News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 18/12

Started by Bruno3429, 18 de December de 2015, 08:15

Previous topic - Next topic

Bruno3429

RUI FONTE MOSTRA QUE É MATADOR
Ponta-de-lança emprestado pelo Benfica rende aos minhotos 20% de uma possível venda

Rui Fonte saltou do banco para resolver aquele que está a ser considerado já o melhor jogo da época. O ponta-de-lança de 25 anos marcou o 4.º golo dos guerreiros e com isto sentenciou a eliminatória. Foi o seu 2.º golo com a camisola bracarense e este valeu ouro, tendo sido comemorado pelo jogador natural de Penafiel com grande euforia.

O irmão de José Fonte e filho de Artur Fonte – antigo defesa do Penafiel e do Belenenses (entre outros clubes) que cumpriu quase 300 jogos ao longo da sua carreira – tinha feito a sua estreia a marcar na goleada por 5-1 ao Marítimo e vinha de uma série de 9 partidas em branco. A rolha do champanhe saltou na melhor altura.

Rui Fonte foi cedido pelo Benfica ao Sp. Braga e o clube onde agora está a jogar terá direito a 20% de uma possível venda antes do final de junho do próximo ano. Tendo em conta ainda a sua relativa juventude, o ponta-de-lança formado no Sporting e que já vestiu as camisolas de Arsenal e Espanhol de Barcelona precisa de fazer descolar o rótulo de eterna esperança numa posição onde não abundam talentos portugueses. Fernando Santos já o colocou no radar desde que chegou ao Sp. Braga e até o convocou para o jogo com a Sérvia. Falta agora consolidar a posição já afirmada, numa concorrência cerrada mas saudável com Hassan, Stojiljkovic, Crislan e Wilson Eduardo.

Marcelo quer dar a Taça ao Sp. Braga

O candidato Marcelo Rebelo de Sousa já se vê, caso seja eleito Presidente da República, a entregar a Taça de Portugal ao Sp. Braga, no Jamor. "Pode ser uma ocasião para eu compensar o desgosto que tive na final contrao Sporting. Confesso que me dava muito gozo, e seria uma dupla satisfação, o Sp. Braga ir à final e eu, como o Presidente da República, poder estar no Estádio Nacional para entregar a Taça ao clube. Era uma coisa verdadeiramente sensacional", admitiu ao Jornal de Negócios.
Autor: Eugénio Queirós

SALVADOR RECEBEU PRIMEIRO-MINISTRO DE CABO VERDE
Governante assistiu ao jogo da Taça de Portugal frente ao Sporting

José Maria das Neves, primeiro-ministro de Cabo Verde e sócio 20.349 dos guerreiros, e Salimo Abdula, presidente da CPLP, assistiram ao Sp.Braga-Sporting, a convite do clube anfitrião. António Salvador guiou-os numa visita pelo museu do clube.
O Sp. Braga tem em África um dos seus mercados estratégicos e pretende reforçar cada vez mais os laços com um continente onde se fala português e o futebol é o desporto-rei.
Autor: Eugénio Queirós

Record

JotaCC

Salvador eufórico

O presidente da SAD do Braga ficou radiante com o triunfo sobre o Sporting (4-3) e fez questão de cumprimentar, um a um, os jogadores que conseguiram o apuramento para os quartos de final da Taça.
"Foram heróis, verdadeiros guerreiros", felicitou António Salvador, que estendeu os elogios "à coragem do treinador", Paulo Fonseca.
"O país assistiu a um grande jogo de futebol. É um orgulho enorme ter estes jogadores, que mostraram grande caráter e qualidade. O nosso treinador também foi corajoso. Mesmo a perder, não deixou que a equipa se descontrolasse e, por isso, conseguimos dar a volta ao marcador. Os nossos adeptos devem ter orgulho nesta equipa", disse o presidente do S.C. Braga.
Apesar da felicidade incontida, Salvador logo tratou de pôr água na fervura. "Os nossos objetivos – disse – são os de sempre. Um está já atingido, pois conseguimos passar a fase de grupos da Liga Europa. O outro é ficar nos quatro primeiros lugares do campeonato. A Taça? Com estes grandes profissionais, estamos confiantes no futuro".
O presidente da SAD braguista acrescentou que quer blindar o plantel da cobiça do mercado de inverno e garantiu que não sairá "nenhum jogador". Pelo contrário, disse que o plantel até pode ser reforçado.
Entretanto, e porque a agenda aperta – jogo já na segunda-feira, com o Paços –, o plantel do Braga não tem direito a folgas. O defesa Djavan e os atacantes Crislan e Rodrigo Pinho, todos a recuperar de lesões, são os únicos ausentes dos treinos.

