxima jornada, a equipa B recebe o GD Chaves.

Abel Ferreira: "Ficou bem patente a nossa identidade"

O resultado positivo arrancado em Alcochete não sofre, na opinião de Abel Ferreira, contestação. O treinador da equipa B ficou satisfeito com o desempenho dos seus jogadores que deixaram uma imagem condizente com o real valor do plantel. "Na primeira parte ficou bem patente a nossa identidade. Conseguimos ter posse de bola e depois era natural que o adversário fosse atrás do resultado, mas soubemos segurar a vantagem. Fomos globalmente superiores. São três pontos merecidos. A equipa sabe o que faz dentro do campo", disse.

Ficha de jogo: Tiago Pereira, Artur Jorge, Ogana, Joca (Piqueti 72′), Monteiro, Simão (Oti 66′), Nené, Anthony, Gamboa, Chidi e Fortes (Agdon 62′).

SCBraga

Bruno3429

EXPLOSÃO DE GOIANO VIRA ALAS DO AVESSO
Baiano não dá baldas na direita

Paulo Fonseca começou o ano com um bom problema para resolver e, apesar do empate em Setúbal, trouxe para Braga uma solução bem mais concreta na nova hierarquia que poderá ser estabelecida para as alas. Tudo porque a explosão de Marcelo Goiano, autor do golo e de uma bela exibição, confirmou-se na esquerda, deixando a direita entregue ao omnipresente Baiano e virando as duas alas do avesso, pois estão agora ocupadas pelos dois concorrentes na lateral direita.

Não deixa de ser curioso que a confirmação de um cenário já desenhado várias vezes no início da época, em função dos problemas físicos que têm afetado Djavan, aconteça numa fase em que o plantel recebeu finalmente o concorrente direto do brasileiro para o lugar de defesa-esquerdo. Stian Ringstad, norueguês de 24 anos, vai ter de esperar e muito pela sua vez, até porque estava há dois meses sem ritmo e terá de cumprir uma primeira fase de trabalho essencialmente físico. Além disso, depois de Goiano ainda há Djavan, a tal crise de abundância para Paulo Fonseca gerir.

Mais poder na frente

Mesmo com a chegada tardia de Setúbal, o plantel começou logo ontem de manhã a preparar a receção à Académica. Crislan foi dado como apto e pode voltar a ser opção, tal como Hassan, que já cumpriu castigo. Paulo Fonseca terá todo o poder do seu ataque à disposição, partindo do princípio que o brasileiro Rodrigo Pinho há muito que não conta e até está na fase final da recuperação de um problema físico.

Autor: António Mendes

Record

JotaCC

Pedreira prepara jogo com a Briosa

Porque a agenda aperta e há jogo, já depois de amanhã, com a Académica, o plantel da equipa minhota não teve direito a folga e voltou ontem aos treinos, na ressaca do empate da véspera, em Setúbal (1-1). O lateral esquerdo Djavan e os avançados Rodrigo Pinho e Crislan, todos em recuperação de lesões, permanecem em tratamentos e fora dos planos imediatos de Paulo Fonseca. O treinador tem mais uma baixa para o jogo com a Briosa, mas por motivos disciplinares. O médio Vukcevic ficará de fora, por abuso de amarelos (viu o quinto cartão, anteontem, no Bonfim). O jogo da 16.ª ronda da Liga, a disputar na "pedreira" (18.15 horas, SportTV), oporá o quarto classificado ao 16.º do campeonato.


Fortes marca e prolonga ciclo positivo

O Braga B, que vai em sete jogos seguidos sem perder, ultrapassou o Sporting B e ascendeu ao quinto lugar. Aos 35 minutos, o Braga B inaugurou o marcador. Chidi ganhou a bola no meio-campo e meteu em Fortes, que, sozinho frente a Pedro Silva, não desperdiçou. Numa segunda parte mal jogada, o Sporting de Braga B fechou bem os caminhos para a sua baliza.

JN

JotaCC

SAD REJEITA PROPOSTA DA LÁZIO POR BOLY
Conforme prometera após a vitória sobre o Sporting, António Salvador não vai prescindir dos principais elementos em janeiro e recusou uma oferta de quatro milhões pelo central

Além de não estar disponível para abrir mão das peças-chave da equipa, a SAD considerou que os valores não eram estes face ao potencial e margem de progressão do francês de 23 anos

