News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 13/12

Started by Bruno3429, 13 de December de 2015, 07:40

Previous topic - Next topic

Bruno3429

SC Braga mede forças com o Tondela e Paulo Fonseca quer a equipa concentrada
Miguel Machado

Paulo Fonseca quer os Guerreiros do Minho em alerta máximo no jogo desta noite (20:30 horas) em Tondela, da 13.ª jornada da I Liga. Treinador do SC Braga desvaloriza o facto do adversário estar em último do campeonato e não espera facilidades de uma equipa motivada pela mudança de treinador.

Depois da festa europeia a meio da semana pela conquista do primeiro lugar no Grupo F e apuramento para os 16-avos-de-final da Liga Europa, o SC Braga retoma hoje as lides domésticas com uma deslocação a Tondela, para a 13.ª jornada da I Liga. O adversário é o actual último classificado do campeonato, mas Paulo Fonseca não quer os seus jogadores a olhar para a classificação porque se o fizerem e menosprezarem o Tondela vão passar por dificuldades.
"O Tondela vai estrear um estádio novo, numa semana em que houve mudança de treinador (entrada de Petit), pelo que há um simbolismo em torno deste jogo, que as pessoas do Tondela podem entender como de viragem e isso pode representar algum perigo para nós se não encararmos o jogo da melhor maneira", afirmou ontem o técnico arsenalista na antevisão da partida de hoje.
Mostrando-se totalmente focado e com a lição bem estudada, Paulo Fonseca desvalorizou ainda o facto do Tondela só ter apenas uma vitória em 12 jogos, alcançada há três meses e meio, ser o pior ataque e uma das piores defesas da Liga.
"Recuso-me a olhar para o Tondela como um adversário acessível e que não nos vai criar dificuldades. Muito pelo contrário. O Tondela é recheado de bons valores e jogadores experientes", alertou.
Por outro lado, valorizou a entrada do novo treinador Petit, que pode empolgar os tondelenses, mas que isso não cria pressão extra ao SC Braga.
"O SC Braga joga sempre para ganhar em todos os jogos. Essa pressão vai existir sempre perante qualquer adversário, em qualquer estádio. Mas, concretamente a este jogo, se queremos ven- cer, não podemos menosprezar o adversário olhando só para a sua classificação", voltou a destacar o treinador dos Guerreiros.

Correio do Minho

Bruno3429

ABEL FERREIRA: "QUEREMOS PROLONGAR A SÉRIE VITORIOSA"

O momento é bom e é para prolongar. Este é o objetivo da equipa B do SC Braga. Os Gverreiros somam três triunfos consecutivos e, este domingo, deslocam-se ao Seixal com o intuito de derrotar o Benfica B, assegurou o técnico Abel Ferreira. "Estamos, de facto, a ultrapassar uma boa fase e queremos prolongá-la. Depois de termos começado muito bem a época, passamos por um período onde tivemos de nos reencontrar. Este é claramente um processo de crescimento e é fundamental que estes jovens saibam lidar com o êxito e com as adversidades. É desta forma que encontram o equilíbrio", disse.

O embate deste domingo com o Benfica B não será fácil, mas Abel Ferreira adianta que no balneário minhoto impera a confiança. "A partida com o Benfica B será uma grande oportunidade para estes jovens crescerem. Do outro lado estará uma equipa com excelentes executantes, que partilham do mesmo projeto. São dois conjuntos com uma identidade vincada e com um enorme potencial. Estamos confiantes num bom resultado".

Depois de nas últimas duas jornadas terem vencido a equipa B do Vitória SC (2-1) e do FC Porto (2-0), os gverreiros dão indicações que sentem-se à vontade contra conjuntos que adotam ideias de jogo semelhantes. "A verdade é que contra clubes que jogam com linhas baixas e um bloco denso, tivemos dificuldades. São as chamadas equipas típicas da II Liga que tentam vencer muito à mercê do erro do adversário. Já as equipas bês procuram desenvolver os seus atletas implementando uma ideia de jogo que permita a sua evolução. Nesse capítulo, temos sido felizes e acreditamos que este domingo podemos alcançar um bom resultado", finalizou.

O encontro da 21.ª jornada da II Liga entre Benfica B e SC Braga B tem início às 15 horas no Caixa Futebol Campus, no Seixal.