JN

JotaCC

FUTEBOL DE TIRAR O CHAPÉU
CONVENCIDOS Ex-jogadores bracarenses analisam e aprovam futebol desenhado por Paulo Fonseca. Este Braga entusiasma-os

Modelo ofensivo praticado, esta época, pelo Braga está a contagiar jogadores marcantes da história do clube. "Dá um ar fresco ao futebol português", sublinha o argentino Andrés Madrid



A vitória sobre o Sporting, nos oitavos de final da Taça de Portugal, foi a última e mais impactante imagem de um Braga virado para o ataque. Um futebol que Paulo Fonseca já considerou ser o melhor praticado em Portugal na atualidade e que está a entusiasmar antigos jogadores do clube.
Andrés Madrid, médio argentino de grande influência num Braga em crescendo com Jesualdo Ferreira, diz mesmo que o estilo de jogo da equipa de Paulo Fonseca "dá um ar fresco ao futebol português a nível ofensivo". "Tem uma ideia de jogo muito atrativa. Ao nível do entretenimento, para quem vê os jogos, tem sido muito interessante, porque é mais ofensivo do que estávamos habituados. A dinâmica de jogo, as mudanças de ritmo e a organização ofensiva são muito peculiares. A equipa interpreta o que o treinador quer e sai este futebol fantástico", destaca o antigo médio, para quem só o Sporting, em Portugal, está num nível superior ao dos minhotos.
Rúben Micael, médio dos chineses do Shijiazhuang Yongchang que venceu a Taça da Liga pelo Braga em 2013, também é fã do modelo de jogo implementado por Paulo Fonseca. "O Braga tem um estilo de jogo que é a cara do treinador, que também jogou com este sistema no Paços de Ferreira e fez bem em continuá-lo no Braga. Fez as contratações certas e a equipa tem jogado bonito. O FC Porto tem o melhor plantel, mas só há uma equipa que joga tão bem como o Braga que é o Sporting, quando está no seu melhor", elogia o internacional português, detalhando: "Faz lembrar a nossa equipa com o José Peseiro, que também jogava muito bem. A equipa quer sempre sair a jogar, os laterais sobem muito e os alas jogam muito por dentro. É raro ver isto em Portugal."
Vice-campeão nacional em 2010 e finalista vencido da Liga Europa em 2011 pelo Braga, Hugo Viana está distante, no Al Wasl (Emirados Árabes Unidos), mas vai acompanhando os jogos. "Assemelha-se mais ao Braga do meu tempo, que foram bons anos. Parece-me estar um bocadinho melhor do que no ano passado e, frente ao Sporting, fizeram um excelente jogo", refere o internacional português.
Recuando um pouco mais no tempo, Dito, central finalista da Taça de Portugal em 1982, considera que o Braga é "um dos clubes com melhor futebol em Portugal". "O Braga jogava em 4x3x3, agora fá-lo em 4x4x2 e está a evoluir de forma excelente. É um futebol mais do que interessante. Depende dos gostos, mas este é um modelo que a mim me agrada", realça, sintonizado com Barroso, também ele antigo capitão. "Não sei se é o futebol mais atrativo, mas está a jogar muito. Se não é o melhor, é dos melhores a jogar em Portugal. Tem um jogo muito seguro em posse e desgasta", elogia. Para Canário, capitão que levantou a Taça em 1966, defrontaram-se anteontem "as duas melhores equipas da atualidade". "O Braga é consistente e rápido a chegar à baliza", diz.