A Lázio, histórico clube italiano que atualmente está a meio da tabela da Serie A, tentou contratar Boly, mas esbarrou na exigência de António Salvador. Os transalpinos avançaram com uma proposta de quatro milhões de euros para a aquisição do defesa-central francês, mas esta foi prontamente recusada pelos arsenalistas.
Com a equipa de Paulo Fonseca em quatro frentes (campeonato, Taça de Portugal, Taça da Liga e Liga Europa), o Braga tem altas expectativas para todas estas competições e por isso decidiu blindar o plantel neste mês de janeiro. De resto, após um dos momentos mais marcantes da época até agora, a vitória sobre o Sporting na Taça de Portugal, António Salvador deixou claro que não iria deixar sair as peças-chave do plantel e que estava mais inclinado para permitir entradas. Ora, esta decisão do presidente a propósito do interesse da Lázio foi precisamente ao encontro dessa declaração.
Os números com que o clube romano acenou também não satisfizeram o Braga – o clube entende que Boly vale mais do que quatro milhões de euros. O defesa-central de 23 anos, internacional pelas camadas jovens da França, é uma aposta dos arsenalistas, que esperam fazer um encaixe bem mais significativo no futuro.
Proveniente do Auxerre, Boly chegou ao Braga no início da temporada passada, assinando então um contrato válido até 2018. Na época de estreia acabou por fazer apenas um jogo pela equipa principal (com a Académica, na Taça da Liga), em que até se lesionou. Deixou, no entanto, indicações positivas ao serviço da equipa B que tem vindo a confirmar nesta época. Beneficiando da saída de Santos para o Valência, Boly afirmou-se no centro da defesa a partir da terceira jornada do campeonato e já é uma das principais referências da equipa. Foi muito elogiado, sobretudo, pela exibição no Dragão, onde ajudou o Braga a travar o FC Porto (0-0), e na última jornada, em Setúbal, até fez dupla com Ricardo Ferreira, mesmo com André Pinto, o defesa-central mais experiente dos três, disponível.



DADOS

1,95 ALTURA
A compleição física de Boly impressiona e é um dos seus principais argumentos como central

18 JOGOS
Esta época, Boly fez os seis jogos na Liga Europa, alinhou em 11 jornadas da I Liga e tem uma presença na Taça de Portugal

CONTRATO 2018

Chegado do Auxerre, Boly assinou no verão de 2014 um contrato de quatro anos



Ofkir encantou Fonseca e é alvo
Nas observações a o médio Ringstad, ofensivo/extremo de 19 anos chamou a atenção do técnico

Quando observou jogos de Stian Ringstad, ao serviço do Lillestrom, Paulo Fonseca ficou entusiasmado com o que viu por parte de Mohamed Ofkir e sugeriu a contratação do jovem jogador norueguês a António Salvador. Ainda muito jovem (19 anos), o médio-ofensivo/extremo fez 12 jogos no último campeonato norueguês, 11 dos quais como titular. Não marcou qualquer golo, mas contabilizou duas assistências, sendo que passou a ser presença mais assídua no onze numa fase já adiantada do campeonato. Pode jogar como extremo dos dois lados e atrás do avançado, mas foi no lado esquerdo do ataque que alinhou mais vezes. Mohamed Ofkir está vinculado ao Lillestrom até dezembro de 2018. Recorde-se que, na Noruega, as épocas desportivas correspondem ao ano civil e que por isso foi em fi m de contrato, com o Lillestrom, que o lateral-esquerdo Stian Ringstad chegou em dezembro ao Braga. O defesa norueguês encontra-se em fase de adaptação ao clube minhoto, naquela que é a sua primeira experiência fora do seu país, e não deixaria de ser curioso se em breve reencontrasse o compatriota e antigo colega Mohamed Ofkir. Ofkir jogou com Stian Ringstad, reforço do Braga, no Lillestrom, chegando a fazer a ala esquerda com ele.



CRISLAN FOI A NOVIDADE NO REGRESSO

Após o empate em Setúbal (1-1), o Braga começou ontem de manhã a preparar a receção de quarta-feira (18h15) à Académica Crislan já trabalhou ontem sem qualquer limitação e reforçou o leque de opções de Paulo Fonseca para a próxima jornada. O avançado brasileiro já não joga desde 13 de dezembro, em Tondela, onde foi titular e acabou por sair tocado aos 77 minutos. Aarón e Rodrigo Pinho também já trabalham na relva e dentro de muito pouco tempo vão passar a treinar sem restrições. Hoje de manhã, o Braga prossegue a preparação para o jogo com a Académica, na quarta-feira, sabendo que o montenegrino Vukcevic não poderá jogar, uma vez que completou, em Setúbal, uma série de cinco amarelos no campeonato. Mauro e Filipe Augusto espreitam assim o regresso ao onze. Por outro lado, Hassan está de volta depois de ter cumprido uma partida de suspensão, na sequência da expulsão frente ao Belenenses.