SUB-19 COM REVIRAVOLTA ÉPICA

Tarde de emoções em Vizela, onde os juniores do SC Braga fizeram prova de vida e conquistaram uma vitória importantíssima e de contornos épicos. Depois do empate com o Rio Ave, os Gverreiros precisavam de regressar aos triunfos, mas esse objetivo cedo ficou ameaçado por dois golos madrugadores do conjunto local, que aos 17 minutos já vencia por 2-0. Uma entrada de pesadelo e uma reação de sonho, que começou a ser construída aos 36′ com um livre direto batido por Bola.

O intervalo trouxe Sala para o lugar de Marques e um assalto ainda mais declarado à baliza do Vizela, que Vasco atingiu com sucesso aos 53 minutos, concretizando após cruzamento da esquerda por Leandro. Era o mote para a última etapa do assalto aos três pontos, que pareceu ter sofrido um enorme revés quando o árbitro expulsou Bola, aos 75 minutos, por duplo amarelo.

Nem aí o conjunto de Rui Tomé baixou os braços, merecendo a recompensa final aos 89′,  quando Sala surgiu na cara do guarda-redes adversário e consumou a reviravolta com um chapéu irrepreensível. Esta vitória mantém o SC Braga na 5.ª posição da Zona Norte, mas agora a cinco pontos do 4.º lugar, o último que apura para a fase final do Campeonato Nacional.

O SC Braga jogou com: Velho; João, Queirós, Izata, Lucas (Kiki, 61′); Bola, Marques (Sala, intervalo), Xadas; Vasco, Pedrinho, Leandro (Teles, 79′)

SUB-17: EMPATE A ZERO EM MOREIRA DE CÓNEGOS

A deslocação do SC Braga a Moreira de Cónegos não correu na perfeição. A equipa minhota partiu com o objetivo claro de conquistar a vitória, mas pela frente encontrou um Moreirense que, no setor recuado, não se descoseu. O empate a zero não tira os minhotos da liderança, que podem, inclusivamente, garantir o apuramento para a próxima do campeonato já na jornada seguinte, caso derrote o Limianos. À 15.ª jornada, o SC Braga é líder da competição com 38 pontos.

Ficha de jogo: Rogério, Filipe, Sidónio, Rego, João Pedro, Nuno, Francisco, Rodrigo, Pedro Soares, Reko e Moura.

Jogaram ainda: Trincão e Ricardo

SCBraga

Bruno3429

Tondela-Sp. Braga (antevisão): duelo de crises... distintas
Último classificado recebe equipa que não vence há três jogos... mas que acaba de alcançar um feito histórico
Por Adérito Esteves       

Siga todas as incidências do Tondela-Sp. Braga com o MAISFUTEBOL este domingo a partir das 20h30

O MOMENTO


Tondela: Um, dois, três, quatro... onze. Há mais de uma dezena de jogos que os tondelenses não vencem. Nesse universo de resultados contam-se nove partidas e sete derrotas no campeonato. A estreia do Tondela no principal escalão do futebol nacional não está a correr da melhor forma, e o facto estrear nesta partida o terceiro treinador da época traduz um pouco desse percurso. A única vitória da equipa beirã na Liga aconteceu na estreia dos jogos primodivisionários no estádio João Cardoso (1-0 ao Nacional). Neste domingo, a "casa" dos tondelenses apresenta-se renovada. Será motivação suficiente para o regresso às vitórias?

Sp. Braga: Sem vitórias nem golos marcados há três jogos, os "guerreiros" chegam a esta partida com o balanço de um apuramento histórico na liderança do seu grupo da Liga Europa. A equipa de Paulo Fonseca está a realizar uma excelente temporada, como prova o 4.º lugar, com 21 pontos, mas o percurso até ao momento também traz responsabilidade. Daí os alarmes soarem após uma derrota (Benfica) e um empate (Moreirense) na Liga. Um jogo diante do lanterna-vermelha surge, também por isso, na altura ideal... se for encarado com a necessária responsabilidade.

AUSÊNCIAS

Tondela: Petit tem todo o plantel à disposição para a sua estreia no comando técnico do Tondela.

Sp. Braga: Rodrigo Pinho (lesionado) e Djavan (condicionado).


DISCURSO DIRETO

Wagner, jogador do Tondela
: Petit não fez a habitual conferência de antevisão à partida, o extremo brasileiro, porém, falou aos jornalistas, declarando que «A equipa está confiante para o jogo. Sabemos que vai ser um jogo complicado, com uma grande equipa, mas vamos jogar novamente em nossa casa e vamos fazer da nossa casa a nossa fortaleza, para conseguirmos os nossos objetivos, que passam pela manutenção. É diferente jogar em Aveiro ou em nossa casa. Em Tondela fizemos quatro pontos e só perdemos um jogo, por isso, é a nossa fortaleza e temos de começar a mudar este momento negativo já».