GOLOS
25
Em Portugal, só o Benfica marca mais do que o Braga em casa: 26 golos em dez jogos. Os minhotos têm 25 no mesmo número de partidas. O Sporting leva 25 em 11 e o FC Porto 18 em dez



Fonseca com queda para a Taça

Ao derrotar o Sporting, anteontem, Paulo Fonseca apurou pela sexta vez, nas últimas sete épocas, uma equipa para os quartos de final da Taça de Portugal. Um registo assinalável para o treinador, sobretudo porque começou em equipas pequenas. Em 2010 e 2011, obteve o feito no Pinhalnovense, repetindo-o em 2012, no Aves. Em 2013, atingiu mesmo as meias-finais com o Paços de Ferreira e, no FC Porto, em 2014, também não falhou o acesso aos "quartos". A exceção foi a época passada, no Paços de Ferreira: caiu em casa com o Famalicão.



RUI FONTE EFUSIVO SÓ PELO MOMENTO

Rui Fonte marcou diante do Sporting e, ao contrário de Wilson Eduardo, que também passou pelos leões, festejou efusivamente o golo que apurou o Braga para os quartos de final da Taça de Portugal. "Foi devido ao momento e não por ser ao Sporting. Estou agradecido a todos os clubes por onde passei, mas foi pela alegria de ser o golo da vitória no prolongamento", explicou.



TREINO REGRESSO COM TRÊS DE FORA

Eliminado o Sporting, o Braga começou, ontem de manhã, a preparar o jogo de segunda-feira (21h00), em casa, ante o Paços de Ferreira. Os lesionados continuam a ser os mesmos (Djavan, Crislan e Rodrigo Pinho) e dificilmente irão recuperar para o jogo. Hoje de manhã, há mais um treino e, ao início da tarde, quatro jogadores vão visitar a Ala Pediátrica do Hospital de Braga.



Stian Ringstad será reforço para a defesa
NORUEGUÊS Lateral-esquerdo, de 24 anos, está em fim de contrato com o Lillestrom e prepara-se para jogar fora do seu país pela primeira vez

Sem alternativa de raiz para Djavan, o único lateral-esquerdo do plantel, Paulo Fonseca irá ver a situação resolvida em janeiro, com a contratação do internacional norueguês


Ringstad termina contrato com o Lillestrom a 31 de dezembro

O Braga está muito próximo de concretizar a contratação de Stian Ringstad. O lateral-esquerdo norueguês, que também pode jogar como extremo, termina contrato com o Lillestrom a 31 de dezembro – as épocas desportivas na Noruega correspondem ao ano civil – e está entusiasmado com a possibilidade de se transferir para o clube arsenalista. As negociações estão numa fase adiantada e já não faltará muito para que o Braga anuncie a aquisição.
Esta será a primeira vez que Stian Ringstad (24 anos) irá jogar fora do seu país. O jogador deu-se a conhecer ao serviço do Eidsvold Turn e mudou-se em 2009 para o Lillestrom, clube que terminou o último campeonato norueguês a meio da tabela. Esta liga nórdica chegou ao fim em novembro e Stian Ringstad realizou 20 jogos em 30 possíveis. Não apontou qualquer golo, mas fez três assistências. Além disso, somou duas presenças na Taça da Noruega.
Stian Ringstad tem um passado rico nas seleções jovens da Noruega, contabilizando várias internacionalizações, dos sub-16 aos sub21. Em maio de 2014, estreou-se pela seleção principal, num jogo particular diante da França, em Paris, que os nórdicos perderam por 4-0. O defesa entrou já em período de compensação, nessa que foi a única vez que alinhou pela seleção A.
Com a contratação de Stian Ringstad, o Braga preenche a lacuna existente no plantel. O lado esquerdo da defesa é a única posição em que Paulo Fonseca não tem pelo menos duas opções de raiz. O único lateral-esquerdo de origem é Djavan e tem passado muito tempo de fora, por lesão, situação que também se verificou algumas vezes na época passada. Marcelo Goiano tem sido a alternativa, sendo que Baiano também já foi adaptado à posição.
Conforme O JOGO já havia dado conta, o Braga pretendia contratar um lateral-esquerdo, um central e um avançado em janeiro. A primeira questão está resolvida e, para o eixo defensivo, o clube está interessado em Diego Carlos, do Estoril.