BRUNO WILSON É REFORÇO

Bruno Wilson, defesa-central de 19 anos e 1,92 metros, assinou um contrato de duas temporadas com o Braga e em breve irá começar a trabalhar sob a orientação de Abel Ferreira, na equipa B dos minhotos. Formado no Sporting, onde jogou durante 11 anos consecutivos, o jovem jogador é neto de Mário Wilson, antigo treinador do Benfica e da Seleção Nacional, e atualmente estava sem clube. Na época passada realizou 24 jogos e marcou um golo nos juniores leoninos, somando internacionalizações nos escalões de sub-16, sub-17 e sub-18.

O JOGO



JotaCC

Braga B sobe à custa de leão ineficaz

"Falhámos na finalização e temos oscilado nos últimos resultados"
João de Deus
Treinador do Sporting B "Globalmente fomos superiores e creio que a vitória é justa e merecida"
Abel Ferreira
Treinador do Sp. Braga B


O Braga B acentuou a crise de resultados do Sporting B, vencendo no reduto dos leões. No regresso de Abel Ferreira a Alcochete, os arsenalistas foram mais fortes, mantendo o percurso ascendente no campeonato, graças a um golo de Carlos Fortes. Antes da partida, o médio Francisco Geraldes recebeu o prémio de melhor jogador da II Liga do mês de novembro, mas nem isso animou a formação de João de Deus, que viria a revelar grande ineficácia na finalização.
Dramé e Sacko tiveram ocasião para marcar, mas, aos 35', Chidi aproveitou uma perda de bola de Ponde para isolar Fortes, que não teve problemas em atirar a contar para o Braga B. No segundo tempo, os leões tentaram evitar a derrota, mas na frente houve sempre mais transpiração do que inspiração.

O JOGO

Bruno3429

Liga: apesar de tudo, há mais público a ver mais golos...
Sinais animadores à entrada para 2016
Por Redação       

Apesar dos protestos, como o dos adeptos da Académica, no último sábado, há uma ligeira subida no número de espectadores nos 135 jogos da Liga já realizados. O total, após os jogos deste domingo, é de 1462226, devendo superar-se o milhão e meio já na próxima jornada, quarta-feira. Em comparação com os valores registados há um ano houve mais 91 mil entradas nos estádios portugueses, com a média a fixar-se em 10831 por jogo: são mais 675 por jogo do que em 2014/15.

Como é da praxe, as assistências na Luz, Dragão e Alvalade representam quase dois terços do total: 64%, valor em linha com o registado na época passada. Na competição direta entre os três grandes, há uma aproximação: o Benfica mantém a liderança, mas baixa ligeiramente, enquanto Sporting e FC Porto melhoram os seus registos, com os dragões a recuperarem momentaneamente o segundo lugar, que nas últimas duas épocas pertenceu ao Sporting.

Média de assistências à 15ª jornada

Benfica, 46819* (-4%)
FC Porto, 38274* (+20%)
Sporting, 36518* (+4%)
V. Guimarães, 12785** (-20%)
Sp. Braga, 11769** (+10%)
Marítimo, 5694* (+25%)
Tondela, 5136 (estava na II Liga)
Arouca, 5069 (+ 195%)
Boavista, 4901** (+6%)
Académica, 4086** (-21%)
V. Setúbal, 4038** (+19%)
Rio Ave, 3472** (+17%)
Belenenses, 2848*** (-14%)
União, 2493 (estava na II Liga)
Nacional, 2476** (+14%)
Paços, 2318*** (-24%)
Moreirense, 1786** (-17%)
Estoril, 1282*** (-38%)

* Um jogo com um grande por disputar
** Dois jogos com os grandes por disputar
*** Três jogos com os grandes por disputar

No que se refere a perdas e ganhos, o Benfica viu a sua média cair em cerca de 2 mil espectadores por jogo (4%), enquanto o Sporting subiu a sua outro tanto. Já o FC Porto é quem vem registando maior subida global (quase mais 7 mil espectadores, em média), sendo que a comparação é equilibrada porque cada um dos três grandes tem ainda um clássico por jogar no seu estádio.

O recorde para esta época foi fixado no Benfica-Sporting, da 8ª jornada, com 63054 espectadores. O estádio da Luz tem sete jogos no top-10, contra dois do Dragão e um de Alvalade – o Sporting-FC Porto deste sábado, que fixou um novo máximo no estádio dos leões, 12 anos depois da inauguração. Já houve, até agora, 14 jogos com mais de 40 mil espectadores nas bancadas, contra apenas sete à 15ª jornada da época passada – e 20 no final da Liga 2014/15.

Estatísticas da Liga

Como vem sendo habitual nos últimos largos anos, V. Guimarães e Sp. Braga são as outras equipas que conseguem com média superior a 10 mil espectadores. Neste particular, o caso dos vimaranenses é notável: apesar da evidente quebra de rendimento desportivo, continuam no quarto lugar desta tabela, tendo ainda por disputar jogos em casa com FC Porto e Sporting. A provar esse estatuto especial, o V. Guimarães-Sp. Braga da 6ª jornada é o jogo da Liga com maior assistência sem envolver um dos três candidatos ao título (19545 espectadores).