Paulo Fonseca: «Recuso-me a olhar para o Tondela como um adversário acessível e que não nos vai criar dificuldades, pelo contrário. Nem sempre os resultados traduzem o valor das equipas e que o Tondela está recheado de bons valores e jogadores experientes. O Tondela vai estrear um estádio novo, numa semana em que houve mudança de treinador, pelo que há um simbolismo em torno deste jogo que as pessoas do Tondela podem entender como de viragem e isso pode representar algum perigo para nós se não encararmos o jogo da melhor maneira».


HISTÓRICO DE CONFRONTOS:
Este será o primeiro jogo oficial entre o Tondela e o Sp. Braga.

Maisfutebol

JotaCC

DIEGO CARLOS PARA REFORÇAR A DEFESA
Minhotos já conversaram com o Estoril sobre a possibilidade de contratarem o defesa; esperam tirar vantagem da hesitação do Sporting...

"O Braga está sempre à procura de melhorar e podemos reforçar algumas posições"
Paulo Fonseca
Treinador do Braga


Braga tem a concorrência do Sporting, mas espera antecipar-se ao clube de Alvalade, que não vê no defesa uma prioridade. Fonseca revelou que quer reforçar algumas posições do plantel


Diego Carlos está no bom caminho para chegar ao Braga
Paulo Fonseca assumiu ontem que o Braga está no mercado para reforçar o plantel já em janeiro e, sabe O JOGO, o defesa-central Diego Carlos é um dos nomes em análise. O jogador tem sido um dos destaques do Estoril (foi titular em todos os jogos do campeonato) e também tem o Sporting de olho nele. No entanto, os arsenalistas esperam tirar proveito da hesitação do clube leonino – Jesus não vê em Diego Carlos uma prioridade–para ganharem acorrida por um defesa que, na última época, esteve emprestado pelo Estoril à equipa B do FC Porto (fez 23 partidas na II Liga).
Curiosamente, Paulo Fonseca foi ontem questionado sobre as intenções do Braga para a próxima reabertura de mercado. "Todos os treinadores querem melhorar os plantéis e eu não fujo à regra. Admito que tenho pensado nisso... Não sou apologista de grandes alterações no mercado de inverno, mas é verdade que pode haver mudanças. O Braga é um clube que está sempre à procura de melhorar e, nesse sentido, podemos reforçar algumas posições", referiu o treinador. O Braga, sabe O JOGO, já sondou o Estoril para aferir das condições que tornem possível a mudança do defesa-central para o Minho, estando as negociações bem encaminhadas. Para além de Diego Carlos, pode chegar a Braga mais um defesa-esquerdo e um avançado.


Alan descansa para o jogo com o Sporting

Depois de ter sido titular frente ao Groningen, Alan ficou de fora da lista de convocados para o jogo desta noite com o Tondela. O capitão do Braga foi preterido para ficar a descansar para a partida que se segue, da Taça de Portugal, frente ao Sporting, e deverá ser substituído no onze de hoje por Aarón, que regressa aos eleitos. Ricardo Ferreira e Stojiljkovic também estão de volta, ao contrário de Djavan, que ficou de fora devido distensão muscular.



Só faltam os golos, diz Fonseca
Treinador não está preocupado com a falta de eficácia do ataque e espera voltar hoje às vitórias

O Braga não marca há três jogos e para encontrar uma série igualmente negativa é preciso recuar ao final da época de 2010/11, altura em que os arsenalistas também ficaram em branco nos jogos frente à Académica, Sporting e FC Porto, este da final da Liga Europa. No entanto, Paulo Fonseca não está preocupado com a falta de eficácia ofensiva da equipa, que não conseguiu marcar ao Benfica, Moreirense e Groningen. "Só nos últimos três jogos fizemos 46 remates, 65 cruzamentos, e ainda tivemos cinco bolas nos postes e alguns lances de possível grande penalidade! Estaria preocupado se a equipa não dominasse, não conseguisse mandar nos jogos, não criasse oportunidades... Não é isso que tem acontecido. Os golos vão surgir com naturalidade", afirmou o treinador, que alertou também para os perigos do jogo de hoje frente ao Tondela. "Criaram muitos problemas ao Sporting e FC Porto e jogaram em campo neutro. Para além disso, só perderam por duas vezes por mais do que um golo. Vamos encontrar uma equipa motivadíssima, não só porque acabou de mudar de treinador, mas também porque vai estrear o novo estádio. Apesar disso, só pensamos na vitória", rematou Paulo Fonseca.