Salvador segura as "peças-chave"

Presidente do Braga admite mudanças, mas não estão em causa as principais figuras do plantel

Com o Braga em quatro frentes, cresce a expectativa em relação à política que o clube vai adotar na reabertura do mercado, em janeiro. Questionado sobre o tema, após a vitória sobre o Sporting, na Taça de Portugal, o presidente dos arsenalistas, António Salvador, garantiu que Paulo Fonseca não vai perder nenhum dos elementos mais importantes da equipa. Aliás, o dirigente até está muito mais virado para entradas do que para saídas e a contratação do lateral-esquerdo norueguês Stian Ringstad vai ao encontro desta declaração.
"Não estamos a pensar vender ninguém, nem que saia ninguém. Estamos muito satisfeitos com o plantel que temos. Pode haver uma ou outra alteração, mas nada que tenha a ver com as peçaschave. E até é mais provável que entre uma ou outra situação do que haja saídas", afirmou António Salvador.
Quem agradece é Paulo Fonseca, que assim poderá atacar a segunda metade da época com um grupo ainda mais forte e depositar boas esperanças no campeonato, Taça de Portugal, Liga Europa e Taça da Liga.

O JOGO

JotaCC

Paulo Tavares:"sermos iguais a nós próprios"
SC Braga/AAUM e Sporting CP protagonizam o jogo grande da 15ª Jornada da Liga SportZone de Futsal.

O SC Braga/AAUM já conseguiu travar o líder do campeonato, o SL Benfica, e o encontro deste sábado será outro grande desafio à sua invencibilidade caseira. A equipa de Paulo Tavares continua num registo impressionante, sem derrotas em casa, que já vem da época passada onde foi a melhor equipa. Por isso, não se adivinha tarefa fácil para a equipa leonina nesta deslocação a Braga, terreno sempre muito complicado. Recorde-se que as duas equipas empataram a duas bolas em Odivelas na primeira volta.

Na antevisão do encontro, o técnico bracarense Paulo Tavares referiu que o trunfo da sua equipa para este jogo é "sermos iguais a nós próprios. Quando estamos equilibrados a nível emocional e pomos em prática o que trabalhamos durante a semana, não somos uma equipa fácil. Com o Sporting não vai fugir à regra, pois vai ser um jogo equilibrado. Temos trabalhado alguns aspetos em que o adversário é forte, como ao nível do ataque organizado e em termos táticos, e isso obriga-nos  a trabalhar algumas situações de maneira diferente para não sermos surpreendidos".  Referiu ainda que "temos a ambição de ganhar no sábado. O Sporting tem um plantel rico. Há um ou outro jogador com quem temos de ter alguns cuidados, como o Fortino. Estamos preparados para as subidas do Marcão, já que é uma das situações fortes do Sporting, que sobe muito e desorganiza a outra equipa."

Sobre os rumores da contratação do internacional português Marinho referiu que gostaria de o ver jogar no SC Braga/AAUM, pois "é um jogador que nos interessa, mas para já não há mais nada do que rumores. O jogador é nosso quando assinar. É uma possibilidade porque é um bom jogador e, se estiver de acordo com o projeto, por que não? Mas, para já, não há nada", finalizou.

O jogador bracarense, Tiago Brito, afirmou que "o equilíbrio emocional é elevado. Este jogo é igual a todos os outros. A concentração deve ser máxima para não sermos surpreendidos pelo Sporting. A identidade da equipa conquista-se com o treino e com o entrosamento. Os novos estão a conquistar o seu espaço e a aprender, logo esse processo e essa evolução demoram o seu tempo. Acredito que a qualidade vá aumentar. Já se notam as diferenças, a evolução e a conquista por parte dos novos jogadores. Percebem que é mais um jogo e o objetivo da equipa é vencer. Queremos mostrar isso aos nossos adeptos."

O jogador, que esteve recentemente ao serviço da seleção, falou sobre a sua chamada e sobre o possível desgaste físico, acrescentando que "de incómodo não tem nada. É um prazer total e o clube faz uma gestão fantástica a nível físico. O foco agora está no Braga e no jogo que iremos ter."

A partida tem o seu início marcado para as 17h, deste sábado, no Pavilhão da Universidade do Minho, em Gualtar.

MODALIDADES.COM.PT

JotaCC


JotaCC


JotaCC


Bruno3429

Paulo Fonseca diz que ida de Jesus para o Sporting cavou fosso maior para os 'grandes'

O treinador do SC Braga considera que é muito difícil ao clube lutar pelo título na Liga portuguesa face ao fosso cada vez maior para os três 'grandes'.