Mais golos, mesmo com os grandes em quebra

Não é apenas no capítulo dos espectadores que as primeiras 15 jornadas da Liga registam uma subida apreciável: o mesmo acontece com os 339 golos marcados, mais dez do que há um ano. E aqui, ao contrário do que sucede com as assistências, o peso dos grandes está a ser menor do que na época passada: o FC Porto marcou menos seis golos e o Sporting menos três. Apenas o Benfica (mais um) aumentou o saldo, mas o contributo global dos candidatos ao título (27%) é menor do que em 2014/15 (30%).

Esta abundância tem como ponto alto o registo incrível proporcionado pela 13ª jornada (40 golos em nove jogos), o melhor dos últimos 13 anos. Como tendência geral, refira-se que esta está a ser a Liga dos últimos anos com menos vitórias visitantes (abaixo de 27% do total, o valor mais baixo desde 2008/09).

Maisfutebol

Bruno3429

Nomeações para a 16.ª jornada

O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol anunciou esta segunda-feira as nomeações para os encontros relativos à 16.ª jornada, todos marcados para esta quarta-feira, 6 de janeiro.

Assim, Jorge Ferreira (AF Braga) vai dirigir a deslocação do líder Sporting ao Bonfim para defrontar o Vitória de Setúbal.

Fábio Veríssimo (AF Leiria) foi designado para o Benfica-Marítimo e Rui Costa (AF Porto) para o FC Porto-Rio Ave.

Nomeações:
Arouca – Estoril, Artur Soares Dias (AF Porto)
Belenenses – Nacional, Bruno Paixão (AF Setúbal)
Benfica – Marítimo, Fábio Veríssimo (AF Leiria)
FC Porto – Rio Ave, Rui Costa (AF Porto)
V. Setúbal – Sporting, Jorge Ferreira (AF Braga)
SC Braga – Académica, Nuno Almeida (AF Algarve)
União – Boavista, Luís Ferreira (AF Braga)
Tondela – P. Ferreira, Manuel Oliveira (AF Porto)
Moreirense – V. Guimarães, Tiago Martins (AF Lisboa)

A Bola

JotaCC


JotaCC


JotaCC


JotaCC

Salvador disse não a quatro milhões da Lázio
SAD bracarense recusou uma proposta do clube italiano pelo central Boly.

A Lázio, histórico clube italiano que atualmente está a meio da tabela da Serie A, tentou contratar Boly, mas esbarrou na exigência de António Salvador. Os transalpinos avançaram com uma proposta de quatro milhões de euros para a aquisição do defesa-central francês, mas esta foi prontamente recusada pelos arsenalistas.
Com a equipa de Paulo Fonseca em quatro frentes (campeonato, Taça de Portugal, Taça da Liga e Liga Europa), o Braga tem altas expectativas para todas estas competições e por isso decidiu blindar o plantel neste mês de janeiro. De resto, após um dos momentos mais marcantes da época até agora, a vitória sobre o Sporting na Taça de Portugal, António Salvador deixou claro que não iria deixar sair as peças-chave do plantel e que estava mais inclinado para permitir entradas. Ora, esta decisão do presidente a propósito do interesse da Lázio foi precisamente ao encontro dessa declaração.
Os números com que o clube romano acenou também não satisfizeram o Braga - o clube entende que Boly vale mais do que quatro milhões de euros. O defesa-central de 23 anos, internacional pelas camadas jovens da França, é uma aposta dos arsenalistas, que esperam fazer um encaixe bem mais significativo no futuro.
Proveniente do Auxerre, Boly chegou ao Braga no início da temporada passada, assinando então um contrato válido até 2018. Na época de estreia acabou por fazer apenas um jogo pela equipa principal (com a Académica, na Taça da Liga), em que até se lesionou. Deixou, no entanto, indicações positivas ao serviço da equipa B que tem vindo a confirmar nesta época. Beneficiando da saída de Santos para o Valência, Boly afirmou-se no centro da defesa a partir da terceira jornada do campeonato e já é uma das principais referências da equipa. Foi muito elogiado, sobretudo, pela exibição no Dragão, onde ajudou o Braga a travar o FC Porto (0-0), e na última jornada, em Setúbal, até fez dupla com Ricardo Ferreira, mesmo com André Pinto, o defesa-central mais experiente dos três, disponível.

O JOGO

JotaCC

Lazio quer contratar Willy Bolly

O central do SC Braga, Willy Boly está a ser cobiçado pela Lazio. O defesa francês de 24 anos, formado no Auxerre, é titular indiscutível nos minhotos.
A oferta do clube italiano rondará os 4 milhões de euros, montante considerado insuficiente para os cofres do SC Braga.

A BOLA