TONDELA: "BRAGA VAI PASSAR MAL"
Wagner garante uma equipa motivada para a receção ao Braga e quer aproveitar os jogos em casa para recuperar na tabela

O avançado Wagner, na antevisão ao jogo com o europeu Braga, avisou: "Vamos defrontar uma grande equipa, mas também vamos fazer da nossa casa a nossa fortaleza para alcançarmos a permanência." O brasileiro garantiu que "é diferente jogar em Aveiro (casa emprestada )" do que em Tondela, onde conquistaram"quatro pontos "."Temos de mudar este momento negativo, já!" Os beirões registam quatro derrotas consecutivas e querem dar a volta com a ajuda de Petit, o novo treinador. "Ele transmitiu muita garra e confiança nos treinos e isso vai passar para dentro do campo. Estamos focados e unidos. Aqui mandamos nós. Quem jogar na nossa casa vai passar mal", acrescentou. O Tondela inaugura hoje o renovado estádio e volta a jogar em casa, dois meses depois de ter empatado (1-1) com o Moreirense.

O JOGO

JotaCC

Noção do perigo com tanta estreia
Tondela-Braga Paulo Fonseca rejeita missão acessível com o último

Após três jogos oficiais de jejum, o Braga ensaia hoje a possibilidade de regressar aos golos e às vitórias, numa visita histórica a Tondela. Mas a turma minhota terá pela frente um opositor em noite de estreias: primeira transmissão televisiva em casa na Liga, estádio remodelado e a alternativa de Petit, o terceiro treinador em época de batismo do clube no escalão maior.
"Há um simbolismo nesta viragem e isso pode representar perigo para a nossa equipa se não encararmos o jogo da melhor forma", realçou ontem Paulo Fonseca, na antevisão do jogo, recordando, também, o desafio em Guimarães (triunfo por 1-0), quando Sérgio Conceição se estreou pelos vimaranenses.
"Não podemos menosprezar o adversário olhando só para a classificação. O plantel tem bons valores. Recuso-me a olhar para o Tondela como um adversário acessível", acrescentou o técnico dos guerreiros.
Nas opções, destaque para a baixa de última hora de Djavan. Ontem, o defesa esquerdo treinou condicionado devido a uma distensão muscular no adutor esquerdo e foi excluído da convocatória, também a pensar na receção de quarta-feira (20 horas), ao Sporting, para a Taça de Portugal. Alan não vai a Tondela , numa medida de gestão. De destacar os regressos aos eleitos de Ricardo Ferreira, Aarón e Stojiljkovic.
Já o Tondela, que não conta com Oto'o e Menga, dado que estão cedidos pelo Braga, nem sequer divulgou os convocados. Petit, como estava previsto, não fez a antevisão e hoje não se senta no banco, por estar castigado. O atacante Wagner falou sobre o jogo: "A equipa está confiante. Temos de mudar este momento negativo", frisou.

JN

Bruno3429

SUB-15 GOLEIAM AD BARROSELAS (8-0)

O SC Braga continua a dominar de forma categórica a Série A do Campeonato Nacional de Juniores C, escalão Sub-15. Na manhã deste domingo, os Gverreiros receberam e venceram o AD Barroselas por 8-0, dividindo os golos salomonicamente por ambas as partes. Diogo Gomes (3′, 8′ e 21′) marcou os primeiros três golos, cabendo a Márcio (24′) fechar as contas da primeira metade. Diogo Gomes completou o 'póquer' pessoal aos 54′, Eduardo Soares fez o 6-0 e Abílio e Luís ditaram o resultado final.

Com esta vitória, o SC Braga passa a somar 45 pontos em 16 jogos (15 vitórias e uma derrota, frente ao Palmeiras), apresentando ainda 78 golos marcados e 10 sofridos. Faltam duas jornadas para o final desta primeira fase do Campeonato Nacional.

O SC Braga jogou de início com: Bruno; Dário, Guilherme, Kevin, Dinis, Edgar, Márcio, Sócrates, Diogo Gomes, Eduardo Soares e Abílio.

SCBraga

JotaCC


Bruno3429

#7
Tondela-Sp. Braga, 0-1 (crónica)
Sp. Braga apagado bastou para Tondela que mostrou chama
Por Adérito Esteves     

O Sp. Braga regressou aos golos e às vitórias, deixando com um vermelho ainda mais carregado a lanterna traseira que o Tondela carrega na Liga. O conjunto de Paulo Fonseca, que rodou muito a equipa, não precisou de fazer um jogo brilhante para levar de vencida uma equipa que parece querer ainda dar um ar da sua graça no campeonato. Os viseenses perderam, mas mostraram ao novo treinador que a luta pode não estar perdida. Porém, o cenário está cada vez mais difícil...