«Se eu dissesse que acredito (no título) estou a iludir as pessoas e quero que elas percebam a realidade. Os grandes clubes, por terem mais adeptos, têm mais facilidade em ter mais receitas. O Braga, por exemplo, teve que vender jogadores este ano, houve essa necessidade, e conseguimos fazer uma equipa mais barata. Mas com os grandes foi ao contrário: muito por causa da ida de Jorge Jesus para o Sporting, houve um maior investimento e cavou-se um fosso ainda maior com os outros clubes», disse durante uma iniciativa no estabelecimento prisional de Braga.

Apesar de deixar o SC Braga fora da corrida pelo campeonato nacional, Paulo Fonseca acredita que pode conquistar um outro título com a equipa minhota esta temporada:

- Sinceramente penso. Mas estar em quatro competições é muito difícil e violento, temos de saber geri-lo, mesmo considerando que é possível jogar-se à quarta-feira e ao domingo.

Repetir a presença no Jamor para jogar a final da Taça, perdida na época passada para o Sporting, é um desejo assumido por Paulo Fonseca.

«Consigo perceber a deceção das pessoas do Braga em relação à final da época passada. Agora que eliminámos o Sporting, sinto o sonho de estar no Jamor a surgir novamente nas pessoas, mas temos de ser equilibrados porque faltam ainda algumas etapas e todas as equipas são fortes», rematou.


«Selecionador? Quando estiver farto de aturar jogadores...» - Paulo Fonseca

O treinador do SC Braga reconhece que treinar uma seleção não é um objetivo que tenha, pelo menos, nesta fase da carreira.

«Não é esse o meu sonho, não tenho essa ambição. Não me vejo muito a treinar uma seleção, mas se calhar daqui a 20 anos, quando estiver farto de aturar os jogadores, quem sabe?», disse para uma plateia pouco habitual no estabelecimento prisional de Braga.

Paulo Fonseca comentou ainda a passagem pouco sucedida pelo FC Porto:

- Era muito novo, pensava que sabia tudo e não sabia. A culpa também é minha, era inexperiente - só tinha um ano de I Liga. Cheguei ao FC Porto como um sonhador, a vida iria ser como sempre sonhei, mas a realidade mostrou-me outra coisa. Passei uma fase difícil, só via o sucesso e as vitórias e tive que refazer a carreira.


«Já estamos a pensar no Paços de Ferreira» – Alan

Alan revelou que a vitória na Taça de Portugal já faz parte do passado e que o SC Braga já está focado no embate diante o Paços de Ferreira.

«Têm sido dias normais. Foi uma excelente vitória, frente a uma grande equipa e fruto do nosso trabalho, mas já estamos a pensar no jogo do Paços Ferreira», afirmou Alan, à margem da visita na pediatria do Hospital de Braga, ao lado de Rui Fonte, André Pinto e Matheus, onde distribuíram cachecóis, postais e autógrafos.

O extremo revelou qual foi o segredo da vitória na Taça.

«Já tivemos bons momentos, mas não estivemos bem na finalização. Neste jogo conseguimos e fomos felizes num grande espetáculo.»

A Bola

Bruno3429

Paulo Fonseca: «É possível ganhar um troféu no Sp. Braga»
Treinador fala com ambição, mas lembra que no campeonato é tudo mais difícil
Por Redação       

A atravessar um momento de grande harmonia com o Sp. Braga, Paulo Fonseca diz que é possível vencer já esta época um troféu.

O treinador dos Guerreiros do Minho esteve à conversa com 80 reclusos do Estabelecimento Prisional de Braga. Uma sexta-feira diferente.

«Sinceramente penso que sim, é possível. Mas estar em quatro competições é muito difícil e violento, temos de saber geri-lo, mesmo considerando que é possível jogar à quarta-feira e ao domingo», considera Fonseca, dois dias após a excelente vitória sobre o Sporting, na Taça de Portugal.

O Jamor volta a ser um objetivo para as gentes de Braga. 

«Consigo perceber a deceção das pessoas do Braga em relação à final da época passada. Agora que eliminámos o Sporting, sinto o sonho de estar no Jamor a surgir novamente nas pessoas, mas temos de ser equilibrados porque faltam ainda algumas etapas e todas as equipas são fortes».

Sobre o triunfo no campeonato é que Paulo Fonseca tem dúvidas. Ou, pelo menos, uma elevada dose de realismo.