Com vontade de regressar aos triunfos que lhe fugiam há duas jornadas, o Sp. Braga entrou a assumir o jogo conforme lhe competia na visita ao último classificado.

Contudo, os "guerreiros" encontram pela frente um adversário organizado defensivamente num 4-1-4-1, que deixava Nathan solto na frente, enquanto Lucas Souza se encarregava de fechar os espaços entre-linhas, dificultando muito a circulação de bola dos bracarenses, que se viam obrigados a lateralizar jogo para tentar criar desequilíbrios.

Bem fechado a defender, o Tondela não descurava qualquer oportunidade de sair em contra-ataque, quase sempre pelo veloz Baldé que, encostado à direita, canalizava o fluxo ofensivo da equipa da casa.

Apesar de ser o Sp. Braga a assumir o domínio da posse de bola, foi o Tondela que, recorrendo a remates de meia-distância, criou as primeiras situações de algum perigo, primeiro por Edú Machado e depois por Nathan.

A primeira vez que os minhotos criaram perigo foi à passagem do minuto 27 quando, numa boa jogada de envolvimento pela esquerda, Román colocou a bola em Pedro Santos, este cruzou ao primeiro poste, Crislan não consegue controlar e o espanhol que o Sp. Braga contratou ao Barcelona B quase faz emenda para a baliza de Cláudio Ramos.

Parecia despertar aí o 10 do Sp. Braga que, poucos minutos volvidos, arrancou um remate que se ia anichar no canto da baliza tondelense não fosse uma enorme intervenção de Cláudio Ramos.

Mas a ameaça bracarense não se concretizou e nos últimos dez minutos do primeiro tempo assistiu-se a uma partida intensa, mas disputada apenas na zona de meio-campo.

Estádio renovado? É uma ocasião especial...

Na segunda parte foi o Tondela a entrar com mais vontade. Muito desinspirados, os minhotos só em jogadas individuais foram conseguindo chegar à baliza tondelense onde, atento, Cláudio Ramos ia segurando o empate.

Mais atrevido no ataque, o conjunto beirão mostrou que queria mesmo voltar aos triunfos e oferecer uma prenda de três pontos aos adeptos que estiveram no renovado Estádio João Cardoso. A equipa da casa teve mais bola, mostrou vontade, mas faltou-lhe eficácia. Algo que também não tem sido novidade na época dos tondelenses.

Apesar de até aparecer um pouco alheado da partida, a verdade é que o Braga é uma equipa que dispõe de recursos muito acima da média das equipas da Liga. E seria num momento em que o Tondela parecia por cima na partida que o Sp. Braga chegaria ao golo. Num lançamento longo de Ricardo Ferreira, Stojiljkovic recebeu bem, contornou o guardião contrário e fez a sua equipa regressar aos golos e aos triunfos três jogos depois.

Paulo Fonseca afirmara que «os golos estão guardados para uma ocasião especial». O dia era, realmente de festa, mas para o Tondela, que talvez merecesse algo mais desta partida.

Tondela-Sp.Braga, 0-1 (destaques)
Stojiljkovic rima com golos decisivos
Por Adérito Esteves     

A figura: Stojiljkovic

O sérvio voltou a marcar um golo decisivo para o Sp. Braga conquistar os três pontos. Depois de já o ter feito na Madeira diante do União, no terreno do Tondela o jovem de nome impronunciável voltou a soletrar «golo» quando mais ninguém o conseguiu fazer. É verdade que não fez um jogo brilhante, mas Stojiljkovic lutou muito e teve o mérito de ser o autor de um tento que assume ainda maior importância porque a equipa não o fazia há três partidas.

O momento: o golo, três jogos depois

O Sp. Braga não tinha feito muito por merecer o golo e até era o Tondela que parecia estar por cima do jogo. Porém, seriam os bracarenses a saborear o gosto de algo que não conheciam há três jogos. Stojiljkovic trabalhou bem sobre Cláudio Ramos e marcou o golo à entrada dos últimos dez minutos.

Outros destaques:

A figura: Lucas Souza


Já passaram três treinadores pelo Tondela e nenhum abdicou do médio brasileiro que na época passada jogou por empréstimo do Parma no Moreirense. Na posição mais defensiva do meio-campo, é ele a de comando da equipa que oscila no campo consoante as suas indicações. Não foi pela sua zona de ação que o Sp. Braga encontrou o caminho para o golo. E ainda ajudou no ataque, com passes simples mas que encontraram quase sempre um colega em boa posição. Enorme pulmão.