«Se eu dissesse que acredito [ser campeão] estou a iludir as pessoas e quero que elas percebam a realidade. Os grandes clubes, por terem mais adeptos, têm mais facilidade em ter mais receitas. O Braga, por exemplo, teve que vender jogadores este ano, houve essa necessidade, e conseguimos fazer uma equipa mais barata. Mas com os grandes foi ao contrário: muito por causa da ida de Jorge Jesus para o Sporting, houve um maior investimento e cavou-se um fosso ainda maior com os outros clubes».

Sp. Braga: lateral norueguês para Paulo Fonseca
Negociações muito adiantadas por Stian Ringstad
Por Pedro Jorge da Cunha / Bruno José Ferreira   

O primeiro reforço de inverno do Sp. Braga será, ao que tudo indica, Stian Ringstad. O lateral esquerdo norueguês, 24 anos, não se vinculou ainda aos Guerreiros do Minho, mas as negociações para a oficialização do acordo encontram-se numa fase muito adiantada, apurou o Maisfutebol, depois da notícia ter sido avançada pelo O Jogo. 

Ringstad acaba o contrato que o liga ao Lillestrom (oitavo classificado da liga norueguesa) a 31 de dezembro e chegará a Braga com o estatuto de jogador livre. Para Paulo Fonseca, o mais do que provável reforço será mais uma opção para o lugar de lateral esquerdo, apesar de Ringstad também poder jogar mais adiantado. 

Se a contratação de Stian Ringstad for concretizada, e nesta altura isso é mesmo o mais certo, Fonseca passa a contar com quatro laterais, como desejava: Baiano, Marcelo Goiano, Djavan e o norueguês.

Stian Ringstad tem uma internacionalização pela principal seleção da Noruega - alguns minutos jogados contra a França em maio de 2014 -, mas ostenta um currículo de respeito nas seleções jovens.

Aos 17 anos, o esquerdino estreou-se no principal campeonato da Noruega, já com a camisola do Lillestrom. Soma, desde então, mais de 120 jogos oficiais e dois golos pelo clube. Antes, Ringstad jogara em dois pequenos clubes do seu país, o Haga SE e o Eidsvold Turn.

Em 2013, o atleta perdeu o pai num acidente de viação. Todo o futebol norueguês se juntou em apoio.

Maisfutebol

Bruno3429

Paulo Fonseca espera conquistar títulos em Braga

Paulo Fonseca ambiciona conquistar títulos ao serviço do Braga, clube onde chegou esta temporada.

«Sinceramente penso. Mas estar em quatro competições é muito difícil e violento, temos de saber geri-lo, mesmo considerando que é possível jogar-se à quarta-feira e ao domingo», afirmou o técnico dos minhotos, numa visita ao estabelecimento prisional de Braga.

«Agora que eliminámos o Sporting, sinto o sonho de estar no Jamor a surgir novamente nas pessoas, mas temos de ser equilibrados porque faltam ainda algumas etapas e todas as equipas são fortes», acrescentou o treinador de 42 anos.

Zerozero

Bruno3429

PAULO FONSECA: «SINCERAMENTE PENSO VENCER UM TROFÉU ESTE ANO»
Técnico diz no entanto que não será fácil
Foto: Simão Freitas

O treinador do Sp. Braga, Paulo Fonseca, disse esta sexta-feira que pensa em ganhar um título esta época, mas frisou o "fosso" existente entre os três grandes do futebol português e as restantes equipas.

O técnico, que falava perante uma plateia diferente do habitual, cerca de 80 reclusos do Estabelecimento Prisional de Braga, no âmbito da iniciativa "Um café com?", do Centro Pastoral Penitenciário de Braga, passou em revista a sua vida pessoal, não sem alguma emoção, e profissional, admitindo ter ingressado no FC Porto ainda muito inexperiente.

Questionado sobre um dos reclusos sobre se pensa ganhar um título esta temporada, dado o Sporting de Braga estar ainda a disputar quatro competições, Paulo Fonseca disse que sim.

"Sinceramente penso. Mas estar em quatro competições é muito difícil e violento, temos de saber geri-lo, mesmo considerando que é possível jogar-se à quarta-feira e ao domingo", respondeu.

Repetir a presença na final da Taça de Portugal, depois de ter eliminado o detentor do título, o Sporting, na quarta-feira, é um desejo assumido.

"Consigo perceber a deceção das pessoas do Braga em relação à final da época passada. Agora que eliminámos o Sporting, sinto o sonho de estar no Jamor a surgir novamente nas pessoas, mas temos de ser equilibrados porque faltam ainda algumas etapas e todas as equipas são fortes", disse.

O treinador confessou que "adorava estar naquele ambiente do Jamor", garantindo: "vamos fazer tudo o que for possível para estar lá já este ano".

Já sobre ser campeão, tem a opinião que a tarefa é "muito difícil", porque o investimento dos 'três grandes', Benfica, FC Porto e Sporting, aumentou este ano, ao passo que o dos outros diminuiu.

"Se eu dissesse que acredito [ser campeão] estou a iludir as pessoas e quero que elas percebam a realidade. Os grandes clubes, por terem mais adeptos, têm mais facilidade em ter mais receitas. O Braga, por exemplo, teve que vender jogadores este ano, houve essa necessidade, e conseguimos fazer uma equipa mais barata. Mas com os grandes foi ao contrário: muito por causa da ida de Jorge Jesus para o Sporting, houve um maior investimento e cavou-se um fosso ainda maior com os outros clubes", analisou.

Instado a explicar o que falhou no FC Porto, preferiu assumir a sua responsabilidade.

"Era muito novo, pensava que sabia tudo e não sabia. A culpa também é minha, era inexperiente - só tinha um ano de I Liga. Cheguei ao FC Porto como um sonhador, a vida iria ser como sempre sonhei, mas a realidade mostrou-me outra coisa. Passei uma fase difícil, só via o sucesso e as vitórias e tive que refazer a carreira", lembrou.

Revelou ainda que ser selecionador nacional não é ambição que tenha nesta fase da carreira porque prefere trabalhar diariamente com os jogadores.

"Não é esse o meu sonho. Não tenho essa ambição. Não me vejo muito a treinar uma seleção, mas se calhar daqui a 20 anos, quando estiver farto de aturar os jogadores, quem sabe?", brincou.

Autor: Lusa

ALAN DIZ QUE HÁ TEMAS MAIS PREOCUPANTES DO QUE A ARBITRAGEM
Como o desemprego ou os salários em atraso
Foto: Simão Freitas

O capitão do Sporting de Braga, Alan, disse esta sexta-feira que, mais do que as arbitragens, devia discutir-se em Portugal questões como a dos salários em atraso em algumas equipas e o desemprego nos jogadores.

Questionado sobre o facto de as arbitragens estarem a ser muito visadas em Portugal esta temporada, o veterano jogador disse ser "normal, não é só aqui, esquece-se é de falar em coisas mais graves".

"Quais? Por exemplo o facto de muitos jogadores estarem desempregos e haver salários em atraso em muitas equipas", afirmou à margem de uma visita de uma deleção do Sporting de Braga à ala pediátrica do Hospital de Braga.

Alan destacou a "união, a humildade e a alegria" como os principais segredos da equipa esta temporada.

Com 36 anos, o jogador brasileiro está a fazer uma grande época, relacionando-a com a "paixão" com que ainda joga futebol.

"As pessoas pensam que a partir dos 30 anos os jogadores já não podem fazer o que faziam, mas estão completamente enganadas. O meu rendimento deve-se à paixão de jogar futebol, à minha família e aos adeptos", disse.

A boa campanha do Braga e a qualidade do seu futebol levam alguns observadores a colocá-lo como um dos candidatos ao título, mas Alan prefere arrefecer o ânimo dos adeptos.

"Para ser campeão não basta a qualidade do futebol, é preciso sorte também. Exige-se um nível de concentração muito elevado para não nos deixarmos deslumbrar e importa arrefecer a euforia dos adeptos", disse.

A vitória por 4-3, após prolongamento, sobre o Sporting, que colocou os minhotos nos quartos de final da Taça de Portugal, materializou um excelente momento do Sporting de Braga, que motivou até mensagens do Brasil, revelou.

"Foi um grande jogo, uma excelente vitória contra uma grande equipa. Jamor mais perto? Eliminámos um candidato à vitória na prova, mas só demos mais um passo. Ainda há equipas boas na Taça e temos que manter os pés no chão", avisou.