Joan Román


Desde que chegou que se sabe que tem nome de craque. Em algumas aparições também já provou ter também pés para fazer mexer o jogo. Foi isso que fez, a espaços, em Tondela. Irrequieto, o camisola 10 bracarense começou por se deixar envolver na bem montada estrutura defensiva tondelense, até que percebeu que tinha de ser ele a fazer o trabalho entre-linhas que permitisse uma circulação de bola mais fluída. Curiosamente, foi quando partiu da esquerda que criou mais perigo, estando nos dois momentos mais perigos da sua equipa na primeira parte. Primeiro, iniciou uma jogada que depois quase conseguiu concluir no interior da área (27'), depois, num remate à entrada da área obrigou Cláudio Ramos a esticar-se para desviar uma bola que ia para golo. Na segunda parte voltou a desaparece e foi o primeiro bracarense a sair.

Edú Machado


Regressado à sua posição de origem depois de ter andado a jogar a extremo nas últimas partidas, o lateral-direito do Tondela esteve sempre no sítio certo, mostrando também uma enorme entrega ao jogo e uma atitude exemplar. Não tinha uma tarefa fácil, uma vez que na sua zona de ação apareciam Crislan, Pedro Santos e ainda Róman, mas com maior ou menor dificuldade conseguiu ganhar muitos lances.

Ricardo Ferreira e Boly

A dupla de centrais bracarense impõe respeito a qualquer adversário pelo seu físico. Pelo ar são muito difíceis de bater e, pelo chão fazem valer a boa leitura e colocação no terreno de jogo. Cedo se percebeu que não ia ser fácil chegar à baliza de Kritciuk, daí a aposta do Tondela ter passado quase sempre pelos remates de meia-distância.

Baldé

Já não é de agora. O perigo do futebol do Tondela depende muito da velocidade e capacidade técnica do jovem emprestado pelo Benfica. O pior é que o camisola 45 tondelense falha muitas vezes no momento da decisão. Quando tornar o seu jogo mais constante e clarividente pode fazer mais vezes a diferença. Até lá, vai sendo... intermitente. Foi o primeiro jogador a deixar a partida.

Maisfutebol

Bruno3429

Paulo Fonseca considera vitória em Tondela «justíssima»

O treinador do SC Braga, Paulo Fonseca, afirmou na noite deste domingo que a vitória (1-0) da equipa que orienta em Tondela, no último encontro do dia da 13.ª jornada da Liga, não oferece contestação, colocando termo a uma série de três jogos em que os minhotos não só não venceram como não marcaram qualquer golo.

«A nossa vitória é justíssima. Não fizemos nada de diferente do que temos vindo a executar. Poderíamos ter saído daqui com outro resultado. Sei que se valoriza no SC Braga três jogos sem marcar golos, mas, já agora, só num deles sofremos golos. As coisas acontecem naturalmente, estou satisfeito, não fizemos nem mais nem menos do que o Sporting ou o FC Porto fizeram diante do Tondela, e esse rivais, recordo, a jogarem em campo neutro e não em Tondela. A vitória assenta-nos bem», disse Paulo Fonseca, na zona de entrevistas rápidas da Sport TV.

E quanto à rotatividade do plantel, depois do jogo de quinta-feira para a Liga Europa, na Holanda (Groningen, 0-0), e em vésperas de o Sporting demandar a 'pedreira' desenhada por Souto Mouta para a Taça de Portugal, na próxima quarta-feira, Paulo Fonseca assumiu-a como natural, face à fadiga de alguns entre as suas tropas.

«A escolha foi feita tendo em conta a avaliação física que fizemos. Há jogadores que jogaram na quinta-feira, estavam fatigados. Sinto-me à vontade para apostar noutros, e todos deram uma boa resposta. E em condições difíceis, pois choveu muito, embora o relvado estivesse em boas condições. Soubemos sempre criar condições para a vitória. Sempre estivemos confiantes», disse Paulo Fonseca.

«Preocupante era não criarmos ocasiões de golo nos jogos, não termos este volume de jogo ofensivo. Agora que é uma boa vitória, é. Por isso digo que nunca estive preocupado», concluiu o treinador dos arsenalistas.


«Vitória moraliza para o Sporting» - Mauro

O médio brasileiro Mauro, capitão de equipa do SC Braga, afirmou que a vitória obtida pelos minhotos este domingo em Tondela (1-0), na 13.ª jornada da Liga, dá ânimo suplementar aos arsenalistas para tentarem vencer o líder do campeonato, Sporting, na quarta-feira, para a Taça de Portugal.