Record

Bruno3429

GVERREIROS EM TARDE SOLIDÁRIA

Uma tarde diferente nas rotinas do SC Braga. É verdade que o calendário desportivo aperta, mas os Gverreiros acederam aos convites de duas importantes instituições de cidade e contribuíram, com a sua presença, para umas horas mais descontraídas na Ala de Pediatria do Hospital de Braga e no Estabelecimento Prisional.

Ao início da tarde, Alan, André Pinto, Rui Fonte e Matheus estiveram na unidade hospitalar, onde conviveram com crianças das mais variadas idades, levando pequenas lembranças do clube e mensagens encorajadoras. O capitão Alan falou da importância destes momentos e do quanto os mesmos são recompensadores também para os jogadores que neles participam. "Todo o plantel gostaria de estar aqui. É uma satisfação imensa ver o sorriso das crianças", notou.

Já o treinador Paulo Fonseca deslocou-se ao Estabelecimento Prisional de Braga para, no âmbito da iniciativa "Café com...", partilhar as suas experiências com os reclusos. A presença do técnico motivou sala cheia e uma tertúlia muito animada com uma plateia interessada nas opiniões e nas vivências do interlocutor, que por sua vez procurou transmitir, através de episódios pessoais, aprendizagens relevantes e que de alguma forma tenham pontos de contacto com o momento atravessado pelos reclusos.

RUI TOMÉ: "É UM JOGO DO TUDO OU TUDO"

A equipa de sub-19 do SC Braga não quer nem pode perder mais terreno na luta pelo apuramento para a próxima fase. Como tal, derrotar o FC Porto torna-se obrigatório. Este sábado os gverreiros recebem os dragões (15 horas, no campo da Ponte) e o treinador do SC Braga, Rui Tomé, assume a importância do desafio. "Para nós não existe jogos do tudo ou nada, mas sim do tudo ou tudo. Isso passa por fazer as coisas bem com a noção que temos de ser agressivos e inteligentes. É um jogo importante, tal como os anteriores, onde a nossa ambição leva-nos a querer conquistar mais três pontos", disse.

Do Porto chegará um adversário complicado, mas Rui Tomé assegura ter a sua equipa preparada. "Acreditamos que o FC Porto virá com a sua melhor versão porque está ciente da dificuldade que encontrará. Nós, a exemplo de todos os outros jogos, também apresentaremos a nossa melhor versão. Espera-se, por isso, um bom desafio de futebol", referiu.

Foi precisamente contra o FC Porto que Rui Tomé iniciou o seu percurso como treinador dos juniores do SC Braga e, uma volta depois, está satisfeito com o trabalho realizado. "O balanço é positivo porque vejo a equipa mais crescida em várias vertentes, seja no plano tático ou técnico. Mas, acima de tudo, não queremos ficar por aqui e estamos a trabalhar para que a evolução individual e coletiva seja cada vez maior", atirou.

GVERREIROS PRONTOS PARA ABATER O LEÃO

Este sábado é dia de jogo grande no Pavilhão da Universidade do Minho. O SC Braga/AAUM recebe o Sporting (17 horas) e apesar da qualidade do adversário, os minhotos acreditam que podem abater o leão. O treinador dos bracarenses, Paulo Tavares, aponta para a concentração como uma das chaves para o sucesso. "Numa altura em que ainda procuramos a nossa identidade, devido à juventude da equipa, é fundamental estarmos concentrados do primeiro ao último minuto. A questão emocional também é crucial e, por isso, se conseguirmos controlar estes dois factores o Sporting vai ter muitas dificuldades no nosso pavilhão", avisou.

Tiago Brito, fixo dos gverreiros, partilha da mesma opinião de Paulo Tavares apelando, ainda, ao apoio dos adeptos. "Acreditamos que podemos vencer qualquer equipa em nossa casa. Este é o tipo de jogos que todos querem ganhar, mas com o apoio do nosso público ficamos mais perto de um bom resultado. Aliado a este factor, se tivermos concentrados e com o nível emocional no ponto certo podemos conquistar um bom resultado", finalizou o internacional português.

À entrada para a 15.ª jornada, o SC Braga/AAUM ocupa a quarta posição com 27 pontos, menos dez que o Sporting, atual segundo classificado da Liga Sport Zone futsal.

SCBraga