«Foi um jogo difícil em Tondela, mas conseguimos um resultado importante para os objetivos da equipa. É natural que o 'mister' tenha feito alguma gestão, a pensar no jogo de quarta-feira, em Braga, com o Sporting, para a Taça de Portugal. A vitória moraliza sempre. É sempre bom voltar a ganhar, após três jogos sem o termos conseguido. Agora vamos pensar no Sporting», disse Mauro, na zona de entrevistas rápidas da Sport TV.

O brasileiro negou ainda que os três jogos que os bracarenses estiveram sem marcar até Tondela já preocupassem sobremaneira os jogadores e afetassem o seu subconsciente e consequente rendimento.

«Não, nunca houve insegurança. Apesar de não termos marcado nos três jogos anteriores, conseguimos sempre criar muitas oportunidades de golo. Sabíamos que os golos e as vitórias iriam aparecer», concluiu Mauro.

A Bola

Bruno3429

BENFICA B-SP. BRAGA B, 1-1: OGANA RESPONDEU AO GOLO DE TAARABT
Equipa da Luz marcou logo aos 11 segundos

O Benfica B e o Sporting de Braga B empataram este domingo 1-1, em jogo da 21.ª jornada da 2.ª Liga, em que Taarabt inaugurou o marcador logo aos 13 segundos.

O Benfica B entrrou no jogo praticamente a vencer com o golo madrugador do marroquino Taarabt, mas o Sporting de Braga B conseguiu chegar ao empate na segunda parte por intermédio de Ogana, aos 49.

No Centro de Estágio do Seixal, o Benfica B entrou na partida a vencer, com um golo marcado logo aos 13 segundos. Taarabt recebeu a bola, passou por dois adversários e rematou forte e colocado ainda fora da área, para um golo de belo efeito.

O Sporting de Braga B acusou o golo sofrido e demorou a reagir, criando o seu primeiro lance de perigo aos 18 minutos, com Lucas, num livre direto, a rematar a bola ligeiramente ao lado da baliza.

O Benfica B controlava o jogo e o seu lado esquerdo mostrava bom entendimento. Numa jogada entre Sancidino Silva e Nuno Santos, o último ganhou a linha de fundo e cruzou rasteiro para Taarabt, que rematou ao poste.

Na segunda parte, o Sporting de Braga B entrou melhor na partida e chegou ao empate. Saída rápida para o ataque pela esquerda, com a bola a ser conduzida por Simão, que meteu em Ogana, que, depois de um bom trabalho, rematou em arco, sem hipótese para Miguel Santos.

O Benfica B respondeu ao golo sofrido aos 58 minutos. Taarabt isolou Diogo Gonçalves, mas Tiago Sá conseguiu travar o remate do médio. Logo de seguida foi Nuno Santos a tentar um "chapéu", mas o guarda-redes bracarense voltou a defender.

Já no período de descontos, o Benfica B teve uma boa oportunidade para desfazer o empate, mas Francisco Vera não conseguiu desviar um cruzamento de Nuno Santos.

Jogo no Caixa Futebol Campus, no Seixal.

Benfica B - Sporting de Braga B, 1-1.

Ao intervalo: 1-0.

Marcadores:

1-0, Taarabt, 01 minuto.

1-1, Ogana, 49.

Benfica B: Miguel Santos, Hildeberto Pereira, Lystcov, Ruben Dias, Pedro Rebocho, Dawidowicz, João Carvalho, Taarabt (Gilson Costa, 64), Diogo Gonçalves (Clésio Bauque, 77), Nuno Santos e Sancidino Silva (Francisco Vera, 86).

(Suplentes: André Ferreira, Bilal Ould-Chikh, Gilson Costa, Clésio Bauque, Francisco Vera, Alexandre Alfaiate e Pedro Rodrigues).

Treinador: Hélder Cristóvão.

Sporting de Braga B: Tiago Sá, D'Alberto, Monteiro, Lucas, Núrio, Alef (Didi, 46), Chidi, Joca, Simão (Piqueti, 83), Ogana e Fortes (Gamboa, 67).

(Suplentes: José Costa, Loum, Agdon, Oti, Piqueti, Didi e Gamboa).

Treinador: Abel Ferreira.

Árbitro: Luís Godinho (Évora).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Ruben Dias (16), Monteiro (22), Hildeberto Pereira (38), Gilson Costa (71), Lystcov (84), D'Alberto (90) e Joca (90+1).

Assistência: cerca de 500 espetadores.

Record

Bruno3429

A agonia do Tondela continua, agora com Petit ao leme
Sp. Braga alcançou a terceira vitória fora de casa na Liga, perante um adversário que já não ganha há 12 jogos.

Dois jogos depois, Paulo Fonseca voltou a vencer na Liga

O Tondela tinha duas novidades para apresentar na 13.ª jornada da Liga. Um novo treinador (Petit sucedeu a Rui Bento) e um estádio remodelado, agora com direito a iluminação artificial. Mas nenhum dos tónicos foi suficiente para evitar a 10.ª derrota na prova, desta feita às mãos do Sp. Braga (0-1), que venceu fora de portas pela terceira vez neste campeonato.

Foi através da bancada que o ex-técnico do Boavista orientou pela primeira vez o Tondela (e essa intervenção tornou-se mais visível após o golo, com uma conversa telefónica com o adjunto José Vilaça, no banco). A equipa não mudou muito o seu figurino, continuou apostada na organização defensiva e na rapidez de Romário Baldé nas transições, mas cedo se percebeu que os visitantes iam mandar no jogo.

Num terreno pesado, que ainda assim resistiu bem à chuva incessante, a primeira parte teve mais posse do Sp. Braga mas apenas uma ocasião de golo digna desse nome, já nos últimos minutos, quando Joan Román, repentino, testou os reflexos de Cláudio Ramos.

O guarda-redes do Tondela, de resto, foi sempre um porto seguro para uma equipa obrigada a baixar o bloco pelas movimentações de Pedro Santos e Román (e mais tarde Rafa). E quando parecia que os anfitriões, que lançaram Wagner e Nuno Santos no segundo tempo, estavam mais perto de incomodar Kritciuk (algo que aconteceu apenas num livre indirecto, pela cabeça de Bruno Nascimento), foi o Sp. Braga a resolver o encontro.

Aos 78', Stojiljkovic foi bem desmarcado por um passe de Ricardo Ferreira, fez uma diagonal perfeita e finalizou com classe, depois de contornar o guarda-redes.

Nos minutos seguintes, e já com o adversário reduzido a dez elementos pela expulsão de Kaká, o sérvio ainda dispôs de duas boas ocasiões para bisar, mas esteve desastrado aos 91' e perdeu o duelo com Cláudio Ramos aos 93'. O resultado estava feito, porém. O Sp. Braga continua a perseguição ao Benfica, o Tondela não vence há 12 jogos.

Publico

Bruno3429

Braga amarga estreia de Petit no Tondela
VASCO SAMOUCO

O Sporting de Braga regressou ao quarto lugar do campeonato, após vencer em Tondela, pela margem mínima. Stojiljkovic, aos 78 minutos, apontou o único golo do encontro referente à 13.ª jornada da Liga.

Em Tondela, a equipa da casa estreava Petit no comando técnico e esteve perto de somar pontos na receção ao Sporting de Braga. Mesmo estando quase sempre retraída no meio-campo defensivo, os tondelenses, que reclamaram uma grande penalidade por alegada falta de Boly sobre Nathan, aguentaram o nulo até à entrada dos últimos dez minutos.

O golo que valeu três pontos ao Braga apareceu após boa jogada coletiva, concluída por Stojiljkovic. O avançado sérvio apareceu isolado na área do Tondela, fintou o guarda-redes Cláudio Ramos e atirou a contar. O resultado podia ter sido mais dilatado, mas até ao apito final os bracarenses desperdiçaram uma série de oportunidades. A equipa de Paulo Fonseca regressa, assim, às vitórias na Liga, após uma derrota e um empate frente a Benfica e Moreirense, respetivamente, e volta a isolar-se no quarto lugar, ultrapassando o Rio Ave.
Já o Tondela, que perdeu Kaká para a próxima jornada, devido a expulsão, continua afundado no último lugar, com apenas cinco pontos somados. Nos últimos dez jogos para o campeonato, os recém-promovidos conquistaram apenas dois pontos, fruto de dois empates.

JN

Bruno3429

STOJILJKOVIC MARCOU GOLO
Braga afunda Tondela
Texto por José Bragança

O Braga foi ao terreno do Tondela vencer por uma bola a zero, este domingo, em encontro da 13.ª jornada do campeonato.

O único golo do duelo apareceu perto do final, por intermédio de Nikola Stojiljković, aos 78'.

A equipa de Petit jogou reduzida nos últimos minutos, por expulsão de Kaká.

Com este resultado, o Braga soma 24 pontos, estando a três do Benfica.

Já o Tondela, que somou a décima derrota no campeonato, continua no último lugar da classificação.

Zerozero